Menu

Telesur entrevista Cafezinho sobre corrupção Fifa-Globo

O correspondente da Telesur no Brasil, Nacho Lemos, entrevistou alguns brasileiros sobre o escândalo de corrupção envolvendo dirigentes da CBF e o homem bomba J. Hawilla, sócio da Globo em várias empresas no Brasil. Como já foi amplamente noticiado, Hawilla é um bandido confesso, preso pelo FBI nos Estados Unidos, onde ele também operava. O […]

56 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

O correspondente da Telesur no Brasil, Nacho Lemos, entrevistou alguns brasileiros sobre o escândalo de corrupção envolvendo dirigentes da CBF e o homem bomba J. Hawilla, sócio da Globo em várias empresas no Brasil.

Como já foi amplamente noticiado, Hawilla é um bandido confesso, preso pelo FBI nos Estados Unidos, onde ele também operava.

O caso tem gerado intenso debate sobre os direitos de transmissão do futebol brasileiro.

Os clubes brasileiros têm a chance de se libertar da relação assimétrica que mantém com a Globo, na qual estes se endividam cada vez mais enquanto a emissora ganha mais e mais dinheiro.

A matéria lembra que, na Argentina, o governo passou a deter, por lei, todos os direitos de transmissão dos jogos, e repassa os sinais para todos os canais.

Os argentinos podem ver todos os jogos pela internet, gratuitamente. Qualquer canal pode exibir os jogos que desejar.

Enquanto isso, no Brasil, às vezes jogos decisivos não são exibidos, quando isso não interessa à Globo; e os horários dos jogos são absurdamente agendados de acordo com os horários das novelas da emissora.

Além disso, agora se sabe que há um jogo sujo de corrupção por trás desses direitos de transmissão, que a Polícia Federal e o Ministério Público Federal devem investigar, sem medo.

Este que vos escreve também falou à Telesur. Eu apareço no 1:26 minuto, no vídeo abaixo.

E a TV Brasil? Não vai fazer reportagens mais fortes sobre o escândalo da Fifa, estabelecendo as ligações entre a Globo e J. Hawilla, o homem bomba da Traffic, sócio dos Marinho em inúmeros empreendimentos televisivos?

Ou a TV Brasil também faz parte do cartel mafioso que caracteriza a mídia brasileira, cartel cuja regra número 1 é a proibição de falar em nosso Al Capone?

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Vitor

08/06/2015 - 09h16

Gostei da camisa, Miguel… hehehe

Ernandes Alves da Silveira

06/06/2015 - 15h27

Oferece menos que a concorrente e ganha o direito de transmissão. Isso é FANTÁSTICO!

Márcio Souza

06/06/2015 - 08h44

Com tanta gente do meio fubolístico/empresarial para entrevistar a Telesur resolve colher a opinião de dois jornalistas lambe-botas do PT !

    Luís CPPrudente

    06/06/2015 - 10h31

    Por exemplo, a Telesur poderia entrevistar um tucano coxinha udenista como você!

    Seria a mesma coisa que a Telesur entrevistar bandidos da famiglia Marinho, o Ronaldo Nazário ou o Ricardo Teixeira! Todos eles estão no mesmo nível udenístico seu.

    Miguel do Rosário

    06/06/2015 - 10h34

    Não, Marcio. Jornalista que deu um dos furos do século: a sonegação da Globo. Não deixa a inveja te corroer

      Reginaldo Santos

      06/06/2015 - 14h14

      Jornalista que deu furo da sonegação da Globo? Não foi esse mesmo jornalista que junto aos bobalhões do Barão de Itararé foi até a Polícia Federal no Rio saber informações a respeito do IPL da sonegação e sequer foram recebidos pelo delegado da Fazendária e tiveram que sair com o rabinho entre as pernas por terem sido recebidos apenas por um carimbador, o escrivão ? Não me faça rir, autos de infrações são geradas aos montes pelo fisco a grandes empresas. A PTbras é uma que é muito, mais muito mais sonegadora que Globo!

        Miguel do Rosário

        06/06/2015 - 14h33

        O inquérito foi aberto, meu caro. E agora a Globo está enrolada com o escândalo Hawilla, sócio da Globo em diversas empresas em SP. Volta para sua “mega bolsa da Dilma” que é melhor.

AD Sumus

06/06/2015 - 03h02

José Azevedo

06/06/2015 - 01h18

Pau na Globo que sentou no rabo por muito tempo e se preocupou em ver os maus feitos dos outros,chegou a hora da Globo onde existe muita sujeira.FBI neles.

renato

05/06/2015 - 22h01

Cara, sua importancia esta mui grande!!!
Um cara de direita disse:
Entonces, elles quierem passar para los
PARTIDOS o furebol.de Blasil!!
Lo PT deve querer tramitir las equipos..
Este PT, no dá nó em la agua…
entoces le dirre…
_ necessários se faz entender EPANHOL..
PARABENS…achei o máximo!

Nando Leandro

06/06/2015 - 00h58

A MASCARA GLOBOSTAL PARA MIM JÁ FOI A MUITO TEMPO.

nilo walter

05/06/2015 - 21h55

Miguel, já assisti na TVBrasil entrevista do Belluzzo e outro jornalista sentando o pau na Globo. Foi terça ou quarta feira passada . Faça um artigo específico sobre o caso argentino sobre jogos de futebol pois lá não existe esse monopólio Plim Plim. Parece que nos outros paises também não existe esse controle absoluto que temos no Brasil.

    Miguel do Rosário

    05/06/2015 - 22h15

    Nilo esses vídeos tem que vir para o YouTube não adianta falar que viu

Laure

05/06/2015 - 21h09

Até hoje nunca vi ninguém concordar com os horários agendados pela Globo para os jogos de futebol. Todos somos a favor de um horário mais amigável, talvez iniciando às 19:00 ou 20:00 por exemplo, durante a semana. Entretanto, nunca houve possibilidade de mexer nessa questão visto que a Globo, dona virtual da bola e do campo, dava impedimento para qualquer tentativa de ação nesse sentido. Mas agora chegou o momento, dadas as circunstâncias na FIFA e CBF, que se o Ministério dos Esportes, junto com os clubes, jogadores e público, sugerirem algumas ações e mudanças de regras para melhorar esse quadro, certamente terão o apoio de todos que gostam de futebol. É o momento de agir.

Jair Corgozinho Corgozinho

05/06/2015 - 23h56

#globogolpista #PSDBteupassadotecondena #ExplicaMoroporquesoPT #PSDBpartidomaiscorruptodoplaneta

Messias Franca de Macedo

05/06/2015 - 18h58

… No dia imediatamente subsequente à renúncia do Joseph Blatter, edição do programa *’GloboNews em Pauta’:
O âncora “convoca” o jornalista Guga Chacra, direto de New York!
– E, aí, Guga, qual é a pauta de hoje,?
– Sérgio, aqui, na Quinta Avenida, a mais famosa via de Nova York, a mais famosa loja de brinquedos do mundo poderá fechar!

*A análise dos cinco assuntos mais importantes do dia feita pelos experientes correspondentes da Globo News e comandada por Sérgio Aguiar.

EM TEMPOS DE CORRUPÇÃO: lá isso é jornalismo, siô?!

RESCALDO: as organizações criminosas Globo são, portanto, rés confessas!…

Marcelo Viegas Barbosa

05/06/2015 - 21h45

Parabéns primo

Fatima Campos

05/06/2015 - 21h26

Foi necessária a pressão no cangote da secretária de Justiça americana Loretta Lynch para a PF tomar uma atitude com relação à CBF. Um inquérito foi aberto no Rio. O ministro da Justiça, José Eduardo Martins Cardozo, acha que há indícios de que os crimes apurados pelo FBI tenham sido cometidos aqui. Bidu.

Na noite anterior, quarta-feira, a PF deu uma geral em companhias do empresário Kleber Leite, ex-presidente do Flamengo ligado a J. Hawilla, delator do esquema da Fifa.

De acordo com as autoridades dos EUA, a investigação remonta a 24 anos de irregularidades. Nesse período, a CBF, que está no centro do caso, operou com gás total. Onde estava a PF nesse tempo todo? Onde as detenções barulhentas, as operações com nomes criativos?

Segundo a Folha, houve 13 sindicâncias em 15 anos contra a CBF. Nenhuma jamais deu em nada. Uma reportagem do Lance de quatro anos atrás oferece alguns motivos.

Em 2009, a CBF foi a principal patrocinadora do IV Congresso Nacional da Associação de Delegados Federais, em Fortaleza. A confederação teria desembolsado 300 mil reais. Ricardo Teixeira, presidente à época, foi convidado a participar de um painel sobre a Copa de 2014.

O superintendente da PF na ocasião, responsável pela investigação contra Teixeira, era o amigo Valdir Lemos de Oliveira. Os delegados ainda disputaram um torneio na Granja Comary, onde a seleção treina, cedida por Teixeira.

Um ano depois, a CBF bancou uma viagem de um coral de policiais federais aposentados para a Argentina. Uma nota oficial assegurava que o investimento foi “pontual”: “O patrocínio da CBF ao coro de vozes, realizado em 2010 para o evento Cantapueblo, na Argentina, foi única e exclusivamente de caráter cultural”.

Se isso não é conflito de interesses, o que é?

Nos últimos meses, a Polícia Federal tornou-se objeto de devoção de debiloides fascistas revoltados on line por causa de sua suposta cruzada moralizadora. Ninguém acha estranho, por exemplo, que todos os envolvidos no caso Helicoca, inclusive os traficantes apanhados em flagrante, estejam livres, leves e soltos.

Gente como Teixeira, Marin, Del Nero, Hawilla et caterva vem dizimando o futebol brasileiro há décadas, impunemente, enquanto se locupleta. Vamos ver se um agente da nossa valorosa PF tem a coragem de praticar tiro ao alvo com uma foto de Loretta Lynch, como fizeram com Dilma.

José Mauricio Angelini Figueiredo

05/06/2015 - 21h23

A máscara da Globo está caindo….

Euler

05/06/2015 - 17h12

Vamos combinar, no Brasil as coisas funcionam assim: a presidente da república pode se desmoralizar e até perder o cargo; o congresso nacional pode ser achincalhado – na maioria das vezes de forma merecida; mas, a Globo e os caciques tucanos são inimputáveis, intocáveis. Nada pode atingi-los. Estão acima das leis e das instituições. Ai que preguiça que dá saber disso e não poder fazer nada. Nada mesmo. Não tenho a menor esperança de que isso vai mudar nos próximos anos, pelo menos.

    Miguel do Rosário

    05/06/2015 - 17h18

    Lula é eleito, Globo nasceu na ditadura

      Márcio Souza

      06/06/2015 - 08h57

      Lula foi eleito pelos brasileiros por apenas duas vezes e não voltará a se candidatar, pois sabe que os riscos de uma derrota desmoralizante são altas . A Globo vem sendo eleita pelos brasileiros como melhor televisão do país há cinquenta anos. Prova disso é a liderança inconteste da emissora frente às TVs abertas e fechada. Quanto a ter nascido na ditadura, milhares de empresas e de brasileiros nasceram na ditadura e são probos, honestos e trabalhadores. O mesmo não se pode dizer do partido dos trabalhadores e de muitos de seus políticos e militantes , que nascidos antes, durante ou depois da ditadura são improbos, desonestos e preguiçosos !

        Márcio Souza

        06/06/2015 - 08h59

        Digo, milhares de empresas e milhões de brasileiros nasceram…..

Geraldo Freitas

05/06/2015 - 19h39

TEM Q FAZER O MESMO NO PAÍS

Glauria Dantas

05/06/2015 - 19h36

Ta na hora da revisão dessa exclusividade! No mínimo!

Fábio Lau

05/06/2015 - 19h16

Show

Vinicius

05/06/2015 - 15h28

Fluzão é isso aí! É futebol na veia. Rubroneca é só com a Globo

Hell Back

05/06/2015 - 15h12

Fazer uma lei para tornar todos os jogos públicos? Com esse congresso? Acho difícil.

Mauricio Gomes

05/06/2015 - 15h11

Miguel, você viu o vídeo inacreditável que um coxinha asqueroso postou, onde ele HUMILHA e DISCRIMINA um frentista de forma revoltante. Nessas horas eu juro que dá vontade de esquecer a educação que eu tive e sentar umas bordoadas nesse cafajeste FDP! Cadê o MP, PF, Ministério de Justiça? Esses caras estão passando dos limites, na hora que pegarem alguém de frente que não tem medo de latido de cachorro fascista isso vai dar merda…..pode anotar….

    Marcos Rener

    05/06/2015 - 16h08

    Nossa, como tem petista macho na internet, mas só no mundo virtual. No mundo real petistas são cagões e sempre enfiam o rabo entre as pernas quando são confrontados. “Nessas horas eu juro que dá vontade de esquecer a educação que eu tive e sentar umas bordoadas nesse cafajeste FDP”, o petista bundão não deve esquecer que o outro lado pode reagir com mais violência ainda e quem sairá com umas bordoadas nos cornos sera você, petista bundão !

      Miguel do Rosário

      05/06/2015 - 16h09

      Sem violência crianças

      Mauricio Gomes

      05/06/2015 - 16h15

      Em primeiro lugar eu não me dirigi a você seu merda, mas se a carapuça serviu vista-a com orgulho seu idiota. Se você soubesse ler e interpretar um texto, veria que escrevi que dá vontade e não que eu faria. Engraçado que você em nenhum momento fala do mais importante, que foi a agressão covarde contra o frentista, o que me faz crer que concorda com aquilo. E por último, quem tem cornos e é cagão e bundão deve ser você e os da sua família seu otário!

        Reginaldo Santos

        05/06/2015 - 17h28

        Não concordo com aquilo e nem me dei ao trabalho de procurar o vídeo, mas se um petista cagão, como todos o são, fala que vai bater, que vai dar porrada eu sempre acho graça, pois você são todos uns cuzões, sempre arrengam quando veem a trolha de perto. Não saem nem mais ás ruas com medo de tomar porrada !

          Miguel do Rosário

          05/06/2015 - 19h24

          Mais educação no blog, aqui não é sua casa

          Reginaldo Santos

          05/06/2015 - 19h29

          Por isso mesmo uso esses termos. Isso aqui é a casa da mãe Joana, casa destinada a defender corruptos petista !

          Miguel do Rosário

          05/06/2015 - 19h33

          Corrupto aqui só você, boneca.

          Reginaldo Santos

          06/06/2015 - 06h20

          Não vou chamá-lo de boneca, pois você é muito feio. Também não vou chamá-lo de corrupto, pois você é um fracassado e não há motivação para alguém querer corromper um fracassado. Um sujeito que aos 40 anos não tem recursos para pagar uma indenizaçãozinha de 30 mil é digno de piedade !

          Miguel do Rosário

          06/06/2015 - 08h38

          Pô, se eu sou fracassado então você que passa os dias comentando aqui no blog, é o quê? Um sub-sub-fracassado. Nunca ninguém te ensinou que ser pobre não é vergonha. Vergonha é roubar. Ao que eu acrescentaria: vergonha é ser vendido, mal educado e patético como você.

          Mauricio Gomes

          06/06/2015 - 11h40

          Reginaldo, já lhe disseram que você é um babaca mal educado? Eu ando com a camisa que eu quiser aqui no RJ e nunca ninguém veio falar gracinha pra mim. Engraçado que você nem viu o vídeo, onde uma pessoa humilde é esculachada por ser haitiana e disso você não fala. Quem chama os outros de cagões e coisas do gênero deve ser uma paródia daquela música “você com um revólver na mão vira um bicho feroz, sem ele anda rebolando e até muda de voz”. Covardes patéticos como você, só devem latir quando em grupo, como todo bom verme direitoso e asqueroso.

          Reginaldo Santos

          06/06/2015 - 14h26

          Estou em licença capacitação. Sabe o que é isso, petista bundão? São três meses de perna para o ar recebendo uma Mega bolsa da Dilma. Uma coisa é o sujeito ser pobre por falta de oportunidade, outra é o sujeito ser preguiçoso, fazer um curso de merda como jornalismo, filosofia, etc.. e passar a graduação fumando maconha; é a esse tipo de sujeito é que refiro como um fracassado, não o pobre que é pobre porque não teve oportunidade !

          Miguel do Rosário

          06/06/2015 - 14h31

          Ah, tá. Você recebe “mega bolsa da Dilma”. Aproveita e estuda um pouco para aprender a ser mais educado.

          Mauricio Gomes

          06/06/2015 - 21h17

          Reginaldo, sei sim. Sei que você é um merda fracassado e frustrado e ainda por cima preconceituoso e burro. Acho que tá de bom tamanho pra você seu lixo fascista!

Joaquim Corrêa

05/06/2015 - 17h54

Enquanto isso, a Globo passa reportagem sobre o mergulho em Bonito, MT, porque não há motivos para ligar a platinada com o esquema…

    Antonio Pereira Lopes Leal

    06/06/2015 - 02h42

    Joaquim, apenas uma correção o municipio de Bonito fica no MS.

    Joaquim Corrêa

    06/06/2015 - 03h20

    Obrigado pela informação, Antônio, já corrigido.

Clara Serantes

05/06/2015 - 17h23

Quanto faz que a rede bobo faz o que quer?????

    Gervásio Chaves Nunes Vieira

    05/06/2015 - 17h47

    boba és tu parasita do governo, deves ter algum cartão da bolsa familia para estares falando idiotices. ALIENADA analfabeta.

    Clara Serantes

    05/06/2015 - 17h51

    Pobre Gervásio!! Assiste a rede bobo e ficou assim!

Clara Serantes

05/06/2015 - 17h22

“A matéria lembra que, na Argentina, o governo passou a deter, por lei, todos os direitos de transmissão dos jogos, e repassa os sinais para todos os canais.

Os argentinos podem ver todos os jogos pela internet, gratuitamente. Qualquer canal pode exibir os jogos que desejar.

Enquanto isso, no Brasil, às vezes jogos decisivos não são exibidos, quando isso não interessa à Globo; e os horários dos jogos são absurdamente agendados de acordo com os horários das novelas da emissora.”

    Henrique Pedro

    05/06/2015 - 18h25

    Clara, o gratuito pode sair caro para os clubes. Qual o ganho dos clubes com essas transmissões ? O governo possuí os direitos das transmissões por lei ? Então não há concorrência, ou seja, teoricamente seria um valor menor que se houvesse concorrência entre empresas ? Como ocorre a distribuição desse dinheiro aos clubes ? O retorno com os anúncios são compartilhados de que forma ? Outra coisa, lembre que o futebol é privado, tanto os clubes como as federações! Não basta ser gratuito para a população, pense que precisa ser um bom negócio para os clubes manterem a estrutura!

    Clara Serantes

    05/06/2015 - 18h34

    Henrique, como lá podem? Ademais…. Não é que os clubes não pagam impostos?

    Henrique Pedro

    05/06/2015 - 18h43

    Clara, tudo pode, mas precisa ver como e por que foi feito isso. O futebol faz parte do latino americano e governos populistas utilizam dele para o benefício da própria imagem. Não conheço os números de retorno para os clubes na Argentina e nem o modelo adotado, mas precisa ser analisado. Existem vários modelos interessantes, sem a necessidade de intervenção do governo, como modelo a ser adotado pelo mundo. Na minha opinião o nosso modelo é sim defasado, com esquema, e prejudicial, mas o retorno é alto (perante aos outros paises latinos), porém poderia ser maior pelo nosso potencial, se fosse uma disputa limpa. Mas estatizar o futebol, não penso que seria o melhor caminho, o governo, todos, não só o brasileiro, tem coisas mais importante para se preocupar do que o futebol! Sobre os impostos, ai sim é um problema do governo, que fiscalize e puna dentro da lei! Abraços.

    Clara Serantes

    05/06/2015 - 18h47

    Com muito respeito, Herinque, Veja, o problema que trata o texto anterior não tem nada a ver con os governos populistas (???)… Trata de um monte de dinheiro que a dirigencia da Fifa (digamos que escondeu)… Veja bem, os governos populistas NÃO TEM NADA A VER NESTE CASO!! Sds!

    Henrique Pedro

    05/06/2015 - 18h54

    Quanto a Fifa e a crise atual, realmente não tem nada a ver com governos populistas, não disse isso porque realmente não existe qualquer ligação, obvio! Referi somente a estatização dos direito de televisão, que você mencionou sobre a Argentina, em comparação com os direitos de transmissão dos atuais campeonatos brasileiros. Ao meu ver, mudar o nosso modelo é preciso, mas disse que o modelo argentino não parece ser o melhor caminho, que aparentemente (preciso ver os números para afirmar) é mais uma atitude populista do que benéfica aos clubes e campeonato. ;-) Fico por aqui, abraços e respeito se pensa ao contrário!


Leia mais

Recentes

Recentes