Menu

Ao STF: não permita a humilhação do Brasil perante o mundo

Carta aos Ministros do Supremo, por Luís Nassif No Jornal GGN Como é que faz, Teori, Carmen Lúcia, Rosa Weber, Celso de Mello, Luís Barroso, Luiz Fachin? Como é que faz? Não mencionei Lewandowski e Marco Aurélio por desnecessidade; nem Gilmar, Toffoli e Fux  por descrença. Antes, vocês estavam sendo levados por uma onda única […]

22 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Carta aos Ministros do Supremo, por Luís Nassif

No Jornal GGN

Como é que faz, Teori, Carmen Lúcia, Rosa Weber, Celso de Mello, Luís Barroso, Luiz Fachin? Como é que faz? Não mencionei Lewandowski e Marco Aurélio por desnecessidade; nem Gilmar, Toffoli e Fux  por descrença.

Antes, vocês estavam sendo levados por uma onda única de ódio preconceituoso, virulento,  uma aparente unanimidade no obscurantismo, que os fez deixar de lado princípios, valores e se escudar ou no endosso ou na procrastinação, iludindo-se – mais do que aos outros – que definindo o rito do impeachment, poderiam lavar as mãos para o golpe.

Seus nomes, reputações, são ativos públicos. Deveriam  ser utilizados em defesa do país e da democracia; mas, em muitos casos, foram recolhidos a fim de não os expor à vilania.

Afinal, se tornaram Ministros da mais alta corte para quê?

Os senhores  estarão desertando da linha de frente da grande luta civilizatória e deixando a nação exposta a esse exército de zumbis, querendo puxar de novo o país para as profundezas.

Não dá mais para disfarçar que não existe essa luta. Permitir o golpe será entregar à selvageria décadas de construção democrática, de avanços morais, de direitos das minorias, de construção de uma pátria mais justa e solidária.

A imprensa mundial já constatou que é golpe. A opinião interna está dividida entre os que sabem que é golpe, e defendem o impeachment; e os que sabem que é golpe e reagem.

Desde os episódios dantescos de domingo passado, acelerou-se uma mudança inédita na opinião pública. Reparem nisso. Todo o trabalho sistemático de destruição da imagem de Dilma Rousseff de repente começou a se dissolver no ar.

Uma presidente fechada, falsamente fria, infensa a gestos de populismo ou de demagogia, distante até, de repente passou a ser cercada por demonstrações emocionadas  de carinho, como se senhoras, jovens, populares, impotentes ante o avanço dos poderosos, a quisessem proteger com mantos de afeto. Abraçaram Dilma como quem simbolicamente abraça a democracia. E os senhores, que deveriam ser os verdadeiros guardiões da democracia, escondem-se?

Antes que seja tarde, entendam a verdadeira voz das ruas, não a do ódio alimentado diuturnamente por uma imprensa que virou o fio, mas os apelos para a concórdia, para a paz, para o primado das leis. E, na base de tudo, a defesa da democracia.

A vez dos jovens

Aproveitei os feriados para vir para minha Poços de Caldas. Minha caçula de 16 anos não veio. O motivo: ir à Paulista hipotecar apoio à presidente. A manifestação surgiu espontaneamente pelas redes sociais, a rapaziada conversando entre si, acertando as pontas, sem a intermediação de partidos ou movimentos. Mas unida pelos valores da generosidade, da solidariedade, pelas bandeiras das minorias e pelo verdadeiro sentimento de Brasil.

São esses jovens que irão levar pelas próximas décadas as lições deste momento e – tenham certeza – a reputação de cada um dos senhores através dos tempos. Não terá o sentido transitório das transmissões de TV, com seus motes bajulatórios e seu padrão BBB.  Na memória desses rapazes e moças está sendo registrada a história viva, tal e qual será contada daqui a dez, vinte, trinta anos, pois deles nascerá a nova elite política e intelectual do país, da mesma maneira que nasceu a geração das diretas.

Devido à censura, foram necessárias muitas décadas para que a mancha da infâmia se abatesse sobre os que recuaram no AI5, os Ministros que tergiversaram, os acadêmicos que delataram, os jornalistas que celebraram a ditadura. Hoje em dia, esse julgamento se faz em tempo real.

Nas últimas semanas está florescendo uma mobilização inédita, que não se via desde a campanha das diretas.

De um lado, o país moderno, institucional; do outro, o exército de zumbis que emergiu dos grotões. De um lado, poetas, cantores, intelectuais e jovens, jovens, jovens, resgatando a dignidade nacional e a proposta de pacificação. Do outro, o ódio rocambolesco aliado ao golpismo.

Não permitam que o golpe seja consumado. Não humilhem o país perante a opinião pública mundial. Principalmente, deixem na memória dessa rapaziada exemplos de dignidade. Não será por pedagogia, não: eles conhecem muito melhor o significado da palavra dignidade. Mas para não criar mais dificuldades para a retomada da grande caminhada civilizatória, quando a rapaziada receber o bastão de nossa geração.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Ricardo Regueira

26/04/2016 - 20h34

Que pieguice! Triste ter gente inteligente e culta que escreve tanta asneira! Meu Deus!

Marivane

23/04/2016 - 10h20

Estão lavando os mãos! Deixa acontecer e depois vemos se vamos ter que tomar atitudes.
É a pura repetição do golpe de 64

M Claudia

23/04/2016 - 03h36

Gostaria de assinar a carta com Luis Nassif. Vivi com medo metade da minha vida, medo de falar, de retrucar, de criticar, de dar opinião, mas ao longo de tantos anos o medo foi dando espaço para a esperança e ao ganhar Lula como presidente, finalmente a confiança voltou e timidamente comecei a me sentir considerada e respeitada como cidadã, pela primeira vez em minha vida de brasileira pude sentir que um governante nos resgatava do abandono, da indiferença e da invisibilidade. Não acredito que depois de tudo, meus filhos e os filhos de todos correm o risco de viver algo semelhante que vivi no passado e me pergunto por que? Por que? O que fizemos de errado? O povo brasileiro não merece tanto ódio e desrespeito. Nas manifestações trocamos olhares entre uns e outros e, apesar de nunca nos termos visto antes, nos compreendemos profundamente, nos perguntamos em silêncio: o que vai ser da nossa vida, do nosso país? Ministros do Supremo, por que agem assim? Por que não estão defendendo a Constituição? Se o Senado fracassar e trair também o povo brasileiro, os senhores ministros terão a coragem, ou melhor, a covardia, de nos virarem as costas também? Cometerão o crime maior de destruir nossa paz, nossa democracia, o pouco de justiça social que conseguimos, de entregar nossas reservas e nosso país nas mãos de uma horda de corruptos maligna? De rasgar a Constituição que juraram cumprir e fazer cumprir? É assim que vão para a história? Só me resta dizer: que Deus os ilumine.

Bruno

23/04/2016 - 00h41

Já era Luis!! O STF está de acordo com esse processo pois é constitucional!!

    Giordano

    23/04/2016 - 01h29

    Bruno, pára de ouvir a globo, tá?

Itaguary Poranga

22/04/2016 - 18h52

Nassif, estava conversando com a minha esposa exatamente sobre a “Covardia” do STF em relação a esse processo nojento e vergonhoso que os corruptos e traidores do país estão tentando nos impor. Meu neto de 6 anos por perto, escutando e prestando atenção na nossa conversa, perguntou porque o STF estava me deixando triste e o que era o STF. Tentei explicar fazendo uma analogia com os super heróis. Então ele me falou: não fica triste vovô, os super heróis são do bem e sempre salvam a gente. Fiquei com vontade de chorar, mas precisei sorrir naquele momento, pois não seria justo da minha parte, quebrar a inocência, desfazer uma fantasia.
O país consciente luta, mas a tristeza é companheira fiel.

    Ricardo Regueira

    27/04/2016 - 00h50

    E
    minha bisnetinha, hoje com 4 aninhos, já diz que Dilma é muito feia e faz mal a
    gente! (Ela está no meu colo na foto, com meses). Se ela um dia me perguntar o
    que é o STF eu faço a analogia entre os super-heróis e stf. Digo que o stf nos salvou do mal, dos vilões, dos Duende
    Verde, Venom e Doctor Octopus, Rei do
    Crime, Lula, Dilma e muitos outros. E respeitando ao pé da letra a nossa ultrajada, mas ainda vigente, Constituição Federal

Esmeraldo Cabreira

22/04/2016 - 17h28

STF GOLPISTA, CANALHA, FASCISTA, GOLPISTA, CORRUPTO E, FINALMENTE, TITUBEANDO OS EUFEMISMOS DE LULA, COBARDÍSSIMO!
Esmeraldo Cabreira Mestre e Doutor UFRGS.

Gois Barl

22/04/2016 - 17h31

This man is defendant for corruption.

#SOSCoupInBrazil pic.twitter.com/Rdrz2jJfD2 pic.twitter.com/QtF2A452gM

João Bosco

22/04/2016 - 14h38

No último domingo, a façanha da Câmara Federal foi dar plena e inquestionável razão ao LULA: lembram do comentário dele sobre “uns trezentos picaretas”? E o comportamento do STF parece que vai continuar dando razão ao LULA: lembram da conversa informal sobre acovardamento?

Bule Verde

22/04/2016 - 13h32

Parabéns por suas palavras Nassif. E Dilma hoje na ONU, foi Bela, Rebelde, Valente e Elegante. Falou do golpe sim, como uma grande e respeitada estadista que ela é. Ela foi sutil. Agora, à tarde ela tem uma rodada de coletiva à imprensa internacional que vai pesquisar do que ela está falando, nao é como a daqui, que só enxerga o que quer.

Valeu Presidente, denuncia a vontade agora a tarde, é o seu dever para com o povo brasileiro.

#MundoContraOGolpe #StopCoupInBrazil

É GOLPE E JÁ ESTÁ REGISTRADOS NAS CAPAS DOS PRINCIPAIS JORNAIS PARA O FUTURO – É GOLPE.

#SenadoNãoNosRepresenta #STFNãoNosRepresenta #FimDasMúmiasDoSTF

#FimDoPolíticoProfissional #AquiGolpeNãoPassará #1964NuncaMais #STFDorminhoco

#DilmaFica #FicaQuerida #LutaContinua #aGlobodeveserdestruida #MundoContraOGolpe

#MundoContraOGolpe #StopCoupInBrazil #SOSCoupBrazil

Eder Barbosa de Sousa

22/04/2016 - 13h01

É ISSO AÍ, FALOU TUDO. SERÃO COBRADOS PELA HISTÓRIA, SERÃO COBRADOS NO FUTURO, PELO MONSTRUOSO SILÊNCIO, QUE DIZ MAIS QUE MIL PALAVRAS.

João Luiz Marcelino

22/04/2016 - 12h24

Porque a fala dos 3 ministros do supremo , para dar recheio ao JN teve a condicional eliminada. Sim, os três ELIMINARAM A CONDICIONAL . ELIMINARAM O IF, O SE. Dilma, Cardoso, e progressista dizem na condicional IMPEACHMENT SEM CRIME. É GOLPE. IMPEACHMENT SEM CRIME. Essa e a condicional. (SEM CRIME) A não ser que esses 3 Ministros já decidiram que Dilma cometeu CRIME. E se decidiram, decidiram A PRIORI, pois nem foram instados a julgar isso ainda Se o fizeram, o cheiro de GOLPE aumentou.

    Roberto

    22/04/2016 - 13h05

    Quem decide se ela cometeu crime é o senado, como manda a constituição!

      Moacir

      22/04/2016 - 15h17

      Mas o Senado não decidir contra o que está definido constitucionalmente!

        Roberto

        25/04/2016 - 19h06

        Na verdade eles não estariam infringido a constituição, porque por pior que seja o motivo, a constituição diz que o julgamento deve ser politico!

        se fosse técnico seria o STF e não as câmaras a julgarem-na

          Moacir

          26/04/2016 - 11h31

          A Constituição define que seja provado algum Crime de Responsabilidade para a aprovação do Impeachment e não que o julgamento “DEVE” ser político.Motivação política apenas é golpe!

          Roberto

          11/05/2016 - 18h15

          Define não, o que ela define é que seja julgado pelo senado se foi ou não, mas ai é com políticos

          Moacir

          12/05/2016 - 09h42

          Se não leu, leia. Se leu e não quis entender, está em “boa companhia”. Boa sorte!

    Bule Verde

    22/04/2016 - 13h37

    Finjo que confio para não ter problemas de saúde, mas não confio no judiciário, ele é um dos pilares do golpe, mostra isso o tempo todo. Se não fosse, a situação não teria chegado onde chegou. Estão muito bem pagos pelo Tio Sam, garantia do próximo patrão. Vai ter guerra,infelizmente..

    DILMA TEM O DEVER PATRIÓTICO DE DENUNCIAR O GOLPE NA ONU, NOS BRICS, ETC

    #SenadoNãoNosRepresenta #STFNãoNosRepresenta #FimDasMúmiasDoSTF
    #FimDoPolíticoProfissional #AquiGolpeNãoPassará #1964NuncaMais #STFDorminhoco
    #DilmaFica #FicaQuerida #LutaContinua #aGlobodeveserdestruida #MundoContraOGolpe
    #StopCoupInBrazil

    STF: Ridículos, milionários, corruptos, paleolíticos, vencidos, rançosos, governam sem voto, toscos, absolutamente não nos representam. Isso é o fim da linha. O povo brasileiro não merece isto. Porisso, não avançamos na Democracia. Sinto vergonha por tudo isto.

    AS MÚMIAS EMBALSAMADAS DO STF, FAZEM PAPEL DE LEÕES DE CHÁCARA DE UMA LEI RASGADA E VENCIDA . IMBECIS, DORMINHOCOS E AUTISTAS, MINISTROS DO STF COMPORTAM-SE COM MEDIOCRIDADE E HIPOCRISIA DIANTE DO GOLPE, SÓ PENSANDO EM PUXAR O $ACO DO PRÓXIMO PATRÃO.

Moacir

22/04/2016 - 11h56

Continuo acreditando que a maioria dos Ministros do STF não pretende passar para a História como defensora da Herança Maldita de nossa época colonial-escravista!

Antonio Passos

22/04/2016 - 11h37

Ah, acabaram-se as esperanças, o STF aderiu ao golpe, se é que não é ELE O GOLPE. Desde o mensalão o STF só faz permitir/executar a destruição do governo do PT. Também me iludi com o STF, até esta semana quando ele provou que está envolvido até o pescoço no golpe.


Leia mais

Recentes

Recentes