Análise em vídeo das manifestações do 2 de outubro e as vaias a Ciro

Investigação sobre contas suíças de Cunha estava na gaveta desde 2006

Por Redação

07 de outubro de 2015 : 19h19

Advogado de defesa do presidente da Câmara é o ex-procurador-geral da República Antônio Fernando de Souza que, na sua gestão, “guardou” inquérito contra seu atual cliente 

Por Helena Sthephanowitz, para a Rede Brasil Atual.

Desde 2006, a Divisão de Repressão a Crimes Financeiros da Polícia Federal encontrou operações cambiais com indícios de irregularidades atribuídas ao deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e diversos outros políticos. Mas parece que a necessária investigação para esclarecer os fatos ficou engavetada e acabou atropelada por investigações de autoridades suíças.

Naquele ano de 2006 foi dada entrada no Supremo Tribunal Federal (STF) a Petição Avulsa de nº 193.787 tratando dessa investigação, possivelmente por haver muitos políticos com foro privilegiado. Estranhamente não consta do sistema de consultas do STF na internet o andamento dessa petição, mas sua existência é comprovada por um despacho do ex-ministro Joaquim Barbosa no Diário Oficial.

O problema é que a decisão de Barbosa ocorreu só no dia 6 de maio de 2014, após oito anos de gaveta. E o pior é que foi uma decisão que não resolveu nada, apenas fez o processo “andar de lado”, ou seja, ouvido o procurador-geral da República que, aparentemente, pediu o desmembramento de quem não tinha foro privilegiado, Barbosa nem disse que sim, nem que não. Passou a bola para o ministro relator decidir. Mais de ano já passou sem haver notícias de novo andamento.

Foi preciso o Ministério Público Suíço encontrar em abril deste ano contas suspeitas em bancos de lá tendo como beneficiário o deputado Eduardo Cunha e seus parentes, para o Ministério Público Federal brasileiro acordar para a investigação que já deveria ter sido feita nove anos atrás.

peticao

A ausência da consulta processual no sistema do STF dificulta a melhor compreensão do que ocorreu e do que está ocorrendo com aquele antigo pedido de investigação. Mas os fatos falam por si.

É constrangedor para a imagem das instituições que o atual advogado de defesa de Eduardo Cunha seja o ex-procurador-geral da República Antônio Fernando de Souza que, na sua gestão, não fez andar o inquérito de 2006 contra seu atual cliente. Uma boa explicação ao distinto público seria bem-vinda.

Os outros políticos citados na referida petição são Álvaro Costa Dias, Valdemar da Costa Neto, Francisco Garcia Rodrigues, Fernando de Souza Flexa Ribeiro, Arolde de Oliveira, João José Pereira de Lyra, Henrique de Campos Meirelles, Itamar Serpa Fernandes, Jorge Konder Bornhausen, Pedro Irujo Yaniz, Ricardo Feitosa Rique, Carlos Alberto da Silva, Luiz Carlos da Silva, Miguel de Souza e Vittorio Medioli.

Salvo se houver algum homônimo, são deputados ou ex-deputados federais e estaduais, senadores ou ex-senadores. O último, Vittorio Medioli, ex-deputado federal pelo PSDB-MG, foi condenado em janeiro pela Justiça Federal em Minas a cinco anos e cinco meses de prisão. Foi resultado da Operação Farol da Colina da PF, decorrente do caso Banestado “estrelado” pelo já famoso doleiro Alberto Youssef. Medioli foi condenado por enviar escondido para o estrangeiro US$ 595 mil no ano de 2002 e manter depósitos clandestinos no exterior.

Outro fato constrangedor é o porquê “não veio ao caso” aprofundar as investigações sobre as supostas operações escondidas de Eduardo Cunha no exterior desde a época do Banestado. Uma boa explicação da força-tarefa que cuidou do caso também seria bem-vinda.

Não resta dúvida de que vários políticos fazem jus à má reputação de corruptos que têm, mas a corrupção só encontra campo fértil onde quem tem o dever e a função de vigiar não vigia a contento.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

56 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Eder Barbosa de Sousa

20 de abril de 2016 às 14h11

E ROLA DINHEIRO. O COFRE NÃO SECA, E TODOS DELE SE FAVORECEM, E A CULPADA É A DILMA, QUE NÃO ROUBOU NADA. PARECE A HISTÓRIA DOS IRMÃOS NAVES, CONDENADOS POR UM CRIME QUE NUNCA COMETERAM, SÓ DESCOBERTO QUANDO O DEFUNTO, O ASSASSINADO, APARECEU VIVO DÉCADAS DEPOIS. PAÍS DE BANANAS É ASSIM!

Responder

Nádya Gomes de Souza

10 de outubro de 2015 às 11h47

Responder

Carolina De Hollanda Bastos

09 de outubro de 2015 às 21h11

Como pode estar assim tranquilo? Deve ter um ás na manga

Responder

Aldo

09 de outubro de 2015 às 09h23

Esse procurador foi aquele que distorceu o inquérito do mensalão para condenar o PT e depois de livrar a pele do Daniel Dantas no Mensalão, ao sair da procuradoria dando lugar ao outro comparsa Roberto Gurgel, Antônio Fernando ganhou um contrato milionário da Brasil Telecom/Daniel Dantas.
Curioso não?

Responder

Marcio Luiz Curci Nardy

09 de outubro de 2015 às 03h59

mentira

Responder

Silvia Aquino

09 de outubro de 2015 às 03h17

Nossa justiça é corrupta, despudorada, cínico, omissa e prevaricadora. PERANTE O MUNDO QUE VERGONHA!!! Para tentar dar GOLPE numa Presidenta honesta em 19 minutos eles resolvem tudo, um Ministro passa 1 anoe 6 meses sentado em cima de um processo para favorecer golpe e corrupt, o outro condena sem provas. LIXO DE JUSTIÇA!!!

Responder

Adalira FT FT

09 de outubro de 2015 às 01h42

Para a cadeia Cunha.

Responder

Janaina Motta

09 de outubro de 2015 às 01h38

Canalhas!

Responder

Francisco Rêgo Monteiro Rocha

09 de outubro de 2015 às 01h05

Os corruptos auxiliam-se!

Responder

Luzeneide Fernandes

08 de outubro de 2015 às 22h55

O ex-procurador que “guardou” inquérito, deve ter recebido a sua parte, não “guardou” de graça !!!!!

Responder

Edson Mário

08 de outubro de 2015 às 22h37

“NÉ BRINQUEDO NÃO ! BORDÃO DE SOLANGE COUTO “

Responder

João Vendedor

08 de outubro de 2015 às 21h47

tudo isso graças a nossa mídia investigativa!

Responder

Go Lopes

08 de outubro de 2015 às 19h44

panelaço? kd?

Responder

Washington Francisco Rodrigues

08 de outubro de 2015 às 18h59

É muita lama

Responder

Irene Alexandria

08 de outubro de 2015 às 17h38

Roberto Gurgel se sente, com o mensalão, um sujeito republicano. Mas ele sempre foi um “publicano”. Ou um fariseu?

Responder

Jorge Carvalho

08 de outubro de 2015 às 13h42

Desde então, o Ex-Procurador Geral da república, Antônio Fernando de Sousa, algoz do PT, recebe honorários, ou melhor, propina do hoje seu cliente Eduardo Cunha… A relação de promiscuidade entre os dois vem de longe… Lembrete: esse mesmo PG da República, também salvou a cabeça do Daniel Dantas nos dois mensalões, e hoje advoga para o este e suas empresas… Viva o Brasil!!!

Responder

Jorge Moreira

08 de outubro de 2015 às 13h36

Será q é pq ele num é do PT ?

Responder

Batista Barros

08 de outubro de 2015 às 12h30

Era uma vez Paulinho, que apoiava Aécio que apoiava Cunha e que todos apoiavam o impeachment da líder do país. Paulinho foi acusado de receber dinheiro roubado e lavar este dinheiro, Aécio de desvio de dinheiro público e envolvimento com drogas e Cunha de manter contas no exterior com muito dinheiro desviado, a líder permite investigar todos e ele se rebelam, porém, os três possuem um trunfo, a divulgação em massa de notícias manipuladas e seguidas por uma mídia que sonega e não recebe patrocínio da líder, justamente por não manter suas obrigações fiscais.

Responder

leandro oliveira

08 de outubro de 2015 às 09h08

Caducando como muitos outros, sem serem investigados … essa é a justicinha …

Responder

Carlos Alberto Fediczko

08 de outubro de 2015 às 11h59

Tava na gaveta do Joaquin Barbosa, 8 anos e acabou que ele nao votou nem sim nem não. Esse foi uma pagina negra no judiciário Brasileiro.

Responder

Darci Barbosa Pereira

08 de outubro de 2015 às 09h44

E parece que continua na gaveta.

Responder

Izaias Dangelo

08 de outubro de 2015 às 09h38

Olha q cara de trouxa ele fez.

Responder

Marcia Conrado

08 de outubro de 2015 às 07h45

Cadeia para este rato!

Responder

Volney Lemos Vasques

08 de outubro de 2015 às 05h58

Segundo o divulgado no”Já que a mídia não mostra” o processo ficou retido sobre as nádegas do Gilmar Mendes.

Responder

Celso Almeida

08 de outubro de 2015 às 03h27

9 anos de roubo e falcatruas acobertadas pelo judiciário. Isso é o que tem que se acabar.

Responder

Edlany Pinheiro Moura

08 de outubro de 2015 às 03h13

VEJA A QUALIDADE DOS NOSSOS REPRESENTANTES …. VERGONHOSO …

Responder

Pietro Azzulk

08 de outubro de 2015 às 02h53

Canalha mídia fascista que o protegia

Responder

Marcelo Escobar

08 de outubro de 2015 às 02h32

E sobre os 8 x 0. ????

Responder

Eduardo Oliveira

08 de outubro de 2015 às 02h14

Em uma gaveta interessante.

Responder

Mardete Sampaio

08 de outubro de 2015 às 01h54

O STF estava ocupado com a Teoria do domínio do fato. Não iria perder tempo com essas bobagens.

Responder

Messias Franca de Macedo

07 de outubro de 2015 às 22h45

[… Talvez o melhor destino seja mesmo a Pasárgada do Manuel Bandeira…]

Vou-me Embora pra Pasárgada

https://www.youtube.com/watch?v=-wtCdCInwiY

Responder

Cristiana Dantas

08 de outubro de 2015 às 01h16

Andre André Duarte P. de Albuquerque

Responder

Meire Souza

08 de outubro de 2015 às 01h13

Por que esse achacador Eduardo Cunha tem tanto poder? Quem tem medo dele? Que podres ele sabe da globo, do Gilmar, do Temer, e de tantos outros?

Responder

Messias Franca de Macedo

07 de outubro de 2015 às 22h10

… Se as contas fossem de algum governo safado do PSDBosta, estes canalhas aprovariam com louvor!…

Não nego, não: quando eu vi a cara de pau do pai do Tiaguinho Cedraz e do verme do “Augusto ‘nARDES’ nos Infernos” a vergonha que senti deste país levou-me a uma crise paroxística de vômitos!
Para acabar de matar, assistir a cabeleira de Belzebu daquele doido com ar de dopado negando que tem contas na Suíça!
Não há pior coisa para a cidadania do que perceber que as instituições do seu país são compostas por moleques depravados!
Não sentir o mínimo de confiança nas instituições do Estado é um acinte desumano!
(…)

RESCALDO:
TCÚÚÚÚÚÚÚùÚÚÚúúú… “Vá tomar… Naquele lugar!”

Responder

    Messias Franca de Macedo

    07 de outubro de 2015 às 22h42

    … Energúmenos sacripantas desalmados da direitona [eterna] oPÓsição ao Brasil e ao honesto povo trabalhador brasileiro, toquem logo fogo no Brasil!
    Neste breve dia o Corpo de Bombeiros deverá estar em greve geral!
    Moleques golpistas de MERDA, neste ínterim, “deem um pulinho em Miami e em Paris, e só retornem depois que as cinzas do país couber em algum vaso sanitário”!
    Deem descarga, e chafurdem sem serem incomodados!
    Canalhas!
    Vermes!
    Que me perdoem os vermes!…

    Responder

    Messias Franca de Macedo

    07 de outubro de 2015 às 23h04

    … À título de vulgar exemplo, recentemente, as contas de um ‘prefeitim’ DEMoTucano de Feira de Santana teve as contas reprovadas por unanimidade no Tribunal de Contas dos Municípios!
    Na Câmara de Vereadores, as mesmas contas foram aprovadas com louvor!

    RESCALDO
    a pior &$ mais canalha &$ mais abjeta… &$ mais [mega]corrupta ‘ellite’ do mundo:
    a que que está incrustada aqui no ‘braZ$&l’!
    Desde o tempo de Pedro Álvares Cabral a imundície é a mesma!…

    Responder

Jorge Menezes

08 de outubro de 2015 às 01h05

Que inveja do Ministério Público da Suíça!

Responder

Clovis Costa

08 de outubro de 2015 às 01h01

Dizem que oposição protege Cunha e só falam mal do PT. Vcs só falam mal da oposição e defendem bandidos de primeira linha do PT.

Responder

Nair De Azevedo Rezende

08 de outubro de 2015 às 00h20

Vergonha!

Responder

Erica Santos

08 de outubro de 2015 às 00h18

#CunhaNaCadeia

Responder

Marcelo Indelli

08 de outubro de 2015 às 00h16

Pô ! Quero ver tirar essa onda duro!

Responder

Carlos Freire

08 de outubro de 2015 às 00h10

E vão continuar lá. Os canalhas de toga só estão preocupados em manter suas mordomias. O PT é uma ameaça à eles. A mídia golpista está conseguindo o que queria, destruir o governo. Lamentável, como existem muitos brasileiros com conhecimento zero em política.

Responder

    Sandra Oliveira

    08 de outubro de 2015 às 01h51

    Não é conhecimento zero de política, é falta de memória, pessoas que fazem questão de esquecer o tempo que vivemos sob o julgo do PSDB.

    Responder

    Carlos Freire

    08 de outubro de 2015 às 02h02

    É inacreditável ver pessoas “comemorando” a eventual queda de um governo legitimamente eleito. É o Brasil que perde. Uma total alienação. Surrealismo de fazer inveja a Salvador Dali. O nosso país está na UTI.

    Responder

Anselmo Rocha

08 de outubro de 2015 às 00h03

Justiça? Só atende aos poderosos. Pra quem serve a justiça? O Brasil já melhorou muito, mas estamos no primeiro segundo de anos de luta pra se alcançar justiça para todos. Ei, vc aí! Se plante! Só dá pra ir comendo pelas beiradas, por enquanto.

Responder

Wander Vidal Braga

07 de outubro de 2015 às 23h51

Cópia email da Suíça sobre contas de Cunha.

Responder

Luís CPPrudente

07 de outubro de 2015 às 20h45

Há muita coisa escondida no STF e com provas fartas, mas Gilmar Dantas e seus associados não querem julgar estes casos, pois afirmam que não vem ao caso.

Mas “fartando” provas e usando a mesma teoria do domínio do fato, Gilmar Dantas, Dias Tóffoli e outros permitem que se julgue a presidenta Dilma pelas opiniões de…Gilmar Dantas e PIG!

Responder

    Evandro Pereira

    07 de outubro de 2015 às 21h08

    Foi esse FDP do Antonio Fernando de Souza que como PGR no segundo mandato do LULA, deu início ao processo do “MENTITÂO” … Por esse gesto canalha de acobertamento de mal feito do Cunha da pra imaginar a mediucridade moral desse indivíduo … KKK nada como um dia atrás do outro para a verdade pura e cristalina vir a tona … A farsa do mensalão será desmascarada pela história … quem viver verá !!!

    Responder

Marijo Bueno

07 de outubro de 2015 às 23h34

Sorte dele, se fosse do pt estava preso.A justica tem partido.As nossas leis e vergonhosa

Responder

Mauricio Gomes

07 de outubro de 2015 às 20h29

Miguel,

Terminou agora o espetáculo circense no TCU. Nojo desse “julgamento” ridículo. Após acabar a palhaçada, vários dePUTAdos demotucanos foram cumprimentar esses patifes golpistas, num óbvio conluio imoral e ilegal. Até o kim katatitica ganhou um convite para esse freak show. Só de imaginar que canalhas como Paulinho da farsa sindical, CÚnha, Carlos Sampaio, e outros consigam dar um golpe o sangue já ferve. Temos que ir pra rua, fazer alguma coisa. Não podemos aceitar esse golpe contra a democracia, perpetrado por bandidos, em pleno 2015!

Responder

Ione Navegantes Cardoso

07 de outubro de 2015 às 23h27

Eles só querem destruir o PT de qualquer feito.

Responder

Felinto Furtado DE Farias

07 de outubro de 2015 às 23h25

E agora sai da gaveta? E este corrupto sai da Câmara?

Responder

Guilherme M. Veroneze

07 de outubro de 2015 às 23h24

Ficou engavetada muito provavelmente porque esse governo não quer combater a corrupção. Só quer ter cartas na manga para dar andamento e usar a seu bel prazer….

Responder

Deixe um comentário