Menu
, , , , ,

O golpe e a paz olímpica

Por Luis Edmundo Araujo, editor de esporte do Cafezinho Em meio aos protestos por todo o País contra o golpe, que incluem o percurso da tocha olímpica, o Comitê Olímpico Internacional (COI) pediu informalmente a Michel Temer, segundo o CEO do Comitê Rio 2016, Sidney Levy, e o Congresso resolveu atender, já que não cabe […]

12 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Por Luis Edmundo Araujo, editor de esporte do Cafezinho

Em meio aos protestos por todo o País contra o golpe, que incluem o percurso da tocha olímpica, o Comitê Olímpico Internacional (COI) pediu informalmente a Michel Temer, segundo o CEO do Comitê Rio 2016, Sidney Levy, e o Congresso resolveu atender, já que não cabe ao presidente interino, golpista, esse tipo de decisão. Para não desviar a atenção da população brasileira da primeira Olimpíada a ser disputada não só no País, mas em toda a América do Sul, a votação final do processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff só deve ocorrer após a cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, marcada para o dia 21 de agosto.

Passada informalmente por assessores do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Ricardo Lewandowski, a informação de que, sim, os nobres parlamentares cederão ao desejo do COI foi confirmada nesta quarta-feira pelo presidente do Senado, Renan Calheiros. Ele anunciou que o julgamento final do processo de impeachment de Dilma irá ocorrer “em torno do dia 20 de agosto”. Como esta data cai num sábado, e o encerramento da Olimpíada é no domingo, tudo leva a crer que o circo final seja armado na segunda-feira, 22 de agosto.

Poderia ser, digamos, um retorno à chamada trégua sagrada, ou paz olímpica, dos tempos da Grécia Antiga, quando os Jogos também eram disputados de quatro em quatro anos no santuário de Olímpia, em honra a Zeus. No ano em que a Olimpíada seria disputada, arautos eram enviados por toda a Grécia anunciando a data das competições, que geralmente duravam cinco dias. Os arautos anunciavam ainda a trégua sagrada, para garantir a integridade física dos competidores durante a viagem até o santuário de Olímpia, a estadia por lá e a volta pra casa.

Realizados, segundo os historiadores, dos anos 776 A.C a 393 D.C, quando o então imperador romano Teodósio I decidiu encerrar a festa sob o argumento de que a Olimpíada era um ritual de paganismo, os Jogos não tiveram essa trégua sagrada quebrada nem pelos espartanos, que, banidos das competições por conta da Guerra do Peloponeso, contra Atenas, ameaçaram invadir Olímpia em 424 A.C., mas não o fizeram, ainda que somente a ameaça tenha sido suficiente para abalar o conceito da decantada paz olímpica, já que neste ano os Jogos Olímpicos tiveram de ser realizados sob proteção de tropas militares, alertas contra a invasão que não ocorreu.

No caso brasileiro, resta saber se a estratégia de deixar a votação no Senado para o dia seguinte ao fim da Olimpíada, com as competições ainda quentes na memória do brasileiro, trará ao País a trégua sonhada pelos arautos do golpe, ou se a população continuará, mesmo durante os Jogos, a clamar pelo respeito à democracia, tão cara aos antigos gregos de Atenas.

luis.edmundo@terra.com.br

 

 

 

Apoie o Cafezinho

Luis Edmundo

Luis Edmundo Araujo é jornalista e mora no Rio de Janeiro desde que nasceu, em 1972. Foi repórter do jornal O Fluminense, do Jornal do Brasil e das finadas revistas Incrível e Istoé Gente. No Jornal do Commercio, foi editor por 11 anos, até o fim do jornal, em maio de 2016.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Beth Andrade

03/07/2016 - 22h25

Não podemos para de incomodar os golpistas. Sem trégua!
TEMOS A PIOR JUSTIÇA DO MUNDO

Ela não dá conta das demandas do povo brasileiro.

Nossa justiça obsoleta não fala a língua da realidade nacional.

O POVO BRASILEIRO NÃO ACREDITA MAIS NESSE IMBRÓLIO

****
O PRÓPRIO $TF, ESTRANGULA NOSSA CONTITUIÇÃO.
O $TF É GOLPISTA, IMUNDO E CORRUPTO ALIMENTA UMA “FARSAJATO” DE UM
MORO NAZIFASCISTA

Primeiramente, #ForaTemer
Segundamente:#VoltaQuerida

#Fim$TF #FimSTF #FimTvGlobo #FimDoPolíticoProfissional #MachistasFascistasNãoPassarão #DefendDemocracyinBrazil #PorUmPaísSemExcelênciasEMordomias #JanotNaCadeia #MoroNaCadeia #MoroMoralistaSemMoral #GilmarMendesNaCadeia
***
Conclusão: vamos botar fora o $TF, não nos representa. A LEI FOI RASGADA.
E o Moro, este cara tem o mesmo olhar perdido de Benito Mussolini, a mesma arrogância e a mesma ambição… Mas não passa de um caipira provinciano colonizado, como Mussolini …

Precisamos urgente reconstruir o Brasil. #PrecisamosUrgenteReconstruirOBrasl

Guimarães Roberto

30/06/2016 - 18h10

Para se ter trégua basta prender uns 10 golpistas uns três dias antes de começar a Olimpíada e soltar uma semana depois que acabar. Motivos não faltam e conhecidos eles são. Cadê a coragem para enfrentar a plutocracia, a rede bobo e os isteitis? Antes que eu me esqueça, fora Temer!

Rachel

30/06/2016 - 17h12

Um presidente oriundo do PT, do PT, trouxe as olimpíadas. Os abutres deram o golpe e querem trégua ? Não e não. Farei o que puder. durante as olimpíadas.

Rachel

30/06/2016 - 17h10

Primeiramente FORA TEMER! Trégua o escambau, para ser suave. Ultimamente FORA TEMER.

rogeriobezerra

30/06/2016 - 12h56

Primeiramente FORA TEMER!!!! A garantia da liberdade e da soberania do Brasil não tem trégua.

    Rachel

    30/06/2016 - 17h08

    Saudações da resistência.

17Abril2016

30/06/2016 - 07h20

A G U E R R A C O N T R A O G O L P E N A O T E M T R E G U A

Reinaldo Mechica Miguel

30/06/2016 - 04h54

Não vai haver paz nesta guerra! Vamos para o tudo ou nada FORA TRAIDORES DO BRASIL…

PAZ OLIMPICA É MEUZOVOS!!!
FORA TEMER GOLPISTA.

    Reinaldo Mechica Miguel

    30/06/2016 - 04h55

    NÃO AO GOLPE…

    Rachel

    30/06/2016 - 17h09

    Saudações da resistência. Não tenho ovos mas não tem trégua!

renato andretti

30/06/2016 - 01h44

NÃO TEM ARREGO..
SEM ESTA …DE PAZ OLIMPICA
NOS ESTAMOS FALANDO DO NOSSO PAÍS
ELES VÃO EMBORA E DEPOIS DEIXAM A MERDA.
SEM ARREGO..
É GOLPE DO COMEÇO AO FIM..
E DEVE SER EXTIRPADO DE NOSSO MEIO.
QUEM VIER PARA CÁ DEVE SABER QUE ESTAMOS EM MEIO A UM GOLPE
DE ESTADO ONDE PESSOAS PERDERÃO VIDA..
QUANDO A OLIMPIADA PASSAR DESAPERCEBIDA.
ONDE A GLOBO VAI GANHAR MUITO DINHEIRO.
ONDED OS EMPRESÁRIOS VÃO GANHAR MUITO DINHEIRO
ESTÁDIO ONDE VÃO MANDAR A DILMA TOMAR NO CÚ.
JÁ DEU…NÉ RAPAZIADA..JÁ DEU..

    Rachel

    30/06/2016 - 17h09

    Não tem trégua. Golpistas Fora!


Leia mais

Recentes

Recentes