Live do Cafezinho: bate papo com o cineasta cearense Wolney Oliveira

Por que o MCCE parou de fazer ranking da corrupção por partido?

Por Miguel do Rosário

11 de junho de 2015 : 04h51

A organização Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCC) iniciou, em 2007, um levantamento dos corruptos por partido, e elaborou um ranking (página 7).

Fez uma vez só e parou. Nunca mais!

DEM , PMDB e PSDB apareciam na frente, disparado.

Até o pequenino PPS apresentou mais políticos cassados do que o gigante PT.

O PT teve menos políticos cassados por corrupção do que todos os outros grandes partidos.

A mídia, naturalmente, não deu destaque ao relatório e pressionou para que ele não fosse mais publicado.

Onde já se viu? Atrapalhar a narrativa midiática de que a corrupção é monopólio do PT?

ScreenHunter_5887 Jun. 11 12.42

***

Num outro levantamento, mais recente, desta vez feito pelo TSE, o campeão de ficha-suja foi o PSDB. A Folha deu uma matéria discreta, com gráfico, mas a Globo escondeu.

O PT, trouxa como ele só, nunca usou esse gráfico contra seus adversários.

Ranking

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

28 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Manoel Lobato Rodrigues

18 de fevereiro de 2017 às 12h46

Vocês continuam a merecer a minha admiração.Lamento ,no entanto, não termos um veículo de comunicação de maior alcance, com grande ressonância. do jeito que está você fala para mim e eu falo a você e fica nisso. Gostaria de sugerir que O cafezinho, o DCM, Viomundo, O Tijolaço … criassem um Tabloide de circulação nacional que representasse a voz do povo, tratando as grandes questões nacionais sem preferência partidária. Não estou suportando mais a ” Trindade do Mal” Globo, PMDB e PSDB. Nós não merecemos isso!

Responder

Pedro Accioli

24 de agosto de 2016 às 11h10

Se todo mundo estivesse levando a sério o combate a corrupção, estaria se voltando contra a corrupção de TODOS OS PARTIDOS! O seu comentario não tem justificativa meu caro e tenho certeza que em menos de 2 anos, muita gente vai implorar pela volta de um governo de esquerda e até irão dizer que eram felizes com o PT e não sabiam e quando isso acontecer irei fazer questão de mandar tomar no ** quem for falar isso, pois o país vai estar em uma desgraceira enorme e não será falta de aviso!

Responder

    Bruno Mcx

    25 de setembro de 2017 às 07h57

    Exatamente Pedro, parece obvio que essa aventura não vai durar muito e o povo vai perceber que entrou em uma furada, o problema é que o estrago já foi feito e cada vez piora mais. Vejo que buscar espalhar mensagens de esclarecimento e aos poucos aumentando a consciência do golpe seja o melhor a fazer, e como foi dito em uma mensagem acima, criar um veículo de comunicação de massas para combater a grande mídia golpista.

    Responder

Shuryon

10 de maio de 2016 às 00h51

Quem está no poder dificilmente figurará rankings de políticos corruptos – ao menos o top3. Quem geralmente aparece são aqueles que fazem muita oposição.

http://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2015/04/27/pt-lidera-ranking-de-pedidos-de-cassacao-de-partido-diz-tse.htm

Agora que o governo – PT, no caso – está fraco e em decadência, a corrupção aparece. Simples.

Não é partidarismo, nem petismo, nem anti-petismo. É simplesmente o óbvio: os safados com poder não aparecem e colocam os safados sem tanto pode pra dançar e desviar foco.

Responder

    Ra

    30 de dezembro de 2016 às 01h31

    Você não entendeu: o ranking se baseia em políticos cassados por corrupção comprovada!

    Responder

    Karl Dantas

    04 de janeiro de 2017 às 20h35

    Sua tese está diametralmente errada,.. O mais incrível é gente que esta no PODER (PT) ainda aparecer na LISTA ou seja, o poder politico tem influência enorme no poder judiciário, ,. Então, prefiro mil vezes o PT no governo com tudo sendo investigado do que a oposição e o trairá PMDB (era situação e oposição ao mesmo tempo) com mídia a favor.

    Responder

Irielca

14 de fevereiro de 2016 às 23h28

Bom eu acredito, que enquanto os brasileiros fica críticando partido inves de estudar os candidatos antes de votar, o país não vai mudar. Temos q pensar q o partido é a empresa e temos q escolher os funcionários. Então nas próximas eleições não vamos ficar olhando o q a mídia fala e sim vamos nós pesquisarmos nossos candidatos e não somente olhar o partido.

Responder

    Jo0sé Jésus Gomes de Araújo

    19 de fevereiro de 2017 às 11h13

    O representante tem de seguir o partido que o elegeu, ou poderá ser penalizado, multado, suspenso, expulso, se não seguir a política do partido. É a lei da fidelidade partidária. Ingenuidade, infantilidade olhar o candidato sem verificar sua vinculação partidária. Quem governa é o partido, que funciona como o que a sociologia entende como um grupo de interesses. E, por isto, o partido é, em tese, a garantia para o eleitor de que sua vontade será cumprida, ao passo que o candidato, se não tiver de prestar contas ao partido, poderá seguir seus próprios interesses e trair o eleitor. Dever do cidadão é escolher o partido que proponha o modelo de país em que ele quer viver e deixar para seus descendentes, e lutar para que o partido seja fiel a seu programa. Não há outro caminho no atual modelo de democracia. Portanto, nossa luta de cidadãos é possuir partidos com programas claros e ser fieis a eles; é dotar a sociedade brasileira de um órgão – um TSE – que vigie a fidelidade do partido a seu programa e puna os desvios após denúncia dos eleitores.

    Responder

italo

11 de junho de 2015 às 14h40

No entanto a globo trabalha arduamente para provar que o PT é o mais corrupto da história, até da história deles com os privateiros. Trabalha também para provar à seus leitores e eleitores que privatização e concessão é a mesma coisa. Daqui à pouco coxinha vai ter ódio de dicionário.

Responder

    Anônimo

    26 de novembro de 2015 às 20h53

    Alguém sabe qual é o partido brasileiro menos envolvido em escândalo?

    Responder

Renato Inácio Pereira

11 de junho de 2015 às 17h30

Podemos tirar se achar melhor

Responder

Vitor

11 de junho de 2015 às 14h02

Tem que usar isso aí nas eleições municipais…

Responder

Wilton Freitas

11 de junho de 2015 às 16h59

.

Responder

Andre Torres Barbosa

11 de junho de 2015 às 16h46

Nos estamos em 2015 já se passaram 8 anos VC precisa se atualizar , sei que vai se decepcionar!!!

Responder

    Afranio Torres

    11 de junho de 2015 às 16h48

    acho que não, até 2014 PSDB liderava.

    Responder

    Andre Torres Barbosa

    11 de junho de 2015 às 16h52

    E tem mais a lei da ficha limpa abrange abuso de poder econômico abuso de poder politico e campanha antecipada

    Responder

    Andre Torres Barbosa

    11 de junho de 2015 às 16h54

    Agora me fala uma coisa sei que VC estudou direito , e agora VC se especializou em criminalista??

    Responder

    Afranio Torres

    11 de junho de 2015 às 16h55

    Todos esses dados são equivocados.

    Responder

    Afranio Torres

    11 de junho de 2015 às 16h58

    Não precisa ser especialista para discernir falcatruas. E além disso basta pesquisar e ler gráficos.

    Responder

    Andre Torres Barbosa

    11 de junho de 2015 às 16h58

    Olha contra fatos não há argumentos , 4,5 milhões pra dar 4 ou 5 palestras , VC não acha absurdo , e o Boechad não falou do PSDB, pois daria impressão que estava defendendo bandidos!!

    Responder

    Afranio Torres

    11 de junho de 2015 às 16h59

    Procure se informar qto. foi dado ao IFHC, depois conversamos.

    Responder

Afranio Torres

11 de junho de 2015 às 16h42

Andre Torres Barbosa, o que vc acha disso?

Responder

José Fernando de Jesus

11 de junho de 2015 às 16h29

Num levantamento que eu fiz por iniciativa pessoal, baseado no site Congresso em Foco, o PSB apareceu em 1o. e o PT em 2o., nas eleições de 2014.
http://congressoemfoco.uol.com.br/noticias/saiba-quem-sao-os-candidatos-contestados-em-todo-o-pais-com-base-na-lei-da-ficha-limpa/

Responder

Ninguém

11 de junho de 2015 às 12h57

Olha, Miguel, tanto o governo quanto os representantes do PT se acovardam, deixando o PIG à vontade para criar a narrativa mais conveniente para a oposição.

Isso cansa.

Responder

Deixe uma resposta