Análise em vídeo das manifestações do 2 de outubro e as vaias a Ciro

Ibope: Aumenta rejeição a Lula, mas nenhum dos possíveis pré-candidatos para 2018 se beneficia

Por Redação

01 de março de 2016 : 08h00

no Ibope Inteligência

O IBOPE Inteligência perguntou aos brasileiros o potencial de voto e a rejeição dos possíveis pré-candidatos à presidência da República nas eleições de 2018.

Marina Silva tem, hoje, um potencial de voto de 41% dos eleitores brasileiros: 13% dizem que votariam com certeza e 28% declaram que poderiam votar nela para presidente em 2018. Na sequência, aparecem Aécio Neves, com 40% (com certeza votaria – 15% e poderia votar – 25%), Lula, com 33% (com certeza votaria 19% – o maior dentre todos os nomes pesquisados- e poderia votaria 14%), José Serra, com 32% (8% e 24%), Geraldo Alckmin com 30% (7% e 23%) e Ciro Gomes com 19% (4% e 15%).

Por outro lado, o ex-presidente Lula é, dentre esses nomes, o que tem a maior rejeição dos entrevistados: 61% não votariam nele de jeito nenhum para presidente da República em 2018. O segundo mais rejeitado é José Serra, com 52%, seguido de Geraldo Alckmin (47%), Ciro Gomes (45%), Aécio Neves (44%) e Marina Silva (42%).

Em relação a outubro do ano passado, quando essa pergunta também foi feita aos brasileiros, a rejeição ao ex-presidente aumentou seis pontos percentuais enquanto que seu potencial de voto caiu oito pontos. A rejeição de Lula foi a única que cresceu nesse período. A dos demais candidatos caem e também aumenta o número dos que dizem que não conhecem o suficiente para opinar sobre os possíveis candidatos. A rejeição de Marina recua oito pontos; a de Ciro, sete; a de Alckmin, cinco; a de Aécio, três; e a de Serra, dois.

Porém, nenhum deles conseguiu absorver para si a rejeição ao ex-presidente, já que todos continuam com níveis de voto certo equivalentes ao que tinham em outubro: 42% (15% e 27%) para Aécio, 39% (11% de “com certeza” e 28% de “poderia votar”) para Marina, 32% (8% + 24%) para Serra, 30% (7% + 23%) para Alckmin e 20% (4% e 16%) para Ciro.

Os resultados aqui mencionados refletem a opinião da população neste momento e podem mudar ao longo do tempo de acordo com os fatos políticos que surgem, das candidaturas que serão oficializadas, bem como o desempenho e nível de conhecimento dos possíveis candidatos.

Sobre a pesquisa

A pesquisa ouviu 2.002 pessoas com 16 anos ou mais em 142 municípios, entre os dias 13 e 17 de fevereiro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Dados da Pesquisa

Nome da pesquisa

  • POTENCIAL DE VOTO E REJEIÇÃO DOS POSSÍVEIS PRÉ-CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA NAS ELEIÇÕES DE 2018

Margem de erro

  • 2 PONTOS PERCENTUAIS PARA MAIS OU PARA MENOS SOBRE OS RESULTADOS ENCONTRADOS NO TOTAL DA AMOSTRA

Tema

  • ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
  • ELEIÇÕES
  • OPINIÃO PÚBLICA

Contratante

  • IBOPE INTELIGÊNCIA

Período

  • 13/02/2016 A 17/02/2016

Local

  • BRASIL

Amostra

  • 2002 ENTREVISTAS EM 142 MUNICÍPIOS

Download do relatório em PDF

***

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

11 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Roberto de Paulo

01 de março de 2016 às 15h54

Campanha nas ruas,abaixo rede globo,a desgraça do País.

Responder

Roberto de Paulo

01 de março de 2016 às 15h51

UÉ,estão acreditando nas porcarias de pesquisas,já estão +que manjadas,e faz anos.

Responder

Fernando Santos

01 de março de 2016 às 14h05

Não acredito que o povo tera coragem de trair o Lula, depois de tudo que ele vez por eles…é muita ingratidão!!!

Responder

Cunha e Silva

01 de março de 2016 às 11h57

É mole e doce . Passa se vários e vários dias malhando um cara , difamando . Inverdades são faladas abertamente em jornais , rádios , televisão , rede sociais , etc , etc . No meio do furação , compara se esse demônio petista com os santos oposicionistas .

Responder

Enio

01 de março de 2016 às 11h41

Seu Boneco manda lembranças ao Alkimin e a todos os tucanos:
“Ligadão nas quebradas, chefia, mas… que hora é a merenda?”

Responder

    Hell Back

    01 de março de 2016 às 15h11

    E será que vai ter aula hoje? Será que a escola foi fechada e nós fomos transferidos para uma mais distante de casa?

    Responder

Vicente

01 de março de 2016 às 09h54

Já está mais do que na cara que essa lava jato é uma perseguição ao PT. A PF chegou à conclusão de que IL significa Instituto Lula, ainda que o escrito encontrado seja muito anterior ao instituto existir. Premonição. Segundo o MP, Lulinha ganhou propina por uma MP aprovada cinco anos antes, e com votos do PSDB também. Dr. Moro esqueceu da Mossack-Fonseca quando percebeu que poderia encontrar, não o Lula, mas a Globo por lá. Denúncias contra o PSDB nunca vem ao caso. A cunhada do Vaccari foi presa sem razão. José Dirceu está preso e Moro não sabe dizer (ou não quer dizer) o porquê.
Na lava jato vale tudo para tentar incriminar o PT e livrar o PSDB.
Antes que a parte da PF, MP e judiciário que é golpista invente alguma mentira para prender o Lula, seria bom que ele fosse nomeado ministro, podendo assim ser investigado sim, mas pelo STF e não por delegados e promotores anti-petistas assumidos, que estão com as mentes embotadas e, em tudo que haja PT, enxerguem crime.

Responder

marcelo lima

01 de março de 2016 às 09h47

Assino em baixo francisco, isso mesmo.

Responder

Enio

01 de março de 2016 às 09h40

A mídia lixo criminosa tem MEEEEDO do povo brasileiro com Lula 2018. Tem MEEEEDO das urnas. #LulaEuConfio
Uma nação se faz com cidadãos conscientes de seus direitos e deveres para com ela, a mídia lixo não representa nossa consciência, ao contrário, essa mídia lixo quer desconstruir o país em benefício próprio como empresa comercial concessionária.

Responder

Francisco

01 de março de 2016 às 08h22

E tinha deputado da situação a favor da redução do tempo do horário eleitoral gratuito.

Que hora Lula teria para reverter isso…

Cada vez que ele explicar algo tem três quatro candidatos da oposição a soldo para explicar o contrário. Além, claro do horário eleitoral dos Marinho, o JN.

A única saída para Lula (e o PT) é dar nome aos bois.

O adversário não é o PSDB, o DEM ou quem quer que seja.

Se Lula disser que o adversário é a Globo, tudo será entendido em segundos pelo povo brasileiro. O povo brasileiro, ao contrário do que se imagina, conhece a Globo.

Bater boca em porta de delegacia com “off shore”, reforma de apartamento, etc. tudo isso é uma confusão que NINGUÉM entende. Aliás o objetivo é bem esse, ninguém entender…

O negócio é tratar da Norte Sul, dos parques eólicos, da Transposição, do desemprego baixo (sim senhor, ainda menor que o de países europeus!) e… da Globo!

O inimigo sempre foi ela. Não tem omelete certo, não tem arrego: é bater até matar.

Ou se arrepender – e perder meu voto.

Responder

    José

    01 de março de 2016 às 09h56

    Acertou na veia. Todos temos que nos concentrar no desmascaramento da Globo.
    Globo todos conhecem.
    Globo tem que lembrar ao povo
    mentira, manipulação, perseguição!
    Aí, o Brasil melhora!

    Responder

Deixe um comentário