Menu

Temer inicia caça as bruxas contra magistrados que se opuseram abertamente contra o impeachment

por Carlos Eduardo, editor do Cafezinho Um amigo me envia artigo do jornal O Dia — aliás um que deveria ler com mais frequência, pois no Rio de Janeiro talvez seja o único que não se alinhe ao pensamento único imposto pela Globo e adjacências — com uma denúncia gravíssima: o governo Temer já iniciou uma […]

24 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

por Carlos Eduardo, editor do Cafezinho

Um amigo me envia artigo do jornal O Dia — aliás um que deveria ler com mais frequência, pois no Rio de Janeiro talvez seja o único que não se alinhe ao pensamento único imposto pela Globo e adjacências — com uma denúncia gravíssima: o governo Temer já iniciou uma perseguição ideológica contra magistrados e servidores públicos que se manifestaram abertamente contra o golpe, a favor da democracia e do respeito à constituição.

Quem alerta para o perigo de um caça as bruxas é o juiz Siro Darlan, desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, homem respeitado no meio jurídico. Não é nenhum ‘ativista de esquerda’ ou petista, como a grande imprensa costuma acusar os detratores de Michel Temer e sua trupe.

Nas palavras do próprio Darlan, a impressão é de que o governo interino quer um ‘rebanho de ovelhas amestradas’ e bem comportadas. Nada de manifestações “político-jurídicas” contra os abusos cometidos pelos golpistas, desrespeitando os preceitos da constituição brasileira.

Para macular a honra daqueles que se opuseram aos abusos cometidos contra a presidenta Dilma Rousseff já há servidores públicos respondendo por ‘processos constrangedores’, acusa Darlan. O objetivo é uma ‘punição exemplar’ nos mais subversivos, para que ninguém mais se arrisque a perder o cargo ou uma promoção apenas por se opor ao processo de impeachment.

Abaixo segue o artigo do juiz Siro Darlan, publicado ontem no jornal O Dia

***

Siro Darlan: Tempo de intolerância

A caça as bruxas já começou, e aqueles que pensam diferente que se acautelem

no O Dia

O planeta está andando na contramão. Os estudantes ocupam as escolas e a polícia os expulsam. Mais da metade da população é de mulheres, e nenhuma representação feminina no primeiro escalão do governo interino. O Brasil precisa de educação e cultura para seu desenvolvimento civilizatório, e o governo provisório, sob a tutela do Judiciário, tenta extinguir o Ministério da Cultura — no que teve de recuar.

A fogueira está novamente armada para queimar livros e pessoas. O recado da grande mídia e do poder financeiro, articuladores dessa nova ordem social, é de que a violência recrudescerá. Por outro lado, o povo, já experiente com governos de exceção, não está disposto a enfrentar outro regime de força e resistirá. A caça as bruxas já começou, e aqueles que pensam diferente que se acautelem.

Já há servidores públicos sendo processados por haverem se manifestado a favor da manutenção da democracia e do respeito à Constituição. A cultura para essa gente é um risco porque o povo pode entender que o seu papel não é o de bobo da corte, mas protagonista das mudanças. E isso é muito subversivo. Assim como o juiz que não reza conforme a cartilha pode ter sua toga maculada através de processos constrangedores e “punições exemplares”, o recado será dado para os demais.

Aqui nesse rebanho, só ovelhas amestradas! Aqueles que posam de toga, que é o símbolo da autoridade do juiz que somente pode trajar em atos oficiais, não estão fazendo uso político desse símbolo, porque todos fazem parte do rebanho.

Outras manifestações fora do ‘Índex’ são consideradas politico-partidárias, e o inquisidor instaura o ‘Auto de Fé’ e, pronto, o indiciado já está apto para vestir o ‘sambenito’, ficando conhecido por suas opiniões e decisões independentes como um herege. Contudo, o sistema segue na mesma direção, e, assim como tantos outros foram vencidos, e o céu voltou a brilhar, “Amanhã será um novo dia” e a arte e a Justiça triunfarão.

Siro Darlan é desembargador do TJ e membro da Associação Juízes para a Democracia

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Luiz

18/06/2016 - 16h38

esses juizes vao ser herois. Fiquem fieis a justica e a democracia e o povo fara o resto. Nao havera mais regimes antidemocraticos no Brasil!!!

JOHN J.

10/06/2016 - 21h18

SENADORES DO PSDB, PP, DEM E PPS DISCUTIRAM CRISE INSTALADA NO SENADO E SE UNEM CONTRA PEDIDO DE PRISÃO DE RENAN, JUCÁ E SARNEY
Aécio Neves (PSDB-MG), Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), Ana Amélia (PP-RS); Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), Waldemir Moka (PMDB-MS); Ronaldo Caiado (DEM-GO), Cristovam Buarque (PPS-DF)
REUNIRAM-SE NO GABINETE DO TUCANO TASSO JEREISSATI (PSDB-CE), NA QUINTA-FEIRA 09/06/2016, MOSTRANDO QUE O SENADO NÃO ESTÁ DISPOSTO A APROVAR O PEDIDO DE PRISÃO DOS BANDIDOS AMIGOS DENUNCIADOS PELO PGR.
Leia mais http://oglobo.globo.com/brasil/senadores-se-unem-contra-pedido-de-prisao-de-renan-juca-sarney-19479544

Juninho Zeff

10/06/2016 - 18h26

E alguém pensa que será diferente? Algum golpista dorme tranquilo? Deixar a liberdade correr solta é o alvo dos torturadores de democracias? O traviseiro fofo de penas brancas de patos são para quem trai? Creio que não.
O traviseiro de Temer é o seu maior inimigo. E que “durma” com isso.

Diogenes V

10/06/2016 - 10h21

Digo aos servidores que não temam. Todos os que forem processados de forma constrangedora e punidos retornarão aos seus cargos depois que estes bardeneiros golpistas forem expulsos do poder que usurparam!

johony

10/06/2016 - 08h51

#Foratemer!!! o presidente do stf tendo um encontro reservado com o conspirador para ajeitar o aumento aprovado pela câmara, sem provocar o efeito cascata, é de uma gravidade inominável, senhor lewa, o stf esta com a imagem colada no temer/cunha.

rogeriobezerra

10/06/2016 - 02h26

Primeiramente, FORA TEMER!!! STF GOLPISTA!!!!!!!!!

JOHN J.

10/06/2016 - 00h32

E O BANDIDÃO DO STF CONTINUA NA MÍDIA FALANDO BESTEIRAS E DESTRUINDO O JUDICIÁRIO.
SEUS COLEGAS DE STF SÃO CUMPLICES DESSE BANDIDO POR NÃO TOMAREM NENHUMA PROVIDÊNCIA CONTRA ELE.
PARECE QUE SÃO TODOS GORDOS E OPULENTOS MARAJÁS INDOLENTES E QUE SÓ ESTÃO NO STF PARA TER MUITAS BENESSES COM DINHEIRO PUBLICO.

Ana Virgilio

10/06/2016 - 00h29

Infelizmente, estamos tendo notícias dando conta que o jornal O Dia está prestes a acabar. Salários atrasados, baixa tiragem, enfim, creio que, como ocorreu em tempos de ditadura, está em andamento o processo de desmonte de mais um veículo de comunicação. Em 1964, rádios, televisões e revistas foram sendo fechados e criou-se um grande império, fortalecido pelo apoio ao golpe militar. Estamos correndo o risco de ter uma única fonte de informação. Em lugar nenhum do mundo, uma só organização detém o poder de todas as mídias. Isto, para a democracia de um país, é péssimo.

    Mardey

    10/06/2016 - 19h55

    V de Vingança, e a vida imitando a arte…

Itaguary Poranga

09/06/2016 - 23h33

Hum!
Agora entendi o comportamento do STF ou seria vice versa?

C.Pimenta

09/06/2016 - 23h36

MAURO SANTAYANA DENUNCIA: GOLPISTAS QUEREM EXTINGUIR O BNDES!

http://www.maurosantayana.com/2016/06/o-porta-avioes-bndes.html

frederico

09/06/2016 - 22h12

É imperativo a saída dessa turba, já não se trata apenas da ilegalidade do golpe mas do que se está implantando no Brasil. Estou realmente assustado, sempre achei perigoso esse negócio de pastor, assembleia de deus , etc, envolvidos na política e pelo visto eu estava certo, é um mau que deve ser extirpado com a máxima urgência. A seguir nesse compasso em breve não restará nada de decente nesse país e acredito que todos os que estavam apoiando a saída da Dilma também devem estar assustados ou já haveria algum movimento de apoio ao Temer.

Luís CPPrudente

09/06/2016 - 22h09

Michel Temer mostra o quanto é baixo, desprezível, covarde. Coisa de golpista e traidor.

José Ruy Gandra

09/06/2016 - 22h00

Que sitezinho desprezível. Que pena que acabou a boquinha, né?

    Anderson

    09/06/2016 - 23h59

    Cai fora, carniça.

jbmartins

09/06/2016 - 21h39

Bom agora é esperar até 2018 quando o golpe acabar e Temer se “reegolpear”. misericordia.

Octavio Filho

09/06/2016 - 21h36

No (des)governo Temer, como qualquer (des)governo do PSDB, pode-se TUDO!!! Qualquer arbitrariedade!! Enquanto no governo do PT, qualquer coisa, mesmo legal, já tem juiz e promotor abrindo processo. Qual a diferença? O STF!!! Isto prova como estão metidos no golpe e como dão sustentação aos piores políticos brasileiros. Esta perseguição é fruto da segurança que o STF dá aos golpistas.

maria nadiê rodrigues

09/06/2016 - 20h49

Se todos lerem diariamente o Dia Online e o JB Online, saberão que ambos fogem da lenga-lenga dos demais. Quanto às televisões, é de se perguntar o que faz Bob Fernandes comentando política na Gazeta, se no mesmo jornail estão Maria Lyidia e Nêumann Pinto, dois tucanos de carteirinha, ela sempre tentando se fazer de isenta com seu ar meio antipático de ser.
Sem dúvida, é incrível essa caça à bruxas em plena democracia, que, a seguir com Temer no comando, se diluirá por completo.
A diversidade de opiniões existia em abundância com os governos petistas, ao mesmo tempo em que investigações do Moro contra Lula se mostraram e se mostram quase uma obstinação do juiz.
Quando entro no Itaú e na Caixa, só pra chatear, tento falar em política, mas vejo o quanto os funcionários e gerentes fogem do tema como o diabo da cruz. Sinto que todos estão proibidos de emitirem opiniões, em especial se forem contra o impeachment. Essas imposições, cala-a-boca, estão espalhadas em todas as empresas e órgãos públicos, infelizmente.
Que a arte e a justiça, ao final, triunfem. É o que esperamos.

Marcia

09/06/2016 - 20h01

Hoje Nassif entrevista Dilma às 22 hs na TV Brasil.

CIANOTON_PACE

09/06/2016 - 19h57

A insensatez desses piratas não tem freio. Eles devem estar sofrendo de alguma espécie de ansiedade severa pós-golpe ou alguma outra doença do tipo. O episódio da EBC foi sintomático; eles não têm o menor escrúpulo em agredir a decência e a lei. A cura para essa doença deles seria uma legislação na qual o atentado contra o Estado Democrático de Direito fosse tratado como crime hediondo, inafiançável e imprescritível.

YorkshireTea

09/06/2016 - 18h31

Tem como vocês darem um jeito de registrarem os visitantes (como faz o Nassif)? Sei que é para a proteção da página, mas essa merda de CAPTCHA fica pedindo para eu provar (de forma burra) que não sou um robô toda vez que visito ocafezinho. Está insuportável. Antes, visitava a página várias vezes ao dia. Agora, só de pensar que tem o CAPTCHA fico com os dois pés atrás. Muito obrigado.

    Jose X.

    09/06/2016 - 19h31

    isso aí normalmente acontece quando se acessa a partir de uma rede coletiva, como uma empresa ou escola, por exemplo, e é para evitar ataques automatizados contra o site

      YorkshireTea

      11/06/2016 - 00h40

      Estou acessando da minha casa e não estou com o computador contaminado. Esse captcha é um pé no saco. Seria mais fácil permitir o registro dos leitores, como faz o Nassif.

Atreio

09/06/2016 - 18h30

tudo muito perigoso…sexta 10 eles pensarão duas vezes. o povo brasileiro é muito maior do q a familia marinho e seus tentáculos.


Leia mais

Recentes

Recentes