Análise em vídeo das manifestações do 2 de outubro e as vaias a Ciro

Data da foto: 1977 Chico Buarque de Hollanda, cantor e compositor.

“Não é fácil ouvir alguém chamar um brasileiro como Chico Buarque de ‘merda’, sem que o sangue lhe suba à cabeça”

Por Redação

27 de dezembro de 2015 : 06h34

por Cacá Diegues no O Globo

Barra Pesada

Esta é minha última crônica de 2015. Vou tirar umas férias de escrever e só volto a publicar outro artigo no último domingo de janeiro, dia 31. Nada como encerrar alguma coisa, mesmo que temporariamente. A gente fica com uma sensação de missão cumprida, mesmo que nos falte confiança em que a missão seja mesmo essa, que o que produzimos prestou para alguma coisa.

Só para ficar nas desgraças domésticas, 2015 foi um ano maldito na lembrança de muita gente (as desgraças internacionais também bateram recordes de horror, mas deixa pra lá). Não estou falando apenas das más notícias do mundo concreto, da inflação e do desemprego, da Petrobras e da Odebrecht, da lama mineira e do fogo amazônico, mas também dos incômodos políticos que dividiram o país. No momento, o impeachment da presidente é o mais grave deles.

Já disse aqui e repito que sou totalmente contra o impeachment, ele é injusto e inconsequente. Injusto porque, independente de sua administração ser boa ou má, não vejo a presidente tendo cometido nenhum crime previsto na Constituição que justifique seu impedimento. Inconsequente porque não vejo no horizonte uma sucessão que seja capaz de melhorar o país. Temer? Cunha? Renan? Cruzes!

A acusação de “estelionato eleitoral”, de que Dilma Rousseff teria mentido durante a campanha e feito, neste primeiro ano de seu segundo mandato, o contrário do que prometera, já virou uma constante cada vez que elegemos novo governo. Não porque Fernando Henrique, Lula e Dilma tenham decidido conscientemente mentir durante suas campanhas; mas porque preferiram ouvir seus marqueteiros, a discutir e seguir os programas de seus partidos.

A propaganda montada pelos marqueteiros políticos, para “vender” os candidatos que os contrataram, é que está se tornando um “estelionato eleitoral” sistemático, onde não se discute nada antes de uma consulta aos institutos de pesquisa. Não se crê um segundo que um discurso sincero e correto possa mudar os índices obtidos por esses institutos. Duda Mendonça, Renato Pereira ou João Santana se tornaram sumidades programáticas, muito mais importantes do que qualquer ideólogo respeitável de cada partido. A política no Brasil está se tornando um sistema de venda de imagens e não de ideias.

Não é assim que está evoluindo a política por aí, na França ou na Espanha, mesmo na Grécia ou em Portugal, onde forças novas ocupam seu lugar junto às aspirações do povo, sem ter que vender uma imagem superficial. Uma aliança de centro-esquerda não derrotou a direita da Frente Nacional francesa pela força de ilusões; o Podemos e o Cidadãos não se impuseram nas urnas espanholas através de velhas mensagens que os marqueteiros repetem.

Não acho que o Brasil esteja bem de vida, muito menos que este seja o melhor governo possível. Mas é preciso reconhecer que Dilma Rousseff não fez um só gesto, nem emitiu uma só frase que enfraquecesse o processo democrático no país. No meio da grave crise política e econômica que vivemos, podemos nos orgulhar da estabilidade de nossa democracia.

Uma democracia que está sendo ameaçada por setores radicalizados da população. Alguma coisa na crise que vivemos, ocasionada talvez pelo resultado apertado das últimas eleições, fez com que, desta vez, o país se dividisse radicalmente em dois, sem racionalidade e sem respeito pela opinião alheia, um puro exercício de ódio. O país está perigosamente dividido em clãs políticas que não admitem respirar o mesmo ar que o “inimigo”.

Chico Buarque foi, esta semana, vítima dessa intolerância burra. Saindo de um jantar com amigos, ele teve que ouvir, vindos do outro lado da rua, gritos hostis e grosseiros de jovens que estavam no restaurante em frente. A quase uníssona acusação era a de sua preferência partidária, uma escolha pessoal e cívica de cada cidadão livre. Gentilmente, com a cordialidade que o caracteriza, Chico atravessou a rua e foi tentar conversar com os rapazes. Mas eles não queriam ouvir argumentos ou discutir ideias, apenas desqualificavam o interlocutor que não pensava como eles, uma censura tipicamente autoritária ao pensamento do outro. O mínimo que ele ouviu foi ser chamado de “seu merda”. Não é fácil ouvir alguém chamar um brasileiro como Chico Buarque de “merda”, sem que o sangue lhe suba à cabeça.

Não sou pessimista, não acho que as coisas vão sempre dar necessariamente errado. Nem acho que vamos precisar de muitos anos para nos recuperarmos da crise que nos assola. Se alguns princípios básicos da convivência democrática forem respeitados, se conseguirmos que o ódio seja substituído pela consciência de que o outro tem direito de ter outra opinião, se aprendermos a pegar leve na barra pesada, sairemos dela mais rápido do que imaginamos, sem a falsidade histriônica de uma “unidade nacional”. De um lado e do outro, vamos precisar da grandeza de muitos Chico Buarque para cumprir essa meta.

Cacá Diegues é cineasta

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

208 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Marquinhos Mattei

12 de junho de 2021 às 06h31

Outro vagabundo vampiro do dinheiro público! Pega 13 milhões da Lei Roubaner e ainda tem Merdas, que defendem esse Merda!

Responder

CAGUEI MANO

24 de junho de 2020 às 22h11

bora só adorar a mandioca galera (zuera ta akkakaka)

Responder

Augusto

03 de janeiro de 2016 às 11h29

Aff.. pensei q a Internet era diferente da Imprensa sensacionalista, quem diz primeiro que quem é um merda, é o Chico Buarque! Ou seja, PRIMEIRO CHICO BUARQUE CHAMA O JOVEM DE MERDA, só depois o rapaz revida….. que lixo essa postagem… onde não divulga adequadamente os dois lados da moeda, mostrando apenas parcialmente os fatos e induzindo os leitores à tomarem opiniões precipitadas. É so procurar o vídeo original na Internet!. Não me importa a opinião de ambos pois me contento com a minha, mas por favor divulguem a informação correta

Responder

Cassia Renato Margioti

29 de dezembro de 2015 às 23h01

Comunista.

Responder

Cassia Renato Margioti

29 de dezembro de 2015 às 22h00

É um bosta. Vive do dinheiro do governo. Safado

Responder

Maria Clara

29 de dezembro de 2015 às 15h37

Essa “diarreia” só fez sucesso graças ao Regime Militar. kkkkk

Responder

Jonjon Costa

29 de dezembro de 2015 às 12h27

Chico você é um merda de comunista…. vai trabalhar vagabundo… aprendeu a mamar nas tetas….

Responder

Jorge Menezes

29 de dezembro de 2015 às 00h35

É a era da covardia,qualquer Pitboy desmiolado agride um sujeito com mais de setenta anos,ícone da cultura e da inteligência nacional e vira o herói da parte lixo da sociedade.A Veja a muitos anos ataca a obra intelectual de Chico apenas porque ele é de esquerda e o faz através de jornalistas e críticos risíveis com argumentos constrangedores.A caça as bruxas está nas ruas a procura de um banho de sangue purificador.

Responder

Rita Ribeiro

29 de dezembro de 2015 às 00h23

Afinal, o que esperar de um bando de abutres, alem de tudo acéfalos?

Responder

Antonio Garcia

28 de dezembro de 2015 às 22h38

Nao e merdo e bosta

Responder

Dudu Filho Inacio

28 de dezembro de 2015 às 22h07

Se essa bosta e tão bom como vcs dizem fala pra mim algum sucesso atual desta merda

Responder

Ramon Cardoso Fernandes

28 de dezembro de 2015 às 21h44

O choro é Livre Bolivarianos !!

Responder

Dinah Weil

28 de dezembro de 2015 às 19h40

Que crise forte

Responder

Gilson Ribeiro

28 de dezembro de 2015 às 17h21

….Da arvore que o CHICO plantou,só cairão os frutos podres e os traiçoeiros insetos ( parasitas oportunistas ) e se juntarão a outras ervas daninhas para admirar lá de baixo a majestade do BAOBÁ ( salve CHICO !!!)

Responder

Leonardo Norio Yamanashi

28 de dezembro de 2015 às 16h56

Fora dilma, lula (pixuleco) e lulinha !!! Cadeia pros três…

Responder

Leonardo Norio Yamanashi

28 de dezembro de 2015 às 16h56

O chiquinho perdeu nosso respeito. Uma coisa é defender a bandeira em função da ideologia, outra coisa é defender corruptos em função de interesses próprios ainda mais sendo elas financeiras…. coisa feia chiquinho…

Responder

Eduardo Avila

28 de dezembro de 2015 às 15h27

É um merda, sim.

Responder

Antonio Reis

28 de dezembro de 2015 às 12h26

E falta de educação mas é o cidadão que vive para defender a esquerda mesmo sabendo que essa esquerda que ele defende foi enterrada junto com Miguel aras

E acha que tudo que o PT fazem é bom . Só é bom para ele que recebe 10 milhões para fazer um trabalho fantasma

Responder

Lobonoticias Lobo

28 de dezembro de 2015 às 12h19

INTELECTUAIS SÃO PESSOAS INTELIGENTES E HONRADAS.
ESSES QUE RECEBEM DA LEI ROUANET ……SÃO. APROVEITADORES E SAQUEADORES DO POVO BRASILEIRO.

Responder

Carlos Henrique

28 de dezembro de 2015 às 11h39

Pois chama de bosta,besteira, tanta coisa mais importante.

Responder

Rodrigo Hermsdorff Faria

28 de dezembro de 2015 às 11h22

Ri mt qnd um idiota f c falou q chico eh um vagabundo q nunca trabalhou… Ri mt… Pena q nao fiz um print…

Responder

Simplicio Mario Oliveira

28 de dezembro de 2015 às 11h09

…tava aqui pensando: o cabra qui chama o Chico de merda deve ser o que mesmo ?!!!

Responder

    Mario

    14 de julho de 2018 às 11h40

    Deve ser uma pessoa louvável

    Responder

Carol Santa Cruz

28 de dezembro de 2015 às 09h57

Muito lúcido seu artigo tenha umas boas férias e volte firme na luta em defesa da democracia.

Responder

Renato Antonini

28 de dezembro de 2015 às 02h32

Todos que aqui continuaram a postar xingamentos a Chico Buarque, bloqueei todos, gente assim quero distância. Não são ninguém, com vazio total de alma e educação. Que não sabem respeitar ao próximo, o que dirá de uma celebridade como Chico! ” segue uma bela canção de Chico. ” VAI TRABALHAR VAGABUNDO!”

Responder

Renato Antonini

28 de dezembro de 2015 às 02h30

Todos que nesta postagem continuaram a ofender Chico Buarque, bloqueei todos, gente assim quero distância, ignorantes ao extremo, não te

Responder

Jonjon Costa

28 de dezembro de 2015 às 02h12

chico vc é um merda de um comunista…

Responder

    CAGUEI MANO

    24 de junho de 2020 às 22h08

    mano vai estudar um pouco vai…comunismo é algo bem diferente do q o chico é ‘-‘ (comunismo é algo q ngm csg fazer ate hj isso e agr é 2020 ‘-‘ [mais um parenteses pq eu quero prr…todos q tentam ser comunistas são na vdd socialistas ‘–‘ ])

    Responder

Davineide Noronha

28 de dezembro de 2015 às 01h12

Ana Emília Noronha

Responder

Martins Guarani

28 de dezembro de 2015 às 00h55

Eu não sou Chico, sou brasileira e tenho meus direitos violados todos os dias e de todas as formas.

Responder

Mauricio Gomes

27 de dezembro de 2015 às 22h52

A verdade é que a direita fascista e golpista não suporta ter um artista do quilate de um Chico Buarque indo contra suas “ideias”. Ressentem-se pelo fato de um compositor genial não apoiar suas causas fascistas, como se ele tivesse obrigação de fazê-lo por ser rico. Além disso, o que enfurece os coxinhas é que a classe artística é majoritariamente progressista. Afinal, quais são os grandes artistas e músicos que estão apoiando o golpe? Lobão? Roger? Alexandre Frota? Batman do Leblon? Por fim, quem é o merda mesmo?

Responder

    Mario

    14 de julho de 2018 às 11h45

    É verdade, acho que você que é o merda.

    Responder

Gustavo Saccomani Barone

28 de dezembro de 2015 às 00h18

Merda mesmo se beneficia da ideologia que defende ,

Responder

Carlos Takiya

28 de dezembro de 2015 às 00h16

Os Garneros são uns babacas …o pai do garoto o Álvaro e seu Pai são uns bostas …

Responder

Monica Figueiredo

28 de dezembro de 2015 às 00h14

Tb acho a forma como os Petistas se referem a quem é contra o PT . Chamando-os de coxinhas, fascistas, etc… Não se pode ser contra o PT. Quem começou essa guerra entre posições políticas foi o próprio PT. Agora reclama.O ódio foi e continua sendo plantado pelo PT. Quando declara que quem não gosta do PT são as elites. Pura mentira. Chico Buarque é elite e é Petista. Preguiça de escrever mais sobre isso.

Responder

Erika Santos

27 de dezembro de 2015 às 23h33

Brasileiro tem que aprender a reagir com mais racionalidade e muito menos com surtos emocionados…reagir ( ou perder a cabeça) porque um ignaro ofende verbalmente, é simplesmente cair no mesmo nível e demonstrar uma educação bastante influenciada por uma cultura tradicional do ” não levar desaforo pra casa”, bem típica no Brasil. Ofensa em público é caso pra ser levado,sim, à justiça por meio de processo. Simples assim.

Responder

Levi Costa

27 de dezembro de 2015 às 23h04

Sou fã das musicas do Chico, suas preferencias políticas pouco me importa.

Responder

Marise Esteves

27 de dezembro de 2015 às 22h40

Imbecil este Reinaldo Azevedo so poderia ser editor da inVeja

Responder

Décio Abreu

27 de dezembro de 2015 às 22h40

Esse Cacá defende o Chico e a dilma? Quem chamou alguém de m…primeiro foi o Chico, é só ouvir a gravação. E qualquer um que defende os ladrões do PT éau caráter

Responder

Maria Luisa

27 de dezembro de 2015 às 22h11

Ignorantes!

Responder

Jacques Chaban II

27 de dezembro de 2015 às 22h06

Viva Chico!

Responder

Valeria Bordin

27 de dezembro de 2015 às 21h42

Belo texto Cacá Diegues. Disse tudo que o brasileiro quer e precisa ouvir.

Responder

Tadeu Mucheroni

27 de dezembro de 2015 às 21h30

É a merda que temos de melhor.

Responder

Aparecida Casseb

27 de dezembro de 2015 às 20h53

Parabéns Cacá pela crônica. Artigo excelente, claro e conclusivo. “Tô contigo e não abro”.

Responder

Marcelo Drumstick

27 de dezembro de 2015 às 20h47

Quando Chico Buarque dispara o primeiro “seu merda”, me incomoda tanto quanto ele é xingado. Seres humanos sejam eles: artistas, playboy ou playboy artista, não merecem serem tratados assim independentes do que pensam ou de suas convicções políticas.

Responder

Martins Guarani

27 de dezembro de 2015 às 20h33

Não é fácil ver um talento como Chico apoiando essa merda de governo, ele como tantos devem ter sua opinião, mas no momento esse governo está acabando com o país.

Responder

    Marcelo Drumstick

    27 de dezembro de 2015 às 20h54

    Quando Chico Buarque dispara o primeiro “seu merda”, me incomoda tanto quanto ele é xingado. Seres humanos sejam eles: artistas, playboy ou playboy artista, não merecem serem tratados assim independentes do que pensam ou de suas convicções políticas.

    Responder

Jocilda Nunes Frota

27 de dezembro de 2015 às 20h28

Este indivíduo que ofendeu o Chico Buarque deve ser processado e todos nós que conhecemos a tantos anos o Chico e que de livre e espontânea vontade nos manifestamos contrários ao que foi falado ofensivamente contra o Chico pelo indivíduo ou indivíduos já identificado, somos testemunhas de que esses indivíduos ofenderam e cercearam a liberdade do cantor e compositor Chico Buarque e podemos, se necessário testemunhar em favor do cantor. A justiça tem todos os elementos para condenar esses indivíduos que atacaram a honra, a liberdade e ainda tiveram atitudes ameaçadoras contra o Chico Buarque .

Responder

Luiz Chagas

27 de dezembro de 2015 às 20h27

Para aqueles que insistem em demonizar Chico Buarque de Holanda. “Não existem verdades absolutas, o que existem são interpretações da realidade baseada no conceito de quem as propõem” . A frase não é minha e nem tampouco o pensamento. Para aqueles que merecem um gênio como Chico, essa mensagem está bem clara, assim como o autor facilmente identificável. O sangue sobe a cabeça sim, principalmente quando percebemos que muitos não souberam colher o que esse grande brasileiro plantou. Vivemos anos muito duros no passado, e eles não aprenderam nada, nada, nada!

Responder

Humberto Barbosa

27 de dezembro de 2015 às 20h06

Os mais jovens nem conhecem Chico Buarque !

Responder

Cláudio Rodrigues Rodrigues

27 de dezembro de 2015 às 20h05

Para a minha felicidade.quando o vôo da Tam saiu hoje de Cumbica, lotado de estrangeiros, foi ao som de Chico…

Responder

Elidio Nonato

27 de dezembro de 2015 às 19h53

A constituição da a liberdade de expressão afinal e ou não democracia? Vamos puxar a fixa deste sr.

Responder

Mateus Mateus

27 de dezembro de 2015 às 19h49

Isso é arte de filhote da ditadura !

Responder

Simone Dos Santos

27 de dezembro de 2015 às 19h38

É fácil chamar o Chico de merda, difícil é usar o cérebro

Responder

Márcia Brito

27 de dezembro de 2015 às 19h29

CONCORDO CHICO BUARQUE DE HOLANDA É MAS QUE REFERÊNCIA EM SUA PESSOA E SUA ARTE EM SUA HISTÓRIA EM SÍ.

Responder

Arlindo Dias

27 de dezembro de 2015 às 19h11

Chico puxa saco mama nas tetas do governo

Responder

Rita Vieira Alves

27 de dezembro de 2015 às 19h06

Pensei em postar algo em solidariedade a Chico, mas depois li algo que concordei muito: quem deu conta de escrever construção, consegue se defender sozinho.

Responder

Valdemir Spinardi

27 de dezembro de 2015 às 19h02

Eu tenho certeza,o Chico perdoou,pois eles não sabem o que dizem.

Responder

Célia Nadir Anselmi

27 de dezembro de 2015 às 18h52

Merda não, mas de oportunista pode.

Responder

    Simone Dos Santos

    27 de dezembro de 2015 às 19h47

    Tipo voce?

    Responder

    Célia Nadir Anselmi

    27 de dezembro de 2015 às 22h14

    Não querida,de quem de alguma forma recebe favores do governo disfarçadas de verbas culturais,assim com o Chico e sua amada, seus parentes e aderentes.

    Responder

      titus

      28 de dezembro de 2015 às 15h53

      Nao celia assim como FHC 6.7milhoes…vai ver

      Responder

renato

27 de dezembro de 2015 às 16h50

Vai ganhar:
https://www.youtube.com/watch?v=y8D2tGjfkiw

Responder

Mauricio Antonio Pereira da Silva

27 de dezembro de 2015 às 18h47

um idealista que tira vantagens financeiras de seus ideais é um idealista de merda.

Responder

Rose Mery Cerqueira

27 de dezembro de 2015 às 18h40

Todos nós temos liberdade em escolher o partido.

Responder

Rose Mery Cerqueira

27 de dezembro de 2015 às 18h38

Ele é um homem bem conceituados no
Brasil e merece
Respeito.
O
Brasil é democrático.

Responder

Roberto Viana

27 de dezembro de 2015 às 18h18

Grande compositor mas um merda como pessoa. Aquele que se vende por dinheiro (lei houanet) não vale um centavo.

Responder

Denise Carvalho

27 de dezembro de 2015 às 18h10

Adorei!!!

Responder

Josefaconceiçao Conceiçao

27 de dezembro de 2015 às 17h39

O Chico o povo conhece,esses merda quem são? Onde mora?o que fazem? Para ofender às pessoas Chico é maior do os anjinhos que apareceu em sua frente para discutir políticas os caras não contra a o Brasil acha que o Brasil é só o Leblon e a Paulista será que sabe onde fica o Vale do jiquitionha onde fica?

Responder

Nanna Depaula

27 de dezembro de 2015 às 17h30

DEPOIS DE CUNHA! AGORA ESSES CARINHAS? NOVAMENTE VERGONGA ALHEIA AFF!

Responder

Meire Souza

27 de dezembro de 2015 às 16h56

Maravilhoso o último artigo do ano de Cacá Diegues.

Responder

Aparecida Jesus Oliveira

27 de dezembro de 2015 às 16h51

Só mesmo uma pessoa sem cultura é capaz disso

Responder

Francisca Machado

27 de dezembro de 2015 às 16h42

O que tem haver composições e caráter…o segundo nunca teve vive às custas do suor dos brasileiros….Vai jogar bosta na tua Geny

Responder

    Simone Dos Santos

    27 de dezembro de 2015 às 19h44

    Tipo voce?

    Responder

    Francisca Machado

    27 de dezembro de 2015 às 20h42

    Não Simone dos Santos vc confundiu use pelo menos uma vez sua pobre inteligência o Chico adora petistas tipo vc por isto fez a canção para vc comedora de mortadela

    Responder

Jaime Baghá

27 de dezembro de 2015 às 16h30

Merda foi o lugar por onde este boy babaca foi parido.

Responder

Celso Junqueira

27 de dezembro de 2015 às 14h29

Apesar de vocês,
amanhã há de ser outro dia…

Responder

Marisa Costa

27 de dezembro de 2015 às 16h24

Para ler isto aqui tive que refazer o contato cinco vezes !!!!!
É um absurdo a internete no Brasil !

Responder

Marlete Smc Trajano

27 de dezembro de 2015 às 16h19

Gabriel Carneiro Hermínia Paiva Antônio Marcos

Responder

Juliana Valadares

27 de dezembro de 2015 às 16h17

Nada de novo nos comentários dos coxinhas: vazios e mal escritos. Que canseira!

Responder

Angelo Filomena

27 de dezembro de 2015 às 16h17

Um dos homens mais inteligente do mundo

Responder

Alvaro Alexandre C. Pereira

27 de dezembro de 2015 às 16h11

Chico Buarque é um embusteiro aproveitador, vive do meu dinheiro, sem meu consentimento… Produziu musicas que gosto? Sim… Possui um carater que me espelharia? Nunca!

Responder

    Simone Dos Santos

    27 de dezembro de 2015 às 19h41

    Vive do seu dinheiro? Conta outra piada, coxinha do nordeste! Maldita inclusão social do PT! ? ? ? ?

    Responder

    Marcelo Drumstick

    27 de dezembro de 2015 às 20h49

    Quando Chico Buarque dispara o primeiro “seu merda”, me incomoda tanto quanto ele é xingado. Seres humanos sejam eles: artistas, playboy ou playboy artista, não merecem serem tratados assim independentes do que pensam ou de suas convicções políticas.

    Responder

    Alfredo Mikail Melo Mesquita

    27 de dezembro de 2015 às 22h07

    Não só do dinheiro do Alvaro mas de seu também Simone

    Responder

    Simone Dos Santos

    27 de dezembro de 2015 às 22h55

    Alfredo Mikail Melo Mesquita você é professor mesmo? Vergonha alheia de você

    Responder

    Alvaro Alexandre C. Pereira

    27 de dezembro de 2015 às 22h56

    Ela é sustentada c o dinheiro do povo.. Cm se espera ter credibilidade na opiniao de alguem assim?

    Responder

    Alvaro Alexandre C. Pereira

    27 de dezembro de 2015 às 23h09

    Mais ainda, ela usa o nordeste cm manobra politica, sem dados, sem bases… Com um leve “nordestino” salientando o quanto ela nao tem o que falar… Mas é isso, prefiro ir dormir pq amanha acordo muito cedo e tenho q trabalhar…

    Responder

    Mardete Sampaio

    27 de dezembro de 2015 às 23h11

    Meu Deus! A ignorância se exibe orgulhosa como se fosse a sabedoria. Travestismo sem charme, sem graça. Pura arrogância da Dona Ignorância!

    Responder

    Pedro Mattos

    27 de dezembro de 2015 às 23h47

    Opinião de quem trabalhou no PT vale tanto quanto nota de 3 reais viu Simone.

    Responder

    Tania Povoa Lustosa

    28 de dezembro de 2015 às 01h46

    Alfredo e Álvaro, seus manés, não é o Governo que escolhe o artista que vai se utilizar da Rouanet. É a empresa!! Parem de pagar mico!

    Responder

    Tania Povoa Lustosa

    28 de dezembro de 2015 às 01h49

    Quanto idiota, Deus meu. Achar que Chico apoia o Governo devido à Rouanet. E como é que me explicam, seus coxas, as dezenas de artistas que se beneficiam da Rouanet e fazem discurso contra o Governo, hem??

    Responder

    Alfredo Mikail Melo Mesquita

    28 de dezembro de 2015 às 01h55

    Simone vergonha é trabalhar para o PT. Nunca trabalhei para partido político, nunca vivi do dinheiro alheio!
    Tânia kkkk! Essa fotinho do Chico com boné do MST. Kkkk
    Mostra ainda mais o idiota que esse cara é!

    Responder

    Alexandre Cruz

    28 de dezembro de 2015 às 10h58

    Tem 513 dep. e 81 sen. Vivem nas tuas costas kkkkk e mais veículo e gasolina kkkkkk…apesar de vc amanhã a de ser outro dia…

    Responder

    Adriana Paranhos

    28 de dezembro de 2015 às 13h36

    Meu deus. Q besteirol imenso vejo aqui.pura ignorância. Como formar um congresso intelugente e correto se ele vem “deste povo” .

    Responder

    Adriana Paranhos

    28 de dezembro de 2015 às 13h36

    Meu deus. Q besteirol imenso vejo aqui.pura ignorância. Como formar um congresso intelugente e correto se ele vem “deste povo” .

    Responder

Luis Fernando Maciel Balata

27 de dezembro de 2015 às 16h09

Esses idiotas não pertencem a uma classe social específica. Trata-se de um grupo ideológico que se encontra divorciado da realidade brasileira. Repudiar nossos valores, e Chico Buarque faz parte do nosso patrimônio de nacionalidade pois criou os hinos que nos lembram da nossa brasilidade, confirma: o Brasil está em uma guerra civil ideológica.

Responder

Giselle Macedo

27 de dezembro de 2015 às 15h57

É inadmissível QUALQUER brasileiro ser parado na rua por um desconhecido e ser chamado de um merda.

Responder

Silvinha M. Costa

27 de dezembro de 2015 às 15h45

Acho que ninguém deve ser chamado de merda!

Responder

Lai Bandeira

27 de dezembro de 2015 às 15h39

Ai gente, muito barulho por nada!

Responder

Renato Molleiro

27 de dezembro de 2015 às 15h38

Quando o cara tem o trato digestivo invertido, não se pode esperar outra coisa. É merda e mais merda.

Responder

Robson Dias Oliveira

27 de dezembro de 2015 às 15h36

Comentário de um desequilibrado e desinformado sem cultura, Chico Buarque é o que o Brasil tem de melhor, Merece o nosso respeito.

Responder

Elizabeth Elias Nicolau de Carvalho

27 de dezembro de 2015 às 15h33

É revoltante!

Responder

Graciliano Ramos

27 de dezembro de 2015 às 15h32

Verdade fico triste quando vejo alguem chamalo de merda porque na verdade ele nao e merda e apenas um ladrao de carro .

Responder

    Simone Dos Santos

    27 de dezembro de 2015 às 19h41

    Ass : O jumento

    Responder

    Almeida Crediario

    27 de dezembro de 2015 às 19h54

    Carniça

    Responder

    Marcelo Drumstick

    27 de dezembro de 2015 às 20h49

    Quando Chico Buarque dispara o primeiro “seu merda”, me incomoda tanto quanto ele é xingado. Seres humanos sejam eles: artistas, playboy ou playboy artista, não merecem serem tratados assim independentes do que pensam ou de suas convicções políticas.

    Responder

Caio Ortiz de Kugelmas

27 de dezembro de 2015 às 15h29

Li o texto do Cacá. Confuso, sem nexo. Ele diz que a culpa dos estelionato eleitoral é dos marketeiros e nao dos partidos e candidatos. Pois quem contrata os marketeiros ? Quem os paga com dinheiro sujo de doacoes imundas ? Sobre a briga de bar do Chico, condeno violencia verbal e fisica, mas o Sinhozinho de Hollanda é dado a conflitos de bar, ou nao foi ele que cuspiu na cara do Millor ?

Responder

    Simone Dos Santos

    27 de dezembro de 2015 às 19h39

    ????

    Responder

    Simone Dos Santos

    27 de dezembro de 2015 às 19h40

    Você quer comparar um briga pessoal com intolerância política???

    Responder

    Marcelo Drumstick

    27 de dezembro de 2015 às 20h48

    Quando Chico Buarque dispara o primeiro “seu merda”, me incomoda tanto quanto ele é xingado. Seres humanos sejam eles: artistas, playboy ou playboy artista, não merecem serem tratados assim independentes do que pensam ou de suas convicções políticas.

    Responder

    Caio Ortiz de Kugelmas

    28 de dezembro de 2015 às 01h47

    Simone Dos Santos vc também acha que a culpa é dos marketeiros ? E o que está rolando na Petrobrás? Normal ?

    Responder

    Caio Ortiz de Kugelmas

    28 de dezembro de 2015 às 01h48

    Simone Dos Santos vc aprova cuspir na cara de uma pessoa ?

    Responder

    Caio Ortiz de Kugelmas

    28 de dezembro de 2015 às 01h50

    Pedalada fiscal ? Fraude nas contas publicas ? Culpa de quem ? Das elites e da colonizacao escravagista portuguesa ? Simone Dos Santos

    Responder

Heliane Ferreira

27 de dezembro de 2015 às 15h28

Principalmente por um cidadão intolerante e sem EDUCAÇÃO. #SomostodosChico

Responder

    Steve Harris

    27 de dezembro de 2015 às 15h52

    Me tira dessa. Vc é Chico. Não mamo nas tetas dos petralhas

    Responder

    Lurdes Azeve

    27 de dezembro de 2015 às 16h05

    Eu não sou chico ! Vcs não me representam !

    Responder

    Gustavo de Simas

    27 de dezembro de 2015 às 16h39

    Eu sou Chico.

    Responder

    Simone Zanetti Montipó

    27 de dezembro de 2015 às 18h30

    Mamar nas tetas nossas é o que fazem desde 1500 caríssimo e desatualizado Steve Harris. A corrupção começou a ser combatida no governo do PT. Ler livros de história seria interessante.

    Responder

    Marcelo Drumstick

    27 de dezembro de 2015 às 20h49

    Quando Chico Buarque dispara o primeiro “seu merda”, me incomoda tanto quanto ele é xingado. Seres humanos sejam eles: artistas, playboy ou playboy artista, não merecem serem tratados assim independentes do que pensam ou de suas convicções políticas.

    Responder

    Dudu Filho Inacio

    28 de dezembro de 2015 às 22h05

    Kkkk mais um ptonto dectado

    Responder

    Heliane Ferreira

    28 de dezembro de 2015 às 22h12

    Então o que faz no Cafezinho, exatamente neste post? Hello se liga.

    Responder

Maite Pontes Lindo

27 de dezembro de 2015 às 15h26

Sim , SAM ERKMAM , ele nunca fez nada,Realmente come e dorme, afinal é uma pessoa que trabalhou muito durante toda a vida, não ficou vendo a banda passar, nem esperou a Carolina ver alguma coisa, foi fundo criou a ópera do malandro , com todos a jogar bosta na Geni, maldita Geni, ah , tem o fado tropical que louva a chegada da democracia lusitana, foi bonita a festa pá, ficou contente e sonhava que um dia o Brasil torna se um imenso Portugal, mais um senhor que de conhecer a realidade do Brasil fica a falar asneira.tenho pena conheça um pouco das obras deFrancisco Buarque de Holanda , e verás que realmente nunca fez nada, nunca trabalhou, viveu sempre do dinheiro do governo.

Responder

    Mera Carneiro

    27 de dezembro de 2015 às 16h11

    Que comentário lindo!

    Responder

    Maite Pontes Lindo

    27 de dezembro de 2015 às 16h13

    Aliás para quem não sabe o dinheiro da lei de incentivo à cultura é dado pelas as impressa, que recebem descontos nos impostos, só a título de curiosidade.

    Responder

    Marcelo Drumstick

    27 de dezembro de 2015 às 20h52

    Maite Pontes Lindo, a Lei Rouanet, libera a captação de recursos para projetos artísticos junto à empresas, que abatem essas contribuições dos impostos devidos. Portanto, no final, trata-se de recurso público sim.

    Responder

    Jorge Luiz Nascimento Marins

    27 de dezembro de 2015 às 22h50

    Marcelo vc conhece a letra da música …vai trabalhar vagabundo.
    É isso .

    Responder

    Mardete Sampaio

    27 de dezembro de 2015 às 23h14

    Até espetáculos da Disney já foram beneficiados pela Lei Rouanet! Se quiser ter acesso, monte um espetáculo e cumpra as exigências. Isso se chama de incentivo a cultura.

    Responder

    Maite Pontes Lindo

    27 de dezembro de 2015 às 23h22

    Eles deveriam acessar o site de busca Wikipédia.vai encontrar que realmente o que Chico Buarque de Holanda nada fez.

    Responder

Lurdes Azeve

27 de dezembro de 2015 às 15h21

Chico vai trabahar vagabundo ! Em de mandar jogar bosta já geni! Kkkkkk

Responder

Joaquim Gomes

27 de dezembro de 2015 às 15h17

como compositor, excepcional; como cantor, modesto; como político: uma merda. eu sei separar as coisas, mas a maioria não sabe….

Responder

    Lana Adib

    27 de dezembro de 2015 às 15h39

    Como político, ele é consciente e um cidadão de primeira, merda são as pessoas que defendem estes fascistas e golpistas!

    Responder

    Mera Carneiro

    27 de dezembro de 2015 às 16h15

    Joaquim Gomes, que tristeza seu comentário! Quer dizer que quem não é de direita é merda! Me poupe! Vocês não vencerão! Nunca mais teremos falta de liberdade no Brasil! Entendeu?

    Responder

    Simone Dos Santos

    27 de dezembro de 2015 às 19h45

    Você é todo merda

    Responder

    Tania Povoa Lustosa

    28 de dezembro de 2015 às 01h54

    Mas não sabe usar acentuação para separar as frases.

    Responder

    Tania Povoa Lustosa

    28 de dezembro de 2015 às 01h55

    Uma pergunta que não quer calar: porque todo coxinha escreve tão mal??

    Responder

Sam Erkmann

27 de dezembro de 2015 às 15h15

Viva quem apoia os petistas vermes. Raivosa é pouco para quem destrói uma nação. Esse Chico de obsta Buarque um burguês que vive sombra. Come dorme dinheiro público. Verme

Responder

Antonio Henrique Siqueira

27 de dezembro de 2015 às 15h11

A direita raivosa qndo contrariada, a primeira coisa q faz é partir p os xingamentos e difamação. Pobre criaturas.

Responder

Sam Erkmann

27 de dezembro de 2015 às 15h11

Foi pouco. Vermes vermelhos

Responder

Mauricio Cardoso Bento

27 de dezembro de 2015 às 15h11

É somente um oportunista.

Responder

Wilson Trajano Siqueira Trajano

27 de dezembro de 2015 às 15h07

Não foi o Chico, não foi a música, não foi o ser humano que foi insultado e destratado, foi a liberdade de escolha, de ir e vir, do povo brasileiro! Acho que rapaz já se envergonhou e se arrependeu, da derrapada que deu!

Responder

    Vera Lu Cruz

    27 de dezembro de 2015 às 19h30

    O rapaz tem nome, e sobrenome de corrupto golpista, ALVARINHO GARNERO. xingou, coagiu e ameaçou, um grande artista, mas um idoso também. Chico precisa levar à justiça para que anônimos não sejam também xingados, constrangidos e ameaçados por uma opção que tem direito. B.O. e processo para os filhos e netos de corruptos golpistas que ficaram impunes. Não venha alisar, perdoar, deixar passar. Se fosse um anônimo, eles teria sim, agredido.

    Responder

    Marcelo Drumstick

    27 de dezembro de 2015 às 20h48

    Quando Chico Buarque dispara o primeiro “seu merda”, me incomoda tanto quanto ele é xingado. Seres humanos sejam eles: artistas, playboy ou playboy artista, não merecem serem tratados assim independentes do que pensam ou de suas convicções políticas.

    Responder

    Aparecida Casseb

    27 de dezembro de 2015 às 20h54

    Será? Coxinha não se arrepende. O cara tem cérebro de ostra.

    Responder

    Renato Antonini

    27 de dezembro de 2015 às 23h18

    Concordo plenamente, se porcessados e a lei punir severamente como exemplo, essas coisas param no ato. E eles voltam para armário!

    Responder

    Markos Fernandes

    28 de dezembro de 2015 às 00h47

    Entao twm que punir os guerrilheiros assassinos.. inclusive os que estao hj no poder

    Responder

    Jose Srur

    28 de dezembro de 2015 às 01h31

    O Ministro Mantega deu um péssimo exemplo ao perdoar os que o insultaram.

    Responder

Alirio Muniz

27 de dezembro de 2015 às 15h06

Se apoia este governo, não há adjetivo melhor…….é um merda mesmo.

Responder

    Cleide Almeida Sampaio

    27 de dezembro de 2015 às 15h15

    Merda e vc e olha que merda e pouco ignorante

    Responder

    Lurdes Azeve

    27 de dezembro de 2015 às 15h31

    Essa é a verdadeira imagem , quê esse governo corrupto , faz tentando tampar a nossa boca ! bando de ladrões , mais niguem vai calar nossa boca !

    Responder

    Marilda De Oliveira Carvalho

    27 de dezembro de 2015 às 15h46

    As vaquinhas de presépio dos Cunhas ladrão, se acham no direito de falar alguma coisa.

    Responder

    Anônimo

    27 de dezembro de 2015 às 13h59

    Compartilhar da atitude de um playboizinho vagabundo , esse sim tem carimbado na testa “sou um merda”

    Responder

    Simone Dos Santos

    27 de dezembro de 2015 às 19h46

    Se olha no espelho e verá um merda de verdade

    Responder

Solange Moreira

27 de dezembro de 2015 às 15h03

De fato

Responder

Eduardo Santtos

27 de dezembro de 2015 às 15h03

Ignorância.

Responder

Diogo Arantes

27 de dezembro de 2015 às 14h56

Ainda tem essa mentalidade de que vão instalar o comunismo no país…. #preguica

Responder

Ana Santos

27 de dezembro de 2015 às 14h56

…apesar de vc…

Responder

Tania Povoa Lustosa

27 de dezembro de 2015 às 14h49

Eu não aceito que tratem Chico dessa maneira. Principalmente uns coxinhas semianalfabetos. Chico é patrimônio e orgulho do Brasil!!

Responder

    Monica Figueiredo

    28 de dezembro de 2015 às 00h20

    Coxinhas semianalfabetos? E vc pode falar assim dos outros?

    Responder

    Markos Fernandes

    28 de dezembro de 2015 às 00h46

    Nao. ligue nao.. merda. gosta. de. merda

    Responder

    Tania Povoa Lustosa

    28 de dezembro de 2015 às 00h55

    Posso falar com segurança pois, se se trata de brasileiro que não conhece e valoriza a obra de Chico, trata-se de um pobre indigente cultural.

    Responder

    Leo Dionizio

    28 de dezembro de 2015 às 01h57

    Concordo, meu sangue ferve com esses ignorantes , chico e cultura.

    Responder

    Boris Aled

    28 de dezembro de 2015 às 09h57

    Chico é um merda.

    Ele e quem defende bandidos.

    Responder

    Roberto Gieseke

    28 de dezembro de 2015 às 14h40

    Estou com Dilma e Chico Buarque, e não abro.

    Responder

    Dudu Filho Inacio

    28 de dezembro de 2015 às 22h04

    Kkkk pão com mortadela kkkkkk vc defende essas bostas pq vc tá contente com o aumento da energia elétrica vc tá contente com o aumento do combustível vc tá empregada seu serviço e de todos tá garantido vc tá contente com a inflação com a subida do juros tá ou não

    Responder

    Markos Fernandes

    29 de dezembro de 2015 às 00h06

    Quem ta. com. chico e dilma. vao pro inferno junto com. eles

    Responder

Pedro Francisco Lopes

27 de dezembro de 2015 às 14h46

Sou contra esse tipo de manifestação. acho que não agrega valor, está na hora de colocarmos e ouvirmos ideias em alto nível .sempre fui fã do Chico mesmo não concordando com o que ele hoje defende minha admiração não muda, isso é uma opinião pessoal dele e tenho que respeitar.agora o barulho esta sendo grande porque o ofendido foi um petista, se fosse o contrário talvez nem fosse noticiado. Petista não, dialoga, tem sempre razão, não escuta, grita ,e sem imponhe através de ofensas e maioria não conheçe a história.

Responder

    Tania Povoa Lustosa

    27 de dezembro de 2015 às 14h52

    Me desculpa, Pedro, mas são os coxinhas que você descreve. Aliás, com péssimo português. Marca registrada de quem estudou e leu pouco.

    Responder

    Pedro Francisco Lopes

    27 de dezembro de 2015 às 15h08

    Tânia vc é a prova viva do escrevi!

    Responder

    Pedro Francisco Lopes

    27 de dezembro de 2015 às 15h09

    Não adianta escrever bom português pra quem não sabe sequer ler.

    Responder

    Marcia Stemmer

    27 de dezembro de 2015 às 16h41

    Tania Povoa Lustosa como vc pode observar… esse tal de Pedro Francisco Lopes representa a ignorância que grassa em nosso país. Nem desenhando poderá entender o que vc disse.

    Responder

    Pedro Francisco Lopes

    27 de dezembro de 2015 às 19h01

    Típico texto de quem não dispõe de argumentos.

    Responder

    Pedro Francisco Lopes

    27 de dezembro de 2015 às 19h04

    Vc. No minino faz parte dos incontáveis cabides de emprego criados pelo pt.

    Responder

    Simone Dos Santos

    27 de dezembro de 2015 às 19h44

    Sério? Pois o ocorrido com o Chico mostra o contrário do que você disse

    Responder

    Tania Povoa Lustosa

    27 de dezembro de 2015 às 21h00

    Você está enganado, Pedro. Sou servidora concursada há 32 anos.

    Responder

    Pedro Francisco Lopes

    27 de dezembro de 2015 às 21h35

    Da pra entender, vc não é pt, e governo.

    Responder

    Tania Povoa Lustosa

    28 de dezembro de 2015 às 01h23

    Pedro, milhões são servidores e não são, necessariamente, Governo. Aliás, a maioria dos servidores concursados são contrários ao Governo. Procure se informar.

    Responder

Ana Santos

27 de dezembro de 2015 às 14h46

Realmente, PQP…Chico, inigualável.

Responder

Mera Carneiro

27 de dezembro de 2015 às 14h42

Canalha é você! Só escreveu asneiras, idiotices, etc. O povo responderá: não vai ter GOLPE! AI – 5 nunca mais!!!!

Responder

Sandra Lentini Luzzi

27 de dezembro de 2015 às 14h38

Vergonha! Deselegante …

Responder

Marcus Vinicius Meschini

27 de dezembro de 2015 às 14h18

Eu particularmente não gosto dessa atitude de ofensas, em lugares públicos, além de ser crime, é deselegante e acaba dando armas para a própria esquerda de fazer o que sempre fizeram de melhor… se vitimizar e com isso aplicar um duplo padrão moral, de dois pesos e duas medidas.
Essa canalhice que a gente ve na esquerda que malandramente se diz horrozidada, com o dito facismo, com a intolerância enfim repetindo as mesmas vagabundagens de sempre.
Isso sempre acontece quando a esquerda caviar é ofendida, mas quem sempre adota o discurso de : ” Nós x Eles” ?? ” Elite x Pobre” ??, “Coxinhas que protestam” ?? Quem adota ??
A esquerda adora atacar pessoas ao invés de idéias, sites ligados a esquerda e ao PT, ja chamaram Joaquim Barbosa de “Macaco e Capitão do Mato”, “Sérgio Moro de vagabundo e ladrão”, “FHC de velho maconheiro e filho da puta”.
Mas isso quando vem da esquerda não é ofensa, não é nada.
Ai pintam Chico Buarque como a vitima dos Playbois, como se Chico não fosse um playboi em Paris, com a sobrinha, irmã, prima, e ele próprio recebendo da Lei Rouanet, ou se como no seu “Exilio”, não soubessemos que o Pai o bancou na Itália.. Sim o Pai bancou o Playboizinho Chico no Exílio.
Fosse Chico de outra ideologia e tudo o que citei, seria coisas de Elite, mas não como é o Chico, que defende essa bosta de esquerda ele é vitima…..
Canalhas….

Responder

    Edemar Motta

    27 de dezembro de 2015 às 14h53

    Canalha seria o pai que, tendo condições, não ajudasse seu filho em um momento difícil. Para que eu não o considere um canalha, sr. @Marcus Vinicius Meschini, dê o nome dos saites que “ja chamaram Joaquim Barbosa de “Macaco e Capitão do Mato”, “Sérgio Moro de vagabundo e ladrão”, “FHC de velho maconheiro e filho da puta”.

    Responder

    Lana Adib

    27 de dezembro de 2015 às 15h43

    Canalhas ,são os que defendem estes fascistas e golpistas ordinários!

    Responder

marcelo josé botta

27 de dezembro de 2015 às 12h17

Cacá Diegues esqueceu de mencionar a rede globo de televisão, que produziu os tais “setores radicalizados da população”…

Responder

Marcos Portela

27 de dezembro de 2015 às 14h10

FIM DE JOGO, bem que eles tentaram DESTRUIR o PAÍS, mas com a FORÇA do POVO nas RUAS e com RESULTADO, no final da prorrogação, confirmou a vitória da DEMOCRACIA, mostrando ao POVO que nem todos os Ministros são CORRUPTOS no STF e que o “Ministro” GILMAR falhou na NEGOCIAÇÃO com seus colegas, na REDE GLOBO já davam a VITÓRIA do GOLPE como certa, anunciado com antecedência pelo MERVAL que seria um MASSACRE a VOTAÇÃO no STF, prepararam a premiação SHOW na DEMÔNIOS FEST do FAUSTÃO, com distribuição dos troféus MELHORES GOLPISTAS 2015, como a VEJA, que teve de MODIFICAR a sua capa com o “Juiz” SÉRGIO MORO que seria a PERSONALIDADE do ANO para ser o quem SALVOU o ANO em 2015 dos que NÃO foram PRESOS do PSDB, PMDB e DEM e ainda tiveram seus PROCESSOS ENGAVETADOS, uma GRADE CONSPIRAÇÃO e TRAIÇÃO denominada de “PATRIOTAS” para esconder os HIPÓCRITAS, também premiariam os aliados da IMPRENSA monopolizada do PAÍS, o AÉCIO, o CUNHA, o GILMAR e o traíra TEMER, mesmo estando todos envolvidos na INSTALAÇÃO do CAOS que ATACOU EMPRESAS que operavam e geravam EMPREGOS com várias OBRAS de INFRAESTRUTURA no PAÍS, clonaram e veicularam repetitivamente palavras de ordem na MÍDIA, como AMIGOS do LULA, CRISE, IMPEACHMENT… como também são envolvidos em CRIMES de TRÁFICO de COCAÍNA, EXTORSÃO, vendas de SENTENÇAS e HABEAS CORPUS JUDICIAIS, que não vem ao caso para a sociedade ALIENADA pela MÍDIA, portanto se pretendem iniciar um novo ATAQUE ao PAÍS, serão COMBATIDOS pelo POVÃO e em última instância pelos MILITARES que tanto DESEJARAM.

Responder

Reginaldo Henrique Dos Santos

27 de dezembro de 2015 às 14h09

Responder

Sandra Damiani

27 de dezembro de 2015 às 14h08

Vai passar…. tem que passar….

Responder

Espedito Paulo Júnior Afonso

27 de dezembro de 2015 às 14h06

Mané…

Responder

Rose Freitas

27 de dezembro de 2015 às 14h05

Responder

Azevedo Azevedo Azevedo

27 de dezembro de 2015 às 14h05

Patetas.

Responder

Chaves Ciro

27 de dezembro de 2015 às 14h03

Se eu estivesse presente , com certeza cortaria a língua desse canalha !

Responder

Deixe um comentário