Menu

Revista francesa denuncia descaso da mídia brasileira com ocupações de escolas em todo o país

(Charge: Vitor Teixeira) Milhares de escolas e universidades ocupadas, no Brasil, contra as políticas de austeridade Em artigo publicado pela revista francesa Basta! com a manchete “Milhares de escolas e universidades ocupadas, no Brasil, contra as políticas de austeridade”, jornalista afirma que quando o mainstream da mídia fala, é para estigmatizar os estudantes Texto publicado […]

18 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

(Charge: Vitor Teixeira)

Milhares de escolas e universidades ocupadas, no Brasil, contra as políticas de austeridade

Em artigo publicado pela revista francesa Basta! com a manchete “Milhares de escolas e universidades ocupadas, no Brasil, contra as políticas de austeridade”, jornalista afirma que quando o mainstream da mídia fala, é para estigmatizar os estudantes

Texto publicado originalmente em BASTA! | Traduzido por Luc Duffles Aldon, MD18, para o Mídia Ninja

No último dia 3 de outubro, em São José dos Pinhais, no Estado brasileiro do Paraná (sul do Brasil), um grupo de secundaristas decidiu ocupar sua escola. Eles contestam as políticas do governo de direita de Michel Temer. O movimento ganhou força rapidamente. Em todo o Brasil, cerca de 1.200 escolas públicas estão atualmente ocupadas por alunos, e também uma centena de universidades. A maioria está no Estado do Paraná onde ocupam a metade das escolas, cerca de 800 colégios.

Os alunos e os estudantes se opõem ao projeto de reforma da educação pensado pelo atual governo de direita, mas também à reforma constitucional que prevê o congelamento dos gastos públicos por vinte anos, incluindo os da educação e da saúde (ver artigo do BastaMag 14/10). Este novo movimento estudantil também desafia o projeto dito da “Escola Sem Partido” iniciado pelos conservadores, que visa eliminar todas as formas de pensamento crítico, rotulados de esquerda, na educação.

Uma escola sem um partido é uma escola sem senso crítico, é uma escola racista, é uma escola homofóbica (…) Estamos aqui por ideais falou corajosamente uma estudante de 16 anos, Ana Júlia Ribeiro, no dia 31 de outubro. Ela falava na frente dos deputados do Paraná para explicar as razões do movimento.

Nas escolas ocupadas, jovens trabalham em comissões e fazem assembleias para decidir de suas ações. No dia 26 de outubro, representantes de cerca de 600 escolas ocupadas no Paraná, se reuniram em assembleia geral conjunta para decidir sobre a continuidade do movimento pela “educação pública gratuita e de qualidade”, como o defende a União Brasileira Estudantes. O movimento se afirma com forte independência a qualquer partido político, mesmo que seja oposição ao governo de Michel Temer. Ele escapa até agora das tentativas de recuperação pelos sindicatos e os partidos da esquerda institucional.

Um movimento de jovens pobres que se expande e ataca a política de austeridade

Os estudantes brasileiros já se mobilizaram massivamente no ano passado, especialmente no Estado de São Paulo. Centenas de escolas públicas foram ocupadas por seus alunos, dia e noite durante várias semanas, em oposição ao projeto do governador de fechar vários estabelecimentos de ensino.

“Marcado pela espontaneidade e pelo seu caráter essencialmente horizontal, sem hierarquia, esse movimento está na vanguarda da luta contra o governo federal, do conservadorismo das camadas superiores e da nova onda de políticas de austeridade”, analisa de Glauber Aquiles Sezerino, sociólogo, administrador da associação Autres Brésils. “Em junho de 2013 durante protestos contra o aumento da tarifa do transporte, ou os “rolêzinhos” esses “passeios” de jovens da periferia em centros comerciais destinados às camadas mais privilegiadas, já eram movimentos espontâneos e autônomos. Mas, até então, os protestos se focalizaram numa reivindicação limitada, como a tarifa do transporte, a repartição das escolas ou o acesso a lazeres. Agora, as palavras de ordem são mais amplas, e visam diretamente as políticas de austeridade econômica e a falta de diálogo do governo federal.”

Diante dessa nova dinâmica, o governo federal, os governos estaduais e vários partidos de direita estão pouco abertos ao diálogo. As autoridades não hesitam em chamar a polícia militar para reprimir violentamente as ocupações, como na semana passada no Estado de Santa Catarina (Sul), onde a polícia apontou armas para os alunos. Em São Paulo, a polícia evacuou pelo uso da força as ocupações que apenas começavam, como no dia 25 de outubro, no norte da capital econômica do país. Apesar da importância do movimento, a grande imprensa mainstream levou semanas para se interessar. Na maioria das vezes, para estigmatizar estes estudantes.

 

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

wibes

08/02/2017 - 23h38

O jornalismo e a mídia no Brasil; agora virou moda programas de debates políticos na TV, e tanta asneira sendo discutida. Ontem mesmo tinha um programa destes onde discutiram os rumos das reformas na política brasileira; temas como reforma da previdência, teto de gastos e mercado de trabalho e indústria. Canal Livre na Band; Os incríveis economistas em debate do bloco golpistas só falam o mais do mesmo, como eles não podem detonar o governo, ficam abstraindo o keynesianismo e neoliberalismo na cara de pau, sem tomar conhecimento da quebradeira generalizada no Brasil. A ilustre burguesa economista Zeina que é a copia fiel de Lilian Witte Fibe causa uma esquizofrenia atroz; ao mesmo tempo em que defende bolsa família e que seja incluído os militares e segurança na reforma da previdência, defende o capital estrangeiro e privataria, só louco meu. Giannetti foi secretario do CAMEX no governo FHC nem precisa falar de privataria e livre comercio com capital estrangeiro.
Vamos ao ponto chave da questão, diante de um golpe parlamentar, instabilidade política, governo de exceção que não representa o voto popular. Todos os seus ministros foram delatados ou na lava jato ou na Odebrecht, resumindo todos réus inclusive o presidente interino. Eles ainda acham que a economia pode melhorar, com os estados agonizando porque gastaram e roubaram tudo na onda de acabar com a gestão da presidenta Dilma. O Rio espelho do Brasil falido e em colapso, mas para fazer Olimpíada tinha grana, para fazer copa do mundo como tinha dinheiro. Agora a previdência está quebrada, a economia está arrasada, o povo sem emprego. Em nove meses tudo isso aconteceu como pode. O governo só pode ajudar os Estados se eles se comprometerem a fazer o ajuste fiscal que basicamente é; demissão em massa do funcionalismo público, privatização do petróleo, água, luz, telefone e o que interessar os gringos. Contribuição de 20% para a previdência descontando direto dos trabalhadores a maioria com salário mínimo, os estados com uma divida bilionária com a previdência não será obrigado a pagar, vai vendo o plano mirabolante dos golpistas. Os serviços prestados por essas empresas privadas é uma calamidade, o povo sendo roubado na cara de pau.
Aí vem o canal livre e diz que é moleza melhorar o País, colocam uns economistas com cara de sérios e começa as teorias de reforma que nunca foram feitas e nunca serão. Desde que nos entendemos por gente, ou seja, desde Sarney, Itamar e FHC que essas reformas nunca foram feitas, sempre lesaram a pátria e enganaram o povo como estão fazendo agora. Porque haveria agora um governo impopular, posto por um golpe, realizar essas reformas, pelo andar da carruagem, na verdade as reformas são o arrocho salarial e a roubalheira no bolso do trabalhador. Esse País sempre viveu dessas práticas imperialistas para enganar o povo, que por sua vez, detona a si mesmo, como manifestações idiotas como votar em tiririca, e por aí vai, o fim da picada. Então parem de manipular o povo com palavras difíceis, sabemos que sua mídia é golpista e que o País está na mão de uma quadrilha de bandidos. Os especialistas e economistas, industriais e gente que tem ações e que nunca pegou um trem cinco da manhã dizem; o problema é técnico, o banco central baixa os juros é está tudo controlado, UMA OVA, o desemprego galopa a passos longos, e com isso a fome também. Tem que ser muito cara de pau para chegar em uma TV e dizer que o problema não é político, não foi o golpe etc. para os mais interessados lá vai um quadro pavoroso dos bandidos que assaltaram a pátria.

Líderes do Governo, da Minoria e de Partidos que participam de Bloco Parlamentar.
Partido Bancada Líder / Representante Nome do Partido
Governo – ANDRE MOURA
Liderança do Governo
Minoria – JOSÉ GUIMARÃES
Liderança da Minoria
PMDB
65 BALEIA ROSSI
Partido do Movimento Democrático Brasileiro
PSDB
47 RICARDO TRIPOLI
Partido da Social Democracia Brasileira
PP
46 AGUINALDO RIBEIRO
Partido Progressista
PR
39 AELTON FREITAS
Partido da República
PSD
36 MARCOS MONTES
Partido Social Democrático
PSB
35 TEREZA CRISTINA
Partido Socialista Brasileiro
DEM
29 PAUDERNEY AVELINO
Democratas
PRB
23 CLEBER VERDE
Partido Republicano Brasileiro
PTB
17 JOVAIR ARANTES
Partido Trabalhista Brasileiro
SD
14 GENECIAS NORONHA
Solidariedade
PTN
13 ALEXANDRE BALDY
Partido Trabalhista Nacional
PPS
8 ARNALDO JORDY
Partido Popular Socialista
PHS
7 DIEGO GARCIA
Partido Humanista da Solidariedade
PV
6 EVANDRO GUSSI
Partido Verde
PROS
5 EROS BIONDINI
Partido Republicano da Ordem Social
PTdoB
4 LUIS TIBÉ
Partido Trabalhista do Brasil
PSL
2 ALFREDO KAEFER
Partido Social Liberal
PRP
1 NIVALDO ALBUQUERQUE
Partido Republicano Progressista

Deem uma boa olhada e me diga que reforma vai sair daí?

Fernando Akira

07/11/2016 - 07h43

Esse texto bosta de esquerda que só sabe atacar e colocar a culpa na direita…. Sabia que no Congresso a maioria é de centro e de esquerda? Como não querem dialogar, diga pra mim qual o partido de direita conservador? Até onde sei Apenas o PSC e mesmo assim tornou-se conservador recentemente. O cafezinho, esse sim é um site para pessoas que são alienadas não procuram informações em lugares mais confiáveis!

    Eder Augusto

    09/11/2016 - 14h35

    Essa não é a opinião do Cafezinho, piá.
    sSa e uma opinião francesa a respeito das ocupações e deixou bem claro que não é uma simples briga entre direita e esquerda. É uma luta por direitos e ideais.

Felipe Martinelli

07/11/2016 - 00h33

Resumindo, se a população massacra a esquerda nas urnas, é porque é burra. Se a maioria dos estudantes querem tirar os invasores das escolas, é porque são manipulados pela mídia. As pessoas só tem “pensamento crítico”, e não são “manipuladas pela Globo”, se concordarem com a esquerda. Vocês nunca estão errados, todos os outros são burros e manipulados, incapazes de pensar por conta própria. Essa arrogância e prepotência já encheram o saco.

Outra coisa, dizer que os movimentos não tem ligações com partidos é de um cinismo sem igual. Esqueceram também de mencionar o estudante assasinado dentro de uma escola invadida por outro invasor sob o efeito de drogas.

E pra finalizar, dizem serem contra politicas de austeridade, bom mesmo é gastar sem controle, quebrar o pais e jogar milhões na pobreza.

É muita atrocidade junta pra um texto tão pequeno.

    Denilson J. da Silva

    08/11/2016 - 05h23

    “Se a população massacra a esquerda”… Pergunte se eles querem Educação privada, Saúde Privada como nos EUA ou O mesmo só que público como na França..

      Felipe Martinelli

      08/11/2016 - 14h48

      As pessoas querem serviços de qualidade por preços baixos. Os serviços públicos são caríssimos (não existe almoço grátis) e de péssima qualidade. Porque não abrir o mercado de educação e saúde, deixando os empresários concorrerem entre sim pra melhorar a qualidade dos serviços? Porque temos que pagar intermediários (políticos) para obter péssimos serviços?

Marcos Antônio

06/11/2016 - 10h32

Lula, Temer, FHC, Aécio. São todos farinha do mesmo saco. Lula se mostrou a maior decepção da história do Brasil. É fato que houve avanços no seus 8 anos de governo. Eu mesmo votei nele nas duas eleições com a esperança e o desejo de mudança, além de retirar todo o bando de FAC do poder. Não votei em Dilma,mas também não votei no PSDB justamente pelo medo do retrocesso que estamos vendo hoje com o pilantra do Temer. Lula e o PT cometeram um erro gravíssimo que foi justamente fazer o que os governos anteriores do PSDB e PMDB faziam que era usurpar nosso dinheiro,roubar e participar de negociatas sujas. Enquanto o PT dava de graça nossas riquezas para países ditadores da América do Sul como Venezuela e Bolívia a corja de FHC, Serra, Alckmin e Aécio dava para os banqueiros. Hoje eu e milhões de eleitores que votaram neste senhor bandido chamado Lula se sentem traídos. A mudança que ele mesmo conduziu em sua legislatura foi por água abaixo por conta de uma presidente que se mostrou omissa,incompetente e sem pulso. Por causa dela, de Lula e do PT estamos hoje a mercê desses golpistas e bandidos “liderados” por esse canalha e debochado Michel Temer. Podem esperar o pior porque essa turma aí veio ainda com mais sede de poder e para acabar com todas as conquistas dos trabalhadores. Claro,sem esquecer de aumentar seus próprios salários e do judiciário para assim governaram sem ser importunados. Sábio foi Frei Beto em seu último texto quando ele fala que o PT agiu exatamente igual aos governos anteriores e esqueceu seus ideais. Um texto imparcial como deve ser onde ele não defende A ou B. Fala-se na Globo, mas Record, Band e SBT também dão as mesmas notícias. Se for para chamar uma de golpista que chamem as outras também como a do bispo ladrão Edir Macedo e sua corja. PT e PSDB hoje são todos iguais e sem escrúpulos.

Maria Lima

05/11/2016 - 21h45

Falta a globo entender que não estamos mais na década de 60. Há muitos meios de mostrar hoje, tudo que essa mídia podre tenta esconder. O mais preocupante não é a emissora, mas sim saber que há manipulados em pleno século 21. Mesmo com tanto acesso à informação, a rede esgoto conseguiu levantar um exército de fascistas, armados até os dentes pela ignorância e o ódio!

    Felipe Martinelli

    07/11/2016 - 00h52

    Uma minoria tomar escolas a força, impedir os outros estudantes de ter aula, e ainda reivindicar o fim da PEC ignorando as votações do congresso é democracia pra você? Assasinar um estudante a facadas é uma invasão pacífica? Bater em um integrante do MBL que foi a uma escola invadida de forma pacífica, é tolerância pra você?

    Chega a ser surreal o seu cinismo ao dizer que quem é contra as invasões é fascista ignorante e com ódio. E de novo, os outros são sempre manipulados pela Globo, incapazes de pensar por contra própria, vocês são sempre os esclarecidos e donos da verdade.

    E pra finalizar, estudantes que são em sua maioria analfabetos funcionais, que agridem uns aos outros e até professores, de uma hora pra outra ganharam “pensamento crítico”? Partidos e movimentos de esquerda não tem nada a ver com isso?

    É por essas e outras que grande parte da população hoje em dia abomina a esquerda, ninguem suporta mais tanta mentira, cinismo e arrogância.

Neo

05/11/2016 - 20h55

Vocês tem que entender que a Rede Globo não é apenas um canal de TV. É uma arma de guerra de desinformação criada pela ditadura militar para controlar e sabotar o Brasil durante décadas. É uma organização estrangeira que interferiu e manipulou TODAS as eleições presidenciais sempre contra os verdadeiros líderes populares. É sustentada por recursos do povo brasileiro para manipular a opinião pública do povo brasileiro contra si mesmo de forma a sabotar nossos interesses. É um atentado CONSTANTE a nossa soberania nacional com o objetivo de nos manter colonizados. As gerações futuras, nossos filhos e netos, irão nos questionar porque aturamos esse câncer por tanto tempo. A simples existência dessa organização é um completo absurdo!

    Moises Borba

    07/11/2016 - 23h07

    cara você é burro?.
    Primeiro rede globo não foi criada pelos militar tá, era um jornalzinho de esquina q ficou rica vendendo informação para os estado unidos tá antes de falar pesquisa para não falar merda! !!.

      Neo

      08/11/2016 - 15h46

      Nem vou perder meu tempo contigo.

Felipe Amado de Deus

05/11/2016 - 18h27

Falou pouco mas falo merda!

    El LoCoOn

    05/11/2016 - 21h14

    Vc é um merda.

      Felipe Amado de Deus

      05/11/2016 - 23h12

      Cara, o dia que sua opinião sobre mim for telefone, quem sabe eu ligue…

    Maria Lima

    05/11/2016 - 21h51

    E falando em merda, se a bosta gritar, sou de direita, os fascistas imediatamente comem!

    Felipe Amado de Deus

    05/11/2016 - 23h13

    Kkkk tava escrito: “Começar discussão…” Eu não resisti kkkkk

J. Esperança

05/11/2016 - 14h01

Caramba, como a visão da imprensa internacional é divergente do oligopólio midiático brasileiro. Estou assistindo o Jornal Hoje e fica tão cristalino a forma como passam as notícias insuflando a sociedade em tomar parte sobre o lado negativo das ocupações onde estudantes serão “prejudicados” em deixar de fazer o ENEM neste final de semana. Depoimentos constantes de estudantes desinformados ou que não se interessam em saber se apesar de boa nota no ENEM terão escola de qualidade ou simplesmente ESCOLA para a concluirerem seus cursos. Ouvem só um lado e a massa de manobra estaria apoiando os fascistas, só não perceberam que esse movimento está ficando sem controle e o povo não se informa só por essa mídia….
O povo não é tão trouxa como imaginam.
Está chegando a hora da sociedade dar uma resposta a altura a essa quadrilha. Enquanto os batedores de panela vestidos com a camiseta da corrupta CBF “amarelinha” não sentirem na pele a traição do governo ilegítimo, essa palhaçada não acaba.


Leia mais

Recentes

Recentes