Menu

Aos brasileiros democráticos: A vida não acaba no domingo

Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil A vida não acaba no domingo Por Julian Rodrigues*, especial para o Maria Frô (via Revista Fórum) A votação do dia 17 é a mais importante da história do Brasil desde as Diretas, é verdade. Mas, a vida não vai acabar domingo. Se ganharmos (o que é possível), o golpe […]

8 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Rio de Janeiro - Blocos carnavalescos cariocas desfilam unidos no cortejo Carnaval Contra o Golpe, em que se posicionam contra o impeachment e o ajuste fiscal, no centro da cidade (Fernando Frazão/Agência Brasil)

Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil

A vida não acaba no domingo

Por Julian Rodrigues*, especial para o Maria Frô (via Revista Fórum)

A votação do dia 17 é a mais importante da história do Brasil desde as Diretas, é verdade.

Mas, a vida não vai acabar domingo. Se ganharmos (o que é possível), o golpe continuará em marcha, por outros meios (Janot, TSE, mídia, etc).

Se o impeachment vencer, é mais uma razão para redobrarmos as mobilizações e a denúncia do golpe, no Brasil e no mundo. Senão vejamos: Dilma não deixará o cargo imediatamente, o Senado ainda tem que votar a admissibilidade. As pessoas estarão mais conscientes do que está em jogo, mais indignadas com a teatro farsesco de Cunha, tenderão a pressionar o Senado.

Se o Senado abrir o processo, Temer assume temporariamente, por 6 meses.

Dilma é afastada para sofrer julgamento, presidido pelo presidente do STF, mas não renunciará. Fará, desde Brasília, a denúncia do golpe.

Lula percorrerá o país em grandes atos com estudantes, artistas e intelectuais, fustigando o governo Temer, combatendo o golpe. A situação econômica vai se agravar.

Temer adotará medidas impopulares, mais setores da classe trabalhadora e do povão ficarão insatisfeitos e vão se manifestar.

Greves, ocupações, atos, paralisações tomarão conta do país. A repercussão internacional do golpe coloca em xeque a legitimidade do governo Temer, haverá pressão dos governos de esquerda e centro-esquerda da América Latina.

As pessoas se sentirão traídas em seu voto. Ficará a foto e a imagem do Cunha, o maior canalha do país, tirando do poder uma mulher íntegra, mãe avó, que não tem nenhuma acusação de corrupção contra si.

Um possível governo Temer não terá nenhuma sustentabilidade. Nenhuma.

A reação tenderá a crescer e pode ser canalizada nas eleições municipais de outubro, alterando a correlação de forças eleitorais. Haddad se reelegerá prefeito e a esquerda ganhará capitais importantes.

Uma chapa Freixo/Jandira, por exemplo, pode vencer as eleições no Rio de Janeiro. A Frente Brasil Popular e a Frente Povo Sem Medo se constituirão, de fato, como o pólo dinâmico desse amplo bloco de esquerda, progressista e democrático. Poderão articular as ações de rua com uma forte alternativa eleitoral, pode ser Lula, inclusive, com um programa de reformas estruturais.

Então, é verdade: jogo só acaba quando termina (mesmo)!. Domingo é uma batalha importante, mas está longe de ser a batalha das batalhas! E pra continuar na toada dos nossos clichês: a luta continua, e a burguesia não nos faltará.

*Julian Rodrigues é ativista dos Direitos Humanos e LGBT

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Luciano Henzel

18/04/2016 - 08h17

#TemerJamaisGovernara

Luciano Henzel

18/04/2016 - 08h16

Ainda não fomos nocauteados. É hora de sacudir a poeira e ir em frente. À VITÓRIA #DilmaFica

Gustavo Horta

17/04/2016 - 12h34

>> https://gustavohorta.wordpress.com/2016/04/15/uma-cambada-de-ratos-de-esgoto-julgando-uma-presidenta-ficha-limpa-nao-vai-ter-golpe/

“UMA CAMBADA DE RATOS DE ESGOTO JULGANDO
UMA PRESIDENTA FICHA LIMPA!!! NÃO VAI TER GOLPE!!!”

ABRAM SEUS OLHOS!
AJUDEM A QUE OUTROS POSSAM ABRIR OS OLHOS!
JÁ PASSOU DA HORA DE DESPERTAR!

A C O R D E M !!
CHAMEM OS VIZINHOS!
É HORA DE ACORDAR!!

“SE OS POBRES DESTE PAÍS SOUBESSEM O QUE ESTÃO PREPARANDO PARA ELES, NÃO HAVERIA RUAS QUE COUBESSEM TANTA GENTE PARA PROTESTAR CONTRA O IMPEACHMENT.” – Leonardo Boff
OLHA SÓ, NÃO HAVERIA MAIS PAZ PARA OS ENDINHEIRADOS DESTE PAÍS.

#DILMAESTAMOSCOMVOCE

Fabiana

17/04/2016 - 02h27

Acho que os golpistas vão continuar tentando chegar ao poder através de artimanhas e tal, mas a resistência a essas investidas ficou mais forte, as mobilizações mais unidas, “é nóis”…
É importante ficar alerta e esclarecendo as pessoas o que está em jogo. Hoje mesmo uma pessoa me falou: o que a Dilma fez? Eu não tenho como pesquisar, apenas vejo na TV e algum comentário no grupo wattsapp. Do que estão reclamando se até eu que não tinha nada, agora sou dona de salão e tenho 2 funcionárias? O Bolsa Família que a mãe da manicure recebe é R$50,00 para quatro pessoas repartirem, por que chamam de bolsa preguiça?
Eu expliquei e elas agradeceram, pois estavam desconfiadas que havia algo estranho, mas não sabiam o que era. Agora vão passar adiante.
Outro dia uma estudante do grêmio do IF pediu para gravar um vídeo explicando porque estavam homenageando uma afiliada da Globo no dia 1º de abril.
As pessoas estão carentes de informação, de detalhes .

É preciso esclarecer.

Fábio Brito

17/04/2016 - 01h51

ATENÇÃO:

DIANTE DA GRAVE CRISE PELA QUAL PASSAMOS, peço a todos que leiam este texto e que, caso concordem com ele, COMPARTILHEM COM O MAIOR NÚMERO DE PESSOAS E ENTIDADES POSSÍVEL, pois, somente assim, faremos com que o conteúdo do texto chegue a um número grande de pessoas e venha a contribuir com o esclarecimento acerca dos acontecimentos recentes em nosso país. Obrigado a todos, Fábio Brito.

https://rebeldesilente.wordpress.com/2016/04/16/todo-poder-emana-do-povo-e-a-verdade-nos-libertara/

LUIZ MATTOS

16/04/2016 - 21h24

Que ingenuidade,em seis meses os malandros se salvam e destroem provas contra si,se existir o golpe vidas deixarão de existir a partir de domingo .Aceitar mais um golpe passivamente é merecer a escravidão.Ainda acreditam na Casa de Tolerância conhecida pelo jocoso nome de supremo tribunal federal?

    Fabiana

    17/04/2016 - 02h41

    Ânimo, o povo brasileiro já superou momentos difíceis.
    O Ziraldo disse que a princípio não fomos (brasileiros) feitos para dar certo. Éramos apenas uma colônia distante. Então , nos tornamos um país, acabamos com a escravidão, viramos república, superamos a ditadura, conquistamos o voto direto, pagamos a dívida externa, acabou mortalidade infantil por fome, deixamos de ser terceiro mundo, entramos para o BRICS….e agora com as mascaras caindo, vamos varrer para fora políticos como Cunha que não representam o povo.

marcelo batista

16/04/2016 - 21h07

Do ponto de vista da resistência, é isso. não acaba amanha. Mas pelo Brasil, precisaria acabar. o golpe tem que ser derrotado e o governo tem , com a articulação de Lula, ter condições de trabalhar, para que também não tenha que continuar a todo momento tomando medidas antipopulares.
Se não houver condições de trabalho , melhor seria , deixá-los a própria sorte(os golpistas). E dai continuar o que Lula começou, pra ele ou pra quem ele apoiar; rodar o Brasil, mostrando o golpe, e a verdade sobre seu governo e o de Dilma.


Leia mais

Recentes

Recentes