Menu

Wanderley: golpistas vão ter de impor ditadura

O professor alerta: conspiradores estão brincando com fogo. Seu desafio não será apenas ganhar uma batalha parlamentar, e sim controlar 204 milhões de pessoas que não precisarão respeitar um governo ilegítimo. Trecho do artigo de Wanderley: “Ninguém deve obediência a governos ilegítimos a não ser por coação explícita. Precisa ficar claro aos conspiradores que não […]

19 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

O professor alerta: conspiradores estão brincando com fogo. Seu desafio não será apenas ganhar uma batalha parlamentar, e sim controlar 204 milhões de pessoas que não precisarão respeitar um governo ilegítimo.

Trecho do artigo de Wanderley:

“Ninguém deve obediência a governos ilegítimos a não ser por coação explícita. Precisa ficar claro aos conspiradores que não bastará uma vitória no Congresso; vão ser obrigados a encarcerar muita gente. A promessa é de um espetáculo de confissão de caráter: quem se candidata a carcereiro e quem se dispõe a ser encarcerado. Estou para ver quem se apresenta como condutor da democracia à cadeia.”

Eu diria mais: vão ter que censurar os blogs também. Só o Cafezinho está com alcance semanal de 10,5 milhões de pessoas.

ScreenHunter_246 Dec. 09 15.25

Num eventual governo golpista, o blog estaria numa situação politicamente bem mais confortável, sem o peso de ser chamado de governista ou chapa-branca por algumas de suas afinidades ideológicas.

Sim, porque adianto logo que, diante de um governo ilegítimo, usurpado via golpe, eu terei o maior prazer de fazer a denúncia diuturna de seu vício de origem: ser um governo não eleito, um governo sem legitimidade.

O que faria o governo? Censura? Prenderão todo mundo?

O caminho que estão traçando não me parece muito inteligente, porque eles ingressaram num jogo de perde-perde. Se perderem a votação em plenário, serão golpistas derrotados; se ganharem, serão golpistas vencedores.

***

A DEMOCRACIA NA CADEIA

8 de dezembro de 2015

Por Wanderley Guilherme, no blog Segunda Opinião.

Quando as instituições falham, o caráter prevalece. Há quem nunca fraudou a lei por falta de oportunidade e há os que resistiram apesar dos convites das circunstâncias. Em crise, o caráter de cada um é desnudado. De vários políticos já conhecemos o material de que são feitos, uns de primeira, outros de segunda qualidade. Não há coletividade humana que escape ao vírus da safadeza. A esperança é que não se propague.

Para mim, o pedido de impedimento apresentado por conspiradores paulistas é absurdo. Prova-o a discussão dos beneficiários e associados: qual a melhor data para dar andamento? as ruas acompanharão os conjurados? Como reagirão os deputados do PMDB a uma defecção do vice-presidente? Qual o melhor acordo entre os pré-candidatos tucanos e os conspiradores do PMDB? Não há apresentação de evidências de que a presidente Dilma Rousseff tenha cometido crime de responsabilidade, única base constitucional legítima para impedi-la. Com todas as letras, dizem não ser necessário.

Se não é necessária a comprovação de crime, convém à oposição irresponsável preparar-se para o que acontecer fora do Congresso. Antes de ter início o processo, por exemplo, ou o Vice-presidente Michel Temer declara peremptoriamente que não vê razões substantivas para o impedimento ou não ficará como Vice-Presidente para assistir o final e se beneficiar dele. O destino do País não depende somente de tratativas em palacetes paulistanos, entre as quais figuraram com certeza os termos da missiva bombástica selando o acordo paulista contra a democracia. A carta de rompimento que o Vice enviou a Dilma Rousseff, repudiando antecipadamente qualquer resposta amistosa da destinatária, é uma justificativa para o oportunismo de manter-se à margem, pronto para “reunificar o País”. Duvido. O que há de reunificar o País é o respeito de boa fé a suas leis fundamentais. E estas são ofendidas quando o signatário prefere se declarar, preferencialmente, Presidente do PMDB. Ou o Vice renuncia ao mandato ou será despejado pelas ruas, que fariam bem acampando nos portões de sua residência. Pacificamente, mas com justificada razão para impedi-lo de governar, a saber: por quebra do compromisso constitucional de cumprir o mandato de acordo com as leis. E as leis condenam conspiradores.

Ninguém deve obediência a governos ilegítimos a não ser por coação explícita. Precisa ficar claro aos conspiradores que não bastará uma vitória no Congresso; vão ser obrigados a encarcerar muita gente. A promessa é de um espetáculo de confissão de caráter: quem se candidata a carcereiro e quem se dispõe a ser encarcerado. Estou para ver quem se apresenta como condutor da democracia à cadeia.

***

Últimas palavras

Ficou difícil o retorno do Vice-Presidente à condição de não decorativo: ou invade o Executivo, a mando usurpador de um Congresso tucaneado, ou se demite. Vice-presidente não será mais.

Ilustração: Juliano Guilherme (pintura à óleo).

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Daniel

10/12/2015 - 14h14

Miguel, você precisa seriamente arrumar um mecanismo de comentários mais funcional

Allan Junior Silva

10/12/2015 - 15h11

O PT vai nos proteger.

Rogério Matuck

10/12/2015 - 13h29

#NãoVaiTerGolpe #DefesaDoEstadoDeDireitoJá #CunhaForaDoLegislativoJá #CunhaNaCadeiaJá #GolpistasForaDoLegislativoJá #PsdbDemPmdbDeCunhaEstãoPraComemorarAniverDoAI5
#AcordaJanot

Warner Vanderlei

10/12/2015 - 12h49

Chamar de golpe não muda nada. Apenas mais um ardil dos fracassados

Warner Vanderlei

10/12/2015 - 12h49

Chamar de golpe não muda nada. Apenas mais um ardil dos fracassados

Diego

10/12/2015 - 07h59

O que o STF está esperando? E o sr. Janot? Eduardo Cunha vem arrasando a economia do Brasil com suas pautas bombas, chantagens e paralisações e não fazem nada. Estão esperando o pior? Esse pior deve ser melhor para quem? Olha srs. o Brasil não pertence a uma casta, pertence a todos nós.

Graça Evangelista

10/12/2015 - 02h47

Tudo caminha para uma ditadura de direita. Eles que vivem acusando os outros de serem ditadores, na verdade são muito mais autoritários e detestam a tal democracia que põe poder nas mãos do povo.

Oliveira

09/12/2015 - 22h49

Guilherme, adorei o seu texto é espalhei no grupo de washap.
Por isso que Cafezinho tá bombando.

Hell Back

09/12/2015 - 22h22

Já entendi porque querem revogar o Estatuto do Desarmamento. Com esse golpe o Brasil se transformará numa terra de ninguém, num Afeganistão dos trópicos. Um grande mercado para os países que vivem da “exportação de guerras”.

Hannah da Terra

10/12/2015 - 00h02

#OndeEstasJanot

Jorge Menezes

09/12/2015 - 22h29

A justiça e as polícias tratarão de enquadrar qualquer subversivo que tentar afrontar a nova ordem vigente.A Globo colaborará para a paz social fazendo reportagens ufanistas sobre o sucesso do governo golpista,questões sociais serão varridas do noticiário e o ministro da justiça Eduardo Cunha,garantirá o aumento do salário de todos os jornalistas brasileiros ainda vivos.

Leonardo Flores

09/12/2015 - 20h36

Isso é certo. Não é só a questão do impeachment. Terão que fazer como da outra vez. Matar e torturar quem ouse discordar de tal ilegitimidade.

José Ciríaco Pinheiro

09/12/2015 - 19h03

Nada de golpe!

Jorge Santos

09/12/2015 - 16h47

Isso é uma clara demonstração de violação à democracia! Mas os brasileiros não vão admitir isso! Saquear a democracia dessa forma é golpe!

Jorge Santos

09/12/2015 - 16h45

Fora golpe!

Cleonice Fonseca

09/12/2015 - 18h44

Vai virar uma bagunça porque estariam sem nenhuma moral para cobrar respeito do povo por isso que eu sou Dilma 13!!!

João Cláudio Fontes

09/12/2015 - 18h43

Eu escrevi isso um tempo atrás , mas parece bem atual e ‘profético’ .Não é tão difícil perceber o que está acontecendo , e o que pode vir à acontecer .A única forma de retroceder ao que eu chamo de ‘fase 1’ da nossa história , como eu escrevi no texto , seria alguma forma de ditadura .Mas , quem está disposto a pagar esse preço …? O Brasil mudou nesses últimos 12 anos , queiram os golpistas ( de direita , e de ‘esquerda’ …) ou não .Não tem mais volta àquele país inconsciente onde todas as injustiças e desigualdades eram consideradas obras da natureza e ‘vontade de Deus’ . Isso me dá confiança de que o golpe não prosperará ( um exemplo recentíssimo é o movimento dos estudantes em SP ) .Por mais que os golpistas queiram regredir ao passado , não vai dar .Então , nós temos motivos pra ter esperança .Mas , a luta será longa e árdua , não tenhamos ilusões … o texto : https://www.facebook.com/notes/jo%C3%A3o-cl%C3%A1udio-fontes/a-dial%C3%A9tica-evolutiva-do-brasil/984503634942931

João Bacellar

09/12/2015 - 18h15

Terão o dever moral de não respeitar um “governo” ilegitimo.


Leia mais

Recentes

Recentes