Comentários sobre: A derrota do PT e a explosão das galáxias que se isolam https://www.ocafezinho.com/2016/10/03/aexplosaodasgalaxias/ Portal de noticias e análises sobre política brasileira, geopolítica, economia, tecnologia, sempre numa perspectiva democrática, progressista, anti-imperialista e multipolar! Fri, 21 Oct 2016 01:11:00 +0000 hourly 1 https://wordpress.org/?v=7.0 Por: Maira Azevedo https://www.ocafezinho.com/2016/10/03/aexplosaodasgalaxias/#comment-195757 https://www.ocafezinho.com/?p=55767#comment-195757 Um importante vácuo: dar atenção às políticas ambientais. Recurso Natural, seu manejo adequado, uso do espaço, compensações, políticas integradas de saneamento, energia, saúde…. Questões mais que estratégicas pra um governo inteligente que pense na sociedade, num mundo já em processo de adaptação às mudanças climáticas!

]]>
Por: Eu https://www.ocafezinho.com/2016/10/03/aexplosaodasgalaxias/#comment-193603 https://www.ocafezinho.com/?p=55767#comment-193603 Embora, quantitativamente, o PT tenha sido o maior prejudicado na eleição, o que chama a atenção na tabela de dados estimados pelo Miguel do Rosário é bem mais sombrio. Todos os partidos mais à esquerda no espectro político perderam votantes, mesmo quando obtiveram mais cargos eletivos, enquanto que todos aqueles à direita no espectro aumentaram o capital eleitoral. Isto me parece botar luz em um aspecto bem mais inquietante que a relevância do PT na esquerda nacional, que seria a sobrevivência desta esquerda frente a uma campanha, aparentemente bem sucedida, de demonizá-la e afastar eleitores deste lado do espectro mediante o “recall” de velhos discursos do anticomunismo extremado e da fascistização violenta nas ações das ruas. Quantas gerações de governos bem sucedidos seriam necessárias para desfazer algo assim? Não custa lembrar a aceitação relativamente fácil destes recursos, em uma sociedade pouco instruída e cuja geração atual cresceu e educou-se à sombra de uma ditadura autoritária, e em um momento de refluxo mundial da direita mais reacionária. Se a esquerda não se reinventar, e não apenas na comunicação, não é apenas o PT que corre o risco de extinção, mas o pluralismo democrático em si. A pensar…

]]>
Por: Marcos Marques de Sousa Trinda https://www.ocafezinho.com/2016/10/03/aexplosaodasgalaxias/#comment-193531 https://www.ocafezinho.com/?p=55767#comment-193531 Quer dizer que provas judiciais são pesquisadas no Google agora ? Meu Deus, quanta ignorância…

]]>
Por: Vinicius Aquini Gonçalves https://www.ocafezinho.com/2016/10/03/aexplosaodasgalaxias/#comment-193520 https://www.ocafezinho.com/?p=55767#comment-193520 Em resposta a Sérgio Silveira.

Ahoi
1. O que você tem que ver é que de fato houveram avanços sociais importantes nos governos do PT (näo vou citar os programas, pois se é um petista dedicado, bem os conhece), no entanto, muitos desses avanços foram diluídos pela crise. Com mais de 7% de inflação e mais de 11% de desemprego, muitos daqueles que haviam saído da pobreza voltaram para ela.
2. O ataque da mídia não começou em 2005 e sim muito depois. O governo lula se encerrou com todas as glórias, com um crescimento de 7,5% e apoio da mídia que passou a criticá-lo depois dos insucessos do governo Dilma. Claro que esse sucesso se devia a uma dilação do crédito tremenda que endividou muito a população. Esse modelo se saturou, logo depois do fim do governo dele. Lula fez mais um grande erro: eleger uma burocrata como sua sucessora. Ela conseguiu destruir boa parte do seu legado.
3. Sérgio, o marqueteiro de Dilma e (vários outros) já confessou que as campanhas foram financiadas com caixa dois. São várias as delações que suportam isso e muito desse dinheiro vinha das empreiteiras ou de empresários como Eike Batista. Então derrotou a máquina corrupta com uma máquina corrupta? Como assim?
4. Eu cansei dessa argumentação do golpe. Quem argumenta que houve golpe não sabe o que é divisão dos poderes e que o executivo não pode aumentar o seu orçamento indiscriminadamente sem um aval do legislativo. Depois de todos as provas de obstrução de justiça direta da Dilma e do Lula, não vejo golpe. Dilma mentiu sobre a situação econômica do país para ser eleita e ainda maquiou as contas do governo ao evitar repasses aos bancos públicos. Desse modo ela trapaceou para ser eleita. Soma-se a isso o mencionado caixa dois. Mesmo que ela não soubesse de nada, ela foi beneficiada por isso. Ou seja, A DILMA NÄO FOI ELEITA DEMOCRATICAMENTE. Trapacear e ser eleito não é democrático, mas sim manipulação da opinião pública. O mandato não pertence ao candidato, mas sim ao povo. Os senadores e deputados que a cassaram eram tão democraticamente legitimados quanto a presidente. Ela cometeu crime fiscal e foi cassada pelo poder responsável por essa fiscalização, o legislativo (como símbolo disso veja que até o TCU faz parte do legislativo).
5. Concordo, o PT sobreviverá, mas jamais com o tamanho que teve. O PT mudou o Brasil, acordou uma boa parte da população para a política e arrancou o comodismo de muitos. A roubalheira desse governo nessa tentativa de perpetuação no poder foi tão grande que transformou o Brasil.
Saudacöes

]]>
Por: Ulisses Silveira https://www.ocafezinho.com/2016/10/03/aexplosaodasgalaxias/#comment-193468 https://www.ocafezinho.com/?p=55767#comment-193468 Em resposta a Quico Frederico.

Mostre um kg apenas!

]]>
Por: Tales https://www.ocafezinho.com/2016/10/03/aexplosaodasgalaxias/#comment-193447 https://www.ocafezinho.com/?p=55767#comment-193447 Em resposta a Pedro Pereira.

bom ponto… complementa bem a ótima análise do miguel do rosario

]]>
Por: Quico Frederico https://www.ocafezinho.com/2016/10/03/aexplosaodasgalaxias/#comment-193432 https://www.ocafezinho.com/?p=55767#comment-193432 CURTO E GROSSO VOU DIZER AQUI O QUE DE FATO DERRUBOU O PT: EM 1 LUGAR OS ROUBOS BILIONARIOS PRATICADOS POR ESTE PARTIDO ROUBOS ESSES QUE CHAMARAM A ATENÇÃO DA MIDIA, EM 2 LUGAR OS PROPRIOS INTEGRANTES DO PT DEDURAM O ESQUEMA COM ISSO A CASA CAIU PRO PARTIDO E POR FIM O PROPRIO PARTIDO SE AUTODERRUBOU AO NÃO CONSEGUIR CONTROLAR A MIDIA E FRACASSAR NA TENTATIVA DE IMPLANTAR O REGIME SOCIALISTA COMUNISTA QUE TANTO QUERIA IMPLANTAR

]]>
Por: Quico Frederico https://www.ocafezinho.com/2016/10/03/aexplosaodasgalaxias/#comment-193431 https://www.ocafezinho.com/?p=55767#comment-193431 Em resposta a Leopoldo Pereira.

INVENTADAS PELA MIDIA?? KKKKKKKKKKKK SERA QUE TODAS AS DELAÇÕES PREMIADAS SÃO MENTIRAS?? A VERDADE É TODOS OS CONDENADOS DO PT FORAM CONDENADOS APENAS DEPOIS DE A MIDIA MOSTRAR TONELADAS E TONELADAS DE PROVAS

]]>
Por: Quico Frederico https://www.ocafezinho.com/2016/10/03/aexplosaodasgalaxias/#comment-193429 https://www.ocafezinho.com/?p=55767#comment-193429 Hoje são acusados de montarem um “esquema” para permanecer no poder mesmo tendo escolhido procuradores-gerais, ministros do STF e do STJ, sem o mínimo de compromisso com o projeto do próprio partido KKKKKKKKKK ATE MESMO OS JUIZES ESCOLHIDOS A DEDO ABANDONARAM O PT KKKKKKKKKK SERA QUE FOI PORQUE O ASSALTO FOI TANTO QUE OS JUIZES NÃO TINHAM MAIS COMO DEFENDER A QUADRILHA??

]]>
Por: Quico Frederico https://www.ocafezinho.com/2016/10/03/aexplosaodasgalaxias/#comment-193427 https://www.ocafezinho.com/?p=55767#comment-193427 PT não tem um site centralizando respostas às denúncias KKKKKKKKKKKKKK
O QUE NÃO FALTA É SITE DEFENDO O PARTIDO MAIS CORRUPTO DO BRASIL VOU CITAR AQUI SO ALGUNS-ALEM DESTE SITE LOGICO-PCO, BRASIL24, CONVERSA AFIADA, BRASIL DE FATO ENTRE OUTROS

]]>
Por: Osmar Gonçalves Pereira https://www.ocafezinho.com/2016/10/03/aexplosaodasgalaxias/#comment-193418 https://www.ocafezinho.com/?p=55767#comment-193418 Em resposta a Sérgio Silveira.

Sergio, me parece que a critica é justamente sobre a “ingenuidade”. Nesse sentido cabe não esquecer Brizola: sabia muito bem o que era e é a mídia “nacional”.

]]>
Por: Leopoldo Pereira https://www.ocafezinho.com/2016/10/03/aexplosaodasgalaxias/#comment-193382 https://www.ocafezinho.com/?p=55767#comment-193382 Em resposta a levi Eliphas zahede.

Corrupções inventadas pela mídia e sem provas para condenar o PT não valem nada, e não merecem holofotes num blog, cujo blogueiro investiga fatos e não factoides. Fica a dica: questione mais; não deixe ninguém te manipular.

]]>
Por: Sérgio Silveira https://www.ocafezinho.com/2016/10/03/aexplosaodasgalaxias/#comment-193376 https://www.ocafezinho.com/?p=55767#comment-193376 Análise derrotista de brizolista despeitado com o sucesso do ÚNICO partido de esquerda que fez e consegue realmente FAZER a diferença… O que Brizola teria feito de melhor? Bater na globo e cair com 1 ou 2 anos de governo?!
Os “erros” do PT foram muito inferiores ao MASSACRE politico/midiático/judicial a que está sendo submetido desde 2005!! Pelo menos 11 ANOS ininterruptos, dia sim outro também por uma mídia canalha e golpista. E ainda sim sobreviveu, para incredulidade dos golpistas, podem apostar.
O PT foi ingênuo e republicano demais, talvez ai o seus maiores erros.Pagou por estar à frente do seu tempo. Fernando Haddad, é um exemplo. Seria muito mais respeitado num pais europeu.
Me citem um ÚNICO partido que teria sido capaz de sobreviver e superar tudo o que o PT passou e ainda sim DERROTAR 4 VEZES CONSECUTIVAS toda uma máquina corrupta, implantando politicas sociais inclusivas de sucesso real!!! Desculpem, mas sem ajuda do PT, nem Brizola.
E podem apostar, não importa o que tentem fazer de mal contra o PT, ele já sobreviveu e retornará. O campo progressista só terá alguma chance de se sobressair se contar com a guarida do PT. Fora isso serão anos de governos reacionários…

]]>
Por: ricardoaraxa https://www.ocafezinho.com/2016/10/03/aexplosaodasgalaxias/#comment-193373 https://www.ocafezinho.com/?p=55767#comment-193373 O primordial agora é o PT e esquerda em geral,se organizar e colocar seus melhores quadros,para candidatarem para deputados e senadores.É ai que o bicho pega.Não adianta ser eleito para o executivo sem bancadas de apoio.A maioria de deputados e senadores são conservadores.Precisamos reverter isso.

]]>
Por: levi Eliphas zahede https://www.ocafezinho.com/2016/10/03/aexplosaodasgalaxias/#comment-193342 https://www.ocafezinho.com/?p=55767#comment-193342 Pela crítica o autor acha que PT deveria ter aparelhado mais ainda o estado.
Não ví nenhuma palavra sobre os roubos e escândalos de corrupção.
O PT caiu por uma série de fatores, mas os principais foram a arrogância multiplicada pela falta de moral e ética.

]]>
Por: Jonas Carvalho https://www.ocafezinho.com/2016/10/03/aexplosaodasgalaxias/#comment-202313 https://www.ocafezinho.com/?p=55767#comment-202313 Parabens Miguel,pela sua analise.Realmente o PT foi muito ingenuo e incompetente.Treze anos no poder eram mais que suficientes para enquadrar as forcas reacionárias, principalmente a midia (pig).Nao o fez e está vendo ruir tudo de positivo de seu governo.Como disse Nassif o PT vai ter que se refundar, ou se extinguirá como sempre quiseram os golpistas.

]]>
Por: Roque Silva https://www.ocafezinho.com/2016/10/03/aexplosaodasgalaxias/#comment-193322 https://www.ocafezinho.com/?p=55767#comment-193322 Enquanto todos batem cabeça tentando entender o momento político eles avançam com o ” Grande Proje “: http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/POLITICA/517027-PLENARIO-DA-CAMARA-RETOMA-VOTACOES-COM-PROPOSTA-QUE-MUDA-REGRAS-NO-PRE-SAL.html

]]>
Por: Tamosai https://www.ocafezinho.com/2016/10/03/aexplosaodasgalaxias/#comment-193310 https://www.ocafezinho.com/?p=55767#comment-193310 Em resposta a migueldorosario.

Exatamente. Li várias críticas do blog à falta de uma política de comunicação. Foram de uma ingenuidade quase pueril contra bandidos profissionais.

]]>
Por: Tamosai https://www.ocafezinho.com/2016/10/03/aexplosaodasgalaxias/#comment-193305 https://www.ocafezinho.com/?p=55767#comment-193305 Crítica excelente. É preciso mencionar também que as eleições ocorreram num contexto de crise econômica nacional e mundial. O preço de diversas commodities caiu muito e isso teve um impacto enorme na economia. O nível de desemprego é alto, e foi ampliado pelas atividades persecutórias da Lava-jato contra empresas, que se propagou para diversos setores da economia. Em cima disso tudo houve o auxílio inestimável da mídia hegemônica, que passou narrativas de que petistas são corruptos, que a corrupção é a causa principal dos problemas, que os “justiceiros” são heróis, mesmo que não mexam com o PSDB. Acima de tudo a mídia hegemônica baixou a autoestima dos brasileiros, denegrindo tudo que pudesse ser louvado e exagerando nos pontos negativos. Isso foi posto em prática desde que o Lula teve o seu primeiro mandato. Ou seja, mais de uma década de campanha negativa contra as esquerdas. A demonização da política pela mídia teve vários efeitos nefastos também, mas deixo isso para um próximo texto.

É claro que a esquerda cometeu erros, especialmente a Dilma. Os inimigos da democracia são poderosíssimos, mas perderam 4 eleições. Vamos sacudir a poeira, analisar estratégias para o futuro e dar a volta por cima.

]]>
Por: guilhermenagano . https://www.ocafezinho.com/2016/10/03/aexplosaodasgalaxias/#comment-193304 https://www.ocafezinho.com/?p=55767#comment-193304 Em resposta a Pedro Pereira.

E um líder do PT (Alfonso Florence) acaba de dizer que o resultado da eleição mostra força e superação da legenda, a queda expressiva do PT foi “conjuntural”…aprenderam alguma coisa? Estão em condição de manter essa arrogância?

]]>