Menu

50 anos de Globo, 50 anos de golpismo!

  Levante da Juventude convoca para manifestação contra a Globo publicado em 24 de abril de 2015 às 13:37, no Viomundo. No Rio de Janeiro Ato em São Paulo no Facebook Ato em Porto Alegre Ato em Brasília Ato em Belo Horizonte Ato em Salvador Ato em Aracaju 50 ANOS DA TV GLOBO: VAMOS DESCOMEMORAR! […]

40 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

11174848_458607394313417_8254132387569503917_n


 

Levante da Juventude convoca para manifestação contra a Globo

publicado em 24 de abril de 2015 às 13:37, no Viomundo.

No Rio de Janeiro

Ato em São Paulo no Facebook

Ato em Porto Alegre

Ato em Brasília

Ato em Belo Horizonte

Ato em Salvador

Ato em Aracaju

50 ANOS DA TV GLOBO: VAMOS DESCOMEMORAR!

A TV Globo festejará os seus 50 anos de existência no dia 26 de abril. Serão promovidos megaeventos e lançados vários produtos comemorativos. No mesmo período, porém, muita gente está disposta a promover a “descomemoração” do aniversário do império global, um ato de repúdio ao papel nocivo desse grupo de mídia na história do país. Uma palavra-de-ordem que se destaca em todo o Brasil em manifestações recentes é: “O povo não é bobo. Fora Rede Globo”. E motivos não faltam para esta revolta.

A emissora é filha bastarda do golpe militar de 1964. O então diretor do jornal “O Globo” Roberto Marinho foi um dos principais incentivadores da deposição do presidente João Goulart, dando sustentação ideológica à ação das Forças Armadas. Um ano depois, foi fundada a sua emissora de televisão, que ganhou as graças dos ditadores. O império foi construído com incentivos públicos, isenções fiscais e outras mutretas. Os concorrentes no setor foram alijados, apesar do falso discurso global sobre o livre mercado.

Nascida da costela da ditadura, a TV Globo tem um DNA golpista. Apoiou abertamente as prisões, torturas e assassinatos de inúmeros lutadores patriotas e democratas que combateram o regime autoritário. Fez de tudo para salvar o regime dos ditadores, inclusive omitindo a jornada das Diretas Já na década de 80. Com a democratização do país, ela atuou para eleger seus candidatos – os falsos “caçadores de marajás” e os convertidos “príncipes neoliberais”. Na fase recente, a TV Globo militou contra toda e qualquer avanço mais progressista, atuando na desestabilização dos governos que não rezam integralmente a sua cartilha. Nas marchas de março desse ano, ela ajudou a mobilizar o anseio golpista e garantiu a ele todos seus holofotes.

A revolta contra a Globo que ganha corpo está ligada também à postura sempre autoritária diante dos movimentos sociais brasileiros. As lutas dos trabalhadores ou não são notícia na telinha ou são duramente criminalizadas. A emissora nunca escondeu o seu ódio ao sindicalismo, às lutas da juventude, aos movimentos dos sem-terra e dos sem-teto. Através da sua programação, não é nada raro ver a naturalização e o reforço ao ódio e ao preconceito. Esse clima de controle e censura oprime jornalistas, radialistas e demais trabalhadores da empresa, que são subjugados por uma linha editorial que impede, na prática, o exercício do bom jornalismo, servidor do interesse público, em vez da submissão à ânsia de poder de grupos privados.

Além da sua linha editorial golpista e autoritária, a Rede Globo – que adora criminalizar a política e posar de paladina da ética – está envolvida em inúmeros casos suspeitos. Até hoje, ela não mostrou o Darf (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) do pagamento dos seus impostos, o que só reforça a suspeita da bilionária sonegação da empresa na compra dos direitos de transmissão da Copa do Mundo de 2002. A falta de transparência do império em inúmeros negócios é total. Ela prega o chamado “Estado mínimo”, mas vive mamando nos cofres públicos, seja através dos recursos milionários da publicidade oficial ou de outros expedientes mais sinistros.

Essas e outras razões explicam o forte desejo de manifestar o repúdio à TV Globo em seu aniversário de 50 anos. Assim, vamos realizar em torno do dia 26 de abril uma série de manifestações, em todo o país, para denunciar a emissora como golpista ontem e hoje; exigir a comprovação do pagamento de seus impostos; e reforçar a luta por uma mídia democrática no Brasil.

Sem enfrentar o poder e colocar limites à maior emissora do Brasil – e uma das cinco maiores do mundo – não será possível garantir a regulamentação dos artigos da Constituição que proíbem o monopólio para levar a cabo a democratização do país. Por isso, vamos às ruas contra a Globo e convidamos todos os brasileiros comprometidos com a democracia, a liberdade de expressão, a cultura nacional, o jornalismo livre e a soberania popular a participar das manifestações em todo o país.

Assinam (em ordem alfabética):

ANPG – Associação Nacional de Pós-Graduandos

Associação Franciscana de Defesa de Direitos e Formação Popular

Blog da Cidadania

Blog Maria Frô

Blog O Cafezinho

Blog Viomundo

Brasil de Fato

Campanha por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político

Centro de Estudos Barão de Itarare

Consulta Popular

Contracs – Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços

CTB- Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil

CUT- Central Única dos Trabalhadores

Enegrecer- Coletivo Nacional de Juventude Negra

FNDC- Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação

Fora do Eixo

FUP- Federação Única dos Petroleiros

Intersindical Central da Classe Trabalhadora

Intervozes

Jornal Página 13

Juventude do PT

Juventude Revolução

Levante Popular da Juventude

MAB- Movimento dos Atingidos por Barragens

Marcha Mundial das Mulheres

Movimento JUNTOS!

MST- Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra

MTST- Movimento dos Trabalhadores Sem Teto

Nação Hip Hop Brasil

Sindicato dos Professores de Campinas (Sinpro)

Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo

UBM- União Brasileira de Mulheres

UJS- União da Juventude Socialista

UNE- União Nacional dos Estudantes

Uneafro-Brasil

Vermelho

*Para aderir ao manifesto, envie o nome da sua entidade para contato@baraodeitarare.org.br

PS do Viomundo: Há atos organizados em várias outras cidades.

globo descomemoração


 

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

janio ieso

05/05/2015 - 21h58

Joga bosta na GLOBOSTA,desculpem o pleonasmo.Mas devolver pra ela o que ela nos manda.

Jânio Feitosa

26/04/2015 - 16h21

São 50 anos de podridão!!!

Eliana – Juiz de Fora

26/04/2015 - 12h52

A verdade é dura,
A Globo não vive sem ditadura.

Sylvia Aguiar

26/04/2015 - 15h49

#GloboGolpista50

Messias Franca de Macedo

26/04/2015 - 12h02

JURISTA NEGA A AÉCIO PARECER PRÓ-IMPEACHMENT

A análise pedida pelo PSDB ao jurista Miguel Reale Júnior sobre a admissibilidade de um processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff não atendeu às expectativas dos que sonhavam com o golpe; segundo Reale, fatos ocorridos no mandato anterior não podem servir como pretexto para a derrubada de um governo; posição é semelhante à que já foi explicitada pelo procurador-geral Rodrigo Janot e pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ); bancada tucana na Câmara estuda, agora, pedir pareceres a outros juristas, mas o próprio Aécio tende a desembarcar do golpismo

26 DE ABRIL DE 2015 ÀS 03:26

FONTE: http://www.brasil247.com/pt/24

####################

… Quem sabe o Ives Gandra! Ou o Ayres Britto! Ou o Molina (sic)..

########################

Messias Franca de Macedo – e o ‘Observatório do PIG’! [Risos] Direto do sertão/agreste da Bahia

Feira de Santana,

República Desses Bananas

    Hell Back

    26/04/2015 - 20h58

    #globogolpista

Messias Franca de Macedo

26/04/2015 - 11h44

FOLHA: ‘PEDALADAS FISCAIS’ VÊM DESDE A ERA FHC

Jornal de Otávio Frias Filho, que há uma semana havia aderido à tese do impeachment, traz reportagem principal deste domingo, 25, mostrando que o uso de recursos da Caixa Econômica Federal para o pagamento de benefícios sociais, que ganhou o apelido de “pedalada”, ocorre desde o governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB); na prática, a matéria confirma o argumento defendido pela Advocacia Geral da União (AGU) ao Tribunal de Contas da União (TCU), de que a medida é corriqueira durante as gestões do governo federal; o PSDB, partido de FHC, se sustenta no artifício das pedaladas para pedir um eventual impeachment da presidente Dilma Rousseff, por crime de responsabilidade; tese que nem o presidente nacional da legenda, Aécio Neves, parece acreditar mais

26 DE ABRIL DE 2015 ÀS 09:12

(…)

FONTE: http://www.brasil247.com/pt/247/poder/177760/Folha-oficializa-ades%C3%A3o-ao-impeachment-de-Dilma.htm

Francisco Maurilio Gadelha de Andrade

26/04/2015 - 11h19

rede El Capone de Televisão. Sonegaçao a perder de vista! Ele foi condenado e preso. A Globo nem indiciada!

    Hell Back

    26/04/2015 - 21h08

    #globogolpista

Eliana – Juiz de Fora

26/04/2015 - 11h16

Deixei de assistir a Globo há algum tempo,
pois,assistir a esta emissora, faz mal
a quem tem um mínimo de senso crítico.
Manipulação, mentiras,desinformação…

    Hell Back

    26/04/2015 - 20h59

    #globogolpista

Eliana – Juiz de Fora

26/04/2015 - 11h12

A Globo não desiste do Golpe nunca.
Está no DNA da emissora.
Globo golpista, sensacionalista!
Rede Globo de Manipulação!
Rede Globo de idiotização!
FORA Globo!
Vamos descomemorar!

Messias Franca de Macedo

26/04/2015 - 10h05

[Mais um] Crime cometido pelo Garcia “das organizações (sic) Globo”!

E perpetrado através de uma concessão pública do Estado brasileiro!

Na edição de 24/04/2015 do programe-te ‘MAU Dia Brasil’ do Rádio…

[(E)leitor(a), “Ocê” lembra daqueles R$ 86 Bilhões da Graça Foster?
Pois bem, segundo a auditoria da Petrobras, o valor das perdas da companhia petrolífera com a corrupção foi da ordem de R$ 06 bilhões (Operação Lava Jato).
A Petrobras informou também que a empresa acumulou prejuízo de R$ 15 bilhões em 2014…]

… O Alexandre Garcia vomitou: “O mesmo PT que, agora, está privatizando a Petrobras [(?!)], causou à empresa prejuízo de… [Pasme] R$ 21 bilhões…”

Ou seja:
1- No somatório estapafúrdio do Garcia, no contexto dos R$ 06 bi, não são considerados os repasses para o PSDB, PP, PMDB, PSB…;
2- 2- O Garcia “da Globo da ‘ditabranda’” teve o desplante de, literalmente, somar o valor das perdas com a corrupção e o valor
dos prejuízos causados à companhia em razão de natureza diversas…

RESCALDO: o estratagema da criminalização seletiva; atiçar mais ódio [seletivo] na população; confundir adrede e deliberadamente: ‘o [pseudo]jornalismo Penal contra o inimigo’; ‘o jornalismo que se lixe’…
Etapas diuturnas do ‘golpe jurídico-midiático ora em curso desde o antanho do Mentirão’!

É esse o Garcia “que nem sequer quer ouvir” em Lei dos Meios!

É a impunidade, estúpido!

Messias Franca de Macedo – e o ‘Observatório do PIG’! [Risos] Direto do sertão/agreste da Bahia

Almir

26/04/2015 - 08h42

E ainda tem gente acreditando que a rede globo “combate” a corrupção. E a sonegação de mais de 1 bilhão de reais em impostos, que a rede globo deveria ter recolhido aos cofres públicos desde 2002, e até agora não mostrou o DARF? A sonegação é ainda pior do que corrupção propriamente dita. Quer dizer: a globo não paga os impostos que deve, mas ainda assim “reclama” de estradas esburacadas, atendimento nos hospitais… Haja hipocrisia.

Fábio

26/04/2015 - 07h45

“O império foi construído com incentivos públicos, isenções fiscais e outras mutretas”. Eu pensei que estavam falando do império (já desmoronado ) do Eike Batista financiado pelo petê !

    Marcia

    26/04/2015 - 18h22

    Fábio, não sei qual é sua idade mas como já é alfabetizado, vá estudar bastante e se informar em fontes fidedignas. Se não estiver “colado” no seu DNA, você ainda consegue deixar de ser o pior tipo de analfabeto: o político.

Mirian Belchior

26/04/2015 - 03h16

#RedeEsgotodeTelevisão

Tereza Araujo

26/04/2015 - 02h32

Pergunta pro Boris , isso é uma vergonha !!! Globo , Band na lista do HSBC , RBS tv , filiada da Globo ,na lista do Zelotes …

Mauricio Gomes

25/04/2015 - 23h15

Quando a gente acha que já viu de tudo, agora vemos que o governo ajuda a bancar o show do desprezível e celerado Lobão. Não é piada, é sério. Assim fica difícil defender esse governo se o mesmo alimenta as serpentes e corvos que os espreita…

http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/show-de-lobao-e-patrocinado-por-banco-do-brasil/

Lirso Zapata Barizan

26/04/2015 - 01h26

#GloboMente #GloboGolpista #GloboSonega #GloboRacista #GloboMachista #GloboHomofóbica #GloboOdeiaPobres

Lirso Zapata Barizan

26/04/2015 - 01h26

#GloboMente #GloboGolpista #GloboSonega #GloboRacista #GloboMachista #GloboHomofóbica #GloboOdeiaPobres

julio campos

25/04/2015 - 21h54

A globo e lixo graças a rede internet o povo acordou a 7 anos que não compro jornal e nem assisto rede globo hoje não souais um alienado…

Pietro Matos

25/04/2015 - 23h47

50 anos de manifestação

Selma Serodio

25/04/2015 - 22h43

Sem Globo a vida fica mais real, sem manobras, sem desinformação e com uma saudável ecologia mental: sem lixo midiatico, sem lixo das novelas que envenenam a sociedade.

    Pharaô

    25/04/2015 - 20h33

    É se qualquer, coisa acontecer, é A GLOBO!!!
    ESSA NOVA escravidão\terceirização\ é Ordem da Globo! ja era “escravidão” MESMO. Vai ser BÃO, para o empresario, da calote no “ESCRAVO” VAI PRODUZIR EMPRESAS fantasmas,laranjaS.Isso é leve dá pra passar…
    Agora! se acontecer, algo MAIS”Grave”TIPO O QUE??? atentado terrorista,chacina,Sabotagem em pétrolifera,Guerra civil,incêndios em industrias, igual este de SANTOS E TAL
    Façam a Justiça…Cassem os “Donos da globo” Jornais vinculados;TODA equipe deles, até os Politicos Vassalos DELA.
    Tem que “Pegar… igual a “Charlie Hebdo”

    Marcia

    26/04/2015 - 18h26

    Assino embaixo, Selma.

surreal

25/04/2015 - 18h58

Antigamente o que não era publicado nos jornais impressos ou nos rádios e TV, não existiam, hoje temos internet e nunca mais nada de interesse publico permanecerá escondido. Quanto maior o acesso a rede, mais se aproxima o fim dessas mídias mentirosas e infames. Na WEB pesquisamos os fatos.

a vida como ela é

25/04/2015 - 18h58

Agora a Globo cai. A data foi bem escolhida, porque se fosse no meio da semana e no horário das novelas, o fracaso do protesto sería certo, mas como domingo a programação da tv é horrível.

Iasmin Moris

25/04/2015 - 21h39

Nojo dessa globo

beth andrade

25/04/2015 - 17h58

#DifícilSerCivilNesteCovil

Antonio Pralon

25/04/2015 - 20h42

#ForaRedeGlobo

SILOÉ-RIO

25/04/2015 - 16h46

#GLOBOAGENTEPEGAVOCÊ

Carminha Esteves

25/04/2015 - 19h24

#GLOBO50ANOSDEGOLPE

Mauricio Gomes

25/04/2015 - 16h17

#DomingoSemGlobo

Mauricio Gomes

25/04/2015 - 15h51

Miguel, gostaria de saber o que o tal movimento passe livre pensa disso tudo e da Globo. Eles que sempre estão tão dispostos a protestar contra o Haddad, poderiam mostrar agora que não são massa de manobra ou, pior, coxinhas disfarçados…

Maria Helena Capucci

25/04/2015 - 18h50

50 anos trabalhando para construir a opinião pública como lhe convém. Trabalho diário !!!

    Marcelo Aranha De Sousa Pinto

    25/04/2015 - 20h37

    Colônias agricolas de cunho penal, educacional, auto-sustentável não existem no Brasil por quê? Por quê a CNBB não querer?
    Pra que ainda servem “Existencialistas Rive Gauche” escondidos na ginasiana e infantil “Republiqueta Sindical”?

Takeo Antônio

25/04/2015 - 18h37

#RedePorcoLobo

Takeo Antônio

25/04/2015 - 18h37

Rede PorcoLobo.


Leia mais

Recentes

Recentes