Análise em vídeo das manifestações do 2 de outubro e as vaias a Ciro

O editorial da Globo:
me engana que eu gosto

Por Miguel do Rosário

08 de agosto de 2015 : 10h58

Depois de Merval Pereira confirmar furo do Cafezinho, de que Eduardo Cunha esteve na sede do Globo, na última segunda-feira, em reunião a portas fechadas com editores do jornal, tivemos uma semana difícil (para dizer o mínimo) para o Partido dos Trabalhadores.

O delator Milton Pascowitch, lobista de empreiteiras, fez inúmeras denúncias contra José Dirceu e enlameou o PT. Muitas das histórias relatadas por Pascowitch são velhas, mas a Globo aproveitou o clima de crise política produzido pela reprisão de Dirceu para requentar tudo.

É o mês de agosto em sua máxima plenitude!

E aí, quando governo e PT se encontravam nas cordas, com sites de mercado financeiro divulgando rumores sobre a renúncia de Dilma Rousseff, e o New York Times sugerindo entregar a coroa à Michel Temer, o Globo publica um editorial criticando Eduardo Cunha e conclamando políticos responsáveis de todos os partidos a dar “governabilidade ao Planalto”.

Um editorial claramente contra o golpe. Exatamente na linha contrária ao que vem pregando diuturnamente Merval Pereira, por exemplo, que já fez críticas pesadas ao PSDB justamente por alguns de seus membros ainda se preocuparem com coisas singelas como estabilidade econômica e governabilidade.

Mas a recepção ao artigo por setores do PT pode ser descrita pela frase: “me engana que eu gosto”.

O poder da Globo, de produzir crise e amansá-las em seguida, nunca foi tão grande.

Foi assim que a família Marinho conseguiu se tornar a mais rica do país.

O que podemos pensar numa situação dessas? Não é difícil fazer algumas especulações:

1) A Globo traçou uma estratégia para se blindar de acusações de golpismo. Ou seja, ela promove o golpismo até o limite, está por trás de todo o jogo de delações e notícias manipuladas e vazadas criteriosamente, mas não quer forçar um golpe antes do dia 16. Na verdade, não é muito diferente da estratégia de 64. Os golpistas sabiam que tinham que oferecer demonstrações de apoio popular, e por isso organizaram as marchas contra o governo que antecederam o golpe de 64.

2) A Globo está satisfeita com a atual conjuntura. José Dirceu destruído, Lula debilitado, movimentos fascistas em ascensão. A emissora nunca teve tanto poder político. Para ela, melhor continuar assim. Um processo de impeachment, uma desestabilização além da conta, deflagraria forças incontroláveis. A pressão dos grandes grupos industriais, que seriam os primeiros a serem varridos numa conjuntura de caos econômico e político, pode ter convencido a Globo a não ir adiante em sua pregação golpista.

ScreenHunter_6059 Aug. 08 09.10

Charge na capa do jornal O Globo, desta semana. Alguma dúvida sobre as intenções dos Marinho?

3) A Globo está convencida que agora tem elementos para destruir Lula politicamente, e assim eliminar qualquer risco de manutenção do PT no poder. Além disso, a hegemonia conservadora no Ministério Público, na Polícia Federal e no Judiciário lhe parece bastante consolidada, o que também dá segurança à Globo para manter a estratégia do cerco permanente.

4) A adesão de Renato Duque e mais alguns outros réus, possivelmente até Marcelo Odebrecht, à delação premiada, mais a descarada confissão do próprio irmão de Dirceu, de que recebeu mesada de R$ 30 mil do lobista Milton Pascowitch, dão munição à Globo para criar uma atmosfera propícia ao impeachment sem que seja necessário o seu engajamento editorial na empreitada. O impeachment poderá ser feito à “contragosto” da Globo, e assim ela se blinda de acusações desagradáveis de golpista.

5) A Lava Jato conseguiu ainda uma outra proeza, que beneficia muito a Globo. O lobista e delator Milton Pascowitch disse que um dos acertos com o PT era repassar R$ 120 mil à Leonardo Attuch, da editora 247, responsável pelo site Brasil 247. Attuch admite ter recebido o dinheiro, explica que foram serviços prestados. Em se tratando de imagem, porém, o site saiu arranhado, e a Globo está repetindo a informação com bastante ênfase. De fato, o site Brasil 247 tem sido importante para a defesa do governo, de maneira que o seu desprestígio debilita ainda mais o governo, o PT e confere ainda mais poder à Globo.

6) A última hipótese é que a Globo realmente tenha sido convencida, pelo grande capital, e pelos governadores, que um golpe não seria vantajoso. O país perderia a estabilidade econômica, política e social por muito tempo. Um golpe via TCU ou TSE criaria uma jurisprudência perigosa. Nenhum governador ou prefeito teria segurança de terminar seu mandato, porque praticam “pedaladas fiscais” infinitamente piores do que as de Dilma, e recebem doações de empresários muito mais suspeitos e corruptos.

Neste sombrio mês de agosto, a meu ver, a postura menos oportuna, menos prudente, é ficar “otimista”.

O recuo da Globo pode ser o recuo das águas do mar nos momentos que antecedem um tsunami.

Dilma, enquanto isso, participa da inauguração de 700 casas em Roraima.

Aliás, as falas da Dilma deixam entrever como pensa a presidenta, e explicam o seu comportamento.

Depois de defender o valor do voto, numa referência explícita às tratativas da oposição de chegar ao poder sem ganhar eleições, ela acrescentou: “Ao longo da vida eu passei muitos momentos difíceis. Sou uma pessoa que aguenta pressão. Sou uma pessoa que aguenta ameaça. Aliás, eu sobrevivi a grandes ameaças à minha própria vida”

Bingo!

Dilma transformou o Planalto numa espécie de aparelho, onde fica escondida, resistindo à “pressão”, aguentando “ameaça”. No meio da crise, sua cabeça voltou a pensar como uma guerrilheira dos anos 60, e não como uma figura pública, representante política máxima de todos os brasileiros, que precisa enfrentar a crise fazendo política, através de uma grande ofensiva na comunicação.

Ou pior: Dilma age como se estivesse presa, sob tortura, sob “ameaça”, e que a postura mais corajosa possível seja manter o silêncio. Não é, Dilma. No momento, você tem a caneta sagrada do poder da república em suas mãos. A atitude mais heroica é usá-la!

Não há outra solução. Dilma precisa juntar seus ministros mais fieis, o núcleo duro de sua bancada parlamentar, unir os movimentos sociais organizados, e construir uma agenda política em comum. E anunciar essa agenda antes do dia 16, data marcada para o início do golpe.

Dilma precisa lutar contra o dia 16, quando novamente os meios de comunicação tentarão jogar milhões nas ruas a pedir não apenas sua cabeça, mas a cabeça de todos os progressistas e de toda a esquerda, visto que são marchas eminentemente fascistas.

Para isso, precisa construir sua agenda, como já disse, e ajudar a fortalecer o dia 20 de agosto, quando os movimentos sociais sairão em sua defesa.

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

126 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Sidnei Brito

10 de agosto de 2015 às 00h48

Há quem diga que as Organizações Globo caíram na real, vendo que, para os negócios, é ruim o clima de conflagração, de modo que é melhor dar uma parada técnica no golpismo.
Vi opinião de que é ingenuidade acreditar numa guinada da Globo, que estaria só fazendo jogo de cena para apagar um pouco da sua chama de ultragolpista reincidente.
Vejo opinião do Gilson Caroni, também interessante, de que só estão querendo uma arrumada de casa, para ver o PT, bem desgastado, entregar tudo de bandeja em 2018.
Tudo possível, tudo razoável.
Só sei que grave mesmo é a gente achar que haver ou não haver golpe depende da Globo. Se a Globo estiver empenhada no golpe, bye-bye; se a Globo tirar os pés do acelerador, respiremos aliviados.
Ora, ora, um país não pode ser refém de um grupo de comunicação.
E houve quem dissesse que o PT chegara ao “poder” em 2002. O máximo ao que chegou foi ao governo. E olhe lá!
Tal polêmica mostra quem realmente tem poder.

Responder

Jorge Goulart

09 de agosto de 2015 às 14h42

O poderio econômico deste país, as grandes empresas, inclusive globo, estão perdendo muito dinheiro, derrubar Dilma vão perder muito mais ainda. A crise econômica e política se agravaria muito mais ainda. Lula é Dilma tem muito prestígio internacional. Não é só derrubar Dilma e Lula, teriam que derrubar o PT que é 40% da população. Não é a mesma coisa que derrubar um Collor. Derrubar Dilma e Lula criaria um caos social, provavelmente uma guerra civil, onde todos sairiam perdendo. Então para as grandes empresas, incluindo Globo seria bem melhor passar esses 3 anos e meio de PT e tentar mudar de governo nas próximas eleições…

Responder

surreal

09 de agosto de 2015 às 11h02

Os exploradores dos pobres e traidores do Brasil se acham maioria por estarem abraçados a mídia porca e a justiça injusta, o medo desses, da transformação do Brasil em país soberano, com menos desigualdades e cidadãos mais conscientes de seus direitos e deveres, os fazem tremerem, porque na verdade os brasileiros querem a justiça verdadeira e maiores oportunidades, o povo brasileiro considerado minoria por eles, na verdade é a grande maioria e a sua vontade é o verdadeiro devir. Chega de alienação.
A pátria dos traidores é o dinheiro sujo, não importa de onde vem, é dinheiro manchado com o sangue do povo brasileiro.
https://www.youtube.com/watch?v=1phd2VxUnW4
https://www.youtube.com/watch?v=L3VTSxWTvjI
https://www.youtube.com/watch?v=Bi15bR4GXo0

Responder

Ibanes Lemos

09 de agosto de 2015 às 05h48

O editorial da Globo em cada letra tinha:$$$$$$$$$
A sua receita está indo para o buraco…

Responder

Simone Dos Santos

09 de agosto de 2015 às 03h37

Globosta não me engana, está armando alguma coisa, tem caroço nesse angú

Responder

Simone Dos Santos

09 de agosto de 2015 às 03h37

Globosta não me engana, está armando alguma coisa, tem caroço nesse angú

Responder

Nancy Dias Amarante

09 de agosto de 2015 às 02h49

Cortina de fumaça…mas o fogo continua.

Responder

Nancy Dias Amarante

09 de agosto de 2015 às 02h49

Cortina de fumaça…mas o fogo continua.

Responder

Jacqueline Mendes

09 de agosto de 2015 às 00h20

Jorge

Responder

Jacqueline Mendes

09 de agosto de 2015 às 00h20

Jorge

Responder

Raimundo Lisboa

09 de agosto de 2015 às 00h04

Glauco Silva, vale conferir

Responder

Raimundo Lisboa

09 de agosto de 2015 às 00h04

Glauco Silva, vale conferir

Responder

Pedro Macedo

08 de agosto de 2015 às 23h31

Se Dilma sobreviver a esse Agosto, termina o mandato. Atualmente, essa chance não é grande, mas podemos ter surpresas…

Responder

Pedro Macedo

08 de agosto de 2015 às 23h31

Se Dilma sobreviver a esse Agosto, termina o mandato. Atualmente, essa chance não é grande, mas podemos ter surpresas…

Responder

Rodrigo Figueiredo

08 de agosto de 2015 às 22h56

Tá parecendo um belo acordo entre a direita parasitária e a pseudo esquerda corrupta, deixa tudo do jeito que tá, pq se for cavar ambos os lados vai sair uma bela latrina!!!! E deixei de ler quando vi pseudoesquerdista querendo nos convencer que esses palhaços que estão no poder são de esquerda!!!!!

Responder

Lázaro Antonio da Costa

08 de agosto de 2015 às 22h03

SONEGAÇÃO FISCAL – LINKS DE NOTÍCIAS

SONEGAÇÃO FISCAL em 2014 foi de R$ 502 bilhões – Por que mídia escondeu?

http://tijolaco.com.br/blog/?p=25043

SONEGAÇÃO FISCAL – Em 2013, brasileiros sonegaram R$ 415 bilhões em impostos

http://limpinhoecheiroso.com/2014/02/28/em-2013-brasileiros-sonegaram-r415-bilhoes-em-impostos

Sonegação de impostos: Ricos brasileiros têm 4ª maior fortuna do mundo em paraísos fiscais

http://limpinhoecheiroso.com/2013/07/31/sonegacao-de-impostos-ricos-brasileiros-tem-4a-maior-fortuna-do-mundo-em-paraisos-fiscais

SONEGAÇÃO FISCAL – Em 2013, brasileiros sonegaram R$ 415 bilhões em impostos

http://limpinhoecheiroso.com/2014/02/28/em-2013-brasileiros-sonegaram-r415-bilhoes-em-impostos

Brasil é o país que mais sonega impostos no mundo!

https://www.ocafezinho.com/2014/05/12/brasil-e-o-pais-que-mais-sonega-impostos-no-mundo

Sonegação Fiscal (de impostos) é sete vezes maior que a corrupção – O Brasil deixa de recolher 500 bilhões de reais por ano devido à sonegação de impostos

http://www.cartacapital.com.br/economia/sonegacao-de-impostos-e-sete-vezes-maior-que-a-corrupcao-9109.html

Sonegação dos ricos é 25 vezes maior que corrupção nos países em desenvolvimento

http://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Economia/Sonegacao-dos-ricos-e-25-vezes-maior-que-corrupcao-nos-paises-em-desenvolvimento/7/30342

Sonegômetro vai calcular quanto o país deixa de arrecadar com sonegação de impostos

http://legiscenter.jusbrasil.com.br/noticias/100547121/sonegometro-vai-calcular-valor-que-pais-deixa-de-arrecadar

Sonegação no país alcança a marca de R$415 bilhões no ano

http://limpinhoecheiroso.com/2013/06/11/sonegacao-no-pais-alcanca-a-marca-de-r415-bilhoes-no-ano

Sonegação de imposto em São Paulo chega a R$ 132 bilhões por ano

http://limpinhoecheiroso.com/2013/06/26/sonegacao-de-imposto-em-sao-paulo-chega-a-r132-bilhoes-por-ano

Jornal da Gazeta – Bob Fernandes: Em 2013, brasileiros sonegaram R$ 415 bilhões (26/02/14)

http://youtu.be/pDUE3n9fhh8

Tributação dos ricos: O debate interditado

http://limpinhoecheiroso.com/2015/03/09/tributacao-dos-ricos-o-debate-interditado

Bancos pagam MENOS impostos que os assalariados

http://limpinhoecheiroso.com/2015/02/21/bancos-pagam-menos-impostos-que-os-assalariados

Ricos brasileiros têm 4ª maior fortuna do mundo em paraísos fiscais

http://limpinhoecheiroso.com/2013/07/31/sonegacao-de-impostos-ricos-brasileiros-tem-4a-maior-fortuna-do-mundo-em-paraisos-fiscais

Saiba como os ricos evitam impostos

http://limpinhoecheiroso.com/2013/10/31/saiba-com-os-ricos-evitam-impostos

Empresários brasileiros sonegam 10% do PIB

http://limpinhoecheiroso.com/2013/10/03/empresarios-brasileiros-sonegam-10-do-pib

Sonegação no Brasil é 20 vezes maior que gasto com Bolsa Família

http://memoria.ebc.com.br/agenciabrasil/noticia/2013-12-11/sonegacao-no-brasil-e-20-vezes-maior-que-gasto-com-bolsa-familia-diz-sinprofaz

Evasão fiscal anual no Brasil ‘equivale a 18 Copas do Mundo’

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2015/04/150415_brasil_zelotes_evade_fd

Riqueza ‘oculta’ dos milionários esconde desigualdade maior

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2014/05/140514_paraisos_fiscais

SONEGÔMETRO

http://www.quantocustaobrasil.com.br

Para diminuir a sonegação fiscal temos que:

a) – simplificar os impostos;
b) – melhorar a cobrança; e
c) – acabar com a impunidade do sonegador!!!

Guilherme Marques Silva

? Sonegação no país alcança a marca de R$415 bilhões no ano
? Sonegação de imposto em São Paulo chega a R$132 bilhões por ano
? Ricos brasileiros têm 4ª maior fortuna do mundo em paraísos fiscais
? Saiba como os ricos evitam impostos
? Empresários brasileiros sonegam 10% do PIB
? Sonegação no Brasil é 20 vezes maior que gasto com Bolsa Família
? Paul Krugman e Banco Mundial avaliam o Brasil apesar da sonegação
? No Brasil, rico é menos taxado do que na maioria do G20
? Cadê os indignados?: Sonegação de impostos no Brasil supera orçamentos de Educação e Saúde
? Governo responde editorial do Financial Times sobre economia brasileira
? Luciano Martins Costa: O inexorável peso dos fatos
? Desigualdade social: 124 pessoas concentram 12,3% do PIB brasileiro
? Sonegação dos ricos é 25 vezes maior que corrupção nos países em desenvolvimento
? Sonegômetro vai calcular quanto o país deixa de arrecadar com sonegação de impostos
? O PIG se cala: A importância didática do sonegômetro

SONEGAÇÃO FISCAL = O Brasil só perde para a Rússia

http://www.valor.com.br/brasil/3333552/no-mundo-brasil-so-perde-para-russia-em-sonegacao-fiscal-diz-estudo ou as ferramentas oferecidas na página.

Sonegação Fiscal dos ricos rouba R$ 200 bilhões em cinco meses

http://cartamaior.com.br/?%2FEditoria%2FPolitica%2FSonegacao-dos-ricos-rouba-200-bi-em-cinco-meses%2F4%2F33545

Valor supera todos os escândalos de corrupção mais conhecidos e ultrapassa até o que seria necessário para o ajuste fiscal em discussão no Congresso.

CPI da Sonegação Fiscal questiona forma de recolhimento de ISS pela exploração…

Jornal Panorama 16.06.2015

http://youtu.be/fXQaxoiC3rg

Responder

Gilda Alves

08 de agosto de 2015 às 20h48

São só conjecturas mas partindo da Globo tudo pode acontecer. A Globo se conduziu assim no golpe de 64, da mesma forma com Collor de Mello (criou o mito e o destruiu) e agora se repete com a nossa presidenta.

Responder

    Nelia

    10 de agosto de 2015 às 17h50

    Que paralelo besta com o Collor! Onde que a Globo construiu o mito da Dilma? A globo tem jogado pesado contra os governos do PT desde sempre. Seus candidatos perderam 4 eleições seguidas, mas o grupo ainda é um monstro de poder econômico. Não vão parar enquanto não conseguirem seu intento: destruir o PT e qualquer possibilidade das esquerdas. Acordos com a platinada não vão detê-la, deve ser combatida com vigor.

    Responder

Vanessa Nasfre

08 de agosto de 2015 às 20h07

Igor Ferraz da Fonseca

Responder

Messias Franca de Macedo

08 de agosto de 2015 às 17h02

SOBRE ‘CERTAS INTERROGAÇÕES &$ ALGUNS INIMPUTÁVEIS DA NAÇÃO EM FRANGALHOS’!

… E o mensalão da quadrilha do TCÚÚÚÚÚ´, segundo o delator Ricardo Pessoa da UTC?
E a sigla “indecifrável” [Risos] JS das ‘tarjas pretas, outras brancas’?!
E o ‘CU(nha)’ do neto do “dotô” Tancredo nem ao menos afastado da Presidência da Câmara dos 300-400 [ou mais!] picaretas dePUTAdos?!
E o mensalão da quadrilha de Furnas do mensaleiro DEMoTucano *’Aécio Furnas Forever’, segundo “o ilibado” ‘[mega]doleiro Albert(o) Yousseff desde o antanho do escândalo do Banestado’ da fatídica e famigerada era corrupta FHC, o mesmo ‘Príncipe da Privataria’?!
*o mesmo “Ô candidato” fragorosamente derrotado Aécio ‘Never’!
E o espólio da fortuna do DEMoTucano Sérgio (Gu)erra permanecerá como “doação premiada” (sic) para a família do “defunto que enterrou uma CPI da Petrobras em troca de uma propina de R$ 10 milhões”?!
E ainda existem incautos e/ou [pseudo]beócios que “comem o ‘h’ da advogada Catta Pretta”: a de que abandonou, definitivamente, a profissão?!
Logo, ela, advogada pós-doctor [Risos] em delação premiada no mundo da máfia!
(…)

RESCALDO:
“que beleza”: a seletividade a dedos IMUNDOS “dos querem refundar a República” chafurdada na corrupção endêmica!

EM TEMPO [se tempo ainda houver!]:
‘nois’ estamos [quase-]fritos!
E ‘lenhados a jato’!
Quem (sobre)viver, verá!
Amém?!…

República de ‘Nois’ Bananas
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Responder

Claudinei Divino Flavio

08 de agosto de 2015 às 19h07

É melhor ficar com um pé atraz…

Responder

Elza

08 de agosto de 2015 às 15h42

Bingo!
“Dilma transformou o Planalto numa espécie de aparelho, onde fica escondida, resistindo à “pressão”, aguentando “ameaça”. No meio da crise, sua cabeça voltou a pensar como uma guerrilheira dos anos 60, e não como uma figura pública, representante política máxima de todos os brasileiros, que precisa enfrentar a crise fazendo política, através de uma grande ofensiva na comunicação.
Ou pior: Dilma age como se estivesse presa, sob tortura, sob “ameaça”, e que a postura mais corajosa possível seja manter o silêncio. Não é, Dilma. No momento, você tem a caneta sagrada do poder da república em suas mãos. A atitude mais heroica é usá-la!
Dilma precisa lutar contra o dia 16, quando novamente os meios de comunicação tentarão jogar milhões nas ruas a pedir não apenas sua cabeça, mas a cabeça de todos os progressistas e de toda a esquerda, visto que são marchas eminentemente fascistas” É o que eu penso eu não aguento mais esta mulher se fazer de vitima, Lula deixou o governo com mais de 80% de aprovação, Dilma o atropelou e saiu para a reeleição, reeleita fez a única coisa consistente em seu mandato: se esconder do povo, Chega Dilma, Basta o problema é você ninguém te elegeu e reelegeu para ser mártir, você está no lugar que está para ser Presidenta da República Federativa do Brasil, pois então aja como uma pelo amor de Deus!!!

Responder

Pietro Azzulk

08 de agosto de 2015 às 18h31

Globo fascista só esta jogando

Responder

Djaypc Pariz Campos

08 de agosto de 2015 às 17h58

A Globo não pode acabar, ela tem que mudar, o mundo mudou, todos mudaram, ela também foi uma nova linguagem, hoje novas linguagens apareceram, ela tem todo direto de se posicionar, mas, tem que dizer, isso é Democracia, civilizado e “moderno”.O Brasil é Uma nação, só não é um país pronto.

Responder

Messias Franca de Macedo

08 de agosto de 2015 às 13h40

[Ainda sobre “O editorial da Globo: me engana que eu gosto

Por Miguel do Rosário – 08 agosto 2015”

BOMBA! EXTRA!… E QUE JÁ COMEÇA COM A PROVÁVEL SELETIVIDADE CRIMINOSA DOS ALVOS!
Ou ainda da Série ‘Para os nazifascistas e golpistas o golpe não tem retorno’!
‘É questão de sobrevivência, estúpido!’]

Chefe da maior empreiteira do País, o empresário Emílio Odebrecht autorizou seu filho Marcelo, preso há quase dois meses em Curitiba, a se tornar delator premiado; ainda não há consenso, na construtora, se a delação deve se limitar ao PT ou se deve atingir também as relações da construtora com o PSDB; no celular de Marcelo, apreendido pela Polícia Federal, havia referências a um encontro com o senador José Serra e também com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin; no caso de Serra, havia ainda a mensagem “adiantar 15 p/JS”; antes das prisões, Aécio Neves também foi procurado para conter o ímpeto da CPI da Petrobras; no governo FHC, foi criada a Braskem, que entregou à Odebrecht o controle do setor petroquímico nacional; informação sobre delação premiada foi antecipada pelo colunista Jorge Bastos Moreno; defesa de Marcelo foi substituída recentemente

8 DE AGOSTO DE 2015 ÀS 10:54

247 – A informação mais importante deste sábado foi publicada na coluna do jornalista Jorge Bastos Moreno, no jornal O Globo. Segundo ele, o empresário Emílio Odebrecht autorizou seu filho Marcelo, que está preso há quase dois meses em Curitiba, a se tornar delator premiado.

Leia, abaixo, a nota de Moreno:

Pauta-bomba

(…)

FONTE: http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/192127/Em%C3%ADlio-autoriza-Marcelo-Odebrecht-a-virar-delator.htm

Responder

Zeca Pataca Jr.

08 de agosto de 2015 às 16h17

Vejam este artigo Jucelene Rocha Odair Ferreira Pedro Geraldo Carvalho Silva Tânia Maria Amaral Alcina Maria Batista Campos

Responder

Di Rocha

08 de agosto de 2015 às 16h16

Os progressistas só vão sacar o massacre que vem por ai quando o Lula for pra guilhotina. É óbvio que o golpe continua, mas por outras vias. Aliviaram pro Cunha e depois livram a cara dele. O poder está nas mãos deles. O MBL mudou o discurdo. Quer a renúncia.

Responder

Messias Franca de Macedo

08 de agosto de 2015 às 13h14

… O [esporádico] *voo de galinha das **organizações (sic) Globo alçado na edição de 07/08/2015 do ***’JN’ serviu também para “taxiar (idem sic) outro editorial”:
“o da legitimidade do arquivamento do processo atinente ao ‘AeroPÓrto da Fazenda do Titio’!”

*veicular – por um tempo recorde (!) – a imagem e a fala da presidente Dilma Rousseff em evento público
**organizações (sic) Globo do FIFALÃO do ‘laranja’ J. Hawilla &$ da sonegação bilionária
***Nacional?! Poeta? [pseudo]jornalismo ou entretenimento?!…

Responder

Beth Andrade

08 de agosto de 2015 às 16h11

COM DILMA, SEM TV GLOBO, NÃO SE ENGANE, É AGORA PRESIDENTA!!!
TIRA A TV GLOBO D AR! SONEGADORA/ZELOTES/HSBC!
GOLPISTA! FASCISTA!

OUVE A VOZ DO POVO PRESIDENTA!
#OPovoNãoÉBoboAbaixoaRedeGlobo!

Siga em frente Presidenta! Lembre-se sempre de nós, somos aqueles mais de 54,5 % que a elegemos em 2014! Enfrenta a golpista TV Globo, Presidenta! Vá por nós! Aí, sim, faremos uma linda Democracia no Brasil!

#RespeitemMeuVoto #PorqueVoteiEm2014?
#ComPTpeloBrasil
#PorDemocraciaPorJustiça
#MilitantesNasRedesNasRuas
#PorIgualdadeNasOportunidades
PorUmBrasilSemRacismoSemMachismoSem
LGBTfobia
#DireirosIguaisNemMaisNemMenos
#ComDilmaSemTvGlobo!
#BrasilSemTvGloboPraAvançar!

Responder

Liana Machado de Souza

08 de agosto de 2015 às 16h10

Para sair bem na fita!!!! Continua tramando tudo.

Responder

Claudio Dionysio

08 de agosto de 2015 às 16h01

Pois é, temos que ficar ligados e não é em 127, mas, sim, em 220 W. Sabem! Olhos bem abertos!?

Responder

Guilherme Korndorfer

08 de agosto de 2015 às 15h59

Porque será que PETISTA finge que não vê a crise? Ou é cego ou tá mamando no governo!

Responder

Oneide Horst

08 de agosto de 2015 às 15h55

se acontecer qualquer coisa com a Dilma a globo vai ser o principal ponto de referência.

Responder

    Luís CPPrudente

    08 de agosto de 2015 às 23h33

    É o principal meio de comunicação do PIG a favor do golpe, eis a famiglia Marinho.

    Responder

Simone Ambrósio

08 de agosto de 2015 às 15h36

Então Marco Lourenço. Só dá para assustar esse posicionamento da globo…

Responder

    Marco Lourenço

    08 de agosto de 2015 às 15h37

    Aguardemos em alerta. Algumas lideranças estão incubadas e tá na hora de arriscar realmente.

    Responder

Marco Lourenço

08 de agosto de 2015 às 15h30

Simone

Responder

Alvaro Gartner

08 de agosto de 2015 às 15h26

como ja dizia o Tio Briza , não podemos confiar em nada que vem da Globo,

Responder

Alex Sandro Fogaça Camargo

08 de agosto de 2015 às 15h26

Pegadinha da Malandra Globo.

Responder

Elias Moreira da Silva

08 de agosto de 2015 às 15h25

Já vi esse filme várias vezes, afinal tenho 74 anos e venho de muito longe como dizia o saudoso BRIZOLA.

Responder

Jorge Luiz Gracindo Abreu

08 de agosto de 2015 às 15h24

Não era primeiro de abril?

Responder

Maria Teressa Tomazini

08 de agosto de 2015 às 15h23

Isabella Cristina Tomazini

Responder

Angel Victoria

08 de agosto de 2015 às 15h21

Estou com Dilma, mas de facto se ela saisse de seu pedestral, e viesse para a rua juntando se ao povo, e marca se de facto a pauta politica, ai sim estaria com ela, com sangue suor e làgrimas.

Responder

Enio

08 de agosto de 2015 às 12h18

“OPOSIÇÃO” (Políticos corruptos, mídia golpista, banqueiros privatas, especuladores estrangeiros e entreguistas traidores) X BRASIL (Povo brasileiro) = DILMA até 2018.

Não vejo a globo, hoje temos: https://pt-br.facebook.com/mudamais

Responder

Joel Miranda

08 de agosto de 2015 às 12h13

Presidenta, aos que lhe pedem renunciar, não atenda, não seja um Getúlio!
Em resposta faça uma reforma política no governo, primeiro tirando seu ministro da Justiça, um inoperante; segundo, tire o Mercadante, um boçal; tire o ministro das comunicações, um fraco; mude o comando da PF; coloque no MP uma pessoa de sua confiança, chega de bom mocismo e republicanismo barato; tire o Leví e retorne com a política do desenvolvimento; assuma o controle da Secom e redistribua a publicidade por todos os veículos de mídia do país, começando por usar as mídias pequenas; exija do BC parar com aumentos de juros!
Se querem lhe derrubar, seja por não aceitar o jogo deles; esta composição que está fazendo, está enfraquecendo o PT e o seu governo; não adianta querer governar atendendo todos, quem lhe elegeu foi o povo!

Responder

?ajro A?gusto

08 de agosto de 2015 às 15h13

” A Globo traçou uma estratégia para se blindar de acusações de golpismo. Ou seja, ela promove o golpismo até o limite, está por trás de todo o jogo de delações e notícias manipuladas e vazadas criteriosamente, mas não quer forçar um golpe antes do dia 16. ” GENTE! ISSO É ATERRADOR!!!

Responder

André Teixeira

08 de agosto de 2015 às 15h11

Responder

    Asdrubal Caldas

    08 de agosto de 2015 às 19h44

    Infelizmente os incautos não conseguem enxergar desta forma. Possivelmente se estas mesmas palavras fossem ditas por um cidadão do povo, elas seriam interpretadas ao pé da letra. Porém como foi dita por um grande Estadista, esta massa de desinformados que, acostumados no cabresto curto da ignorância, e com o cérebro atrofiado pela permanente lavagem cerebral, ficam na defensiva, e perdem a oportunidade de começarem a abrir os olhos, e conhecerem a verdade.

    Responder

Namir Clementino Santos

08 de agosto de 2015 às 15h10

Que estranho ?!!!

Responder

Lize Duarte

08 de agosto de 2015 às 15h05

Dormir com um olho aberto e o outro fechado…Nao dá pra confiar.

Responder

Pedro Motta

08 de agosto de 2015 às 15h03

Será q não pode ter ocorrido algum tipo de conversa/acordo entre trabalhistas e mídia, ou melhor, rede globo?

Responder

Jaime Passos

08 de agosto de 2015 às 15h03

Li o editorial de O Globo de ontem e, sinceramente, vejo nessa ”mudança súbita” do jornalismo das Organizações Globo mais um beijo de Judas do que um recuo diante do golpismo. Certamente, há algo por trás desse editorial e nos próximos dias saberemos o que é…

Responder

    Elza Emilia Gomes Leão

    08 de agosto de 2015 às 22h15

    Eu não tenho dúvidas !!! Ninguém se engane … Ela ta querendo conquistar aqueles noveleiros simpatizando do Pt

    Responder

Josefa Conceição

08 de agosto de 2015 às 15h02

Isso é trairagem.

Responder

Ernani Bento

08 de agosto de 2015 às 15h00

Fábio.

Responder

Xavier Santos

08 de agosto de 2015 às 14h58

É de arrepiar!!

Responder

Reginaldo Oliveira Costa

08 de agosto de 2015 às 14h58

Ninguém deve acreditar, é jogo sujo ! ! ! ! ! ! !

Responder

Reginaldo Nicolosi

08 de agosto de 2015 às 14h57

Blá, blá, blá. Plac, plac, plac.

Responder

Kar Hauser

08 de agosto de 2015 às 14h54

Acredito no tsunami segunda retomam o massacre idiotizante já fizeram outras vezes.

Responder

Jean Jonathan Silva

08 de agosto de 2015 às 14h51

Perfeito.

Responder

walter pastori

08 de agosto de 2015 às 11h50

Presidenta a midia de hoje e a mesma que em 1964 apois os militares no golpe incentivando levantarem baionetas contra os progressistas da epoca que eles chamavam de terroristas e comunistas pro povo.A senhora tem uma grande baioneta na mao que e caneta usea com toda intensidade possivel.Presidenta nao se engane com essa bonanza de hoje e estrategia eles continuam querendo a sua cabeca e do lula, no deixe presidenta.Chame politicos machos de outros partidos pra ajuda la ja que os petistas ficaram super republicanos.Contrate um porta voz profissional pra da o troco em tempo real.va a televisao conversar com o povo que a elegeu.Forca

Responder

André Nogueira

08 de agosto de 2015 às 14h49

Só um detalhe, o discurso dela foi bom, parem com este costume de achar que elegemos uma “bocó”. Ela é falha na política, mas fosse uma pamonha eu não teria a defendido. O discurso dela pra quem tem um grande conhecimento político e social pode parecer fraco, mas para sua base menos favorecida, que teve avanços em governos do partido, a mensagem foi boa. É só uma observação que considero importante.

Responder

    O Cafezinho

    08 de agosto de 2015 às 14h59

    Foi bom, mas tem que ser agora hora a hora e tem que ter ação política concreta.

    Responder

    Patrícia Nóbrega Pereira

    08 de agosto de 2015 às 23h54

    Fogo amigo é o que menos Dilma precisa. A esquerda precisa começar a pensar, como faz a direita.

    Responder

    Patrícia Nóbrega Pereira

    08 de agosto de 2015 às 23h54

    Fogo amigo é o que menos Dilma precisa. A esquerda precisa começar a pensar, como faz a direita.

    Responder

    O Cafezinho

    09 de agosto de 2015 às 05h30

    Precisa de fogo sim , se for amigo melhor

    Responder

Cap Barbossa

08 de agosto de 2015 às 14h46

Arlonda Enore, Neuseli Moreira, Marcos Sousa, Nilza Medrado, Felix. Uma possibilidade negativa! :/

Responder

Jorge Bittencourt

08 de agosto de 2015 às 14h45

O capital especulativo faz a festa com a ” crise” e a Globo se equilibra mantendo o sistema que está aí faz 40 anos. É a imobilidade que alimenta a direita brasileira.

Responder

Cristiano Ozório

08 de agosto de 2015 às 14h43

Eduardo Cunha foi lá pedir a globo pra aliviar… Kkkkkkkkkkkkkk

Responder

Karla Carvalho

08 de agosto de 2015 às 14h43

Uptab Ricardo, tb a considerar…

Responder

    Uptab Ricardo

    08 de agosto de 2015 às 14h48

    Interessante esta matéria Carla, acredito que há bastante fundamento. Precisamos, enquanto população, reagir a este pretenso golpe.

    Responder

    Karla Carvalho

    08 de agosto de 2015 às 15h16

    Acredito também e me preocupa demais que a maioria das pessoas não têm noção de tudo o que está em jogo, o quanto temos a perder para além de disputas políticas.

    Responder

Lene Vasconcelos

08 de agosto de 2015 às 14h42

É golpeeee

Responder

Cosme Motta

08 de agosto de 2015 às 14h41

VTNC.Nos enganam desde 1965.

Responder

Paulo Piza

08 de agosto de 2015 às 14h40

Engata a tração nas quatro e sai atropelando.Dilma:acorda ou a corda!

Responder

Demóstenes Andrade de Alexandria

08 de agosto de 2015 às 14h38

Responder

Priscila de Moraes

08 de agosto de 2015 às 14h37

Jucilane Oliveira

Responder

    Jucilane Oliveira

    08 de agosto de 2015 às 15h18

    Depois do choque inicial fiquei pensando nisso tb. A coisa ta muito estranha…

    Responder

Augusta Bastos Guta

08 de agosto de 2015 às 14h37

O mesmo modis operandi de sempre. Tão de olho na história. Vêm chumbo grosso por aí

Responder

Priscila de Moraes

08 de agosto de 2015 às 14h37

Luiz Valentim

Responder

Michelly Caldi

08 de agosto de 2015 às 14h35

Belíssimo artigo

Responder

Roberto Hobold

08 de agosto de 2015 às 14h33

Muito estranho isso. Não dá pra baixar a guarda.

Responder

Dirck Stone

08 de agosto de 2015 às 14h32

Levou um tiro do Trabuco, que não sei não. O Bradesco é um de seus maiores anunciantes.

Responder

Lucia Maria Santos

08 de agosto de 2015 às 14h30

TSUNAMI a vista!

Responder

Helder De Faria

08 de agosto de 2015 às 14h28

muito boa a análise apresentada. E concordo que a presidenta precisa urgentemente usar os meios necessarios para esvaziar a imbecilidade que ora vige.

Responder

Brulino lê um

08 de agosto de 2015 às 11h28

Miguel, a escolha da data, dia 20, parece errada.
É uma quinta-feira. Muita gente trabalhando.
Qual a justificativa?
Qual seria o problema de fazer no dia 22 ou no dia 23?

Responder

    Miguel do Rosário

    08 de agosto de 2015 às 12h48

    Não sou eu que escolhe as datas. É o tal Grupo Brasil. Também acho que seria melhor final de semana. Mas enfim…

    Responder

      Vitor

      09 de agosto de 2015 às 07h51

      A data eh pessima! Vai reunir os mesmos de sempre… MST, MTST, sindicalistas e alguns militantes… O povo trabalhador mesmo vai no maximo ficar puto q nao vai conseguir chegar em casa mais cedo…
      Juro q nao entendo essa mania de fazer protesto durante a semana…

      Responder

Elza Emilia Gomes Leão

08 de agosto de 2015 às 14h27

Toda atenção !!! Isso é mutreta !

Responder

Rômulo Moura

08 de agosto de 2015 às 14h27

Alexandre Rabêlo

Responder

RODRIGO LIMA DE CASTRO

08 de agosto de 2015 às 11h27

Surgiram rumores de Lula, Roberto Requião e Ciro Gomes em uma possível reforma ministerial de Dilma Rousseff. Tal guinada da mídia visa exatamente ludibriar a presidenta, criando uma atmosfera enganadora de apoio. O que querem é evitar tais nomeações.

Responder

Edson Maia

08 de agosto de 2015 às 14h25

Tem muitas pessoas obtusas que confiam cegamente no que a emissora propaga com interesse direcionado.

Responder

Elza Emilia Gomes Leão

08 de agosto de 2015 às 14h25

Concordo plenamente !!! Aí tem mutreta !!! Ta querendo pegar a população de Lula !!!!

Responder

Jac Melo

08 de agosto de 2015 às 14h25

Golpe!

Responder

Jany Coeli Rodrigues

08 de agosto de 2015 às 14h25

Me engana? afinal estamos e a gosto.

Responder

Shymena Guedes

08 de agosto de 2015 às 14h25

Leonardo Ferreira

Responder

Paulo Galvão

08 de agosto de 2015 às 14h24

A Globo é inconfiável

Responder

Denise Silva

08 de agosto de 2015 às 14h23

Marcio Andreza Dos Reis

Responder

Marcos Aurélio Do Nascimento

08 de agosto de 2015 às 14h21

É uma cilada Bino!

Responder

Tuka Toledo

08 de agosto de 2015 às 14h20

Dia 20 acabaremos com esse pum golpista com apenas um palito de fósforo . Rsrsrs

Responder

Marta Santos

08 de agosto de 2015 às 14h20

Laranja madura na beira da estrada, está bichada ou tem marimbondo no pé.

Responder

Enrico Grecovs

08 de agosto de 2015 às 14h20

com certeza.a globo quer apenas limpar sua imagem de golpista e cúmplice do golpe…..mas esta assim coim cunha e seu objetivo de através de rejeição de contas,pedir o impeachment…..

Responder

José Ciríaco Pinheiro

08 de agosto de 2015 às 14h16

Escrito para os “ingenuos” que acreditam neles.

Responder

Elaine Azevedo

08 de agosto de 2015 às 14h15

Morde e assopra! A globo é especialista nisso.

Responder

Alfredo Leitão

08 de agosto de 2015 às 14h14

Tenho muitos amigos e familiares que estão totalmente perdidos nesse debate político, gostaria que assistissem esse vídeo. Será muito útil para vocês. Ele é curto, não tomará muito tempo.

https://www.facebook.com/sigajandira2/videos/1025796870788308/?pnref=story

Responder

Lisete Tonetto

08 de agosto de 2015 às 14h13

A globo atende pedido desesperado de empresários que estão perdendo muita $$$$$$$$ por ocasião desse mimimi do maus perdedores. Só isso. Boechat também atende pedido.

Responder

Eduardo Lopes

08 de agosto de 2015 às 14h13

A Globo está caindo na real? Está deixando de trabalhar contra a democracia e a recuperação econômica do país? Descobriu que Dilma é honesta? TOMARA!!
http://www.pragmatismopolitico.com.br/2015/08/em-editorial-surpreendente-globo-pede-sustentacao-ao-governo-dilma.html

Responder

Francisco Alves

08 de agosto de 2015 às 11h11

Esqueceste de abordar um tema. No caos econômico e social o país perderia o grau de investimento. Junto centenas de empresas também, incluindo a própria globo. Imagine o tamanho do prejuízo financeiro.

Responder

Ely Elson Gomes Leão

08 de agosto de 2015 às 14h11

Rede Globo vai contar outra para quem acredita em Papai Noel .

Responder

Diniz PH Procópio

08 de agosto de 2015 às 14h09

Kkkkk nem vi mais vou buscar na net p vê essa palhaçada da globo mentirosa.

Responder

Deixe um comentário