Menu

IBOPE – Cinco maiores capitais avaliam governo Temer como trágico

Por Bajonas Teixeira, colunista de política do Cafezinho   Matéria muito curiosa hoje no G1 aparece com o título “Aprovação ao governo Temer varia de 8% a 19% nas capitais, aponta Ibope”. O inusitado da matéria está em que ela privilegia e dá destaque aos dados que podem ser benéficos a Temer, o que produz […]

11 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Por Bajonas Teixeira, colunista de política do Cafezinho

 

Matéria muito curiosa hoje no G1 aparece com o título “Aprovação ao governo Temer varia de 8% a 19% nas capitais, aponta Ibope”. O inusitado da matéria está em que ela privilegia e dá destaque aos dados que podem ser benéficos a Temer, o que produz uma enorme distorção.

A mágica começa com o privilégio dado ao Ótimo/bom e o esquecimento, muito sintomático, do outro lado da tabela, onde se lê as palavras “Ruim/Péssimo”. Por demais acrobática ou contorcionista, a leitura da Globo destaca, por exemplo, que 8% dos entrevistados em Salvador avaliam o governo Temer como Ótimo/Bom.

Ocorre que na outra extremidade do espectro, se localizam 53% da população de Salvador que entende que o governo Temer é Ruim/Péssimo. Com muita singeleza e neutralidade, o texto da Globo resume a situação:

“A avaliação do governo do presidente Michel Temer (PMDB) como ‘ótimo’ e ‘bom’ varia de 8% a 19% nas capitais, segundo pesquisas Ibope realizadas nesta semana e na semana passada. (…)

O maior índice de aprovação à administração de Temer é registrado em Manaus: 19% a classificam como ótima ou boa.

Já em Salvador e em Aracaju, 8% dos eleitores classificam sua gestão como ótima ou boa – o menor índice entre todas as cidades.”

A leitura correta dos dados, destacando o que neles é mais digno de nota, tem que se prender exatamente ao inverso do peixe vendido pela Globo. A interpretação dos dados com isso pintará um retrato totalmente diverso:

– Nas cinco capitais de maior população do país, a rejeição (Ruim/Péssimo) ou a indiferença (as avaliações que optaram pelo “Regular”) ao governo Temer, variam entre 77 e 82%.

– Nas três maiores capitais do Sudeste (São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte), os que avaliam o governo como Ótimo/Bom estão na média de 12.5%, que é baixíssima. Já os que avaliam como Ruim/Péssimo chegam a elevada média de 43.3%.

– Somadas, as três maiores capitais do país apresentam 79.6% de indiferença ou rejeição ao governo Temer.

– Nas duas maiores capitais do Nordeste, repete-se a mesma coisa: indiferença ou rejeição de 79.5%.

Tudo indica, pelo desmonte brutal das políticas sociais que estão sendo implementadas pelo governo, pela destruição que pretende operar sobre as leis e estruturas já históricas de direitos do trabalhador no país, e das mudanças na previdência e nas aposentadorias, que passam a estar desvinculadas do salário mínimo, que os números acima só podem continuar subindo, e vertiginosamente.

Não há no horizonte nada que indique uma inversão de sinais, que permita crer que os “indiferentes” tenderão a avaliar, num futuro próximo ou distante, o governo Temer como Ótimo/Bom. Ao contrário, esse número só terá estímulos para crescer. A mesma coisa para aqueles que ficam no “não sabe/não respondeu”, que na tabela acima não foram computados. Esses também tenderão a saber e a responder em breve, e negativamente.

Enfim, assim que o milagreiro Temer fizer os cegos enxergarem, a coisa vai ficar muito pior para seu governo.

A situação é mais trágica por não se tratar do enterro de um governo de oito anos, como no caso de FHC, que saiu com a taxa de aprovação (Ótimo/Bom) em 8%. O caso de Temer é de um governo que já inicia, que dá seus primeiros passos, como um governo ruim em final de dois mandatos. Enfim, Temer é o novo muito envelhecido e que, tudo indica, não terá tempo para tentar se repaginar.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Pinheiro –

05/09/2016 - 17h39

Dilma tem 8% de popularidade, IBOPE vale ou não vale? Não da na mesma?

Fábio Brito

04/09/2016 - 19h59

https://rebeldesilente.wordpress.com/2016/09/04/assalto-no-quarto-nocaute/

A GLOBO NÃO PODE CONTINUAR A OPERAR NO PAÍS.

DESTRUIR A REDE GLOBO É SALVAR NOSSA DEMOCRACIA, é salvaguardar nossa soberania e preservar nosso futuro.

Os parlamentares petistas, não podem continuar a desrespeitar a população brasileira, fingindo um joguinho ridículo de gato e rato, como o Tom e Jerry da infância de muitos de nós, ao denunciar o GOLPE, que este veículo de DESINFORMAÇÃO do povo brasileiro está a patrocinar e, no instante seguinte, saírem a babar nos microfones da GLOBO, como se nada estivesse acontecendo.

A POPULAÇÃO BRASILEIRA EXIGE QUE O PARTIDO DOS TRABALHADORES PROÍBA SEUS PARLAMENTARES E FILIADOS, DE SE COMUNICAREM COM ESTA QUADRILHA DE BANDIDOS, QUE SE CONHECE POR REDE GLOBO.

Messias Franca de Macedo

04/09/2016 - 18h51

… [Num flash em imagem fechada] Segundo a GloboNews a maioria dos manifestantes faz parte do Movimento dos Trabalhadores Sem teto…
Por volta das 18h30, 04 de setembro de 2016, 100 mil manifestantes no circuito cívico MASP-Largo da Batata
O âncora que acompanhava as imagens da ‘reporcagem’ estava visivelmente envergonhado de exercer a profissão no Projac dos mafiosos Marín(ho) da Globo organizações criminosas…

Messias Franca de Macedo

04/09/2016 - 17h50

Por enquanto, mais de 50.000 mil honestos e honestas brasileiros e brasileiras
https://www.facebook.com/midiaNINJA/videos/vb.164188247072662/714195272071954/?type=3&theater

Torres

04/09/2016 - 16h43

regular não indica rejeição ou indiferença, pessoal.
essas mentiras ficam feias pra vcs.
lamento.
duvido que alguém seja burro o suficiente para cair nessa.
ops…
desculpe.
tem muita gente burra o suficiente para cair nesse discurso.

Neto Ares

04/09/2016 - 16h10

Ta bem melhor que a Dilma

    Gerson

    04/09/2016 - 17h58

    Muito mesmo…quando a quadrilha comer o teu rabitcho você vai achar muito bom.

    Antonio Passos

    04/09/2016 - 19h40

    Kkkkkkkk Pra um governo de três meses com o apoio de toda a mídia, está uma CATÁSTROFE única na história da civilização. Imagine quando ele começar a trabalhar. Kkkkkk Aposentadoria aos 70, congelamento de salário, etc. Vai ser show. Kkkkkk

marco

04/09/2016 - 14h17

Sr.Bajonas.O mais significativo dessa pesquisa,são os INDIFERENTES!Essa cambada,tem peso,e nem sabem disso,embora na hora do DIABO COBRAR A CONTAS ,continuam indiferentes.É o maior problema enfrentado,pelas MÚLTIPLAS DEMOCRACIAS QUE EXISTIRAM E EXISTEM.Tenho a expectativa,que durem menos do que o projetado pelos NÉSCIOS HISTÓRICOS.E pela DIREITA DE TODOS OS TEMPOS,que sempre foram e defendem,a DEMOCRACIA.Pra roubarem os povos,impunemente.Quem sabe,até que a MORTE OS SEPAREM!


Leia mais

Recentes

Recentes