Bahia: Refinaria privatizada provoca desabastecimento de Gás de Cozinha

Brasília - O Procurador-Geral da Republica, Rodrigo Janot participa de Sessão do STF em que julgam sete ações de Inconstitucionalidade (Antonio Cruz/Agência Brasil)

Escândalo que envolve Globo e FHC “dorme” nas mãos do Procurador-geral da República

Por Redação

17 de janeiro de 2017 : 13h34

Enviado ao Cafezinho

“Escândalo Panamá Papers, que envolve Globo e FHC, ‘dorme’ nas mãos de Janot há quase um ano” denuncia Pimenta

Há quase um ano, o deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) busca junto ao Ministério Público Federal que seja aberta uma investigação para apurar as conexões entre a Rede Globo, a FIFA, o ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e offshores do Panamá que teriam sido utilizadas para cometer crimes contra o sistema financeiro, a ordem tributária e a administração pública. O escândalo, conhecido como Panamá Papers, utiliza empresas de fachada para lavagem de dinheiro e ocultação patrimonial.

Em março de 2016, Paulo Pimenta e o deputado Wadih Damous (PT-RJ) entregaram farta documentação à Procuradoria-Geral da República e protocolaram uma representação, subscrita por mais de 30 parlamentares, solicitando abertura de investigação. No dia 8 de março de 2016, diante do surgimento de novos fatos, os parlamentares fizeram novo pedido ao MPF.

Sem qualquer resposta, Pimenta protocolou mais uma representação no dia 10 de maio de 2016. Segundo o deputado, em todas oportunidades, os parlamentares ouviram como resposta que o MPF “estaria adotando todos os procedimentos necessários e que seriam informados sobre a adoção dessas medidas”.

Ontem (16), Pimenta fez nova tentativa, e mais uma vez cobrou informações acerca das providências adotadas pelo MPF até o momento sobre o escândalo Panamá Papers. “Ao que tudo indica, a documentação está parada há quase um ano nas mãos da Procuradoria”, lamentou Pimenta.

Panamá Papers

De acordo com as investigações jornalísticas, empresas de papel criadas pela Mossack Fonseca auxiliaram na ocultação de fortuna pelo mundo. Essa empresa panamenha ganhou – e logo perdeu – os holofotes da grande mídia brasileira por conta das operações policiais Lava Jato.

Representantes da Mossack Fonseca no Brasil, Carolina Auada e Ademir Auada foram interceptados pelos investigadores da PF destruindo provas. Por esse crime eles foram presos, mas, pouco depois, o juiz Sérgio Moro mandou soltá-los, sob justificativa de que “apesar do contexto de falsificação, ocultação e destruição de provas, (…) na qual um dos investigados foi surpreendido, em cognição sumária, destruindo quantidade significativa de provas, a aparente mudança de comportamento dos investigados não autoriza juízo de que a investigação e a instrução remanescem em risco”.

O que se soube depois é que a Globo possui ligações com a Mossack Fonseca. A mansão da família Marinho, em Paraty (RJ), e um heliponto usado pelos filhos de Roberto Marinho estão registrados no nome de uma empresa de fachada ligada à Mossack Fonseca, a Vaincre LCC.

Nesse emaranhado de empresas de papel, surge também Brasif, outra empresa vinculada à Mossack Fonseca. A Brasif, por sua vez, está ligada à Globo pelo pagamento de Miriam Dutra, jornalista e ex-namorada de FHC.

A Brasif era proprietária da Eurotrade Ltd, com sede nas Ilhas Cayman. A Eurotrade Ltd. firmou, em 2002, contrato com a jornalista Miriam Dutra, segundo a qual FHC – com quem ela teria um filho – usou essa empresa para bancá-la no exterior. A Brasif era concessionária das lojas ‘dudy free’ nos aeroportos.

A Brasif, segundo a Folha de São Paulo, conseguiu “derrubar medida criada no governo FHC para limitar a US$ 300 por pessoa (eram US$ 500) o gasto nos free shops, além de ter dominado praticamente sozinha a concessão desse tipo de loja em aeroportos.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

68 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Marco Sousa

06 de fevereiro de 2017 às 05h19

Sua “Excrescência O ENGAVETADOR II

Responder

LUIZ TAVE

18 de janeiro de 2017 às 22h48

DISSE O MEDICO DE AECIO ; ele nao esta` em condiçoes nem de tomar conta dele , que dira` do governo de MG ! Mais quer ser presidente do Brasil ! Ai,,,, so` uma frota , aeroporto ja tem ! v a g a b a

Responder

LUIZ TAVE

18 de janeiro de 2017 às 22h25

PREVARICADOR ; CANALHA CANALHA CANALHA ! ……………O IMPEACHMENT DA DILMA FOI LEGAL ,,,,,,,,,,,,,,,,,,, SEU CANALHAAAAAAAAAAAA KD SEU IRMAOSINHO ? TOMA VERGONHA NESSA CARA ENTREGDOR DA PETROBRAS . O NOME DESSE CARA DE HAMBURG e` X – NINE

Responder

Albert Fanon

18 de janeiro de 2017 às 22h23

Se é algo de interesse da população brasileira, é certo que esse indivíduo pouco recomendável sentará em cima.

Responder

Paulo Guedes

18 de janeiro de 2017 às 16h31

Janot inaugurou uma nova casa dinástica na PGR: Sentador Geral da Republica. Tudo que possa atingir seus asseclas ele põe na cadeira e senta em cima. Qualquer dia a pilha sai do eixo e o gordinho se esparrama no chão. Quiça de cara…

Responder

lauro bezerra

18 de janeiro de 2017 às 13h25

Participei da fundacao de umas das MAIOR BANDALHEIRAS junto ao Ministerio da Fazenda Adilsom Gomes de OliveiraJonas Barbosa anulou a concorrencia que os Americanos tinham vencido ,para ganhar a nova licitacao.Um caso de policia muito bem protegido.Mas tenho importantes DOCUMENTOS DA EPOCA DA LICITACAO FRAUDULENTA PARA POR ESTES ESPERTALHOES NA CADEIA.Estou ao disposicao ok.

Responder

Saul Claret Marchiori Tostes

18 de janeiro de 2017 às 13h49

lula lulaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Responder

Marciano Felinto

18 de janeiro de 2017 às 13h20

Ele é o snorlax do Pokemon golpista.

Responder

Jose carlos lima

18 de janeiro de 2017 às 04h40

quem ha enfrentar o crime organizado e os verdadeiramente corruptos desse pais estavviranfo um narco estado: uma grande SP sob dominio do PCC

Responder

Simone Alves Radialista

18 de janeiro de 2017 às 02h25

DEUS e mais…

Responder

Schell

18 de janeiro de 2017 às 00h19

Que mais esperar dum procuradorzinho que busca a ilegalidade de uma terceira recondução, asnando-se como o salvador da “lavajato”. Nada mais cretino e comprometido, pois.

Responder

Sylvio Romero

17 de janeiro de 2017 às 23h48

Orgulho de ser brasileiro é ZERO!

Responder

Newton Chaves

17 de janeiro de 2017 às 23h43

Um novo engavetador ou prevaricador?

Responder

Bernadete Carvalho

17 de janeiro de 2017 às 23h41

Sem novidades no front

Responder

Luiz Augusto Tadeu Gomes

17 de janeiro de 2017 às 22h55

Esse é outro morto

Responder

Trazibulo Meireles

17 de janeiro de 2017 às 20h22

Cadê o Jannot que demonstrou a faca afiada nos dentes, desaforado no dia a dia com as pessoas, Aragão expôs o outro lado desse traíra. Mostre a sua coragem contra os ricos sonegadores, a Globo.

Responder

Lourenço Araújo

17 de janeiro de 2017 às 20h05

ISSO Q É QUADRILHA. Moro, Janot, STF, Globo e políticos do PSDB E PMDB. Esses canalhas tiraram uma Presidenta eleita e honesta p colocar Bandidos no poder.
Investidores estrangeiros sabem muito bem o q aconteceu aqui. Sabem melhor q agente. Portanto n haverá investimento aqui enquanto essa corja continuar no poder. Ninguém é maluco de investir num País governado por corrúptos traídores e Golpistas.

Responder

Ronaldo Nanado

17 de janeiro de 2017 às 21h48

Bem safadinho e ingrato.

Responder

Ana Paula Leite Sampaio

17 de janeiro de 2017 às 21h30

O engavetador II, será????

Responder

PAULO SAMPAIO

17 de janeiro de 2017 às 18h54

FOSSE O LULA, O ENVOLVIDO, O JUIZ SERGIO MORO, FARIA DAS TRIPAS CORAÇÃO, AFIM DE ENCRIMINÁ-LO, ALGUMA DÚVIDA ?

Responder

Lâmpada de Diógenes

17 de janeiro de 2017 às 18h49

O janota deve estar tentando um inusual terceiro mandato para evitar uma chuva de processos que poderá cair sobre ele, em função desses fatos e de outros.
Aproveitando, não existe lá no trabalho do janota um serviço de promoção da saúde dos trabalhadores, para aconselhá-los sobre os riscos da obesidade mórbida? Esse já é o segundo, o outro era o sósia do Jô.

Responder

C.Poivre

17 de janeiro de 2017 às 18h48

Jamais, em tempo algum, este golpista covarde tomaria qualquer iniciativa que tocasse, mesmo de leve, a principal liderança do golpe, a globo.

Responder

Gel Tomaz

17 de janeiro de 2017 às 20h42

Cadê o morinho pr investigar

Responder

Marcia Munhoz

17 de janeiro de 2017 às 20h36

CANALHA

Responder

Rayssa Butsev

17 de janeiro de 2017 às 20h22

AI AI AI …….Vamos prestar atenção, nesses homens, se candidatando ….. Hei…vamos prestar atenção nessa falação sobre lula…pois é somente um jeito de cegar nossos olhares enquanto os metralhas agem contra nos o POVO legislando em beneficio proprio…Parece que tudo ficou sem sentido algum.., Breve teremos todos os criminosos do mundo buscando esse Brasil sem LEIS, aqui bandido tem os direitos que é negado ao cidadão de bem, aqui os criminosos tem acesso ao GOVERNO e la estão fazendo e desfazendo de todos os VALORES que um dia meus pais me ensinaram…Sinto o LUTO em meu coração …..A Esperança se desfaz a cada dia, e ver o POVO de cerveja na mão em frente ao futibol ou Carnaval enquanto o nosso futuro e dos nossos filhos e netos é emporcalhado pela CORRUPÇÃO…..Muita gozação pela internet….e pouco trabalho real por nossas vidas ….Vivemos no País da IMPUNIDADE VERDADEIRA E REAL…..aqui tudo e negociado e dado um jeitinho….Ética não existe e Respeito ja esta em extinção….Sinto tanta vergonha!!

Responder

Paulo Eugênio Gedoz de Carvalho

17 de janeiro de 2017 às 19h01

Tá coerente… o nome do sujeito é Ja not…..portanto já já não vai ser, será sempre not !!!

Responder

Mario Sergio Ramos

17 de janeiro de 2017 às 18h28

SOLTA ESSA `MISERA“

Responder

Paulo Ferreira Damasceno Filho

17 de janeiro de 2017 às 18h28

Um frouxo…

Responder

João Valente

17 de janeiro de 2017 às 18h22

Sugeito partidario, é mais fácil uma vaca voar.

Responder

Cezar Latzke

17 de janeiro de 2017 às 18h16

Esta figura nao nasceu foi cagado

Responder

Maria Filomena Andrino Ançã

17 de janeiro de 2017 às 18h12

Por que será?

Responder

Fernando Duarte

17 de janeiro de 2017 às 18h03

Coxinhas….

Responder

Atreio

17 de janeiro de 2017 às 15h58

esse PGR…..
tb sentado em cima da ação sobre constitucionalidade do impechment sem crime realizado pelos 300 picaretas no ano passado….nada urgente tb?

o brasil sangra esperando decisões óbvias até pro meu irmão de 14 anos….. mas honoráveis notáveis senhores q recebem 100mil por mes dizem oq acham mais urgente ao pais e isso não é urgente pra eles – desculpa, dizem não: determinam.

e eles adeterminaram q era urgente ‘tirar ela e botar miSHELL’ , como o jukete falou…..

a história segue registrando, seus filhos e netos seguirão se envergonhando. bora janota, tente salvar sua honra.

Responder

    C.Poivre

    17 de janeiro de 2017 às 18h50

    Não passa de um traidor do país que foi escondido aos EUA tratar de assuntos contrários aos interesses do nosso país, não permitindo sequer a participação da AGU que era a instância competente.

    CRIME DE TRAIÇÃO À PÁTRIA:
    “Art. 13 da Lei 7.170/83 – Comunicar, entregar ou permitir a comunicação ou a entrega, a governo ou grupo estrangeiro, ou a organização ou grupo de existência ilegal, de dados, documentos ou cópias de documentos, planos, códigos, cifras ou assuntos que, no interesse do Estado brasileiro, são classificados como sigilosos.
    Pena: reclusão, de 3 a 15 anos.”

    Responder

Elvibruno Magalhaes

17 de janeiro de 2017 às 17h57

E olhe o que eu venho te falando. São todos um corpo só.

Responder

Valdelio Assis

17 de janeiro de 2017 às 17h35

O paladino da justiça, Janot, se cala diante dos tubarões da mídia e do PSDB!

Responder

Jackson Maia

17 de janeiro de 2017 às 17h35

Vocês querem o que? Que nossos inimigos nos ame?

Responder

Franklin Ferreira

17 de janeiro de 2017 às 17h22

Conivente e safado

Responder

Mânia Horta Fernandes Ferreira

17 de janeiro de 2017 às 17h18

Outro “mineirinho” que me envergonha.

Responder

João Claudio Rocha

17 de janeiro de 2017 às 17h17

Bandido de pastinha branca

Responder

Humberto Sandmann

17 de janeiro de 2017 às 16h47

Rodrigo Janot foi escolhido para o cargo em 2013 por Dilma Rousseff, logo, deve ter lá seus motivos para esse “cochilo”.

Responder

    Zildo Noh

    17 de janeiro de 2017 às 18h29

    Meu caro, conhece alguém na justiça que não seja maçons,?! Maçon não prende mais maçons, vida Serra, Aécio, globo etc se informe melhor meu caro.

    Responder

Jorge Goes

17 de janeiro de 2017 às 16h41

Será que já foi picado pela mesma mosca Azul que picou o Engavetador Geral da República, da era FHC.

Responder

Zacarias Antonio Mangini

17 de janeiro de 2017 às 16h36

FIGURA DECORATIVA DAS INVESTIGÇÕES PORÉM MUITO ATIVA EM ENGAVETAR PROCESSOS CONTRA CORRUPTOS MELIANTES E LADRÕES

Responder

Julio Ferraro

17 de janeiro de 2017 às 16h33

Não é mais do mesmo saco, evoluimos para : farinha do mesmo helicóptero.

Responder

Ricardo Mariano Galvão

17 de janeiro de 2017 às 16h32

Verdadeiro parasita.

Responder

Ana Clara Alves

17 de janeiro de 2017 às 16h29

Será que vamos ter que chamar mamãe e papai para fazer esse menino levantar dessa cadeira e deixar a justiça fazer seu exercício, senão ela fica obesa e imóvel. Ham!!!

Responder

Nedael Chiozzini

17 de janeiro de 2017 às 16h27

A JUSTIÇA PARA JANOT E SIMPLES MENTE ROUBAR O PAIS E VIAJAR MUNDO AFORA NAS COSTAS DOS HUMILDES PAGADORES DE IMPOSTOS.

Responder

Rodrigo Luiz

17 de janeiro de 2017 às 16h24

Acorda Brasil!!!

Responder

Rui Natália

17 de janeiro de 2017 às 16h21

Esse janot e CORRUPTOS TRAIDORES GOLPISTAS USURPADORES

Responder

Sebastiao Freitas

17 de janeiro de 2017 às 16h21

Este é o nosso Rodrigo Brindeiro. Excelente pessoa.

Responder

Minos Adão Filho

17 de janeiro de 2017 às 14h18

#O golpe destruiu o Brasil, não sobrou nada até a justiça é mero balcão de negócios para ladrões e corruptos de organizações criminosas, o Brasil pede socorro aos seus filhos patriotas.

Responder

Robercil R. Parreira

17 de janeiro de 2017 às 16h17

Mas, Não Era Só Tirar o PT?!

Responder

Alex Rodrigues

17 de janeiro de 2017 às 16h16

Raça de f..d..p… Ja to de saco cheio desses corruptos,Judiciario desacreditado, o país sendo comandados pela um quadrilha,triter isso.

Responder

Lili Brown

17 de janeiro de 2017 às 16h13

Fora Golpistas! Traidores da justica, dos brasileiros e do Brasil!!

Responder

Francisco de Assis

17 de janeiro de 2017 às 16h12

Quem pode, pode; quem não pode, será investigado, preso e condenado.

Responder

Thiago Moraes Marsiglia

17 de janeiro de 2017 às 16h10

Marcelo Carriel Honório, Davi Olegario Portocarrero Naveira, Felipe De Moraes Gonçalves Mendes, Ezio Matos

Responder

Wilmer Paiva

17 de janeiro de 2017 às 16h10

Não vai dar em nada com esse homem procurador da república não dá nada duvido

Responder

Antonio Miguel Martins

17 de janeiro de 2017 às 16h05

Cadeia… Nesses CORRUPTOS… No mínimo PERPÉTUA…
Imaginem…
Quantos morreram nas portas dos hospitais…
Quantos morreram nas estradas…
Quantos morreram por falta de remédios…
Quantos não terão futuro por falta de escolas dignas…

Responder

Francesco Sansone

17 de janeiro de 2017 às 16h01

Vamos trabalhar seo Janot?

Responder

Sérgio Antônio Sales Sales

17 de janeiro de 2017 às 16h01

E vai dormir para toda eternidade.

Responder

João Alves

17 de janeiro de 2017 às 16h00

só falta engavetá mais uma dos tucanos

Responder

Valor Afro - Escravidão, mais de 03 séculos construindo o Brasil.

17 de janeiro de 2017 às 15h57

Amplia o foco dele!

Responder

Marcos Marcos Marcos

17 de janeiro de 2017 às 15h50

É traíra e bundão a serviço dos Tucanos.

Responder

Marilda Nunes

17 de janeiro de 2017 às 15h47

Ja virou travesseiro….eternamente embaixo das cobertas

Responder

Conceiçao Sousa Sousa

17 de janeiro de 2017 às 15h45

Vai petrificar e esse senhor não tá nem ligando.

Responder

Joao Barros Guimaraes Filho

17 de janeiro de 2017 às 15h44

Acho que não adianta esperar mais pela justiça brasileira , só existe uma solução é todos nós sabemos qual eh.

Responder

Deixe um comentário