Análise em vídeo das manifestações do 2 de outubro e as vaias a Ciro

A amante de Youssef e a profecia de Spengler

Por Miguel do Rosário

13 de maio de 2015 : 02h48

Recorto lá do Tijolaço, de um belo e dolorido post do Fernando Brito, a referência a um trecho do depoimento da ex-amante de Youssef à CPI da Petrobrás.

Como, noutra esfera, uma doleira, mulher por quase dez anos do “bandido profissional” Alberto Youssef, sente-se à vontade para elogiar o juiz que a prendeu, exibir o traseiro para mostrar onde carregou o dinheiro e fazer a defesa – chega a doer ler isso – do que, na sua abalizada opinião, deva ser a “cruzada da moralidade”:

“Se for necessário que haja recessão, que haja desemprego, que haja tudo isso, para acabar com essa corrupção, poxa vida! Vamos lá. Enquanto não cortarem o mal pela raiz, vai continuar.”

*

Me recuso a comentar a opinião de alguém que acha que recessão e desemprego vão “acabar com a corrupção”.

Entretanto, é uma opinião que diz muito sobre os tempos atuais. A mídia efetivamente produziu uma multidão de zumbis psicóticos, dispostos a destruir o país se os jornais assim lhes ordenarem.

Isso me lembra o trecho de um livro que já foi um clássico, O declínio do Ocidente, de Oswald Spengler, sobre o aparecimento da imprensa moderna. Pessimista, Spengler afirma que a imprensa surgiu para facilitar a manipulação das consciências. Antes dela, os reis tinham que apelar aos fuzilamentos para convencer os trabalhadores a se engajarem em suas guerras. Com o advento da imprensa, cria-se facilmente ondas de opinião em favor das guerras, levando os cidadãos a se encaminharem, alegres e submissos, na direção do abismo.

Tanto é assim que as piores guerras da humanidade se deram já num ambiente de modernidade, onde os ódios políticos eram manipulados por uma imprensa cínica e corrompida. Como é a imprensa brasileira hoje.

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

12 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Eliane Dal Colleto

16 de maio de 2015 às 02h16

putaria é o nome, para ser bem fina.

Responder

Sandra Francesca de Almeida

13 de maio de 2015 às 22h21

Só mesmo numa CPI manipulada e escrachada como a da Petrobrás a amante de um bandido-delator canta Amada Amante, de RC, em sessão de depoimento, dando risadas com os deputados. Um grande circo, cheio de personagens os mais bizarros.

Responder

SILOÉ-RIO

13 de maio de 2015 às 17h19

Uma curiosidade:
Quantos membros, entre policiais, delegados e procuradores, fora o juiz MORO, que atuaram da operação BANESTADO, integram a operação LAVA-JATO.
Sei não!!! Mas está me parecendo que é a mesma MÁFIA.

Responder

italo

13 de maio de 2015 às 12h55

No Brasil como se não bastasse corrupção tanto no governo quanto na oposição, ainda temos que digerir corrupção de quem informa a sociedade pendurados em velhos esquemas de abocanhamento de dinheiro público.

Responder

    enganado

    13 de maio de 2015 às 17h23

    Caro italo. O que a Imprensa-Empresa-Press_tituta Anglo Sionista=gRoubo=bunderantes=GAFE fez e está fazendo com o BRASIL, já criou um clima de GUERRA CIVIL, alias os EUA/iSSraHell querem dividir para roubar/governar/destruir, a UScrânia é que não deixa mentir. Pior nenhuma providência das Forças Armadas acontece, pois quem cala consente. Parece até que estão esperando a hora para assassinarem o LULA e DILMA e porem a culpa na RÚSSIA/CHINA. Coisas do Ocidente Maravilha, veja agora: Yêmen, Síria, UScrânia, para encurtar: o George Soros, padrinho da UScrânia agora se voltou contra a Macedônia. Podes crer! Então a gRoubo/JB/Aópio/FHC/… já armaram o Circo=Guerrilha para atomada do PODER. Acredite se quizer! Parabéns MORO pela sua contribuição.

    Responder

Professor Iso

13 de maio de 2015 às 12h26

O que se viu ontem foi o PIG defendendo ladrão e atacando o mocinho. Antigamente,nos pacotes americanos, a TV GLOBO mostrava o contrário. Ou será que na “améééérica” o mocinho é bandido??????

Responder

João Padilha

13 de maio de 2015 às 11h16

Sobre a execução de um ministro na Coreia:

Ver o título sugestivo que saiu agora no yahoo notícias:

“O MODO COMO O MINISTRO FOI EXECUTADO É DE FAZER INVEJA AO ESTADO ISLÂMICO E OUTROS TERRERISTAS AÍ”

Responder

Débora Mustafá

13 de maio de 2015 às 14h14

Mto boa reflexão!

Responder

Juba

13 de maio de 2015 às 11h12

Lamentável! O pior é que não se vê uma luz no fim do túnel. Quanta alienação, quanto analfabeto político, quanta corrupção.

Responder

enganado

13 de maio de 2015 às 10h07

Mundo TUCANO=Anglo-Sionista é isto que desejam para o BRASIL com apoio da Mídia_Press-tituta como as redes gRoubo/bunderantes/GAFE e o resto da cambada-STF_DB, PF_DB, … etc.

Responder

Neumir Magalhaes

13 de maio de 2015 às 12h59

A bandidagem conseguiu ser a protagonista do cenário político. Que desgraçada essa mídia e parte desse judiciário vexaminoso. Tá na hora do basta!

Responder

Joao Carlos

13 de maio de 2015 às 03h24

Boa noite,

Correndo risco de chover no molhado, “GUERRA E GUERRA” o jogo esta sendo jogado
a bola esta em campo e as regras sao o vale tudo que sempre foram desde as cavernas.

O problema e de quem nao se defende e nao contra ataca. Nao utiliza os poderosos
recursos do governo para construir um sistema de distribuicao de informacoes ao grande
publico como e o caso da BBC ou da Russia Today e tantos outros meios ja mencionados
se for preciso contratar locutores de futebol para dar as noticias que o facam. Tenho certeza
que existe muita gente competente para fazer este trabalho, “Nao fazem por que nao querem”
agora por que nao querem teremos que perguntar ao Ze.

Responder

Deixe um comentário