Menu

Petroleiros ganham primeiras batalhas contra projeto entreguista de José Serra

O projeto de Serra – assim como outros do PSDB –  é terrivelmente danoso para a Petrobrás e para o país, e vai na contramão da tendência internacional, presente na maioria dos países produtores de petróleo, de ampliar o controle estatal sobre sua produção e reservas. Por isso mesmo é preciso, mais que nunca, ficar […]

38 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

O projeto de Serra – assim como outros do PSDB –  é terrivelmente danoso para a Petrobrás e para o país, e vai na contramão da tendência internacional, presente na maioria dos países produtores de petróleo, de ampliar o controle estatal sobre sua produção e reservas.

Por isso mesmo é preciso, mais que nunca, ficar atento aos movimentos no Congresso. A luta pelo controle do pré-sal está no centro da disputa política hoje no Brasil.

A maioria das conspirações midiático-judiciais hoje em curso tem como objetivo desnacionalizar a exploração e produção do nosso petróleo.

É preciso permanecer extremamente alerta, porque eles – os entreguistas – tem uma janela aberta neste momento, em função do desgaste da imagem da Petrobrás, por um lado, que facilita o seu avanço político; e os baixos preços do petróleo, que lhes permitiriam comprar barato nossas empresas e nossas reservas.

O Cafezinho teve acesso a um relatório ainda inédito da Federação Única dos Petroleiros (FUP), que mostra a tendência marcante, nas últimas décadas, de aumento do controle estatal sobre as reservas e produção de petróleo.

Abaixo, alguns slides desse trabalho. Em seguida, matéria da RBA sobre o andamento do projeto Serra, também conhecido como Lei Chevron, no Senado.

ScreenHunter_6087 Sep. 02 08.33

ScreenHunter_6088 Sep. 02 08.33

As companhias nacionais (em azul) são empresas estatais, controladas por seus respectivos governos. Não fossem as guerras imperialistas no Iraque e Líbia, as companhias internacionais teriam ainda menos espaço.

ScreenHunter_6089 Sep. 02 08.34

ScreenHunter_6091 Sep. 02 08.34

 

SEM QUÓRUM

Projeto de Serra para o pré-sal tem comissão encerrada e volta ao plenário

Presidente da comissão classifica situação de ‘constrangedora’. Proposta é considerada retrógrada e senadores avaliam que deverá ser rejeitada

por Eunice Pinheiro, para a RBA
publicado 01/09/2015 11:23

Brasília – A decisão sobre quando será votado o PLS 131/2015, que retira da Petrobras a participação mínima de 30% na exploração do petróleo e gás da camada do pré-sal, está agora nas mãos do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). A comissão especial criada para discutir o projeto de autoria do senador José Serra (PSDB-SP) foi extinta, na semana passada, porque não conseguiu reunir os senadores para debater a matéria. Visivelmente irritado, o senador Otto Alencar (PSB-BA), presidente da comissão, reclamou do quórum esvaziado. “É constrangedor”, resumiu. Agora, o projeto será votado no plenário, assim que Calheiros marcar a data.

“Desde o início, esta comissão se mostrava desarticulada e desorganizada. Nem mesmo o senador Serra, autor da proposta, aparecia nas reuniões. No dia em que o presidente dissolveu a comissão, Serra chegou atrasado, perdido, perguntando o que tinha acontecido”, contou o coordenador da Federação Única dos Petroleiros, José Maria Rangel. Para ele, os próximos dias serão cruciais para a formação da estratégia de atuação dos trabalhadores, que estão fazendo um corpo a corpo com os senadores para que rejeitem a proposta de Serra.

No meio de tantas idas e vindas do PLS131/2015, que já esteve prestes a ser votado no plenário do Senado, “esvaziar a Comissão Especial foi a estratégia encontrada pelos senadores que querem a rejeição do projeto”, segundo o senador Roberto Requião (PMDB-PR). “A Comissão já foi criada de forma errada. O presidente Renan não poderia indicar o presidente, nós que teríamos de escolhê-lo pelo voto. Depois, impuseram o relator. Estava tudo errado”, explica Requião, que chegou a entrar com uma ação no Supremo Tribunal Federal para cancelar a comissão.

O senador acredita que o projeto pode ser derrubado no plenário. “Querem voltar com a política do FHC. Não vão conseguir isso”, afirmou, referindo-se à tentativa do ex-presidente de privatizar a estatal brasileira do petróleo.

Requião, porém, crê que o projeto não entrará na pauta de votações imediatamente. Ainda segundo o senador, Renan Calheiros teria se comprometido a segurar a proposta, ou seja, colocar o projeto na “gaveta do esquecimento”. Até quando, é imprevisível.

Se for à votação, o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) também duvida que ele seja aprovado. Para ele, o projeto é inadequado e significa um retrocesso às conquistas que o país já fez. ” É um projeto contrário aos interesses do Brasil. É tão danoso, que é impossível melhorá-lo. Tem de ser derrubado”, afirmou.

Para o coordenador da FUP, o momento é de manter a atenção sobre os movimentos do autor da proposta, senador José Serra. Rangel não acredita que a extinção da Comissão Especial tenha sido uma estratégia, mas um reflexo da fragilidade da proposta. Mesmo assim, vai continuar com o movimento de pressão sobre o Parlamento.

O Palácio do Planalto também monitora o caminho que o PLS 131/2015 trilhará a partir de agora. Sem o status de urgência, ele não terá mais prioridade na pauta de votação e dependerá da decisão do presidente Renan em incluí-lo na agenda. Na reunião com os movimentos sociais, em agosto, a presidenta Dilma Rousseff afirmou que trabalharia para manter a Lei do Pré-sal, o que significa enterrar de vez a proposta de Serra.

***

PS Cafezinho: O Wikileaks vazou, alguns anos trás, conversas entre o então candidato José Serra e executivos da Chevron, petroleira norte-americana, em que o tucano prometia mudar as regras do pré-sal. De uma coisa não se pode acusar Serra: incoerência. Ele está mantendo direitinho sua promessa aos americanos.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

DNA Brasileiro+500-Anos Governados Por Carrascos KhazarIanos

04/09/2015 - 22h39

Existe um único problema pelo mundo inteiro, ou seja o Sistema-Modêlo econômico em colapso e sem solução em nenhum livro ou escola.

O Brasil, além de ser atingido pelo mesmo problema mundial, enfrenta internamente o Malware Tucano. Isso é injusto.

——————————
https://www.facebook.com/662962360476139/photos/a.706150216157353.1073741829.662962360476139/706150246157350/?type=1&theater

Vera Oliveira

03/09/2015 - 10h54

Maria Carmem Lessa é necessario ler esse texto até o fim para vc entender o porque do que está acontecendo no Brasil atualmente. A lava a jato ganhou a mídia para desvalorizar a Petrobras e vende-la aos americanos a baixo preço. Corrupção sempre existiu no mundo. Não foi o PT q inventou. Roubava-se tanto ou mais nos governos anteriores, só q ninguem sabia pois a midia estava aliada aos governantes. Dilma e Lula mudaram essa situação possibilitando q a policia federal possa apurar os casos de corrupção. A mídia q é controlada por grandes familias abastadas ñ tem interesse algum em ficar do lado dos trabalhadores. Para acabar com o governo Dilma fazem de tudo para difamá-la. Tente ver menos a TV globo e procure saber a verdade na Internet. Parabens pela linda netinha!

Renato Bloisi

03/09/2015 - 06h48

Não dá prá confiar no Renan com o projeto nas mãos esperando bom tempo…

Cremilda Moreira

03/09/2015 - 04h27

Saiam pra lá seus privatistas inescrupulosos, vendilhões do templo! Tirem este olho gordo da Petrobrás. Privatizaram os transportes, as comunicações(Embratel), a CBTU, a Vale do Rio Doce, a CSN, acabaram com o Loyd Brasileiro e o que de fato ganhamos com estas privatizações. Tudo ficou muito mais caro. Há um grande monopólio concentrado nas mãos de poucos, estabelecem e ditam as regras e os preços que bem entendem. O povo permaneceu na miséria. Paralelo a todas estas privatizações, estabeleceram a indústria da fome, da seca e da miséria, aumentou o contingente populacional nas favelas, expulsos dos campos grilados pela indústria agrícola para atender ao mercado internacional. Lula foi eleito e derrubou estes mitos de pseudo prosperidade do captalismo selvagem, retirada dos direitos dos trabalhadores e fica aí esta direita fascista, atrapalhando o país de avançar de fato. São uns parasitas! Parasitas! Isto sim! Sugaram e querem permanever sugando na teta do Estado e querendo dar uma de éticos e moralistas. Ah, vão pro inferno! Lula pra 2018!

    Vera Oliveira

    03/09/2015 - 11h00

    É isso aí Cremilda!

Valdelio Assis

03/09/2015 - 04h26

Os bandidos entreguistas… A cadeia espera por eles… Breve!

Hannah da Terra

03/09/2015 - 03h22

É um zumbi.

Anônimo

03/09/2015 - 01h13

E tem gente que acredita

Cassiano Ricardo Pereira Peluso

03/09/2015 - 00h57

Conversa rasa essa de entreguismo, retrógrada, demagoga! Burra!

Cassiano Ricardo Pereira Peluso

03/09/2015 - 00h56

Os países mais ricos do mundo “entregaram” a exploração do seu petróleo para a iniciativa privada. Por que será?!
Em tempo “entregaram” não, concederam, partilharam, abriram o mercado! Pq temos tão poucas refinarias? Por que mesmo o Petróleo sendo “nosso” temos combustíveis tão caros?!

Maria Helena Freitas

02/09/2015 - 23h13

Viva a democracia. Viva a Petrobrás, ela é nossa..!!!

Felipe Streif

02/09/2015 - 22h39

Alguém salve a cadeia produtiva de Óleo & Gás. So com a chegada de novos produtores é que as empresas odiarão sobreviver

Mônica Dias Rêgo

02/09/2015 - 22h28

Mas a luta continua.

Eles sabem que a população tá cobrando e tá ligada. No dia em que o povo cair no esquecimento, eles vão arrebentar com o nosso pré-sal.

Jefferson De Paula

02/09/2015 - 22h07

NÃO VAMOS ESMORECER !!! ESSES CANALHAS GOLPISTAS NÃO PODEM TER TRÉGUA.

Toinha Rodrigues

02/09/2015 - 21h37

Dilma mantém a lei do pré sal. Tem q dar um basta em Cunha, Renan E Serra.

Daulto Bitencourte Garcia

02/09/2015 - 21h22

Não tem nada de entreguismo no projeto Serra. O que adianta a petrobras tentar deter 30% de tudo, não ter caixa para bancar e menos ainda para tocar as operações, por que pela lei da partilha ela é a única responsável pela operação. O petroleo vai continuar lá embaixo no pré-sal, não haverá recursos para educação, saúde e o petroleo do xisto logo vai tornar inviavel extrair o óleo do pré sal. Ma o que fazer contra os xenófobos estatizanates e neo nacionalistas.

Cláudio

02/09/2015 - 17h38

Não Miguelito, não foi a primeira vitória dos petroleiros; essa foi a segunda. A primeira vitória dos petroleiros foi conseguir que a PTbras distribuísse lucros aos empregados, mesmo quando a empresa tem prejuízo. Só no Brasil essas coisas acontecem !

Geraldo Mauro Mauro

02/09/2015 - 18h53

Que trio heim!!!!!

Oliveira Nunes

02/09/2015 - 17h02

sem pesqisa sem esforço sem rtrabalho algum

Erik Bronger

02/09/2015 - 15h29

Esta idéia de obrigar a Petrobrás a participar com 30% em todos os contratos é muito sedutora, um misto de nacionalismo com ganância. Eu mesmo me seduzo por isto.
Mas infelizmente não é realista. A Petrobrás não tem caixa para participar de tudo. Então ficamos novamente com a crueldade da matemática: 30% de nada é igual a nada.
Vamos deixar a iniciativa privada participar e correr seus riscos.
Se não acharem nada, a Petrobras também não perde nada. Mas se acharem, ganhamos em impostos, que no caso do petróleo são bem altinhos.
O pré-sal foi descoberto faz anos mas até agora só gerou blá-blá-bla.
Leiam o livro Lágrimas e Bilhões.

    Fernando EAdriana

    02/09/2015 - 16h06

    Não concordo, não tem o q procurar, já está comprovado, o petróleo está lá, o Brasil tem condições de explorar o pré-sal, já estamos retirando mais de 1 milhão de barris dia. Mudar o regime de partilha é entregar ouro ao bandido. Entregar a multinacionais q não tem compromisso c/ o país e perde-se milhões de empregos nos equipamentos, tecnologia de ponta, navios,sonda e etc …, q serão encomendados fora do Brasil. Se não manter a Petrobras como sócia em todos os campos, estaremos perdendo milhões de empregos na indústria do antes e pós extração do petróleo, não é o só o valor do óleo q conta, pense nisto.

    Rosa Vargas

    02/09/2015 - 17h09

    aH É?????????????? qUEM DISSE?…O Serra?????????????

    Erik Bronger

    02/09/2015 - 20h05

    Não foi o Serra. Tá nos jornais mesmo. O caixa da PB está rapado e eles precisam levantar dinheiro de algum jeito. Provavelmente farão uma nova emissão de ações.

      Miguel do Rosário

      02/09/2015 - 17h34

      Se tem mais de 200 bilhões de barris sob o mar, o problema de capitalização não é tão grande.

    Erik Bronger

    02/09/2015 - 20h20

    A PB não acabou de vender uma de suas divisões para fazer caixa? Até ela se recuperar vai demosra anos. Neste meio tempo pode conseder alguns poços à iniciativa privada.
    Olhe aqui também:
    http://brasilsoberanoelivre.blogspot.com.br/2015/06/petrobras-corta-investimento-em-us-90.html

    Nelson Ribeiro

    02/09/2015 - 22h59

    Vender ações meu caro Erik… vender ações sim. Já vem vendendo ações por muitos anos na bolsa de valores. Ordinárias, preferênciais, provê para o mercado de futuros… isso sim. No mais os jornais não disseram que o Youssef morreu no dia das eleições do segundo turno? Tem que continuar bombando petróleo e fazer caixa para o investimento, deixa o especulador financiar. Só isso.

    Erik Bronger

    02/09/2015 - 23h08

    Ao vendar novas ações a PB não criará valor, apenas diluirá o mesmo valor da empresa entre as ações já existentes.

    Acreditarias talvez em uma reportagem de uma revista de esquerda?
    Está escrito:
    “Primeiro, que qualquer empreendimento comercial, para ser sustentável, tem que ser lucrativo. O controle de preços de combustíveis foi a ação mais desastrada sobre a companhia desde a quebra do monopólio. Segundo, que não basta querer crescer. Há fatores tecnológicos e organizacionais que representam limites concretos para a “aceleração do crescimento” dos negócios. Ao ignorar essas realidades o governo federal causou um prejuízo que será pago com destruição de milhares de postos de trabalho, e colocou em xeque o papel da Petrobras na indústria brasileira de petróleo.”

    http://www.cartacapital.com.br/blogs/outras-palavras/petrobras-as-causas-da-crise-alem-da-lava-jato-305.html

    Cassiano Ricardo Pereira Peluso

    03/09/2015 - 00h58

    Qual seria o compromisso da Petrobras com o país?!!

    Erik Bronger

    03/09/2015 - 01h01

    Qual o compromisso da Shell com a Holanda? Da BP com a Inglaterra?

Ivã Carvalho Fonseca

02/09/2015 - 15h13

cuidado os tucanos querem de qualquer jeito presidencial pense desde agora como votar e em quem votar

Paulo Voinschi

02/09/2015 - 14h55

Acho que a Petrobras deve ser vendida sim. Com ela temos os piores e mais caros combustíveis do mundo, inclusive o GNV e o GLP; além do que como estamos vendo, ela alimenta uma imensa rede de corrupção e desvio de $$$$$ para os políticos. A tão propalada auto-suficiência nunca chega e vamos entregando refinarias e complexos de exploração petrolífera para os “hermanos” em troco de nada.

    Fernando EAdriana

    02/09/2015 - 16h07

    É justamente isto q ouço e leio na mídia, então não concordo!

    Erik Bronger

    02/09/2015 - 20h17

    A Vale, depois de privatisada, também trouxe muito mais benefícios (em forma de impostos) do que quando era mais uma estatal jurásica brasileira.

Marcelo Aranha De Sousa Pinto

02/09/2015 - 14h54

“O limite é o elementar limite da lei”

O governo federal transformou deliberadamente dívida pública em déficit de atenção (…)

Elementar os óbvios: falsidade ideológica, falsidade ideológica eleitoral, apropriação indébita ou estelionato contra a campanha, lavagem de dinheiro ou sonegação fiscal.

Partidos e sindicatos cooptados são duplamente responsáveis pelo rombo que ocultaram em público com dinheiro público.

Partidos e sindicatos são prestadores de serviços regidos pelas regras do “direito privado” e não do direito público.

Elementar do verbo elementar: ou estamos em um governo de leis ou em um governo de pessoas (…)

Maria Zelia Camerini

02/09/2015 - 14h27

São estes os possíveis candidatos a Presidência? ? Todos perfeitos!! ! O Brasil espera por dias melhores! Quem sabe? TODOS FICHA #LIMPÀÀAAAAAAAA!! !!!!!…

Messias Franca de Macedo

02/09/2015 - 10h31

Da Série ‘Farinha podre entreguista do mesmo saco IMUNDO e antinacionalista’!

https://www.youtube.com/watch?v=K2DcPlUePiA

JS, tarja preta, é um ‘jenio’!
Não sabe onde nasceu!

Até, até o Boris foi obrigado a corrigir …

Publicado em 01/09/2015

(…)

FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.conversaafiada.com.br/tv-afiada/2015/09/01/js-tarja-preta-e-um-jenio-nao-sabe-onde-nasceu/

Cunha e Silva

02/09/2015 - 10h24

Ele tem que manter a palavra , já recebeu adiantamento.!

Messias Franca de Macedo

02/09/2015 - 10h10

Um milhão de barris por dia. O pré-sal já chegou lá, apesar dos urubus

POR FERNANDO BRITO · 02/09/2015

http://tijolaco.com.br/blog/wp-content/uploads/2015/09/milhao.jpg

(…)

FONTE [LÍMPIDA!]: http://tijolaco.com.br/blog/?p=29364


Leia mais

Recentes

Recentes