Menu

Desde quando cabe ao Ministério Público fazer política pública?

Por Carlos Eduardo, editor assistente do Cafezinho O Cafezinho vem alertando há algum tempo para o perigo da judicialização da política, com promotores e juízes exorbitando os limites de suas funções e se intrometendo em assuntos que não lhes cabem.  Vejam que atitude absurda o Ministério Público de São Paulo tomou nesta quinta-feira (15). O […]

39 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Por Carlos Eduardo, editor assistente do Cafezinho

O Cafezinho vem alertando há algum tempo para o perigo da judicialização da política, com promotores e juízes exorbitando os limites de suas funções e se intrometendo em assuntos que não lhes cabem. 

Vejam que atitude absurda o Ministério Público de São Paulo tomou nesta quinta-feira (15).

g1_mp_haddad_radical

O prefeito Fernando Haddad determinou o fechamento da Av. Paulista aos domingos e o MP-SP se achou no direito de interferir em um política pública do município, tentando proibir que a via seja totalmente aberta para os pedestres.

A atitude do MP é tão surreal, que os promotores tiveram que desenterrar um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) assinado em 2007 pelo ex-prefeito Gilberto Kassab, para proibir que a medida seja colocada em prática já neste domingo (18).

Outro detalhe: o TAC usado pelos promotores como argumento para impedir o fechamento da Av. Paulista é anterior ao Plano Nacional de Mobilidade Urbana, assinado pela presidenta Dilma Rousseff em 2012. E o plano diz claramente que os prefeitos têm liberdade para fixar áreas com restrição de veículos, com horários e locais pré-definidos, priorizando os pedestres.

Temos então um caso inédito na justiça brasileira. O Governo Federal cria um plano nacional para melhorar a mobilidade nos grandes centros urbanos, o prefeito da maior cidade do país resolve colocar o plano em prática, mas a justiça o proíbe de fazê-lo.

É ou não é surreal?

Haddad foi eleito com a promessa de que iria devolver à cidade para os pedestres, limitando o espaço dos carros, e investindo em transporte público e ciclovias. As cidades mais ricas do mundo também caminham neste sentido, mas aqui o MP-SP se acha no direito de determinar qual política pública pode ser efetuada.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Beth Andrade

18/10/2015 - 12h54

Desde quando?!!! Desde FHC, até hoje! podre!

João Carlos Menck

17/10/2015 - 23h27

isso já ocorre em gde escala a tempos na esfera municipal

Acioly Sabino

17/10/2015 - 21h01

E a Constituição , o que diz ???

Maurilio Costa

17/10/2015 - 18h05

Qualquer ato praticado por um politico do PT será afrontado no intuito de desqualificar tudo que vem do PT de maneira que faça o povo crer que tudo é errado.

Flávia Cardoso

17/10/2015 - 16h29

Absurdo!

Eduardo Benzatti

17/10/2015 - 15h04

MPSDB!

Jose Leono Sobrinho

17/10/2015 - 03h30

DEVE TER GENTE POR AÍ NO GOVERNO E NO ESTADO INSTITUCIONALIZADO QUE QUEREM JUSTIFICAR SUAS FUNÇÕES E GANHOS ABSURDOS DO DINHEIRO PÚBLICO… E AÍ NESSA DEMOCRACIA VÊM AINDA SE EXPOREM PARA CAUSAR MAIS CONFUSÕES NA POLITICAGEM POR AÍ!!! EM PRIMEIRO LUGAR MOSTREM UMA CARA DE ÉTICA E SERIEDADE… SEJAM ÚTEIS, DIMUNUEM SEUS GANHOS E BENEFICÍOS TODOS QUE O POVO TÊM QUE PAGAR!!!!

L@!r M@r+35

16/10/2015 - 21h22

Promotor e juíz é tudo filhinho de papai! Vão pro litoral no fim de semana e pra Disney nas férias desde que tinham 3-4 anos. Agora o povo não pode ter um passeio em paz na Paulista?

Filhinhos de papai!!!

    Pedrão

    18/10/2015 - 12h59

    O governo do PT deveria, mas tb não fez, examinar com seriedade os procedimentos de concursos públicos p/ ingresso no serviço público. Preocupou-se mais com cotas do que com a seriedade reclamada pela população. O resultado está aí.

Dario Lenza

16/10/2015 - 21h49

Eles fazem quando o governo é petista. Quando é tucano vale até fechar escola e bater em professor.

Maria Regina Novaes

16/10/2015 - 21h37

E quanto aos sigilos do Alckmin…nada!

Silvio Firmino

16/10/2015 - 21h21

Isso é o puro reflexo de um país sem rumo!!!

Aldo

16/10/2015 - 18h16

Temos que fazer a militância política nos grupos de Whatsapp, no Facebook, twitter, só assim podemos vencer essa mídia bandida e impedir a volta dos ladrões de sempre, o PSDB Ladrão! Vamos salvar o Brasil dessa corja!

Gustavo Gervásio

16/10/2015 - 20h53

São Paulo não merece o judiciário que tem, e o pior que a população vai tirar o hoddad ano que vem!

Vicente

16/10/2015 - 17h15

Esses caras do MP não estão preocupados com a SABESP e a falta de água?
Por favor, agora que o povo finalmente elegeu governos mais pra esquerda, a classe rica resolveu criminalizar a política. Isso aí é luta de classes. Desde quando procurador de justiça pode usar o cargo público para fazer defesa política da sua classe social?

Clodoveu Santos

16/10/2015 - 20h13

O MP deveria cuidar dos interesses da sociedade. Por exemplo: Aqui no Ceará que ainda é um dos estados mais pobres do Brasil paga-se por uma das gasolinas mais caras. Todos sabem que há cartel, somente o MP não vê. Igual um gol de mão (estilo voleyboll) que o Ceará sofreu em jogo contra o Paraná em 2009. Todos viram, menos o juiz.

Luizbandeira Gomes

16/10/2015 - 20h07

Oportunas as observações do Carlos Eduardo / Uma legião de narcisos buscam espelhos / Razoabilidade é a palavra de ordem !

Claudio Linhares

16/10/2015 - 20h06

Desde quando a constituição passou a reconhecer direitos difusos e coletivos, passou-se a ter necesidade de órgãos e entidades legitimadas a defendê-los em juízo. O MP é um deles e já tem uma consolidada atuação na defesa de direitos coletivos, notadamente demandas relacionadas à saúde, educação, infância e juventude, pessoas com deficiência, etc. Estas demandas judiciais implicam sim em decisões de cunho político, mas são necessárias para a efetivação destes direitos. Pode-se discordar de alguma posição tomada pelo MP na defesa de direitos coletivos, mas a judicialização de demandas por prestações estatais é uma conquista da cidadania.

    O Cafezinho

    17/10/2015 - 03h07

    Concordo plenamente com você Claudio Linhares. Mas não acha que o MP-SP neste caso está apenas pegando no pé do prefeito? Antes de fecharem a Av. Paulista, a CETSP fez um estudo para ver se as ruas paralelas e transversais à Paulista davam conta de manter a cidade funcionando, sem atrapalhar o trânsito, e eles constaram que sim! No domingo o tráfego é menor e não precisa da Av. Paulista aberta para os carros. Mas o MP discorda é não quer deixar o prefeito fechar a Paulista, retirando do cidadão uma área livre que tornaria a cidade muito mais agradável aos domingos.

    Rafa Ella

    17/10/2015 - 04h40

    Mas foi “perguntado” para a MAIORIA da população? Como rege a democracia?

    O Cafezinho

    17/10/2015 - 08h41

    Sim, foi perguntado, visto que o prefeito se elegeu com esta plataforma

    Rafa Ella

    17/10/2015 - 09h00

    Kkkkkk
    Se eleger eh uma coisa…. E aposto q ele nao comentou em campanha q faria as atrocidades q vem cometendo….
    Ate, pq vc sabe. Fazer, prometer uma coisa em campanha eh muito diferente de concretizá-las após eleito… Temos o exemplo da sua idolatrada presidentA. Q prometeu maravilhas na campanha e se nao fez a promessa ainda fez ao contrario para esculachar seu eleitorado…

    Rafa Ella

    17/10/2015 - 09h05

    Ahh e outra… Governar totalmente para minorias…. (No caso quem quer usufruir do lazer, da interdição das pistas…)
    Nao eh democrático. Pois poucos nao podem decidir o futuro da maioria da população…

    Claudio Linhares

    17/10/2015 - 11h10

    Por uma questão de respeito ao colega promotor do caso, não vou comentar a situação concreta, até porque também não conheço São Paulo a esse ponto. Mas as questões de direitos difusos tem nesmo estas possibilidades de múltiplas visões, por isso que a lei prevê que podem participar do processo judicial a sociedade civil, por meio de associações. Acredito que da discussão democrática dentro do processo vai surgir uma boa decisão para a sociedade.

Alexandre Carvalho

16/10/2015 - 20h02

MP virou, salvo as raras exceções, um fronte da direita golpista.

Luiz Eugênio Ferraz

16/10/2015 - 19h42

Não estão fechando dezenas de escolas por aí? Sobre isso o ministério ‘público’ não se manifesta…

Luiz

16/10/2015 - 16h20

O MPF interfere em políticas públicas desde a Constituição de 1988 quando ficou responsável pela defesa de direitos difusos, coletivos e a proteção de minorias, principalmente com a Lei Organica do Ministério Público em 1993.
Eu estudei uma política pública em meu mestrado e fiquei surpreso com o nível de interferência do Ministério Público, ele se torna formulador de alternativas, torna o judiciário decisor de questões executivas, consegue vetar decisões e forçar suas alternativas pela via judicial. Mas antes mesmo de transformar uma proposta em ação civil pública, conta com alguns mecanismos para pressionar os órgãos executivos como o Termo de Ajustamento de Conduta. A ameaça de judicializar o processo decisório força os órgãos executivos a encontrar alguma saída negociada com o MPF.
Esse ativismo do MPF ocorre porque seus procuradores acreditam que a sociedade civil é hipossuficiente, sendo incapaz precisaria de um órgão como o MPF para sua defesa.
Isso não é surreal, é apenas o modus operandis do MPF

Vera Faleiro

16/10/2015 - 19h14

deveriam se preocupar com as escolas que estão sendo fechadas ou com a saúde, enfim, tantas coisas a melhorar, ficam perdendo tempo!

Mardete Sampaio

16/10/2015 - 18h58

Quando foi mesmo que o MP foi eleito para o executivo? Kd a harmonia entre os poderes?

Vanuzia Brito Lima

16/10/2015 - 18h56

Curiosa essa gente do panelaço!
Não fizeram panelaços em apoio aos PROFESSORES E FECHAMENTO DE ESCOLAS.
AOS PROFESSORES DE SÃO PAULO e do PARANÁ: Sintam-se apoiados!

Somos todos professores.

Eduardo Oliveira

16/10/2015 - 15h49

Questão de intolerância política. A questão das ciclovias o MP /SP , esses intolerantes tentaram obstruir a introdução do movimento mundial centralizando na pessoa humana o papel de protagonista da urbes. O povo ganhou e o MP perdeu. E que por aqui o trabalho é dobrado e a máquina pública tá com o vírus anti público.

Vanderlei Nunes

16/10/2015 - 18h32

os politicos nao fazem porra nenhuma…

Augusto Vilas Bôas

16/10/2015 - 18h29

E triste um Poder se intrometer na administração de um município por questões políticas, retrocesso ao tempo da média idade!!!

    Gleci Barros

    16/10/2015 - 18h58

    Esse comportamento arcaico e truculento faz de tds vítimas. É ”birra burra”!!!!

Murilo Alberto

16/10/2015 - 18h27

Desde quando criar uma área de lazer para o povão dos jardins prejudicando o transporte público da elite que trabalha de fim de semana é importante para a cidade???

Andréa Castro

16/10/2015 - 18h26

Se Haddad fosse tucano, tudo seria lindo e permitido. Estariam endeusando.

    Murilo Alberto

    16/10/2015 - 18h29

    A falta de argumentos e a pobreza de espírito mortadela deveria ser tema de alguma tese de estudo científico…
    Tudo é passional.
    Tudo porque acham o PT feio.
    VC deve ser alguma alienígena infiltrada…
    Só pode.

    Andréa Castro

    16/10/2015 - 18h30

    sim, sou! e vc com isso?

Paulo Grazioli

16/10/2015 - 18h26

O prefeito deveria entrar com uma representação no CNJ contra o MP paulista.


Leia mais

Recentes

Recentes