Menu

Dez Medidas do MPF – 99% da população brasileira não deu apoio

(Foto: Marcelo Andrade) Por Bajonas Teixeira, colunista de política do Cafezinho Os procuradores da Lava Jato usam os dois milhões de assinaturas recebidos pelas Dez Medidas para provar que expressam um anseio da sociedade. Basta, contudo, fazer as contas para perceber que esses números são insignificantes. O Brasil tem 200 milhões de habitantes. Os dois […]

27 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

(Foto: Marcelo Andrade)

Por Bajonas Teixeira, colunista de política do Cafezinho

Os procuradores da Lava Jato usam os dois milhões de assinaturas recebidos pelas Dez Medidas para provar que expressam um anseio da sociedade. Basta, contudo, fazer as contas para perceber que esses números são insignificantes.

O Brasil tem 200 milhões de habitantes. Os dois milhões de assinaturas de que tanto se orgulham o MPF equivalem a apenas 1% da população. Uma fatia irrisória da sociedade brasileira. A conclusão óbvia é que a sensação de um apoio massivo e gigantesco às Dez Medidas do MPF é nada mais que o efeito de zoom dado pela mídia do golpe, em especial o apoio da Globo.

As Dez Medidas de Combate à Corrupção se inscrevem numa tradição nada respeitável e nada séria. Trata-se de um fenômeno publicitário que foi febre mundial, partindo dos EUA e que, provavelmente, representa o momento mais canibal do neoliberalismo e suas consequências mentais extremas.

Talvez nascido do universo da autoajuda, um vírus métrico se espalhou por praticamente todas as frentes da comunicação, da publicidade ao jornalismo especializado. Assim, durante anos, foi comum encontrar, principalmente no Yahoo, que no Brasil representa o canal mais avançado da alienação midiática, as chamadas iniciadas por números: 5 dicas para turbinar seu roteador, 7 conselhos para agradar o seu chefe, 8 regras para começar bem o dia.

Esse modismo da publicidade vinda dos EUA, estampado na capa da maioria dos livros da autoajuda, invadiu todos os domínios do comportamento, chegando mesmo a ir além, adentrando o território da arte e da literatura, ao menos da popular, e chegando à título de best-seller, na forma dos 50 tons de cinza.

Não se deve estranhar que o título dessa obra reproduza o modelo publicitário e sua numerologia. É que o domínio do comportamento sexual, foi provavelmente o que sofreu o maior impacto dessa onda métrica. Uma rápida busca no Google nos faz deparar títulos como os que seguem: 10 fantasias sexuais para apimentar a relação, 10 animais que se masturbam, 10 brinquedos sexuais para fazer em casa, 10 acidentes mais bizarros ocorridos durante a relação íntima, 10 séries quentes para apimentar a relação.

E é interessante que nesse universo de consciências esquartejadas pela publicidade, o número 10 tenha alcançado uma certa preponderância. Talvez por transmitir algum sentimento de perfeição e inteireza. Uma sensação muito esquálida mas que, num universo cada vez mais incerto, podia conferir uma falsa ideia de totalidade. O número 10 ocupou o centro místico das metrificações.

Toda essa maré publicitária, depois de muito gasta e desbotada pelo mundo, chegou no Brasil a ganhar o respeito e à dignidade que não teve em lugar nenhum, dando origem a uma legislação que se pretendia muito séria: Dez medidas para combater a corrupção.

Misturando publicidade, autoajuda, apelo sexual, fórmulas gastas e alienação, os procuradores da Lava Jato escolheram o nome do seu pacote de leis salvadoras: Dez Medidas. Não admira que o sucesso fosse tão restrito. Apesar do discurso balofo e inchado da Lava Jato, que enche a boca para falar num apoio de dois milhões, isso de fato não é muita coisa.

Como já indicamos, 2 milhões são apenas 1% de uma população de 200 milhões de habitantes. É de fato um deboche pretender contar com grande apoio da sociedade quando se tem apenas a simpatia de 1% dela. O equívoco dos procuradores da Lava Jato está em confundir apoio da Globo com apoio da população.

É um grande erro. É claro que se meia dúzia de gatos pingados consegue fazer barulho batendo panelas é porque os potentes amplificadores da Globo auxiliam. Mas esse é um barulho artificial. A maioria da população brasileira não moverá um dedo para tirar as dez medidas da lata do lixo.

Visite e curta a MÁQUINA CRÍTICA.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Ben Alvez

01/12/2016 - 18h47

https://goo.gl/J4hq6T

Maria Aparecida Lacerda Jubé

01/12/2016 - 18h26

Nem os tais 2 milhões de otários, se é que foi esse mesmo o número de assinantes, deram apoio a esse monstrengo, são analfabetos políticos midiotizados, que nem sabiam do que se tratava,. Quem com um neurônio e meio iria concordar com validar provas ilícitas? Nem otário. Quem não percebeu a manobra para dar dinheiro público para canalhas, com o tal bônus de 20% do dinheiro devolvido por um corrupto, para quem o dedurasse? O corrupto ficaria com uma boa grana, livre, leve e solto e, o comparsa que o dedurasse ficaria com 20% do que ele devolveu, e o povo, verdadeiro dono do dinheiro, a ver navios. Quem em sã consciência daria aval para juízes e promotores cometerem CRIMES impunemente? Até onde deu para entender, quem trabalhar decentemente, respeitando as leis, não terá nenhum impedimento. Como a mídia já ganhou muito dinheiro apoiando os golpistas de plantão, agora pretende ganhar outro tanto apoiando o golpe contra os golpistas, que é o que está surgindo no horizonte.

Igor Gonçalves De Macedo

01/12/2016 - 16h47

Sem que para esses 2 milhões, como a trouxalhada midiota abaixo (dois espécimes com ferraduras pagas pela bolsa-asno da SECOM temerária), aquilo ali é grego-juridiquês. Só assinaram por ter sido dito que era “countra a corrupsssaum!11”

    Fernando Siqueira

    01/12/2016 - 17h59

    Trouxa é defender bandido em um país que 90% dos corruptos nao vao preso, só porque quem está propondo a lei está colocando em cana político de esquerda. Essa blabla de “midiota” é a retórica para justificar qualquer pessoa que nao defende bandido. Os políticos corruptos de todos os partidos com todas as ideológicas possíveis fazendo votação na madrugada com cagaço da planilha da odebrecht. Eles pensavam que estavam acima da lei, e que podeia fazer festa com dinheiro público. Voce para eles é o famoso idiota útil, eles vivem na riqueza enquanto voce os defende.

      Igor Gonçalves De Macedo

      01/12/2016 - 18h07

      Vocês midiotas é que são os idiotas úteis. Quem defende político e bandido (Bolsonaro, Serra, Alckmin, Aécio) são vocês. Vocês só latem contra político da ideologia contrária. E são esses cretinos moralistas, sobretudo os do judiciário, os maiores ladrões. Enquanto houverem idiotas que só latem contra o Zé Dirceu, eles estarão seguros, e para isso dependem da mídia

        Fernando Siqueira

        01/12/2016 - 18h11

        vocês quem, eu defendo Bolsonaro, Serra, Alckmin, Aécio ?? onde voce viu isso no texto que eu escrevi. midiotas ?? nem rede globo eu tenho na minha casa. Esse é o discurso da esquerda, quem vai contra eles automaticamente gosta da globo, do Aécio é patetico. Aceite que existe gente de centro-esquerda a favor da lava-jato. Combater a corrupção é ser moralista agora, essa é nova

          Igor Gonçalves De Macedo

          01/12/2016 - 18h23

          Sim, eu sei bem essa de “não defendo corrupto”. Só não vejo esses “isentões” indo pelar o saco nas notícias sobre as heptadelações aecianas… nessas eles somem. O máximo que conseguem é um “que sejam todos punidos”. Já nos outros é “uga buga lula cadeira!11!”. Não em engana. É ódio de classe puro. Vou acreditar nessa balela na hora que estourarem uma bomba na frente do instituto FHC

          Combater a corrupção é ser também contra os supersalários do judiciário, contra sonegação (1 trilhão) que é a campeã mundial. È entender que juizecos (Moro 80 mil por ex) e evanjegues procuradores naõ são santos, nem os empresários nacionais. Quem só late contra político, e ainda mais, só contra os que vestem vermelho, sim, são “moralistas” – leia-se ignorantes e massa de manobra. Foram os que até hoje propiciaram a impunidade dos verdadeiros corruptos

          Fernando Siqueira

          01/12/2016 - 18h48

          tu mistura um monte de assunto, mas nao chega a nenhuma conclusão porque as 10 medidas contra a corrupção é ruim.

          Igor Gonçalves De Macedo

          01/12/2016 - 19h09

          1- Deixa de fora a casta judiciária. Vou simplificar : não toca no fato de as piores punições para juízes e procuradores/promotores criminosos seja aposentadoria. Não toca no fato deles serem julgados por colegas. Não coloca a questão dos crimes de responsabilidade deles nem a questão de sua imensa maioria receber muito acima do teto, de forma imoral, e os órgãos se autoconcederem mordomias em detrimento dos servidores e do erário

          2- Coloca sugestões absurdas, ridículas, de país nazista, tipo “teste de integridade” simulado, em que algum pobre coitado se finge de corruptor. Isso é a prova fabricada, nula em qualquer país sério. E se o “aluno” der um soco no corruptor, por exemplo, como é que fica a merda?. E claro, promotores e juízes não precisam passar por esse teste.

          3- Sugere a validade provas conseguidas de maneira ilegal (ou seja, escuta sem mandado, ou por determinação ilegal de juiz, ou conseguida de réu preso preventivo, etc) Não só isso, mas estimula tortura (privação de sono, etc – o que impede o delegado de por o cara numa sala do lado de um gerador por ex? pra quem o preso vai chorar?) e privação de liberdade como modo de cooperação. Ou seja, o cara vai falar o que o semideus QUISER OUVIR, como já acontece na lava jato, pra escapar. Daí pra dirigir de novo a operação a fins políticos é um passo.

          4 – Não toca na sonegação e nem em medidas mais rígidas para coibir a corrupção na fazenda pública, que nos rouba 1 trilhão por ano (a sonegação)

          5- Prejudica o direito de defesa, para facilitar o “trabalho” da acusação. A impunidade é em grande parte fruto da incompetência das promotorias e polícia civil, que preparam denúncias ineptas e inquéritos ridículos, desacostumados, pela tradição autoritária, a buscar provas, forçando qualquer juiz com vergonha na cara a rejeitá-las.

          Fernando Siqueira

          01/12/2016 - 19h32

          As 10 medidas contra a corrupcao, nao sao as 10 medidas para consertar o país todos os problemas do brasil, tu mistura super salário com sonegação. Baseado na sua lógica, nenhuma lei pode ser votada no país. Toda vez que alguém propor algo, alguém vai dizer de algum problema que a lei nao esta resolvendo. Eu nao concordo com seus argumentos, mas aceito que as pessoas nao sejam integralmente a favor das 10 medidas, mas ser completamente contra, ai pra mim só bandido ou alguém muito alienado ideologicamente(Será que tem alguém contra criminalizar caixa 2 ?), quem é funcionário público honesto nao está preocupado com a lei.

          Igor Gonçalves De Macedo

          01/12/2016 - 19h40

          São 10 medidas que não chegam nem a fazer cócegas na maior corrupção do país que é a sonegação, e numa das maiores que é o bilionário nababesco judiciário e suas mordomias (e crimes mesmo, em boa parte). Só o fato de NÃO HAVER o tal teste de integridade pra procurador mostra, pela sua lógica TOSCA, que todos são bandidos, afinal, quem não deve não teme, não é?

          Também faliicita que procurador e juiz preguiçoso ou mau intencionado persiga aluguém inocente. As garantias da defesa não são pra proteger corrupto – estes já são intocados pelos Moros da vida, vide caso banestado, sonegação, o santo Alckmin da Alstom, etc etc. São pra TENTAR proteger inocente de um judiciário mau intencionado e partidário

          Medidas que de fato ajudariam a combater a corrupção RESPONSABILIZARIAM juízes, procuradores (inclusive da fazenda) prevaricados, que protegem corruptos de certos partidos e cometem ilegalidades. Daria poder de intervenção direta maior à população, e mais mecanismos de controle popular, como conselhos populares. Faria com que juízes, procuradores e delegados não fossem julgados nem “acusados” por seus pares, mas sim por júris. Abriria possibilidade juízes inclusive do STF serem que protegem corruptos ou prevaricam fossem defenstrados por iniciativa popular, o mesmo se dando com os outros poderes. Instituiria recall ou plebiscito revogatório, como fez Chaves. etc etc

          Por isso sou contra, e não sou bandido, em que pese o que vc pensa. Muita gente que não é bandido também é contra, também integralmente. Já ouviu falar de Lenio Streck, Luiz Flavio Gomes, Fabio Konder Comparatto? São caras que dão aula pra um dellagnol da vida.

          Fernando Siqueira

          01/12/2016 - 19h54

          Alguém que é a FAVOR a anistia do caixa 2, é bandido, nao tem outra. nem o editor nesse blog chegou esse grau de loucura.

          Igor Gonçalves De Macedo

          01/12/2016 - 19h57

          Coleguitcha, acho que quem é louco aqui é tu: anistia significa não punição do caixa 2 (doações não contabilizadas). Tu acabou de dizer que quem é contra a não punição do caixa 2 é bandido. Suponho que tenha sido um engano? Viu como é fácil manipular quem é ignorante sobre um assunto? Enquanto isso tem 1 trilhão voando todos os anos… e nunca vão bater panela sobre isso, vcs valem ouro para os corruptos deste país.

          Fernando Siqueira

          01/12/2016 - 20h07

          colega, vc entendeu o que eu quis dizer, mas vc só fala de sonegação, exatamente o que é caixa 2=sonegação. mas voce nao vai dizer que é contra a criminalização do caixa 2 porque ?

          Uma outra coisa esse 1 trilhão que voce escreve em toda resposta, estude um pouco sobre o assunto e veja que nesse 1 trilhão está incluído o zé da venda que é pobre que contrata uma outra pessoa pobre para trabalhar com ele, mas o zé da venda nao tem dinheiro para pagar todos os impostos da clt. Esse tipo de caso entra na conta dos 1 trilhão, e quem conhece um pouco do interior do nordeste sabe que ninguém trabalha com CLT, porque comerciante pobre nao paga clt para funcionario, ou seja voce quer cobra imposto dos mais pobres do país.

          Igor Gonçalves De Macedo

          01/12/2016 - 20h16

          Claro que sou contra. Como também sou contra as doações a qualquer título de empresas a políticos ou qualquer instituição estatal (aí inclusos palestras, seminários para juízes e procuradores).

          O Zé da Venda com certeza não é tão zé assim. Afinal tem um teto bem razoável de isenção fiscal para microempresas, e subsídios previdenciários até certa faixa salarial (acho que agora deve estar em uns 1500 reais, ou a renda média nacional). Não é como quem rouba bolacha de supermercado não me venha com essa. Só a Globo deve 700 milhões. Não interessa. Corrupção e crime são corrupção e crime. E agora quem é que está defendendo bandido? Pq não batem panela pra recuperar nosso trilhão? isso é o símbolo do que é ser “moralista”. è ser contra a “corrupssaum” de forma seletiva, por dissimulação ou ignorância.

          Ah, e o Zé da Venda tem tb o maior passivo trabalhista (dívida com empregados que já reconhecida pela justiça) do MUNDO, centenas de bilhões. O coitado mesmo é o Zé Orelha Seca, que trabalha de sem receber, leva abuso verbal todo dia, e ainda põe na justiça e não ganha. No dia que tu tiveres tua CLT assinada vais entender

          Fernando Siqueira

          01/12/2016 - 20h31

          Eu nao estou defendendo a globo, por mim podem falir e penhorar seus bens e pague o que eles devem, como nao sou defensor da odebrecht que estranhamente a esquerda agora é defensora de empresários e executivos milionários. Mas eu aconselho voce a viajar um pouco mais pelo brasil e conhecer a realidade de cidades pobres do interior do nordeste, se voce quiser cobrar imposto do zé da venda que ganha 1500 reais por mês, ele nunca vai contratar Zé Orelha Seca pagando 800 reais por mes, ai tu vai ver Zé Orelha Seca passar fome, vai estar desempregado e vai virar mendigo. Isso é economia, nao dá para aumentar a renda per capita de uma cidade na canetada. boa noite

          João Luiz Brandão Costa

          01/12/2016 - 18h39

          Tu és midiota por osmose.

          Fernando Siqueira

          01/12/2016 - 18h50

          e voce está com a idade mental de um crianca da quinta série.

Maria Thereza G. de Freitas

01/12/2016 - 15h48

o número, no caso é irrelevante, pois consequência de grande propaganda, mimetização dos 10 mandamentos e dessa numerologia publicitária. O problema é o que está por trás dessas assinaturas: no mínimo, desconhecimento do real significado das tais medidas; deslumbramento oco com o “combate à corrupção”; desconhecimento sobre os reais problemas do país; uma grande atração por soluções mágicas e de força, ou seja, alguém ou algo que prescinda de nossa participação, de nossa cidadania. Tudo começou com a tal lei da ficha limpa, que colheu número similar de assinaturas e, ao que consta, não produziu nenhum efeito prático. Basta ver o congresso que elegemos.

    Fernando Siqueira

    01/12/2016 - 18h01

    Esse texto foi escrito com o gerador de Lero Lero versao tabajara 2.0 ? Lei da ficha limpa nao gerou nenhum resultado prático, que piada, essa lei barrou 4.8 mil candidaturas no pais de candidos sujos.

      Maria Thereza G. de Freitas

      01/12/2016 - 22h59

      só pegou peixinho. os tubarões estão todos aí, blindados, exercendo cargos, despudoradamente comprados/vendidos.

Beth Andrade

01/12/2016 - 15h23

Surreal, parece um filme de terror, um macabro pesadelo.
Sem luz no fim do túnel. #DepressãoPósPato:BrasilHoje
Acorda povo brasileiro: Pobres, estudantes, educadores, trabalhadores, aposentados, desempregados, enfim TOD@S!! Estamos num buraco profundo, sem opção de saída que não seja eleições diretas para tentar salvar o que restou desse país. As instituições podres, estão capengas, sem autoridade moral, não representam mais ninguém. Nem todos estão arrependidos. Os coxinhas, colonizados, com quem eu convivo repetem a asquerosa ladainha da Globo, o velho mantra golpista: “O PT quebrou o Brasil, Dilma é uma incompetente, saquearam a Petrobrás”, etc, etc.
QUERO QUE DEVOLVAM O MEU PAÍS: SÓ ISTO! A democracia que ajudo construir, MEU VOTO/2014, minha cidadania! Quero que devolvam nossa cidadania. Só isto!!.
#DepressãoPósPato:BrasilHoje #ForaTemer #FimSTF – $TF #FimRedeGlobo #MoroNaCadeia #ocupatudo
#resiste #MoralistaSemMoral
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1166080103488247&set=a.138287346267533.27887.100002588053223&type=3&theater

Edevaldo

01/12/2016 - 15h16

Sou a favor de todas as alterações, principalmente a de abuso de autoridade, eles querem combater a corrupção dos outros, quem combate a corrupção da justiça ??
Eles propuseram dez para os outros, não propuseram punição para juiz criminoso, não podemos esquecer que juiz criminoso é aposentado com vencimentos integrais, porque será que o mp não propôs acabar com essa moleza ??

Jose X.

01/12/2016 - 14h56

caipirada tosca

01/12/2016 - 14h29

KKK, vocÊ é cretino mesmo ou está de gozação, hein? 2 milhões assinaram sendo uma amostragem que a população apoia integralmente as medidas. Cada ptralha brincalhão…

    João Luiz Brandão Costa

    01/12/2016 - 18h43

    Cretino e analfa é você. Quando se em um abaixo assinado, quem o faz, já pelo simples fato de fazê-lo, partidário. Só representa a opinião dos que pensam como ele. Quer fazer direito, façam uma pesquisa, com amostragem insuspeita e de um instituto idem.

Fernando Siqueira

01/12/2016 - 14h26

dois milhões de assinaturas é irrisório, que piada, alguém acha mesmo possível recolher 120 milhões de assinaturas para validar a vontade do povo. Tente fazer um abaixo assinado pedindo a paz no mundo e tente recolher 120 milhões de assinaturas. “99% nao deu apoio” que retórica ridícula. Eu nao assinei e dou apoio, assim como a maioria do povo, Seja mais inteligente para propor algo contra.


Leia mais

Recentes

Recentes