Mais de 70% dos eleitores já estão decididos sobre o voto presidencial, diz DataFolha

Marcelo Tas e as novas armas do Tio Sam

Por Miguel do Rosário

04 de outubro de 2015 : 23h21

A informação abaixo não prova que Marcelo Tas vendeu sua opinião ao Tio Sam. Não vou entrar nesse mérito. Prefiro acreditar que não.

Tas é um cara influente no twitter, com milhões de seguidores, e me parece normal que um assessor de Hillary Clinton queira se gabar, junto à chefe, que conseguiu “plantar” uma ideia junto à opinião pública brasileira.

Mas reforça uma das teorias de conspiração mais quentes dos últimos tempos.

(E teorias de conspiração ganharam outro status após as revelações do Wikileaks e do Snowden. Agora elas voltaram a ser levadas à sério).

É a teoria do novo tipo de golpe desenvolvido pelo governo americano.

Eles agora tentam promover “mudanças de regime” com ações voltadas principalmente para a manipulação da opinião pública.

Na verdade, nem é tão conspiração assim. Pensando bem, não é crime pretender influenciar a opinião de outro país.

Quem é mais culpado aqui somos nós, que deveríamos estar mais atentos a essas tentativas de nos manipular, o que pode levar a opinião pública a defender coisas que não interessam à soberania brasileira.

Além disso, é mais um argumento para defendermos a democracia na mídia: a própria soberania nacional está em perigo se continuarmos tão vulneráveis, através da nossa mídia, a esse tipo de manipulação.

***

Da página do Ação Popular – Baderna Neles!:

O apresentador Marcelo Tas virou assunto de e-mails trocados por assessores de Hillary Clinton com a então secretária de Estado em 2011.

O motivo? Tas repassou, em sua conta no Twitter, uma mensagem do então assessor de Hillary para Inovação, Alec Ross. Ross narrou o feito em e-mail de agosto de 2011 a Thomas Shannon, então embaixador dos EUA.

Em uma troca de mensagens entre assessores de Hillary um deles disse:

“Você já me ouviu falar sobre como devemos cultivar ‘influenciadores de mídias sociais’ com o objetivo de validar e amplificar nossa mensagem”

O assessor conta então que Tas foi convidado para um “café” por iniciativa da Embaixada.

O assessor então diz:
Publiquei algo sobre Síria no meu Twitter. Tas pegou [o tuíte], reescreveu em português e então o disseminou para os seus quase 2 milhões (na época) de seguidores no Twitter

A troca de e-mails chegou a Hillary, que celebrou: “É um bom exemplo”.

Marcelo tas diz que a celebração de seu tuíte por assessores é “normal”. “A novidade é o Estado americano me achar relevante.”

ATUALIZAÇÃO – – – > Conseguimos acesso aos documentos.

1. Entrar no site: https://foia.state.gov/
2. No campo “Search FOIA site” pesquisar por “Marcelo Tas”
3. Clicar no primeiro link que aparece.

Está tudo confirmado pelo próprio governo americano.

Fonte:
http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2015/10/1689273-marcelo-tas-vira-assunto-entre-equipe-de-hillary-clinton.shtml?cmpid=facefolha

BADERNA NELES!

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

56 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Aldo

07 de outubro de 2015 às 00h16

O pior é esses caras de pau como Tas e muitos outros acharem que isso não quer dizer nada, difícil acreditar que sejam tão ingênuos; mas é lógico que pra quem os usa quer dizer muito e faz diferença, não é atoa que essa acào é levada a sério e faz parte da política americana; mas aqui os usados ou que se deixam usar contra o Brasil, preferem debochar.

Responder

Isaías Dalle Nogare Liebana

06 de outubro de 2015 às 06h05

Marcelo Tas é um puta cuzão, faz anos que ele é cu

Responder

Rafael Monico

06 de outubro de 2015 às 04h08

Novas armas que de novas não têm nada. Foram usadas em 64 e são usadas de forma idêntica hoje. A única diferença é que estão turbinadas pelo Facebook.

Responder

Roberto Paschoal

06 de outubro de 2015 às 03h16

ja o considerei um cara legal ,hoje percebo que o que o gato enterra vale mais que ele.

Responder

Marola

05 de outubro de 2015 às 22h51

O que estou achando estranho é vc ficar fazendo média com esse boneco de ventríloco, já que o teor da correspondência é bastante incriminador.

Responder

Roberto Ferrante

06 de outubro de 2015 às 00h00

Um babaca que passou a campanha inteira dizendo que não divulgaria seu voto e na noite anterior à eleição divulgou o voto na direita pra influenciar seus seguidores, não merece nenhum tipo de respeito.

Responder

Renato Scorsatto

05 de outubro de 2015 às 23h33

Tá barato!

Responder

jõao

05 de outubro de 2015 às 19h22

È um mercenario

Responder

Iara Finger Brittes

05 de outubro de 2015 às 22h01

É preciso muito cuidado e atenção com os americanos…

Responder

Roseli Coelho

05 de outubro de 2015 às 19h35

E ele acha que não fez nada errado.

Responder

Sidnei Brito

05 de outubro de 2015 às 15h54

E o Gene Sharp, hein?
Alguém o está estudando no Brasil?
Além da turma da direita, é claro, que parece estar por dentro das ideias do polêmico pensador.

Responder

Kim Fortes

05 de outubro de 2015 às 18h53

Definitivamente isso não é nenhuma novidade.

Responder

Go Lopes

05 de outubro de 2015 às 17h56

Tas não é coxinha?

Responder

Rogério Bezerra

05 de outubro de 2015 às 14h42

Marcelo não homenageou numa entrevista o seu grande líder da maçonaria Ives Gandra Martins? Eles são entreguistas, sim!

Responder

Fabio Dantas

05 de outubro de 2015 às 17h18

Você não vale nada hipócrita,sujeito sem propósito

Responder

Fabio Dantas

05 de outubro de 2015 às 17h17

Ordinário sem personalidade, mal caráter, mercenário,

Responder

Luciano Marx Rabuske

05 de outubro de 2015 às 17h02

Psss parece o programa “acredite se quiser’…

Responder

Mário Sérgio

05 de outubro de 2015 às 16h38

TRISTE!!!

Responder

Alberto Capucci Filho

05 de outubro de 2015 às 16h27

O Carlos Lacerda recebia dinheiro da CIA para ajudar a preparar o golpe. Sempre tem um lesa Pátria para agir como lacaio de estrangeiros. Muito bem pago, é claro.
Todo entreguista tem seu preço. Isso é o jornalismo sob encomenda. Conforme o preço, a prostituta ou o garoto de programa faz qualquer serviço.

Responder

Everaldo

05 de outubro de 2015 às 12h12

É Miguel…. Se você não deu um print na página… Já era.!!!!

Responder

Julio Nogueira

05 de outubro de 2015 às 14h43

um biltre do instituto millenium…

Responder

Mario Filho

05 de outubro de 2015 às 14h42

Todas as desgraças de nossa nação são produzidas pela perpetuação de grupos partidários no poder. Os grupos partidários não mudam, uma vez que só eles escolhem, dentre eles, quem serão, por seu arbítrio, os candidatos aos cargos eletivos, não havendo possibilidade de se candidatar alguém do povo capaz de conduzir melhorias e mudanças para o povo. Apenas aos filhos e netos de quem já está no partido, ou a quem defenda apenas os interesses do partido, será dada a garantia de ser um novo candidato, já que a escolha recai exclusivamente ao partido. O voto do eleitor não escolhe ninguém para nada, apenas obriga-o a homologar a vontade dos partidos colocando os escolhidos destes no poder. E conseguem ocupar todos os poderes da República preenchendo os cargos não eletivos com aqueles que não obtiveram bastante votos. Só eles tem acesso ao poder e de lá controlam todas as atividades de nossa nação, sempre no sentido de garantir as próprias regalias e mordomias e nunca os direitos políticos e sociais do povo. E essa situação grotesca está blindada pela Constituição, sendo quase impossível mudar, já que pela vontade dos partidos-empresas isso não acontecerá. E o resultado de tanto poder nas mãos dos partidos são todos os problemas que vivemos todos os dias, causados por grupos no poder que agem apenas para atender os próprios interesses, deixando todos os bens públicos sucateados. Ou seja, estamos numa ditadura travestida de democracia. Mas a SOLUÇÃO para TODOS NÓS CIDADÃOS, SEM NENHUMA DISTINÇÃO, é simples: basta eliminar o inciso V do parágrafo 3º do Artigo 14 da Constituição, que trata da obrigação de filiação partidária para se eleger. Isso não significa acabar com os partidos, mas dar garantias de acesso a cidadãos sem vínculos com partidos, pois partidos são apenas grupos em simbiose abjeta com empresas. Acabar com a obrigação de filiação partidária é um objetivo que deve ser compartilhado por você agora e por todos que você conhece em todos os lugares que você frequenta, e deve virar um lema em todos os posts de todas as redes sociais, em todos os movimentos, em todas as passeatas, em todas as ruas, em todos os muros, em todas as universidades, em todas as escolas, em todos os documentos, em todas as imagens, em todas as vozes … daqui para frente. Pense fora da caixa: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=471122749707627&set=a.471121873041048.1073741828.100004297184940&type=1&theater

Responder

Mosé Be Bahia

05 de outubro de 2015 às 14h02

Obrigado pela informação.

Responder

Thomas Jeffersom

05 de outubro de 2015 às 13h39

Essa matéria não pode ser séria, isso não é jornalismo.

Responder

Tomás Lima Fontan

05 de outubro de 2015 às 13h15

Não me admira esse FDP se dar a esse trabalho !

Responder

Marcela Vera Moraes

05 de outubro de 2015 às 13h10

Esse nunca me enganou…

Responder

Edson Teixeira

05 de outubro de 2015 às 12h10

Era da juventude do DEM. Precisa falar mais?

Responder

Paulo Dimas Tauyr

05 de outubro de 2015 às 12h04

O governo brasileiro deveria ter a audácia dos canalhas, e em casos como este deveria, literalmente falando, cortar o mal, não pela raiz, mas sim pelo pescoço. Traidores f d p.

Responder

Nair Benites

05 de outubro de 2015 às 11h33

Me admira o espanto, a rede globo faz isso desde sua criação. Esse “timos” só influenciam porque no nosso Brasil a educação sempre foi de péssima qualidade. As máximas de Paulo Freire, não influenciaram nossa educação, infelizmente. Acorda Brasil!

Responder

?ajro A?gusto

05 de outubro de 2015 às 11h20

Lembrem se de 1964, gente! Os caras a mando do fdp neurótico do Lincoln Gordon vinham e compravam tudo que era débil mental que falasse contra o Jango! TFP e o cacete eram seguidos por uma legião de zumbis que defendiam o grupo que os chicoteava EXATAMENTE como é hoje!

Responder

Oswaldo Vb

05 de outubro de 2015 às 10h59

É um pau no cu entreguista. Devem ter oferecido pra ele cidadania. Deveria ser proibido pessoas com cidadania de outros países influenciarem nossa política.

Responder

Aristóteles Medeiros

05 de outubro de 2015 às 10h44

os entreguistas vão aparecendo

Responder

Joaquim Gomes

05 de outubro de 2015 às 10h40

o desespero do governo e dos PETISTAS vai obrigá-los a terem medo até da própria sombra. que loucura…..

Responder

Guilherme Cé

05 de outubro de 2015 às 10h33

Pobre geração que tem como formadores de opinião Tas, Gentili, Roger, David Coimbra, Olavao…

Pobre do nosso futuro, pobre de nós…

Responder

Luiz

05 de outubro de 2015 às 07h24

Isso é um tremendo BABACA, COVARDE, GOLPISTA, SUJO, HIPÓCRITA….

Responder

Zê Carota

05 de outubro de 2015 às 10h18

Responder

Elisabete Jardelino

05 de outubro de 2015 às 10h02

Afranio Santos Afranio Lacefre Cerfre Cerfreitas Carolina Melo Sodré

Responder

Marcelo Bessa Freitas

05 de outubro de 2015 às 09h41

Isto só prova que parte de sua inteligência se perdeu com a grave alopécia que o acomete.

Responder

Wladimir Quirino

05 de outubro de 2015 às 08h22

Tentei pesquisar e não encontrei nada.

Responder

Adriano Finozzi Molero

05 de outubro de 2015 às 05h13

Quinta-coluna sionista.

Responder

Marcos Portela

05 de outubro de 2015 às 03h42

MARAVILHA dos DEUSES esse PAÍS de MARIONETES, que MANIPULADO pela REDE GLOBO e seus TENTÁCULOS da MÍDIA (SBT, Record, Band, RedeTV, Veja, Folha, Época, IstoÉ, Estadão e outros), TRANSFORMAM crise MUNDIAL em crise NACIONAL e PARLAMENTARES BANDIDOS, como o CUNHA (denunciado várias vezes em REDE NACIONAL), TRAFICANTES de DROGAS (450 kg do HELICOCA) e CORRUPTOS (PSDB e DEM), em LÍDERES do GOLPE de ESTADO contra o GOVERNO, INVERTENDO VALORES através da TV ABERTA, que é “GRATUITA” justamente para isso, TRANSFORMAR MENTIRAS em VERDADES e PESSOAS em ZUMBIS.

Responder

Parlo Piano

05 de outubro de 2015 às 03h31

“novo tipo de golpe”,, inocência não, né Miguel,,

Responder

Manoel Carlos

05 de outubro de 2015 às 03h05

Opa, olha o preconceito contra os carecas, até porque ele pode ser um falso careca, que raspa a cabeça para parecer mais serio.

Responder

Rogerio Vieira

05 de outubro de 2015 às 03h02

Como criarmos nosso patriotismo imbativel?

Responder

Edilson José Stocco

05 de outubro de 2015 às 02h54

Tas tem o mesmo pensamento de 93 % dos brasileiros.

Responder

Biel Lizardy Wolf

05 de outubro de 2015 às 02h50

Tentando acreditar que vocês realmente escreveram isso. Sério, qual o problema disso?

Responder

    Santos Celio

    05 de outubro de 2015 às 10h11

    Para alguns brasileiros, como vc, não tem nada demais idolatrar e defender interesses americanos, ao mesmo tempo que condenam Lula por sempre defender empresas e interesses brasileiros.

    Responder

    Biel Lizardy Wolf

    05 de outubro de 2015 às 12h45

    Idolatrar e defender interesses americanos? Acho que para alguém que não me conhece, suas afirmações são um pouco pretensiosas! Uma coisa é questionar o que o Tas disse ou pensa. Outra coisa é acreditar nesta teoria maluca, ironizada pelo próprio Tas, se você der uma visitada em sua página.

    Responder

    Santos Celio

    05 de outubro de 2015 às 14h55

    Biel Lizardy Wolf , o pouco que assisti dele no CQC, deu pra ver que ele seguia o enredo dos seus patrões da BAND, com matérias que sempre condena o Governo do PT, ao mesmo tempo que blinda seus opositores (seca em SP, durante a eleição do Alckmin), como prova que isto continua na BAND, hoje no CQC, já antecipo que não deve ter nenhum comentário sobre Eduardo Cunha.

    Responder

    Biel Lizardy Wolf

    05 de outubro de 2015 às 15h04

    Atualmente, algum tipo de lei impede que o programa possa gravar matérias na câmara, por isso a ausência de matérias como as que tinham antes. Mas sempre achei que o CQC bate onde precisa bater, sendo direita ou esquerda. E ao longo de toda a sua existência foi chamado de coxinha de um lado e petralha de outro. Acho que esse fla flu já passou do limite. Ler uma matéria dessa sobre o Tas, que tem uma carreira excepcional, é triste. Acho que uma coisa é contestar o que ele pensa ou fala, outra é criar esse campo de fantasia.

    Responder

Jorge Silva

05 de outubro de 2015 às 02h48

Mais um parvalhão a prestar serviço e, ainda por cima gratis, ao amo NA.

Responder

Natália Bessas

05 de outubro de 2015 às 02h47

Esses entreguistas conseguiram uma legião de zumbis, que não gostam nem deles mesmos!!!

Responder

Irene Lengler

05 de outubro de 2015 às 02h45

Até parecia um bom moço! Não vou assistir programas, que ele apresente !

Responder

Conceicao Falcao

05 de outubro de 2015 às 02h40

Idiota total sem cabelo

Responder

Souza Sid

05 de outubro de 2015 às 02h32

mais um idiota útil…

Responder

Deixe um comentário

O Xadrez para Governador do Ceará Lula ou Bolsonaro podem vencer no 1º turno? O Xadrez para Governador de Santa Catarina