Menu

Em Fortaleza, intervenção urbana reforça a luta contra o golpe

Foto: Divulgação Intervenção urbana protesta contra impeachment na Praça Portugal No jornal O Povo Homens vestidos em ternos e gravatas, mulheres de tailleur, todos recobertos de lama e com uma bandeira brasileira a lhes cobrir os olhos. 35 homens e mulheres andam lentamente, com panelas em uma das mãos e o outro braço em riste, […]

4 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Foto: Divulgação

Intervenção urbana protesta contra impeachment na Praça Portugal

No jornal O Povo

Homens vestidos em ternos e gravatas, mulheres de tailleur, todos recobertos de lama e com uma bandeira brasileira a lhes cobrir os olhos. 35 homens e mulheres andam lentamente, com panelas em uma das mãos e o outro braço em riste, repetindo o gesto em referência ao ditador Adolf Hittler. A performance Cegos, do grupo Desvio Coletivo, de São Paulo, tomou no fim da tarde desta sexta-feira, 15, a Praça Portugal, na Aldeota, seguiu até a avenida Beira Mar e de lá para o Dragão do Mar, na Praia de Iracema.

“Apesar de haver certa dubiedade na recepção das pessoas, a performance é muita clara: é uma intervenção urbana e é também um manifesto político contra o golpe”, afirma Marcelo Denny, performer e criador da intervenção. Ele explica que a performance foi criada a partir da metáfora da cegueira, já presente na obra “Ensaio sobre a Cegueira”, do escritor português José Saramago.

“Fazemos a intervenção desde 2012 e já estivemos em quase todas as capitais do Brasil e em mais sete países”, detalha, afirmando que em cada lugar é apontada um tipo de cegueira que tem relação com o contexto local político, econômico, religioso ou cultural.

“Tínhamos nos apresentado há dois meses em San José, na Costa Rica, e daqui vamos para Estocolmo, na Suécia. Em cada parte, reunimos elementos sobre uma cegueira da realidade do local. Dessa vez, não poderíamos nos abster de nos posicionarmos contra essa situação fascistóide que tem se apresentado no país”, opina.

A Praça Portugal e a Beira Mar foram escolhidas, conforme o criador, por se tratar de uma área onde “moram burgueses que se manifestam de forma cega e avassaladora, batendo panelas”.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Fábio Brito

17/04/2016 - 04h38

ATENÇÃO: BOMBA!!! BOMBA!!! BOMBA!!!

DIANTE DA GRAVE CRISE PELA QUAL PASSAMOS, peço a todos que leiam este texto e que, caso concordem com ele, COMPARTILHEM COM O MAIOR NÚMERO DE PESSOAS E ENTIDADES POSSÍVEL.

Somente assim, faremos com que o conteúdo do texto chegue a um número grande de pessoas e venha a contribuir com o esclarecimento acerca dos acontecimentos recentes em nosso país.

Obrigado, Fábio Brito.

https://rebeldesilente.wordpress.com/2016/04/16/todo-poder-emana-do-povo-e-a-verdade-nos-libertara/

André Monteiro

16/04/2016 - 19h16

É isso ai, uma das nossas armas é a arte. Precisamos de mais intervenções como essas. Essas intervenções servem para chamar a atenção. Então vamos utilizar as artes em geral!

marcelo batista

16/04/2016 - 12h59

A redetolo e vejagolpe, são as grandes responsáveis pelo golpe. Sem elas os tucanoides estariam esperneando sem resultado.

VAMOS TIRAR O DINHEIRO DELES.

BOICOTE, aos produtos dos patrocinadors do PIG. sendo organizado terá efeito. este Mês a SEARA.

Under_Siege@SAGGIO_2

16/04/2016 - 12h11

SENSACIONAL!!!


Leia mais

Recentes

Recentes