Menu

Globo, de volta ao chapa-branquismo da ditadura

Todo mundo sabe que a Globo foi o principal sustentáculo da ditadura militar. Um dos generais que governavam o Brasil, na época, disse que a hora mais feliz de seu dia é quando ligava no Jornal Nacional. O chapa-branquismo oficialesco da Globo voltou agora com força total, como prova a capa do jornal de hoje. […]

26 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Todo mundo sabe que a Globo foi o principal sustentáculo da ditadura militar.

Um dos generais que governavam o Brasil, na época, disse que a hora mais feliz de seu dia é quando ligava no Jornal Nacional.

O chapa-branquismo oficialesco da Globo voltou agora com força total, como prova a capa do jornal de hoje.

Eu fui lá no banco de dados do Caged, do Ministério do Trabalho, e fiz uma tabela e um gráfico com o saldo de geração de empregos formais nos meses de fevereiro dos últimos 8 anos.

Reparem bem. Eu volto em seguida.

Quando os saldos de geração de empregos no governo Dilma eram enormes, mais de 200 mil por mês, a Globo omitia essa informação, e batia o bumbo da crise. O fato simplesmente não aparecia nos jornais, ou era abafado por títulos adversativos (Brasil gera empregos, mas…)

E agora, que a geração de empregos em fevereiro foi pífia. Num mês em que foram criadas 1,25 milhão de vagas e destruídas outras 1,21 milhão, num mercado de trabalho que já tem mais de 13 milhões de desempregados, a Globo faz essa festa toda por causa de saldo de 36 mil?

Mesmo aborrecido com o golpe, e mesmo sabendo que qualquer recuperação econômica beneficiará esse governo de usurpadores e bandidos, eu não torço contra a economia brasileira. Eu quero que a economia volte a crescer e a gerar empregos, com ou sem Temer.

O que me chateia é essa tentativa de mascarar a crise. Isso não é jornalismo. O desemprego está muito alto, e o governo precisa tomar medidas emergenciais para gerar empregos. Isso inclui oferecer crédito, reduzir drasticamente os juros, e investir em conteúdo nacional.

Para ser justo, a culpa da crise não é só responsabilidade de Michel Temer. É sobretudo da mídia, principal fiadora da doutrina econômica do caos e choque que nos levou até aqui, e da Lava Jato, que agiu com extrema irresponsabilidade, ao destruir os núcleos mais estratégicos da indústria brasileira de engenharia e construção civil.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Dois pesos duas medidas

22/03/2017 - 22h34

Ué, propalam que o governos progressistas de Lula e Dilma financiavam blogs de “esquerda” para comprar apoio político. E essa emblemática foto aí revela o que ? As organizações Globo por acaso nunca faturaram receitas com propagandas do governo em seus jornais e televisão ? Quanto tem custado ao Tesouro Nacional a veiculação dessas mensagens em várias emissoras e revistas de grande circulação em pleno reigme de contenção de despesas. Cheguei a conclusão de que a função do Estado é de um grande arrecadador de tributos para posterior destinação à iniciativa privada aliada sob pretextos de contratos, em detrimentos dos anseios da sociedade.

Anônimo

20/03/2017 - 08h26

Ai vem um petista dizer que a culpa é da lava jato, que moral tem uma pessoa que acha que a verdade deve ficar escondida, para proteger os interesses dos corruptos, se houve crime tem que ser revelado, quem prejudicou a economia foi quem ficou com o dinheiro e não quem investigou e recuperou o que foi desviado.

Márcio Santos

20/03/2017 - 08h00

Complicado este texto esquerdista de péssima qualidade tentando se passar por entendido, assim como todos desta visão!

Márcio Santos

20/03/2017 - 07h58

Complicado um texto totalmente fomentado numa linha de visão e com conteúdo insatisfatório.

Alírio

20/03/2017 - 07h38

Um dado positivo sim. O Brasil está se levantando, os brasileiros têm que esperar os políticos pra seguir em frente. Vocês são a carniça da nação. Fazem terrorismo é alimentam a política do quanto pior melhor.

Jose luiz felippelli Felippelli

19/03/2017 - 16h04

Eu acho que a corrupi nunca vai acabar logo chega outros no poder e começa tudo de novo o mais inportante nisso, e que nunca se acabe as investigacoes

Johny Verçoza

19/03/2017 - 04h03

Tanto faz … O que importa é não colocar nenhum cretino seguidor de bandeira vermelha no poder. Até a ditadura é melhor que isso.

SERGEI BORONOV

18/03/2017 - 21h59

PITACO DO BORÔ: INSISTO NA TESE DE QUE UM PROCURADOR E UM DELEGADO MACHO OU FEMEA DE VERDADE DEVE COMEÇAR A INVESTIGAÇÃO DO “MIDIALÃO” – VENDA DE APOIO DA MÍDIA EM TROCA DE PROPINA DISFARÇADA DE PAGAMENTO DE PROPAGANDA INSTITUCIONAL. AÍ OS IRMÃOS METRALHAS DA GLOBOSTA GOLPISTA VÃO CAIR NA TRANCA E CAGAR NO “BOI”.

José Oliveira

18/03/2017 - 15h56

FAÇO UMA SIMPLES PERGUNTA: QUEM CAUSOU MAIS DANOS A UM POVO? A ALEMANHA DE HITLER AOS JUDEUS OU AS ORGANIZAÇÕES GLOBO AO POVO BRASILEIRO?

Haroldo Cunha Carneiro da Silva

18/03/2017 - 07h33

É estarrecedor observar uma visão distorcida da realidade, como a opinião espressada neste artigo. Atribuir a lava jato o descontrole da economia gerada por uma gestão desastrosa do Governo Dilma Rousseff, que, depois de engabelar o povo, empurrando a crise que se anunciava com a barriga, para explodir após às eleições, quando os mais esclarecidos já percebiam o problema, o que resultou na pior recessão e, consequentemente, no enorme desemprego verificado após 2014, é no mínimo cinismo.
Não conheço a orientação política de quem escreveu esse artigo, mas acho que posso adivinhar : deve ser do grupo que, quando chegou ao poder em 2003,embora com um visão econômica equivocada, tinham como bandeira a ética na condução da coisa pública, o que era respeitado e admirado até por aeus adversários. Mas, uma vez no poder, mandou a ética às favas e implantou o maior sistema de corrupção já visto na história desse país.
Agora, àqueles que tinham a bandeira da ética, levantarem às suas armas contra uma ação que pela primeira vez combate a corrupção de forma exemplar, colocando na cadeia empresários e políticos pegos com a boca na botija, é contraditório e beira o cinismo.
Pior ainda é distorcer os fatos, atribuir a crise econômica ao combate a corrupção, que veio com a lava jato, e não a gestão desastrosa da economia da Sra Dilma Rousseff.
Será que o colunista acredita mesmo que não se deve combater a corrupção, para não prejudicar a economia?

Kyryno Euzebio

18/03/2017 - 05h48

Derrubada da Globosta inimiga do Brasil.

Thiago Silva

18/03/2017 - 00h56

O Brasil só será uma democracia forte com o fim do grupo globo!

José Guilherme Lira

17/03/2017 - 21h50

Uma bela parceria…

Laercio Ferreira

17/03/2017 - 21h40

AS COISAS ESTÃO DE CABEÇAS PRA BAIXO NO PAÍS DO ENTREGUISMO, DO VENDE PÁTRIA ,QUEM DEVERIA SER EXPORTADO , CONDENADO ESTÁ DE TERNO COM PARCEIRA COM O GLOBO, CONDUÇÃO COERCITIVA NESTE TUCANO ABUTRE ,PREDADOR DAS RIQUEZAS DO PAIS ? EX-PRESIDENTE DE MER???

Marcos

17/03/2017 - 18h37

“O Globo é a Bastilha do Brasil “

cesar alexandre

17/03/2017 - 18h29

A Dilma deixou o governo com 11,4 milhões de desempregados e sem nenhuma perspectiva de retomada. Aliás, quem era mesmo presidente no ano de maior queda (Fev/16)?

    Miguel do Rosário

    17/03/2017 - 18h32

    Dilma parou de governar ao final de 2014. Em 2015, a junta golpista já tinha assumido, informalmente, o controle do país. Em fev/2016, o país já estava completamente paralisado pelo golpe e pela Lava Jato.

    ari

    17/03/2017 - 21h14

    Não custa nada relembrar que a Dilma não conseguiu governar no seu segundo mandato.
    Logo após a vitória, o PSDB pede recontagem dos votos. FHC solicita a Yves Gandra (logo a quem?) parecer sobre um impeachment. Eduardo Cunha é eleito presidente da câmara e, aliado a Aécio, FHC, PSDB, DEM e penduricalhos passa a sabotar todas as iniciativas do governo Dilma, quer com as tais pautas bomba ou simplesmente com o engavetamento de todas as propostas enviadas ao congresso. Paralelamente a operação lava jato vai desmontando parte de nossa economia ao acabar com várias de nossas empresas e nossa indústria naval. Etc, etc.
    Dê uma olhada no Ministério da fazenda: após Nelson Barbosa assumir o Ministério da Fazenda, o PIB começa a melhorar a cada trimestre. No ultimo trimestre antes do golpe, -0,3. Logo a seguir, com o golpe, volta a piorar

Ronau Gomes

17/03/2017 - 18h24

A band propaga esses números desde ontem na boca do sr Boechat.

Ana Celia De Campos

17/03/2017 - 21h20

O Ali Kamel foi um dos babaovo dá Ditadura Militar.

Rachel

17/03/2017 - 18h18

Mas hoje temos internet! E bater na Globo adianta sim . Qualquer dia conto nossa experiência em uma esquina de Floripa onde todas as quintas feiras nosso coletivo vai a luta. Faz 6 meses. A mudança na opinião das pessoas é bem grande. Lutar vale a pena.

    Rachel

    17/03/2017 - 18h42

    A Globo é a nossa Bastilha

Antonio Vieira

17/03/2017 - 21h11

Nem todo mundo sabe,se soubesse ,muitos não estariam pedindo à volta dos militares,talvez por ignorância.

Jorge Rodrigues

17/03/2017 - 21h07

A Friboi vende frango com papelão.

Doria vende ilusão.

Aecio, Bolsonaro e Temer só nos causa decepção.

Depois acham ruim quando digo que Luladrão roubou meu ????????????

Por Jorge Rodrigues.

Samuel Pereira de Sa

17/03/2017 - 21h06

Abaixo temer e globo inimigos do povo!!

Pedro Lemus

17/03/2017 - 17h54

é disso que os coxa gostam… raça do caraio


Leia mais

Recentes

Recentes