Menu

Em defesa do presidente da CUT

O DISCURSO DE VAGNER FREITAS Por Luiz Moreira, jurista  Na última quinta-feira, 13 de agosto, em solenidade no Palácio do Planalto, Vagner Freitas conclama a sociedade brasileira a tornar-se construtora da democracia. Em seu discurso, rejeita a onda de intolerância e de preconceito, assim como defende a unidade nacional e um projeto de desenvolvimento econômico […]

64 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

O DISCURSO DE VAGNER FREITAS
Por Luiz Moreira, jurista 

Na última quinta-feira, 13 de agosto, em solenidade no Palácio do Planalto, Vagner Freitas conclama a sociedade brasileira a tornar-se construtora da democracia. Em seu discurso, rejeita a onda de intolerância e de preconceito, assim como defende a unidade nacional e um projeto de desenvolvimento econômico e social.

No entanto, na ocasião causou polêmica a frase em que conclama a sociedade brasileira a “ir para as ruas, entrincheirados, com armas na mão, se tentarem derrubar a Presidenta Dilma Rousseff”.

Para não cometer equívocos interpretativos, é preciso analisar o contexto em que é proferido tal discurso.

Em primeiro lugar, não se trata de um discurso em comício, com público amplo e variado. Ao contrário! Seu discurso dirige-se a uma audiência especializada e homogênea, no caso, os convidados para o evento “Diálogo com os Movimentos Sociais”. Em segundo lugar, em discursos políticos é usual o emprego de figuras de linguagem. Em audiências não especializadas em termos científicos o foco é o convite ao engajamento político, o chamamento e o convencimento dos ouvintes. Portanto, o discurso de Vagner Freitas é um discurso político para um público restrito e homogêneo, não se confundindo com discurso científico em que palavras costumam ter significados mais precisos.

Com essa advertência como pano de fundo, passemos a analisar o sentido da expressão “ir para a rua, entrincheirados, com armas na mão, se tentarem derrubar a Presidenta Dilma Rousseff”.

Essa análise terá como linha condutora a empreendida pelo que os especialistas em linguagem chamam de “análise do discurso”, mais especificamente pela análise dialógica do discurso, em que são considerados seu contexto, sua interatividade, sua polifonia e sua interdiscursividade.

No que diz respeito ao contexto em que é prolatado o discurso do presidente da CUT, é preciso contemplar duas nuanças: (1) é proferido ante uma platéia formada por pessoas engajadas em causas políticas semelhantes às da CUT, isto é, por militantes de partidos e de organizações não governamentais de esquerda, que têm na luta por igualdade e por inclusão social o objetivo dessa militância. (2) O discurso do presidente da CUT é um dos pontos altos do evento, vez que se trata da fala do líder da maior central sindical do Brasil e ponto de referência para as tomadas de decisão das demais lideranças e das organizações congêneres à CUT.

A interatividade discursiva das palavras proferidas por Vagner Freitas diz respeito à coerência entre o que é dito e o modo que é percebido pelos ouvintes. Trata-se da adequação das palavras e do tom empregado ao público a quem o discurso se destina. Desse modo, a fim de ter sucesso como orador, a pessoa adapta sua performance às expectativas da audiência. Essa interatividade é tanto maior quanto mais houver simbiose entre orador e ouvintes. Por isso, a importância do emprego de palavras de ordem e a utilização de chavões para facilitar a marcação discursiva e, com isso, alcançar-se o ponto máximo de aprovação tanto ao discurso quanto ao orador.

A polifonia discursiva refere-se aos pontos de contato da fala prolatada com outras vozes, com as quais concorda ou discorda. Assim, o discurso do presidente da CUT se contrapõe explicitamente às vozes que pregam o impeachment da Presidente Dilma Rousseff. Por isso, referido discurso classifica-se como reativo e, como tal, vale-se de termos e de expressões próprias à resistência política e as emprega para mobilizar sua base, (“ir para ruas”), para que essas se defendam de ataques, (“trincheiras”), com vistas ao objetivo político de conservar o mandato presidencial de Dilma Rousseff.

Não por acaso a interdiscursividade coincide com o apogeu da oração de Vagner Freitas. Essa interdiscursividade diz respeito à interação desse com os demais discursos. Nesse caso, a interdiscursividade consiste na oposição política dessa oração ao movimento político que pretende tolher o mandato presidencial. Assim, a polêmica que se segue ao discurso do presidente da CUT revela o quão satisfatório ele foi.

Por conseguinte, representações penais contra seu discurso são apenas tentativas de criminalizar um discurso político, sem a mínima chance de ser recebido como representação criminal pelo Ministério Público ou de eventual denúncia ser acatada pelo Judiciário, pois violaria a mais mínima noção de racionalidade presente no sistema jurídico brasileiro.  

Vagner Freitas move suas palavras com clara disposição de enfrentamento político. Ele se sabe líder político e, como tal, modela o alcance e o objetivo de suas palavras. Define com precisão um objeto, estabelece uma performance, mobiliza atores, tudo em prol de uma causa política.

Por outro lado, o engajamento político defendido por Vagner Freitas diz respeito à superação da dicotomia entre autonomia privada e autonomia pública. Como a democracia é uma conquista recente no Brasil, era comum que o destino político da classe trabalhadora fosse entendido como assunto de poucos. Na medida em que vê os cidadãos como autores e como destinatários das normas jurídicas e responsáveis pela elaboração de seu próprio destino, o presidente da CUT avoca para a sociedade civil o protagonismo na definição de seu futuro.

Com isso, como protagonista político, Vagner Freitas supera uma das grandes armadilhas da modernidade, que consiste em reduzir os cidadãos a sujeitos parciais. O presidente da CUT almeja mais: pretende que os cidadãos se tornem livres e iguais, isto é, que assumam para si o ideal de Píndaro, “torna-te o que és!”

  
 

 

 

 

 

 

 

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Maria Domingues Da Cruz Machado

20/08/2015 - 02h20

TEM QUE JOGAR ESTA TURMA TODA NA PAPUDA

luis castro

18/08/2015 - 23h51

Pegar em armas para defender um regime democrático é legítimo, principalmente quando se sabe q até porque os que defendem golpe militar

Marcelo Martins

19/08/2015 - 00h47

“Metáfora” é ótimo!!

Renato Alves Machado

18/08/2015 - 18h49

O PIOR É O CINISMO E HIPOCRISIA DA SOCIEDADE BRASILEIRA, OS GOLPISTAS FALAM ABERTAMENTE EM VOLTA DA DITADURA, EM MATAR TODOS OS COMUNISTAS E PETISTAS E MILITANTES DE MOVIMENTOS SOCIAIS E NINGUÉM SE ESCANDALIZA , AÍ VEM ALGUÉM E DIZ QUE VAI SE DEFENDER DA MESMA FORMA E SÓ AÍ AS PESSOAS DE REPENTE FICAM ESCANDALIZADAS? AHAM, UHUM, ENTENDI!

Emilio Souza

18/08/2015 - 18h38

os aloprados coxinhas vão pra rua berrar os maiores absurdos contra a Democracia e querem criminalizar o trabalhador?

Eduardo Santtos

18/08/2015 - 11h32

Vagner Freitas deveria contratar o jurista Luiz Moreira para andar ao seu lado, um porta voz! Quem sabe assim suas “figuras de linguagem” (sei!) gerariam o tradicional “escapismo” manipulador do jurista na hora, in loco.

Maria Penha da Silva

18/08/2015 - 08h27

O Jurista Luiz Moreira defende e explica a metáfora de Vagner Freitas da CUT… https://www.ocafezinho.com

Marcos Reiser Miranda

18/08/2015 - 03h13

Enquanto retórica foi um exagero, pq jogou gasolina na fogueira da “polarização” (irracionalidade) nacional; mas, em tese, lutar contra o golpe (“intervenção”) é legítima defesa coletiva, assim como o impeachment, em tese, é a destituição pelo devido processo legal. Em suma, o mandato da Dilma é legítimo, o Congresso é legítimo e o impeachment é legítimo, desde que obedeçam sempre às regras do jogo constitucional.

Braulino Costa

17/08/2015 - 22h29

E ALGUÉM VAI FALAR ALGUMA COISA A RESPEITO DESTA LOUCA VELHA DE PEDRA ?http://www.revistaforum.com.br/blog/2015/08/tem-que-matar-essa-mulher-afirma-manifestante-anti-dilma-em-sp/

Jorge Menezes

17/08/2015 - 22h18

Não há metáfora no discurso assim como não há metáforas nas ameaças a vida de Lula e Dilma e é bom que este senhor fique esperto,Gilmar Mendes já cantou a pedra,o próximo alvo é a base sindical de apoio a Dilma,é melhor nem pisar na grama e jogar fora o telefone.

EU AMO O PT

17/08/2015 - 18h04

KKKKKKKKKKK Gastou o vernáculo para tentar explicar o inexplicável. Vocês petistas tem uma grande dificuldade de explicar o óbvio. Dessa vez usaram uma explicação que 100% dos petistas de merda que acompanham esse blog simplesmente não entendem. Enrola, enrola e nada….

Aliás cafezinho, procure o autor desse texto direito. No site da cut é o mesmo pau de bosta petista que você cita aqui. No site do SimproDf esse texto absurdo possui outro autor. Cuidado com os direitos autorais hein…. Vc já tomou uma condenação por danos morais (merecida diga-se de passagem). Cuidado para não tomar outra. Dessa vez não vai ter mais vaquinha.

Afinal, até o instituo da vaquinha vcs petistas conseguiram estragar. Que o diga aqueles que fizeram vaquinha para ajudar o companheiro Dirceu enquanto ele recebia MILHÕES das empreiteiras envolvidas.

Fico pensando o que o militante pensou quando descobriu que o companheiro Dirceu recebeu milhões enquanto a militância fazia vaquinha para pagar a condenação da justiça. Hilário…..

O mais cômico é a parte final do texto: “O presidente da CUT almeja mais: pretende que os cidadãos se tornem livres e iguais, isto é, que assumam para si o ideal de Píndaro, “torna-te o que és!”

Que piada!

Esse gordinho analfabeto presidente da CUT com cara de quem repete a sobremesa (vide blog Ricardo Azevedo) é um imbecil. Aliás, duplamente imbecil. Primeiro por ter falado o que falou. Segundo por ter desmentido da forma mais descarada o que de fato falou.

Deveria ao menos bancar o que fala. Continuaria a ser um imbecil, mas pelo menos nãos seria um imbecil covarde.

Sindicato de ladrões. É isso que vcs são!

    Miguel do Rosário

    17/08/2015 - 19h08

    ~Sindicato de ladrões~ que vem respondendo, nas últimas décadas, por grandes conquistas salariais e trabalhistas para todos os trabalhadores brasileiros.

      EU AMO O PT

      17/08/2015 - 21h59

      Sindicato de ladrões que pegou um país com inúmeros problemas, mas com um mínimo de equilíbrio. Teve, como governo, uma grande atuação. Mas a roubalheira instalada direta ou indiretamente (loteamento de cargos) durante esses 12 anos, mais a irresponsabilidade fiscal, mais a maquiagem das contas públicas, mais as inúmeras mentiras da última eleição me fazem querer ver vcs fora do governo.

        Miguel do Rosário

        18/08/2015 - 09h17

        Ok, então em 2018 vota no PSDB. Simples assim.

    tiao

    01/09/2015 - 10h19

    Analfabeto é voce,que é leitor do Rola Bosta.

enio

17/08/2015 - 17h41

ALÉM DE MUITOS POLÍTICOS CORRUPTOS NA CÂMARA E NO SENADO FEDERAL, AINDA TEMOS JUÍZES NO STF COMPRADOS PARA TRAIR A NAÇÃO BRASILEIRA. EXISTE UMA GUERRA COMERCIAL CONTRA O BRASIL, COM AJUDA DE POLÍTICOS TRAIDORES E ENTREGUISTAS, O BRASIL POSSUI MUITOS RECURSOS NATURAIS E ESTRATÉGICOS, UM DOS EX.: ENORMES RESERVAS DE PETRÓLEO E ESSE MANIFESTO VEM SE REPETINDO A MAIS DE UM ANO: AGORA INCLUINDO EDUARDO CUNHA E SEUS COMPARSAS.O POVO QUER SABER… SE NÃO QUEREM OU NÃO PODEM CHEGAR NOS VERDADEIROS MAFIOSOS TUCANALHAS E ASSOCIADOS DA CÂMARA E DO SENADO, CORRUPTOS SECULARES E NA MÍDIA MÁFIA ANTI-NACIONAL, VERDADEIROS LESA PÁTRIA, QUALQUER OPERAÇÃO DA PF, MP E STF CONTRA A CORRUPÇÃO SERÁ APENAS OPERAÇÃO POLÍTICA COVARDE DESTRUIDORA DE NOSSO POVO E DO BRASIL, PORQUE DESSA FORMA A JUSTIÇA CONTINUARÁ SENDO UMA BALANÇA MUITO DESEQUILIBRADA. O POVO QUER SABER… E OS MAFIOSOS CORRUPTOS TUCANALHAS SOLTOS??? SOLTOS DE INÚMERAS CPIS. ATÉ QUANDO??? ATÉ QUANDO OS CORRUPTOS TUCANALHAS VÃO CONTINUAR SENDO BLINDADOS PELOS JUÍZES E MÍDIA CÚMPLICE MERCENÁRIA SONEGADORA DE IMPOSTOS??? O POVO QUER SABER. ATÉ QUANDO??? OU ATÉ QUANTO??? OU MUITAS EMPRESAS,COMERCIANTES, POLÍTICOS, E AGORA TAMBÉM MILITARES, O POVO BRASILEIRO E A DEMOCRACIA VÃO PAGAR AS PENAS, MENOS O LÍDER DAS CORRUPÇÕES: O PSDB E SEUS PROTEGIDOS DENTRO DA CÂMARA E DO SENADO FEDERAL? ATÉ QUANDO A MÍDIA CRIADORA DE CAOS E SONEGADORA GOLPISTA VAI TRAIR O BRASIL E CONTINUAR IMPUNE??? NENHUM LESA-PÁTRIA SERÁ ESQUECIDO.

A pátria dos traidores é o dinheiro sujo, não importa de onde vem, é dinheiro manchado com o sangue do povo brasileiro.
https://www.youtube.com/watch?v=Zq9Hh2VM8Bshttp://jornalggn.com.br/noticia/a-lista-de-furnas-e-aecio-neves-na-delacao-de-youssef
http://caixadoistucanodefurnas.blogspot.com.br/

https://www.youtube.com/watch?v=Bi15bR4GXo0

Antonio Celso Salmaso

17/08/2015 - 19h35

Gostei do rolex da criatura….

Joao Dos Santos Protazio

17/08/2015 - 19h33

Fico intrigado obre essa discussão… Quando o tal do Queen Catacoquinho (Kin Hara Kiri) afirmou que tinha que se dar um tiro na cabeça de petistas, não vi esta repercussão toda. Arre égua!

Joaquim Gomes

17/08/2015 - 19h26

que metáfora porra nenhuma!!!!!!!!!!!!!!!!!. esses vagabundos da CUT que sobrevivem do imposto sindical obrigatório dos trabalhadores se acovardam quando o bicho começa a pegar. PETISTA é assim mesmo!!! só tem marra quando tá perto do LULA ou da DILMA. dizem um monte de merda só prá aparecer e ouvir as palmas de um bando de babacas

Célia Nadir Anselmi

17/08/2015 - 19h07

Não existe defesa pra terroristas. Ele falou em armas e derramamento de sangue no sentido literal, não foi metáfora coisa nenhuma. Deve ir preso.

thiago

17/08/2015 - 14h24

Este blog é uma piada! Estão tetando justificar esse absurdo! Este senhor é um bandido incitador de violência, deveria ser preso!! Mas não me admira que defendam, incitar a violência e a divisão do país é típico do partidinho que está no poder (por enquanto, vai acabar logo)!!

Que venham com as armas, como já disse aqui nesse blog de M… estou preparado e terei um prazer inenarrável de acabar com essa esquerda nojenta. Sumam por bem ou serão chutados, aceitem que é melhor!

    Miguel do Rosário

    17/08/2015 - 17h59

    Ué, quem está sendo derrotado nas urnas, há quatro eleições? Quem é a comandante em chefe das forças armadas?

      thiago

      18/08/2015 - 17h11

      A última eleição não é parâmetro de coisa nenhuma, vamos aos fatos:

      – Propaganda política custeada com dinheiro sujo, propina das empreiteiras. No mínimo desleal não?! Isso pra não dizer imoral, ilegal, nojento!!
      – Uso da máquina pública para propaganda política (até os correios foram usados para panfletar para o PT, bandidagem pura)
      – Campanha do medo, carros de som no Nordeste falando do fim do bolsa família em caso de vitória adversária. Novamente nojenta a imoralidade que cerca o PT.
      – Urnas eletrônicas: método pouquíssimo confiável e passível de manipulações, ou seria coincidência que, entre outros países, os americanos analisaram a fidedignidade da urna e não a implantaram com considerarem pouco segura.

      Diante do exposto, fica bem claro que não foram os méritos que levaram o PT a esta vitória nas urnas e sim a fraude e a bandidagem, como já é de praxe, faz parte do modus-operandi dessa quadrilha travestida de partido.

      Esperamos ansiosamente a renúncia da presidente para que ainda reste o mínimo de credibilidade. Caso contrário, pela força da constituição (que por sinal foram contra) a quadrilha será obrigada a deixar o poder, e caso queiram fazer birra feito uma criança sem o brinquedinho serão tirados a força!! Preparem-se para o fim da mamata, os dias de roubo do povo estão contados.

emerson57

17/08/2015 - 14h06

Traduzindo e simplificando,
O que o homem afirmou é:
-Defenderemos a CONSTITUIÇÃO, com armas na mão se for preciso.

    Rogério Maestri

    17/08/2015 - 14h09

    Está bem claro, este é o caso de legitima defesa da sociedade contra golpistas.
    Só isto.

Messias Franca de Macedo

17/08/2015 - 12h19

A JURISPRUDÊNCIA ESTABELECIDA PARA O CASO DO CASEIRO FRANCENILDO NÃO VALERÁ PARA [O ETERNO] PRESIDENTE LULA?!

A criminosa e, portanto, ilegal quebra do sigilo bancário da empresa LILS, responsável pelas palestras de Lula, sendo publicizado até mesmo quanto Lula transferiu a seus filhos, como Lurian, Luis Claudio e Sandro, somado ao outro fato delinquente representado pela divulgação de um grampo de uma conversa [absolutamente amistosa] entre Lula e Alexandrino Alencar…
Importante: estes fatos gravíssimos fazem parte da mesma sórdida correia de transmissão nazifasciterrorista &$ golpista – e que envolve também, entre outros infames ardi, a confecção e exibição pública daquele horrendo boneco inflável com 12 metros de altura retratando o presidente Lula trajado com roupas de presidiário – e a inscrição 13-171 -, impropério covarde e canalha. Nota coadjuvante:
o boneco gigante foi idealizado em Maceió (AL) pelo Movimento Brasil e financiado por empresários alagoanos; de acordo com o servidor público aposentado Ricardo Honorato, que se apresenta como coordenador do grupo no Distrito Federal, os integrantes do movimento farão um rateio para quitar o débito.
[A ABIN e a Polícia Federal do ‘Zé Tucano da Justiça’ irão investigar as articulações terroristas e de natureza nazifascigolpistas?!]

EM TEMPOS GOLPISTAS:
No texto abaixo, o(a) dileto leitor(a) constatará: para um mesmo processo delituoso, um ministro de Estado [supostamente mandante de uma transgressão] e a CEF foram penalizadas.
Em paralelo, o veículo transmissor das delinquências, absolvido com loas!
O veículo são as organizações criminosas Globo do FIFALÃO do ‘laranja’ J. Hawilla dos Marín(hos) &$ da sonegação bilionária [arquivada?!]

***
DANOS MORAIS

Caseiro Francenildo será indenizado em R$ 500 mil

15 de setembro de 2010, 19h44

O caseiro Francenildo dos Santos Costa, pivô da queda do ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci, conseguiu na Justiça o direito a indenização por danos morais (…)
A sentença se refere à quebra ilegal do sigilo bancário feita em 2006 pela Caixa Econômica Federal.
Francenildo entrou com ação contra Caixa Econômica Federal e a Editora Globo, pedindo indenização por danos morais. Em relação à Caixa, ele disse que a empresa pública quebrou ilegalmente seu sigilo bancário. Já no caso da Globo, ele afirmou que a editora violou seus direitos individuais ao expor seus dados bancários e divulgar questões particulares e familiares. Para ele, os comentários foram tendenciosos e tiveram o objetivo de denegrir sua imagem. O resultado, diz, foi que passou a ser perseguido e chamado de “subornado e suspeito de lavagem de dinheiro”.
A Caixa contestou as acusações. Segundo o banco, as movimentações do caseiro mostraram incompatibilidade com a renda declarada, o que é considerado fora do padrão. Foi por isso, alegou a instituição, que o Banco Central foi comunicado. Na sequência, o extrato bancário foi entregue ao Ministério da Fazenda.
Porém, para o juiz federal Itagiba Catta Preta Neto, da 4ª Vara da Seção Judiciária do Distrito Federal, o encaminhamento da documentação bancária ao Ministério da Fazenda não pode ser considerada legal.
Segundo o artigo 14 da Lei 9.613/1998, o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) era o órgão a que a Caixa deveria se reportar. Além disso, embora o Coaf seja vinculado ao Ministério da Fazenda, não é presidido pelo respectivo ministro.
“Se a ré Caixa Econômica Federal pretendia cumprir a lei, como sustentou em sua peça defensória, ao invés de efetuar a ‘transferência do sigilo ao Ministério da Fazenda’ deveria ter encaminhado as informações que apurou a(os) órgão(s) competente(s) e somente a eles, se imprescindível fosse”, afirmou o juiz na sentença.
Quanto às reclamações do caseiro contra a Globo, o juiz não viu na reportagem da Revista Época “a intenção de ‘denegrir sua reputação e expor sua individualidade e vida privada’”, já que não se conseguiu provar que a Caixa tivesse entregado informações bancárias à editora, que foi absolvida. “O caso examinado amolda-se à garantida liberdade de informação, de pensamento e expressão próprios dos meios de comunicação”, disse o juiz. Mesmo com a pequena fortuna que conseguiu, o caseiro é beneficiário de Justiça gratuita e não terá de repassar R$ 10 mil à Editora Globo, valor fixado pelo juiz para os honorários advocatícios.

FONTE: http://www.conjur.com.br/2010-set-15/caseiro-derrubou-palocci-recebera-500-mil-quebra-sigilo

República Desses Bananas Protagonistas do Direito Penal do Inimigo
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Rogério Maestri

17/08/2015 - 11h50

O direito de resistir a movimentos golpistas que tentam burlar a constituição é um direito inalienável que qualquer cidadão o tem.
Um dos principais argumentos que a direita norte-americana tem para lutar pela liberdade do cidadão possuir armamentos é a possibilidade dele se defender contra estados golpistas.
Se é válido para a direita americana por que não seria válido para qualquer cidadão brasileiro?

Celso Lima Valente

17/08/2015 - 13h40

Engraçado. Um deputado fala em estuprar uma deputada, incentiva a homofobia em seu discurso, pessoas infringem a constituição estampando faixas e cartazes de apoio a ditadura militar e ao fascismo, e tudo bem. Vamos deixar a hipocrisia de lado!

    Carvalho Bruno

    17/08/2015 - 18h54

    O deputado disse : A senhora deputada NAO MERECE ser estuprada.

    Vamos criticar sim , deturpar fatos nao.

    Marcelo Aranha De Sousa Pinto

    17/08/2015 - 19h09

    Temos que olhar o lado positivo para a economia do dinheiro público:

    Em que país do mundo, um governo consegue mobilizar 800 mil pessoas não se tratando de um “showmício”, tampouco bancando cachê de artistas?

José Carvalho

17/08/2015 - 13h33

Me decepciona essa leitura. Se Dilma for vítima de um golpe, como já tantas vezes houveram no passado, o sofrimento da nação é inimaginável. Se o estado deixa de ser estado de direito e se converte em estado bandido, prefiro a interpretação literal do que o presidente da CUT. Não são razão diz o refrão do Hino da Independência: “Ou ficar a pátria livre, ou morrer pelo Brasil.”. E tem mais, o Hino Nacional diz que “… se ergues com justiça a clava forte, verás que um filho teu não foge à luta”. Rousseau ensinou que aquele que se acovarda em face da opressão para sobreviver age bem, mas aquele que pode sacudir o jugo e o sacode, age melhor. O golpe legitima o braço patriota que ergue (da justiça) a clava forte.

    Adair Andre

    17/08/2015 - 13h42

      emerson57

      17/08/2015 - 14h19

      A MAIORIA do povo deu. Procuração válida até 2018.
      Para tirar é necessário MAIORIA.
      Apresente-se para junto com o povo, opinar novamente em 2018.
      A MAIORIA decidirá.
      Isso chama-se Democracia!
      Opiniões fora de época são meras opiniões e passarão em brancas NEVES.

      luiz mattos

      17/08/2015 - 16h48

      Tente e eu te mostro a democracia.

    José Carvalho

    17/08/2015 - 13h50

    Concordo. Que o povo tire, mas no voto, porque o que no voto foi dado somente pelo voto pode ser tirado. Golpe é criminoso, é vergonhoso, é ignominioso, é imoral, é desonroso, é indigno da verdadeira cidadania.O golpe não é contra Dilma, o golpe é contra a Democracia, representada pela vontade geral do povo que a elegeu expressa no voto, e não no grito de oportunistas sem honra, sem moral e sem decência que não sabem perder.

      Rogério Maestri

      17/08/2015 - 11h56

      Nas pesquisas de opinião, as mesmas que dizem que Dilma está com um índice de popularidade baixíssimo, se verifica que a CLASSE POLÍTICA, a mesma que está apojando o golpe, tem também o mesmo índice de popularidade.
      90% dos entrevistados responderam que TODOS OS POLÍTICOS são ladrões, logo é mais lógico manter quem já foi eleito para o governo do que trocar por aqueles que ninguém confia.

    José

    17/08/2015 - 14h08

    Vamos lá, O TSE é golpista? o Legislativo, um poder da República, é golpista? Ou um partido, parte, fração, com claro cunho stalinista e de culto à personalidade, que se acha por ideologia acima da Constituição e da própria República, é que é golpista? O diálogo com terroristas de esquerda, que premeditarem ameaçar com armas famílias brasileiras é apenas um, bala.

      Miguel do Rosário

      17/08/2015 - 17h59

      TSE pode ser golpista sim. O resultado das urnas é sagrado.

        José

        17/08/2015 - 19h27

        papo furado, diversos prefeitos e governadores já perderam o cargo no TSE por crimes de campanha, dentro de uma República a última palavra para crime eleitoral é do TSE, não é de um partido, parte, fração, que se acha acima de todos os poderes. Esse stalinismo asqueroso do PT já subiu no telhado. PT é um partido, não é o Povo e a República, como se imagina. Se o TSE vir a julgar que houve crime eleitoral na campanha de Dilma, vão fazer o que? Colocar bomba dentro do TSE? Botar arma na cabeça de ministro? Se tentarem fazer isso não vão surpreender a maioria, quase todo mundo já sacou quem é o PT.

    Rogério Maestri

    17/08/2015 - 14h11

    O hino do Rio Grande do Sul diz claramente:
    Mas não basta pra ser livre
    Ser forte, aguerrido e bravo
    Povo que não tem virtude
    Acaba por ser escravo

    Amarilia Teixeira Couto

    17/08/2015 - 18h24

    Concordo com vc,José de Carvalho.Belo comentário.

    Marcelo Aranha De Sousa Pinto

    17/08/2015 - 19h09

    Temos que olhar o lado positivo para a economia do dinheiro público:

    Em que país do mundo, um governo consegue mobilizar 800 mil pessoas não se tratando de um “showmício”, tampouco bancando cachê de artistas?

    Farias Furtado

    17/08/2015 - 20h40

    O PT tirou o COLLOR convocando os caras pintadas e o Impeachment valeu ! Porquê agora só com votos que eles fraudaram ? Aprende a raciocinar e deixa de tepetir os discursos dos candidatos de esquerda! Abestado!

    José Carvalho

    17/08/2015 - 20h46

    Furtado? Que lhe furtaram? A judiciosidade? Quais crimes a sua idotice atribui à Dilma, em que ilícito ela se meteu? Não bastam as noticias plantadas pela Rede Globo. Se houver provas contra ela eu também serei a favor do impeachment, coxinha. Não se faz comparações com grandezas diferentes, não lhe ensinaram isso Mané?.

    Jo Jabaquara Vieira

    18/08/2015 - 01h45

    José Carvalho; vc é uma piada!! Pq que os petistas não assinaram a constituição qdo da sua criação? Usar a constituição nesse momento principalmente se o TCU; fazer a obrigação dele; julgar e entender que houve crime eleitoral ou crime de responsabilidade fiscam; ponto…isso não será de maneira algum um golpe! Golpe contra o que? Por usar da constituição para caçar os direitos de um governo? Nos poupa senhor com seus tímidos conhecimentos ou vai estudar os direitos e deveres de todo e qualquer eleito pelo povo.

    Farias Furtado

    18/08/2015 - 01h52

    Quais provas ? A insatisfação e rejeição dos brasileiros que pagam aos politicos corruptos e que se protegem comprando autoridades e distribuindo cargos para cupinchas ainda se omitindo de que os seus indicados não lhe informavam sobre os desvios e propinas para empreiteiros pedalando com nosso dinheiro enviando para outros países e anistiando debitos astronômicos enquanto deixavam de investir nos projetos da educação, saúde, segurança e infraestrutura e muito mais que o MP e s PF já descobriu só ela para mentir como o lula são da mesma escola ! Nada foi provado contra o Collor também e no entanto foi aplicado o impeachment através de convocação do PT se você acha que eles não sabiam e nem enriqueceram ilicitamente então busque nos tribunais as denúncias pois eu sempre desconfiei que 99% dos politicos são desonestos e os que sobram dos 67 mil que existem hoje são coniventes os milhares de cargos distribuidos estrategicamente pars resguardar suas falcatruas estão tendo trabalho para segurar a onda ! Eu não compactuo com pessoas que mentem e roubam o erário! Mas se você apoia tenha cuidado para não se tornar boi de piranha !

    Marcos Reiser Miranda

    18/08/2015 - 03h17

    Não ao rompimento institucional; sim ao devido processo penal. Viva os 27 anos de normalidade constitucional. OU O BRASIL CONTINUA TENTANDO, OU VAMOS PERDER O MAIOR PATRIMÔNIO QUE TEMOS: A EXPERIÊNCIA DEMOCRÁTICA!

luiz mattos

17/08/2015 - 09h08

A oposição prega pior que isso e como não sou de frescuragem digo que se os canalhas se aventurarem vai ter muito sangue sim,colocaremos a direita prá correr.

    José

    17/08/2015 - 14h24

    Você já viu uma ponto 50 de perto? tem noção de como limpa o percursor e monta uma ParaFal? tem qualquer tipo de treinamento militar? A República não negocia com uma ralé de terroristas de esquerda, o sangue vai ser dos ratos apátridas, pode apostar. E podem pedir ajuda às milícias bolivarianas da Venezuela para enfrentarem os brasileiros, pois vão ter seus túmulos aqui mesmo.

      Miguel do Rosário

      17/08/2015 - 17h58

      Hum, e quem é a comandante em chefe das forças armadas mesmo?

        José

        17/08/2015 - 19h04

        Miguel, quem manda nas Forças Armadas não é o governo, vc está muito equivocado, quem manda é a Constituição, o povo e o sentido de Pátria Republicana. Isso vem desde Duque de Caxias e a Guerra do Paraguay, quando o Conde D’Eu, marido da princesa Isabel, se mostrou um psicopata e mandou exterminar mulheres, velhos e crianças e queimar tudo sobre o solo. O Duque de Caxias prometeu que jamais as forças militares brasileiras seriam usadas novamente dessa maneira por nenhum governante, separando completamente o governo da espada, tanto que daí nasceu o Republicanismo dentro dos quartéis e duas décadas depois, os próprios militares depuseram a monarquia. Não a toa Duque de Caxias se tornou Patrono do exército. Militar brasileiro não presta juramento a nenhum governo, a nenhum partido, o juramento dele é com o Povo, a Pátria(bandeira) e a Constituição da República, ele obedece apenas o presidente naquilo que compete dentro da “cartinha”, fora disso esqueça, não moverá um milímetro. Se Dilma sofrer impeachment, o comando das forças armadas passam imediatamente ao Vice, Dilma se torna um nada para o Estado Maior. Em muitos países as forças armadas são atreladas aos governos de ocasião e até a partidos. Se vc conhecesse mais a história do Brasil, saberia mais detalhes do País em que reside.

          Miguel do Rosário

          17/08/2015 - 19h06

          Quem manda é a Comandante em chefe, a presidenta eleita. Não vem não. Ou quer acabar com a hierarquia?

Mauricio Jorge

17/08/2015 - 11h15

Achei um absurdo alguém ter de explicar, mas dá pra entender agora…

Rodrigo Figueiredo

17/08/2015 - 11h09

Metáfora!!!!! kkkkkkkkkkk!!!! Esse Cafezinho é tão patético quanto a revista Veja e a rede esgoto de televisão!!!!!

    Maria Amélia Martins Branco

    17/08/2015 - 20h58

    Patético é vc.

    Rodrigo Figueiredo

    17/08/2015 - 21h33

    Maria Amélia Martins Branco, obrigado pela sua presença!!!! kkkkkkkkkkk

Henrique Pedro

17/08/2015 - 10h36

Metafora ??? kkkkkk Eu queria ver se fosse a oposição falando a mesma coisa qual seria a matéria do cafezinho sobre o assunto, se iria chamar de metafora….kkkkk

Irene Mathilda

17/08/2015 - 09h21

I’am sick

helio

17/08/2015 - 06h05

Datafolha: Apenas 6,2% dos participantes do protesto tinham renda de até 2 salários mínimos (R$ 1.576), 3% se declararam negros .

    Tony

    17/08/2015 - 09h57

    Se queres reunir gente feia e paupérrima vá em reunião do PT. É a escumalha da política !

      luiz mattos

      17/08/2015 - 16h50

      É com esse pensamento arrogante e preconceituoso que imagina dar um golpe impunemente seu tobó de frango?


Leia mais

Recentes

Recentes