Menu

Inflação registra forte queda em março

No site da Rede Brasil Atual.  IPCA-15: Redução da inflação já era esperada, diz Dieese Clemente Ganz Lúcio afirma que resultado é influenciada pela recessão e queda na atividade econômica por Redação RBA publicado 24/03/2016 13:02, última modificação 24/03/2016 13:37 Além da energia, a redução dos preços de alguns alimentos também influenciou a queda da taxa da inflação São Paulo – […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

No site da Rede Brasil Atual

IPCA-15Redução da inflação já era esperada, diz Dieese

Clemente Ganz Lúcio afirma que resultado é influenciada pela recessão e queda na atividade econômica

por Redação RBA publicado 24/03/2016 13:02, última modificação 24/03/2016 13:37

Além da energia, a redução dos preços de alguns alimentos também influenciou a queda da taxa da inflação

São Paulo – O diretor técnico do Dieese, Clemente Ganz Lúcio, afirmou hoje (24) à Rádio Brasil Atual que a prévia da inflação oficial – que caiu quase um ponto percentual de fevereiro para março, de 1,42% para 0,43% –, é um resultado que "já era esperado". Segundo Clemente, a redução é influenciada pela recessão e a desaceleração econômica.

"A economia vem se recuperando dos choques que provocaram a elevação da inflação de 2015, especialmente, a desvalorização cambial e os preços da energia. Mas essa queda atual é fortemente influenciada pela queda na conta de energia elétrica, que ficou quase 3% mais barata, e pela redução dos preços de alguns alimentos", explica.

Divulgado nesta semana pelo IBGE, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) teve a menor taxa para março desde 2012. O diretor técnico do Dieese diz que a inflação pode ter uma grande queda até dezembro. "Se confirmar essa taxa, ficará abaixo dos 10%, e se continuarmos tendo essas projeções, provavelmente, a taxa de inflação pode ficar abaixo dos 7% no final de 2016."

Ouça:

[soundcloud url=”https://api.soundcloud.com/tracks/254800612″ params=”auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&visual=true” width=”100%” height=”450″ iframe=”true” /]

***

Veja também os gráficos e a nota no IBGE.

ScreenHunter_169 Mar. 24 14.22

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes