Análise da reunião ministerial de Bolsonaro

O que esperar da dupla mídia/Lava Jato em 2017

Por Pedro Breier

28 de dezembro de 2016 : 19h41

Por Pedro Breier, correspondente policial do Cafezinho

Não precisa ser vidente: mais proteção ao PSDB, simbolizado por Aécio Neves, e mais perseguição ao PT, simbolizado por Lula.

A ação do consórcio midiático/judicial nos estertores de 2016 mantém o padrão adotado desde o início da operação.

MP, Moro, PF e mídia corporativa de repente viram respeitadores dos direitos fundamentais e da privacidade do investigado quando ele pertence ao PSDB.

Aécio foi convidado a prestar depoimento antes de acordar com soldados armados batendo à sua porta e helicópteros sobrevoando a sua casa.

Os cuidados da PF combinam com a discrição da mídia para cobrir o depoimento do mineiro/carioca, simbolizada na pequena nota da Época.

Com Lula é outra história: mais um vazamento seletivo para a mídia amiga na Lava Jato, contendo mais tentativas dos investigadores de ligar Lula a algum crime.

Desta vez é o aluguel de um apartamento vizinho ao seu que seria pago disfarçadamente pela Odebrecht e que na verdade seria uma propina a Lula.

A Lava Jato parece querer chegar nos valores de propina adequados ao “chefe do esquema criminoso” somando os valores de reforma em sítio, apartamento no Guarujá, terreno, aluguel…

O multidelatado Aécio e demais tucanos são tratados com discrição; não há vazamentos para a mídia amiga; não há condução coercitiva sem prévia intimação para depor voluntariamente.

Aliás, temos aqui uma grande ironia: os tucanos, que nos últimos anos aliaram-se à extrema direita – defensora de pensamentos absolutamente cristãos como ‘direitos humanos para humanos direitos’ e ‘bandido bom é bandido morto’ – recebem da Lava Jato o tratamento que os seus mais novos amigos consideram coisa de comunistas e ‘defensores de bandidos’.

Os petistas, por sua vez, Lula em especial, são tratados com ações truculentas e espalhafatosas ordenadas principalmente por Sérgio Moro; divulgação prévia dessas ações para a imprensa conservadora; cobertura sensacionalista dos eventos, com helicópteros, interrupção da programação, etc. De fazer vibrar um defensor da “intervenção militar”.

A aplicação da lei de forma digna e o respeito aos direitos fundamentais e de defesa dos investigados adotados para uns e não para outros é um absurdo.

Mas estender o arbítrio para os partidos até agora poupados obviamente não é o caminho.

Comemorar a chegada dos métodos arbitrários da Lava Jato a nomes pesados do PMDB e desejar que os espetáculos de truculência transmitidos ao vivo sejam democratizados ao PSDB e, afinal, a todas as legendas é comemorar a expansão do estado policial para o nível de total engolimento da política (lembremos sempre que os membros da justiça, polícia e ministério público não são eleitos por ninguém, enquanto os políticos são escolhidos democraticamente e avaliados a cada eleição pelas urnas).

O que seria uma notável burrice: o estado policial sem freios acaba atingindo a todos, sempre diminuindo as nossas liberdades em nome da segurança, da corrupção, ou do que for a desculpa conveniente da vez.

Pedro Breier

Pedro Breier é graduado em direito pela UFRGS e colunista do blog O Cafezinho.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

7 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Francisco Afonso Cavalcante de Oliveira

11 de janeiro de 2017 às 00h06

Esses coxinhas e panelinhas de merda tem uma venda nos olhos,eles deveriam comparar os números entre o governo Lula e PSDB de merda talvez tirariam esse ódio do maior presidente da história que este país já teve.

Lula para 2018 não tem adversário as pesquisas apontam tem 36% nas pesquisas vai subir mais ainda com esse presidente golpista,corrupto e traíra que não tem nenhum plano a não ser tirar direitos sociais do mais pobres e dar aos mais ricos o exemplo mais absurdo é doar R$ 100 bilhões das telefonia,e agora coxinhas e panelinhas ?

Responder

Miguel Biegai Jr.

29 de dezembro de 2016 às 08h22

Deixem que a Lava Jato chegue no PMDB e PSDB e outros partidos.

Se os políticos são eleitos e avaliados a cada quatro anos, então que sejam eleitos novos políticos sem corrupção, que aí não haverá problemas com Lava Jato e outras operações.

Responder

andre

28 de dezembro de 2016 às 19h48

Uma coisa e certa para 2017, o cafezinho vai estar mais pobre! Pois acabou a mamata $ do governo para esse blogzinho tendencioso de merda q distorce a realidade e defende bandidos! E outra coisa tb e certa, Lula sera o preso, e nem bola de cristal precisa pra saber disso

Responder

    Vinzenz Stein Ferrari Freitas

    29 de dezembro de 2016 às 00h08

    é um blog de esquerda com a sua ideologia feito por uma pessoa.

    MBL e outros são 10 vezes mais tendencioso que qualquer blog de esquerda que eu conheço, mas não se preocupe o Blog vai sobreviver pois recebe $$ de inscritos no blog

    Responder

    LL Vanderlei

    29 de dezembro de 2016 às 00h17

    Aconteça o que acontecer, o futuro do Brasil, aliás do mundo, é pela via da esquerda, do socialismo e do decrescimento sereno. É inevitável. Ainda não será em 2017, mas não tarda. Enquanto isso, bobões raivosos e alienados como você passarão.

    Responder

      andre

      29 de dezembro de 2016 às 01h33

      Futuro do mundo e o socialismo? Kkkkkkkk e me da um exemplo, somente um por favor de um pais socialista e deselvolvido? Me diZ um pais de esquerda onde a situacao e boa? Futuro e o solicialismo kkkkkkkkkk ta mais pra passado

      Responder

    barros camelo marcos

    29 de dezembro de 2016 às 01h42

    ACONTEÇA O QUE ACONTECER VC.NAO DEIXARÁ DE.SER.IDIOTA.
    ISTO . É CERTO

    Responder

Deixe uma resposta