Bahia: Refinaria privatizada provoca desabastecimento de Gás de Cozinha

Folha abre a semana manipulando para levantar a moral de Moro

Por Pedro Breier

16 de janeiro de 2017 : 11h02

(Charge: Aroeira)

Por Pedro Breier, colunista do Cafezinho

A assessoria de imprensa da Lava Jato – leia-se, Folha de São Paulo – estampa a seguinte manchete em seu site, triunfante: “TRF mantém ou endurece 70% das penas aplicadas por Sergio Moro”.

De 23 condenados por Moro, 8 tiveram as penas mantidas, 8 tiveram as penas endurecidas, 4 foram absolvidos pelo TRF e 3 tiveram suas penas diminuídas.

No meio da matéria vem a pegadinha.

O levantamento da Folha só levou em conta os casos em que houve condenação e análise da apelação do condenado pelo Tribunal.

As decisões sobre prisões preventivas e habeas corpus ficaram de fora da análise, ou seja, as prisões midiáticas sem provas, onde Moro concentra boa parte da sua truculência e populismo penal, não foram levadas em conta para chegar nos tais 70%.

Dentre as decisões de Moro que ficaram de fora do levantamento está um caso emblemático do que a irresponsabilidade dos justiceiros midiáticos pode provocar.

Branislav Kontic, assessor de Antonio Palocci que teve a prisão decretada por Moro, tentou o suicídio na carceragem da PF em Curitiba, após ver sua prisão temporária convertida em preventiva.

O TRF considerou que não havia elementos para manter Kontic preso e reformou a decisão de Moro.

O juiz curitibano brinca com vidas humanas ao sair prendendo para gerar manchetes. E ainda é aplaudido. Mas é claro que isso fica de fora do levantamento da Folha, feito sob medida para levantar a moral de Moro.

A matéria cita ainda que “advogados de réus apontam para um Judiciário receoso de contrariar a opinião pública, que tende a clamar por mais punições, mesmo que à revelia das leis”.

Mais uma manipulação barata.

Não são só os advogados dos réus que apontam para a covardia do Judiciário diante da opinião pública, mas grande parte do meio jurídico e praticamente todo o campo progressista.

Para quem tem medo do debate só resta mesmo reduzir o contraponto à defesa dos réus.

Pedro Breier

Pedro Breier nasceu no Rio Grande do Sul e hoje vive em São Paulo. É formado em direito e escreve sobre política n'O Cafezinho desde 2016.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

59 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Eduardo Junior

21 de janeiro de 2017 às 12h25

Desde o título da reportagem original da Folha, está claro que o levantamento levou em conta somente casos em que já houve julgamento. Tanto que a expressão usada no título da matéria original é “penas dadas por Moro”. A matéria se propôs a mostrar que p TRF-4 está endossando as condenações ou passando o pano para o Moro –aí cada um forma o seu juízo. O repórter não se propôs a analisar preventivas, habeas corpus. Seja honesto na sua análise, colunista mau caráter.

Responder

Esmeraldo Cabreira

19 de janeiro de 2017 às 16h50

QUANDO A ONU CONDENAR O SERGINHO COGNIÇÃO SUMÁRIA MORO, VAI SER UM DEUS NOS ACUDA!
TODO O JUDICÁRIO BRASILEIRO VAI SER DRAGADO PARA O FUNDO DO POÇO!
AÍ, INÊS ESTARÁ MORTA!
Esmeraldo Cabreira Mestre e Doutor UFRGS.

Responder

Teresa Nunes

18 de janeiro de 2017 às 21h42

Inadmissível comentar, pois quem deveria se opor com méritos discursivos e desconcertar o jogo abjeto da encenação se cala covardemente, tornando o teatro, mais que verossímil, verdadeiro e legal. O Judiciário se tornou refém de sua própria antinomia.

Responder

José Augusto Camargo

17 de janeiro de 2017 às 09h23

Escrever manchete de jornal é uma arte. Então aqui vai a minha:

TRF reforma 65% das penas aplicadas por Moro

Basta somar os dados ( endurecidas, absolvições e diminuições). Isto neste momento em que o Judiciário está acovardado perante a opinião pública, como assinala o texto.
Assim caminha a brasilidade,,,

Responder

Isaias dos Santos

17 de janeiro de 2017 às 01h00

Cada vez mais me convenço de que o sistema sabe muito mais sobre nós do que imaginamos. A neurociência a serviço do classe dominante foi capaz de criar uma nova classe social, o pobre de direita. Fico me perguntando como um povo que teve 14 anos de prosperidade é capaz de apoiar um tirano claramente comprometido com o golpe e com as oligarquias a perseguir adversários políticos. Como alguém pode apoiar uma justiça arbitrária que faz uso da teoria do domínio de fato para condenar sem provas?. Como alguém com o mínimo de inteligência pode apoiar a estruturação, através do judiciario, do estado de exceção?

Responder

SEVERINO DUARTE

17 de janeiro de 2017 às 00h43

Que covardia?
Será que alguém ainda acha que não existiu o maior escândalo de corrupção da historia?
Apos todas as confissões, bilhões recuperados, colaboração de agencias de outros países para identificação de dinheiro em paraísos fiscais.. Até a Odebrecht já aceitou a culpa é aceitou devolver uma quantia exorbitante!
Finalmente poderosos estão realmente sendo punidos.. Mas aparentemente alguns meios de comunicação ainda tentam desmerecer o trabalho dos envolvidos na lava jato. Não digo que não houveram excessos (ate o momento, nenhum que o supremo tenha considerado um próprio), mas um excesso muito maior foi o desvio deste dinheiro que faz tanta falta para quem mais precisa!
Sou a favor de menos privilégios para os políticos e punições exemplares. Sem um sistema que possa vigiar e punir, indiferente da classe social, não é possível estabelecer um estado democrático.

Responder

ALGOPI

16 de janeiro de 2017 às 22h56

Há anos que qualquer brasileiro bem informado sabe que as elites brasileiras usam de expediente pouco legais para garantir seus privilegios mesmo que ao arrepio da lei. Claro, um sistema feito pra criar cidadãos acima da lei. Somente esses pilantras bem informados poderiam arquitetar uma estrutura tão a margem da lei como a Lava Jato para condenar e destruir seus inimigos, que afinal, estavam começando a ameaçar seus poderes e privilegios.
Busquem as contas bancarias aqui e no exterior de todos os politicos e seus familiares.
Façam isso e n final veremos que mesmo nos 14 anos de PT quem mais enriqueceu foram os ladrões de sempre..
Busquem o dinheiro…

Responder

Antonio Vilarim

16 de janeiro de 2017 às 22h35

ha ha ha ha ha hsó estou olhando as panelas silenciadas e a vergonha dos que as seguraram com tanto vigor para amassa-las. kkkkkkkkk

Responder

Celso Mello

16 de janeiro de 2017 às 22h03

Juizeco agente da CIA.

Responder

EDENILSON

16 de janeiro de 2017 às 17h46

O que esta pseudo colunista esta tenta fazer não seria o mesmo ???
Cai fora seu filho do LULA !!!
Dilma , nunca , mas nunca , mas nunca , mas nunca MAIS.
Fora todos os PETISTAS !!!
Dilma foi o pior pesadelo que o Brasil já teve , pois além de ROUBAR MUITO como os outros , esta
BRUXA tentou acabar com a família , pois ela não sabe o que é isto !!!
Viva MORO e viva a REPÚBLICA de Curitiba.

Responder

    Robin

    16 de janeiro de 2017 às 21h11

    Pior pesadelo, mesmo, é gente como você, com esses pensamentos deturpados, fora da realidade!

    Responder

Ana Maria Lima De Oliveira Baia

16 de janeiro de 2017 às 19h23

Essa filinha não serve nem pra limpa bunda pode da verminose de tão suja!

Responder

José Carlos Zaparoli

16 de janeiro de 2017 às 16h55

Branislav Kontic, assessor de Antonio Palocci que tentou o suicídio na carceragem da PF em Curitiba foi no mínimo conivente com o Palocci. Quem é conivente deve ser preso também.

Responder

JSÉ HORÁCIO DE ANDRADE

16 de janeiro de 2017 às 16h54

O PROBLEMA É QUE A PRÓPRIA FOLHA NÃO ENTENDE NADA DE DIREITO. TEM MEDO DO JUDICIÁRIO E DA DIREITA. FALA EM DIREITO DE EXPRESSÃO, MAS É GARANTE DO DIREITO TERRORISTA. DA BURLA AO ESTADO DE DIREITO E AO DEVIDO PROCESSO LEGAL. É O MAIOR GOLPE TRAVESTIDO DE DIREITO JÁ ACONTECIDO NO BRASIL.

Responder

André Lima

16 de janeiro de 2017 às 18h33

O Brasil afundado no caos e AINDA tem gente defendendo essa bandalheira…
Não é mais ignorância, agora é má fé… é atestado de golpista…!!!

Responder

gilmarlopesvieira

16 de janeiro de 2017 às 16h32

APOSTO QUE ESSA AÍ TAMBÉM É CONTRA A LAVA JATO OH POVINHO ASQUEROSO GENTE,TOMA VERGONHA NA CARA PORRA..

Responder

Dri Romeiro

16 de janeiro de 2017 às 18h31

Kkkkkkkkkkkkkkk perder tempo? Acho que nós que perdemos dando atenção a tanta gente ignorante em política!

Responder

André Lima

16 de janeiro de 2017 às 18h18

PERFEITOOOOO…!!!

Responder

P. Vista

16 de janeiro de 2017 às 16h07

A casa caiu golpistas.
https://youtu.be/jNEBR0NFrjA?t=6m16s

Responder

Suzana

16 de janeiro de 2017 às 15h28

É a globo? O moro, Aécio veja? É o parente, Padilha certa alquimim istoe’ra Estadão falha ????

Responder

Noeli Almeida

16 de janeiro de 2017 às 17h22

“Mais uma manipulação barata.

Não são só os advogados dos réus que apontam para a covardia do Judiciário diante da opinião pública, mas grande parte do meio jurídico e praticamente todo o campo progressista.”

Responder

Suzana

16 de janeiro de 2017 às 15h02

O comentário abaixo é de uma grande imbecilidade. Vc não se importa com meia duzia de inocentes. OK mas, se fosse vc ou alguém de quem vc ama certamente vc pensaria diferente. Mas os grandes delatados você deve admiralos Aécio Serra temer Padilha gato angorá precisa mais????????.

Responder

Adriano Santana Silva

16 de janeiro de 2017 às 16h30

Levantar a moral? O cara e um semi.Deus kkkkkkkk

Responder

Maria Dolores Rosa

16 de janeiro de 2017 às 16h08

Irresponsáveis

Responder

Leo Sérgio Campos

16 de janeiro de 2017 às 15h58

isso mesmo, manter a sociedade bem informada, e não manipulada, por muitos meios de comunicação com interesses escusos. e injustos. A lei diz ser para todos, mas não é o que parece, para uns se aplica, outros são ignoradfos, protegidos.

Responder

Maurilio Francisco de Assis

16 de janeiro de 2017 às 15h49

Aí se não fosse os blogs independente

Responder

Lucas Marciel

16 de janeiro de 2017 às 13h39

Pouco me importa se meia dúzia de “inocentes” irão para cadeia, o importante é que a limpeza feita pela lava jato tem o foco nos grandes corruptos que através de suas grandes roubalheiras sentenciam a morte milhões de brasileiros que perambulam por hospitais…Falta de segurança… Saneamento básico e o mais importante a educação que nos é roubada..A final saldo de inocentes é bem menor que o resto da população….

Responder

    Almir Bispo

    16 de janeiro de 2017 às 14h17

    Não te importa porque não é você…

    Responder

    Ravel dos Santos

    16 de janeiro de 2017 às 16h55

    olha existe algo chamado justiça ela é para todos mesmo sendo culpado mesmo sendo um ladrão de galinha ou um político q rouba milhões ela é igual para todos, foi prezo roubando cadeia nele se comprovado, é facil apontar e jogar tomate em outras pessoas, tenham certeza de que sua vida é uma vida justa sem erros e mentiras para julgar alguém sozinho sem nem ao menos saber o que se passa perante algo sério como esses escandalos politicos , pensamentos como “Pouco me importa se meia dúzia de “inocentes” irão para cadeia” e ainda dizer com tom sarcástico pré julgando alguém de seu culpabilidade só pelo fato de ser político isso é preconceito tb, tanto se fala de preconceito hj em dia mas ninguém pensa ante aos seus preconceitos formados sem conhecer esse meio bem, não estou defendendo bandido mas estou defendendo o que é justo diante ao meu coração bjs pra todos

    Responder

    Fidel

    16 de janeiro de 2017 às 18h12

    Fascista é tudo filhadaputa!

    Responder

Oswaldoa Almeida

16 de janeiro de 2017 às 15h36

A credibilidade, do juiz Tucano Sergio Fernando Moro, foi ao esgoto a muito tempo? Encontro com Tucanos indo em todos os eventos do PSDB, Fica difícil acreditar mais no MPF TUCANO.

Responder

Oswaldoa Almeida

16 de janeiro de 2017 às 15h28

Responder

Oswaldoa Almeida

16 de janeiro de 2017 às 15h28

Responder

Valeria

16 de janeiro de 2017 às 13h14

Isso precisa ser melhor divulgado. As redes sociais devem ter essa matéria muito bem divulgada para que as pessoas comuns possam compreender a manipulação da mídia. Acredito que esse deva ser o objetivo principal: desmascarar a manipulação.

Responder

Maria De Lourdes Herculano

16 de janeiro de 2017 às 15h06

Covardes e cúmplices,….

Responder

Carlos Severo

16 de janeiro de 2017 às 15h06

Relaxa Helio, nao desperdice seu tempo discutindo com esse povo…..

Responder

Hélio Globlequener

16 de janeiro de 2017 às 15h04

Vc sabe oq eh deficit fiscal?

Responder

Rejane Medeiros

16 de janeiro de 2017 às 15h02

Qual choro? O seus direitos cortados?

Responder

Rejane Medeiros

16 de janeiro de 2017 às 15h01

Kkkk ja foi p lama

Responder

Rayssa Butsev

16 de janeiro de 2017 às 14h32

Parece que tudo ficou sem sentido algum.., Breve teremos todos os criminosos do mundo buscando esse Brasil sem LEIS, aqui bandido tem os direitos que é negado ao cidadão de bem, aqui os criminosos tem acesso ao GOVERNO e la estão fazendo e desfazendo de todos os VALORES que um dia meus pais me ensinaram…Sinto o LUTO em meu coração …..A Esperança se desfaz a cada dia, e ver o POVO de cerveja na mão em frente ao futibol ou Carnaval enquanto o nosso futuro e dos nossos filhos e netos é emporcalhado pela CORRUPÇÃO…..Muita gozação pela internet….e pouco trabalho real por nossas vidas ….Vivemos no País da IMPUNIDADE VERDADEIRA E REAL…..aqui tudo e negociado e dado um jeitinho….Ética não existe e Respeito ja esta em extinção….Sinto tanta vergonha!!!

Responder

Hélio Globlequener

16 de janeiro de 2017 às 14h26

me poupe, quer mesmo falar da conjuntura atual do pais? Dps nao vale chorar kkkkkk

Responder

Rui Natália

16 de janeiro de 2017 às 14h22

Sem credibilidade essas revistas GOLPISTAS USURPADORES CORRUPTOS querendo manipular o povo Brasileiro

Responder

Dri Romeiro

16 de janeiro de 2017 às 14h20

Ô falta de argumento….tristeza

Responder

Marcos Marcos Marcos

16 de janeiro de 2017 às 14h14

O capataz do Aécio, está de volta… É muito cretino e canalha esse Moro.

Responder

Luiz

16 de janeiro de 2017 às 12h12

OU TRATAMOS DE DEBATER A MÍDIA BRASILEIRA SOB O PONTO DE VISTA DA SEGURANÇA JURÍDICA E INSTITUCIONAL, OU SEREMOS OBRIGADAS A RECONHECER NOVOS “moro’s” POR AI. SEM A MÍDIA, NÃO EXISTIRIA MORO. MORO É SIMPLESMENTE O QUE É, PORQUE USA A MÍDIA PARA NÃO SER CONTESTADO E O stf, QUE DEVERIA SER O GUARDIÃO DA CONSTITUIÇÃO, ASSISTE A TUDO COM CARA DE PAISAGEM, JÁ QUE O AUMENTO DE SUAS EXCELÊNCIAS JÁ ESTÁ GARANTIDO. LAVA JATO NÃO TEM NADA COM COMBATE A CORRUPÇÃO. ESSA OPERAÇÃO TEM PARTIDO (PSDB, DEM, PMDB E CÚMPLICES). NÃO SEJAMOS INGÊNUOS. NÃO TEM NADA DE COMBATE A CORRUPÇÃO, POIS, SE TIVESSE, AÉCIO, SERRA, ALKMIM, TEMER, CAIADO, AGRIPINO, RENAM, MAIA E DEMAIS, JÁ ESTARIAM ENJAULADOS. ENQUANTO ESSES PATIFES ESTIVEREM SOLTOS, NINGUÉM TEM MORAL PARA FALAR EM COMBATE À CORRUPÇÃO.

Responder

Maurilio de Carvalho

16 de janeiro de 2017 às 14h03

PIG é PIG

Responder

Marcelo

16 de janeiro de 2017 às 11h55

A Folha de São Paulo fez apenas uma constatação. Já tive três clientes condenados por este senhor, na época do escândalo das contas CC-5 (derivado do finado Banestado), e as penas não somente foram mantidas, com em dois casos exasperadas pelo TRF 4ª Reg. Complicado, mesmo, alterar penas fixadas na 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba.

Responder

Joel Araujo

16 de janeiro de 2017 às 13h45

Esse lixo chamado Folha, segue o seu padrão de jornalismo.

Responder

Luiz Carlos P. Oliveira

16 de janeiro de 2017 às 11h40

A Folha está certíssima. De outra maneira, como poderiam manter os míseros leitores coxinhas que ainda tem? Ela segue sua linha de midiotização, afinal tem que manter as mentes alienadas que ainda lhe restam.

Responder

Thiago Silva

16 de janeiro de 2017 às 13h26

O moro é réu! !!

Responder

Carlos Domingues

16 de janeiro de 2017 às 13h25

O empoderamento de um juiz se faz por sua capacidade de promover a justiça, considerando a sociedade.
Não um partido político ou uma elite, que no fundo, tem um enorme descaso para com a própria justiça, pois coloca-se acima dela.

Responder

Francisco Diniz

16 de janeiro de 2017 às 13h19

O se podia esperar de um lixo como este “Folha de São Paulo”

Responder

Helson Castro

16 de janeiro de 2017 às 13h18

Moral é o que eles não têm!

Responder

Valdelio Assis

16 de janeiro de 2017 às 13h16

Moral “tucana”!?

Responder

Lucas Freitas

16 de janeiro de 2017 às 13h15

É patética essa Folha!

Responder

Eduardo Rocha

16 de janeiro de 2017 às 13h12

Gravíssimo.

Responder

Roberto Oliveira

16 de janeiro de 2017 às 13h07

Nunca passará disso…

Responder

Deixe um comentário