Menu

BBC Brasil: Pela média do STF, denunciados na nova Lista de Janot só serão julgados no fim de 2022

(Foto: MARCELO CAMARGO AGÊNCIA BRASIL) Enquanto o desemprego avança, a imprensa desvia as atenções para denúncias que serão julgadas depois do fim de 2022. Quer dizer, com exceção de Lula, que não tem fóro especial. *** Na BBC Brasil Nova lista de Janot: seguindo média do STF, julgamentos só viriam no fim de 2022 Por […]

47 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

(Foto: MARCELO CAMARGO AGÊNCIA BRASIL)

Enquanto o desemprego avança, a imprensa desvia as atenções para denúncias que serão julgadas depois do fim de 2022. Quer dizer, com exceção de Lula, que não tem fóro especial.

***

Na BBC Brasil

Nova lista de Janot: seguindo média do STF, julgamentos só viriam no fim de 2022

Por João Fellet – @joaofellet
Da BBC Brasil em Brasília

A Lava Jato deverá gerar o maior julgamento por corrupção da história do Supremo
O pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ao Supremo Federal Tribunal (STF) para investigar políticos citados nas delações da Odebrecht levou a operação Lava Jato a um novo patamar.

Se a maioria dos pedidos for aceita, um grupo de várias dezenas de políticos – que inclui ministros, governadores e congressistas de diversos partidos, além de ex-governantes e ex-parlamentares – terá suas condutas analisadas pela força-tarefa.

A Lava Jato deverá gerar o maior julgamento por corrupção da história do Supremo.
Lava Jato: por que nenhum político foi condenado pelo Supremo após 3 anos?

‘A gente se sente jogado às traças’: os relatos da fila do desemprego no Rio em crise
O desfecho do caso, porém, ainda está bem distante – e há temores de que mudanças legislativas ponham em xeque a punição de parte dos crimes cometidos.

Longa duração

“É inevitável algum grau de frustração popular com o tempo (da tramitação da Lava Jato no STF), porque ainda não se percebeu com clareza que o tempo do Judiciário seja tão diferente da ansiedade ou da pauta política do país”, diz à BBC Brasil Rubens Glezer, professor de Direito Constitucional da Fundação Getúlio Vargas (FGV) em São Paulo.

Em 2014, pesquisadores da FGV do Rio de Janeiro analisaram a duração de processos no STF entre 1988 e 2013.

Segundo o estudo, ações que envolviam direito penal – caso de grande parte das denúncias apuradas na Lava Jato – levaram em média 5,5 anos para serem julgadas.

Se seguirem essa média, os julgamentos dos políticos na “nova lista de Janot” que se tornarem réus chegariam a uma conclusão no final de 2022.

Um marco na história do STF, o julgamento do mensalão foi concluído quase nove anos após a abertura dos inquéritos.

Só entre a apresentação das denúncias (quando os investigados se tornam réus) e o início do julgamento se passaram seis anos.

Glezer diz que após o mensalão o Supremo mudou o procedimento para julgar casos semelhantes.

O mensalão foi julgado por todos os ministros do STF, em sessões televisionadas.
Agora julgamentos desse tipo não são transmitidos e ficam a cargo de uma das duas turmas do STF, que contam com cinco ministros cada.

Segundo Glezer, o número menor de ministros e a menor exposição das sessões tendem a acelerar os processos.

Ele afirma que o STF tem tratado a Lava Jato como prioridade.

Prazos

Em março de 2015, o então relator da Lava Jato no Supremo, Teori Zavascki, autorizou a abertura de 25 inquéritos para investigar 50 políticos na Lava Jato. Nessa fase, coletam-se provas contra os suspeitos.

Hoje, cinco desses políticos respondem como réus. A PGR já apresentou outras cinco denúncias e aguarda a posição do Supremo sobre os casos. A última denúncia acolhida, contra o deputado federal Vander Louber (PT-MS), levou um ano e três meses para ser apreciada.

Com a morte de Zavascki, em janeiro, a relatoria do caso passou para o ministro Edson Fachin.
Glezer diz que o intervalo entre a abertura do inquérito e a apresentação da denúncia pode ser longo, mas que isso não é necessariamente um problema. No caso dos novos inquéritos da Lava Jato, ele estima que a fase possa se estender por um ou até dois anos.

“O trabalho tem que ser bem feito para que se ofereça uma denúncia sólida, que seja recebida e leve à condenação dos denunciados. Senão, há o risco de que o Supremo a rejeite”, afirma.

O ritmo da tramitação do processo no STF destoa da velocidade com que a Lava Jato é julgada na primeira instância, onde são analisadas as denúncias contra pessoas sem foro privilegiado.

Em quase três anos de operação, o juiz Sérgio Moro já proferiu mais de cem condenações.

Muitos juristas e até mesmo ministros do Supremo costumam dizer que a corte não tem vocação para julgar casos de grande dimensão e que envolvam crimes complexos.

No Superior Tribunal de Justiça (STJ), a última instância da Justiça brasileira para as causas infraconstitucionais (não relacionadas diretamente à Constituição Federal), em comparação, há mais ministros que no STF (atualmente são 33) e turmas especializadas em temas jurídicos distintos, o que costuma agilizar os casos.

Segundo relatos na imprensa, o STJ deve ficar encarregado de analisar casos de governadores citados nos depoimentos da Odebrecht.

Dúvidas

Apesar da maior lentidão do STF, Glezer afirma que apenas 3% dos casos julgados pelo tribunal prescrevem (quando o prazo para a punição expira e os réus ficam livres de cumprir pena). Ele diz acreditar que a corte cuidará para que isso não ocorra com a Lava Jato, dada a visibilidade do caso.

Outro temor de defensores da operação é que congressistas mudem leis para se livrar de punições.

Vários partidos querem a aprovação de uma lei que anistie casos de caixa dois (quando candidatos recebem recursos não declarados à Justiça Eleitoral) ocorridos no passado, criminalizando apenas casos futuros.

A pressão pela aprovação da lei aumentou após a Odebrecht negociar um acordo de cooperação com a Procuradoria Geral da República para atenuar as penas de executivos condenados na Lava Jato. Muitos políticos temem ter sido delatados com base nas leis atuais.

Há ainda dúvidas sobre como o STF agirá nos casos em que políticos investigados que hoje têm foro privilegiado (governantes, ministros e legisladores) percam esse status, caso não se reelejam ou percam os cargos em trocas de governo.

Segundo Glezer, o Supremo não tem critérios claros para definir quando políticos que perdem o foro privilegiado devem responder em instâncias inferiores.
Na Lava Jato, a corte já adotou posições tidas como conflitantes.

No fim de fevereiro, o tribunal definiu que o ex-presidente José Sarney – que hoje não exerce cargo público e, em tese, não tem foro privilegiado – deveria ter seu caso julgado pelo STF.
Já o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve seu caso enviado à Justiça Federal em Curitiba, na primeira instância, após perder o cargo de ministro com o impeachment de Dilma Rousseff.

Para Glezer, as mudanças de foro podem gerar “uma ciranda processual, que com certeza prejudica o andamento dos casos e eleva o risco de prescrição”.
Compartilhar Sobre compartilhar

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Wallem Fellipe

18/03/2017 - 13h29

E isto lá é novidade?

Ani Viana

17/03/2017 - 21h41

Ate la ja acabaram com o Brasil

Aline Novaes

17/03/2017 - 18h29

Até parece que nossa “justissa” é tão rápida assim!!!!!!

Vera Lucia Soares

17/03/2017 - 17h10

#BBC tudo sincronizado.
É o golpe, nada acontecerã com golpistas.
PSDBPMDB DEM , empresas devedoras.
Tudo correndo como eles planejaram.

Inacio Inacio

17/03/2017 - 12h32

Claro que a trama é pra tirar o Lula da disputa de 2018,e deixar os piores ladrões livres e no poder.

Ana Veronica Miyasaka

17/03/2017 - 13h13

Vão deixar caducar também?

Flavia Henrique

17/03/2017 - 09h54

É isso … Uma forma indireta de ferrar com a Lava Jato!!!!!

Amilcar Junior

17/03/2017 - 05h51

Tão canalha quanto os mais canalhas dos tucanos
Parece com um tucano
Fede como um tucano
É um tucano

Ines Andrade

17/03/2017 - 05h27

Sangria estancada coxas

Mariza Souza

17/03/2017 - 03h08

Jabá!! Qt mais gente aparecer mais vão enrolar!!

Theo Ventura

17/03/2017 - 02h27

Agora uma pergunta que não quer calar. Por que SÉRGIO MACHADO e SARNEY que não tem foro, estão lá, junto com os que tem foro, e não podem ser investigados pela LJ? Pertencem a uma nova categoria. Enxerguem de uma vez que o problema é essa nossa In-justiça.

Cleide Silvino Ferreira

17/03/2017 - 02h23

Pode ser em 2050, mas um dia serão julgados. E se já estiverem mortos é só excomungar as gerações vindouras dos crápulas e jogar sal em seus imóveis, como fizeram com Tiradentes.

    Theo Ventura

    17/03/2017 - 02h28

    Conformada você, heim?

    Cleide Silvino Ferreira

    17/03/2017 - 02h30

    Theo Ventura com o STF aparelhado que temos você quer o quê. Milagre? Agora os sem foro vão cair nas mãos do |Moro. Aí o jogo é rápido. E estamos todos conformados, você incçlusive. Aguentamos calados 16 anos de petralhecas.

Paulo Peres

17/03/2017 - 00h47

Palhaçada dukaralho

Laercio Ferreira

16/03/2017 - 20h17

BBC (BOM DE BICO COLETIVOS) BRASIL COLÔNIA , EM 2022 MÉDIA, PÃO COM MANTEGA, QUE SÃO LANCHES DE POBRES , O CAVIAR ,OVAS DE PEIXE E FILÉ MIGNON DA LISTA DE JÁ NOT , A MAIORIA JÁ MORRERAM, , ESTÃO APOSENTADOS PELA SEGURIDADE PRIVADAS, OS PROCESSOS E OS PROCESSADOS JA´NOT CADUCARAM, E ESTARÃO LIVRE COMO PASSARINHOS?? NÓS CONTRIBUINTES (POVO), QUE PAGAMOS OS SALÁRIOS DESTES MARAJÁS DO JUDICIÁRIO , DEMISSÃO POR JUSTA CAUSA NELES??

Pedro Ladeia

16/03/2017 - 20h12

#Janot prevaricou sobre o crime do tarja preta vulgo Aécio neves.

Beta Varela

16/03/2017 - 19h18

desgraçado

Elaine Maria Santos

16/03/2017 - 18h57

Com processo contra Aécio engavetado por meses até prescrever, esse é Janot anti patriota.

Ana Maria Lima De Oliveira Baia

16/03/2017 - 18h14

Golpistas

Paulo Cesar Dos Santos

16/03/2017 - 17h47

Até lá não há mais Brasil.

Fabio Santos

16/03/2017 - 17h45

Janotou que Janot e tem cara de tucano .

Jacilene Carvalho

16/03/2017 - 17h36

vai perseguir psdb pmdb etc todos delatados

Liane Fronza

16/03/2017 - 17h26

Só no Ano 2022…. É muito tempo… Então vão roubar o país até lá…

Jose Aparecido Gonçalves

16/03/2017 - 17h23

Esse bosta da nojo

Jose Ricardo

16/03/2017 - 17h21

isso é uma vergonha para o stf ,,chamem o joaquim barbosa ,pois vimos no mensalão do pt um processo sendo julgado ajato foi muito bom pro país ,,, agora vem com essa

    Andre Massao Noce

    17/03/2017 - 01h05

    KKKKKKKKKK… Joaquim cometeu tanta gafe… que os amigos pediram para ele se aposentar…

    Jose Ricardo

    17/03/2017 - 01h09

    Andre Massao Noce e será que vão fazer isso com o moro ?

Ana Clara Alves

16/03/2017 - 17h15

Fotografa bem o Grã PGR. Saiu bem nesta foto acima.

Paulo Henrique

16/03/2017 - 17h11

Procurador da injustiça!

Paulo Henrique

16/03/2017 - 17h09

Não adianta um cavalo rápido se a “justiça” for obesa!

    Cleide Silvino Ferreira

    17/03/2017 - 02h23

    E põe obesa nisso.

    Wallem Fellipe

    18/03/2017 - 13h31

    Não precisa dizer mais nada, meu caro. A justiça no Brasil é uma verdadeira lixeira, sem contar que trabalha em prol da ELITE. Esse Brasil é todo fo!@#do… Começou todo errado, sendo a principal colônia de Portugal. Kakaka, vamos rir para não chorarmos.

Mirts Ribeiro Alves Lacerda

16/03/2017 - 17h00

Tudo farinha do mesmo saco! Podres Poderes!

Paulo Sergio

16/03/2017 - 16h57

Tudo uma grande farsa.
Ninguém jamais será julgado.

Alice De Paula

16/03/2017 - 16h44

Não fiquem alegria hospedagem com isso não viu?O LULA não vai escapar e nem o resto da bandidada!

    Alice De Paula

    16/03/2017 - 16h46

    Esse fdp desse krt é petista.Distorce o que a gente tá digitando e estraga tudo .Até tu Brutus?

    Hannibal de Sousa

    16/03/2017 - 17h11

    Não adianta citar Shakespeare quando se é incapaz de escrever corretamente uma única linha. Você é analfabeta. :)

    Rose Pequeno

    16/03/2017 - 18h00

    Andre Massao Noce

    17/03/2017 - 01h06

    KKKKKKKKK… golpista por aqui de novo… vai continuar a apagar mico até quando…

Artur Fleck

16/03/2017 - 16h36

Toda essa palhaçada dessa lista tem um único objetivo, citar Lula que não tem foro privilegiado. Mesma estratégia que abriu caminho para o golpe.

Geralda Edina Ladeia Colen

16/03/2017 - 16h34

Parece um senador romano na época da decadência. Roma pegando fogo e ele degustando um cachinho de uvas. Infame!

Marli Alheiros

16/03/2017 - 16h33

Ridículos

Devão Sousa

16/03/2017 - 16h32

Da tempo de derrubar uns vinte aviões…

    Rose Pequeno

    16/03/2017 - 18h01


Leia mais

Recentes

Recentes