Menu

Tio Sam às empresas americanas: vão pra Cuba!

O governo dos Estados Unidos ouviu a gritaria dos coxinhas brasileiros, que gritam “vai pra Cuba” diante de qualquer manifestação de um pensamento progressista, e mandou as empresas norte-americanas fazerem negócios em… Cuba. Mais que nunca, a decisão do governo brasileiro, de financiar o porto de Mariel, em Cuba, se revelou acertada. O Brasil estará […]

24 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

O governo dos Estados Unidos ouviu a gritaria dos coxinhas brasileiros, que gritam “vai pra Cuba” diante de qualquer manifestação de um pensamento progressista, e mandou as empresas norte-americanas fazerem negócios em… Cuba.

Mais que nunca, a decisão do governo brasileiro, de financiar o porto de Mariel, em Cuba, se revelou acertada. O Brasil estará em posição privilegiada, com um porto a 200 km do maior mercado do mundo, num país cujas operações comerciais, com os fins das anacrônicas sanções norte-americanas, deverão se multiplicar várias vezes nos próximos anos.

Quer dizer, o porto não é brasileiro, é cubano, mas foi construído por empresa brasileira, com financiamento do BNDES, então teremos sempre posição privilegiada por lá.

***

Na Reuters Brasil.

EUA suavizam embargo e facilitam negócios com Cuba

sexta-feira, 18 de setembro de 2015 11:07 BRT Imprimir [-] Texto [+]

Por Susan Heavey

WASHINGTON (Reuters) – Os Estados Unidos emitiram nesta sexta-feira regulamentos que amenizam as restrições para empresas norte-americanas em busca de fazer negócios com Cuba e facilitam as viagens, em mais uma medida para suavizar o embargo comercial em um cenário de reatamento das relações com a ilha comunista.

As regras afetam viagens, telecomunicações, serviços de Internet, operações comerciais, setor bancário e as remessas de valores, e permitem que companhias dos EUA se estabeleçam em Cuba.

“Uma relação EUA-Cuba mais forte e aberta tem o potencial de criar oportunidades econômicas tanto para norte-americanos quanto para cubanos”, disse o secretário do Tesouro dos EUA, Jacob Lew, em comunicado.

“Ao suavizar ainda mais estas sanções, os Estados Unidos estão ajudando a apoiar o esforço do povo cubano para conquistar a liberdade política e econômica necessária para construir uma Cuba democrática, próspera e estável”, afirmou.

O gesto surge no momento em que Washington e Havana trabalham para normalizar o relacionamento entre os dois ex-inimigos da Guerra Fria pela primeira vez em mais de um século.

Os regulamentos divulgados nesta sexta-feira são um acréscimo a outros que o presidente norte-americano, Barack Obama, anunciou em janeiro para aliviar o embargo de 53 anos contra Havana.

Segundo as novas regras, as empresas podem abrir escritórios, lojas e armazéns em Cuba. Elas ainda permitem a oferta de serviços de Internet e de telecomunicações entre as duas nações vizinhas.

Embora não alterem o procedimento de seleção para que quer viajar a Cuba, os regulamentos facilitam o trânsito de viajantes autorizados graças ao licenciamento de empresas de transporte, e também cancelam o limite das remessas de valores e possibilitam abrir e manter contas bancárias no país.

(Foto: Cubanos colocam bandeira de Cuba e EUA em prédio perto da embaixada norte-americana em Havana. 14/09/2015. Crédito REUTERS/Enrique De La Osa)

© Thomson Reuters 2015

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

genotropin

20/10/2015 - 13h10

This website was… how do you say it? Relevant!! Finally I’ve found something which helped me.
Cheers!

Daulto Bitencourte Garcia

20/09/2015 - 17h36

Facebook Só que era dinheiro do tesouro, repassado ao BNDS e foi a juros subsidiados. E a gente empresta o que tem e não o que não tem e agora tem que aumentar os impostos. Obrigado

Elo Nunes

19/09/2015 - 22h15

Os coxinhas são sempre os últimos a enxergar. Depois que a maioria está voltando eles estão ainda planejando ir.

Edinho Hernandes

19/09/2015 - 16h40

vou deixar de cequir seu blog por falta de criterio teecnico

Alda Farias

19/09/2015 - 03h02

Neocolonialismo americano…os coxas pira.

Galo

18/09/2015 - 20h26

EUA detonaram o Mexico, agora vai pra cuba!

Miguel

18/09/2015 - 20h06

Ah não são otarios? Porto de MARIEl custou 800 milhões de dólares financiados a odebrecht. Não matou ninguém, fez o bem a Cuba, ao Brasil e aos EUA que tb vai usar o porto. Os americanos financiaram 2 a 3 trilhões de dólares a fundo perdido a guerra no Iraque, que matou 1 milhão de pessoas, destruiu infraestrutura, fez nascer o Estado Islâmico, criou terroristas e desestailizou por décadas todo o oriente médio. E ainda fez a dívida pública duplicar . Tudo pra enriquecer meia dúzia de bilionários da guerra. Muito espertos os americanos.

    Rodrigo

    19/09/2015 - 02h20

    São espertos sim, blogueiro pão-com-ovo. São tão espertos que com uma população cerca de 50 % maior que a nossa, conseguem produzir um PIB cerca de 8x vezes o valor do nosso. Os americanos são muito mais importantes para Cuba do que Cuba é para os americanos. As atividades de empresas americanas em Cuba não farão nem cosquinha na economia americana, uma ilha com 11 milhões de paupérrimos habitantes, os quais mal têm dinheiro para adquirir produtos de primeira necessidade produzido nos EUA, que dirá comprar produtos de alguma tecnologia. Quanto a guerras e combate a crimes, não espero que os frouxos esquerdistas participem, apoiem ou entendam a lógica de quem participa de tais atividades !

      roberto

      19/09/2015 - 17h55

      É né, os frouxos esquerdistas não entendem nada de helicoptero com 450kg de pasta base de cocaína.

      Quem entende é a direita babona

Rodrigo

18/09/2015 - 19h14

É verdade, as empresas americanas vão para Cuba, mas como os americanos não são otários e pouco escolarizados como os brasileiros, os EUA não vão retirar dinheiro de seus cidadãos para, a juros subsidiados e com prazos de 25 anos para pagamento , doar dinheiro a Cuba. Eles vão lá para ter lucro e não para fazer como o Brasil, pegar dinheiro a 14% a.a. e emprestar , a clientes duvidosíssimos, a 5,6% a.a. !

    Vander

    20/09/2015 - 12h19

    Que “análise” mais burra, desinformada, sem contexto histórico-político! Cuba é uma pequeníssima ilha, não tem bases militares em nenhum país estrangeiro como os Estados Unidos, que as tem em quase todos os continentes, para impor suas políticas invasivas e “conquistar” mercados pela força. Cuba não financia a derrubada de governos eleitos, nem incentiva e financia guerras inventadas para suas empresas venderem armas e “aumentar o PIB” do país. Se você não sabe ou finge não saber, desde aproximadamente 1857 os Estados Unidos provocam e/ou participam de uma guerra, a cada 3 anos!

Luiz Claudio Lopes da Silva

18/09/2015 - 22h11

Como fica a cabeça do tabuleiro de coxinhas, que tanto odeia Cuba e a mesmo tempo sonham em ser norte americano???

    Asdrubal Caldas

    21/09/2015 - 23h53

    Luiz Claudio Lopes da Silva
    Não os Coxinhas não odeiam Cuba, e nem os cubanos. Eles odeiam é o regime comunista que ceifou por mais de meio século o direito de liberdade que o povo cubano nunca tiveram depois que os Castro dominaram a pequena ilha, eliminando milhares de cubanos para se manterem no poder. E também não temos nenhum Coxinha que sonha ser americano. Este seu papo é mais vazio do que bolso de pobre. Piores são os “Camarões” que se dizem antiamericanistas, e que adoram Cuba. Mas quando conseguem um financiamento a perder de vista, correm comprar uma passagem para onde? Cham Cham Cham Cham….Para Miami.

Daulto Bitencourte Garcia

18/09/2015 - 21h44

Os amaericanos já viram que dá para explorar os cubanos até a última gota. Não vão dar dinheiro suado dos americanos aos irmãos castro como nossos governantes fizeram em mariel.

    Lili Batisa

    20/09/2015 - 04h18

    O governo brasileiro nso deu dinheiro aos cubanos, emprestou dinheiro através da linha de crédito do BNDES, como faz para outros países .

      Asdrubal Caldas

      22/09/2015 - 00h15

      Lili Batisa> Como eu acredito que você, como todos os esquerdistas, fazem o jogo do me engana que eu gosto, então fingem que acreditam que o Governo brasileiro esta realmente preocupado a receber de Cuba a dinheirama que emprestou aos cubanos. Não tem nada de serio nesta transação minha querida. Se tivesse, porque não existe transparência neste empréstimo? E porque um prazo de 25 anos para pagamento, se a norma é doze anos?. O que vai acabar acontecendo com o povo brasileiro em relação a este dinheiro, e outros emprestado para muitos outros países, é que todos eles percebendo a tibieza deste fraco governo que ai esta, ficarão com o nosso dinheiro, transformado num grande e moderno porto, sem nos ressarcir. Assim como já fez a Bolívia com a nossa refinaria da Petrobrás. Ou você não se lembra?

Daniel Martins

18/09/2015 - 21h28

Impressionante, que de lá pra cá, nunca mais ouvi esta expressão, “Vai pra Cuba”…! como até meses atrás era o bordão dos coxinhas…!

    Lili Batisa

    19/09/2015 - 02h23

    Eu também não. Isso vem reafirmar com esses sem cérebros seguem a cartilha dos golpistas americanizados!

      Asdrubal Caldas

      22/09/2015 - 02h59

      Lili Batisa> Você esta desatualizada, eu esta se fazendo de boba. Os Camarões são vocês que: São vermelhos, cegos, andam para traz, e tem M…. no lugar do cérebro. Nós somos os Coxinhas, não se esqueça mais. Combinado?

    Lili Batisa

    19/09/2015 - 02h28

    Aliás, depois que o governo americano reatou relações diplomáticas c o governo cubano, o turismo brasileiro dos coxinhas aumentou expocialmente; a matriz autorizou para que eles esquecessem o tal comunismo!

Luiz

18/09/2015 - 18h12

Infelizmente Donald Trump pode ser o próximo presidente dos EUA. Duvido que Cuba tenha lugar no ultra conservadorismo do sujeito

Lili Batisa

18/09/2015 - 19h44

Ainda bem que fui a Cuba antes deles invadirem a ilha. Espero que o governo cubano saiba controlar esses capitalistas destruidores de culturas e povos.

    Asdrubal Caldas

    22/09/2015 - 03h03

    O dia em que os esquerdistas acordarem para a realidade, e começarem a perceber que só se vive uma vez, e que os ignorantes normalmente tem a vida encurtada, motivada pela sua própria ignorância. A partir dai eles começarão a ver o mundo com outros olhos, e perceberão que a vida vivida em harmonia é muito melhor, e mais fácil de ser vivida. Essa nossa esquerda deve ter servido de modelo para um personagem antigo do humor brasileiro, cujo nome era “Zé do Contra”. os mais idosos devem se lembrar do personagem O PT tem o seu Zé do Contra, na pessoa do Lula. Quando o FHC era governo, ele foi contra tudo que se tentou aprovar. Aqui estão as provas:

    1985 – O PT é CONTRA a eleição de Tancredo Neves e EXPULSA os deputados que votaram nele.
    1988 – O PT vota CONTRA a Nova Constituição que mudou o rumo do Brasil.
    1989 – O PT DEFENDE O NÃO PAGAMENTO da dívida brasileira, o que transformaria o Brasil num CALOTEIRO MUNDIAL.
    1993 – Presidente Itamar Franco convoca todos os partidos para um governo de coalizão pelo bem do país. O PT foi CONTRA e não participou.
    1994 – O PT vota CONTRA O PLANO REAL e diz que a medida é eleitoreira.
    1996 – O PT vota CONTRA a REELEIÇÃO. Hoje defende.
    1998 – O PT vota CONTRA a PRIVATIZAÇÃO DA TELEFONIA, medida que hoje nos permite ter acesso a internet e mais de 150 MILHÕES DE LINHAS TELEFÔNICAS.
    1999 – O PT vota CONTRA a adoção do CÂMBIO FLUTUANTE.
    1999 – O PT vota CONTRA a ADOÇÃO das METAS DE INFLAÇÃO.
    2000 – O PT luta FEROZMENTE CONTRA a criação da LEI DA RESPONSABILIDADE FISCAL, que obriga os governantes a gastarem apenas o que arrecadarem, ou seja, o óbvio que não era feito no Brasil.
    2001 – O PT vota CONTRA a criação dos PROGRAMAS SOCIAIS no governo FERNANDO HENRIQUE CARDOSO:
    Bolsa Escola, Vale Alimentação, Vale Gás, PETI e outras bolsas são classificadas como ESMOLAS ELEITOREIRAS e insuficientes.
    QUASE TODA ESTRUTURA SÓCIO-ECONÔMICA DO BRASIL FOI CONSTRUÍDA NO PERÍODO LISTADO ACIMA.
    O PT FOI CONTRA TUDO E CONTRA TODOS.
    HOJE ROUBAM TODOS OS AVANÇOS QUE OS OUTROS PARTIDOS
    PROMOVERAM E POSAM COMO OS ÚNICOS CONSTRUTORES DE UM PAÍS DEMOCRÁTICO.
    JÁ QUE O PT FOI CONTRA TUDO E CONTRA TODOS DESDE A SUA FUNDAÇÃO, FICA UMA PERGUNTA PARA QUE OS LEITORES RESPONDAM:
    EM 8 ANOS DE GOVERNO, QUAIS AS REFORMAS QUE O PT PROMOVEU NO BRASIL PARA MUDAR O QUE OS SEUS ANTECESSORES DEIXARAM?

    E depois que ele se viu Presidente, a maior parte do que ele havia sido contra, agora porque lhe interessava, passou a ser a favor. E eu fiz questão de iniciar este texto fazendo estas observações, para entrar realmente no assunto que eu quero, do meu ponto de vista, abordar. Li os comentário feitos até agora, e observei que os argumentos são praticamente os de sempre: A esquerda como sempre atacando, e a direita tentando detalhar a sua defesa sobre o assunto em pauta. Porem o que ninguém percebeu até agora foi a jogada inteligente do Obama em relação a Cuba, e ao Brasil. Um detalhe que não pode passar em brancas nuvens, é que a esquerda sempre se disse anti-americanos, chamando os de imperialistas, e outros epítetos impublicáveis. Agora, depois que os americanos reataram relações com Cuba, estão achando-os lindos e maravilhosos. Agora vejam, como já disse acima, de acordo com o meu ponto de vista, porque acredito ser uma jogada inteligente esta iniciativa do Obama. É que ele esta fazendo, o que o Lula erroneamente dizia: “Matando dois coelhos com uma caixa d’água só”, quando o correto seria “matar dois coelhos com uma cajadada só” E este é um detalhe que devemos observar com relação aos Estados Unidos: O Brasil obteve a sua independência apenas 46 anos depois de os Estudos Unidos. E esta pouca diferença na independência entre um e outro país, não seria motivo para os Estados Unidos estarem 2 séculos à nossa frente, não só em tecnologia, mas principalmente em questões políticas. O Obama que é verdadeiramente “O Cara”, e não o nosso tupiniquim enganado, acreditando de veras ser ele o tal “cara”, esperou o nosso cara inaugurar o Porto de Mariel, feito com o dinheiro do povo brasileiro, e disse: É aqui que eu vou ancorar o meu Iate. Mas se fosse só isto não seria nada. O principal, e ai temos que bater palma a este gênio da política, é que todos sabemos que o Obama já vinha monitorando a tia Dilma há anos. Ele já sabia do Foro de São Paulo, e das intenções do Lula e Cia. de transformar, a pedido do Mano Chaves, não o do programa de TV., mas aquele que inventou o tal “Bolivarianismo” a America Latina na grande Nação Bolivariana.E o Obama que pensa, e não fica perdendo tempo em criar palavrinhas para ofender os adversários, tais como: Coxinha, Golpista, Fascista, e outras bobagens mais, correu na frente, para desarticular todo um plano de poder do Lula, e do PT. Qual o plano? Melhorar a qualidade de vida do povo sofrido de cuba, num espaço tão pequeno de tempo que, quando os cubanos sentirem o peso da “Liberdade”, jamais pensarão em querer viver no inferno em que viveram durante mais meio século. E como com certeza, dentro dos acordos firmados entre os dois Governos, deve ter uma clausula onde ficou acordado que os manos Castro não querem morrer, sem antes ver o povo que eles, os manos Castro, tanto subjugaram, sorrindo a se fartarem de tanta alegria, e felicidade. Podem aguardar que o Obama tudo fará para concretizar este sonho dos Castro. E esta poderá ser a desgraça da maioria dos esquerdistas que ainda não foram a Cuba para compartilharem o sofrimento dos irmãos cubanos. É que a esquerda não vai ter moral para ir a Cuba depois desta transformação que está por vir, e encontrar la na pequena ilha um povo transformado, com um novo padrão de vida e com oportunidades para crescerem financeiramente, construírem as suas casas, se alimentarem, e se vestirem com qualidade, e poderem comprar os seus carros novos, desfazendo-se daquelas verdadeira sucatas ambulantes. E o povo cubano conseguirá se desenvolver economicamente em bem menos tempo do que os brasileiros. E sabem porque? Porque até nisso o povo brasileiro deu azar. A esquerda cubana, ao menos se preocupou em dar escola de qualidade para o seu povo. Diferente daqui que os nossos esquerdistas tupiniquins olharam mais para o seu próprio umbigo, do que para o bem estar do povo. Seguiram a linha Comunista: “O povo sem educação é fácil de ser dominado, porque não sabe a força que tem” Portanto senhores esquerdistas, comecem a reservar um dinheirinho se quiserem visitar Cuba. Porque estou torcendo para que quando os senhores puderem fazer esta viajem, já encontrem uma nova Cuba, uma Cuba modernizada, com o que há de mais moderno em tecnologias. E levem uma reservazinha de grana, para tentarem a sorte, pois é possível que por lá encontrem belos cassinos, como os de Las Vegas. Ah, e talvez vocês encontrem aquela Blogueira a Yoani Sanchez, aquela que vocês foram deselegantes com ela quando ela nos visitou, chegando mesmo a agredi-la. Que vergonha. Dependendo da época em que vocês forem, é possível que a Yoani Sanchez até já seja dona de uma Rádio em Havana. Procurem fazer uma visita de cortesia à ela, sejam humildes, e peçam desculpas pelo tratamento oferecido a ela, quando ela aqui esteve. Mostrem que vocês também estão começando a mudar o pensamento quanto a convivência entre os que pensam diferentes de vocês. Ela com certeza os entenderá.

Izabel Cristina Kröger

18/09/2015 - 17h51

Como nós mineiros falamos, por preconceito de alguns ” O Brasil vai perder o trem”.,


Leia mais

Recentes

Recentes