Menu

O PT ainda vive? Talvez sim.

A Resolução Política do Partido dos Trabalhadores, divulgada ontem, mostra que a legenda ainda possui um esqueleto resistente e uma coluna vertebral intacta. E que, sobretudo, ainda vive! Agora só falta o PT assumir de fato o governo e convencer a presidenta de que ela também pertence a este partido… *** O desgaste de governar o […]

44 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Brasil, Sao Paulo, SP, 10/02/1980. Primeira reuniao nacional do Partido dos Trabalhadores (PT). Foto: Benedito Salgado/AE Pasta: 19352

A Resolução Política do Partido dos Trabalhadores, divulgada ontem, mostra que a legenda ainda possui um esqueleto resistente e uma coluna vertebral intacta.

E que, sobretudo, ainda vive!

Agora só falta o PT assumir de fato o governo e convencer a presidenta de que ela também pertence a este partido…

***

O desgaste de governar o Brasil, as conspirações judiciais, os ataques diuturnos da mídia, os erros políticos, as inúmeras traições internas, quase desossaram o partido, quase o tornaram um bicho invertebrado, uma legenda amorfa.

O PT por pouco não se converte num modelo de covardia e esvaziamento ideológico, que é a forma que assumem os partidos quando morrem.

Felizmente, a política é movida por forças dialéticas poderosas, quase orgânicas, que fogem à compreensão e ao controle dos próprios atores sociais.

O PT, em sua fase mais difícil, em seu momento mais perigoso, quando a história lhe oferece uma encruzilhada mortal, escolheu a direção mais corajosa: enfrentar de frente, cabeça erguida, o arbítrio.

Diante de toda postura de intrepidez, eu sempre me lembro da máxima de um de meus escritores preferidos, o nova iorquino Henry Miller: “nenhuma ousadia é fatal !”.

É interessante esse momento: um partido de governo de repente se vê mergulhado numa atmosfera psicológica de quase clandestinidade.

Coisas típicas do Brasil: único país do mundo onde a polícia política opera contra o próprio governo; onde a censura se dá também contra o governo; e onde o partido no poder é tratado como agremiação clandestina.

Vivemos uma guerra política diuturna, sem tréguas, uma guerra que usa as armas mais sofisticadas da semiótica, da propaganda, da tecnologia da informação, da psicologia de massas, e que impõe ao campo sob ataque uma severíssima e dolorosa rotina de exercícios.

Diante desta conjuntura paradoxal, entre ser simultaneamente governo e resistência, se desdobra uma dessas lindíssimas ironias.

Ao contrário do que esperava a mídia, o PT e sua militância aos poucos tem desenvolvido técnicas de resistência e combate que poucos partidos no mundo tiveram oportunidade de produzir.

Então voltamos à máxima de Heraclito, um dos mais brilhantes e enigmáticos pensadores da antiguidade: a guerra tudo cria, e de uns faz escravos, de outros, homens livres.

A resolução do PT mostra que a legenda escolheu seu caminho: a guerra e a liberdade.

Quer ser um partido de homens – e mulheres – livres.

Essa escolha, a meu ver, é o caminho inexorável da vitória, porque, em se tratando de uma guerra política e psicológica, a vitória se dá antes das batalhas.

É uma vitória interna.

Uma vitória sobre si mesmo.

Uma vitória que se respira.

Uma vitória de quem ama o povo brasileiro, e que, por isso mesmo, não pretende explorar seus vícios, como faz a mídia, ao atiçar seus instintos mais baixos, seus rancores, seus ressentimentos, tentando sempre levar a política não para o campo do debate de ideias, mas para a arena dos tribunais, onde prevalece o autoritarismo.

No campo das ideias, ao contrário, os truculentos, os autoritários, soçobram diante da tríade criatividade, sensibilidade, inteligência.

Foi apenas por isso, e exclusivamente por isso, que Aécio Neves perdeu as eleições em 2014.

Durante as eleições, ficou bem claro quem representava a violência política, o autoritarismo, a truculência midiática e judicial.

A mesma coisa vale para hoje.

Quem são as forças que crescem na esteira do avanço do autoritarismo, do conservadorismo, de todos os sentimentos de violência e egoísmo social?

O PT, malgrado todos seus infinitos erros, e até mesmo por causa desses erros, é o único contraponto à judicialização da política, que é um disfarce mal ajambrado da ditadura.

A aceleração dos processos históricos, um fenômeno que ocorre desde a primeira revolução industrial, nos permite, cada vez mais, observar e compreender algumas mudanças que, em outras épocas, demandariam décadas, ou mesmo séculos, para serem devidamente observadas e compreendidas.

Hoje podemos ver a história, esta moça maliciosa, bipolar, que oscila entre o mais puro sadismo à generosidade mais comovente, dançando, rindo e chorando diante de nossos olhos.

Testemunhamos o PT, uma legenda que brotou do chão, do nada histórico, no momento mais crítico da esquerda mundial, quando os regimes socialistas europeus se esboroavam em ruínas envergonhadas, transformar-se em poucos anos no maior partido de massas da esquerda latino-americana, talvez de todo o mundo democrático.

Vimos o PT conquistar, num país com 200 milhões de pessoas, quatro grandes vitórias presidenciais consecutivas, sempre tendo contra si as mais poderosas e mais concentradas forças midiáticas do mundo.

Depois vimos o PT envelhecer rapidamente, desgastar-se junto a população, perder sua juventude, seu entusiasmo, seu tesão pela necessária luta em prol de uma sociedade mais justa.

Vimos suas lideranças serem condenadas, várias delas injustamente, em processos que se constituíram em sofisticadas conspirações midiático-judiciais, conspirações extremamente bem sucedidas no campo da guerra simbólica, com suas técnicas goebelianas de psicologia de massas.

Vimos os estragos terríveis provocados no PT, que de repente parecia uma cidade semidestruída, um amontoado de escombros e corpos mutilados.

Pior de tudo: vimos o PT enfiar-se no buraco de sua própria covardia, abandonando o povo às influências nefastas de uma mídia reacionária, maligna, antinacional.

Entretanto, num ambiente democrático, é muito difícil matar um partido de massas.

Aliás, não foi para isso que lutamos tanto pela democracia? Para imortalizarmos as ideias de independência, rebeldia, liberdade e soberania?

Essa é a razão do ódio irracional, a razão pela qual crescem as demonstrações de irritação contra a democracia e em favor de uma intervenção militar, este é o motivo da ascensão do neofascismo tupiniquim: porque eles sabem que, enquanto formos uma democracia, as nossas ideias não podem morrer.

Ao contrário.

É a dialética da natureza: o que não nos mata, nos torna mais fortes.

Os ataques que tanto destróem também produzem experiências, impõem posturas combativas, criam rotinas e técnicas de resistência, que não existiriam não fosse o próprio fato da guerra.

Como blogueiro, eu tenho a oportunidade e, arrisco dizer, até mesmo o privilégio, de viver intensamente todas essas experiências de luta política.

Philip Dick, o grande escritor de ficção científica, numa entrevista concedida em 1974, fez uma declaração que, a meu ver, resume o espírito com que criei este blog:

“Como fazer um livro de resistência, um livro de verdade em meio a um império de falsidades, um livro de retidão perante um império de odiosas mentiras?

Como alguém poderia fazer isso, abertamente, diante do inimigo?

Como alguém poderia fazer isso num futuro de tecnologias avançadas?

É possível para liberdade e a independência surgirem sob novas formas, sob novas condições históricas? Quer dizer, as novas tiranias conseguirão abolir esses protestos? Ou haverá novas respostas e novas reações do espírito humano que não podemos prever?”

É com esse espírito de resistência que saúdo a resolução política do PT.

Os gladiadores romanos, antes de iniciarem as batalhas das quais apenas alguns sobreviveriam, saudavam o imperador:

– Ave César, os que vão morrer te saúdam!

Diante da demonstração de coragem do PT, eu diria o contrário:

– Ave César, os que vão viver te saúdam!

***

Resolução Política do PT

Reunida em São Paulo no dia 25 de junho de 2015, a Comissão Executiva Nacional do PT analisou a conjuntura recente do País e aprovou a seguinte resolução política:

1. Prossegue a ofensiva conservadora da oposição, da mídia monopolizada e de agentes públicos, com o nítido objetivo de enfraquecer o governo Dilma, criminalizar o PT e atingir a popularidade do ex-presidente Lula.

2. Tão grave quanto as tentativas de reduzir a maioridade penal, de realizar uma contra-reforma do sistema político-eleitoral e de comprometer o sentido progressista do Plano Nacional de Educação, é a ação ilegal, antidemocrática e seletiva de setores do Judiciário, do Ministério Público e da Polícia Federal no âmbito da Operação Lava-Jato.

3. O PT, que sempre esteve na linha de frente do combate à corrupção, é favorável à apuração de qualquer crime envolvendo apropriação privada de recursos públicos e eventuais malfeitos em governos, empresas públicas ou privadas, bem como a punição de corruptos e corruptores.

4. Mas o PT não admite que isso seja realizado, como agora, fora dos marcos do Estado Democrático de Direito. Se o princípio de presunção de inocência é violado, se o espetáculo jurídico-político-midiático se sobrepõe à necessária produção de provas para inculpar previamente réus e indiciados; se as prisões preventivas sem fundamento se prolongam para constranger psicologicamente e induzir denúncias, tudo isso que se passa às vistas da cidadania, não é a corrupção que está sendo extirpada. É um estado de exceção sendo gestado em afronta à Constituição e à democracia.

5. Neste sentido, o PT repele a negativa da revogação de prisão preventiva do companheiro João Vaccari Neto, a despeito da defesa haver respondido, com farta documentação, a alegação que fundamentava o decreto da detenção desnecessária e ilegal.

6. Preocupa ao PT as consequências para a economia nacional do prejulgamento de empresas acusadas no âmbito da Operação Lava-Jato. É preciso apressar os acordos de leniência, que permitam a recuperação de recursos eventualmente desviados, e que não se paralisem obras ou se suspendam investimentos previstos, a fim de impedir a quebra de empresas e a continuidade das demissões daí resultantes.

7. O PT denuncia, cabalmente, projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional destinados a retirar da Petrobrás a condição de operadora única do pré-sal. Ao tempo em que a empresa se recupera, ostenta recordes de produção e revaloriza suas ações, interesses antinacionais planejam, em seguida, atacar a política de conteúdo nacional e o regime de partilha, abrindo campo para a privatização da Petrobras e para o ingresso em massa no Brasil das transnacionais do petróleo.

8. A Comissão Executiva Nacional reafirma sua reprovação à manobra antidemocrática perpetrada por excursionistas brasileiros na Venezuela, frustrada na tentativa de acuar o governo do Presidente Nicolas Maduro e de implicar a diplomacia brasileira, sempre obediente aos princípios da autodeterminação, não intervenção e defesa da paz e da resolução de conflitos através do diálogo e da negociação.

9. Do mesmo modo, é inadmissível a disputa política no interior do Tribunal de Contas da União para colocar sob suspeição as contas de 2014 do governo da presidenta Dilma Rousseff.

10. A Comissão Executiva Nacional saúda as iniciativas recentes do governo para retomar o crescimento da economia. O Plano de Investimento em Logística, os Planos Safra do Agronegócio e da Agricultura Familiar, o Plano Nacional de Exportação, a MP do fator previdenciário, que precisa ser ajustada no debate da Comissão quadripartite criada por decreto presidencial – todas essas ações indicam uma retomada positiva do nosso projeto nacional de desenvolvimento.

11. Para que se dê efetividade à continuação deste processo pelo governo e pelo PT, são necessárias medidas urgentes de reorientação, já apontadas inclusive na Carta de Salvador, aprovada no 5º. Congresso Nacional do PT.

12. Avultam entre estas providências, a serem debatidas com a sociedade e o Congresso Nacional, a redução da meta do superávit fiscal, a imediata reversão da elevação da taxa de juros praticada pelo Banco Central e a taxação das grandes heranças, das grandes fortunas e dos excessivos ganhos financeiros.

13. Igualmente urgente é a aceleração de negociação com as centrais sindicais para o lançamento de um Plano de Proteção ao Emprego, que inclua acordos com o setor privado acerca da manutenção de trabalhadores nas empresas.

14. Mais que nunca, é preciso deixar claro para a sociedade, sobretudo para os trabalhadores, os movimentos sociais organizados e os milhares de micros, pequenos e médios empreendedores, que nosso compromisso é priorizar a retomada do crescimento econômico de forma sustentável, com distribuição de renda, geração de empregos e com a inflação controlada.

15. A Comissão Executiva Nacional aprova a criação de 5 grupos de trabalho com o objetivo de mobilizar nacionalmente o PT, fazer a defesa do nosso partido e do nosso governo, bem como nos prepararmos, com disputa política e ideológica, para as eleições municipais de 2016.

16. Por fim, reiteramos nossa disposição de apoiar a participação em todas as iniciativas voltadas para a constituição de uma ampla frente democrática e popular em defesa da democracia, da questão nacional, das reformas estruturais e dos direitos dos trabalhadores.

São Paulo, 25 de junho de 2015
Comissão Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

renato

29/06/2015 - 19h27

O meu PT vive, eu estou AQUI…

Sérgio Marinho Marques Cavalcanti

27/06/2015 - 03h33

Caro amigo Miguel Do Rosario, depois da revolução de 64 que tive até que fugir p/fora do Brasil, por defender os trabalhadores rurais e lutar pelo sindicato, para acabar o trabalho escravo já que eram contratados como meieiros sem terem nenhum benefício, só o fazendeiro levava vantagem, eu sou PT, desde o início com Lula e um dos fundadores aqui no MS junto com outros amigos (Promotor Público e Juiz de Direito) que no partido nos chamavam de extremistas radicais por não aceitar nada que possa manchar nossa imagem, no entanto, tanto aqui como em outros estados, vi muitos parasitas que não tinham o que fazer e todos os dias estavam nos comitês , assim como muitos que só usam o partido até hoje para levar alguma vantagem, como aqui temos o Zeca do PT quando governador nada fez e ao pegarmos a Secretaria de Obras e PGE, com 6 meses entregamos de volta por vê-lo com os conchavos que fazia por trás c/o PSDB/PMDB, além de colocar seus parentes que fomos contra, eu o chamo de clone do André ex governador(PMDB) que por mais de 30 anos só roubaram e inimigos do PT que sempre traiu o Lula e Dilma mesmo com o PAC que mudou a Capital em tudo com um avanço tremendo até hora com a primeira CASA DA MULHER BRASILEIRA que a Dilma entregou a cargo do Prefeito Gilmar Olarte (aquele do Fantástico) para a contratação de terceirizada na colocação de todos os funcionários que lá vão trabalhar e quem ganhou a licitação e foi a empresa que cobrou 1 milhão e 600 mil reais a mais do que as outras e que eu estou denunciando para a Dilma, no MPE e alguns vereadores por estar levando 10% nisto tudo. , quando governador o Zeca ao invés de prestigiar os seus, por trás nos traia, além de sempre ter prejudicado o Senador Delcídio que já poderia ter pego a Prefeitura e o Estado. Também venho acompanhando o PT central, que nada fez para ajudar o Dirceu e Pizzolato, além de nada fazer para ajudar como nós fazemos a Dilma que a cúpula sempre foi contra. Se ora estão fazendo alguma coisa, deve ser por causa da última convenção com a presença de lula e Dilma que os estão pressionando, estava na hora de acordarem. Sinto muito não concordar com você, porquê hoje eu sou tão somente Dilma Rousseff, Lula, Delcidio do Amaral e mais alguns que admiro como o Eduardo Suplicy.

Rejane Sousa

27/06/2015 - 00h33

Me envia o link do original??? Estava lendo, mas perdi

Willian Bastos

27/06/2015 - 00h10

PT nunca me decepcionou e agora está se reformulando porém no poder.

mineiro

26/06/2015 - 19h26

se tambem nao fizer uma revoluçao interna , a parte podre do pt vai fazer de tudo para embargar isso. tem que botar para fora do partido os vermes sanguessugas que estao no partido so para usar a legenda. tem que limpar esse lixo de dentro do partido e começar de novo. é esses lixos malditos que estao travando o partido, é a parte podre, carcomida, covarde, corrompida.

Ida Lucia Macedo Macedo

26/06/2015 - 22h23

BONS TEMPOS ESTE!!!!

mineiro

26/06/2015 - 19h22

tem que botar em pratica , partir para briga. se nao fizer isso essa resoluçao vai para a lata de lixo e esquecida. tem que que entrar na briga que o povo e nos todos vamos juntos. se ficar so bla bla , nao vai sair nada.

Ninha Senna

26/06/2015 - 22h15

vai acabar tudo

Regina Célia Machado

26/06/2015 - 21h06

Miguel, gostei, tanto das resoluções quanto de seu artigo, pois estou eu aqui, MAV voluntária, piquinininha, em duas frentes de luta, diariamente,me sentindo desamparada, e as resoluções da executiva respondem aos meus anseios, precisamos da reforma política urgentemente, da lei de médios, e uma reforma no âmbito constitucional, pois dos três poderes o único que não é eleito, não pode continuar pautando o governo, ou melhor, governando mesmo, fazendo retroceder ao nada o que foi galgado a duras penas. #AindaEstamosVivos.

Ricardo Jimenez

26/06/2015 - 19h48

Muito boa, agora é preciso passar à ação, tanto com relação à defesa das mentiras midiáticas e das ilegalidades da republiqueta do Paraná quanto à ofensiva política, defendendo o legado petista de 12 anos.

RILDO FERREIRA

26/06/2015 - 16h48

Engraçado, você pede aos comentaristas que avaliem seu artigo e aparecem um bando de imbecis a atacar o PT como se fosse o PT o responsável por mais de 500 anos de exploração do trabalhador, de toda riqueza já produzida e vilipendiada dos cofres públicos nesses mais de 500 anos. Se são do psol ou do pstu já identificamos que o papel deles é servir aos interesses dos carniceiros da velha direita, então não vale a pena debater com eles.

Quanto ao que escreveu é preciso entender que o PT relaxou nas filiações partidária e deixou entrar muita gente sem compromisso com suas bandeiras de luta, mas nunca deixou de existir aqueles que a construíram e a defendem como pauta necessária dos dias contemporâneos. Ainda resistimos e vamos continuar a defender os mais necessitados invertendo, se não abrupta e totalmente, lenta, mas continuamente, as prioridades onde a pessoa valha mais que o mercado.

Tulipa Mag

26/06/2015 - 19h28

O Governo Dilma Rousseff e o PT sobreviverão à ditadura da informação, à ditadura da justiça, à ditadura das polícias e forças armadas, à ditadura da corrupção, dos interesses anti-patriotas…?

Ribamar Silva

26/06/2015 - 19h27

O PT tá mais vivo do que nunca! Quem está hibernando há bastante tempo é a Executiva do partido pelo o Brasil afora!

Vitor

26/06/2015 - 16h07

Coluna vertebral intacta é um exagero tremendo! Apenas esse ano a coluna do PT já foi mordida pelos banqueiros através de aumentos inescrupulosos da Selic algumas vezes.
O PT vive sim, mas vive mal. Pra viver bem precisa começar a tirar a histórinha bonita do papel e colocar na prática! Papel aceita qualquer coisa, quero ver ações…

Carlos Roberto

26/06/2015 - 15h43

Não há dúvidas que o PT está vivo, pois foi o partido venceu com 54 milhões de votos os seguintes piguentos: folha, estadão, veja, rede manipuladora globo, rádio que troca notícia, cbn, coxinhas de sp, bandeirantes.
Note ainda, 54 milhões de eleitores disseram não ao PIG e derrotaram o Aécio.

Vera Lucia C. Soares

26/06/2015 - 18h37

Perfeita auto análise.
Sempre como leiga, palpitei da paralisia que tomou conta do Partido e a militância sem ver reação ofensiva.
Não morreu, tem a estrutura preservada.
Falta a Presidenta assumir mais a Marca que representa , ou seja, PT.
Isto não quer dizer que não seja Presidenta de todos.
Falta isto. E o PT , mesmo que perca cargos, a melhor tática, estratégia , É A UNIDADE sem exceções.
Ainda, ofensiva – a oposição está obtendo frutos, PQ arma o espetáculo é o governo e PT não fazem contraponto à altura.
Às vêzes, acho que há covardia.

Renato Talarico

26/06/2015 - 18h33

COM DEMOCRACIA QUEREMOS MONARQUIA !! https://www.facebook.com/Brasil.Monarquia?fref=ts

    Gerson Pompeu

    26/06/2015 - 20h04

    Ridículo.

    Renato Talarico

    26/06/2015 - 20h04

    Bonito

Anamim Lopes da Silva

26/06/2015 - 18h27

Aceita um cafezinho com pizza???

    Gerson Pompeu

    26/06/2015 - 20h05

    Muito confiável sua fonte de desinformações.

    Anamim Lopes da Silva

    26/06/2015 - 20h10

    @Portal_HD: PF suspeita que verbas do BNDES beneficiaram Pimentel quando ele era ministro http://t.co/uaS1oNxXd4 http://t.co/RBvdfxMtby

EU AMO O PT

26/06/2015 - 15h19

Melhor do dia é o trecho extraído do blog do Augusto Nunes:

“Sim, o PT e seus comparsas continuam infiltrados em todas as ramificações da máquina administrativa federal. Sim, é perigoso subestimar o maior de todos os clubes dos cafajestes. Também é verdade que tumores liberticidas infestam o organismo democrático. Mas o partido que reivindicava o monopólio da ética transformou-se num bando desprezível, numa patética caricatura da sigla em sua infância. Devastado pela vigarice e pelo cinismo, o PT virou uma abjeção controlada por delinquentes disfarçados de guerreiros do povo brasileiro”.

É isso que vs são “uma abjeção controlada por delinquentes disfarçados de guerreiros do povo brasileiro”.

    Miguel do Rosário

    26/06/2015 - 15h23

    Vocês, da direita midiática, corrupta, entreguista, é que são isso.

Jorge Vinicius

26/06/2015 - 18h18

vive sim, de ROUBO

Sindronio Lagos

26/06/2015 - 18h04

S.O.S. DIGNA PF E DIGNO MPF, DECRETEM A PRISÃO E LEVEM DEPRESSA PARA A CADEIA, O COMUNISTA LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA CHEFE DA ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA DO PT INIMIGO DA NAÇÃO, PARA A SELA DA CUSTÓDIA DA POLÍCIA FEDERAL DE CURITIBA, POIS, É LÁ QUE ELE TERÁ QUE PAGAR POR SEUS CRIMES CONTRA A HUMANIDADE E DEVOLVER OS BILHÕES DE REAIS ROUBADOS POR ELE E A SÚCIA COMUNISTA DO PT SAQUEARAM TODAS AS RIQUEZAS DO BRASIL.
O HABEAS CORPUS PREVENTIVO POR ELE PEDIDO FOI NEGADO!!
http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2015/06/justica-nega-habeas-corpus-que-pedia-que-lula-nao-fosse-preso.html
25/06/2015 15h15 – Atualizado em 25/06/2015 19h23
Justiça nega habeas corpus que pedia que Lula não fosse preso
A Justiça Federal negou nesta quinta-feira (25) o habeas corpus preventivo que pedia que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não fosse preso na Operação Lava Jato. O pedido havia sido ajuizado pelo consultor Maurício Ramos Thomaz, de Campinas (SP), com o objetivo de proteger o ex-presidente. Conforme o autor, Lula estaria na iminência de ser preso preventivamente, o que seria, conforme a petição, “coação ilegal”.
http://aluizioamorim.blogspot.com.br/2015/06/a-economia-brasileira-derrete-empresas.html
A ECONOMIA BRASILEIRA DERRETE. EMPRESAS JÁ FECHAM AS PORTAS. O ESPECTRO DA ESCASSEZ JÁ RONDA O BRASIL COMO NA VENEZUELA.
O Brasil pode ser a Venezuela amanhã: escassez generalizada de produtos de primeira necessidade. Como em Cuba, uma crise que já dura mais de meio século. O bem bom só pode ser encontrado nas despensas de Fidel Castro, Nicolás Maduro e seus asseclas.
Há pelo menos uns dois anos, quando explodiu o escândalo envolvendo sua amante Rosemary Noronha, que chefiava o escritório de representação do Palácio do Planalto em São Paulo, Lula foge da imprensa como o diabo foge da cruz. Todas essas matéria sobre Lula que saem diariamente nos jornais se devem, principalmente, aos jornalistas capachos vagabundos do PT. Me refiro, obviamente à Folha, Estadão e Rede Globo, que são os veículos de comunicação com maior capilaridade nacional. Mas o restante também está mesma condição.
Para fingir uma suposta imparcialidade esses jornais e televisões mantêm apenas em suas redações alguns jornalistas independentes que é para tentar dar um ar de independência. Tudo jogo de cena. O grosso na imprensa brasileira é dominada pelos esbirros do Foro de São Paulo, essa organização criminosa que atua na América Latina e que foi fundada por Lula e Fidel Castro em 1990, com o objetivo de fazer do continente latino-americano um apêndice de Cuba.
O Foro de São Paulo foi transformado num tabu pela grande imprensa brasileira que jamais tocou no assunto. Por isso há um hiato separando a corrupção e a roubalheira do esquema ideológico comunista, quando se sabe que o modus operandi dos comunistas sempre foi a corrupção, a pilhagem e roubo sistemático puro e simples. O caso brasileiro é exemplar e a corrupção e a roubalheira só foram descobertas por acaso quando a Polícia Federal de Curitiba investigava um esquema de lavagem de dinheiro por criminosos comuns. Bateu na Petrobras.
Portanto, quando se lê matérias de Lula evocando o sonho ético petista dá vontade de vomitar. Tal evocação na verdade se constitui numa admissão pública de culpa no cartório de todas as barbaridades que estão acontecendo no Brasil, um país que está sendo destruído como foram destruídos Cuba, Venezuela e similares. Todavia, esse mito ético petralha é imediatamente reverberado pelo jornalismo à soldo para fazer crer aos incautos de que se trata de um surpreendente desvio ético e que portanto poderia ser resolvido com o resgate de um suposto passado “glorioso” do PT.
Não. Nunca existiu um PT como paladino da justiça, da democracia e de padrões éticos impolutos. Todos os partidos de viés comunista como o PT e seus satélites são constituídos por ladrões, vigaristas, mentirosos, terroristas e assassinos.

    Jorge Fernandes

    26/06/2015 - 15h13

    Professor Hariovaldo!!!

    Gerson Pompeu

    26/06/2015 - 20h02

    Por que será que todo reacionário bobalhão tem fixação em escrever muito e em CAIXA ALTA?

Marcelo Antonio de Lima

26/06/2015 - 17h55

Se o motivo de orgulho do partido …Lula…criticou o partido dizendo com vídeo e audio para todo mundo ouvir ” que o PT esta acabando, que só tem pessoas interessadas e cargos políticos”…eu vou dizer o q cara

Edmundo Camargo

26/06/2015 - 17h28

Boa cafezinho. Assim começam as autocriticas, única maneira de salvar o partido. Agora é necessário aprofundar esse caminho, através de expurgos que purifiquem o partido. O caminho será o de abrir mão dos cargos e boquinhas, verbas para blogues com vies governistas, etc… Enfim o chamamento de Lula, ” o PT só pensa em cargos e em salvar a própria pele”, está dando resultados. Gostaria de ver o PT voltar a ser um partido de esquerda, moderno e verdadeiramente conectado com a base, e não ligado a uma elite intelectual, patrimonialista e distante do eleitorado.

    O Cafezinho

    26/06/2015 - 18h09

    ok, só não gostei dessa de “verbas para blogues”, porque o PT nunca fez nada em prol de blog nenhum. Ao contrário, PT e governo sustentam a Globo e deixam mídia alternativa sem nenhuma política pública.

      Vitor

      26/06/2015 - 16h18

      Discordo um pouco disso. O PT faz muito mais pela grande mídia, isso é fato, mas faz um pouquinho para alguns sites sim…
      Não o Cafezinho, que nunca vi nada do governo aqui, mas tem o DCM, por exemplo, que é patrocinado pela Caixa, BNDES, Petrobrás… Até aí problema nenhum, com a exceção do BNDES, as estatais precisam expor suas marcas.
      O único patrocínio que me incomoda lá no DCM é da Prefeitura de Maricá. Que vantagem tem para a população que mora lá escrever em um site “Construindo uma cidade cada vez + humana”? Se ainda fosse alguma propaganda chamando turistas ou algo do tipo, vá lá.
      É difícil imaginar que esse tipo de anúncio não é ideológico, aí já discordo bastante de fazê-lo. Fui pesquisar quem é o Prefeito e cheguei em Washington Quaquá, que inclusive já foi condenado por abuso de poder político em eleição.
      Enfim, concordo com seu comentário Miguel, menos com a palavra “nunca”.

    Edmundo Camargo

    26/06/2015 - 18h13

    Cafezinho apesar de discordar da linha editorial da do blogue, reconheço aqui, um espaço democrático para o debate de idéias.

      Eduardo

      26/06/2015 - 21h54

      É isso aí! Você pode ser de direita ou de esquerda, pode ser reacionário ou progressista, mas tem que comentar sempre com respeito!

      Miguel, parabéns pelo blog.

Luiseizaura Antonio Luiseizaura

26/06/2015 - 17h21

O PT é forte! Só temos que lutar contra uma maçonaria, no Brasil muito bem articulada com os seus tentáculos muito bem instalado nos vários setores da República. E mesmo assim estamos lutando de pé e com muita força.

O Cafezinho

26/06/2015 - 17h11

Keep calm e leia o artigo.

Sônia Aranha

26/06/2015 - 16h53

Simmmmm .. porque esta manchete ? Qual o motivo de não escrever: PT ainda vive. Ponto final. Que saco… Faz uma manchete marota para depois dizer “possui um esqueleto resistente e uma coluna vertebral intacta(…) E sobretudo ainda vive! “.. Qual é ??? Tenho que aguentar a merda de jornalismo de direita e ainda ler manchetes deste tipo aqui.. haja paciência histórica para aguentar…mas na minha idade ela já se foi….

Wilde Gomes

26/06/2015 - 16h47

PT está tão vivo que não sai do noticiário! Todos os dias bem ou mal estão falando, escrevendo, noticiando, debatendo, polemizando sobre o PT. Incrível!

    Sindronio Lagos

    26/06/2015 - 18h04

    S.O.S. DIGNA PF E DIGNO MPF, DECRETEM A PRISÃO E LEVEM DEPRESSA PARA A CADEIA, O COMUNISTA LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA CHEFE DA ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA DO PT INIMIGO DA NAÇÃO, PARA A SELA DA CUSTÓDIA DA POLÍCIA FEDERAL DE CURITIBA, POIS, É LÁ QUE ELE TERÁ QUE PAGAR POR SEUS CRIMES CONTRA A HUMANIDADE E DEVOLVER OS BILHÕES DE REAIS ROUBADOS POR ELE E A SÚCIA COMUNISTA DO PT SAQUEARAM TODAS AS RIQUEZAS DO BRASIL.
    O HABEAS CORPUS PREVENTIVO POR ELE PEDIDO FOI NEGADO!!
    http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2015/06/justica-nega-habeas-corpus-que-pedia-que-lula-nao-fosse-preso.html
    25/06/2015 15h15 – Atualizado em 25/06/2015 19h23
    Justiça nega habeas corpus que pedia que Lula não fosse preso
    A Justiça Federal negou nesta quinta-feira (25) o habeas corpus preventivo que pedia que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não fosse preso na Operação Lava Jato. O pedido havia sido ajuizado pelo consultor Maurício Ramos Thomaz, de Campinas (SP), com o objetivo de proteger o ex-presidente. Conforme o autor, Lula estaria na iminência de ser preso preventivamente, o que seria, conforme a petição, “coação ilegal”.
    http://aluizioamorim.blogspot.com.br/2015/06/a-economia-brasileira-derrete-empresas.html
    A ECONOMIA BRASILEIRA DERRETE. EMPRESAS JÁ FECHAM AS PORTAS. O ESPECTRO DA ESCASSEZ JÁ RONDA O BRASIL COMO NA VENEZUELA.
    O Brasil pode ser a Venezuela amanhã: escassez generalizada de produtos de primeira necessidade. Como em Cuba, uma crise que já dura mais de meio século. O bem bom só pode ser encontrado nas despensas de Fidel Castro, Nicolás Maduro e seus asseclas.
    Há pelo menos uns dois anos, quando explodiu o escândalo envolvendo sua amante Rosemary Noronha, que chefiava o escritório de representação do Palácio do Planalto em São Paulo, Lula foge da imprensa como o diabo foge da cruz. Todas essas matéria sobre Lula que saem diariamente nos jornais se devem, principalmente, aos jornalistas capachos vagabundos do PT. Me refiro, obviamente à Folha, Estadão e Rede Globo, que são os veículos de comunicação com maior capilaridade nacional. Mas o restante também está mesma condição.
    Para fingir uma suposta imparcialidade esses jornais e televisões mantêm apenas em suas redações alguns jornalistas independentes que é para tentar dar um ar de independência. Tudo jogo de cena. O grosso na imprensa brasileira é dominada pelos esbirros do Foro de São Paulo, essa organização criminosa que atua na América Latina e que foi fundada por Lula e Fidel Castro em 1990, com o objetivo de fazer do continente latino-americano um apêndice de Cuba.
    O Foro de São Paulo foi transformado num tabu pela grande imprensa brasileira que jamais tocou no assunto. Por isso há um hiato separando a corrupção e a roubalheira do esquema ideológico comunista, quando se sabe que o modus operandi dos comunistas sempre foi a corrupção, a pilhagem e roubo sistemático puro e simples. O caso brasileiro é exemplar e a corrupção e a roubalheira só foram descobertas por acaso quando a Polícia Federal de Curitiba investigava um esquema de lavagem de dinheiro por criminosos comuns. Bateu na Petrobras.
    Portanto, quando se lê matérias de Lula evocando o sonho ético petista dá vontade de vomitar. Tal evocação na verdade se constitui numa admissão pública de culpa no cartório de todas as barbaridades que estão acontecendo no Brasil, um país que está sendo destruído como foram destruídos Cuba, Venezuela e similares. Todavia, esse mito ético petralha é imediatamente reverberado pelo jornalismo à soldo para fazer crer aos incautos de que se trata de um surpreendente desvio ético e que portanto poderia ser resolvido com o resgate de um suposto passado “glorioso” do PT.
    Não. Nunca existiu um PT como paladino da justiça, da democracia e de padrões éticos impolutos. Todos os partidos de viés comunista como o PT e seus satélites são constituídos por ladrões, vigaristas, mentirosos, terroristas e assassinos.

Areslindo Alves De Figueiredo

26/06/2015 - 16h47

Sim, o PT agrega porque é um partido de classe, da classe trabalhadora, tem lado, defende o Trabalho, e sofre as repercussões das maldades do Capital, representado aqui pela mídia golpista seletiva, que está aí para confundir, criar polêmicas e portanto, para fazer disputa política pelo PSDB/DEM/PPS/ESTADO MINIMO, contra o o direito e o interesse da maioria do Povo, que é pobre, simples, e precisa do Estado Forte. Portanto, o PT representa melhores condições de vida e de trabalho para o povo brasileiro e na América Latina, o PT é um partido de Esquerda, não é perfeito, como ninguém o é, e o Povo entende bem isso, pois deu 4 mandatos para o PT, e queremos mais, pois 16 anos é pouco, e o que o PT fez e fará em 16, eles não fizeram em 500,e note, sempre tivemos a mídia golpista contra nós, estou falando da Rede Globo, da Folha de S. Paulo, do Estadão SP, da Revista Veja, da Revista IstoÉ. Avante Brasil, Avante Povo Brasileiro!!! Merecemos mais igualdade, e será construída por nossas mãos…Acredito e luto por isso!!!!!!

Shirley Saldanha

26/06/2015 - 16h31

https://www.youtube.com/watch?v=AHgBHrEsM58&sns=fb

Edson Maia

26/06/2015 - 16h26

o erro maior do PT foi usar o voto e a confiança do trabalhador em benefício próprio…toda luta foi jogada no lixo.

Edson Maia

26/06/2015 - 16h26

o erro maior do PT foi usar o voto e a confiança do trabalhador em benefício próprio…toda luta foi jogada no lixo.


Leia mais

Recentes

Recentes