Menu

Eduardo Cunha e Globo consumam o golpe de Estado

(Foto: Ato contra a Globo em Brasília. Crédito: Flickr do Mídia Ninja). Os derrotados nas urnas enfim conseguiram: deram o golpe. Mas a luta continua. O capítulo final do impeachment acontece apenas daqui a 6 meses, quando houver o julgamento por dois terços do Senado. Quanto à autorização pelo Senado, que precisa de maioria simples, […]

40 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

(Foto: Ato contra a Globo em Brasília. Crédito: Flickr do Mídia Ninja).

Os derrotados nas urnas enfim conseguiram: deram o golpe.

Mas a luta continua.

O capítulo final do impeachment acontece apenas daqui a 6 meses, quando houver o julgamento por dois terços do Senado.

Quanto à autorização pelo Senado, que precisa de maioria simples, é provável que passe nos próximos dias.

O Brasil será governado, por seis meses, por um traidor, um usurpador, um político não eleito pelo povo brasileiro: Michel Temer.

Quis a história que os golpistas, liderados pela Globo e pelo Pato de Troia da Fiesp, assinassem esse atestado de agressão à democracia brasileira.

É também o seu atestado de morte.

A democracia, contudo, esfaqueada à traição, caiu de pé, com altivez.

Milhões de brasileiros permaneceram nas ruas, para assistir, olhos nos olhos, o seu voto ser jogado no lixo por um bando de delinquentes liderados por um bandido.

O Cafezinho se solidariza com os 142 milhões de eleitores agredidos neste domingo pelo covarde golpe contra o seu voto.

Que fique registrado, nos anais da história, que a democracia brasileira foi mais uma vez estuprada, pelos mesmos atores de 1964: Fiesp, Globo e classe média manipulada.

Enfrentaremos juntos mais esse triste capítulo de nossa história.

Eles já sofreram a principal derrota: a de narrativa.

Queriam que o Brasil assistisse ao golpe escondido embaixo da cama, com medo.

Não tivemos medo.

Fomos às ruas, em todo o país, e mostramos que estamos preparados para uma longa luta pela democracia.

Mas agora queremos uma democracia por inteiro, não pela metade.

Queremos uma democracia na economia, na mídia, nos transportes, na indústria e nos campos.

Em algum momento, eles terão que nos enfrentar nas urnas.

E venceremos.

***

No site da Câmara dos Deputados.

Câmara autoriza instauração de processo de impeachment de Dilma com 367 votos a favor e 137 contra

Processo contra Dilma segue para o Senado que, por maioria simples, pode admitir a denúncia e afastá-la do cargo. A condenação depende do voto de 54 senadores e resulta na perda do mandato e inelegibilidade por oito anos

Com os votos favoráveis de 367 deputados, 137 contrários e 7 abstenções, o Plenário da Câmara dos Deputados aprovou o relatório pró-impeachment e autorizou o Senado Federal a julgar a presidente da República, Dilma Rousseff, por crime de responsabilidade. Se abstiveram de votar os deputados Pompeo de Mattos (PDT-RS), Vinícius Gurgel (PR-AP), Beto Salame (PP-PA), Gorete Pereira (PR-CE), Sebastião Oliveira (PR-PE), Mário Negromonte Jr. (PP-BA) e Caca Leão (PP-BA).

A sessão foi tensa, iniciada com princípio de tumulto. Cada voto dos 511 deputados – estavam ausentes os deputados Aníbal Gomes (PMDB-CE) e Clarissa Garotinho (PR-RJ) – foi pontuado com comemorações de cada lado. O voto de número 342, mínimo para garantir o julgamento pelo Senado, foi celebrado à exaustão pelos partidários do impeachment, que tiveram apoio de deputados de 22 partidos. Apenas Psol, PT, e PCdoB não deram votos à favor do impedimento da presidente Dilma.

A sessão de votação durou cerca 6 horas, mas todo o processo de discussão e votação do impeachment, iniciada na sexta (15) consumiu quase 53 horas.

No Senado

Agora, o parecer que recomenda a investigação contra a presidente Dilma Rousseff segue para o Senado Federal. Lá, será constituída uma comissão especial para decidir se convalida, ou não, o pedido de abertura de investigação. Se for aprovado por 41 senadores, a presidente será afastada do cargo e julgada pelo Senado. Uma eventual condenação, que depende do aval de 2/3 da Casa (54 senadores), tira Dilma do cargo e a torna inelegível por oito anos.

Repercussão

A maioria dos líderes favoráveis ao impeachment referiu-se não apenas às acusações contra a presidente, mas ao fato de ela já não ter condições de governar por falta de apoio no Congresso e da população. “Não há canto nenhum desse País em que se possa vislumbrar no rosto das pessoas algum sinal de esperança. Vamos decidir com o nosso voto o futuro de um país destroçado por uma presidente que, com sua arrogância, humilhou o Parlamento e governou de costas para a população”, criticou o líder da Minoria, deputado Miguel Haddad (PSDB-SP).

Para o líder do PSC, deputado André Moura (SE), o vice-presidente, Michel Temer, tem capacidade de pacificar e reunificar o brasileiro. O PT, segundo ele, “está falido”.

O presidente da comissão especial que aprovou o pedido de abertura de processo de impeachment, deputado Rogério Rosso (PSD-DF), afirmou que o desafio agora é buscar a reunificação de uma população tão dividida. “A partir de amanhã, todo o líder político, todo líder partidário vai precisar superar pessoalmente as suas posições para que a gente possa sair das crises instaladas”, disse.

O líder do governo, deputado José Guimarães (CE), afirmou que o impeachment não é a solução. “O afastamento da presidente Dilma Rousseff não é o caminho para a solução dos problemas brasileiros.” Ele questionou se também seriam afastados o vice-presidente, Michel Temer, e 16 outros governadores que fizeram as mesmas manobras fiscais que pesam contra Dilma.

Decretos e pedaladas

Segundo o relatório aprovado, uma das infrações da presidente Dilma Rousseff seria a edição de decretos suplementares sem autorização do Legislativo e em desconformidade com um dispositivo da Lei Orçamentária que vincula os gastos ao cumprimento da meta fiscal. O deputado Jovair Arantes (PTB-PE), relator da matéria na comissão especial, avalia que, sem a revisão da meta fiscal aprovada, o Executivo não poderia por iniciativa própria editar tais decretos, tendo de recorrer a projeto de lei ou Medida Provisória. “Nessa abordagem, todos os decretos citados na denúncia, independentemente da fonte utilizada, estariam desprovidos de autorização legislativa”, diz o texto do relator.

Em relação às pedaladas fiscais, foram analisados apenas o uso de recursos do Banco do Brasil para pagar benefícios do Plano Safra. O governo atrasou os repasses ao banco, que pagou os agricultores com recursos próprios. Esse atraso, na avaliação do Tribunal de Contas da União (TCU), se configura uma operação de crédito irregular. Ao comprometer a saúde fiscal do País, avalia Jovair Arantes, o governo põe em risco a democracia, já que os governos precisam zelar pela estabilidade financeiro-econômica do País. “O descumprimento de normas fiscais e a falta de transparência nesse campo sinalizam a deterioração das contas públicas e, no limite, o risco de insolvência do País”, afirma o relatório.

Defesa
Todas as acusações foram rebatidas pelo Advogado-Geral da União, José Eduardo Cardozo, que atuou na defesa da presidente Dilma Rousseff. Para ele, não há, no relatório, fatos que comprovem que a presidente cometeu atos intencionais que atentem contra o País.

Tanto os decretos quanto o atraso nos repasses, segundo Cardozo, são atos comuns de todas as administrações e foram considerados crimes por uma mudança de interpretação do Tribunal de Contas da União. “Esse procedimento era pedido por outros Poderes, inclusive pelo próprio TCU, que pediu ao chefe do Executivo o decreto de suplementação. Por quê? Porque o TCU admitia isso, porque o TCU dizia que isso era possível”, afirmou, durante a defesa em Plenário. “Subitamente, o TCU muda de opinião. E quando o TCU muda, o governo para de baixar decretos. Então, onde está a má-fé?”, criticou.

Antes mesmo de finalizada a votação, o líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (CE), admitiu a derrota, mas ressaltou que as ruas estão com o governo: “Os golpistas venceram, mas a luta continua. Vamos barrar o processo no Senado. O Senado pode corrigir essa ação dos golpistas”.

O líder enfatizou que a decisão da Câmara a favor do impeachment é uma agressão à legalidade democrática e um desrespeito aos 54 milhões de pessoas que votaram na presidente Dilma Rousseff. Para ele, o vice-presidente, Michel Temer, não tem condições de administrar o País e “o processo de impeachment foi conduzido por pessoas que não tem ética”.

***

Confira como votou cada partido:

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

CAPITÃ CRUVINEL

19/04/2016 - 00h11

Fruto desse canalha desgraçado mau perdedor, viado e filho da puta desse AÉCIO NEVES. A corja do PSDB tratou logo de colocar um crápula chamado EDUARDO CULHA pra infernizar o governo Dilma, já que se declarou desde o início desafeto de Dilma e isso a corja tucanalhada já sabia. Fabricou-se a partir daí a tal “crise” e à caça de pretextos não comprovados contra Dilma e Lula. A mesma mídia filha da puta que fabrica esses artistas de merda meia-boca água com açúcar como Michel Teló, Luan Santana, Anitta, Mcs disso e daquilo, feitos para imbecilizar e alienar o povo, é a mesma que, liderada pela REDE GLOBOSTA DE MANIPULAÇÃO, (Marinhos, e mais os Civitas, os Frias e Mesquitas) aliou-se à elite da FIESP, à OAB e empresariado para emplacar com “os três canalhas” CUNHA/TEMER/AÉCIO esse nefasto, repugnante e asco golpe baixo à democracia e aos 53 milhões de votos conscientes que elegeram Dilma democraticamente. A todos nós resta fazer o seguinte: PEGUEM A LISTA DE TODOS OS CANALHAS, DE CADA UM DE SEUS ESTADOS, QUE VOTARAM PELO GOLPE, GUARDEM MUITO BEM E ESPALHEM GERAL PARA QUE EM 2018 POSSAMOS BOMBARDEÁ-LOS NAS URNAS E EXTINGUIR DA POLÍTICA ESSA CORJA DE BANDIDOS MAL-FEITORES! FUI ! ! !

Bruno Giordano

18/04/2016 - 13h17

Primeiro que Temer foi eleito com os mesmos votos da Dilma.
Quem votou na Dilma sabia que o Temer assumiria caso ela caisse.
Segundo que um governo que não consegue 172 votos, já não governa mais nada.

    Luis Claudio

    18/04/2016 - 20h41

    Com esse “Congresso” aí? Acho que nenhum governo, que vai de contra aos interesses desses deputados, consegue governar. Cadê o interesse pela Pátria? Pautas bombas, arquivamentos de pautas positivas para o Brasil,… frases de deputados “vamos fazer esse governo sangrar”. Realmente, esse baixo clero que existe no parlamento, depois do circo de horrores que foi apresentado ontem, não nos deixa com nenhuma esperança de dias melhores ou seremos incautos a acreditar que tudo vai melhorar? Você acha que eles não vão querer os deles depois de ontem? Tenho ficado muito atento a tudo isso. Quando a presidente disse que aceitaria eleições gerais se tornos renunciassem eles logo bradaram que não. Ninguém quer largar o osso. Fiquemos atentos, vem mais coisa por aí. Não nos deixemos enganar mais uma vez.

Ruy Acquaviva

18/04/2016 - 11h41

Ficou provado que não vão deixar que a opressão do povo ocorra pela via democrática. Só resta a revolução. A estrutura de exploração e opresão tem que ser destruída completamente. e não é possível fazê-lo de forma pacífica. Infelizmente para nós, mas infalizmente para eles também, pois eles tem muito a perder e vão perder muito.

Reinaldo Mechica Miguel

18/04/2016 - 10h23

Alô, mamãe, demos o golpe…

Faço minha as suas palavras Fernando Brito.

As razões dos votos para derrubar um governante eleito por 54 milhões de votos:

Deus, a esposa, os filhinhos, os netinhos, o papai, a mamãe… …

Ver mais

    Reinaldo Mechica Miguel

    18/04/2016 - 10h26

    Suinocracia, os porcos assumem o Governo do País.

Baron de Lorraine

18/04/2016 - 10h13

O Senado já conta com os votos necessários para abrir o processo de impeachment.
REENAN não pode esperar mais do que 48 horas. DILMA tem de ser afastada o quanto antes.

Reinaldo Mechica Miguel

18/04/2016 - 10h12

Tenho que entregar meu IRPF, SIC, devo pagar na CC DO CUNHA OU DO TERMER? ESTES CANALHAS TEM QUE IR à PF, OU MELHOR, DECLARAR, DIGO, AUTO-DELATAR OS LADRÕES DO MEU IRPF?

    Baron de Lorraine

    18/04/2016 - 10h14

    Continue a pagar para o VACCARI .
    Ooops, ele está preso !

      L@!r M@r+3$

      18/04/2016 - 10h36

      Percebeu a diferença? ;)

      Ruy Acquaviva

      18/04/2016 - 11h42

      Vaccari não tem conta na Suiça. Seu ídolo, o Cunha tem várias contas milionárias. Você é um adorador de corruptos, um verme, um bosta!

TioDrakul

18/04/2016 - 10h12

Miguel, Cunha certamente comprou o senado e o STF também. A única coisa que pode impedir agora esse país de virar uma ditadura (lembrem o discurso do bolsonaro) é a revolta armada. Porquê os “meios legais” foram todos comprados.

eto

18/04/2016 - 09h38

Saldo da traição
PP era pra ter 11, teve 4
PRB 1, teve 0
PROS 3, teve 2
PMDB 16, teve 7
PR 28, teve 10

Antonio Passos

18/04/2016 - 09h32

E o Brasil exibiu ao mundo sua verdadeira miséria, a indigência mental e intelectual de seus parlamentares, sem dúvida os mais ridículos do mundo. Como disse Fernando Brito, nem no Paraguai se vê algo tão bizarro, tão escroto (só falando assim). E o STF chancelando esse espetáculo. O Brasil desceu muito, afundou de forma terrível, se mostrou ao mundo como um paiseco de quinta categoria. Pensar que há poucos anos, Lula participava do G8. Hoje não temos moral nem pra Z800.

    Thiago Raphael

    18/04/2016 - 10h04

    Fiquei assustado com o nível de nossos deputados, baixíssimo nível.

      L@!r M@r+3$

      18/04/2016 - 10h37

      Ué? Assustado com o nível dos deputados?!?! Pois é esse o nível do nosso POVO.

        Thiago Raphael

        18/04/2016 - 10h41

        Infelizmente você tem razão

Baron de Lorraine

18/04/2016 - 09h26

Lula está muito abatido…

Diego Andrade

18/04/2016 - 09h23

Agora não tem mais salvação

Baron de Lorraine

18/04/2016 - 09h22

Ocorreu o que tanto o Palácio queria evitar : um novo 7 x 1.
Dilma foi abandonada pelos partidos políticos. Sobraram-lhe o PT, o PCdoB, o PDT e alguns desgarrados ávidos por cargos.
Dilma e o PT : R.P.I.

    L@!r M@r+3$

    18/04/2016 - 10h39

    E quem votou a favor votou pelo Brasil. Não querem cargos nem nada dessas coisas da política. Tudo anjo. kkkkkkkkkkkkk

Baron de Lorraine

18/04/2016 - 09h18

Dilma Rousseff já acordou ?
Será que ela já renunciou ?

Diego Andrade

18/04/2016 - 09h14

Um dia triste

Daniel

18/04/2016 - 09h05

Adorei a votação, agora sabemos quem são os traíras/golpistas da nação.
O que me chamou a atenção foi o fato de eles mencionarem em sua justificativa do voto, em nome da mãe, filhos netos e até mortos foram usados, parecia um um discurso combinado; outros elogiavam os feitos pelo governo e ao pronunciarem o voto diziam SIM. Sinceramente, fiquei abismado com o comportamento dos covardes que se apresentaram ontem.
Raríssimos os que votaram em conformidade com o relatório (cometeu ou não crime?) e isto pode anular a votação pose tratar de julgamento político.
Os golpistas se auto-declararam e não tem mais como esconder, não tem volta, tiveram suas oportunidades de não ficarem manchados na história deste país, agora é tarde!
Talvez o processo nem chegue ao Senado, pois pode ser barrado no STF, se chegar não passa pelo Senado.
O troco virá das urnas ainda este ano – eleições municipais.
Venceram uma batalha; não venceram a guerra!

    Thiago Raphael

    18/04/2016 - 10h11

    Cara, você percebeu que a maioria ( pra não dizer todos) dos que votaram SIM, são corruptos? E os políticos honrados, éticos, honestos votaram NÃO. Politicos honrados como Ivan Valente, Luiza Erundina, Jean Willys, Jandira Feghali, todos votaram NÃO. Então ficou claro para nós, quem são os bons e os maus políticos deste país. Infelizmente, os bons políticos você conta nos dedos. Agora o que nós eleitores devemos fazer é: Gravar bem o Nome e a Cara dos políticos que votaram pelo Golpe e fazer campanha para nunca mais votarmos neles. Cada um de nós deve ver qual o deputado do seu estado votou pelo golpe. Devemos fazer uma campanha para manchar a imagem desses traidores da democracia, não podem ganhar mais nenhuma eleição.

Gileno Araújo

18/04/2016 - 08h55

Blogueiros, por favor, parem de tentar ser profetas, isso atrapalha a percepção de quem lê. Miguel, não dê o afastamento como favas contadas antes de acontecer, você pode acertar, mas pode também errar, assim como erraram os que profetizaram que o governo teria quantidade suficiente de votos na câmara. Jornalista não é oráculo.

    migueldorosario

    18/04/2016 - 09h10

    Tem razão.

    Baron de Lorraine

    18/04/2016 - 09h18

    Falaram que conseguiriam mais de 200 votos….

    Octavio Filho

    18/04/2016 - 11h21

    Até concordo. Mas já perdemos. Ou melhor, já tínhamos perdido muito antes do processo de impítimam. Nós é que não percebemos. O Brasil perdeu quando elegeram esta cambada de deputados. Perdemos porque temos pessoas que defendem estes parlamentares que votaram pelo impítimam da Dilma. Olha o nível. Bastará seis meses no governo para que acabem com qualquer chance de Dilma voltar ao poder. Ou qualquer chance de sermos uma nação respeitável. Observem que juízes, promotores, advogados, empresários etc estão envolvidos nesta sujeira. O povo paulista nem se fale (sei que tem exceções, mas uma regra não se baseia nas exceções). A grande falha da esquerda foi não ter aprovado uma lei que regulamentasse o poder econômico da grande mídia. E a falha da mídia de esquerda foi não ter se expressado corretamente sobre isto. Ficaram insistindo em dizer que era “regulação da mídia”. E aí, a direita se aproveitou do termo para contradizer a proposta. Bastava usar outro termo, digamos “projeto para adequação do poder econômico dos empresários dos meios de comunicação”. Agora é só esperar a formação da república messiânica do Brasil. Uma verdadeira teocracia. Foi o que eu vi pela televisão. Só faltou o Cunha dizer que ensinou a sua família a ser honesta igual a ele. Mas, foi o único “honesto” em suas palavras que disse sim ao impítimam. “Que Deus tenha piedade de nós”. Porque eles não vão ter.

    Já que não haverá nenhuma regulação da mídia, acho melhor pensarmos em se contrapor a direita através dos mesmos meios que eles usam. Eu acharia interessante criar uma mídia impressa, de baixo custo, para levar informações às pessoas em geral. Ela poderia ser sustentada por pessoas que sejam simpatizantes de esquerda. Ações? Não sei, mas poderíamos estudar. Mesmo sabendo que a mídia impressa tem seus dias contados, acredito que valeria a pena criar um jornal impresso para divulgar as notícias que a grande imprensa não divulga. Seria esporte e notícias. Que tal?
    Devemos continuar acreditando que a Dilma não será retirada permanentemente do poder. Mas devemos ter em conta que lidamos com um congresso reprovável. E mesmo que sejamos derrotados, aceitar a derrota e se preparar para a luta é também uma vitória.

Carlos Steiger

18/04/2016 - 08h53

Agora e Petezada vai ter que começar a trabalhar. Quem não tiver carteira de trabalho pode cortar o dedo mindinho, subir em um caminhão e ir fazer bagunça na porta do congresso nacional. Dançaram vermelhos, agora vão ter que trabalhar, bando de vagabundos

    Under_Siege@SAGGIO_2

    18/04/2016 - 09h01

    Carteira de trabalho pra que, jenio? O processamento aí é lento, néam?
    Sorte que vc vive de JUROS, pq se fosse de TRABALHO, a FOME iria te pegar… Jenio!
    #SQN!!!

    Reinaldo Mechica Miguel

    18/04/2016 - 10h14

    Tenho que entregar meu IRPF, SIC, devo pagar na CC DO CUNHA OU DO TERMER?

Zé Manuel

18/04/2016 - 09h51

http://i.imgur.com/Dkf9K8G.gif

Itaguary Poranga

18/04/2016 - 08h42

Agora deu pra saber exatamente o numero dos “Golpistas Corruptos” dentro do congresso.
São 367 SIMnicos.

    Alexandre Moreira

    18/04/2016 - 08h45

    Eram 300 picaretas, agora 367.

Maria Aparecida Lacerda Jubé

18/04/2016 - 08h13

O bandido e a meretriz, tomaram o poder, tempos de muito choro e ranger de dentes, para aqueles que não comem em seus cochos.

Dario Bordin Lenci

18/04/2016 - 08h06

Vai chorar na cama que é mais confortável Miguel
Depois de levar pau no STF, na câmara agora ser de lavada no senado pois ontem as ruas mostraram novamente a vontade da grande maioria dos brasileiros. As manifestações à favor do TCHAU ? QUERIDA tiveram muuuiiitoo mais apoio do que a dos mortadelas
Por tanto agora só se ouve uma frase TCHAU ? QUERIDA

Paula Teixeira

18/04/2016 - 08h00

Chega de falar tanta bobagem. Você acha que a Globo comprou todos os parlamentares que votaram contra a incompetenta? Se as pedaladas não fose crime, não teria chegado onde chegou. Tchau querida.

Octavio Filho

18/04/2016 - 07h56

O que me assusta é a força dos empresários da fé. Este país virará uma teocracia, graças a São Paulo.

    Under_Siege@SAGGIO_2

    18/04/2016 - 09h03

    este cancer da FÉ antiCristã é metastático e já INFESTA TODO o país.
    Breve em cartaz a REPUBLICA antiCRISTÃ FASCISTA comandada pelo malafaias e felicianus da vida… Triste, triste país!


Leia mais

Recentes

Recentes