Menu

O pito de Wanderley Guilherme no PT

Reproduzo abaixo uma análise ainda mais cruel, e ainda mais dura sobre a conjuntura política. O professor Wanderley Guilherme dos Santos tem autoridade para fazê-lo. A falta de uma reação inteligente, por parte do governo, ao crescimento do fascismo antipetista, começa a se tornar um problema não apenas para o governo e para o PT, […]

23 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Reproduzo abaixo uma análise ainda mais cruel, e ainda mais dura sobre a conjuntura política.

O professor Wanderley Guilherme dos Santos tem autoridade para fazê-lo.

A falta de uma reação inteligente, por parte do governo, ao crescimento do fascismo antipetista, começa a se tornar um problema não apenas para o governo e para o PT, mas para seus eleitores.

O ataque de Merval Pereira, colunista da Globo, ao blog O Cafezinho, por exemplo, me parece se encaixar nessa escalada fascista mencionada pelo professor Wanderley Guilherme.

Com toda essa crise, o que tem feito o PT? Seus ministros, seus governadores, seus prefeitos, não poderiam se unir para defender ideias, projetos e valores democráticos?

O partido não fará nenhuma reunião extraordinária este mês, para defender não apenas a si mesmo, mas seus eleitores, expostos à sanha de ataques morais e físicos de fascistas cada vez mais à vontade?

Qual a sua agenda, seus debates, suas campanhas de esclarecimento à sociedade?

***

A LAVA JATO E O PARTIDO DOS TRABALHADORES

7 de agosto de 2015

Por Wanderley Guilherme, no blog Segunda Opinião.

A novidade política da Lava Jato é a revelação de que o Partido dos Trabalhadores cedeu à tentação de patrocinar e se beneficiar das relações espúrias entre interesses de grupos privados e iniciativas públicas. Faz parte da história intestina de todas as sociedades acumulativas o víruS da predação, do suborno, do saque, da extorsão e da violência em busca de vantagens além dos méritos competitivos. O Império inglês foi assim construído, incluindo associações clandestinas com piratas e corsários, no século XVIII, e escândalos internos sem fim desde o XIX; a riqueza das cidades hanseáticas e italianas que financiaram os jardins artísticos do Renascimento, seus pintores, arquitetos e escultores, essa riqueza foi obtida mediante fraude e corrupção de bandidos inescrupulosos e violentos, organizados em poderosas companhias de negócios. A grande arte flamenga e espanhola é rebento da generosa dissipação de recursos de ladrões e assassinos em versão marqueteira de mecenas. O extraordinário progresso material norte-americano a partir de meados do XIX colocou na galeria cívica do país os “robber barons”, sabidos e consabidos corruptos, genocidas, paradigmas das administrações libertinas e extorsivas das grandes cidades contemporâneas como Chicago, Nova York, Los Angeles ou Kansas City, sempre com a cobertura midiática de campanhas moralizadoras. As fraudes eleitorais são discutidas tão abertamente quanto o financiamento de campanha e não é segredo que a vitória democrata de John Kennedy contra Richard Nixon nada teve de católica (acobertada pela patranha midiática de que Nixon perdeu por causa do último debate na televisão), com os Republicanos dando troco na roubalheira da Flórida que deu a vitória a Bush Junior sobre Al Gore. Tudo supervisionado pelas autoridades eleitorais. Ninguém chia, trata-se de assunto exclusivo entre eles: dos roubos econômicos aos roubos eleitorais. O vírus está lá, agora protegido nos portfólios do sistema financeiro mundial.

A história recente do Brasil não fica a dever. A começar pelas obras marcantes da ditadura, de onde brotaram progresso material, liquidação física dos opositores e mágicos milionários, de sucesso inexplicável. Da tolerância democrática de José Sarney restou a criminosa entrega da propriedade pública das comunicações a um prático monopólio de golpistas centenários, corruptor de jornalistas, escritores, artistas, políticos. O monopólio das comunicações é atualmente o único poder irresponsável no País, exercido com brutalidade e a ele se curvam os demais, inclusive o poder judiciário. Fonte de corrupção permanente, manteve como assunto inter pares os escândalos financeiros do governo Fenando Henrique Cardoso, as trapaças das privatizações e a meteórica transformação de bancários em banqueiros, tendo o BNDES como rampa de lançamento. Assim como guarda no porão do noticiário a ser mobilizado, caso necessário, os rastilhos da política tucana em Minas Gerais e em São Paulo. Todos, juízes, ministros, políticos, procuradores, cantores, atrizes, narradores de futebol, são todos terceirizados do Sistema Globo de Comunicação.

Nesse País, por surpreendentes acasos, todas as investigações envolvendo os companheiros da boa mesa, pecaram por vícios de origem e devidamente esquecidas. Menos a Lava Jato, que segue aparentemente de acordo com as rigorosas regras judiciais, de que dá testemunho o Ministro Teori Zavaski. Qual é a novidade?

A novidade não é o roubo nem as relações ilegítimas entre agentes privados e públicos. Todos os consultores, projetistas, jornalistas, escritórios de advocacia econômica, todos que fingem ultraje ao pudor sempre foram não só cientes como, no todo ou em parte, beneficiados pelo sistema virótico da sociedade acumulativa brasileira. Enriqueceram e vivem como parasitas do sistema nacional de corrupção. A novidade é que o Partido dos Trabalhadores entrou como sócio, apresentando como cacife os milhões de votos daqueles que nunca foram objeto de atenção. Candidatou-se ao suicídio.

A caça ao intruso foi imediata. A cada política em benefício dos miseráveis, mais se acentuava a perseguição ao novo jogador, insistindo em reclamar parte do botim tradicional da economia brasileira. A penetração do PT na associação das elites predadoras era encoberta pelo compromisso real de muitos de seus quadros com o destino dos carentes. E assim como os grandes capitães de indústria, pelo mundo a fora, os nossos também cobraram uma exploração extra, uma vantagem desmerecida, uma nova conta na Suiça em troca dos empregos criados, da produção aumentada, do salário menos vil. Mas assim também como os operadores tradicionais, os petistas se entregaram à sedução da sociedade acumulativa: o roubo com perspectiva de impunidade.

A Lava Jato revelou a tragédia da vitória do capitalismo sobre a liderança dos trabalhadores. Os grandes empresários e as grandes empresas, ao fim e ao cabo, vão se safar, com os acordos de leniência e as delações premiadas, reservas que fazem parte de suas mochilas de sobrevivência. Serão nossos “robber barons” do futuro. Não assim a destroçada elite petista, à qual não resta senão acrescentar o opróbrio da traição à vergonha da confissão.

A vítima ensanguentada dessa caçada é o eleitorado petista. Muito além dos militantes, todos aqueles que saudaram e apoiaram a trajetória de crescimento de um partido que, claramente, era o deles. Os que suportaram os preconceitos, que resistiram às pressões e difamações e que viam nas políticas sociais o cumprimento de promessas nunca realizadas. Esses estão hoje expostos à brutalidade dos reacionários e fascistas, ao escárnio, aos xingamentos e ofensas. O eleitorado petista não é criminoso, criminosos são os fascistas que os perseguem nas ruas, nos lugares públicos, sem que as autoridades responsáveis tenham a decência de garantir-lhes a inocência.

Presidente Dilma Rousseff: é de sua responsabilidade e de seu Ministro da Justiça sair desse palácio de burocratas e meliantes suspeitos e garantir, e fazer governadores e prefeitos garantirem, por atos enérgicos, a integridade física e moral dos milhões de brasileiros inocentes que acreditaram na sinceridade dos membros do seu Partido. Os ladrões estão no seu Partido, não entre os eleitores que a elegeram.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Fábio Brito

09/08/2015 - 18h47

Ao observar as últimas movimentações das peças no tabuleiro de xadrez, faço algumas considerações a respeito da atual política no Brasil. Leiam, comentem, e, se gostarem compartilhem o link, obrigado.

O FUTURO INCERTO DO BRASIL. ENTRE O GOLPE JURÍDICO-MIDIÁTICO-PARLAMENTAR, ESPERADO, E A GUERRA CIVIL, POSSÍVEL.

“Quando me desespero, e me angustio, eu me lembro que durante toda a história o caminho da verdade e do amor sempre ganharam. Tem existido tiranos e assassinos e por um tempo eles parecem invencíveis, mas no final, eles sempre caem – pense nisso, SEMPRE.”
?Mahatma Gandhi

https://rebeldesilente.wordpress.com/2015/08/09/o-futuro-incerto-do-brasil-entre-o-golpe-juridico-midiatico-parlamentar-esperado-e-a-guerra-civil-possivel/

surreal

09/08/2015 - 10h58

Os exploradores dos pobres e traidores do Brasil se acham maioria por estarem abraçados a mídia porca e a justiça injusta, o medo desses, da transformação do Brasil em país soberano, com menos desigualdades e cidadãos mais conscientes de seus direitos e deveres, os fazem tremerem, porque na verdade os brasileiros querem a justiça verdadeira e maiores oportunidades, o povo brasileiro considerado minoria por eles, na verdade é a grande maioria e a sua vontade é o verdadeiro devir. Chega de alienação.
A pátria dos traidores é o dinheiro sujo, não importa de onde vem, é dinheiro manchado com o sangue do povo brasileiro.
https://www.youtube.com/watch?v=1phd2VxUnW4
https://www.youtube.com/watch?v=L3VTSxWTvjI
https://www.youtube.com/watch?v=Bi15bR4GXo0

Paulo Maranhão

09/08/2015 - 07h55

Miguel,
O que realmente está fazendo com que Dilma não mova uma palha a favor da sua base eleitoral, mas agrade somente ao 1%???
Será que é o crash da economia mundial, esperada para o começo do outono (hemisfério norte) deste ano, que deve ser ainda mais devastante que a crise de 2008, especialmente para grande parte da Europa, América Latina e China?
Ou tem mais alguma questão GEOPOLÍTICA?
Ou ambas?
Só isso justificaria a inação do governo e até mesmo a aparente mudança da Firjam, Fiesp, Bradesco e Globo.
Dê uma olhada no artigo de 5/agosto de Paul Craig Roberts, ex-secretário assistente do tesouro estadunidense, pois achei revelador.

Messias Franca de Macedo

09/08/2015 - 01h47

[FORA DE PAUTA]

… Ainda sobre o esgoto do lixo Global!

$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

COMEÇOU [*MUITO] MAL

08/08/2015

[*adendo do matuto “mais feliz do que pinto no lixo! Mas, lixo reciclável, que não é o caso do das organizações criminosas Globo”!]

Foi ruim em termos de audiência a estreia do novo programa matutino da Globo.
‘É de Casa’, que reúne seis apresentadores (de Patrícia Poeta a Zeca Camargo, passando por Thiago Leifert) registrou magros cinco pontos de audiência, na Grande São Paulo, de acordo com, números prévios do Ibope.
Perdeu dos desenhos animados do SBT, que liderou o horário com seis pontos. (A Record cravou três pontos). Não deixa de ser irônico que o SBT venceu com novos desenhos vindos da própria Globo: Pinguins de Madagascar e King Fu Panda.
Vice-liderança para a Globo é sinônimo de fracasso total.

Por Lauro Jardim

CACHOEIRA – perdão, ato falho -, pasme: http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/

Sérgio Rodrigues

08/08/2015 - 21h59

Análise torta, pois assume a lógica do inimigo!…..

Toda a crítica que nos enfraquece deve se refutada.

    Marcia

    08/08/2015 - 23h23

    Assino embaixo.

Luís CPPrudente

08/08/2015 - 21h39

O Governo Dilma e o PT deveriam deixar de lado o republicanismo burro que foi assumido desde o Governo Lula. Este republicanismo burro do PT acabou por aparelhar a Polícia Federal de tucanos.

Presidenta Dilma use a caneta e corte a Bolsa PIG.

Delegado Ivan

08/08/2015 - 20h14

#ForaPetralhas

    Miguel do Rosário

    08/08/2015 - 21h45

    Fora golpistas

tintin

08/08/2015 - 20h01

Quando sua empresa contrata um funcionário e esse funcionário age em seu nome, sua empresa se torna responsável pelas ações desse funcionário. Se ele errar, a empresa é responsável pelo erro dele. É o que os juristas chamam de culpa in eligendo, ou culpa por ter escolhido a pessoa (funcionário) errado. Isso está no art. 932, III de nosso Código Civil, diz que “são (…) responsáveis pela reparação civil o empregador ou comitente, por seus empregados, serviçais e prepostos, no exercício do trabalho que lhes competir, ou em razão dele”. Além disso, a Súmula 341 do STF diz que “é presumível a culpa do patrão ou comitente pelo ato culposo do empregado ou preposto”. Portanto a petralhada é sim responsável por toda a M que está vindo à tona…

    Miguel do Rosário

    08/08/2015 - 21h46

    Não

    Marcia

    08/08/2015 - 23h25

    Você é tonto ou se faz de tonto?

    Adma

    08/08/2015 - 23h35

    Cara, que tese imbecil. Sem comentários…

    Hell Back

    09/08/2015 - 11h27

    Se for assim então todas as crises econômicas ocorridas através da História os banqueiros e seus empregados (os políticos) foram responsáveis por elas. Então K. Marx estava (e ainda está) certo sobre as suas opiniões sobre a Economia Política!!!

Alceu Centurion

08/08/2015 - 19h55

Caro Eduardo, precisa nomear? Acho que basta fazer as seguintes perguntas: Porquê a Dilma mantém o zé cardoso na Justiça, o berzoini nas Comunicações, o wagner nas Forças Armadas, o levy na Economia, o mercadante danto palpites no núcleo do governo? Quantos senadores o PT tem? E é preciso que um senador do pmdb, o Requião, grite contra os crimes praticados e a praticar por infames como o zé serra, delcídio do amaral, esse senador do PT pelo meu estado? E qual a atitude do LULA e da própria Dilma diante dos crimes praticados pelo pig e um judiciário fascista mancomunado com o legislativo federal infestado de ratos e comandados por uma dupla de ratos? Antes do surgimento do PT eu já era Petista, pois meu coração sempre foi esquerdista. Orgulho-me dos votos que dei ao PT desde a sua primeira candidatura, tanto para presidente, governador e prefeitos e tenho consciência que com a minha dedicação e militância contribuí para salvar milhões de vidas. Sim, contribuí para salvar milhões de vidas, pois basta conferir a queda da mortalidade infantil, assim como também a queda nas mortes pela fome e miséria em geral tanto física como espiritual. Foram anos maravilhosos e nada do que acontecer no futuro tirará de nós Petistas a convicção de que realmente fizemos a diferença. Mas agora, por covardia das lideranças Petistas tudo o que foi conquistado corre o risco de se perder, e se isso acontecer serão necessários mais de uma geração para reconquistarmos o que perderemos. SE RECONQUSTARMOS!

mineiro

08/08/2015 - 19h25

quem hoje de sã consciencia sai com a camisa desse partido? nao so por medo , mais de vergonha, hoje o eleitor do pt bundao , tem mais vergonha do que medo. e ta certo mesmo , quem vai arriscar a propria vida por um bando safados que nao ta nem para nos. como bem diz o texto , o pt bundao que entrar para a zelites , mas eles é que nao querem.

tintin

08/08/2015 - 19h22

Quando sua empresa contrata um funcionário e esse funcionário age em seu nome, sua empresa se torna responsável pelas ações desse funcionário. Se ele errar, a empresa é responsável pelo erro dele. É o que os juristas chamam de culpa in eligendo, ou culpa por ter escolhido a pessoa (funcionário) errado. Isso está no art. 932, III de nosso Código Civil, diz que “são (…) responsáveis pela reparação civil o empregador ou comitente, por seus empregados, serviçais e prepostos, no exercício do trabalho que lhes competir, ou em razão dele”. Além disso, a Súmula 341 do STF diz que “é presumível a culpa do patrão ou comitente pelo ato culposo do empregado ou preposto. Portanto a petralhada é sim “responsável” pela M que estamos vendo…

    Eduardo B

    09/08/2015 - 01h26

    CPC? Vale para o mundo das relações civis.
    Procura algo parecido no código criminal.
    Não existe.
    O crime é pessoal.
    É feito por pessoa ou pessoas. Determinadas.
    Precisa ser apontado pessoa a pessoa e caracterizado com exatidão.
    O Fux fez (ou fez que fez) a mesma confusão.
    Ou seria o Domínio Malandro do Fato.

      Delegado Ivan

      09/08/2015 - 14h56

      Sim, é lei civil, mas os princípios morais são os mesmos… eleitores do PT não podem agora, que todos os “malfeitos” (crimes) aparecem, querer pagar de inocentes (úteis, a propósito). Não podem ser presos, mas merecem os xingentos públicos, a descriminação social e até uns safanões (de leve rsrsrsrsrsr)…

        Delegado Ivan

        09/08/2015 - 14h58

        *xingamentos

        Eduardo B

        09/08/2015 - 17h13

        Não se aplicam os mesmos princípios.
        Seja humilde e reflita sobre porque aplicar os dois como Fux fez é um erro.
        Seja humilde e reflita porque milhares de advogados que lidam com matéria penal e civil, e magistrados, e legisladores antes de ti, deixaram os dois modos de proceder e pensar separados.
        Humildade e reflexão colega.

mineiro

08/08/2015 - 19h22

parabens otimo texto , nao precisa dizer mais nada. é o eleitor que esta pagando pelo desgraçado , sem vergonha desse partido, maldito e traidor. é isso mesmo , alguem tem que falar a verdade a nos todos, fomos enganados sim , por esse partido e por essa asquerosa maldita e neoliberal. e fica fingindo , que o brasil vai voltar a crescer , que o pais vai sair da crise. da onde que vai , ela colocou no governo um banqueiro para saquear o povo e os trabalhadores e ainda tem a cara de pau de dizer que é do lado dos trabalhadores? vai se salafraria la no inferno , ela , o bundao do lula que a defende de unhas e dentes e esse maldito partido traidor o pt bundaoooooooooooooooooooooo.

    Miguel do Rosário

    08/08/2015 - 21h46

    Não exagera


Leia mais

Recentes

Recentes