Menu

Secretário-geral da Unasul para Serra: “não respondo a chanceler interino”

O Valor – que integra a mídia golpista, embora tenha procurado, durante algum tempo, ser um membro “cheiroso” – faz ginástica para mastigar a ridícula troca de hostilidades entre o novo chanceler do Brasil, José Serra, e vários governos latino-americanos. Publico abaixo apenas os trechos da matéria do Valor que não são opinião do próprio […]

23 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

O Valor – que integra a mídia golpista, embora tenha procurado, durante algum tempo, ser um membro “cheiroso” – faz ginástica para mastigar a ridícula troca de hostilidades entre o novo chanceler do Brasil, José Serra, e vários governos latino-americanos.

Publico abaixo apenas os trechos da matéria do Valor que não são opinião do próprio jornal e sim fatos:

Samper, que é ex-presidente da Colômbia, foi alvo de uma das primeiras manifestações do Itamaraty, sob a gestão do tucano José Serra, na sexta-feira passada. Sua reação, segundo fontes, ao tomar conhecimento da nota foi dizer: “Não tem por que um ex-presidente e secretário-geral da Unasul responder a um chanceler interino”.

(…)Em outro comentário interno, a respeito das notas, Samper chegou a dizer a pessoas próximas: “Fizeram o impeachment da presidente do Brasil, agora querem o impeachment do secretário-geral da Unasul”. Ele também lembrou, segundo fontes, que foi eleito por unanimidade pelos 12 países do bloco, “assim como Dilma foi eleita com 54 milhões de votos”.

Segundo fontes, Samper acredita que, na qualidade de secretário-geral, está livre para denunciar “quando crê que há algum risco de ruptura institucional na região”.

***

O novo “ministro das relações exteriores” do Brasil, José Serra, rasgou todas as regras da diplomacia e partiu para o ataque contra vários governos latino-americanos e contra o secretário-geral da Unasul, porque eles não reconheceram a legitimidade do governo Temer.

Venezuela, Cuba, Bolívia, Equador, Nicarágua, El Salvador e Uruguai já manifestaram que não reconhecem a legitimidade do governo Temer.

Serra, ao invés de reagir com diplomacia, os ataca.

Serra, tome vergonha na cara. Você não é chanceler de nada. Você é um ministro de um governo sem legitimidade!

Um governo golpista, que apenas tem legitimidade nos estúdios da Globo!

Já li comentários de coxinhas, esnobando a participação desses países na balança comercial brasileira. Santa ignorância!

A América Latina tem importância estratégica na balança comercial brasileira, sobretudo para o setor de manufaturados.

Além disso, são todos países democráticos, vizinhos, com os quais partilhamos um doloroso histórico de golpes, ditaduras, agressão imperialistas, e que experimentaram juntos, nos últimos anos, um espetacular desenvolvimento social.

Desprezar nossos vizinhos é a cara de um regime autoritário, golpista e puxa-saco de países ricos que jamais nos ajudaram; ao contrário, os países ricos nos empobreceram, nos exploraram, nos oprimiram, patrocinaram golpes em nossos países.

Detalhe curioso: Samper não é de esquerda, nunca foi de esquerda, e não tem nenhuma relação histórica com a esquerda de seu país, a Colômbia, da qual foi presidente. É um cidadão liberal que acredita no respeito à democracia, só isso.

A própria matéria do Valor admite isso, constrangidamente: “Sem nenhum vínculo histórico com a esquerda em seu país, Samper está hoje à frente de uma entidade (…)”

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

José Américo

19/05/2016 - 12h09

O cafezinho perdeu a subvenção oficial, rs, logo só poderá servir água.

Walterley Neves

17/05/2016 - 19h12

Isto aqui está com cheiro de pão com mortadela…

Fernando Mello

17/05/2016 - 19h19

Pede pra UNASUL protestar também contra estas 19 ações do governo em defesa do Brasil: PEde pra protestarem contra estas 19 ações do Governo: COISA MUITO GRAVE MERECIA UMA MACHETE INTERNACIONAL ! https://www.facebook.com/homemdecarvalho/posts/1249689811738352?pnref=story

Emilio Beroiza

17/05/2016 - 18h01

parou o carro do Serra… o machão vem se achando o dono da parada… uma vergonha tudo… o golpe contra a dilma desses patetas e a resposta do Serra… parabéns a Unasul!

Benjamim Neto

17/05/2016 - 17h27

Mamadeira acabou neném,por isso revoltinha,eu mandava um foda-se pra todos eles, todos ganharam muito com esse governo mediocre e agora a fonte secou, vamos tentar reconstruir mas governo populista isso nunca mais…o bom da Dilma é que destruiu não só a economia e a dignidade do Brasil, mas também toda a esquerda extremista no nosso país, expôs tudo,mostrou quem é quem e arrancou as máscaras….aqui não neném,sem nosso dinheiro vão cair como banana podre.

Edgar Matos

17/05/2016 - 12h15

Cuba, Venezuela? Estes países querem se intrometer em assuntos internos do Brasil? Vão cuidar de seus presos políticos e da imensa miséria em que vive estes povos, graças a governos socialista e incompetentes. Acho até engraçado que os Haitianos, que vivem tão próximo dos paraísos como Cuba e Venezuela, nem pensam na hipótese de migrar para estes redutos comunistas. Pq será?

    Gleyson Medeiros Libertino

    17/05/2016 - 16h19

    Cuba e Venezuela são soberanos e tem uma grande importância pra equilíbrio politico e econômico na America do sul. também tem leis bem restritas em relação e imigração os Haitianos não bem vindos por lá como outros estrangeiros, lá não é avacalhado como no brasil que recebem imigrantes todos lugares sem muita restrição pois isso que os gringos fazem o que no brasil desde sempre. não sendo nacionalista mais que com crise que estamos enfrentando não deveríamos receber imigrante de nem um lugar. roubam nossos empregos e aumentam as dissessas de nosso governos e toda receita que conseguem aqui mandam pra seus países de origem então Edgar Matos acho que você não sabe o que ta falando falou como um coxinha desenformado como todos os outros agora o brasil ele é maior pais da América do sul e que aconteci aqui influencias todos os outros países na nossa volta. então eles tem todo o direito opinar e de serem contro um governo golpista como o atual governo do brasil.

      Benjamim Neto

      17/05/2016 - 17h28

      São países mediocres, com seus populistas ditadores mediocres apenas isso.

        Emilio Beroiza

        17/05/2016 - 18h03

        madiocre? esta falando q os outros sao ditadores quando no brasil teve um golpe instituncional? muito riduculo… e a Unasul representa todos os paises da região… O Samper é ex presidente da Colombia, terceira economia de america do sul…

      Edgar Matos

      18/05/2016 - 11h32

      Olha!! até que vc foi respeitoso para uma pessoa supostamente de esquerda. Só me chamou de coxinha e desinformado e não cuspiu e nem uso palavrões ou me chamou de fascista. Acho que devo agradecer, pois não é um comportamento típico. Uma coisa comum em pessoas da sua ideologia é acreditar que a razão sempre está a esquerda, que tudo que é bom e justo só pode brotar deste lado da ideologia. São o que eu chamo de “os crentes da política”, possuem uma fé cega mesmo tendo a história para desconstruir o discurso obtuso da esquerda. Que DEUS te abençoe e abra teus olhos e espírito para que você perceba o grande equivoco que você e seus companheiro vivem imersos.

    José Cordeiro

    17/05/2016 - 19h36

    Você tem toda a razão, mandar e se intrometer no Brasil só Estados Unidos da América do Norte, com suas guerras extraterritoriais e sua Guantánamo.

Robson Silva

17/05/2016 - 03h28

Competência é isso aí, sabem qual foi a primeira grande mudança bem sucedida promovida pelo governo Temer? Conseguiu transformar os coxinhas em trouxinhas. Parabéns governo Temer, vocês se superaram!

Marco Aurélio Barroso

17/05/2016 - 00h02

Quem não reconhece Governo não pode reconhecer olimpíadas

Oswaldo Neto

16/05/2016 - 23h30

Cuba e Venezuela são democracias ?

    Emilio Beroiza

    17/05/2016 - 18h06

    Venezuela com certeza que sim… tem eleições todo ano… nas ultimas o chavismo ate perdeu… o brasil é democracia? porque ninguém votou nesse projeto da direita… eles perderam e pegaram o poder na marra… isso como se chama? seu bobão

      Oswaldo Neto

      04/08/2016 - 09h22

      Olá Emílio, por qual motivo me chamou de “Bobão”? Apenas porque perguntei se Cuba e Venezuela podem ser classificadas como democracias?

marlene

16/05/2016 - 22h20

Ele é diplomata por isso fala interino, mas ele deve ter querido falar mesmo é GOLPISTA! GOLPISTA! GOLPISTA!
TEMER TRAIDOR GOLPISTA!

Maria Elisa Silva

16/05/2016 - 21h50

Melhor chanceler para meter os pés pelas mãos que esse!! Tá pra nascer. Tremenda diplomacia! INTERINO, INTERINO INTERINOSSSSSSSS!!!

Miriam

16/05/2016 - 20h56

Ninguém respeita os ministros do golpe.

James Stewart

16/05/2016 - 19h02

José Serra fugiu do Brasil logo após o golpe de primeiro de abril de 1964.

Foi para o Chile.

Aí veio o golpe de Pinochet e várias pessoas foram presas em um estádio.

Algumas das pessoas presas foram assassinadas, mas José Serra foi liberado e viajou para os Estados Unidos da América.

Conta-se que ele virou a casaca e passou a servir de informante dos EUA, assim como Bob Freire e Fernando Brasif Cardoso.

Hoje, José Serra integra o governo de Michel Temer, conhecido mundialmente como espião a serviço do Departamento de Estado, CIA, NSA e de outras siglas da espionagem norte-americana.

Fabio Rodrigues

16/05/2016 - 18h10

O Temer consegui reunir um machistério de notáveis golpistas e corruptos.

Luiz Mattos

16/05/2016 - 17h56

O ABUTRE

(Franz Kafka)

Era um abutre que me picava os pés. Tinha já rasgado as botas e as meias e agora bicava os próprios pés. Bicava sempre sem parar, esvoaçava depois inquieto várias vezes à minha volta e retomava o trabalho. Um homem passou por nós, observou por um momento e depois perguntou por que tolerava eu o abutre. “Não tenho como me defender”, disse eu, “ele chegou e começou a bicar-me, e é claro que o quis enxotar, tentei mesmo estrangulá-lo, mas um animal destes tem muita força, também já queria saltar-me para a cara, por isso preferi sacrificar antes os pés. Agora já estão quase esfacelados.” “Imagine-se, deixar-se torturar assim”, disse o homem, “um tiro e é o fim do abutre.” “A sério?” perguntei eu, “e o senhor não quer tratar disso?” “Com muito gosto”, disse o homem, “tenho só de ir a casa buscar a espingarda. Consegue esperar ainda uma meia hora?” “Não sei, disse eu, e por um instante fiquei hirto de dor, depois disse: “Em todo o caso tente, por favor.” “Muito bem”, disse o homem, “vou apressar-me.” Durante a conversa o abutre ouvira serenamente, deixando vaguear o olhar entre mim e o homem. Via agora que ele entendera tudo, levantou voo, curvou-se muito para trás para ganhar balanço e como um atirador de lanças enfiou então o bico pela minha boca até o mais fundo de mim. Ao cair para trás senti-me liberto enquanto no meu sangue que enchia todas as profundezas e transbordava de todas as margens ele se afogava sem salvação.

Valcir Barsanulfo

16/05/2016 - 17h43

Chirico é ministro interino? Penso que é um ministro GOLPISTA.


Leia mais

Recentes

Recentes