Menu

Comissão da ONU divulga nota fortíssima contra o golpe

A Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), a mais importante comissão da Organização das Nações Unidas (ONU) em nosso continente, divulgou há pouco uma nota em que presta total apoio ao mandato de Dilma Rousseff e conclama a sociedade brasileira a respeitar o resultado das urnas, sob o risco de desestabilizar a […]

86 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

A Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), a mais importante comissão da Organização das Nações Unidas (ONU) em nosso continente, divulgou há pouco uma nota em que presta total apoio ao mandato de Dilma Rousseff e conclama a sociedade brasileira a respeitar o resultado das urnas, sob o risco de desestabilizar a democracia em todo o continente.

A nota pública traz uma série de reconhecimentos dos avanços sociais e políticos conquistados pelos governos de Lula e Dilma e externa a sua extrema preocupação em ver a democracia ameaçada no Brasil.

É uma nota, reitero, muito direta e objetiva contra o golpe, e em defesa de Dilma Rousseff.

Trecho (traduzido por mim mesmo):

“A  soberania popular, fonte única da legitimidade numa demoracia, foi entregue a Lula e em seguida à senhora, presidenta Rousseff, através de um mandato constitucional, que se traduziu em governos comprometidos com a justiça e a igualdade. Nunca, na história do Brasil, tantos e tantos de seus compatriotas conseguiram fugir da fome, da pobreza e da desigualdade. É significativo também para nós os passos determinantes com que suas gestões reforçaram a nova arquitetura de integração da nossa região, da Unasur à Celac.

Conhecemos o esforço dos tribunais em perseguir e castigar a cultura de corrupção, que tem sido historicamente a parte mais opaca do vínculo entre interesses privados e as instituições do Estado. E a temos [Dilma] visto apoiando permanentemente essa missão, com a valentia e a honradez que é a marca de sua biografia, apoiando a criação de nova legislação mais severa e instituições repressivas mais fortes.

É por isso que nos choca ver, hoje, antes de sentenças ou provas, servindo-se de vazamentos e de uma ofensiva midiática linchatória, que se tente demolir a sua imagem e o seu legado, ao mesmo tempo em que se multiplicam os esforços para reduzir a autoridade presidencial e interromper o mandato que os cidadãos lhes deram nas urnas. ”

***

Íntegra do texto, no site da Cepal:

CEPAL manifiesta su preocupación ante amenazas a la democracia brasileña

La Secretaria Ejecutiva del organismo envió un mensaje público a la Presidenta Dilma Rousseff.

22 March 2016 | PRESS RELEASE

CEPAL – BRASILIA

La Comisión Económica para América Latina y el Caribe (CEPAL) emitió un mensaje dirigido a la Presidenta Dilma Rousseff, respaldando la plena vigencia del Estado Democrático de Derecho y el ejercicio de las potestades del Poder Ejecutivo brasileño.

En una declaración pública, la Secretaria Ejecutiva del organismo de las Naciones Unidas, Alicia Bárcena, manifestó su preocupación por las amenazas a la estabilidad democrática y reconoció los avances sociales y políticos que ha experimentado Brasil en la última década.

A continuación el texto íntegro de la declaración de la alta funcionaria internacional:

Mensaje de Alicia Bárcena, Secretaria Ejecutiva de la CEPAL, a la presidenta Dilma Rousseff:

“Con honda preocupación hemos asistido al desarrollo de los acontecimientos políticos y judiciales que han convulsionado a Brasil en el curso de las últimas semanas. Nos alarma ver la estabilidad democrática de su patria amenazada.

La soberanía popular, fuente única de legitimidad en democracia, le entregó antes a Lula y luego a usted, Presidenta Rousseff, un mandato constitucional que se tradujo en gobiernos comprometidos con la justicia y la igualdad. Nunca, en la historia de Brasil, tantas y tantos de sus compatriotas habían logrado sortear el hambre, la pobreza y la desigualdad. Significativa es también para nosotros la huella determinante con la que sus gestiones reforzaron la nueva arquitectura de la integración de nuestra región, de la UNASUR a la CELAC.

Conocemos del esfuerzo de los tribunales por perseguir y castigar la cultura de prácticas corruptas que han sido históricamente la parte más opaca del vínculo entre los intereses privados y las instituciones del Estado. La hemos visto apoyando permanentemente esa tarea, con la valentía y honradez que es el sello de su biografía, apoyando la creación de nueva legislación más exigente y de instituciones persecutoras más fuertes.

Es por ello que nos violenta que hoy, sin mediar juicio ni pruebas, sirviéndose de filtraciones y una ofensiva mediática que ya ha dictado condena, se intente demoler su imagen y su legado, al tiempo que se multiplican los empeños por menoscabar la autoridad presidencial e interrumpir el mandato que entregaron en las urnas los ciudadanos.

Los acontecimientos por los que atraviesa Brasil en estas jornadas resuenan con fuerza más allá de sus fronteras e ilustran para el conjunto de América Latina los riesgos y dificultades a los que aún está expuesta nuestra democracia.”

***

Sobre a Cepal (texto extraído do site da entidade):

A Comissão Econômica para a América Latina (CEPAL) foi estabelecida pela resolução 106 (VI) do Conselho Econômico e Social, de 25 de fevereiro de 1948, e começou a funcionar nesse mesmo ano. Mediante a resolução 1984/67, de 27 de julho de 1984, o Conselho decidiu que a Comissão passaria a se chamar Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe.

A CEPAL é uma das cinco comissões regionais das Nações Unidas e sua sede está em Santiago do Chile. Foi fundada para contribuir ao desenvolvimento econômico da América Latina, coordenar as ações encaminhadas à sua promoção e reforçar as relações econômicas dos países entre si e com as outras nações do mundo. Posteriormente, seu trabalho foi ampliado aos países do Caribe e se incorporou o objetivo de promover o desenvolvimento social.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

João Sidney Pontes

05/05/2016 - 16h08

A única saída para o brasil, é uma faxina geral, pois 98% dos 3 poderes são corruptos e trabalham em causa própria, não estão nem aí para o povo.
Sou a favor de uma intervenção constitucional militar, com um tribunal militar para julgar e condenar, toda esta corja, independentemente de partido político, pelas leis militar, traidores da pátria, poderão serem fuzilados. depois da limpeza, começar tudo do zero.

marcio guaruja

26/04/2016 - 20h35

Pitaco Político:

Colocar em prática o que já foi sugerido quando se falou em reforma política… para adequar a representatividade da vontade popular no Legislativo: ;eleição majoritária também para deputados e vereadores; creio que diminuiria o número de aberrações políticas, como vimos na Câmara dos Deputados. Financiamento exclusivamente público das campanhas eleitorais, com punição severa para os infratores; Sociedade, MP e Justiça eleitoral atuantes; tolerância zero. Hoje os cidadãos de boa-fé, em regra, estão afastados da vida política porque o atual sistema político obstaculiza a entrada de gente nova, com projetos e ideais políticos idôneos.

Mas para viabilizar tais mudanças, uma Imprensa comprometida com o interesse público muito ajudaria; o que temos é exatamente o oposto; a internet ainda é um dos poucos canais que podem fomentar mudanças…e tem muita gente querendo limitar o acesso; elitizar para excluir.

Marcelo de Paula

23/04/2016 - 17h39

Atualizem o link na matéria pra não precisar usar cache do Google:
http://www.cepal.org/es/comunicados/cepal-manifiesta-su-preocupacion-amenazas-la-democracia-brasilena

Thadeu

22/04/2016 - 23h09

A ignorância é tanta… chamar de golpe sendo que se elegeu com dinheiro de propina, chamar de golpe sendo que usou instituição pública (correios) para fazer campanha “gratuita”, chamar de golpe sendo que usou a prática de compras de deputados durante todo governo petista, chamar de golpe sendo que superfaturava contratos da Petrobras para financiar companhas e enriquecer suas contas, chama de golpe mas quem colocou Temer como vice foi ela mesmo e tendo o PMDB como “base aliada” durante esse tempo todo…

Quem tem sua “fidelidade” e lealdade mantida a dinheiro (Roubado e público) fica difícil se sustentar…

É inegável a vontade de Dilma de implementar o comunismo na década de 60/70 e é inegável que tenta aos moldes modernos de fazê-lo na atualidade.

Acredito que se é a favor de divisão de renda, sugiro aos burgueses petistas a começarem pelas próprias rendas….

É fácil falar em administrar a renda majoritária em prol dos mais necessitado, mas além de “ajudas ideológicas”, o que mais fazem por esses necessitados? Não passam de hipócritas…

Curioso o governo petista que em 13 anos não sanou NENHUM dos problemas sociais apenas os camuflou com medias imediatistas e paliativas que não se sustentariam ao longo prazo, como podemos ver a economia atual. Além de condenar a economia do País com essas medidas assistencialistas institucionalizando a compra de votos e ao que chamo de “voto do próprio umbigo”, onde cada um vota pela melhoria que obteve (melhoria em sua mente medíocre e limitada). “Graças ao PT hoje eu tenho um carro”, “graças ao PT estou cursando uma faculdade”, graças ao PT sai da miséria”, “graças ao PT pude viajar de avião”, “graças ao financiamento da ditadura cubana tenho um Médico Cubano” (confesso que essa eu nunca ouvi), políticas de cotas absurdamente sendo instaladas com um descaso absoluto com a “educação” de base. Sem ponderar os problemas futuros que isso acarretaria para uma NAÇÃO.

Usando do lema “dividir para conquistar” vem fragilizando a oposição popular, o que no ponto de vista estratégico é muito inteligente, mas no ponto de vista “patriótico” é lamentável,

Quem defende bandido é bandido. Pode argumentar, inventar, contar historinha, mas o fim da linha vai acabar como BANDIDOS, simples assim. Não defendo Cunha, Aécio, Temer e nenhum corrupto, defendo todos presos e mofando na cadeia. Defender que com TEMER a Lava Jato vai parar? É piada? Quem fez inúmeras articulações para barras a operação? LULA e DILMA.

O que resta a vocês? Tentarem guerrilha novamente. Só assim terão uma mínima chance, já que desarmaram toda a população sob o pretexto absurdamente ridículo de salvar vidas sendo que temos os índices mais brutais do mundo.

Um abraço aos hipócritas, golpistas comunistas e demagogos.

    Josué Ferreira

    23/04/2016 - 06h17

    Estúpido. Tu não conheces nada de Brasil. Estúpido, vai estudar

      Gladiador

      23/04/2016 - 12h49

      A tese utilizada pra abertura do impeachment não fala nada disso seu bucéfalo!! Vai estudar!!!

        Thadeu

        23/04/2016 - 22h02

        Ah tá entendi… Isso seria mero detalhe mas acontece que o próprio STF verificou a admissibilidade do processo. Mas o SFT está cheio de “bucéfalos”, compreendo… e mesmo se isso fosse verdade, diante do todo isso pouco importaria…? Dificuldade em compreender…

      Thadeu

      23/04/2016 - 21h13

      Nossa, realmente conseguiu me motivar… principalmente com esses argumentos embasadíssimos e com dados comprobatórios essenciais para a total compreensão. Obrigado pela ajuda mestre da história brasileira.

    Graça Vieira

    23/04/2016 - 17h12

    Estuda um pouco mais, Thadeu. Quem sabe mesmo com um cérebro do tamanho teu, acabes desenvolvendo um pouco de espírito crítico e analítico e consiga entender melhor problemas que nem são tão complexos. Quer dizer que Cunha, Temer e o resto da gang são íntegros é?

      Thadeu

      23/04/2016 - 21h11

      KKKKKK Fascinante seu argumento… Está de parabéns… “Quer dizer que Cunha, Temer e o resto da gang são íntegros é?” assume que defende bandido… e questiona o tamanho do meu cérebro? Me faz rir muito… Obrigado…

      Pra tentar desenhar meu ponto de vista (nem merecia, mas estou com tempo). O PT é a facção criminosa das comunidades e os nomes citados são os “fantoches”.

      Com esse tamanhão de cérebro consegue entender?

        Graça Vieira

        23/04/2016 - 22h07

        É! Realmente precisas aprender a interpretar texto, não entendes nada do que lês. Entender que escrevi sobre alguma integridade nos golpistas é a prova cabal. Vá estudar e faça isso com urgência…

          Thadeu

          23/04/2016 - 22h30

          kkkkkk, entendo. Apelou pros argumentos PETISTAS, mandou estudar… rsrsrs e leia de novo, não responda sem pensar (se é que consegue responder pensando). Você é quem escreve os discursos da Dilma? Porque estão bem semelhantes. Fala A, responde B e retruca o C… kkkk

          Graça Vieira

          23/04/2016 - 22h36

          Isso pode mudar, basta responder coerentemente. Sem os clichês aprendidos nos sites dos jornalixos coxinhas. Até lá, vá estudar!

          Thadeu

          24/04/2016 - 01h07

          Será? Acho um tanto quanto improvável.

          Quem fez interpretações equivocadas não foi eu.

          Vou reforçar minha dica. Leia de novo e coloque seus amigos “tico e teco” para funcionar… ou pede ajuda dos alunos do Pronatec, que de acordo com sua presidanta faz valer mais que um curso superior…

          Caso conseguir voltamos a falar, ok?

          Thadeu

          24/04/2016 - 20h38

          KKK, estou até com pena…sério… abaixa a orelhinha e releia o que escrevi…

          Se não souber ler e interpretar chame um amigo que tenha cursado o pronatec (que de acordo com a Dilmanta é mais apreciado do que um curso superior) para ajudá-la.

          Não tem vergonha nenhuma em aceitar ajuda…

          Caso tenha a humildade de assumir que foi você quem interpretou errado voltamos a conversar, ok? Boa leitura… ;-)

        Reinaldo Faria Tavares

        19/07/2016 - 16h29

        Não falo em PT, mas de Lula. Seus crimes são como os deuses, ninguém nunca viu e nem cheirou, embora as seculares buscas…Mas que eles existem, isso existem…Questão de fé…

    Noilton Hakime Dutra

    23/04/2016 - 18h55

    Palhaço, hipócita, golpista, mentiroso e alienado. Vendilhão apátrida, lambe botas de estrangeiros. Nunca na minha vida vi pessoinha tão mesquinha e mal informada. Só o fato do PT ter pago o FMI já mu bastava. Nem precisava ter acabado com a fome

      Thadeu

      23/04/2016 - 21h06

      KKK, ótimos argumentos PETISTAS, ainda mais exemplificando com a quitação do FMI no governo Luladrão, mas esquece de mencionar que a dívida interna triplicou.

      Argumentos fascinantes… parabéns… Aliás, não gosta dos estrangeiros? Cadê o exemplo meu querido patriota? Tudo que está no seu mundinho é por conta dos estrangeiros… E eu sou o hipócrita? Me faz rir… Muito obrigado

    Luiz Quintanilha

    23/04/2016 - 20h10

    Ignorância é um pobre apoiando a burguesia que o escraviza.

      Thadeu

      23/04/2016 - 21h00

      Amigão, se querer conquistar pelos seus próprios méritos e esforços, sou absolutamente ignorante. Mas na minha concepção a ignorância é querer tirar dos outros o que conquistaram com trabalho e empreendedorismo. Mas cada um cada um…

        Luiz Quintanilha

        02/08/2016 - 02h52

        Do que você está falando? Do Bolsa Família que o governo dá. Esse dinheiro não é pra sustentar vagabundos como lhe ensinaram e sim reduzir as doenças infantis provocadas por desnutrição? Você sabe quanto o governo economizou com médicos e remédios? Isso lhe incomoda? Que tal os 4.800 reais que os juízes ganham como auxilio moradia?

    Fagner Pimentel

    23/04/2016 - 21h53

    Prezado retardado mental, não percebes que o que defendemos é simplesmente uma politica de bem estar social que governe para todos e não para uma pequena parcela privilegiada da sociedade. Aquele período “Guerra Fria” em que os interesses Norte- americanos nos manipulavam já não existe mais, pois com a queda do muro de Berlin o capitalismo triunfou. Nós da esquerda defendemos outros interesses que vão alem dessas formações politicas ideológicas, dessa dicotomia ultrapassada… não defendemos comunismo ideológico revolucionário! Deixe de ser analfabeto midiático e entenda que o tal COMUNISMO que sustenta as massas de manobras para fazer politicas no Brasil, na essencia não é nada daquilo que vcs distorcem, o mesmo é uma etapa do socialismo que foi distorcida pela antiga União Soviética. Existem varias correntes socialistas que na sua maioria defende o bem estar social, vide Mahatma Gandhi. LEIA, ESTUDE! N VOMITE ASNEIRA SEU CRIMINOSO DE TABELA!

      Thadeu

      23/04/2016 - 23h23

      Vamos lá meu querido. Cita Gandhi, que propunha o socialismo puro e a não violência. Podemos perceber como está engajado com o proposito Gandhi. Parabéns.

      Bem estar social? Para governar pra todos? (Isso incluiria para eles “PT” próprios né?) Tipo o Bolsa Família? Prouni? Fies? Minha casa Minha vida? Redução de IPI pra automóveis? Dentre outras… Incrível como essa migalha não beneficiou a pequena parcela “privilegiada” da sociedade. Você faz uma análise superficial de mais. Coitadinho… E ainda fala que eu vomito asneira e sou o analfabeto midiático… Você é um cachorrinho que vomita tudo o que querem que você vomite… Um militante “Ctrl C, Ctrl V. Mas entendo suas limitações…

      Mas se estiver disposto a entrar nessa discussão de forma aprofundada, estou à disposição. Mas comprometa-se a invocar ao seu ilustre “mentor” Gandhi e deixar esses termos “retardado mental”, “vomite asneira”, “criminoso de tabela” escondidinho pra usar com seu namorado, e assim ter uma conduta mais condizente com a qual “propaga”.

    marcio guaruja

    24/04/2016 - 11h07

    Depois daquela sessão extraordinária da Câmara dos deputados, ficou de uma clareza meridiana o quanto é inviável governar o Brasil sem ter de fazer aliança com políticos que representam o retrocesso. O que precisa mudar no Brasil é este atual sistema político de coalizão, em que qualquer governo fica na mão de tais políticos de família…está mais do que na hora de pessoas honestas se envolverem mais com a política e com a verdadeira imprensa livre; não com esta grande mídia, que só faz manipular e distorcer a realidade.

      Thadeu

      24/04/2016 - 19h42

      Até que enfim um discurso um pouco mais coerente.

      Mas é uma inocência achar que o PT era refém e não articulador…

      Qual seria sua sugestão quanto ao atual sistema político?

      Do mais acho que está difícil em achar pessoas honestas de forma genuína…

        marcio guaruja

        26/04/2016 - 20h31

        Colocar em prática o que já foi sugerido quando se falou em reforma política… para adequar a representatividade da vontade popular no Legislativo: ;eleição majoritária também para deputados e vereadores; creio que diminuiria o número de aberrações políticas, como vimos na Câmara dos Deputados. Financiamento exclusivamente público das campanhas eleitorais, com punição severa para os infratores; Sociedade, MP e Justiça eleitoral atuantes; tolerância zero. Hoje os cidadãos de boa-fé, em regra, estão afastados da vida política porque o atual sistema político obstaculiza a entrada de gente nova, com projetos e ideais políticos idôneos.
        Mas para viabilizar tais mudanças, uma Imprensa comprometida com o interesse público muito ajudaria; o que temos é exatamente o oposto; a internet ainda é um dos poucos canais que podem fomentar mudanças…e tem muita gente querendo limitar o acesso; elitizar para excluir.

    Gabriela Mendonca

    24/04/2016 - 12h00

    Você tem um discurso de ódio inflamado, fundamentação porca nível senso comum e claramente foi afetado pela educação pública deficiente em nosso país, lamento por isso.
    O impeachment para ser legítimo deve seguir a Constituição da nação da qual você se preocupa tanto, se não seguir tais “regras” não é legitimo, logo vem a denominação “golpe”.
    O impeachment é com relação ao presidente, não ao partido. Não importa o quão ineficiente tenha sido o governo, o presidente é eleito pelo voto popular devendo ser respeitado a não ser que se verifique um crime se responsabilidade pelo próprio. Estamos em um sistema presidencialista, não parlamentarista, sendo a mera insatisfação insuficiente para se retirar o mandato, e normas existem para serem seguidas.
    E quanto a sua insatisfação com o PT acho válida, acredito que boa parte da população está também insatisfeita, mas não se pode admitir que apenas um partido, que é minoria em relação aos outros partidos mais conservadores, é suficiente para deixar a lamentável situação política da forma que está. Ignorar isso é simplificar muito e incentiva os demais partidos a suas arbitrariedades e liberação destes de qualquer responsabilidade.

      Thadeu

      24/04/2016 - 15h47

      “Ódio inflamado”, leia as mensagens dos seus amigos petralhas nestes comentários e veja quem dissemina ódio minha querida.

      Acho que está se baseando pelo seu próprio bolso, o que é um erro bastante normal para amadores… mas terá suas chances de amadurecimento, fique despreocupada. Comece a se preocupar se começar a ficar velha e rabugenta que perceberás que o tempo passou e suas chances também.

      Repetindo o que já disse anteriormente, o STF legitimou a abertura do processo. Então o STF está sendo Golpista também? Inacreditável como somente o PT e Petralhas estão com a razão…

      Acontece que a presidente é do PT e o PT com certeza tem mais força que a Dilma que não passa de um fantoche. Afinal se fosse a Dilma se elegendo pelo Psol acha que ela seria eleita?

      Como já disse anteriormente não julgo o PT como único responsável, mas acho que ele foi o mentor dessa articulação da roubalheira, toma lá da cá, de forma mais agressiva…

      E se ler direitinho verá que não falo em isenção dos outros partidos e políticos.

    mugnatto

    24/04/2016 - 15h59

    Você sabe que tudo que você disse é relativo. Não se governa sem alianças. O outro lado por exemplo comprou votos pra própria reeleição no período FHC. E a Dilma por si só não está sendo julgada pelo Mensalão. Você até começou mais ou menos, mas do meio pro fim passou a falar a mesma bobajada hipócrita e IDEOLOGICA de sempre, usando SEU GOSTO PESSOAL para justificar a derrubada da presidente, comprovando que não aprova a DEMOCRACIA. Na dúvida, meu caro, se respeita a DEMOCRACIA, RESPEITE O NOSSO VOTO. Quem DIVIDE são vocês! Mas vários “coxinhas” já estão mudando de lado e se unindo a nós por DEFENDEREM A DEMOCRACIA

      Thadeu

      24/04/2016 - 19h31

      Relativo? Me exemplifique… Não seja tão petista a ponto de me mandar estudar… kkk

      Concordo que não se governe com alianças, mas a partir do momento que essas alianças são compradas e somente o R$ é o que importa o problema prevalece…

      Tente ser casado com uma mulher ou homem que só está interessado no seu R$… Acha que ficará ao seu lado em épocas de “vacas magras”? Acho um pouco improvável…

      Justificar erro da Dilma citando FHC me perdoe…não vale nem comentar…

      Se exemplificar o porquê da minha hipocrisia ficaria agradecido….

      Meu gosto pessoal? Ah, sério? E o seu gosto pessoal? Me conta em qual beneficiamento se enquadrou no governo petista? Voltamos a conversar após suas confissões…rsrs.

      Quer dizer nós que dividimos, nós quem? Coxinhas? Não sou coxinha, aliás, após queda do PT os demais partidos serão os próximos alvos… Um passo de cada vez, paciência.

      E gostaria muito mesmo que me exemplificasse essa questão da divisão… Se tiver argumentos pra isso…

      Do mais deixei várias questões para ver se tem um mínimo de decência para defender sua “explicação” mal explicada…

      Até mais.

    Cilas Medi

    25/04/2016 - 15h24

    Olá Thadeu. Sem entrar em méritos de tudo o que defende (certo ou não) diferente da opinião alheia, e mudando de foco da discussão, gostaria de lembrar que o Brasil paga para o sistema financeiro, nesse ano, 48% (quarenta e oito por cento) do valor arrecadado, com relação ao pagamento da dívida e juros. Faça um favor e leia sobre essa situação em http://www.auditoriacidada.org.br e diga se já não está na hora de dividir melhor a “pizza”. Fica impossível legislar e investir sem dinheiro, sendo a maior parte acumulada no próprio sistema que não investe e, quando o faz, os juros são escorchantes. Abraço!

    Reinaldo Faria Tavares

    19/07/2016 - 16h26

    A Dilma pode ter feito o diabo para se eleger. No entanto, se todos o fazem, que não o faz, perde. O fato de ter feito não elimina o termo “Golpe”, e nem justifica o golpe perpetrado.
    Lembremos que os crimes do Lula e da Dilma são como os deuses, lá no Céu…ninguém nunca viu e nem cheirou, mas que existem, existem…
    Questão de fé…

TULIO FUZATO

22/04/2016 - 21h39

CEPAL não vai resolver pourra nenhuma aqui —— fora DILMA fora PT —–

Jackson Bueno

22/04/2016 - 20h28

O lama da corrupção que envolve partido dos trabalhadores é plural, numeroso, porém foi feito uso das pedaladas nas acusações pois era necessário um argumento jurídico para início do processo e pedaladas é crime previsto na constituição, ainda que outros também já tenham praticado esse crime, tentar emplacas todas as demais acusações faria o processo demorar anos, mas na cabeça de cada um que quer o fim do governo está todo o mar de lama da corrupção, que é notável, que tem a Petrobras, aparelhamento de estado, financiamento de movimentos para protestar pelo governo, mais de 400 mim só do MST, caixa 2, financiamento de campanhas, negociatas, etc, falta auto-crítica do governo. O PT não fala nas demais denúncias, nunca tocam no mérito geral.

O Cunha, PSDB, PMDB… são envolvidos com corrupção sim, mas isso não absolve o PT, por acaso somente agora o PT soube da corrupção dos demais?,Só agora o TEMER deixou de ser do bem? O Cunha conduzir o processo na Câmara também não inocenta o governo. Que sejam todos varridos, mas é fato que o governo poderia ter antes exigido maiores investigações contra os opositor q hoje acusa de tb fazer parte da sujeira da corrupção, é também para esse fim que se tem um ministro da justiça, o PT como partido e chefe do executivo poderia tb exigir inúmeras investigações através do Min. Público, porque não o fez?

Fato é que ninguém que prega o fim desse governo deseja o TEMER, mas querem mudança. Repito, a corrução de Cunha e demais não torna o atual governo inocente, que sejam todos varridos. Não esquecer: Não é pelas pedaladas, é pelo TODO.

    Renata Rangel

    22/04/2016 - 22h43

    Se tivesse prova contra a Dilma seria usada, você realmente acha que aquele circo de horrores do Domingo , era pessoas de Bem querendo o bem para o Brasil???? Me poupe aquele bando de ratos vendidos só trabalhariam no Domingo por duas razões, ou porque ganharam muito dinheiro ou porque , eles querem que seus crimes sejam arquivados como eram em outros governos, no PT tem ladrão como tem em todos os partidos, mas pelos monos eles deixam a PF trabalhar, se é para fazer um impedimento faça direito, o do TSE ia prever eleições, que seria mais justo, entregar o pais a Cunha tem que ser ou corrupto ou inocente!

      Reinaldo Faria Tavares

      19/07/2016 - 16h23

      Renata, parabéns. É mais ou menos assim que os sensatos podem pensar. Mas o Jackson também é sensato. Discordamos dele apenas pontualmente.

    Gladiador

    23/04/2016 - 12h52

    É crime então me traga a previsão legal seu estúpido!!!

    Graça Vieira

    23/04/2016 - 17h14

    Pérolas bostanarianas… Nem Cristo salva tanta ignorância e hipocrisia. Vai estudar!

    mugnatto

    24/04/2016 - 16h03

    Se fosse emplacar todas as acusações não haveria mais PSDB, DEM, PP, nada! Porque só o PT tem que ser derrubado? E naõ tem essa de “demorar anos”. Em dois anos teremos ELEIÇÕES. Se NÃO CONSEGUEM derrubar por vias legais, só pelo GOLPE, que tal ao invés disso RESPEITAR A DEMOCRACIA E AGUARDAR AS ELEIÇÕES???

    Reinaldo Faria Tavares

    19/07/2016 - 16h21

    Eu não concordo é com a perseguição constante ao Lula, [e à Dilma], que não é um PT. Basta, já não encontraram nada no mundo inteiro que o incrimine. A riqueza se manifesta inadvertidamente. Aonde os seus jatinhos e mansões? Um sítio, eu, mero advogadinho, tenho também.

Raí Araujo

22/04/2016 - 18h21

Conforme o STF, e o “Deus” Moro, a CEPAL, não vem ao caso ?

    Jackson Bueno

    22/04/2016 - 20h30

    Oxalá que tivesse no governo gente com o caráter do Moro. Então ele está errado por cumprir o seu dever ou julgar aquilo que o Ministério Público e a polícia federal colocou diante dele para julgar, este juíz não produziu provas e nem contribuiu para os desmandos. E outra, a corrupção da oposição não inocenta o PT.

      Graça Vieira

      23/04/2016 - 17h16

      E tem meu caros, são muitos…. O congresso está cheio de bandidos mouriscos. Corruptos, canalhas e entreguistas como ele, todos a serviço do capital estrangeiro e contra o Brasil.

      Reinaldo Faria Tavares

      19/07/2016 - 16h15

      Bom, pelo menos li de quem sabe. Somos advogados criminalistas. No entanto, se não é o Moro, como sabemos, são o MP e a PF, estes sim, hoje compostos por concurseiros filhos de papai direitista endinheirado.

    Bruno Souza

    22/04/2016 - 20h50

    RAI, nao de ouvidos aos advogados e juristas de facebook e internet. Não perca seu tempo. O melhor desprezo eh o silencio. Essa galera que defende impeachment precisa de algumas leituras a mais, não ficar assistindo Reinaldo Azevedo e ouvindo as abobrinhas do marco Villa. Um Abc.

Reinaldo Faria Tavares

22/04/2016 - 18h20

A disputa entre o capitalismo neo-liberal e o estado de bem estar social se revela em todos os continentes. No Brasil o alvo é o Lula, passando pela Dilma. E o que se assiste é esse nosso espetáculo deprimente. O buraco é muito mais em baixo, foi cavado por Marx e dura 100 anos, desde a URSS. Ressurreta a guerra fria.

Paula Barros

22/04/2016 - 17h48

Será que vai passar no jn????

Mauro Casiraghi

22/04/2016 - 17h31

Uma grande resposta da ONU não apenas à canalhada golpista de Cunha, temer, Aécio e outros Moro, mas sobretudo a essa parte (menor) da população que, cega pelo ódio distilado pela Globo, Estadão, Veja, IstoÉ e outras mîdias da mesma laia, se deixa levar contra o estado democrático sem saber que ela está cortando o galho da árvore em que está sentada.

katiusca

22/04/2016 - 16h22

A ONU não precisa que a nossa Presidenta diga uma só palavra sobre o que está ocorrendo aqui. Ela sabe que trata-se de um golpe institucional via parlamento e judiciario com o apoio sistemático da mídia. “Comunismo” aqui parece brincadeira de analfabeto politico! menos por favor …

Gois Barl

22/04/2016 - 17h15

This man is defendant for corruption.Unbelievably he presides our Congress w/our Court’s permission #SOSCoupInBrazil pic.twitter.com/96btaibiAf pic.twitter.com/QtF2A452gM

#SOSCoupInBrazil pic.twitter.com/96btaibiA pic.twitter.com/QtF2A452gM

Fábio José Vieira

22/04/2016 - 16h46

Perceberam como FHC, SERRA, AÉCIO, como a GLOBOPIG e outros INCENDEIAM, INSTIGAM, INCITAM, INFLAMAM e depois SUMIRAM ? …Porque são GOLPISTAS !!! …. LAMENTÁVEL, LASTIMÁVEL e ANTI-PATRIOTA !!!

Ao CNJ Brasil, STF, STJ OAB, OEA, MPF, MPU,

Como a Justiça brasileira poderia contribuir para que a ORDEM seja mantida ? Estão “cuspindo na DEMOCRACIA”, “expondo e colocando em risco a SOBERANIA NACIONAL” e “Ignorando, totalmente, o ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO”. Ser partidário, seletivo, parcial é nisto que dá! O que poderia ser feito ?

Senhores(as) Senador(as)

#EsseGolpeTáRidículo #ImpeachmentSemCrimeÉGolpe #DilmaFicaGolpeSai – Nosso lugar é ao lado do povo pobre, humilde, TRABALHADOR. Pela DEMOCRACIA, defesa da SOBERANIA NACIONAL e pela garantia do ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO.

Vote não ao GOLPE ! Nosso povo não pode sofrer mais como sofria !

AMPLITUDE DE COMANDO E MENTORES DO GOLPE:

1o. FHC, SERRA e AÉCIO;

2o. MÍDIA DO PIG LIDERADA PELA REDE GLOBO;

3o. JANOT, MORO, GILMAR MENDES;

4o. CUNHA, RENAM e TEMER,

5o. ALKIMIN-SP, RICHA-PR, PERILO-PR e MT, e

6o. OUTROS MENTORES: AGRIPINO MAIA, ALUIZYO NUNES, PAULINHO DA FORÇA e outros!

IMPORTANTE sinalizar que, provavelmente, para aqueles deputados e senadores que votaram e votarão pelo impeachment, que seus nomes serão destacados e que:

#70%PolíticosGolpistasCorruptosNãoSerãoReeleito

Como afirmam os especialistas e cientistas políticos: Os golpistas não terão CREDIBILIDADE, nem sustentação para sobrevivência política e, também, pelo próprio caráter do GOLPISTA não sustentarão qualquer proposta para conquistar o seu VOTO CONTRA A DEMOCRACIA ! E, em virtude do caráter fascista e golpista, o Brasil poderá sofrer sanções de comunidades internacionais.

#FabinhoItanhomi

pratinh@uol.com.br

SAIBAM quem são a OEA – Organização dos Estados Americanos !!!

Vide: http://www.oea.org.br @ggreenwald !

Fábio José Vieira

22/04/2016 - 16h43

COMPARTILHADO NO FACE DO STJ, CNJ, OEA, ONU e Glen Renwald:…… Estranho muito quando qualquer um dos Ministro do Supremo se pronuncia prematuramente, ao “calor da notícia”, sem ser ilibado, sobre qualquer assunto. #Lula, quando foi grampeado criminalmente por Moro não estava falando em público, em um microfone, numa rede de rádio ou tv. Estava sim, ao telefone, desabafando com um amigo. #Dilma nunca criticou o “Instituto Impeachment” previsto na constituição Federal, mas sim a forma e o modo como querem criminaliza-la e seu governo, principalmente porque o processo está sendo conduzido e julgado por parlamentares, réus, acusados, apenados pela Justiça – JANOT pede 184 anos de prisão para Cunha, o relator é condenado pela TSE. Acho mais estranho ainda, o fato de ocorrer tanta intensidade e seletividade nas investigações de pessoas ligadas à situação, quando se sabe que a oposição é citada inúmeras vezes em delações ou por pessoas como: http://www.facebook.com/lucasgomesarcanjo e http://www.facebook.com/tassiacamargo. Muito mais que os políticos da situação cujos envolvidos já estão presos, cassados e expulsos do Partido e os demais políticos o que será feito deles. Sabe-se que o consta do relatório de delação que Cunha alegou que “eu tenho 260 comandados sob minha responsabilidade”. #Dilma é Presidenta do BRASIL, e como tal deve e pode defender o Brasil em qualquer instância, tribunal ou instituições democráticas. Aluyzio Nunes, um dos líderes oposicionistas foi logo após a votação até a Capital Americana para tratar de assuntos de interesse dos oposicionistas. #Dilma não precisa denúncia na ONU porque aquele organismo já está ciente do que está acontecendo no Brasil. Ademais a agenda na ONU já estava prevista. Hoje está claro ! A oposição e a mídia liderada pela Rede Globo: MENTE, BOICOTA, BLEFA, INCITA, INSTIGA, INFLAMA. CONFUNDI e FAZ CONFUNDIR, é NEGATIVISTA em tudo que diz respeito ao Brasil e FERE, MORTALMENTE, a DEMOCRACIA, a SOBERANIA NACIONAL, o ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO e a própria JUSTIÇA BRASILEIRA !!!

#FabinhoItanhomi

pratinh@uol.com.br

jspontes

18/04/2016 - 11h56

Vou deixar aqui bem claro o que acontece no brasil,ok CEPAL!querem implantar o comunismo no brasil,mais nós brasileiros não vamos permitir,nossa bandeira é verde e amarela,e jamais será vermelha.(ponto final)

    Gleydson Góes

    21/04/2016 - 01h22

    Não é bem assim amigo. Deixe de lezeira! Cunha, Temer e aliados estão com o nome na lista da Odebrecht, envolvidos nos escândalos de Furnas e até no Panama Papers. Eles querem depor Dilma para parar a Lava Jato. Desligue a Globo News e reflita sobre os fatos… Estão querendo enganar você, cara!

      Cesar Fonseca

      22/04/2016 - 19h05

      Estão lutando em defesa de interesses externos. Querem nossas riquezas naturais, especialmente o Petróleo. Esta luta é antiga. Cunha, Temer e os demais golpistas estão a serviço do capital internacional.

    nagash

    22/04/2016 - 15h06

    mais nois brazileros somos burros dimais fora pete huehuehueh

    João Carlos

    22/04/2016 - 15h46

    Só faltou vc falar que acabou de acordar de um coma de 50 anos dos tempos da guerra fria. Que mente atrasada.

      Amon

      22/04/2016 - 15h48

      Essa foia melhor João parabens rs rs rs

      Rudá Carriconde

      22/04/2016 - 16h33

      Infelizmente já estamos em uma nova guerra fria !

    Amon

    22/04/2016 - 15h47

    Deixa de ser mal informado que para impalnatr precisaria ter um plebiscito, que ja aconteceu em 21 de abril de 1993 sobre o regime e o sistema de governo no Brasil e na ocasião, a maior parte do povo brasileiro optou por manter o regime republicano e o sistema presidencialista. Deixa de asistir Globonews e vai estudar.

    Jorge mendes

    22/04/2016 - 15h49

    Essas palavras do Collor antes da eleição de 89,Cunha está te pagando com dolares da Suiça?

    Vera Lima

    22/04/2016 - 16h16

    Cara, se o comunismo estivesse sendo implantado o McDonald’s já tinha caído fora há muito tempo.

    Karen

    22/04/2016 - 16h20

    Em pleno século XXI e vc com esse papo. Afff

    Rudá Carriconde

    22/04/2016 - 16h34

    socorroooo !!!!!!! ignorante !!!!!!!

    Lucca

    22/04/2016 - 16h53

    País comunista onde juntos: Itaú, Bradesco e Santander lucraram R$ 47 bilhões em 2015.

    Mauro Casiraghi

    22/04/2016 - 17h32

    @ jspontes: A tua astronômica ignorância só pode ser comparada em grandeza à tua má-fé. Instrua-se antes de vir aqui babar tais asneiras.

    Paula Barros

    22/04/2016 - 17h55

    Ah tah!!!!Q bom q vc esclareceu o que ta acontecendo…..ufa!!!!Deixa eu ver se entendi: a cepal quer implantar no Br o comunismo e a globo, a imprensa golpista o cunha e o temer quer incentivar a democracia???kkkkk creindospai!!!!!

      Reinaldo Faria Tavares

      22/04/2016 - 18h36

      Opa, existe comunismo democrático, ou pelo menos socialismo Por aqui, Salvador Allende foi eleito pelo voto chileno, embora tenha sido, logo, assassinado.
      Não podemos confundir sistema econômico. capitalismo, socialismo, com com sistema de governo, democracia, ditadura, e sistema de estado, república, reino…

    Mauricio Rocha

    22/04/2016 - 17h57

    Foi com esse discurso mentiroso de implantação do comunismo que o golpe de 64 surgiu. Muda o discurso, que na internet não cola.

    Roger1910

    22/04/2016 - 19h07

    Ah, vai comer alfafa, idiota! Só burro, quadrúpede, manipulado pra ainda vir com esse papo de implantar comunismo. Com essa mesma ladainha mentirosa sofremos 3 décadas de regime fascista torturador, corrupto e assassino. E mais bosta ainda é o merda que precisa de bandeira pra se considerar patriota. Usar bandeira até puta pelada na Paulista usa. Farto de imbecis como você, que mal sabe escrever e vem insultar nossa inteligência com seu macarthismo anacrônico. E você não tem autoridade alguma pra falar por todos os brasileiros. “Nós, brasileiros”?!!! Ah, vai puxar carroça, marionete da Globo e de Olavo “Paspalho” de Carvalho! Você é mais um entreguista ordinário, querendo ver o país nas mãos de fascistas e ladrões como Bolsonaro, Cunha et caterva. Acorda, infeliz!

    Raí Araujo

    22/04/2016 - 18h23

    jspontes, vc é idiota, ou o que ?

    Reinaldo Faria Tavares

    22/04/2016 - 18h24

    Mais ou menos, meu. Querem o Estado do Bem Estar Social, que é um rabicho do Socialismo.O comunismo não existe mais, você está bem recuado no tempo. A não ser para a sua família aí, abastadíssima e cheia de sobras, que tem carros, aviões e iates, uma civilização do tipo européia não serve. Deve ser a do tipo americana

    campeão de tudo

    22/04/2016 - 18h52

    Dá uma balançada na cabeça e joga ladeira abaixo. De repente pega no tranco!

    Graça Vieira

    23/04/2016 - 17h18

    kkkkkkkkkkkkkkk Já tomou teu Roipinol hoje? Estude um pouquinho mais de história e acabará descobrindo que o comunismo acabou em 1989 com a queda do muro de Berlim. Estuda bostanariano.

Carlinhos Batanoli Hallberg

13/04/2016 - 21h47

Link atualizado para a matéria no site da CEPAL
http://www.cepal.org/es/comunicados/cepal-manifiesta-su-preocupacion-amenazas-la-democracia-brasilena

Flávio Prieto

13/04/2016 - 14h08

Parabéns, CEPAL. Não esperávamos outra coisa. #SeTiverGolpeVaiTerLuta

adriano

13/04/2016 - 13h34

Vergonha de ser brasileiro e fazer parte de uma população de débeis mentais que entregam sua democracia tão duramente conquistada.

    Rose

    13/04/2016 - 14h04

    Não vamos entregar.
    #VaiTerLuta

    Zé do Corgo

    14/04/2016 - 12h52

    e se a população não quer democracia?? como fazer??

      Lucy Ribeiro

      16/04/2016 - 00h33

      Se mata!!

      Amon

      22/04/2016 - 15h45

      Rem preconceito mas esse representa realmente um “ZÉ” rs se a população nao quer? Aprenda estude, a População – Diga-se a maiora – em plebiscito de 21 de abril de 1993, sobre o regime e o sistema de governo no Brasil (monarquia parlamentar ou república; parlamentarismo ou presidencialismo), na ocasião, a maior parte do povo brasileiro optou por manter o regime republicano e o sistema presidencialista.

        Zé do Corgo

        22/04/2016 - 21h08

        provavelmente foi uma campanha manipulada para manter o sistema fadado ao fracasso que é o presidencialismo

      João Carlos

      22/04/2016 - 15h46

      Se mata, robô.

        Zé do Corgo

        22/04/2016 - 21h09

        me obrigue


Leia mais

Recentes

Recentes