Mais de 70% dos eleitores já estão decididos sobre o voto presidencial, diz DataFolha

OAB lança charge-resposta à charge fascista do Globo

Por Miguel do Rosário

21 de janeiro de 2016 : 19h59

A OAB divulgou charge resposta à charge puxa-saco de patrão e fascista de Chico Caruso, publicada no jornal O Globo.

ScreenHunter_345 Jan. 21 19.41

A Globo, representante maior do golpismo no Brasil, lidera a campanha para criminalizar a política.

Nessa campanha, tudo que se relaciona com a política é igualmente criminalizado: os empresários que tem negócios com governos, blogueiros, movimentos sociais, sindicatos, simples militantes, e até mesmo, cúmulo do banditismo midiático, os advogados que defendem os empresários.

Os advogados, neste momento, estão sendo um estorvo para a mídia, porque eles, armados com seus conhecimentos constitucionais, estão se interpondo no caminho do golpe.

Não foi à tôa que um maiores constrangimentos do golpismo nojento que vimos em 2015 foram manifestos de juristas contra uma tentativa de impeachment sem base legal.

O golpe, para ser consumado, precisa levar políticos e empresários à execração pública, destruir um monte de empresas para produzir crise e desemprego, manter réus presos por tempo indeterminado (até forçá-los a entrar no jogo sujo das delações combinadas), ignorar quaisquer vícios ou erros nos processos.

Os advogados já entenderam que se trata de um processo puramente político, uma nefanda conspiração judicial, cujos julgamentos são feitos antecipadamente na mídia.

Sergio Moro ignora solenemente, com chancela da mídia, qualquer mínima defesa por parte dos réus. Os tribunais superiores, por sua vez, acoelham-se diante da virulência dos meios de comunicação, que não hesitam em apelar para todo o tipo de ameaça.

Com este entendimento, os advogados se viram forçados, pelas circunstâncias, a fazer a batalha da comunicação. É a única maneira de defenderem seus clientes, já que a justiça está submetida de maneira quase absoluta a uma lógica midiática, ao invés de submetida às leis.

Então a mídia passou a atacar também os advogados, com todas as suas armas: editoriais, charges, manipulação da informação.

A OAB – mais esperta que o governo, por exemplo, que nunca responde – entendeu que, se quiser defender os advogados, precisa responder com as mesmas armas da mídia.

A charge-resposta da OAB:
20160121134118

Ainda sobre este assunto, vale ler a manifestação de Wadih Damous à violência simbólica do Globo aos advogados.

***

No Brasil 247.

DAMOUS: CHARGE DE CARUSO “AFRONTA E DESRESPEITA” ADVOGADOS

Deputado federal Wadih Damous, ex-presidente da OAB-RJ, cobrou o comando nacional da entidade a se manifestar contra a charge de Chico Caruso no Globo, para ele, “instrumento do puxa saquismo” do cartunista com os donos do jornal; charge traz o seguinte diálogo: “- E esse aí, é mocinho ou bandido? – Pior: é advogado!”

21 DE JANEIRO DE 2016 ÀS 17:08

247 – O deputado federal Wadih Damous (PT-RJ) criticou duramente em sua página no Facebook a charge assinada por Chico Caruso e publicada nesta quarta-feira pelo jornal O Globo. Para ele, que é advogado, a charge “afronta e desrespeita” a categoria e é ainda um “instrumento do puxa saquismo” do cartunista com os patrões.

A charge de Caruso traz o seguinte diálogo: “- E esse aí, é mocinho ou bandido? – Pior: é advogado!”. Damous criticou: “ultrapassou a todos o limites do achincalhe”. “A tal charge afronta e desrespeita uma categoria profissional que possui uma honrada folha de serviços prestados ao país”, acrescentou.

O deputado cobra a OAB para se manifestar contra “na defesa da advocacia agredida”. Leia abaixo a íntegra de seu texto:

O PUXA SACO E A ADVOCACIA

A charge assinada por Chico Caruso, no jornal O Globo, ultrapassou a todos o limites do achincalhe. A tal charge afronta e desrespeita uma categoria profissional que possui uma honrada folha de serviços prestados ao país. E não a tratemos como mera piada de mau gosto. Trata-se, na verdade, de um ataque ao Estado de Direito e aos princípios dele decorrentes, como o devido processo legal, a presunção de inocência e o direito à defesa. Já não basta a criminalização geral de tudo e de todos. Agora, tentam desqualificar até o advogado de defesa. A charge jornalística sempre foi um poderoso e democrático instrumento de crítica política. Com Chico Caruso, foi rebaixada a uma espécie de extensão da linha editorial do jornal. Ou seja, instrumento do puxa saquismo. Esses são os tempos bicudos em que vivemos, onde imperam a mediocridade e a selvageria do senso comum. Espero que a OAB, de imediato, se manifeste na defesa da advocacia agredida.

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

62 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Luciano

06 de março de 2018 às 01h05

Comer chocolate nessas horas tensas faz muito bem!

Responder

Wanderley Cairo de Oliveira

23 de janeiro de 2017 às 07h26

Parabéns deputado Damous! Aliás, está Mídia Golpista está entre as maiores sonegadores deste País! A concessão desta Mídia Golpista deveria de ter sido interrompida no governo Lula.

Responder

Zé Damata

23 de janeiro de 2016 às 13h50

Advogados ainda parece ser uma classe desunida? Será que a rede globo não precisa deles?

Responder

Marcia Tayt-Sohn Ferioli

23 de janeiro de 2016 às 11h42

Maria De Lourdes Tayt-Sohn

Responder

Ivone Rocha

23 de janeiro de 2016 às 09h50

Everton Zadikian

Responder

Francisco Pereira Oliveira

23 de janeiro de 2016 às 05h38

Globo apodrece a cada dia

Responder

André Rosa

22 de janeiro de 2016 às 23h42

existem advogados honestos. mas dá pra contar nos dedos da mão do lula.

Responder

Rogério Mariz

22 de janeiro de 2016 às 23h18

Daniel Mariz

Responder

Henry R.

22 de janeiro de 2016 às 15h47

Como eu vim parar nesse site de comunistas? A internet realmente é perigosa…

Responder

    Miguel do Rosário

    22 de janeiro de 2016 às 17h10

    Eu que pergunto: de que covil da guerra fria você saiu?

    Responder

      Henry R.

      22 de janeiro de 2016 às 17h45

      Você deve ser parente da Maria do Rosário, aquela senhora que defende estupradores, assassinos e vagabundos em geral, para ter tomado as dores. Vai ler o teu livrinho do Trotsky e continue sua empreitada (assim como seus asseclas) de quererem deixar a população o mais burra e idiota possível, para poderem criar 300.00 tipos de bolsas novas ( bolsa vagabundo, bolsa não estudo e não trabalho, bolsa por chamar quem tem a opinião contrária de coxinha, bolsa por achar que todos que são contra são “direita de 64”.) assim vocês mantém todo mundo na coleira e garantem muitos votos.

      Responder

        Miguel do Rosário

        23 de janeiro de 2016 às 10h58

        não sou parente de maria do rosário, mas você é burro pra cacete, hein?

        Responder

        Anônimo

        23 de janeiro de 2016 às 20h59

        Como vc é ignorante e agressivo!
        Ou seria má fé?

        Responder

        João Neto

        26 de janeiro de 2016 às 13h41

        Quem faz alianças com estuprador é o Sr. Jair Bolsonaro, vide a proximidade do mesmo com o pseudo pastor Marcos Pereira, condenado por estupro, ele e o Pocareta do Marco Feiciano são bem próximos do estuprador em questão.

        Responder

Paulo Tadeu

22 de janeiro de 2016 às 17h21

Realmente, a pior raça d profissionais….

Responder

Ednamay Almeida

22 de janeiro de 2016 às 16h48

Briga Boa!

Responder

Ednamay Almeida

22 de janeiro de 2016 às 16h48

Briga Boa!

Responder

Silvio Guedes

22 de janeiro de 2016 às 13h04

A mídia lixo desde quando existiu no Brasil, sempre teve lado, o lado dos escravocratas, dos banqueiros sem pátria, dos políticos corruptos comprados, da justiça praticada por juízes corrompidos, sempre do lado dos exploradores do povo dessa terra. Agora não tem como esconder o tempo todo da população brasileira, porque temos WEB, por fim a mídia lixo teve de assumir a própria existência que é covarde e traidora.
O plano A e B parece que está ficando distante.
Plano A do golpe do PSDB/mídia lixo, eliminar do governo a presidente Dilma e o vice Temer convocando novas eleições para evitar que as investigações os peguem, o plano B do golpe do PSDB/mídia lixo, colocar o Temer no lugar da presidente Dilma e aplicar a pauta “ponte para o inferno” de brutal retrocesso e evitar a justiça nos pés deles, plano C é sangrar o país com a ajuda da mídia lixo até as eleições de 2018, sem proposta para o país e agredindo a economia como um todo, esperando que essa mesma mídia lixo ao esconder os crimes deles os relance novamente ao poder, a mídia lixo quer ladrões no poder senão não sobrevive. Existe a visibilidade dentro do plano C do grupelho PSDB/mídia lixo também de destruir a reputação de qualquer político que possa ser presidenciável e que os contrarie nos seus planos de entrega de nosso país. O plano A e B parece que está ficando distante, mas fiquemos a postos porque ainda tem o TSE que ao que parece não está isento de interesses partidários, para acompanharmos de perto e não permitir injustiças que atentem contra a soberania do Brasil. Precisamos lutar contra o plano C, o povo brasileiro espera que a JUSTIÇA faça seu trabalho e encarcere também os tucanos corruptos junto com políticos mafiosos de outros partidos aliados deles, mais seus representantes da empresa mídia lixo que vem detonando o país em qualquer época.

Responder

Hymcaro Miranda

22 de janeiro de 2016 às 14h27

perdeu- se no jornalismo o mais sagrado, a credibilidade!! vergonha!!!!!!!!!!!

Responder

Luis Fernando Maciel Balata

22 de janeiro de 2016 às 14h02

Esse idiota, que se julga engraçado, ou já precisou ou ainda vai precisar de um advogado.

Responder

Ricardo G. Ramos

22 de janeiro de 2016 às 12h48

Chico Caruso, nem pediram para agachar, já está ajoelhado.

Responder

Phelipe Luiz Nascimento

22 de janeiro de 2016 às 11h36

Guilherme Luiz

Responder

Artur Pavanelli Valsi

22 de janeiro de 2016 às 10h59

Quem já precisou de advogados sabe da qualidade deste serviço… Uma lástima

Responder

Gleidson Eloi

22 de janeiro de 2016 às 10h28

Karolina Fonseca

Responder

Ronaldo Coimbra

22 de janeiro de 2016 às 08h27

Antigamente esses meios de comunicação era prazeroso de se ler,agora perderam completamente a credibilidade,seus blogueiros e jornalistas são manipulados,( rabo preso) só publicam o que lhes é ordenado,é por esse motivo que a maioria das redações estão falindo,como é o caso da Veja,Época,Folha, Estadão,por falta de leitores,só aqueles que estavam acostumados as mordomias é que continuam fiéis, e os revoltados pelo fato do pé de chuchu ter secado, a Veja então acho que não dura mais 6 meses pela quantidade de processos movida contra ela por postar inverdades.só o sujeito muito imbecil para dar credibilidade a Chico Caruso (Globo)Reinaldo Azevedo e Felipe Moura Brasil (Veja) Kinta Katiguria e por ai vai.

Responder

Elias Cardoso

22 de janeiro de 2016 às 08h21

Thiago Goulart

Responder

Júlio Gomes de Barros

22 de janeiro de 2016 às 02h16

A OAB está pagando agora pela omissão em relação aos excessos e ilegalidades da “república do Paraná ” na Lava Jato. Deixou também de endossar a Carta Aberta dos advogados. Lamentável…

Responder

César Moura

21 de janeiro de 2016 às 23h59

A pergunta é a seguinte: quem, afinal, está defendendo a globo no processo da receita de sonegação da copa de 2002? É bandido ou mocinho?

Responder

Charlene Manhães

22 de janeiro de 2016 às 01h48

Patricia Manhães

Responder

Charlene Manhães

22 de janeiro de 2016 às 01h48

Responder

Patrice L

21 de janeiro de 2016 às 23h38

Já faz tempo que Chico Caruso faz charges abobalhadas, repetitivas (Entreouvido), do tipo puxa-saco de patrão e ultrapassando as fronteiras do bom gosto e da ética. Como outros ali, não mede esforços para recolher elogios do chefe e fazer jus ao cheque-ração do mês. Não que não tenha direito às suas opções políticas e partidárias. Mas, esquecido um certo passado, basicamente só achincalha e critica um lado. Que coincide com aquele que desagrada ao patrão. CC ridiculariza aquilo que o patrão gostaria de ver ridicularizado. Equivale ao jornalista que só escreve ou fala aquilo que o patrão gostaria de ler ou ouvir. Chega a resvalar as fronteiras do mau gosto. O que, por ex, tinha Dilma a ver para ser a charge no incêndio da boate de Santa Maria? Ou para ter a cabeça arrancada pelo EI? Por que as perseguições insanas aos “mensaleiros” petistas, sem fazer charges de situações muito piores (e com muito mais provas) perpetradas pelo PSDB?

Responder

Armando Salgado Marinho

22 de janeiro de 2016 às 01h21

Juízes ,Defensores Público e Promotores foram atingidos em cheio,será que vão se pronunciar a respeito? Afinal são também advogados.

Responder

Armando Salgado Marinho

22 de janeiro de 2016 às 01h17

Assim se vê o que a Globo representa,a falta de defesa do cidadão contra a sanha da “justiça” parcial característica de ditaduras.

Responder

Felipe Ricardo Malagoli

22 de janeiro de 2016 às 01h08

Gustavo De Carvalho Rocha

Responder

Jaqueline Gonçalves Rodrigues

22 de janeiro de 2016 às 01h06

E aí Alessandra, mocinha ou bandida? Kkkkk

Responder

Josias Vicente

22 de janeiro de 2016 às 00h36

A poderosa e seus jornalecos, poderosa porque não se teve a coragem do velho BRIZOLA, até agora, para colocar essa coisa ruim, rainha da programação estimulante da imoralidade, fora do ar, caçando sua concessão…!!!

Responder

Thiago TK

22 de janeiro de 2016 às 00h29

Cs tão precisando estudar mais sobre fascismo… Q baboseira!

Responder

Marcos Souza

21 de janeiro de 2016 às 22h04

Essa é boa, dois dos maiores lambe-sacos de Lula, Wadih Damous e Miguel do Rosário , chamando os outros de puxa-saco. Perderam o senso de ridículo !

Responder

    Mauricio Gomes

    21 de janeiro de 2016 às 23h14

    E você é um canalha safado que provavelmente foi gestado por uma chocadeira, dado o seu nível rasteiro. Como disse o Boechat, vá procurar uma rola!

    Responder

Lucélio Catharino

21 de janeiro de 2016 às 23h56

Ah é simples. Processem o cartunista e o jornal. E adivinha quem terá que defendê-los. Outro cartunista? um jornalista? o chefe da redação? talvez o Roberto Marinho? acho que não né!!!

Responder

    O Cafezinho

    22 de janeiro de 2016 às 11h44

    mas não faremos charge ou editorial atacando o advogado, né!

    Responder

Francisco Das Chagas Lemos

21 de janeiro de 2016 às 23h54

Merece um processo de indenização moral.

Responder

Meire Souza

21 de janeiro de 2016 às 23h49

A arrogância das organizações globo não tem limite.

Responder

Eduardo Soares

21 de janeiro de 2016 às 23h41

Há muito que Chico C. vem falando merda, pensando merda,filosofando merda.”Globalizou-se”,como Jabor.Ficou bobão.Bem feito.

Responder

Luzia Oréfice

21 de janeiro de 2016 às 23h28

Finalmente alguém dá uma qualificação acertada ao cartunista Chico Caruso. Puxa saco lambe botas de patrão.

Responder

Wilton Cézar

21 de janeiro de 2016 às 23h20

Com a palavra os advogados.

Responder

Maximo Silva

21 de janeiro de 2016 às 22h55

Nenhuma provocação pode ficar sem resposta. Calar diante de uma piada de mal gosto é permitir que seja, depois, dita com seriedade.

Responder

Pedro Rodrigues

21 de janeiro de 2016 às 22h54

A OAB do Rio tem o ex presidente Deputado do PT?

Responder

Rafael Magrini Moreira

21 de janeiro de 2016 às 22h53

Seria ótimo se todos não deixassem sem resposta esses ataques.

Responder

Antonio Almeida

21 de janeiro de 2016 às 22h46

Esse globo é sem noção. Aqui em casa esse jornal não pode faltar… para forrar o chão para o.meu cachorro fazer coco e xixi.

Responder

Cláudio Vieira Vieira

21 de janeiro de 2016 às 22h41

#GloboGolpista

Responder

    Pedro Rodrigues

    21 de janeiro de 2016 às 22h55

    Politica tbm!

    Responder

    Cláudio Vieira Vieira

    21 de janeiro de 2016 às 23h05

    Pedro Rodrigues, com certeza vc tem tod razão, infelizmente os nosso políticos(ou boa parte deles), são corruptas, sujos e monstruosos. Fique na paz meu amigo.

    Responder

Luis Felipe Caldano

21 de janeiro de 2016 às 22h36

Pelo direito de defesa conquistado por meio do trabalho da advocacia e pela rejeição na intenção de fazer justiça com base em conceitos preconceituosos de pessoas sem evolução que ignoram as leis elaboradas por seus representantes para defenderem seus interesses.

Responder

Silvana Dias

21 de janeiro de 2016 às 22h29

Tem coisa pior do que a ‘grobo’ e sua ‘gente’?

Responder

Antonio Henrique Siqueira

21 de janeiro de 2016 às 22h27

É uma esculhambação contra os advogados. O que seria de nós, se não pudéssemos contar com um advogado p dirimir nossos litígios.

Responder

MARCIO WILK

21 de janeiro de 2016 às 20h25

Espero que a OAB retire-se dos processos movidos/sofridos pela globo, em nome de sua honra. Mas duvido, ambas as charges tem lá suas verdade.

Responder

Esther Mourão

21 de janeiro de 2016 às 22h24

Leonardo

Responder

Ulysses Panes

21 de janeiro de 2016 às 22h24

Edivania Cristina Bolonhin

Responder

Ana Aguiar

21 de janeiro de 2016 às 22h22

KkkkkkkkBaixaria.

Responder

Yara Nastari Guardado

21 de janeiro de 2016 às 22h18

Nunca imaginei que o Caruso chegasse a um ponto desse.

Responder

Deixe um comentário