Menu

Moraes reage à renúncia coletiva do CNPCP agredindo ex-membros do Conselho

(Foto: Ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes. Foto: Tomaz Silva/ Agência Brasil) Temos um governo que despreza qualquer participação democrática da sociedade civil. Os sete integrantes do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP) pedem demissão coletiva e a reação do ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, é fazer politicagem partidária do […]

90 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

(Foto: Ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes. Foto: Tomaz Silva/ Agência Brasil)

Temos um governo que despreza qualquer participação democrática da sociedade civil.

Os sete integrantes do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP) pedem demissão coletiva e a reação do ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, é fazer politicagem partidária do mais baixo calão.

O ministério da Justiça, segundo a Agência Brasil (que aliás foi totalmente emasculada, tornando-se mera correia de transmissão das opiniões do governo), emitiu notas dizendo que os integrantes do conselho se identificavam com a gestão anterior, e que os problemas prisionais se acentuaram nos últimos 14 anos.

Isso é uma agressão espúria! Ao invés de responder elegantemente, afirmando que o governo respeita a decisão dos membros, e que o governo honrará os compromissos assumidos em tratados internacionais de direitos humanos, relativos às políticas prisional e criminal, o ministro da Justiça reage de maneira sectária?

Ninguém quer assumir as responsabilidades. O Judiciário joga a culpa para o Executivo. O Executivo joga a culpa na “gestão anterior”…

Os conselheiros não apenas protestam contra o desvio de recursos, que deveriam ir para o sistema prisional, e que o ministro quer desviar para compra de armas. Eles protestam contra o próprio Plano de Segurança Pública apresentado pelo governo em dezembro último, que também não foi discutido com ninguém. É fruto apenas da cabeça de um ministro truculento e autoritário.

Não se pode esquecer que Moraes, num surto de reacionarismo totalmente desconectado da realidade contemporânea, incluiu no plano nacional de segurança a intenção de “erradicar a maconha da América do Sul”.

O Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESC), na época, classificou o plano do governo de megalomaníaco e inexequível.

Os técnicos do CESC foram elegantes. Sua vontade deve ter sido de chamar o plano do governo simplesmente de idiota, fascista e delirante.

***

Na Agência Brasil.

Integrantes do conselho de política penitenciária pedem renúncia coletiva

25/01/2017 – 17:51 25/01/2017 – 18:40

Paulo Victor Chagas e Débora Brito – Repórteres da Agência Brasil Edição: Lílian Beraldo

Sete integrantes do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP), dentre eles o presidente do órgão, Alamiro Velludo Salvador Netto, enviaram hoje (25) um pedido de renúncia coletiva ao ministro da Justiça, Alexandre de Moraes. Com críticas à atuação do governo federal em relação à crise prisional deflagrada no país desde o início do ano, os especialistas na área reclamam que o conselho tem sido desprezado nos últimos meses e apontam “vícios de compreensão e caminhos equivocados” na condução do tema pelo governo.

Instalado em 1980, o CNPCP é responsável pela elaboração de políticas criminais e penitenciárias, por avaliar periodicamente o sistema prisional e estabelecer regras sobre a construção de estabelecimentos penais.

Em uma carta na qual se desligam do CNPC em caráter “definitivo e irretratável”, os conselheiros discordam da forma como foi apresentado o Plano Nacional de Segurança Pública, lançado pelo presidente Michel Temer no início do ano.

Eles afirmam que o ato que culminou com a decisão pela renúncia coletiva foi a publicação de uma portaria, assinada pelo ministro Alexandre de Moraes, aumentando o número de integrantes do conselho. De acordo com os conselheiros, as novas vagas são uma “nítida mensagem de desconfiança” e transformam o CNPCP em “espaço endossatário das políticas”.

Para o advogado criminalista e doutor em ciências penais pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Leonardo Yarochesky, um dos conselheiros que assinam a carta, a situação de “desrespeito completo vem desde o ano passado”. Segundo ele, a nomeação por critérios políticos faz com que o órgão perca sua autonomia. O conselho era composto por 18 integrantes e passou a ter 26 membros, após autorização do ministro.

“Esse papel de subserviência, é preciso dizer, não condiz com a história de quase quatro décadas do CNPCP e, principalmente, com a missão institucional que ocupa o mais antigo conselho do Ministério da Justiça. Não podemos, portanto, permanecer”, escreveram os conselheiros no documento entregue hoje ao Ministério da Justiça.

De acordo com Yarochesky, outra atitude que desagradou os conselheiros foi a destinação de verbas do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) – que devem ser empregados exclusivamente em casas de detenção – para atividades de segurança e compra de armas, sem que o conselho fosse consultado.

Na carta de renúncia, os conselheiros criticam a confusão entre política penitenciária e segurança pública.

“Comete-se o equívoco de confundir, como se tratasse de algo único, política penitenciária e segurança pública. Planeja-se a destinação de recursos e efetivo das Forças Armadas para cuidar de um problema prisional e social que é fruto da incapacidade congênita do País em lidar com suas unidades penitenciárias e com as facções internas que surgem como subproduto do próprio caos penitenciário e que passaram a retroalimentar, sob as barbas do descaso estatal, o ciclo de exclusão, violência e encarceramento. Não se pode tratar jovens pobres e brasileiros como inimigos, por definição, do Estado”, registram ainda na carta de renúncia.

Assinam o documento, além de Alamiro Velludo Salvador Netto e Leonardo Yarochesky, os conselheiros Gabriel Sampaio, Hugo Leonardo, Leonardo Costa Bandeira, Marcellus de Albuquerque e Renato Campos Pinto de Vitto.

Governo

Por meio de nota à imprensa, o ministério agradeceu o trabalho dos sete membros que pediram desligamento e justificou o aumento na composição do órgão como necessidade de “equalizar” o número de suplentes com a quantidade de titulares.

De acordo com a pasta, o fundo penitenciário, que vinha sendo “alvo de sistemáticos contingenciamentos”, foi utilizado “rigorosamente dentro” do seu escopo, que é, segundo o ministério, construção e equipagem de presídios.

O comunicado critica ainda a condução da política penitenciária do governo anterior e promete a indicação de novos conselheiros.

“O grupo que ora se despede identificava-se com a gestão anterior. O conselho passará, ao natural, por renovação, o que proporcionará melhor compreensão do dramático cenário herdado. O descalabro penitenciário não é de hoje, não tem oito meses, mas décadas. Claro, sobretudo, foi acentuado nos últimos 14 anos. O conselho tem papel relevante no enfrentamento da situação e, agora, poderá aperfeiçoar sua contribuição, não apenas no diagnóstico da situação, mas, também, com medidas efetivas e corretivas”, afirmou a assessoria de imprensa da pasta.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Professor Kico

27/01/2017 - 13h13

FORA TEMER e seu ministro do PCC.

Paulo Deoclides Machado

26/01/2017 - 11h18

Já que eles. Os golpistas. Não querem assumir nada que devolvam. O governo. Para que é. De direito. Porque no governo do PT. Não sematavam. Nos presídios Carandiru. Governo FHC agora governo golpista

Paulo Tiepner

26/01/2017 - 11h03

Isto mostra o que virou o ministério dá justiça

Leandro Amaral E Silva

26/01/2017 - 10h25

Eu acho uma sacanagem o tanto que falam mal do governo PT…kkkkk

Juliana Monteiro de Andrade

26/01/2017 - 10h11

É muita gente equivocada num desgoverno so! Completamente perdidos no meio de tiroteio

Valeria Monteiro Alves

26/01/2017 - 09h21

Menos Alexandre de Morais e mais competência.

Roberto Torres

26/01/2017 - 07h17

Mas o que esperar de um personagem que foi advogado do PCC?

Fernando Pereira

26/01/2017 - 06h17

Do atual ministro da justiça ex advogado do PCC, reacionário autoritário e fascista não se poderia esperar nada diferente disso.

Raquel De Vasconcellos Cantarelli

26/01/2017 - 07h30

Pq, acharam que ele refletir, analisar e contra-argumentar de modo inteligente e racional? Tão de brinks, né.

Lili Brown

26/01/2017 - 06h43

Fora GOLPISTAS!!! STF ANULE o impeachment de nossa presidente Dilma!! Veja nosso pais sendo destruido, entregue e himilhado!

Rui Donato

26/01/2017 - 05h26

Uai, é o skinhead. Este fulano tem de andar de focinheira, siô!

Janice Steller

26/01/2017 - 04h15

O QUE ESTÁ ACONTECENDO NO SISTEMA PENITENCIÁRIO BRASILEIRO DEVE SER DENUNCIADO INTERNACIONALMENTE. ESTAMOS COM PRISÕES NO MAIOR ESTILO ” CAMPO DE CONCENTRAÇÃO ” ESTÃO TRANSFORMANDO EM ARENAS DE MASSACRES PROPOSITALMENTE.

Meireana Dutra

26/01/2017 - 04h08

As críticaa ficam sempre para o governo do PT. Mas será que ninguém nota, nem ele cora de vergonha, ao perceber que as rebeliões são idênticas às ocorridas anos atrás em São Paulo? Quem fazia parte do governo de SP e é constantemente acusado de ter ligação.com o.PCC? Não é estranho que, justo quando ele chega ao governo golpista, essas rebeliões se espalhem pelo Brasil?

Jose Ricardo

26/01/2017 - 04h03

infelizmente éassim que esse advogado do pcc sabe agir

Francisco Peña

26/01/2017 - 03h40

Sócio do PCC

Luciane Paraiso Rocha

26/01/2017 - 02h52

quem não tem argumentos ataca a pessoalidade!

Mari de Lourdes kovalski

26/01/2017 - 00h47

Esse governo é um desgoverno,aumenta tudo.Até o tempo de aposentadoria, imagina não iria aumentar os seus pares e aceitar as suas demições.

Luiza Magalli Henriques

26/01/2017 - 02h11

Esse plano não existe. Ele é apenas o PowerPoint apresentado por Alexandre de Moraes. Esse ministro, além de autoritário e truculento, é mentiroso.

Anésia Barradas

26/01/2017 - 02h05

Esse Ministro

Anésia Barradas

26/01/2017 - 02h04

Calhorda

Aparecida Avari

26/01/2017 - 01h59

Este governo espúrio nada respeita. A incompetência é tão grande que o melhor é agredir ao invés de trabalhar para melhorar.

Carlos Milward

26/01/2017 - 01h52

Escroto filho da puta

Jaime Baghá

26/01/2017 - 01h21

Além de incompetente é um babaca pretensioso.

Jose Carlos Aquino

26/01/2017 - 01h06

o careca tá desesperado

Regina Gomes

26/01/2017 - 01h05

Vá responder ao que lhe compete eminente palhaço!!!

Dponta Manutenções

26/01/2017 - 00h52

Esse merece desprezo, rejeição. Vivo e verei sua queda!

Tatiana Learth junqueira

25/01/2017 - 22h43

“Foi completamente emasculada”… por favor, retire essa expressão do texto pq é machista. Gosto muito deste site e por isso peço este ajuste. Vamos melhorar na linguagem adequada de gênero. Masculino não é superior nem melhor, como o texto sugere ao usar a palavra.

    Miguel do Rosário

    26/01/2017 - 07h55

    ok

Josa Vasconcelos

26/01/2017 - 00h33

Cai fora ministro nojento, incompetente

Márcia Regina Tranoulis

26/01/2017 - 00h29

Desequilibrado!

Sandra Justiniano Ribeiro

26/01/2017 - 00h29

Deviam pedir demissão, TODOS , e deixar ele com o poderzao dele na mão sozinho, esse cara de pau!

Carlos de Alencar

26/01/2017 - 00h27

Advogado do PCC antes de ser ministrin de merda !!!….

Ademilson Araujo

26/01/2017 - 00h16

esse advogado de porta de cadeia não tem moral para isso

Nilva Bernardes

26/01/2017 - 00h12

No mínimo renúncia. Aff!!!

ester

25/01/2017 - 21h57

A equipe fez o correto já que não trabalhou nos últimos anos. Estamos assistindo à incompetência desse pessoal. As atitudes deles provocou o caos no sistema penitenciário.

    Esther

    25/01/2017 - 22h23

    Prezada Ester, sinto informa-la que a responsabilidade dessa falência prisional é de todos nós, incluindo senhora que com certeza nunca deu a menor bola para qualquer penitenciária e sua população. Aliás as penitenciárias e seus presos não exitem na verdade, passam muito longe de nossas vidinhas. Somos lembrados da existência dessa população, que ela está bem ali ó… nas crises e nas carnificinas. Se nós não nos importamos, quem dirá os poderosos não é mesmo? E essa equipe que a senhora julga sem nem saber exatamente qual a função dela, fizeram muito mais pelo nosso sistema penitenciário do que qq um de nós a ler essa matéria agora e outros tantos brasileiros que hj se arvoram a dar opiniões sem ao menos ter conhecimento de fato o assunto e sua problemática. Paz e bem!

      ester

      25/01/2017 - 22h50

      Não sei mesmo o que fizeram, só sei o resultado. Paz e bem.

ester

25/01/2017 - 21h54

A equipe que renunciou fez o certo, pois está provado pelos últimos acontecimentos que nada fizeram para melhorar as condições penitenciárias, logo quem não trabalha não pode receber os benefícios da União.

    Miguel do Rosário

    25/01/2017 - 21h57

    Sim, eles tem culpa também. Mas as razões alegadas são válidas. E o ministro reagiu com a truculência que lhe é habitual.

LUIZ TAVE

25/01/2017 - 21h51

MEU DEUS ! QUEM VAI OUVIR OU INVESTIGAR AQUELES SUPOSTOS TERRORISTAS DAS OLIMPIADAS ? QUEM OS DENUNCIOU ? O BRASIL TA A` CULHA !

Paulo Rogerio Rogerio

25/01/2017 - 23h44

10 milhões de pessoas em Brasilia já vamos invadir o congresso dos bandidos e acabar com esses vagabundos a força é nossa vamos usar. URGENTE

    Sandra Justiniano Ribeiro

    26/01/2017 - 00h32

    Vamos travar tudo que pudermos!

Carlos Alberto Leal

25/01/2017 - 23h41

Fascista

Toby Moura

25/01/2017 - 23h36

Coitado do país que tem um tipo deste como “ministro” de qualquer coisa.Só cabe mesmo num “governo” GOLPISTA.

Aroldo Muniz

25/01/2017 - 23h33

Ele está dentro do “perfil”deste desgoverno, quanto pior melhor !!

Fernando Duarte

25/01/2017 - 23h30

Cuidado, ele anda de facão!

Lulu Pereira

25/01/2017 - 23h30

alerta, esse cara não é terráqueo!!

Benice Aguiar

25/01/2017 - 23h10

Inacreditável a postura do Sr. Ministro da justiça. E mais inacreditável ainda é ele ser cotado para a cadeira de Ministro do STF.

Fernando Vidal

25/01/2017 - 22h57

O sujeito é um boçal.

Romilda Mochiuti

25/01/2017 - 22h56

Este é realmente o retrato exemplar de um ministro q representante o nível de civilidade e cidadania q tem esse (dês)governo

Maria Guilhermina Almeida

25/01/2017 - 22h44

Parece que ainda existem pessoas honestas, conscientes, justas que nao compactuam com as novas ideias golpistas , se toda instituição fizesse o mesmo o golpe cairia .

Patricia E Mesquita

25/01/2017 - 22h42

Te cala aê.

Maria Coerin

25/01/2017 - 22h41

Incompetência da nisso. Só tem papo!! Fazer o que tem que fazer, nada!!
Renuncia idiota!!

Bruno Motta

25/01/2017 - 22h38

“O ministério da Justiça, segundo a Agência Brasil (que aliás foi totalmente emasculada, tornando-se mera correia de transmissão das opiniões do governo)” —> Sério que vcs usaram a palavra emasculada com o significado de perder característica masculina enquanto sinônimo de perda de poder? Não precisamos de mais jornalismo machista. Seria o equivalente a usar expressões racistas como denegrir. Melhorem que isso só faz perder credibilidade nas notícias. Quem faz jornalismo precisa se preocupar com a linguagem e seus significados.

    Valeria Tannenbaum

    25/01/2017 - 22h52

    O Dicionário Aurélio prevê, como outra acepção de emascular, “mutilar; enfraquecer a inteligência”; portanto, perfeitamente coerente com o significado que se lhe quis dar, amigo.

    Bruno Motta

    25/01/2017 - 22h55

    Mas eu não questiono esse significado. Só acho horrível que ele esteja atrelado à perda da masculinidade. Não discuto a gramática. Acho importante pensar a etimologia da palavra bem como a representação cultural que possui.

Jose Edson de Souza

25/01/2017 - 22h36

Lixo golpista.

Telma Torres

25/01/2017 - 22h27

Parabéns! Pela integridade de vocês! Desse imbecil! Não espero atitude diferente! Por acaso dentro de uma quadrilha tem alguém que preste? Não tenham ilusão com esse desgoverno!!!!

Bitler Paulo

25/01/2017 - 22h19

Proprio dos imbecis jogar para os outros sua incompetencia…

Anselma Costa Teixeira

25/01/2017 - 22h19

Quanta idiotice deste incompetente

Pauline Park Park

25/01/2017 - 22h18

ESSE PATIFE É UM BANDIDO DO PCC!

Oswaldoa Almeida

25/01/2017 - 22h16

Palmas, para todos.
Fizeram o bem não se comprometer com esse governo ilegítimo.

Andre Furtado

25/01/2017 - 22h09

Não bastava ser incompetente, tinha que ser arrogante e sem noção, claro!!

Simone Gontijo

25/01/2017 - 22h08

jacó

25/01/2017 - 20h06

Umdiota como o alexandre moraes não servepra nada

Rafael Rocha

25/01/2017 - 22h03

não penso que ele agrediu, só falou a verdade da corja dos petistas!

Vicente Bezerra

25/01/2017 - 22h02

Vai ficar só a “nata” da quadrilha

Maia Filho

25/01/2017 - 22h01

Totalmente incompetente .

Marcelo Soares

25/01/2017 - 21h57

Gilda Azevedo

25/01/2017 - 21h55

Destemperado. Bem ele.

Wilson José Targino

25/01/2017 - 21h53

Esperar elegância de Moares é o cumulo.

Sonia Cristina Faria Rodelli

25/01/2017 - 21h52

Parece que ainda existem pessoas honestas, conscientes, justas que nao compactuam com as novas ideias desses novos tempos. Tempos de “gente de bem”.

Luciano De Castro Lamego

25/01/2017 - 21h39

Mussolini tupiniquim

    Pri Corrêa

    25/01/2017 - 22h02

    Fascista barato.

MFátima Soares da Conceição

25/01/2017 - 21h35

Um narcisista não aceita ser abandonado sem retaliar quem o abandona.

    Pri Corrêa

    25/01/2017 - 22h02

    Um fascista ignorante isso sim.

Maria Flavia Penna

25/01/2017 - 21h35

Ele não consegue guardar esses dentes de pitbull nao?

Auxiliadora Machado

25/01/2017 - 21h34

Fizeram muito bem. Não vale a pena comprometer as suas biografias participando de um governo ilegítimo.

    Sandra Justiniano Ribeiro

    26/01/2017 - 00h30

    Certíssima com toda a delicadeza que não tenho. ?

Regina Barja Fidalgo

25/01/2017 - 21h32

Ministro bandido é isso aí

    Pri Corrêa

    25/01/2017 - 22h01

    Do PCC esse.

Kakho Gonçalves

25/01/2017 - 21h31

Bandido.

Heber Valle

25/01/2017 - 21h28

Se livramos de cúmplices dos acontecimentos. Vão para suas casas seus bestiais.

Geraldo Antonio da Silva

25/01/2017 - 21h27

Vai chegar uma hora que esse governo vai explodir.
Ninguém consegue ser tão burro o tempo inteiro.
O povo sabe tudo que acontece.
Estamos na era da Internet.
Quem acha que engana o mundo , só acaba enterrando a si próprio

Karla Castilho

25/01/2017 - 21h25

Típico

Souza Sid

25/01/2017 - 21h25

Deplorável! Esse cara é ridículo!

Pedro Nunes

25/01/2017 - 21h23

E pensar que esse é um dos “cotados” pra ocupar a vaga no STF…

    Pri Corrêa

    25/01/2017 - 22h01

    STF ou PCC?

Irlan Moreira

25/01/2017 - 21h21

MORAIS UM INTEGRANTE DO PCC

Moema Barreira Costa

25/01/2017 - 21h11

Mostrando o quão É despreparado


Leia mais

Recentes

Recentes