Menu

Declaração do Governo Revolucionário de Cuba: golpe no Brasil é obra do imperialismo

Foto: Ismael Francisco/ Cubadebate Declaração do Governo Revolucionário de Cuba No Granma O Governo Revolucionário da República de Cuba tem denunciado de maneira reiterada o golpe de estado parlamentar-judicial, disfarçado de legalidade, que se gera há vários meses no Brasil. Hoje foi consumado um passo fundamental para os objetivos golpistas. A maioria dos senadores brasileiros […]

40 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
01/05/2016- Havana, Cuba- Desfile del Primero de Mayo en La Habana. Foto: Ismael Francisco/ Cubadebate

Foto: Ismael Francisco/ Cubadebate

Declaração do Governo Revolucionário de Cuba

No Granma

O Governo Revolucionário da República de Cuba tem denunciado de maneira reiterada o golpe de estado parlamentar-judicial, disfarçado de legalidade, que se gera há vários meses no Brasil. Hoje foi consumado um passo fundamental para os objetivos golpistas. A maioria dos senadores brasileiros determinou continuar o processo de julgamento político contra a presidenta legitimamente eleita do Brasil, Dilma Rousseff, e com isso, afastá-la “provisoriamente” de seu cargo por um período de até 180 dias, em que o Senado deve decidir, mediante o voto de dois terços de seus integrantes, a destituição definitiva.

Trata-se, realmente, de um ardil montado por setores da oligarquia nesse país, apoiados pela grande imprensa reacionária e o imperialismo, com o propósito de reverter o projeto político do Partido dos Trabalhadores, derrubar o governo legítimo e usurpar o poder que não puderam obter com o voto eleitoral.

O que ocorre no Brasil faz parte da contraofensiva reacionária do imperialismo e a oligarquia contra os governos revolucionários e progressistas da América Latina e o Caribe, que ameaça a paz e a estabilidade das nações, contravindo o espírito e a letra da Proclamação da América Latina e o Caribe como Zona de Paz, assinada na 2ª Cúpula da Celac, em janeiro de 2014 em Havana pelos chefes de Estado e de governo da região.

Tal como expressou o presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros da República de Cuba, general-de-exército Raúl Castro Ruz, no encerramento do 6º Período Ordinário de Sessões da Assembleia Nacional do Poder Popular, em 29 de dezembro passado: “A história demonstra que quando a direita chega ao governo não duvida na hora de desmontar as políticas sociais, beneficiar os ricos, restabelecer o neoliberalismo e aplicar cruéis terapias de choque contra os trabalhadores, as mulheres e os jovens”.

O povo brasileiro, as forças políticas de esquerda e os combativos movimentos sociais dessa nação rechaçam o golpe e se oporão a qualquer tentativa de desmontar os importantes programas sociais desenvolvidos pelos governos do Partido dos Trabalhadores, com Lula e Dilma na frente, como “Bolsa Família”, “Mais Médicos”, “Minha Casa-Minha Vida” e “Fome Zero”, que mudaram a vida de dezenas de milhões de pessoas nesse país.

Dilma, Lula, o Partido dos Trabalhadores e o povo de Brasil contam e contarão sempre com toda a solidariedade de Cuba.

Havana, 12 de maio de 2016

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Dario Bordin Lenci

14/05/2016 - 14h26

É mesmo né sorte deles que o Obama ouviu o pedido de socorro deles e agora a ilha já está virando um puxadinho de Miami né?

Nelson Raimundo Braga

13/05/2016 - 13h51

Os coxinhas, não tem compromisso com a verdade. Ridicularizam, ironizam , imaginando que são seres autônomos. A microcefalia deles explica a midiotice de suas manifestações. O futuro é da maioria: negros, pardos , brancos, secularmente explorados, e que, agora, estão ganhando força para romper o sistema de exploração capitalista, em crise terminal. O mundo, multipolar, diversificado, sem imperialismos, está nascendo neste século. Os decadentes rebelam-se com golpes, tentando postergar este epílogo. Escarram neles próprios.

Dario Bordin Lenci

13/05/2016 - 13h09

Interessante a denúncia, principalmente por ter origem num país altamente democrático né???
Só falta o aval e o apóio de outro país altamente democrático chamado Venezuela né?

    renato andretti

    13/05/2016 - 13h12

    Não é denuncia de CUBA…alouuuuuu
    É denuncia de brasileiros para o MUNDO.
    AHHH! Realmente, não vale.
    Que moral temos para falar de DEMOCRACIA!!!

      Dario Bordin Lenci

      13/05/2016 - 13h16

      Tanto vivemos uma democracia pois senão não poderíamos através do impeachment afastar uma presidente que cometeu vários crimes de responsabilidade fiscal, numa ditadura não poderiamos ter esse benefício

        fausto

        14/05/2016 - 11h26

        Não foi por isso.
        O zezé perrella já disse que foi por causa da “arrogância” da Dilma.
        E o Fernando Henrique também já admitiu na cbn que essas “palhaçadas fiscais” foram só um pretexto.
        Não é por outro motivo que jornais como Guardian, Spiegel e Times estão debochando do Brasil e de suas instituições políticas.
        Mas, como temos uma das populações mais ignorantes do mundo, as pessoas se recusam a perceber – afinal de contas acreditam que política é como futebol.

          Dario Bordin Lenci

          14/05/2016 - 14h28

          Bla bla bla de perdedores
          Tiveram a chance de governar por quatorze anos e ai por pura incompetência e corrupção afundaram o país. Agora não adianta chorar pois vai levar décadas para a esquerda ter alguma chance de governar o país novamente, pois estão mais sujos que pau de galinheiro perante a opinião pública

          fausto

          16/05/2016 - 00h55

          A opinião pública é a imprensa que determina – associadas, agora, a ONG’s americanas, como por exemplo, Students for Freedom (da qual o MBL é uma espécie de filial).
          É por isso que em breve vem a discussão sobre parlamentarismo novamente, pois fica mais fácil derrubar um governo em caso de “instabilidade”.
          Adivinhe quem vai definir se um governo é/está instável?
          Se você acredita que esta gente está defendendo o seu interesse, eu recomendo acordar, e rápido.
          Hoje, por exemplo, deu nos jornais do mundo todo que o Temer foi informante da embaixada norte-americana – menos nos jornais daqui, é óbvio.
          Ou seja, o presidente interino de um país de 200 milhões de habitantes, com riquezas naturais abundantes, uma das maiores economias do mundo, tem em seu cargo máximo alguém que defende interesses externos aos daqui.
          A não ser que você ache que alguém vai vir para cá nos ajudar…

          Dario Bordin Lenci

          16/05/2016 - 07h02

          Ora caro mortadela mais você me cretica tanto pela gramática?
          Pelo menos esse Presidente Interino segundo você não é analfabeto como o Lula e a Dilma né???
          Pois se os meus comentários com erros de português não servem para nada, para que serveria ao Brasil uns ex-presidentes semi analfabetos né?

    Mauro Pinto

    13/05/2016 - 17h07

    Se não fosse a revolução cubana, hoje , Cuba seria um bordel da máfia ítalo-americana-cubana.A revolução cubana foi um contra-golpe ao golpe dado por Fulgêncio Batista , que fraudou as eleições cubanas, apoiado pela máfia-ítalo americana que construiu Las Vegas.Um antro de prostituição jogo e drogas que estava sendo implantado na ilha de Fidel.
    Estude!

    fausto

    13/05/2016 - 17h47

    “Democracia” com IDH que nem o do México e do Brasil!? comandadas por narcotraficantes, banqueiros e redes de televisão!?
    O resultado é esse “governo” que assumiu agora.
    Se fosse em Cuba, a população punha para correr.
    Para sua informação a Venezuela de Hugo Chávez desenvolveu o maior e mais rápido programa de alfabetização de crianças da História – é dado da ONU, reconhecido por muitos, é só procurar.
    Você é contra alfabetizar crianças?
    A única coisa é que não sai na televisão.

      Dario Bordin Lenci

      13/05/2016 - 17h57

      Ora mortadela se lá é tão bom de viver por que você não vai morar lá???
      Há não esqueça de levar um pouco de papel higiênico kkk

        fausto

        14/05/2016 - 11h22

        Em Cuba, por exemplo, as pessoas sabem escrever, ao contrário de ti.
        (sem um pouco de boa vontade não se entende o que você quer dizer com “há não esqueça…”).
        O Haiti, a República Dominicana, o México, a Colômbia são todos países capitalistas com economias mais desenvolvidas que Cuba.
        Por que você não vai morar por lá?
        Aproveite e divida essa sua sabedoria toda.

          Dario Bordin Lenci

          14/05/2016 - 14h24

          Ora mortadela tá nervosa???
          Por favor só não vai querer cuspir, urinar ou cagar em mim que é um costume desses esquerdistas mal educados kkkj
          Quanto a ir embora do Brasil sabe que já havia pensado nisso, mais agora que finalmente temos um governo novamente e também já sabemos que depois de tanta incompetência e corrupção a esquerda por decadas não voltará a governar o país acho que vou ficar por aqui mesmo kkkk
          Quanto a você acho que vai ter que ir para a Venezuela mesmo,já que Cuba já virou um bairro operário de Miami lá você não vai se sentir bem kk

          fausto

          15/05/2016 - 13h17

          Não vou mais apontar os seus erros gramaticais, porque essa postagem conseguiu ser pior que a outra – mas, você é vítima, não o culpo.

          Vítima de um país entulhado de ignorantes, que não lêem um livro sequer e onde educação e cultura são vistas como ônus – basta ver os ministérios extintos pela corja que tomou o poder.Já deu para sacar que você faz parte dessa classe média que se julga superior – embora mal saiba escrever corretamente – mas é ridicularizada no exterior pela baixa cultura e educação (procure, há vários vídeos na internet).
          Conheço muitos países e pude me deparar com esse comportamento de conterrâneos tupiniquins – todos, é claro, contra o PT.
          Dá vontade de se esconder…
          Quanto a mim, fique tranquilo: tenho toda a educação e segurança financeira de que preciso; voto e apoio governos que procurem garantir isso a todos, sem distinção.
          Mas, celebre: esse governo é a sua cara.
          Ponha o seu chapéuzinho de Mickey e vá curtir o seu sertanejo e assistir ao Faustão.

          Dario Bordin Lenci

          15/05/2016 - 13h45

          Puxa vida um pelego mortadela PHD em língua portuguesa???
          Conhece muitos países???
          Com certeza era um dos pelegos que a maluca rivotril levava junto nas suas inúteis viagens de turismo pelo mundo com o nosso dinheiro né???
          Ainda bem que essa turma de vampiros já levou um chute no traseiro e devem estar a procura de emprego
          Quanto aos meus erros gramaticais, sua opinião não me incomoda pois conheço bem minhas deficiências, mais uma coisa me orgulha muiiitoo é não fazer parte dessa quadrilha mafiosa e não precisar de artificios criminosos para sustentar minha família
          TCHAU ? QUERIDA KKK

          fausto

          16/05/2016 - 01h11

          Não faço parte e nunca trabalhei para o governo.
          Se o tivesse feito, não seria demérito nenhum.
          Não seja invejoso: junte dinheiro, vá viajar e comprove o que lhe disse acima.

          Dario Bordin Lenci

          16/05/2016 - 06h56

          Tudo bem. Ha quanto a minha gramática já estou providenciando, vou me escrever no Pronatec.
          Só que ai meu sonho de ser presidente da republica irá acabar pois não serei mais analfabeto como o Lula e a Dilma kkk

Fernando Siqueira

13/05/2016 - 12h36

Cuba nao tem autoridade moral para falar do problema do Brasil. Uma ditadura que cala a boca das pessoas, la democracia passa longe, quem é do contra, pode ser preso ou ate morrer. Para mim na tem diferença quem apoia o golpe militar e quem apoia o governo de cuba.

    renato andretti

    13/05/2016 - 13h08

    Aqui a DITADURA calou os artistas e pobres, e trabalhadores.
    Lá em CUBA, eles tem orgulho de seu governo e de serem CUBANOS.
    Lá eles detonaram o que seria os GOLPISTAS daqui, e os coxinhas de
    lá atravessam o oceano, para servir ao Imperio..
    São os que aqui chamamos de Capita~es do Mato..
    Os Capitães do MATO, não se assentam com seus SiNHOZINHOS,
    e são odiados pelos seus.

      Fernando Siqueira

      13/05/2016 - 13h17

      “Lá em CUBA, eles tem orgulho de seu governo e de serem CUBANOS.” Quem disse isso para voce ? Voce ja foi em cuba ? Eu ja fui, eu nao vi esse orgulho global, mesmo com a propraganda massiva da impressa, os jovem em cuba sao contra a ditadura. Esse seu papo é o mesmo de jair bolsonaro, é so trocar coxinha por comunista.

      Fernando Siqueira

      13/05/2016 - 14h29

      Essa sua frase “Os Capitães do MATO, não se assentam com seus SiNHOZINHOS,
      e são odiados pelos seus.”

      Olha a foto que eu tirei na minha ferias a cuba:
      http://postimg.org/image/c9b4hi7y9/

      Essa é uma casa que fica em um condomino de luxo de casas na penisula de Varadero em Cuba, essa casas sao destinas ao primeiro escalao de Fidel Castro. Tem muito SiNHOZINHOS em cuba tambem.

      Essa outra foto que eu tirei http://postimg.org/image/6gsmre4ld/ mostra como os SiNHOZINHOS anda. Enquanto o povo é obrigado a usar um sistema de transporte publico precario quando no maximo ter um carro da decada de 50, Os SiNHOZINHOS de cuba andam de mercedes, bmws, audis.

    renato andretti

    13/05/2016 - 13h10

    O que é que tem diferença para você!!
    Me parece discurso de quem fica em cima do MURO..
    O que não é ruim, em hipotese alguma.
    Este lugar existe, não é criado. é real.

    fausto

    13/05/2016 - 17h52

    Há ausência de “troca de presidentes” em Cuba, não necessariamente de democracia.
    Os próprios norte-americanos acabaram por reconhecer…
    É uma ilha sabotada há mais de 40 anos por um bloqueio econômico que impede que possam ter a vida que merecem.
    Perceba que o IDH de Cuba é melhor que o do México e do Brasil, economias infinitamente maiores (e que trocam de presidente), mas que resultam em pouco (ou nada) para o benefício de suas populações.
    Pense nisso.

      Fernando Siqueira

      13/05/2016 - 18h00

      Cuba poderia ter o IDH da Dinamarca, isso nao justificada matar, torturar jornalista “coxinhas” de direita, ou proibir seus proprios cidadãos de viajar ou de ter livre pensamento sobre politica. Esse seu discurso é muito semelhante ao de jair bolsonaro quando ele fala que na epoca da ditadura, nao tinha violencia que o pais era otimo, teve muito progresso. Nada justifica uma ditadura, seja de esquerda ou direita.

        fausto

        14/05/2016 - 11h34

        Pense numa coisa: quantas pessoas morrem vítimas de violência comum no Brasil? no México? e quantas já morreram (morrem) de fome nesses países?
        O problema aqui é que a ditadura funcionou como contrapeso ao desenvolvimento do país – o pib aumentou junto com a concentração de renda de poucas famílias.
        Quando os militares brasileiros perceberam que tinham sido enganados pela política externa americana e tentaram, de fato, no governo Geisel, investir no desenvolvimento nacional, subitamente a “democracia ressurgiu”.
        Em teoria, é óbvio que a democracia é melhor; mas nem sempre é o que funciona.
        A Coréia do Sul, por exemplo, teve um general militar nacionalista no comando durante seu desenvolvimento, mas isso não é dito.
        Infelizmente temos que aceitar: o Brasil não é uma democracia e esse talvez não seja o caminho do desenvolvimento.

          Dario Bordin Lenci

          14/05/2016 - 14h31

          É mesmo o caminho foi o governinho do pete né???
          Com certeza foi o caminho do brejo né?

          fausto

          15/05/2016 - 13h34

          Vou rescrever a sua postagem de forma correta:
          “É mesmo? o caminho foi o governinho do PT, né!?
          Com certeza foi o caminho para o brejo, né!?”

          Pronto, agora que está escrito da forma correta, lhe respondo: o governo do PT cometeu mais acertos do que erros; um dos erros foi ter se apoiado na valorização de commodities e ter confiado no sistema econômico mundial.
          Os erros internos certamente contribuíram muito menos para a atual crise do que a sabotagem externa infligida ao país – basta ver as declarações de Snowden quanto ao grau de espionagem praticado contra o Brasil.
          O problema é que a população, inclusive a que se julga informada, não consegue enxergar 1 cm além do que diz a rede globo e a revista veja.
          Assim fica difícil.

          P.S: cara, já pensou em se matricular em um supletivo? estou falando sério, não ofendendo, nem nada. Mas as suas postagens são escritas em um português primário (se você for adolescente, por favor desconsidere a sugestão).

          Dario Bordin Lenci

          15/05/2016 - 13h52

          Ora mortadela você não citou os principais erros do pete INCOMPETÊNCIA, ARROGÂNCIA, MENTIRAS, INCAPACIDADE E MUIIIITAA ROUBALHEIRA
          Quanto a minha gramática já te disse que não me atrapalha em nada pois sou muiiitoo bem empregado ao contrário de voce que agora que levou o chute no traseiro deve estar na pior, e não vai ser nada fácil arrumar emprego pois a imagem do pessoal do pete não anda nada boa perante a opinião pública brasileira né?

          fausto

          16/05/2016 - 01h03

          Rsrsrs
          É psicológico…
          Não sou mortadela, não: prefiro presunto parma.
          Uma coisa eu reconheço: o trabalho da grande imprensa e de ong’s estrangeiras infiltradas por aqui fizeram um bom trabalho transformando os brasileiros em zumbis histéricos – isso também foi feito na Ucrânia, na Venezuela, Hong Kong…
          Estou tranquilo, não trabalho para o governo.
          Vou te dar uma sugestão gratuita: experimente avaliar os indicadores econômicos e sociais e compará-los com a situação desenhada pela grande imprensa nos últimos 13 anos.
          Se você for honesto consigo mesmo e conseguir entender, verás que foi/está sendo enganado.

          Dario Bordin Lenci

          16/05/2016 - 07h10

          Há é mesmo né????
          2014 Pib 0,1% e com certeza esse número foi manipulado pelo anta do Mantega, pois nesse ano tudo o que esse governinho anunciou não passou de mentiras visando a reeleição
          2015 Pib de quase -4%
          2016 Pib provavelmente -5%
          Só na década de trinta tivemos números tão ruins.
          O Brasil só ganhou da Venezuela na economia da América Latina
          Então mortadela pensando bem analfabeto por semi analfabetos eu fico com o Tiririca que afirmou que pior que está não fica e
          TCHAU ? QUERIDA KKK

      Dario Bordin Lenci

      14/05/2016 - 14h29

      Cuba e Venezuela democracias kkkkk
      Conta outra mortadela kkj

Paula Teixeira

13/05/2016 - 11h36

Simples, mude-se para lá. Tchau queridinhos.

    eto

    13/05/2016 - 11h54

    Uma argumentação vazia.

    Pedro Pereira

    13/05/2016 - 12h49

    vc emitiu um comentário porco em todos os posts do dia, menos no do que trata da patranha do gilmar com aecio, vai lá fazer um cometário coxa, cheio cinismo e hipocrisia.

    Aleluia

    13/05/2016 - 13h59

    Nossa que belos argumentos.
    Não só aqui, mas em blogs alternativos como Tijolaço, DCM, viomundo, ando vendo comentários de provocação de “direitistas”.
    Acho isso o máximo, pelo menos eles estão deixando de se informarem exclusivamente por G1, Folha de SP, Estadao…

    renato andretti

    13/05/2016 - 13h16

    Há coisas impensadas em nossas vidas.
    Já pensou em nudar para Miame.
    Brasileiros coxinhas , não passam dali no
    IMPERIO..
    O IMPERIO, não deixa entrar no salão..
    VAi lá, lá tem dois ou tres empregos.
    VAI..
    Deixa esta MERDA aqui sem DEMOCRACIA.
    Já não existe, a mão de obra aqui vai ficar barata.
    Aproveita, enquanto o preço da passagem esta
    barata, e os Estados Unidos, não estão bloqueando
    a entrada.
    Lá é lugar de coxinha.
    O lugar de GOLPISTA…isto ainda vai ocorrer.

      Macau

      13/05/2016 - 15h08

      E vão logo antes que o Trump erga o muro. Ou acham que eles não pensam que brasuca é cucaracha?

    Pol Pot

    13/05/2016 - 14h34

    Vcs vão prá miami prá lavar privadas ou se prostiutir. É o que vcs gostam.

    Avelino Oliveira

    13/05/2016 - 16h20

    Não respondam esse fake golpista.


Leia mais

Recentes

Recentes