Menu

O descontrole do Judiciário e o prefeito marqueteiro

(Os tempos de “merchan” não ficaram para trás) Por Pedro Breier, colunista do Cafezinho A arrogância do Judiciário se alastra, como praga, por todo o país. A mais recente intromissão indevida de um juiz no poder executivo é uma decisão da Justiça de São Paulo proibindo o governo João Doria de apagar os grafites da […]

27 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

(Os tempos de “merchan” não ficaram para trás)

Por Pedro Breier, colunista do Cafezinho

A arrogância do Judiciário se alastra, como praga, por todo o país.

A mais recente intromissão indevida de um juiz no poder executivo é uma decisão da Justiça de São Paulo proibindo o governo João Doria de apagar os grafites da cidade sem autorização do Conpresp (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental de São Paulo). A Justiça já havia proibido a aplicação da grande promessa eleitoral de Doria, o aumento da velocidade das marginais.

É um erro estratégico comemorar decisões do Judiciário que vão contra os planos dos políticos que estão no campo oposto ao nosso. Fazendo isso acabamos legitimando o verdadeiro ataque que o Judiciário, único dos três poderes que não tem seus membros eleitos pela população, promove contra a política.

É um belo momento para a esquerda mostrar coerência.

Além do que, se o Judiciário consegue se intrometer em governos de direita, que têm todo o apoio da mídia corporativa, sabemos o grau de ousadia dos excelentíssimos juízes quando o governo é de esquerda e, portanto, não tem suporte midiático algum.

Leiam este trecho da decisão do magistrado:

A nova orientação administrativa na organização do espaço urbano público consiste, basicamente, em substituir uma manifestação cultural e artística geralmente de jovens da periferia da cidade de São Paulo por tinta cinza, de gosto bastante duvidoso, e, depois, por jardim vertical.
É de se pensar se tal ação, sob forte recalque janista, não seria preconceituosa e autoritária, excludente de expressões culturais que buscam justamente a inserção social e a integração de pessoas com realidades ou experiências tão diferentes, princípios ou valores estes que, necessariamente, deveriam nortear as políticas da cultura e do desenvolvimento urbano. Também é de se ponderar se, ao invés de excluir e marginalizar jovens de baixa renda pelo aumento da proibição, não seria melhor acolhê-los em programas de desenvolvimento de suas habilidades artísticas, afastando-os do crime organizado.

Perfeito. A postura do governo Doria diante dos grafites é claramente preconceituosa, autoritária e excludente.

O único problema é que Doria foi eleito para comandar a cidade por quatro anos. Se o juiz quer colocar suas ideias em prática deveria entrar para a política.

Claro que este descontrole do Judiciário foi alimentado pelo campo golpista, quando serviu ao golpe.

Vê-los provarem do próprio veneno pode até nos dar uma sensação boa, de justiça poética, mas não devemos deixar esta sensação turvar o nosso raciocínio: alimentar o monstro chamado Judiciário é uma péssima ideia.

Mas há atitudes de João Doria as quais o Ministério Público e o Judiciário, tão ciosos no combate à corrupção, deveriam prestar mais atenção.

O prefeito propaganda publicou um vídeo em seu twitter, no sábado, que é até difícil de adjetivar (Surreal? Bizarro? Antiético? Patético? Voto em todas as anteriores). Em uma reunião com o seu secretariado ele faz um “merchan” da marca de vitaminas do seu amigo Sidney Oliveira.

Sidney, dono da rede de farmácias Ultrafarma, “doou” R$ 600 mil para a prefeitura de São Paulo, segundo a Veja. “Nada ilegal”, diz a revista.

Mas o fato é que o prefeito usar uma reunião do secretariado, provavelmente na prefeitura, para fazer propaganda da marca de um amigo que “doou” (haja aspas) R$ 600 mil para o seu governo claramente ofende dois dos princípios da administração pública, a moralidade e a impessoalidade (artigo 37 da Constituição, aquele livrinho obsoleto).

E o artigo 11 da lei nº 8.429/92 diz que os atos que atentam contra os princípios da Administração Pública são atos de improbidade administrativa, sujeitos a punições de natureza civil e política.

Algum bravo promotor se habilita?

Apoie o Cafezinho

Pedro Breier

Pedro Breier nasceu no Rio Grande do Sul e hoje vive em São Paulo. É formado em direito e escreve sobre política n'O Cafezinho desde 2016.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Jorge Goes

15/02/2017 - 22h03

Esse sim é que sabe fazer populismo! É um profissional populistas!

Ariston Azevedo

15/02/2017 - 19h27

e o que a esquerda tem para falar do prefeito neh kkkkkkkkkkkk…….se nao vai acabar infartando kkkkkkkkkkkkkkk

Joel Tortoretto

15/02/2017 - 19h00

Antigamente os italianos chamavam esses caras de salame.

Rogerio Bermudes

15/02/2017 - 16h19

Chupa cafezinho PTRALHAS

Antônio Carlos

15/02/2017 - 12h53

Nem tanto nem tão pouco. Ainda existem juízes em Berlim e devem existir.
Apesar do discurso social do juiz, ele não tentou substituir o prefeito eleito dizendo o que fazer, apenas exigiu que o prefeito consultasse a instância técnica competente antes dos seus arroubos janistas, no caso, o conselho do patrimônio histórico, artístico e cultural.

Roselaine Chiari Cesarino

15/02/2017 - 13h58

“publicidade sem produto” e a melhor definicao para doria q eu li num blog, nao lembro mais o nome do sabio jornalista. Nao temos mais justica no Brasil, o q esperar do judiciario a nao ser a legalizacao do golpe.

    Ariston Azevedo

    15/02/2017 - 19h28

    mas o gopi ja ta ou num ta consolidado o gopi

WG

15/02/2017 - 11h49

Texto lúcido e coerente. Apoiar o judiciário, nesses casos, é alimentar o monstro.

Jcv Fontoura

15/02/2017 - 13h46

Esse controle é pertinente…pesos e contrapesos…caso contrário o chefão vira despota…

Marilene Flores

15/02/2017 - 11h25

E um verdadeiro idiota ,sem noção ,

renam cramer

15/02/2017 - 08h24

O LULA VENDER SERVIÇOS DA ODEBRECHT PODE ?? EM TROCA DE SITIO E TERRENOS ??

com

14/02/2017 - 23h54

meu deus ! o Brasil ta` A culha , um prefeito ( Doria ) bobo, inutil . Fanfarrao ; com Politica de picadeiro ! o GOV DO ESPIRITO SANTO , nao tem Moral para apontar o dedo para nenhum policial militar ! toda açao, corresponde a` uma reaçao ; TEU PARTIDO GOVERNDOR , Rasgou a constituiçao e surrupiou a democracia ,PORTANTO O GOLPE DE ESTADO E` UMA SABOTAGEM ! ROUBARAM 54 MILHOES DE VOTO CONFERIDO AO POVO ! SABOTAGEM E ROUBO e` CRIME , nao seja covarde em fazer os policiais pagar essa conta ! tua candidatura para presidente governador nao pode ser alimentada com o Salario de fome de teus Policias ! ALERTA ! TODOS OS POLICIAIS DO BRASIL , APARTIR DE HOJE SERAO UMA UNICA CORPORAÇAO CHAMADA DE SENTINELA AZUL ! senta A pua Brasil !

H.Wagner

14/02/2017 - 23h52

Concordo que a coerência na defesa de argumentos se imponha, no entanto, penso tratar-se aqui de um jogo de cena… Viu, a Justiça dá o mesmo tratamento à ” Chico e Francisco”. Trata-de cinismo ou deboche?
É o Brasil das trevas, da degradação ética, da falta de dignidade, do escárnio, da aberração. Tempo dos pseudointelectuais.
Como suportar esta mediocridade!!

Paulo Cesar Alvarez

15/02/2017 - 01h41

Bobo da corte…

Deuzelia Garrido

15/02/2017 - 01h39

São todos comparsas!!!

Gil Caldas

14/02/2017 - 23h02

Correção: Gostei, Pedro.

Gil Caldas

14/02/2017 - 23h00

Gostei, Predo

Clemente Gimenez

14/02/2017 - 22h49

Aconselho ao tijolaço o artigo do jovem Anderson Bahia sobre os golpistas x não golpistas na página da UJS, muito bom

    Clemente Gimenez

    14/02/2017 - 22h51

    desculpas quis dizer OCafezinho

Rosangela Rosangela

14/02/2017 - 23h38

Rosangela Rosangela

14/02/2017 - 23h38

BOBO DA CÔRTE DO psdb…

Velhinho Moço

14/02/2017 - 21h23

Acho que não aplaudir é republicanismo tresloucado. Não adianta tapar o sol com a peneira. Pesos na nossa balança nos fazem mais pesados.

enganado

14/02/2017 - 21h07

bra(z)iUSA= brasil™, marca de fantasia para consumo e/ou qq PORRA. Aproveitem antes que se acabe, pois as ofertas para as entregas do que restam estão cada vez mais cara e escassas , pois o filet mignon , já está nas mãos dos principais ATRAVESSADORES, ou seja, distribuido pelas mais importantes GANG’s: GANG do JUDICIÁRIO / GANG das TROPAS de OCUPAÇÃO / GANG do P$$$$DB (((vendem até mãe, e costumam entregar. São escrotos mesmos!))) / GANG do PMBD (((grupo de punguista dispersos))) / GANG do DEM (((ricos e ladrões c/ fortes ligações com as gang’s ANGLO-SIONISTAS / … / GANG do CONGRESSO (((são movidos a PROPINAS / MIXARIAS / QQ GARRAFA DE BEBIDA SERVE ((adoram uma meretriz ))) / …. . ___””” O ÚLTIMO QUE SAIR, NÃO ESQUEÇA DE APAGAR A LUZ E TRANCAR A PORTA “””___ .

Elton José Cardoso da Silveira

14/02/2017 - 22h15

não acho que o judiciário esteja descontrolado. acho que fazem tudo de caso pensado.

    Adma

    15/02/2017 - 09h22

    Descontrolado no sentido de que não recebe nenhum tipo de controle ou punição pelos seus desmandos.

José X.

14/02/2017 - 20h06

não se deve esquecer que as ações da justissa contra dória são meramente pr forma: ele sempre conseque o quer…inclusive aumentar o IPTU em 50% sem absolutamente ninguém abrir a boca

Nathalie

14/02/2017 - 19h58

Mas é tão raro o Judiciário acolher teses favoráveis às minorias, que qdo ele atua em prol da justiça social e do nacionalismo (liminar contra entrega do pré-sal) só me resta comemorar.


Leia mais

Recentes

Recentes