Cid Gomes e o Bolsonarismo: nova live do Cafezinho (convidado: Luiz Moreira)

Efeito Lava Jato: EUA assumem controle da Embraer sem pagar nada

Por Miguel do Rosário

28 de janeiro de 2017 : 09h23

Confira a notícia abaixo. Ela é boa para os coxinhas que defendem a privatização da Petrobrás achando que, assim, não haverá corrupção.

A Embraer foi privatizada há muitos anos e está sendo acusada, nos EUA, de corrupção. Coisa bem pesada.

Mas até aí tudo bem. A empresa foi acusada de corrupção e tenta hoje se corrigir.

O bizarro é a solução encontrada.

A empresa, outrora uma orgulhosa estatal brasileira, a partir de agora será vigiada, por dentro, por um executivo de um escritório de advocacia norte-americano.

O Estadão fala ainda que Petrobras e Braskem “se espelham” no modelo da Embraer.

Os EUA, que fazem as guerras mais corruptas do mundo, nas quais matam milhões de pessoas, destroem toda a infra-estrutura dos países, apenas para que suas empreiteiras e outras empresas possam arrancar, do contribuinte americano, algumas centenas de bilhões de dólares para a reconstrução, ensinarão às empresas brasileiras como se manter longe da corrupção…

EUA, o país mais corrupto do mundo, é o novo guardião anticorrupção das empresas brasileiras.

Naturalmente, esse monitoramento implica interferência nos negócios e prejuízo à soberania da empresa e do país.

É importante observar que a Embraer representa a ponta mais avançada da indústria brasileira. Através de fartos financiamentos do BNDES e outras linhas públicas, a Embraer conseguiu se firmar como uma das maiores exportadoras mundiais de aviões de pequeno e médio porte.

Apesar de privada, a Embraer é um patrimônio nacional, assim como é a Petrobrás, assim como era Odebrecht. E agora será “vigiada” de dentro por americanos.

Esse golpe, que contou com ajuda da Lava Jato, sacrificando nossas empresas no altar do departamento de justiça do governo americano, está cada vez mais parecendo uma operação de domínio colonial.

Com essa intervenção, pode-se afirmar que os EUA assumiram o controle da nossa maior empresa de aviação, sem investir um centavo do próprio bolso.

***

No Estadão

Embraer será vigiada por americano

Alexandre Rene, do escritório Ropes&Gray, passará três anos monitorando a empresa

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DoJ) definiu na terça-feira, 24, que o advogado Alex Rene, do escritório americano Ropes&Gray, será o monitor externo da Embraer. Rene vai vigiar a fabricante de aviões pelos próximos três anos, fiscalizando as regras de compliance que serão implantadas na companhia. Sua função também é reportar qualquer novo indício de corrupção que encontre.

A empresa brasileira fechou em meados do ano passado um acordo com as autoridades americana e brasileira para evitar ser processada por casos de pagamentos de propina para obter contratos de venda de aviões em países da América Central e Ásia, entre 2007 e 2011. O caso foi descoberto há seis anos e somente no ano passado teve um desfecho. A multa estipulada foi de US$ 206 milhões, cerca de R$ 680 milhões.

A exigência de um vigilante foi feita pela Justiça americana, que quer ter certeza de que a companhia vai mudar suas práticas e ter regras fortes para evitar novos casos de corrupção. O monitor é pago pela própria companhia e terá acesso total a qualquer documento, qualquer equipamento ou a qualquer pessoa da companhia ou prestador de serviços, sem precisar de aviso prévio.

Funcionários de empresas que já tiveram um monitor externo relatam que a vigilância é acirrada, até com um certo clima de terror, e deixa toda a companhia apreensiva. A Embraer é a primeira companhia brasileira a ter esse tipo de vigilância por determinação da Justiça americana, mas não será a única. A Odebrecht e a Braskem que recentemente fecharam acordo com o Departamento de Justiça também terão que contratar monitores.

Todas elas terão que ser vigiadas por três anos, que é uma espécie de “pena máxima” imposta pelo Departamento americano. Algumas empresas precisam de apenas 18 meses e outras sequer têm monitor, porque conseguem provar que já se adaptaram à lei anticorrupção, segundo contam advogados. Depois de três anos, ainda é possível que o prazo seja prorrogado por mais um tempo.

Pelo procedimento usual adotado pelo DoJ, são as próprias empresas que apresentem uma lista com três nomes, que passam então pelo crivo das autoridades americanas. O monitor escolhido para o caso Embraer trabalha em um escritório privado mas já foi procurador na divisão criminal no DoJ, apurando casos de lavagem de dinheiro e violações das regras anticorrupção.

Procurada, a Embraer não quis comentar o assunto.

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

132 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

regi

19 de março de 2019 às 00h06

kkkkkkk
é mas sandice num texto só

nunca ri tanto

Responder

Cleiton

01 de janeiro de 2018 às 13h03

Falei com um mecânico da antiga varing e ele confirmou que é tanta sujeira no Brasil q os auditores olhão até o lixo . Pós sabem da malandragem e esquemas q são usados no país principalmente em relação a permissões e liberações de órgão público

Responder

Cleiton

01 de janeiro de 2018 às 12h58

Quanta bosta escrita .o esquerdinha q escreveu a matéria . Não mencionou q a Odebrecht superfatura obras no mundo todo bancando mordomias e engordando contas bancárias de políticos e cobrando a conta do pobre trabalhador . Q a Petrobrás saiu de uma posição de maior estatal do mundo para falência e q hoje a gasolina no Brasil é a mais cara das Américas .com os vizinhos vendendo a 1/3 do nosso preço

Responder

Fernando

23 de dezembro de 2017 às 16h17

Cara que vergonha este post, é tão carregado de ideias socialistas e comunistas e soviéticas que só faltou o hino na internacional socialista rolando e foto de Estalin e Lênin, o fato é que vocês não querem o Brasil cada vez mais próximo dos EUA porque assim cada vez mais o Brasil deixa o comunismo para trás e é o que vocês não querem, ai tem de acusas os EUA e a lava jato que esta pegando os vagabundos do PT e os comunistas em geral e outros também parceiros da investida comunista, ser experto com os EUA sim agora é melhor fazer negócios com os EUA do que entregar a refinaria ao Evo Morales dar dinheiro a cuba a Venezuela, enfim é melhor os EUA que amiguinhos do PT comunas sangue sugas que nem cuba que só destroem economias, ai o povo brasileiro esta ficando esperto e a desinformação comunista esta acabando estamos cada vez mais ficando por dentro da trama comunista, globalista, islamista e a safadeza da ONU que só favorecem vocês e tramam contra a humanidade se fazendo de entidade boazinha a favor da humanidade, tem troca aqui não filho vai pra marte e leva todos os comunas, islâmico e globalistas e inimigos da humanidade para la e funda o planeta soviético la ok, e nos deixem em paz a aqui, vão brincar de paredão cubano entre si la em marte vai. Post pobre e carregado de desinformação, ante patriota, nossa bandeira jamais será vermelha.

Responder

    Miguel do Rosário

    23 de dezembro de 2017 às 20h19

    Ahaha

    Responder

    jusa

    28 de janeiro de 2018 às 09h07

    VC é só um ignorante erudito. Um analfa que não sabe diferenciar regime político de forma de governo. Incapaz de definir o que é comunismo sem procurar no google e, ainda assim, vai ter que pedir que alguém desenhe para poder entender. Pobre de direita, um ferrado que pensa que faz parte da elite. Mas para a elite vc só serve para tomar conta do quintal. Se soubesse ler saberia que os Estados Unidos odeiam caras como vc que eles chamam de cucaracha. Vc para eles é só um lixo. Esse teu desejo de lamber saco de gringo, um país de assassinos que mais mata e destrói no mundo, é uma submissão de colonizado, de um indivíduo pequeno, que vai morrer na pobreza extrema. Um analfabeto político que adora lamber o saco do colonizador!! Entreguista e apátrida que não sabe que o país que mais corrompe no mundo é os Estados Unidos lá e que lá, o que aconteceu n o Brasil, não é crime. Os empresários mandam nos políticos que são eleitos bancados por eles.

    Responder

Lucy

22 de dezembro de 2017 às 01h06

A lava jato está passando a limpo o Brasil, mostrando ao mundo, que a corrupção escalonada tem rosto, nome e sobrenome. A culpa do tsunami imoral chamado de comunismo, é o responsavel por toda essa destruição. A pobre Petrobras, prostituida e vilipendiada, só por ser uma estatal, graças a lava jato, está se reenguendo.

Responder

celio mendes

09 de julho de 2017 às 17h44

e na boeig e na bombardier? nada de “monitores”? ou essas empresas são “abençoadas” pelo departamento de (in)justiça americano?

Responder

Luci

04 de março de 2017 às 08h44

Vergonha! Tão acabando c o Brasil na nossa cara.

Responder

Álvaro soares

03 de março de 2017 às 23h27

Triste!

Responder

Anônimo

03 de março de 2017 às 22h20

É muito triste de se ver o desmonte geral que a Lava Jato, comandada pelo “messiânico ” pseudo brasileiro Moro está provocando no país .A elite continua em festa… Acorda Brasil!

Responder

Robson

03 de fevereiro de 2017 às 13h36

Vocês estão viajando na maionese. Pelo amor de Deus, parem de falar besteiras…..

Responder

Edmundo Quinto

01 de fevereiro de 2017 às 08h45

Por favor deixe publicar asneiras e mentiras!
A EMBRAER foi privatizada a mais de 20 anos! Por isso ela deu lucro enquanto as demais empresas que o GT se mantinha gerindo davam prejuízos.
Vc deveria pesquisar antes de postar asneiras, assim vc perde sua credibilidade!! Se é que a tem!
Caso não queria pesquisa segue o link.

http://embraer45.ovale.com.br/criada-como-estatal-embraer-estava-mergulhada-em-crise-em-1994/

Responder

    Miguel do Rosário

    01 de fevereiro de 2017 às 11h38

    Edmundo, onde você meteu na cabeça que eu não sei que ela foi privatizada? Foi uma vergonha essa privatização. Tanto que, mesmo privatizada, ainda depende de financiamentos públicos. O Estado brasileiro é um dos principais acionistas da empresa, além disso. Assim como da Vale.

    Responder

    Ismael Silva

    07 de julho de 2018 às 14h09

    A Embraer sempre dependeu de investimentos do BNDS depois de privatizada.Eu trabalhei lá.

    Responder

Toni Franklin Querino

30 de janeiro de 2017 às 22h07

Pelo menos não vão sumir com a Embraer, vai estar sendo vigiada se não vai pra Cuba, Venezuela e outros. Pelo menos vamos ver alguma coisa acontecer.

Responder

    celio mendes

    09 de julho de 2017 às 17h46

    igno.

    Responder

Avian

30 de janeiro de 2017 às 16h12

Estados Unidos o país mais corrupto do mundo? Se não me engano o mais corrupto do mundo é a Somalia, e nas américas, o campeão da corrupção é a Venezuela.

Responder

    Mauricio

    07 de julho de 2017 às 15h38

    Perai, a Somália é o maior case de sucesso do neo-liberalismo e do estado minimo.

    Responder

DANIEL SILVA

30 de janeiro de 2017 às 14h07

Kkkkkkk é impossivel não cair nas gargalhadas com vocês! Vocês só conseguem enganar os trouxas!

Responder

    Miguel do Rosário

    30 de janeiro de 2017 às 14h15

    Ri bastante. Trouxinhas adora rir.

    Responder

      DANIEL SILVA

      30 de janeiro de 2017 às 14h23

      KKKKK Inclusive de você, trouxa alienado.

      Responder

      DANIEL SILVA

      30 de janeiro de 2017 às 14h26

      A piada quando é boa a gente rir mesmo kkkkk. Agora quem não tem capacidade intectual pra entender, paciência kkkkkk

      Responder

Fabio A. Mazzarino

30 de janeiro de 2017 às 08h32

Sr. Miguel do Rosário. Vamos esclarecer algumas coisas de quem está acompanhando essa crise de dentro.

1. A “Lava Jato” não teve nenhum tipo de influência no caso do processo do DoJ. Foi uma denúncia feita pelas empresas que perderam a concorrência pública dos _Light Aircraft Support_, vencido pela Embraer em conjunto com uma empresa americana, fornecendo o Super Tucano.

2. A Embraer não vai ser *controlada*, vai ser *monitorada* por um monitor indicado pela DoJ, isso faz parte do acordo de leniência da Embraer. E o monitor não terá nenhum tipo de interferência, apenas estará ciente de toda a fase de negociação para se certificar que não está havendo corrupção. Toda a diretoria de desenvolvimento tecnológico e de engenharia não será acessada pelo monitor externo.

3. O caso de controle da corrupção dentro da Embraer está sendo considerada parâmetro internacional, não somente no Brasil. Por conta disso a Petrobrás e a Braskem estão se espelhando no mesmo modelo no intuito de obter tanto sucesso quanto a Embraer vem conseguido neste quesito.

Já no comentários ficou muito claro que tem muita gente opinando sobre oq não conhece.

1. O caso de corrupção na Embraer não tem nada a ver com o governo brasileiro, seja PT ou PSDB. A corrupção foi praticada em outros países. Nunca vi nenhuma notícia relacionada.

2. O KC-390 está entrando num ótimo momento do mercado, uma vez que os C-130 estão se aposentando, abrindo chances de vendas no mercado.

Responder

    Miguel do Rosário

    30 de janeiro de 2017 às 11h26

    Muito ingênuo você. “Monitorada” por um escritório americano? Evidentemente, isso significa controle. A comparação com a Lava Jato é porque ela fez escola do entreguismo para americanos.

    Responder

      Fabio A. Mazzarino

      30 de janeiro de 2017 às 12h08

      Sr. Miguel.

      Estou ligado ao processo, sei oq estou dizendo. Ele não vai ter acesso a documentos de engenharia. E não poderá interfirir nas decisões da empresa.

      Responder

        DANIEL SILVA

        30 de janeiro de 2017 às 14h20

        Fábio Mazzarino, sei que você tem a maior boa vontade de tentar explicar o que de fato ocorre nessa questão envolvendo a Embraer. Acontece que essa turma não tem interesse nenhum na realidade dos fatos, seja porque são partidários e comugam das mesmas ideias atrasadas ou porque são simplesmente um bando de asnos.

        Responder

          Miguel do Rosário

          30 de janeiro de 2017 às 14h31

          Daniel e Fábio, obrigado por comentarem. Mas ainda estão longe de convencer qualquer um. E Daniel, lave a boca antes de xingar os outros. Tenha educação.

          Fabio A. Mazzarino

          02 de fevereiro de 2017 às 09h19

          Não é à tôa que a palavra do ano é pós-verdade.

        Vitor

        30 de janeiro de 2017 às 19h01

        Seu argumento faz muito mais sentido, mas vai convencer alguém aqui que o cara não é um engenheiro secreto da CIA roubando tecnologia…

        Responder

      Edmundo Quinto

      01 de fevereiro de 2017 às 08h46

      PQP!!!
      A EMBARER já uma empresa privada a mais de 20 anos!
      Antes de manifestarem, consultem, pesquisem… não façam papel de idiotas!

      Responder

        Miguel do Rosário

        01 de fevereiro de 2017 às 11h37

        Eu sei. Digo isso no texto. Foi privatizada, lamentavelmente. Mas seus principais sócios ainda são instituições estatais e, nesses vinte anos, ganhou sempre generosos financiamentos de bancos públicos (como qualquer outra empresa do setor ganha em seus respectivos países).

        Responder

cARRAOA-vk

30 de janeiro de 2017 às 08h19

Não adianta tentar cobrar dos coxinhas uma posição ou seu ARREPENDIMENTO PÚBLICO, DE SUA PRÓPRIA ESTUPIDEZ TELEGUIADA. Um coxinha de verdade, JAMAIS ADMITE QUE ERROU, afinal, ele tem curso superior e um Renault Sandero na garagem. Frequenta à missa todos os domingos, paga o dízimo sem atrasos, corre um futebol com a galera e jamais deixou de ajudar o “criança esperança”. Então, esse cara não vai assumir uma posição errada!! Por mais que tenha visto que as panelas que bateu, os posts que enviou ou repassou em redes sociais criminalizando o PT, a esquerda e os movimentos sociais e até as conversas que teve com as pessoas, onde reforçava apoio ao lado farsante da Lava Jato, ele agora tenha entendido que foi um mtiro no pé, ele JAMAIS ADMITIRÁ O ERRO, se a grobo não disser que ele o faça.
Sim, o coxinha está EXTREMAMENTE ARREPENDIDO, porque ele sabe que o golpe significou, por exemplo, que pessoas dentro do seu perfil (entre 20 e 45 anos de idade) JAMAIS SE APOSENTARÃO. Terão que contribuir 49 ANOS, ININTERRUPTAMENTE ou CHEGAR SAUDÁVEL AOS 65 ANOS DE IDADE e ele sabe que ambas hipóteses, na prática, o levarão a TRABALHAR ATÉ A MORTE.
Mas, pessoal, se esperam que os coxinhas se resignem publicamentre, PODEM TIRAR O CAVALO DA CHUVA.

Responder

Vitor

29 de janeiro de 2017 às 20h21

“Apesar de privada, a Embraer é um patrimônio nacional, assim como é a Petrobrás, assim como era Odebrecht. E agora será “vigiada” de dentro por americanos. ”
Impressionante nosso patrimônio nacional, enche de orgulho. Deveriam ao menos manter suas atividades criminosas em território brasileiro, pois fora dele nosso governo não consegue protege-las e não vai ser o dos EUA que fará isso…

Responder

    enganado

    30 de janeiro de 2017 às 11h28

    Faça esta pergunta ao ATENTO ao gen. SÉRGIO ETCHEGOYEN, ministro da Secretaria de Segurança, qdo diz que a TROPA de OCUPAÇÃO=forças armadas estão ATENTAS em defesa da SOBERANIA/RIQUEZAS da PÁTRIA/e da CONSTITUIÇÃO. Fico desconfiado que qdo os PATRÕES da Matriz logo que chegaram na EMBRAER, exigiram da facção aérea da TROPA de OCUPAÇÃO a retirada da Medalha anteriormente conferida ao Sr. GENOÍNO, cabe ressalta que o Sr. Eugênio Aragão devolveu sua condecoração ao chefe desta facção aérea, para não ser vestígio de PATRIOTISMO na facção. Será que o idealizador da cassação da Medalha não é agora auxiliar-meganha dos PATRÕES? NUNCA se esqueça que o ___ braziUSA__ SEMPRE teve DONOS!

    Responder

      Vitor

      30 de janeiro de 2017 às 16h44

      Vai se tratar…

      Responder

Tenorio

29 de janeiro de 2017 às 16h55

A matéria é um fato, as percepções aqui citadas demonstram falta de conhecimento nas leis anti corrupção internacionais. Lá, diferente daqui, os cidadãos comuns tem por prática, aplicar rendimentos em ações na bolsa de Nova York.
Esta ação apenas tem por objetivo preservar o investimento dos acionistas. Assumido o erro pelos executivos da empresa, e pago a multa, cabe agora avaliar se ainda há outros meios que podem vir a comprometer os investimentos dos acionistas.
Me espanto ver comentários tão tendenciosos por parte de gente que se quer comprou uma ação da embraer.
Cuidado com a mídia que deturpa.

Responder

    Benoit

    18 de março de 2019 às 08h04

    Hoje há um artigo de Gerald Traufetter no Spiegel online falando das irregularidades sérias praticadas por uma outra empresa de aviação estrangeira (não brasileira) que causaram catástrofes e causaram a perda de valor da empresa na bolsa de valores. As denuncias relatadas no artigo falam de falhas tanto da empresa quanto de orgãos estatais encarregados de segurança. A questão seria se essa empresa não deveria ser posta sobre controle dos países que arcaram com as consequências dessas irregularidades sérias.

    Há também o caso de uma empresa farmacêutica que vendeu medicamentos com bases em opioides dando informações falsas de modo a facilitar o emprego dos medicamentos, o que causou um número muito grande de vítimas. Isso foi também facilitado pelas autoridades do país. A questão agora seria se essa empresa farmacêutica também não deveria pagar multas aos países estrangeiros onde o remédio foi vendido e se ela não deveria ser monitorada por representantes desses países.

    Responder

Cláudio

29 de janeiro de 2017 às 16h51

A matéria é um fato, as percepções aqui citadas demonstram falta de conhecimento nas leis anti corrupção internacionais. Lá, diferente daqui, os cidadãos comuns tem por prática, aplicar rendimentos em ações na bolsa de Nova York.
Esta ação apenas tem por objetivo preservar o investimento dos acionistas. Assumido o erro pelos executivos da empresa, e pago a multa, cabe agora avaliar se ainda há outros meios que podem vir a comprometer os investimentos dos acionistas.
Me espanto ver comentários tão tendenciosos por parte de gente que se quer comprou uma ação da embraer.

Responder

enganado

29 de janeiro de 2017 às 15h44

Curto e grosso. REPÚBLICA DOS “ESTADOS UNIDOS” dUS __braziUSA__ .

Responder

Claudecir

29 de janeiro de 2017 às 14h38

Até onde eu saiba o controle da Embraer ainda é estatal! BNDES e ministério da fazenda! Procurem se informar melhor.

Responder

C.Poivre

29 de janeiro de 2017 às 12h31

Por falar em EUA, os últimos presidentes estadunidenses praticaram os mesmos crimes dos que foram condenados e enforcados em Nuremberg:

https://caviaresquerda.blogspot.com.br/2017/01/o-partido-unico-dos-estados-unidos.html

Responder

Jorge

29 de janeiro de 2017 às 11h58

Isso nao eh verdade!

Responder

Mariovan

29 de janeiro de 2017 às 11h57

Como sempre seremos colônia de outros , mas agora que o Brasil irá receber a tecnologia de construção dos caças suecos é estranho essa atitude por três anos período que ira ser monitorada pelos americanos. Mas como sempre os brasileiros só sabem criticar e achar um culpado ou culpados e não tem atitudes esperam muitos de outros e o que dá , seremos sempre uma colonia e tem alguns que são escolhidos pra serem os contemplados e dizerem que esse é o modelo pra enganar o resto.

Responder

Mauro Kobayashi

29 de janeiro de 2017 às 11h44

Pergunto: Se foi por causa do Lava a jato. Então o certo seria não ter Lava a Jato?

Responder

Paulo Oliveira

29 de janeiro de 2017 às 10h08

Quanta bobagem! “Golpe, que contou com a ajuda do Lava Jato”… Um artigo infestado de opiniões travestido de matéria jornalista. Nada de jornalismo. UM único fato: Embraer condenada por corrupção envolvendo o pagamento de propinas. OK. Traços característicos do governo do PT. O resto é opinião sem qualquer exposição de fatos!

Responder

    Miguel do Rosário

    29 de janeiro de 2017 às 20h08

    Processo contra Embraer não tem nada a ver com PT. Comentário de zumbi midiático

    Responder

      Marcia

      30 de janeiro de 2017 às 08h52

      O Paulo Oliveira é tão otimista, né?
      Acho que sou pessimista pois pensei que pode engolida por empresas concorrentes, ou extinta de vez, como a Gurgel., ou quem sabe nos esquecemos de Santos do Dumontt na aviação, afinal os Irmãos Wright foram os primeiros.
      Dramática!!!!!
      A música do Raul Seixas está errada!
      “Nós não vamos pagar nada!” Deve ser trocado por : “Nós não vamos cobrar nada!” Tudo free…

      Responder

Julio Cesar Martins

29 de janeiro de 2017 às 10h07

Que bom que a Embraer foi privatizada, assim a corrupção perpetrada pela empresa saíra do bolso de seus controladores, não do bolso do contribuinte, como ocorre nos casos da Petrobras, BB, Caixa, BNDES, em casos que deixam políticos, principalmente os defendidos pelo autor da matéria, muito mais ricos.

E que matéria mal escrita. Quando fala em assumir o controle sem pagar nada, dá a entender que adquiriram o capital social da empresa, quando na verdade a Embraer se submete a ter alguém vigiando seus passos, num acordo com a justiça dos EUA, por ter cometido atos ilegais.

Lá não é o Brasil, a justiça costuma chegar rápido e de forma eficaz. Não há medidas protelatórias, aviões com ministros da suprema corte caindo, testemunhas cometendo suicídio com tiro na nuca, advogado de partido que nunca conseguiu ser aprovado em concurso público ser alçado a ministro da corte que irá julgar seus filiados.

Responder

    Miguel do Rosário

    29 de janeiro de 2017 às 20h08

    Estupidez incrível

    Responder

    Hocus Pocus

    30 de janeiro de 2017 às 11h10

    “Lá não é o Brasil, a justiça costuma chegar rápido e de forma eficaz”.diz isso para os negros assassinados por policiais brancos e que são inocentados,diz isso para os milhares de mortos no Irak assassinados pelo invasor que queria o petróleo deles.Paro por aqui a lista é imensa ,histórica,triste e desumana da hipócrita “justiça americana” que elogias,não passas de um zumbi colonizado ,admirador do cara que te estupra.

    Responder

    wanderley kusma

    23 de fevereiro de 2017 às 17h09

    Hocus Pocus, mas nos Estados Unidos, a justiça é rapidíssima, fugindo do caso da Embraer, lá POLICIAL BRANCO, mata CRIANÇA NEGRA E É ABSOLVIDO EM UMA SEMANA, e se cidadão NEGRO AGRIDE POLICIAL BRANCO É CONDENADO NO MESMO DIA. Voltando a Embraer, a empresa ser FISCALIZADA POR UM MERDA AMERICANO, que está muito mais a fim de ver, qual o lucro dos INVESTIDORES dos EUA ( FAMOSOS MOSCA DE BOI), do que combater corrupção.

    Responder

Jeferson

29 de janeiro de 2017 às 09h40

Li a matéria e sinceramente….pelo que li, foi um mal necessário encontrado pra empresa NÃO TOMAR UM PROCESSO FUDIDO e ter que fechar as portas. 2 pelo que li a própria empresa selecionou 3 nomes dos quais um deles é aceito ou não pelo departamento de justiça americano. E 3…Se as empresas, as companhias brasileiras de renome não sabem trabalhar direito, sem se corromper….meu amigo ALGUMA SANÇÃO ELA ENFRENTARÁ para continuar obtendo investimento estrangeiro e até ser bem vista, ou seja SER VISTA OU VOLTAR A SER VISTA como uma empresa de CREDIBILIDADE aos olhos de diversos governos, empresas e investidores que podem vir a ser seus clientes.
#Ésótrabalhardireitinhoquenãosofresanção.. Mas pelo visto isso é DIFÍCIL DEMAIS para os empresários brasileiros né. E por fim essa #vigilância é só por 3 anos, até a empresa se adequar e implantar regras anti corrupção.
Enfim, é só tomar vergonha na cara que não sofre sanção ou penalidades de outros governos pra resgatar a credibilidade…

Responder

    Ronaldo Fernandes de Azevedo

    29 de janeiro de 2017 às 21h45

    Ora, como se sabe, o mote da ‘ corrupção ‘ é um dispositivo muito eficiente para justificar atos abusivos. Afinal, ninguém é a favor da corrupção, não é mesmo? Então, pergunta -se: em que tais eventuais desvios poderiam estar prejudicando os investidores a ponto de justificar uma ocupação com fins de obter informações estratégicas e sigilosas?

    Responder

Thiago

29 de janeiro de 2017 às 04h13

Gente, vocês nao tem noção do que é Embraer para são José dos campos. A Embraer é o chuchuzinho de mt gente aqui. Um exemplo de empresa. Há mt orgulho.

Corrupção dentro da Embraer? Nunca! Isto aqui é exemplo para o Brasil! Rsrs acho que é preciso cuidado.

Sinceramente, fico preocupado com isso. Pois, a Embraer tem mais de 15mil funcionários. Por fora disso, há muito mercado envolvido, como, escolas, shoppings, mercados e um estilo de vida caro.

Desde quando fiquei sabendo do projeto do kc390 tive minhas dúvidas. No entanto, pouco pensava a respeito. Com o lançamento as evidências ficam mais fortes. O continente americano já tem um avião de carga (bom) para o mercado. E este já pertence a Boeing (ac130). Agora um concorrente (excelente) como o kc390 pode “atrapalhar isto”.

Além disso, se quiserem achar algo errado, poderão achar. Caixa 2 no Brasil é quase uma constante, ou a Embraer é mesmo impecável.

Responder

Walter

28 de janeiro de 2017 às 22h22

Pediram o castigo, a Embraer monta aviões, tem que comprar toda tecnologia embarcada, turbinas

Responder

    Julio Cesar Martins

    29 de janeiro de 2017 às 10h09

    E qual fabricante de avião fabrica turbinas?

    Resposta: NENHUMA.

    Qual fabricante de turbinas fabrica aviões?

    Resposta: Nenhum.

    Responder

osmar.rylo@gmail.com

28 de janeiro de 2017 às 22h13

Se quebrando a Democracia de um país, a Soberania é só um detalhe…

Responder

Alan soares

28 de janeiro de 2017 às 21h42

Melhor que tenha corrupção depois de privatizada … assim os ladroes não vão usar imunidade parlamentar

Responder

Milceir Guimarães de Oliveira

28 de janeiro de 2017 às 20h40

É um verdadeiro retrocesso tecnológico para o país. A lava jato parou o processo tecnológico do país como se empresas fossem cidadãos. Prendam as empresas, algemem,coloquem tornozeleiras! É impressionante o que esta acontecendo no pais. Nosso parque tecnológico sendo delapidado.
Sem duvidas é um grande esquema internacional com dedo americano para travar o pais. O Brasil não pode crescer. Este é o esquema. O presal tá indo embora, a Petrobras deve ser a próxima, a base de Alcântara ta na lista, cadê o submarino atômico, o porta aviões nuclear? Parou tudo.

Responder

    Silvia cruz leite

    29 de janeiro de 2017 às 11h58

    Nas mãos da quadrilha que tomou o Planalto, de assalto. Simples assim! Acorda, Brasil!

    Responder

Lafaiete de Souza Spinola

28 de janeiro de 2017 às 20h07

Por um Brasil soberano e independente!

Pelo fim do intervencionismo do governo americano (não confundir com o povo americano), em nosso país!

Por um país sem colaboradores e testas de ferro de multinacionais representadas por governos estrangeiros!

Para ler tudo, clique no link:

https://www.facebook.com/LafaieteDeSouzaSpinola/posts/759382164219194

Responder

Wagner Pinheiro

28 de janeiro de 2017 às 18h44

No meu pensamento…não tem nada de privatização……o dinheiro ROUBADO dos Brasileiros…..estão numa conta secreta e os fundos do CARALHO….que ninguém fala da aonde é……..aí vem o golpe….e a privatização….pq esta entrando investimento dos gringos…..é de chorar….mas a numa hora a conta vai chegar……eu tb queria comprar uma fábrica de sorvete…..mas foi invest….do cara das cervejarias…..quanta cara de PERÓBA……

Responder

C.Poivre

28 de janeiro de 2017 às 18h41

Privatização lembra Privataria, que lembra tucano, que leva a fhc e seu verdadeiro drama:

https://caviaresquerda.blogspot.com.br/2017/01/o-drama-de-fhc-viver-e-morrer-como-um.html

Responder

Wagner Pinheiro

28 de janeiro de 2017 às 18h34

Só trouxinhas e midiótas….acreditaram no papai noel e no (saci-perere…)…………..quanta burrice dessas (PLAGAS)….A casa esta caindo….todo mundo já sabe a verdade…..(o Sr..morinho e vide CIA…..estão contaminando o grande BRASIL….)…..pode até ganhar….mas não vai levar…..e é só PAREDÓM……..e viva a chegada dos gringos……mas o próximo..pres…se tiver eleição em 2018….tem que cancelar todos os contratos e afins, dos golpistas……e a maior ALEGRIA…vai ser o primeiro partideco GOLPISTA se FUDER……a REDE GOLPE….REDE BURRA E A PUTA Q O PARIU)….não vão sair na RUA…….

Responder

Marcelo

28 de janeiro de 2017 às 18h26

Coxinhas estão cagando para a embraer. Eles sonham com a boeing. Tão se lixando pra Petrobrás, embraer ou qualquer coisa que lembre Brasil. Eles detestam o Brasil. Detestam ser brasileiros.

Responder

    Gerson

    29 de janeiro de 2017 às 12h03

    Exatamente. Escreveu tudo

    Responder

ANTÓNIO CARLOS RODRIGUES

28 de janeiro de 2017 às 18h22

ENQUANTO ISSO O EXÉRCITO BRASILEIRO DORME EM BERÇO EXPLÊNDIDO.

Responder

    enganado

    29 de janeiro de 2017 às 15h45

    Nota 10! Com LOUVOR!!!!!!

    Responder

sergio luis machado

28 de janeiro de 2017 às 18h17

A culpa não é da lava jato, a lava jato não roubou, não prevaricou, não subornou, não foi subornada, isso é querer culpar o povo que trabalha e progride pela miséria daqueles que não quiseram trabalhar incentivados por governos corruptos que lhes davam o pão , e não davam a oportunidade deles beberem o vinho. A culpa de tudo, inclusive do calo que adquiri é desses governos de bosta, verdadeiros canceres que tivemos nos últimos 20 anos, que roubaram em tudo que podiam, e o mais estranho é que pessoas que reputo inteligentes não aceitarem. Se em outros governo aconteceu o mesmo vocês na oposição deveriam ter denunciado, se não conseguiram poderiam tê-lo feito na situação, mas não, pra que denunciar se o que vocês queriam era só cofre.

Responder

    Miguel do Rosário

    28 de janeiro de 2017 às 18h48

    Sim. Roubou sim. Roubou o respeito ao devido processo legal e se associou a um golpe de ladrões. Roubou, portanto, e roubou mais do que qualquer corrupto.

    Responder

    Jumentão

    28 de janeiro de 2017 às 23h49

    A culpa não é da lava jegue? Não subornou? Não foi subordinada? Que sujeito cego! Deve enxergar com o olho da bunda suja. Portanto não enxerga! Gente burra não pode assistir TV, pois os miolos moles colam e entopem as capacidades cognitivas aumentando a capacidade cagativa! Que Nojo!

    Responder

C.Poivre

28 de janeiro de 2017 às 18h11

Não é pitaco de curioso é o CLUBE DE ENGENHARIA que se posiciona contra a entrega da PETROBRAS a estrangeiros:

https://dinamicaglobal.wordpre

Responder

Sidnei

28 de janeiro de 2017 às 17h57

Trabalhei na embraer em 1986. Vi o primeiro amx voar. Trabalhei na embraer em Botucatu, antes de 1981 a 1985. La se fabrica avioes da Piper aircraft nacionalizados. Provavelmente a embraer vai parar onde esta, ou ficar pequena de novo.
Triste nosso destino. Fizeram uma amarraçao tao lascada entre governo, justica, policia e forcas armadas e uma lavagem cerebral digna de 1984, de Orwell.
A burguesia vai se lascar com o povao.
Triste destino, amarrado, sem volta.
Me perdoem, mas é isso.
Perdemos a nossa chance deixando o golpe corroer nossa razao.
Quando a moeda quebrar e a inflacao voltar, aí é que vao perceber a verdadeira profundidade do golpe.
Abaixo do muro do Mexico, o paraiso sexual dos estrangeiros, na terra arrasada.
Brasil, o campeäo!

Responder

Ivoelis Galhardo

28 de janeiro de 2017 às 17h45

Quem estuda história, tem mais capacidade de intender o presente e o futuro, como os supostos videntes fazem, arriscando um paupite acertadamente.
Digo: não precisa ser gênio pr ver o que vai acontecer e já está preparado pr nóis. A ganância, guerra e destruição por augumas nações mais forte, que exerce seu poder e soberania sobre outras privilegiadas. Mais que ficam distraída e não se precupa em se armar, investir em seus exércitos e estár pronto pr o que vir.
Gente nem sempre diplomacia resolve questões como essa. Só nos obriga a mostrar e aceitar nossas fraquezas.
Imagina se os EUA não estivesse preparado para a Segunda guerra mundial.
O Japão e a Alemanha teria destruído os e dorminado, não só eles mas todas as Américas.
Com tanto recursos naturais que temos, é só uma questão de tempo, pr os EUA necessitarem de alimentos, águas e minério pr nos invadir. Se até nem nossa política eles intromete por que já mostramos incapazes até de se auto governarmos. Se não bastasse ainda fazem espionagem dá pouca tecnologia que temos, como perfuração de petróleo em auto mar e construção aeroespacial. Esse é o geitinho americano de ser que vcs tanto paga pau, principalmente os ricos que despeja milhões de dólares em viagens e compla nos EUA. Gastão lá exprorando os pobres daqui, nas longas horas de trabalho mau remunerada e vendendo produtos muito assima dos gastos de logística e fabricação.
Preszisamos de patriotas corajosos protecionista que trabalhe e sou pr ganhar seu sustento, e não de separatistas, corruptos e covardes.
Não precisamos ser como a Coréia do norte, mas também como o Méchico e Paraguai vivendo de parasitismo, aproveitando do sangue de seus vizinhos mais ricos.
Vamos a luta Brasil, não com protestos, mas sim fazer uma tomada do poder a força e impor o medo em nossos governantes PR que as gerações futuras possa lembrar do nosso feito. Como a guerra civil Americana pelo fim dá separação e esclavidão. O que aliás é a única coisa que o Brasil não teve coragem de copiar dos EUA.

Responder

José Lemos da Silva Filho

28 de janeiro de 2017 às 17h17

Os EUA construíram seu padrão de vida e seu poder no mundo corrompendo os líderes dos países periféricos. Ganharam muito com a venda de tecnologia e a compra de produtos básicos. Criaram marionetes no mundo todo doutrinando, conspirando e fortalecendo líderes locais. E querem ser policia do mundo e guardiães da moralidade?! Quem embarca na defesa dos EUA e seus valores são hipócritas ganhando vantagens ou são enormemente imbecis.

Responder

    Silvia cruz leite

    29 de janeiro de 2017 às 12h04

    Concordo com tudo o que disse.Acorda, Brasil!

    Responder

Deram o Brasil

28 de janeiro de 2017 às 16h36

Reduziram ao fanatismo esquerda-direita, quem não é nada disso vê o absurdo. SP e suas instituições corruptas do judiciário, com tentáculos até no STF traiu o Brasil. Por mais que a mídia fizesse ideia disso ou daquilo, o judiciário entregou o Brasil.

Responder

FELIX BESERRA

28 de janeiro de 2017 às 16h24

É PRECISO FICARMOS ATENTOS ÀS NOVAS FORMAS DE ESCRAVIDÃO, COLONIZAÇÃO E DEPENDÊNCIAS MODERNAS… ELAS PODEM ACONTECER ATRAVÉS DE PRIVATIZAÇÕES, GRANDES EMPRÉSTIMOS E FINANCIAMENTOS DE GOVERNOS, COMPRAS DE GRANDES EMPRESAS PRIVADAS NACIONAIS IMPORTANTES COM ACORDO DE ENVIO DE VULTOSAS QUANTIAS DE DINHEIRO PARA O PAÍS DE ORIGEM, POR CÂMBIO DE MOEDAS ESTRANGEIRAS, VENDAS OU ALUGUEL DE PATENTES OU TECNOLOGIAS, PROSELITISMO RELIGIOSO, INDÚSTRIA CULTURAL DE MASSA E ENTRETENIMENTOS, DEPENDÊNCIA FINANCEIRA, EMBARGOS COMERCIAIS, IDEOLOGIZAÇÃO POLÍTICA, ACORDOS COMERCIAIS COM VANTAGENS DESIGUAIS, PELA LÍNGUA, DEPENDÊNCIA CIENTÍFICA, IMPLANTAÇÃO DE GRANDES EMPRESAS INTERNACIONAIS COM REGULAR ENVIO DE GRANDES RECURSOS AO PAÍS DE ORIGEM, ACESSO ÀS INFORMAÇÕES PRIVILEGIADAS ESTRATÉGICAS QUE GERAM GRANDES LUCROS OU EVITAM GRANDES PREJUÍZOS, TER O DOMÍNIO DO MERCADO FINANCEIRO MUNDIAL, CRIAR E SEDIAR AS PRINCIPAIS INSTITUIÇÕES QUE CRIAM E REGULAMENTAM PROTOCOLOS, ACORDOS, EVENTOS E PARCERIAS MUNDIAIS, INTERFERÊNCIAS POLÍTICO-ADMINISTRATIVAS, ENTRE OUTRAS, COMO REDES SOCIAIS DE GRANDE ALCANCE, POR EXEMPLO…

Responder

    Silvia cruz leite

    29 de janeiro de 2017 às 12h07

    Pura verdade! Quando os brasileiros acordarem já será tarde…

    Responder

Salazar

28 de janeiro de 2017 às 14h48

Seu texto é ridículo e tendencioso, serve apenas para continuar a enganar a massa ignorante da esquerda…. A Embraer não perde o controle dá empresa, é isso e algo comum no EUA quando uma empresa é condenada por corrupção. Quanto vc ganha para disseminar esse besteirol esquerdista e patético?

Responder

    Ricardo

    28 de janeiro de 2017 às 17h58

    Acorda Salazar. Mente bloqueada.

    Responder

    Antonio

    28 de janeiro de 2017 às 18h08

    Comum nos EUA você disse bem sr. entreguista , mas nos estamos no BRASIL, BRASIL, BRASIL , e com S E não Z jumento.

    Responder

      Leonardo

      29 de janeiro de 2017 às 09h36

      Se os EUA quiserem a Embraer não produz mais nada, seu burro?

      Responder

      Leonardo

      29 de janeiro de 2017 às 09h41

      Se os EUA quiserem a Embraer não produz mais nada, seu burro!

      Responder

CARLOS

28 de janeiro de 2017 às 13h44

Somosvuma colonia americana.tudo arrumado por.Moro.PSDB.QUE COLOCOU TEMER COMO GERENTE.E ACATAM ORDENS AMERICANA.É UMA VERGONHA.

Responder

Maia Gomes

28 de janeiro de 2017 às 13h08

LAMENTÁVEL ? ? ? ?

Responder

Afonso Guedes

28 de janeiro de 2017 às 12h08

Sabem de uma coisa? Já me encheu o saco. Esse povo é chinfrim mesmo. Tem o que merece.

Responder

jesse rocha tavares

28 de janeiro de 2017 às 11h46

Parei no “coxinhas” dá pra ver que o texto é politiqueiro.
Não leio nada que fale em coxinhas, petralhas, ou qualquer outra definição politiqueira.
pra mim, jornalismo se faz com isenção, ou, no mínimo, respeito por quem lê.

Responder

    Miguel do Rosário

    28 de janeiro de 2017 às 13h05

    Jesse, é um pouco de frescura isso, não? E isenção não existe, me desculpe. Existe jornalismo mascarado, no máximo.

    Responder

Adilson Moraes

28 de janeiro de 2017 às 10h59

Quem não sabe administrar, tem que deixar pra quem sabe. Cambada de corruptos incompetentes.

Responder

    Miguel do Rosário

    28 de janeiro de 2017 às 11h01

    ???

    Responder

    Ozaniel

    28 de janeiro de 2017 às 12h53

    SEU JUMENTO, A EMBRAER É UMA DAS MAIORES EMPRESAS DO MUNDO, E CRESCEU COM ADMINISTRAÇÃO BRASILEIRA
    OS GOLPISTAS CRIMINOSOS QUE OS BURROS INCLUSIVE VOCÊ APOIAM QUE ESTÃO DESTRUINDO TUDO PRA ENTREGAR PARA O CAPITAL ESTRANGEIRO.

    Responder

Jair Duarte

28 de janeiro de 2017 às 10h46

De fato: principalmente se considerarmos q “politiqueiros” EUA, são “cobras mandadas” p/”politiqueiros israelenses”, q sempre almejam: “TUDO POR DINHERRA$”. E, assim, eles, planejam sabotarem onde é possivel e, depois tiram proveito disso: “EH FÓDA NO CUH DA CREUZA”!!! Possivelmente, sempre conseguem tirar + proveito, e nos fodem!!!

Responder

Daniel

28 de janeiro de 2017 às 10h38

Parece natural sermos colonizados, é como se fôssemos um bando de crianças irresponsáveis que precisa ser tutorado por alguma autoridade externa, no caso, um rapaz de 24 anos.

Desculpem-me o detalhismo, mas o verbo “implicar” (14ª linha) é transitivo direto, não admite preposição.
http://lilinguaportuguesa.blogspot.com.br/2010/04/implica-em-nao-existe.html

Responder

Julio Brentani

28 de janeiro de 2017 às 12h28

Esses paneleiros tontos…A Embraer se tornou americana faz tempo!! Descubram quem detém o controle da maior fatia da empresa…

Responder

Jorge Augusto Ottoni Nobre Oliveira

28 de janeiro de 2017 às 12h27

Quem esta na embraer virou réu nos EUA?

Responder

Benedito da Silva

28 de janeiro de 2017 às 10h26

O americano tem 24 ANOS DE IDADE???
De onde tirou essa informação, O Cafezinho?
Acho q vcs confundiram terça-feira, 24 de janeiro, com a idade do rapaz.
Menos sensacionalismo e mais objetividade, por favor.

Responder

    Miguel do Rosário

    28 de janeiro de 2017 às 10h39

    Corrigido, Benedito. Obrigado. Foi isso mesmo. Confundi as coisas. Desculpa.

    Responder

Daniel Vieira de Souza

28 de janeiro de 2017 às 12h26

Um Brasil sem brasileiro

Responder

Julio Cesar

28 de janeiro de 2017 às 12h24

Olha aí Wendell Kestollen

Responder

Coxinha

28 de janeiro de 2017 às 10h23

Babaca quem escreveu essa matéria!!!

Responder

Ivan Luiz Colossi de Arruda

28 de janeiro de 2017 às 12h20

Do jeito que as lojas lacaias e seus coxinhas queriam…

Responder

Anselmo Rocha

28 de janeiro de 2017 às 12h17

Entreguismo em todas as áreas, inclusive militar, a fabricação de mísseis da Odebrecht, submarino nuclear, Embraer, navios petroleiros, base de Alcântara no Maranhão, tudo perdido graças à lava jato. Tudo isso feito por brasileiros traidores da pátria que estão recebendo propina estrangeira. Punição aos traidores da pátria, punição as aos golpistas!

Responder

Daniel Lopes Moreira

28 de janeiro de 2017 às 12h15

Soberania, para quê?

Responder

Warleson Cardoso

28 de janeiro de 2017 às 12h13

Gustavo Henrique Moreira Gomes veja bem até que ponto chegamos, a matéria é dá FOLHA

Responder

    Gustavo Henrique Moreira Gomes

    28 de janeiro de 2017 às 12h31

    Engraçado é que a matéria fala “esse golpe com ajuda da lava jato”. Ou seja, o blog que é conhecidamente uma franquia petista defende a perpetuacao da corrupção, sem investigação, de modo a “defender as empresas” e é claro “deixar os companheiros no poder”.

    Responder

      Miguel do Rosário

      28 de janeiro de 2017 às 10h36

      Gustavo, o Cafezinho não tem nenhuma ligação com o “PT”. Isso é argumento de coxinha sem argumento. É como falar que você, Gustavo, é pago pelo PSDB para comentar aqui. E defendo a luta contra a corrupção e não, como você, a corrupção da luta. A Embraer nunca teve “companheiros” no poder. Quer dizer, agora sim, terá um “companheiro” do Tio Sam vigiando a empresa por dentro.

      Responder

Gutembergue Santos

28 de janeiro de 2017 às 12h06

lógico pais sem presidente é assim msm

Responder

Ruy Silva

28 de janeiro de 2017 às 12h03

Inacreditável! Uma vergonha! Fora, canalhas!

Responder

Carlos Silveira

28 de janeiro de 2017 às 12h02

Decepcionado com as forcas armadas! Achei que defendiam uma nação soberana e independente, mas vejo que são capachos dos EUA, estão inertes a todo o estrago que estão fazendo com o povo e com o país! Vejo que não há patriotismo nas forças armadas, logo não temos a quem nos socorrer!

Responder

    Valdelio Assis

    28 de janeiro de 2017 às 12h15

    Graças ao apoio dos imbecis que bateram panelas e carregaram bonecos nas costas!
    Os otários que, como sempre, pagarão o “pato”!

    Responder

    nilton oliver veras

    28 de janeiro de 2017 às 17h12

    Você são uns sonhadores achando que forças armadas estão para servir ao país e ao povo. Esses bandos de milicos estão para servir a elite e ao sistema escravagista implantado no Brasil. Quando a elite e o sistema se verem ameaçados pelo povo, a primeira providência e colocar militares e sua forças auxiliares para meter porrada, bomba e tiro no povo. O único poder verdadeiro emana do povo mas infelizmente estamos anestesiados, sabotados por esse sistema corrupto e midiático.

    Responder

    Roberto Souza

    30 de janeiro de 2017 às 02h58

    Se as forças armadas intervirem vamos ver os “Comunistas” presos e torturados de novo, vamos ver o Lula nunca mais aparecendo em público, etc!

    Hoje parece cada vez mais que a esquerda esqueceu dos amigos que foram torturados até a morte nos porões dá ditadura!

    Responder

Jorge Luiz Coimbra I

28 de janeiro de 2017 às 12h01

Grande Moro sua participação está surtindo efeito, o Tio Sam está abocanhando tudo, e o congresso nacional que vergonha, o STF que vergonha, nossos milícos inertes, isso é segurança nacional…

Responder

Anibal Pagamunici Pagamunici

28 de janeiro de 2017 às 11h57

Viu coxinha o que vc fez?

Responder

Luiz Fernando Almeida Silva

28 de janeiro de 2017 às 11h51

Toma coxinha

Responder

César Augusto Martins

28 de janeiro de 2017 às 11h48

What that F$$$ ??

Responder

Josinaldo Sobreira

28 de janeiro de 2017 às 11h46

Avacalhação nacional!

Responder

João Bertoldo Oliveira

28 de janeiro de 2017 às 11h45

Na internet é extremamente comum aparecerem notícias falsas, é preciso tomar cuidado,contudo tenho as propagadas pelo Cafezinho como uma das mais sérias. Sendo verdadeira esta notícia é de ficar estarrecido, com o que estão fazendo com nosso país, e fico também abismado de não ver nenhuma manifestação dos militares, que através do Clube Militar se manifestaram intensamente a favor do impeachment. Agora, penso eu na minha santa ignorância , que o caso Embraer tem conotação de defesa nacional. Afinal o projeto KC 390 maior cargueiro militar é dela não? O Tucano um dos melhores aviões de treinamento e ataque leve do mundo é dela também, né?

Responder

    Bernadette Figueiredo

    28 de janeiro de 2017 às 12h06

    Pois é, os militares NÃO defendem mais o patrimônio nacional. A Petrobras, a Embraer, as fronteiras… Vai tudo para o brejo. Estamos quase virando um Porto Rico… Ou fazemos como os funcionários de Florianópolis ou… Adeus Brasil…

    Responder

    João Bertoldo Oliveira

    28 de janeiro de 2017 às 12h10

    E isto aí Bernardete. Muito triste e muito preocupante. E como sair desta situação com os políticos que aí estão?

    Responder

    Miguel do Rosário

    28 de janeiro de 2017 às 10h41

    A notícia é do Estadão. Eu só comentei.

    Responder

Alvaro Gartner

28 de janeiro de 2017 às 11h36

ta tudo dominado

Responder

Regis Serpa

28 de janeiro de 2017 às 11h34

Sou de São José dos Campos, onde está a maior planta da empresa, e até agora não ouvi o barulho de nenhuma panelinha de indignação . E olha que, aqui, tem coxinha pra caramba.

Responder

    Gui Medeiros

    28 de janeiro de 2017 às 12h21

    nem vai ouvir.. são cegos a isso (na verdade eles têm vergonha de admitir que foram massa de manobra)

    Responder

      Ava carminati

      29 de janeiro de 2017 às 05h11

      Estamos convivendo com um Estado de Exceção. Com um governo ilegitimo entreguista e usurpador fe diteitos. Sem resistência a grande massa do povo brasileiro está politicamente alienada, anestesiada pela propaganda e manipulação da mídia controlada pelo PIG. A inteligência brasileira deve se unir e reagir para reverter o Golpe. Somos milhões de brasileiros conscientes da real situação que nos afeta enquanto nação. Vamos defender nossos direitos conquistados ao longo de um processo democrático que precisa ser aperfeiçoado sem retrocesso ou tutela intervencionista de interesses externos. Vamos denunciar o desmonte do patrimônio cultural e da estrutura administrativo financeira e industrial do País com grave ameaça à Soberania Nacional.

      Responder

        Arnaldo Jacinto Ferreira

        30 de janeiro de 2017 às 07h28

        Se brasileiros parassem para pensar o quanto o povo tem poder, não estaríamos sendo massacrados por esse bando de corruptos e seríamos país de primeiro mundo.

        Responder

Deixe uma resposta