A morte de Teori e as teorias de conspiração

Quem conspira colhe “teoria da conspiração”

Por Wellington Calasans, colunista do Cafezinho

A morte do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki, em um desastre aéreo, movimentou as redes sociais. Aproveitei ao máximo a condição de “observador distante” para tentar entender o que muitos brasileiros comentavam sobre o ocorrido. Vi que Temer não tem credibilidade para nomear ninguém e que a divulgação imediata da lista completa da Odebrecht é o único caminho seguro para qualquer juiz que assuma a vaga deixada por Teori.

Sabemos que as redes sociais não traduzem na totalidade a personalidade dos seus usuários, pois permitem – aqui e ali – o exercício do “transtorno dissociativo de identidade”, originalmente denominado “transtorno de múltiplas personalidades”, mas que é popularmente chamado de “dupla personalidade”, mesmo quando este transtorno é motivado apenas pelo medo de alguém assumir o que realmente pensa.

Entre chats no WhatsApp e postagens no Twitter e Facebook, foi possível perceber que a credibilidade dos golpistas é sustentada apenas pela mídia que, também, faz parte da composição desse vergonhoso momento vivido no Brasil. Foram imediatas as postagens que associavam a morte de Teori e a morte de Eduardo Campos, por exemplo.

A suspeita de que o avião tenha sido sabotado não foi levantada por causa da morte de um viúvo e pai de três filhos, mas sim de um juiz que interrompeu as férias para apreciar a lista da Odebrecht. Todos sabemos que naquela lista não constam os nomes dos dois últimos presidentes da república (Lula e Dilma), mas sim de Temer, Serra, Aécio e outros golpistas que conspiraram contra uma mulher honesta e eleita democraticamente.

Os frutos colhidos por Temer e a turma do golpe são as mensagens de cidadãos comuns com a suspeita de que os representantes de um governo ilegítimo sejam os assassinos de Teori Zawaski. Acidentes acontecem? Claro que sim! Mas neste texto advirto para a absoluta falta de credibilidade de Temer para nomear alguém que julgará algo no qual ele mesmo e os seus comparsas do golpe estão envolvidos.

O certo é que da sequência de práticas para “abafar” a Lava Jato, no conhecido áudio de Romero Jucá, ficou faltando apenas sabermos quem vai “comer” Aécio, pois segundo o “Walter Mercado” do Senado, “Aécio será o primeiro a ser comido”. Como publicou um amigo meu: “Vou assistir a Globo para saber o que penso sobre tudo isso”, numa clara ironia sobre o que é divulgado por esta emissora.

Aproveito para divulgar o vídeo do colega Leonardo Stoppa que explica as possibilidades de queda de um avião. A página deste didático blogueiro foi bloqueada inexplicavelmente, após a divulgação deste vídeo. Não estou chancelando nenhuma teoria, mas apenas apontando para algumas estranhas coincidências.

Miguel do Rosário: Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.