Menu

O preço da privatização: Séculos de morte ambiental, perdas de vida e R$14 bi de prejuízo

Desastre em Mariana (MG) custará até R$ 14 bilhões, dizem técnicos por Leonardo Augusto, especial para o Estadão A recuperação do meio ambiente e as indenizações pelo desabamento das barragens da Samarco no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, vão custar entre R$ 10 bilhões e R$ 14 bilhões, conforme o relator do Código da Mineração, […]

189 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Desastre em Mariana (MG) custará até R$ 14 bilhões, dizem técnicos

por Leonardo Augusto, especial para o Estadão

A recuperação do meio ambiente e as indenizações pelo desabamento das barragens da Samarco no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, vão custar entre R$ 10 bilhões e R$ 14 bilhões, conforme o relator do Código da Mineração, deputado Leonardo Quintão (PMDB-MG), que atribui o levantamento a técnicos da Câmara e do Senado. Na segunda-feira, 16, a mineradora fechou um Termo de Compromisso Preliminar (TCP) com o Ministério Público Estadual (MPE) de Minas e o Ministério Público Federal (MPF), que prevê gastos de R$ 1 bilhão. Outro acordo emergencial foi firmado anteontem no Espírito Santo.

Até a noite de segunda, sete mortes haviam sido confirmadas. Quatro corpos aguardavam identificação. Há ainda 12 desaparecidos. A lama atingiu o Rio Doce, paralisou hidrelétricas e deixou cidades sem água, como Governador Valadares.

Quintão, que se reuniu em Belo Horizonte com representantes das comissões extraordinárias da Câmara e da Assembleia de Minas para discutir as consequências do desastre, destacou que o seguro da empresa para o desastre é de US$ 1 bilhão (R$ 3,8 bilhões), bem abaixo do cálculo da assessoria técnica. Ele afirmou que vai pressionar, como relator do Código da Mineração, para que a Samarco e suas controladoras, a Vale e a BHP Billiton, provisionem valor maior ainda neste ano. “É preciso que os recursos sejam colocados hoje para serem gastos em 2016.” Procurada, a mineradora afirmou que “não pode comentar sobre as apólices, em virtude de confidencialidade”.

FIM DAS BARRAGENS – O Código da Mineração está pronto desde 2013 para ser votado pelo Congresso Nacional. Com a tragédia em Mariana, no entanto, modificações serão feitas no texto, conforme o deputado. “Vamos acrescentar a obrigação de haver um seguro de dano, que vai além do seguro ambiental.” O parlamentar adiantou também que o Código da Mineração passará a tratar de nova forma o tratamento dos rejeitos de minério de ferro. A intenção é tentar implementar o beneficiamento a seco. Os rejeitos, então, passariam a ser empilhados, acabando com o uso de barragens.

O termo de R$ 1 bilhão assinado ontem pela Samarco com MPE e MPF estabelece que os recursos vão para um fundo e metade será depositada em até 10 dias. A mineradora deverá apresentar laudos mensais mostrando que o dinheiro está sendo usado “em medidas de prevenção, contenção, mitigação, reparação e compensação dos danos ambientais ou socioambientais”. A expressão “Termo de Compromisso Preliminar” foi usada porque a empresa poderá ser obrigada a novos gastos ao fim do inquérito aberto pelo MPE. Segundo o promotor Carlos Eduardo Ferreira Pinto, os danos ambientais devem ser “integralmente reparados”.

VITÓRIA – Também os Ministérios Públicos Federal (MPF/ES), do Trabalho (MPT) e do Estado do Espírito Santo (MPES) assinaram um Termo de Compromisso Socioambiental (TCSA) preliminar e emergencial com a Samarco. Caso não cumpra as obrigações firmadas no termo, a mineradora ficará sujeita ao pagamento de multa diária de R$ 1 milhão.

Entre as medidas propostas estão a apresentação de um plano emergencial de contenção, prevenção e mitigação dos impactos ambientais e sociais sobre os municípios de Baixo Guandu, Colatina, Marilândia e Linhares, contendo ações para resgate imediato da fauna terrestre e aquática, em até 48 horas, além da guarda das espécimes recolhidas em local apropriado. Também se prevê a garantia do abastecimento mínimo de 40 litros de água por habitante por dia (o que será revisto na sexta-feira), além de dois litros de água própria para o consumo humano, por dia, imediatamente após a suspensão da captação de água.

A suspensão já ocorreu na segunda-feira. Após 11 dias descendo pelas águas do Rio Doce, a lama de rejeitos de minério chegou ao Espírito Santo por volta das 17h20. Por volta das 18 horas, os rejeitos atravessavam a Ponte Mauá, no centro da cidade, conforme informações do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Baixo Guandu.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Homero Januncio

19/11/2015 - 00h01

eh cafezinho vc não em jeito mesmo. Usar o desastre ideologicamente..

Mauro Nascimento

18/11/2015 - 21h29

#RecuperaçãoDoRioDoce

Elo Nunes

18/11/2015 - 19h03

Os efeitos privados começando a aparecer.

Elo Nunes

18/11/2015 - 19h03

Os efeitos privados começando a aparecer.

Vinicius Figueroa

18/11/2015 - 18h47

Qual valor que a Vale doa pro “Criança Esperança” da Rédi Glóbo de télevisão???

Vinicius Figueroa

18/11/2015 - 18h47

Qual valor que a Vale doa pro “Criança Esperança” da Rédi Glóbo de télevisão???

Maria Regina Novaes

18/11/2015 - 17h03

Que coisa, né ,Cicero!

Maria Regina Novaes

18/11/2015 - 17h03

Que coisa, né ,Cicero!

Hell Back

18/11/2015 - 14h25

Neoliberalismo = Privatização dos Lucros e Socialização dos Prejuízos.
Vale foi “vendida” por 3 bilhões e prejuízos (só com uma cidade; Mariana) 14 bilhões.
Se for assim, eu como “empresário”, vou continuar preferindo o NEOLIBERALISMO. rs

Claudio De Sa Gurgel

18/11/2015 - 13h45

Papo furado ! A petrobrás cansou de agredir a natureza com vazamentos de petróleo !!

Fatima Fernandes

18/11/2015 - 13h10

Os eleitores ainda querem esse PSDB no podet muitos desses que estão nessa lama apoiaram o PSDB na ultimas eleições é pra vocês aprenderem

Fatima Fernandes

18/11/2015 - 13h10

Os eleitores ainda querem esse PSDB no podet muitos desses que estão nessa lama apoiaram o PSDB na ultimas eleições é pra vocês aprenderem

Fatima Fernandes

18/11/2015 - 13h10

Os eleitores ainda querem esse PSDB no podet muitos desses que estão nessa lama apoiaram o PSDB na ultimas eleições é pra vocês aprenderem

walker botelho

18/11/2015 - 10h29

Ok! a culpa foi da Privatização…. e a Falência da PETROBRAS???? a culpa é de quem? do PT, que além de acabar com a PETROBRAS deixa a conta para o povo pagar. Pior, acabou com o emprego de milhares de pessoas, como fez na COMPERJ e na ABREU E LIMA. . ambas falidas e com enormes prejuízos, por conta do PT, e sabe quem está pagando por esse prejuízo??? O POVO BRASILEIRO. Pelo menos a VALE o prejuízo fica com os donos e a PETROBRAS quem paga a péssima administração. Ah, é importante deixar bem claro que a DILMA privatizou vários campos do pré-sal e , ainda, chamou o Exército para impedir as manifestações.

Edival Araújo

18/11/2015 - 12h04

Quem privatizou? Pra onde foi o dinheiro das privatizações? A mídia comprada nem fala.

Daciano Granjeiro Teles

18/11/2015 - 11h03

o resultado dos 8 anos do PSDB. maravilha

Eduardo Santtos

18/11/2015 - 10h53

Será que houve propina na fiscalização?

Alan Mesquita

18/11/2015 - 08h56

Políticos se beneficiam de todos os partidos com financiamento empresarial de campanha…

Twisternet Lan

18/11/2015 - 06h06

14 bilhões? Isso é papel cobiçado pelo homem, mas o verdadeiro valor não se paga. Isso é um terrosismo desfaçado pela imprensa acusando falha e isso não é islâmico não. Nem aqui e nem na frança. Só para lembra! Na frança tem representantes que fala a verdade em prol de sua soberania. E no brasil…. espero que eu esteja errado.

https://www.youtube.com/watch?time_continue=17&v=6z9y-FtskzY

    Twisternet Lan

    18/11/2015 - 06h26

    Pois o terrorismo no é só um homem com uma bomba e armas não… o objetivo é obrigar o pais atender os interesse do sistema. Para eles… Se não atender… foda-se a soberania do pais. É Bronca!

    Twisternet Lan

    18/11/2015 - 06h26

    Pois o terrorismo no é só um homem com uma bomba e armas não… o objetivo é obrigar o pais atender os interesse do sistema. Para eles… Se não atender… foda-se a soberania do pais. É Bronca!

Moisés Saldanha

18/11/2015 - 05h06

A culpa é de quem?

Marcos Santos de Souza

18/11/2015 - 04h54

Que paguem. To nem aí !!

Jean Diniz

18/11/2015 - 03h42

A #VALE PRIVATIZADA NOS GOVERNOS NEOLIBERAIS PROMETIA EXCELÊNCIA EM GESTÃO, MAS O QUE VEMOS SÃO PREJUÍZOS ATRAS DE PREJUÍZOS, SONEGAÇÃO DE IMPOSTOS E DANOS AMBIENTAIS IRRECUPERÁVEIS. PRIVATIZAR FAZ MAL AO BRASIL.

    walker botelho

    18/11/2015 - 10h22

    Acho melhor mesmo deixar as empresas na Mão do PT, pois aí sim, eles destroem, deixam falidas e a conta é para o povo otário pagar. Viva o PT que diga a PETROBRAS. ou a culpa é da mídia?

Vanessa C. Sant’Ana Carreiro

18/11/2015 - 03h31

Agradecendo a FHC. Q deu a VALE. Palmas pra ele. O dinheiro da privatização até hj não apareceu. Privataria tucana até hj não investigada.

Gustavo Lima

18/11/2015 - 03h18

Gente burra procura saber antes de criticar

Gustavo Lima

18/11/2015 - 03h17

METADE DA VALE AINDA E DO GOVERNO!

Gallo

18/11/2015 - 00h20

P36 e CVRD , sao exemplos de adm e politicas tucanas.

Jô Freitas

18/11/2015 - 02h03

Aqui no RS querem a privatização de qualquer jeito, dinheiro fácil pra quem vende. Prejuízo pros gaúchos!! Desmandos de um governo que não reconhece o valor do que é Nosso! !!!!

Francisco Freire

18/11/2015 - 01h24

O governo federal é dono de 49% da companhia. Hipocrisia….

Lisa Gatti

18/11/2015 - 00h12

quem vai pagar esta conta!?

Ray Segundo

17/11/2015 - 23h49

Concordo. Este é o preço das privatizações (tucanas).

Barbara Bruzzo

17/11/2015 - 23h49

Onde estão os engenheiros que deveriam estudar como conter a contaminação? Onde está o pessoal da mineradora que deveria ajudar a população afetada? Onde estão as tentativas de evitar que o lixo tóxico chegue ao mar? Onde está a lista completa dos elementos tóxicos que compõe a lama?

Pedro Zeferino

17/11/2015 - 23h26

A culpa e do PT.

Rubens Bianchi

17/11/2015 - 22h58

A Vale tirou o Rio Doce do nome e agora vai tirar do mapa!

Raidalva Miranda Matos Santos

17/11/2015 - 22h41

Tudo cimentado…

Rainho Sergio

17/11/2015 - 22h35

Se fosse estatal já teria estourado antes

Paulo Cesar Vieira

17/11/2015 - 22h23

Agora se superou na bobagem.

Caio Jose Lista

17/11/2015 - 22h18

Pronto Demorou pra vagabundice aparecer… Culpa de FHC… Kkkkkkkkkk.
Bando de safados, já pensou se o desastre fosse de uma estatal ?? Não veria um corno de vocês falando algo.
Nos desastres da Petrobrás não se vê um pio… Vocês não estão nem aí para o meio ambiente, por que nunca reclamaram da Petrobrás.
Bando de vagabundos.
.

Pedro Cesar de Oliveira

17/11/2015 - 22h13

Um atentado terrorista de dar inveja a qualquer Estado Islamico !

Edson Maia

17/11/2015 - 22h12

Chupa essa FHC

Noemi Ferreira

17/11/2015 - 22h10

MÁ regulação do mercado, mais uma INCOMPETÊNCIA do PT.

Noemi Ferreira

17/11/2015 - 22h05

O preço da falta de regulação por um governo omisso e cruel, que prefere receber propinas ao invés de fazer o mercado respeitar o povo. Governo culpado, só falta querer transferir o acidente para os governos anteriores. Cada dia é mais revoltante ver a má gestão pública que nunca assume seu papel. ESSA NÃO COLA.

Abrão Silva

17/11/2015 - 21h59

Sim, foi privatizada, e por que a esquerda não a fiscalizava?

Maurilio de Carvalho

17/11/2015 - 21h48

Kd a Marina Silva??

Jane Nunes

17/11/2015 - 21h37

Manda FHC pagar agora , vender aquele apartamento em Paris e distribuir para as pessoas que ficaram sem casa e sem seus famíliares.

Matheus Barros

17/11/2015 - 21h34

Alguém sabe se vai ter manifestação contra a samarco? O povo tem que se unir, pq a mídia já esqueceu desta tragedia…

Vinícius Gaze

17/11/2015 - 21h26

Parabéns, FHC!

Jorge Kuster Jacob

17/11/2015 - 21h12

ESSE EMPRESA Q TAMBEM É A MAIOR SONEGADORA DO BRASIL QUANDO ERA DA UNIÃO DAVA UM LUCRO DE 10 BI por ANO….o seu FHC a vendeu por 3 e ela valia 72…..tem gente que diz que valia 100 bi…..viramos ate chacota internacional na época ….vender uma empresa que dava 10 bi de lucros pro governo Federal…..agora é culpa da DIMA???? ….babacas analfabetos!!!

Jose S. Junior

17/11/2015 - 20h58

E a petrobras??

Marcelo Del Mônaco Alvarez

17/11/2015 - 20h56

Será que estatizada ela estaria melhor? Do jeito que as estatais são e sempre foram aqui no Brasil?… Pra mim, a causa do acidente foi ganância, somada a corrupção, descaso e falta de fiscalização. Sintomas que vemos acontecer em todas as instituições desse país, tanto privadas como estatais. Não adianta agora culpar só a privatização, pois o Estado também falhou na fiscalização. Todos foram culpados. Cabe a nós, povo brasileiro, exigir e cobrar dos responsáveis a recuperação mais breve possível de toda a área afetada, como também métodos para impedir que outra tragédia como essa aconteça… como? Indo para as ruas protestar… Pois povo na rua é a única coisa que políticos temem…

Rafael Pereira

17/11/2015 - 20h32

O desastre aconteceu porque privatizou .. como vcs são ridiculos..

Edson Luiz Raminelli

17/11/2015 - 20h25

Obras do FHC e seu PSDB do quanto pior melhor. Esta é a marca deles.

Quid Mam

17/11/2015 - 20h24

O problema ñ foi a privatização, mas a negligência e imprudência tanto do governo qnto das empresas. A privatização serve, no mínimo para responsabilização dos agentes fora do Estado. Já no caso da Petrobrás, quem pagará é o próprio Estado (o povo).

Mario Neto

17/11/2015 - 20h24

14 bilhões de euros es

E o mercúrio residual que vai entrar na cadeira das algas plâncton peixes?
300 bilhões ainda é pouco pelo comprometimento do futuro

Luana Ramos

17/11/2015 - 20h23

Tá aí, herança e o legado do governo do FHC.

Helio Eduardo Pinto Pinheiro

17/11/2015 - 20h22

ENQUANTO ISSO, A MÍDIA COVARDE, COMPRADA E VENDIDA, SE ESQUIVA DE PARTICIPAR DAS DISCUSSÕES, MUDA O FOCO PARA PARIS, JOGO DA SELEÇÃO E A VIDA VAI SENDO LEVADA!!! LOGO O GRITO DOS DESESPERADOS, DOS MORTOS, DA NATUREZA DESTRUÍDA SE CALARÁ, ATÉ QUE UMA NOVA CATÁSTROFE PISE MAIS AINDA SOBRE O povo DESTA nação!!! A “JUSHSHSTICHA” FAZ CORO COM OS POLÍTICOS, A MÍDIA E SE OMITE DESTE LAMAÇAL TODO!!

Go Lopes

17/11/2015 - 20h18

Cadê os pobres de direita agora?

Eduardo Santtos

17/11/2015 - 20h11

Kkkkkkkkkkkkkk a culpa é do FHC, mesmo há 14 anos atrás. Kkkkkkkkkkkk será que cola?

Eduardo Santtos

17/11/2015 - 20h11

Kkkkkkkkkkkkkk a culpa é do FHC, mesmo há 14 anos atrás. Kkkkkkkkkkkk será que cola?

Eduardo Santtos

17/11/2015 - 20h11

Kkkkkkkkkkkkkk a culpa é do FHC, mesmo há 14 anos atrás. Kkkkkkkkkkkk será que cola?

Angel Victoria

17/11/2015 - 20h09

Triste paìs este, que em pleno sèculo 21, e considerado um paìs em desenvolvimento, mais parece um paìs do sèculo 19.
Quem tem dinheiro manda, quem nao tem sofre.
Quantos sèculos mais serao precisos, para outro grito do ipiranga, ou para novo Tiradente?
Hoje o povo pensa no individual, ao contràrio do coletivo, triste sina a do Brasil.

Angel Victoria

17/11/2015 - 20h09

Triste paìs este, que em pleno sèculo 21, e considerado um paìs em desenvolvimento, mais parece um paìs do sèculo 19.
Quem tem dinheiro manda, quem nao tem sofre.
Quantos sèculos mais serao precisos, para outro grito do ipiranga, ou para novo Tiradente?
Hoje o povo pensa no individual, ao contràrio do coletivo, triste sina a do Brasil.

Angel Victoria

17/11/2015 - 20h09

Triste paìs este, que em pleno sèculo 21, e considerado um paìs em desenvolvimento, mais parece um paìs do sèculo 19.
Quem tem dinheiro manda, quem nao tem sofre.
Quantos sèculos mais serao precisos, para outro grito do ipiranga, ou para novo Tiradente?
Hoje o povo pensa no individual, ao contràrio do coletivo, triste sina a do Brasil.

L@!r M@r+35

17/11/2015 - 18h02

Nem precisamos da Mãe Natureza pra entrarmos em encrencas.

Antonio Celso Salmaso

17/11/2015 - 20h01

Eh tanta omissao na fiscalisacao que a dilma demorou uma semana para ir ver o estrago la em minas.

Antonio Celso Salmaso

17/11/2015 - 20h01

Eh tanta omissao na fiscalisacao que a dilma demorou uma semana para ir ver o estrago la em minas.

Antonio Celso Salmaso

17/11/2015 - 20h01

Eh tanta omissao na fiscalisacao que a dilma demorou uma semana para ir ver o estrago la em minas.

Cicero Aguiar Ferreira

17/11/2015 - 20h00

Agrediram a natureza
Só visando obter grana
Para conseguir riqueza
Numa predação insana
O rio de lama veio
Sucumbindo Mariana

Cicero Aguiar Ferreira

17/11/2015 - 20h00

Agrediram a natureza
Só visando obter grana
Para conseguir riqueza
Numa predação insana
O rio de lama veio
Sucumbindo Mariana

Cicero Aguiar Ferreira

17/11/2015 - 20h00

Agrediram a natureza
Só visando obter grana
Para conseguir riqueza
Numa predação insana
O rio de lama veio
Sucumbindo Mariana

Paulo Pericles

17/11/2015 - 19h54

Bota na conta do FHC!

Paulo Pericles

17/11/2015 - 19h54

Bota na conta do FHC!

Paulo Pericles

17/11/2015 - 19h54

Bota na conta do FHC!

Tida Andrade Tida

17/11/2015 - 19h51

PSDB nunca mais. Entregaram a Vale do Rio Doce nas måos de péssimos administradores …. uns mercenários ! Chora Brasil

Tida Andrade Tida

17/11/2015 - 19h51

PSDB nunca mais. Entregaram a Vale do Rio Doce nas måos de péssimos administradores …. uns mercenários ! Chora Brasil

Tida Andrade Tida

17/11/2015 - 19h51

PSDB nunca mais. Entregaram a Vale do Rio Doce nas måos de péssimos administradores …. uns mercenários ! Chora Brasil

Cicero Aguiar Ferreira

17/11/2015 - 19h50

Hoje no Brasil tem muita gente assoprando um falso berrante, chamando uma boiada desnorteada sabe-se lá pra onde. sei de mim, escuto esse som, mais a melodia não me convence a segui-los..

Cicero Aguiar Ferreira

17/11/2015 - 19h50

Hoje no Brasil tem muita gente assoprando um falso berrante, chamando uma boiada desnorteada sabe-se lá pra onde. sei de mim, escuto esse som, mais a melodia não me convence a segui-los..

Cicero Aguiar Ferreira

17/11/2015 - 19h50

Hoje no Brasil tem muita gente assoprando um falso berrante, chamando uma boiada desnorteada sabe-se lá pra onde. sei de mim, escuto esse som, mais a melodia não me convence a segui-los..

Everton De Oliveira Dias

17/11/2015 - 19h48

E as 2 outra barragens vão explodir a qualquer momento!

Everton De Oliveira Dias

17/11/2015 - 19h48

E as 2 outra barragens vão explodir a qualquer momento!

Everton De Oliveira Dias

17/11/2015 - 19h48

E as 2 outra barragens vão explodir a qualquer momento!

Angelo Filomena

17/11/2015 - 19h46

Os vendilhões da Pátria devem estar satifeitos

Angelo Filomena

17/11/2015 - 19h46

Os vendilhões da Pátria devem estar satifeitos

Angelo Filomena

17/11/2015 - 19h46

Os vendilhões da Pátria devem estar satifeitos

Caio Lopes Negociador

17/11/2015 - 19h44

POXA AI O NEGOCIO FICOU SERIO 14 BILHOES DE PREJUIZO E A SAMACRO SO VAI PAGAR 1 BILHAO ?COMO ASSIM TA ERRADO ESSA PORRA …

Caio Lopes Negociador

17/11/2015 - 19h44

POXA AI O NEGOCIO FICOU SERIO 14 BILHOES DE PREJUIZO E A SAMACRO SO VAI PAGAR 1 BILHAO ?COMO ASSIM TA ERRADO ESSA PORRA …

Caio Lopes Negociador

17/11/2015 - 19h44

POXA AI O NEGOCIO FICOU SERIO 14 BILHOES DE PREJUIZO E A SAMACRO SO VAI PAGAR 1 BILHAO ?COMO ASSIM TA ERRADO ESSA PORRA …

Mardete Sampaio

17/11/2015 - 19h41

Lembremos que a RFFSA é outro exemplo dos resultados da privataria.

Mardete Sampaio

17/11/2015 - 19h41

Lembremos que a RFFSA é outro exemplo dos resultados da privataria.

Mardete Sampaio

17/11/2015 - 19h41

Lembremos que a RFFSA é outro exemplo dos resultados da privataria.

Odenir Batista

17/11/2015 - 19h40

quer dizer que nem aquele r$ 1 bilhão irá sair dos cofres destes caras ???

Odenir Batista

17/11/2015 - 19h40

quer dizer que nem aquele r$ 1 bilhão irá sair dos cofres destes caras ???

Odenir Batista

17/11/2015 - 19h40

quer dizer que nem aquele r$ 1 bilhão irá sair dos cofres destes caras ???

Cicero Aguiar Ferreira

17/11/2015 - 19h36

Não sei porque, a um silencio quase que sepulcral daqueles que defendem a privatização como a forma de melhorar o serviço para a população. Porque será? imagine se a VALE ainda fosse estatal, os berros seriam que se fosse privatizada, um desastre desses jamais ocorreria. Porque na ótica deles, o setor privado é mais competente e mais preocupado com bem está da população. A VALE É VALIOSA, O RIO DOCE NÃO TINHA PREÇO.

    Roberto Lucena

    18/11/2015 - 01h11

    É o silêncio do cinismo. No fundo eles sempre souberam que só fizeram mal ao país, mas se aproveitaram da onda de ódio gerada pela mídia pra defender o velho entreguismo. A tragédia/crime da Vale calou fundo esses canalhas privatistas.

    Cicero Aguiar Ferreira

    18/11/2015 - 02h14

    Concordo meu caro.

    Eduardo Santtos

    18/11/2015 - 10h53

    Será que houve propina na fiscalização?

Cicero Aguiar Ferreira

17/11/2015 - 19h36

Não sei porque, a um silencio quase que sepulcral daqueles que defendem a privatização como a forma de melhorar o serviço para a população. Porque será? imagine se a VALE ainda fosse estatal, os berros seriam que se fosse privatizada, um desastre desses jamais ocorreria. Porque na ótica deles, o setor privado é mais competente e mais preocupado com bem está da população. A VALE É VALIOSA, O RIO DOCE NÃO TINHA PREÇO.

Cicero Aguiar Ferreira

17/11/2015 - 19h36

Não sei porque, a um silencio quase que sepulcral daqueles que defendem a privatização como a forma de melhorar o serviço para a população. Porque será? imagine se a VALE ainda fosse estatal, os berros seriam que se fosse privatizada, um desastre desses jamais ocorreria. Porque na ótica deles, o setor privado é mais competente e mais preocupado com bem está da população. A VALE É VALIOSA, O RIO DOCE NÃO TINHA PREÇO.

Thiago Luz

17/11/2015 - 19h34

o cinismo desta blosta esquerdista dá nausea. então a culpa é da privatização? a leniência na fiscalização, a falta de técnicos responsáveis nos orgãos competentes , tipo dnpm, a incompetência do governo eque executou pouco mais que 10 % nas verbas destinadas á fiscalização destas baragens, a corrupção política onde políticos e empresas se locupletam neste mar de lama, nada tem com o fato, a culpa mais uma vez é do fhc. vc é ridículo miguel. a petrobrás, e os correios é que são exemplos admiráveis de como o estado brasileiro administra bem suas empresas..

    Amanda Amandinha JP

    17/11/2015 - 19h43

    Vc mora em que planeta hein??? Por acaso nao sabe que empresas privadas visam lucro? Quer de qq jeito tirar a culpa da privatizacao, nao passe vergonha online. Olha ai pra vc se morder. http://exame2.com.br/mobile/mundo/noticias/vale-leva-titulo-de-pior-empresa-do-mundo

    Luan Sales

    17/11/2015 - 19h44

    Mas a Petrobrás apesar dos apesares tem um cuidado 100 x maior com o meio ambiente que a Vale privatizada. Uma empresa enquanto publica preserva um pouco de seu papel social o que não acontece com uma empresa de acionistas que só visam o lucro sob qualquer custo.

    Thiago Luz

    17/11/2015 - 19h45

    claro que visam lucro. é objetivo das empresas dar lucro, senão elas quebram, desaparecem. desastres ambientais só acontecem com empresas privadas? vc já ouviu falr em chernobil por exemplo?

    Caio Lopes Negociador

    17/11/2015 - 19h45

    CALA BOCA AI COXINHA QE FOI TEU GOVERNO TUCANO QE PRIVATIZOU A VALE DO RIO DOCE ENTAO XIUUUUUUUUUUUUUUUUUU

    Thiago Luz

    17/11/2015 - 19h47

    Luan Sales , e uanto a culpa do governo que não fiscaliza estas empresas? vcja bem, não estou justificando o crime ambiental. o que digo é que o fato não se deve pela empresa ser estatal ou privada.

    Alda Baima

    17/11/2015 - 20h02

    Tem gente Q é cega!

    Alda Baima

    17/11/2015 - 20h05

    Esse Thiago não enxerga um palmo a frente do nariz!Coitado!

    Marcelo Q. Gomes

    17/11/2015 - 21h40

    Parabéns Thiago Luz…mas fica a dica: não se discute com esquerdistas…São todos imbecis…pq uma pessoa que tem um mínimo de cultura e intelecto nunca defenderia esses esquerdopatas…em tempo….sou da direita capitalista….graças a Deus….Quem não for que doe seu smartphone….seu tênis de marca…..hipócritas

    Noemi Ferreira

    17/11/2015 - 22h07

    O que fica claro é a má gestão destes atuais governantes. Querem transferir a culpa de sua má gestão, ma regulação do mercado.

    Alda Baima

    17/11/2015 - 23h12

    Imbecil é tu Matcelo q Tb não enxerga!

    Alda Baima

    17/11/2015 - 23h19

    Imbecil é tu Marcelo tb não enxerga um palmo!

Thiago Luz

17/11/2015 - 19h34

o cinismo desta blosta esquerdista dá nausea. então a culpa é da privatização? a leniência na fiscalização, a falta de técnicos responsáveis nos orgãos competentes , tipo dnpm, a incompetência do governo eque executou pouco mais que 10 % nas verbas destinadas á fiscalização destas baragens, a corrupção política onde políticos e empresas se locupletam neste mar de lama, nada tem com o fato, a culpa mais uma vez é do fhc. vc é ridículo miguel. a petrobrás, e os correios é que são exemplos admiráveis de como o estado brasileiro administra bem suas empresas..

    Amanda Amandinha JP

    17/11/2015 - 19h43

    Vc mora em que planeta hein??? Por acaso nao sabe que empresas privadas visam lucro? Quer de qq jeito tirar a culpa da privatizacao, nao passe vergonha online. Olha ai pra vc se morder. http://exame2.com.br/mobile/mundo/noticias/vale-leva-titulo-de-pior-empresa-do-mundo

    Luan Sales

    17/11/2015 - 19h44

    Mas a Petrobrás apesar dos apesares tem um cuidado 100 x maior com o meio ambiente que a Vale privatizada. Uma empresa enquanto publica preserva um pouco de seu papel social o que não acontece com uma empresa de acionistas que só visam o lucro sob qualquer custo.

    Thiago Luz

    17/11/2015 - 19h45

    claro que visam lucro. é objetivo das empresas dar lucro, senão elas quebram, desaparecem. desastres ambientais só acontecem com empresas privadas? vc já ouviu falr em chernobil por exemplo?

    Caio Lopes Negociador

    17/11/2015 - 19h45

    CALA BOCA AI COXINHA QE FOI TEU GOVERNO TUCANO QE PRIVATIZOU A VALE DO RIO DOCE ENTAO XIUUUUUUUUUUUUUUUUUU

    Thiago Luz

    17/11/2015 - 19h47

    Luan Sales , e uanto a culpa do governo que não fiscaliza estas empresas? vcja bem, não estou justificando o crime ambiental. o que digo é que o fato não se deve pela empresa ser estatal ou privada.

    Alda Baima

    17/11/2015 - 20h02

    Tem gente Q é cega!

    Alda Baima

    17/11/2015 - 20h05

    Esse Thiago não enxerga um palmo a frente do nariz!Coitado!

Thiago Luz

17/11/2015 - 19h34

o cinismo desta blosta esquerdista dá nausea. então a culpa é da privatização? a leniência na fiscalização, a falta de técnicos responsáveis nos orgãos competentes , tipo dnpm, a incompetência do governo eque executou pouco mais que 10 % nas verbas destinadas á fiscalização destas baragens, a corrupção política onde políticos e empresas se locupletam neste mar de lama, nada tem com o fato, a culpa mais uma vez é do fhc. vc é ridículo miguel. a petrobrás, e os correios é que são exemplos admiráveis de como o estado brasileiro administra bem suas empresas..

    Amanda Amandinha JP

    17/11/2015 - 19h43

    Vc mora em que planeta hein??? Por acaso nao sabe que empresas privadas visam lucro? Quer de qq jeito tirar a culpa da privatizacao, nao passe vergonha online. Olha ai pra vc se morder. http://exame2.com.br/mobile/mundo/noticias/vale-leva-titulo-de-pior-empresa-do-mundo

    Amanda Amandinha JP

    17/11/2015 - 19h43

    Vc mora em que planeta hein??? Por acaso nao sabe que empresas privadas visam lucro? Quer de qq jeito tirar a culpa da privatizacao, nao passe vergonha online. Olha ai pra vc se morder. http://exame2.com.br/mobile/mundo/noticias/vale-leva-titulo-de-pior-empresa-do-mundo

    Luan Sales

    17/11/2015 - 19h44

    Mas a Petrobrás apesar dos apesares tem um cuidado 100 x maior com o meio ambiente que a Vale privatizada. Uma empresa enquanto publica preserva um pouco de seu papel social o que não acontece com uma empresa de acionistas que só visam o lucro sob qualquer custo.

    Luan Sales

    17/11/2015 - 19h44

    Mas a Petrobrás apesar dos apesares tem um cuidado 100 x maior com o meio ambiente que a Vale privatizada. Uma empresa enquanto publica preserva um pouco de seu papel social o que não acontece com uma empresa de acionistas que só visam o lucro sob qualquer custo.

    Thiago Luz

    17/11/2015 - 19h45

    claro que visam lucro. é objetivo das empresas dar lucro, senão elas quebram, desaparecem. desastres ambientais só acontecem com empresas privadas? vc já ouviu falr em chernobil por exemplo?

    Thiago Luz

    17/11/2015 - 19h45

    claro que visam lucro. é objetivo das empresas dar lucro, senão elas quebram, desaparecem. desastres ambientais só acontecem com empresas privadas? vc já ouviu falr em chernobil por exemplo?

    Caio Lopes Negociador

    17/11/2015 - 19h45

    CALA BOCA AI COXINHA QE FOI TEU GOVERNO TUCANO QE PRIVATIZOU A VALE DO RIO DOCE ENTAO XIUUUUUUUUUUUUUUUUUU

    Caio Lopes Negociador

    17/11/2015 - 19h45

    CALA BOCA AI COXINHA QE FOI TEU GOVERNO TUCANO QE PRIVATIZOU A VALE DO RIO DOCE ENTAO XIUUUUUUUUUUUUUUUUUU

    Thiago Luz

    17/11/2015 - 19h47

    Luan Sales , e uanto a culpa do governo que não fiscaliza estas empresas? vcja bem, não estou justificando o crime ambiental. o que digo é que o fato não se deve pela empresa ser estatal ou privada.

    Thiago Luz

    17/11/2015 - 19h47

    Luan Sales , e uanto a culpa do governo que não fiscaliza estas empresas? vcja bem, não estou justificando o crime ambiental. o que digo é que o fato não se deve pela empresa ser estatal ou privada.

    Alda Baima

    17/11/2015 - 20h02

    Tem gente Q é cega!

    Alda Baima

    17/11/2015 - 20h02

    Tem gente Q é cega!

    Alda Baima

    17/11/2015 - 20h05

    Esse Thiago não enxerga um palmo a frente do nariz!Coitado!

    Alda Baima

    17/11/2015 - 20h05

    Esse Thiago não enxerga um palmo a frente do nariz!Coitado!

Beto Wolmer

17/11/2015 - 19h32

Para que vai servir os 2 bilhões com um prejuízo de 14 BILHÕES???????????????????

Beto Wolmer

17/11/2015 - 19h32

Para que vai servir os 2 bilhões com um prejuízo de 14 BILHÕES???????????????????

Beto Wolmer

17/11/2015 - 19h32

Para que vai servir os 2 bilhões com um prejuízo de 14 BILHÕES???????????????????

Beto Wolmer

17/11/2015 - 19h32

Para que vai servir os 2 bilhões com um prejuízo de 14 BILHÕES???????????????????

Jorge Andreia Estrella

17/11/2015 - 19h31

Menos porra , a Privatização foi a no mínimo a 17 anos atrás, menos , menos …..

Jorge Andreia Estrella

17/11/2015 - 19h31

Menos porra , a Privatização foi a no mínimo a 17 anos atrás, menos , menos …..

Jorge Andreia Estrella

17/11/2015 - 19h31

Menos porra , a Privatização foi a no mínimo a 17 anos atrás, menos , menos …..

Jorge Andreia Estrella

17/11/2015 - 19h31

Menos porra , a Privatização foi a no mínimo a 17 anos atrás, menos , menos …..

Stergios Kaprinis

17/11/2015 - 19h30

Obrigado FHC por vender a Vale aos seus amigos a preco de banana com dinheiro emprestado pelo BNDES!

Stergios Kaprinis

17/11/2015 - 19h30

Obrigado FHC por vender a Vale aos seus amigos a preco de banana com dinheiro emprestado pelo BNDES!

Stergios Kaprinis

17/11/2015 - 19h30

Obrigado FHC por vender a Vale aos seus amigos a preco de banana com dinheiro emprestado pelo BNDES!

Stergios Kaprinis

17/11/2015 - 19h30

Obrigado FHC por vender a Vale aos seus amigos a preco de banana com dinheiro emprestado pelo BNDES!

Sergio Luiz Angst Angst

17/11/2015 - 19h30

Não e a privatização mas a omissão negligencia conivência . E os órgãos fiscalizadores reguladores a onde estão.

Sergio Luiz Angst Angst

17/11/2015 - 19h30

Não e a privatização mas a omissão negligencia conivência . E os órgãos fiscalizadores reguladores a onde estão.

Sergio Luiz Angst Angst

17/11/2015 - 19h30

Não e a privatização mas a omissão negligencia conivência . E os órgãos fiscalizadores reguladores a onde estão.

Sergio Luiz Angst Angst

17/11/2015 - 19h30

Não e a privatização mas a omissão negligencia conivência . E os órgãos fiscalizadores reguladores a onde estão.

Josias Vicente

17/11/2015 - 19h27

Pois é, é bom começar a somar o resultado do destino do dinheiro da privataria para ver se dá para pagar os danos materiais, pelo menos…

Josias Vicente

17/11/2015 - 19h27

Pois é, é bom começar a somar o resultado do destino do dinheiro da privataria para ver se dá para pagar os danos materiais, pelo menos…

Josias Vicente

17/11/2015 - 19h27

Pois é, é bom começar a somar o resultado do destino do dinheiro da privataria para ver se dá para pagar os danos materiais, pelo menos…

Josias Vicente

17/11/2015 - 19h27

Pois é, é bom começar a somar o resultado do destino do dinheiro da privataria para ver se dá para pagar os danos materiais, pelo menos…

Charles Ferraz

17/11/2015 - 19h22

vender a maior mineradora do mundo para gringos agora esta ai o resultado da burrice tucana,pois como estatal não teria este problema,agora esta mineradora é de uma Australiana que não esta nem ai para o povo ao entorno

    Eduardo Santtos

    17/11/2015 - 20h08

    Verdade (!?),está aí a Petrobras como exemplo de administração estatal.

Charles Ferraz

17/11/2015 - 19h22

vender a maior mineradora do mundo para gringos agora esta ai o resultado da burrice tucana,pois como estatal não teria este problema,agora esta mineradora é de uma Australiana que não esta nem ai para o povo ao entorno

    Eduardo Santtos

    17/11/2015 - 20h08

    Verdade (!?),está aí a Petrobras como exemplo de administração estatal.

Charles Ferraz

17/11/2015 - 19h22

vender a maior mineradora do mundo para gringos agora esta ai o resultado da burrice tucana,pois como estatal não teria este problema,agora esta mineradora é de uma Australiana que não esta nem ai para o povo ao entorno

    Eduardo Santtos

    17/11/2015 - 20h08

    Verdade (!?),está aí a Petrobras como exemplo de administração estatal.

Charles Ferraz

17/11/2015 - 19h22

vender a maior mineradora do mundo para gringos agora esta ai o resultado da burrice tucana,pois como estatal não teria este problema,agora esta mineradora é de uma Australiana que não esta nem ai para o povo ao entorno

    Eduardo Santtos

    17/11/2015 - 20h08

    Verdade (!?),está aí a Petrobras como exemplo de administração estatal.

    Charles Ferraz

    17/11/2015 - 21h53

    Meu caro a vale quando estatal nunca fez uma cagada destas,vender o que mais dava lucro para pagar rombo com fundo monetário ou vc sabe onde esta este dinheiro,ficar ai dando uma de tucano cego,mas o momento agora é de solidariedade com os compatriotas que perderam tudo que tinham perderam uma historia e rio a baixo o caus que tem causado quem vai pagar a conta,ha e antes que eu esqueça pesquise um pouco sobre o grande crescimento da empresa após a situação ter assumido a direção com isto é claro a roubalheira que já é herança tucana também pois é só seguir os rastros vai dar bem no bico de alguns tucanos,não sou partidário e nem nunca fui,sou sim Brasileiro e amo muito minha terra e meu povo sem exceção de cor raça ou credo.

    Roberto Lucena

    18/11/2015 - 01h12

    Privatista, o prejuízo da Vale é maior (e põe maior nisso) que qualquer prejuízo que a Petrobras tenha dado na História, até porque a Petrobras dá dividendos ao país, mais que o alarde da mídia. Sinto, vcs perderam, a cagada da privataria taí pra quem quiser ver. Ofereçam-se tb a ir ao local defender à Vale privatizada.

Deisi Marcelino

17/11/2015 - 19h19

Aff.

Deisi Marcelino

17/11/2015 - 19h19

Aff.

Deisi Marcelino

17/11/2015 - 19h19

Aff.

Deisi Marcelino

17/11/2015 - 19h19

Aff.

Cicero Aguiar Ferreira

17/11/2015 - 19h15

Quer dizer que o prejuízo supera mais de três vezes o preço que ela foi vendida.

    Vitor Emanuel Rodino Lemes

    17/11/2015 - 20h07

    Esta é a primeira estimativa. Duvido que não seja avaliado o valor da perda em no mínimo o triplo disto ou quase 10 vezes o valor que ela foi vendida!

    Cicero Aguiar Ferreira

    17/11/2015 - 20h11

    Vitor Emanuel Rodino Lemes, infelizmente o prejuízo é incalculável para aqueles que perderam seus entes queridos, isso já é certo. O da natureza, com a morte do Rio Doce não tem nem como saber a dimensão.

Cicero Aguiar Ferreira

17/11/2015 - 19h15

Quer dizer que o prejuízo supera mais de três vezes o preço que ela foi vendida.

    Vitor Emanuel Rodino Lemes

    17/11/2015 - 20h07

    Esta é a primeira estimativa. Duvido que não seja avaliado o valor da perda em no mínimo o triplo disto ou quase 10 vezes o valor que ela foi vendida!

    Cicero Aguiar Ferreira

    17/11/2015 - 20h11

    Vitor Emanuel Rodino Lemes, infelizmente o prejuízo é incalculável para aqueles que perderam seus entes queridos, isso já é certo. O da natureza, com a morte do Rio Doce não tem nem como saber a dimensão.

Cicero Aguiar Ferreira

17/11/2015 - 19h15

Quer dizer que o prejuízo supera mais de três vezes o preço que ela foi vendida.

    Vitor Emanuel Rodino Lemes

    17/11/2015 - 20h07

    Esta é a primeira estimativa. Duvido que não seja avaliado o valor da perda em no mínimo o triplo disto ou quase 10 vezes o valor que ela foi vendida!

    Cicero Aguiar Ferreira

    17/11/2015 - 20h11

    Vitor Emanuel Rodino Lemes, infelizmente o prejuízo é incalculável para aqueles que perderam seus entes queridos, isso já é certo. O da natureza, com a morte do Rio Doce não tem nem como saber a dimensão.

Cicero Aguiar Ferreira

17/11/2015 - 19h15

Quer dizer que o prejuízo supera mais de três vezes o preço que ela foi vendida.

    Vitor Emanuel Rodino Lemes

    17/11/2015 - 20h07

    Esta é a primeira estimativa. Duvido que não seja avaliado o valor da perda em no mínimo o triplo disto ou quase 10 vezes o valor que ela foi vendida!

    Cicero Aguiar Ferreira

    17/11/2015 - 20h11

    Vitor Emanuel Rodino Lemes, infelizmente o prejuízo é incalculável para aqueles que perderam seus entes queridos, isso já é certo. O da natureza, com a morte do Rio Doce não tem nem como saber a dimensão.

    Vitor Emanuel Rodino Lemes

    18/11/2015 - 09h22

    Sim o real prejuízo é incalculável. Me refiro apenas ao prejuízo material calculável. Casas destruídas, perdas na agricultura e pecuária etc. Mas mesmo estes superam em muito a primeira estimativa.


Leia mais

Recentes

Recentes