Menu

PF de Curitiba permite que atores da Globo observem presos da Lava Jato

SENSO INCOMUM Os presos da “lava jato”, os índios, o voyeurismo e a atriz global Por Lenio Luiz Streck, no Consultor Jurídico 16 de março de 2017, 8h00 Subtese: “Voyerar” presos é o mesmo que fazer selfie em velório. O colunista Mauricio Lima (revista Veja) conta — notícia não desmentida — que os atores Bruce […]

180 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

SENSO INCOMUM
Os presos da “lava jato”, os índios, o voyeurismo e a atriz global

Por Lenio Luiz Streck, no Consultor Jurídico
16 de março de 2017, 8h00

Subtese: “Voyerar” presos é o mesmo que fazer selfie em velório.

O colunista Mauricio Lima (revista Veja) conta — notícia não desmentida — que os atores Bruce Gomlevsky e Flávia Alessandra, que representam os delegados Marcio e Erika no filme sobre a “lava jato”, foram a Curitiba para filmar nas dependências da Polícia Federal. Feitas as tomadas — o local fora fechado para isso — o grupo da filmagem teve a “jenial” ideia de olhar alguns presos da “lava jato”. Foram levados pelos carcereiros a visitar as celas de Eduardo Cunha, Palocci etc., mas a maior atração querida pelos atores e membros da equipe de filmagem era Marcelo Odebrecht. Este, segundo a matéria, escondeu-se para não ser visto (ou filmado). Depois de alguns minutos, a atriz, à socapa e à sorrelfa (socapa e sorrelfa são por minha conta) conseguiu ver o troféu.

Incrível. Quer dizer, crível, porque em Pindorama tudo é possível. Os franceses faziam isso com nossos índios, certo? Os carcereiros da Polícia Federal, violando a privacidade dos presos, permitiram que os membros da equipe de filmagem vissem os “enjaulados”? Qual é o limite da humilhação? Vale tudo pela fama? Vale tudo para “mergulhar” no personagem?

No Rio de Janeiro, rasparam a cabeça de Eike Batista. Explicação da juíza: só raspamos as cabeças de presos homens porque as mulheres são mais asseadas (está escrito em uma decisão proposta pela Defensoria). E o que dizer dos episódios de Cabral e Garotinho?

E o que dizer, também, do tratamento dado aos presos “comuns”, não famosos? Humilhação cotidiana nas masmorras medievais (a expressão é do ex-presidente do Supremo Tribunal Federal). Vida nua, diz Agambem. Simbolicamente o “papel” desempenhado pela atriz representa o olhar da sociedade sobre os presos. A sociedade observa como experimento. Um zoo (des)humano. Um misto de exotismo e vingança. E as conduções coercitivas? Cultura do espetáculo.

O que está acontecendo com o país? Autoridades cada vez mais truculentas e autoritárias. Em um estado da federação, desembargador mandou prender um policial que perturbara seu filho (o filho do desembargador). No Rio de Janeiro, agente que, cumprindo seu dever, exigiu documentos de magistrado, foi condenada por dizer que “juiz não é Deus”, em resposta a uma atitude própria daquilo que Faoro tão bem chamou de “sociedade estamental”. Em São Paulo, advogado foi algemado por “entrar no elevador errado” no Tribunal Regional do Trabalho. No Rio de Janeiro, juíza concede mandado de busca e apreensão coletivo em favela.

Todos os dias advogados e partes testemunham coisas tipo-estamentais. Já escrevi aqui que advogar virou exercício de humilhação cotidiana. No plano do imaginário social, tudo isso está interligado. No fundo, “os carcereiros” de Curitiba se sentem “proprietários” dos presos. Assim como os atores da Globo pensam que podem fazer voyeurismo dos detentos. Uns pensam que podem exibi-los; outros, que podem “espiá-los” (vejam a ambiguidade do “espiar”). Como se estivessem à venda. Como no século XIX, Flávia Alessandra queria examinar os dentes do preso, para ver se podia comprá-lo e, quem sabe, chicoteá-lo. Afinal, “somos” os outros — olhamos de fora. Não somos parte disso. Eis o paradoxo: pior é somos…

Consciente ou inconscientemente, é disso que se trata. Construímos esse imaginário, no interior do qual “cada um tem de saber o seu lugar”, porque alguns “eleitos” determinam as condições de ocupação desse lócus. Não é de admirar que continuamos com elevadores privativos, elevadores sociais e de serviço, estacionamentos privativíssimos, verbas especiais para tudo que é tipo de cargos. Como um dia disse a filósofa contemporânea Carolina Ferraz, justificando a separação entre elevadores sociais e de serviço, “as coisas estão muito misturadas, confusas, na sociedade moderna; algumas coisas, da tradição, devem ser preservadas”. Bingo. E que tradição, não? Ou o que disse a “promoter” Daniela Diniz: cada um deve ter o seu espaço; não é uma questão de discriminação, mas de respeito”. Como se aprende coisas com essa gente, não? É quase como olhar a GloboNews, com os filósofos Birnbaum, Kabina, Ontaime and Wolff. Nota: Promoter, até pela pronúncia (diz-se “promôôuuter), deve ser algo chique. Fazem festas para a burguesia cheirosa de Pindorama, que só usa perfumes oxítonos.

Sigo. A propósito, conto um episódio que ouvi no Rio de Janeiro há mais de 20 anos. Uma senhora, negra, fora impedida, pelo síndico, de usar o elevador social do prédio, porque empregada doméstica. Seu patrão entrou em juízo contra isso. E foi vencedor. A empregada ganhou uma espécie de “salvo conduto” para usar o elevador social. Dia seguinte à vitória, a senhora, com uma sacola das Casas da Banha a tiracolo, “embarcou” no elevador de serviço, ao que foi inquirida pelo seu patrão acerca do fato. Afinal, ganhara “permissão” para usar o elevador social. Ela respondeu: “— Doutor, eu sei o meu lugar”. Pronto. No fundo, é isso que as elites brasileiras, forjadas no patrimonialismo, conseguiram fazer. Na primeira metade do século XVI, Ettienne de La Bottie já escrevia o seu Discurso sobre a servidão voluntária. Ali ele já tentava explicar, antes da própria modernidade e dos direitos e garantias de igualdade que só exsurgiram séculos depois, as razões do “eu sei o meu lugar”.

Por isso não surpreende que tanta gente, aqui mesmo na ConJur, tenha dado razão ao juiz que disse que o advogado deveria prestar concurso para juiz, como se a profissão de advogado fosse inferior à profissão de magistrado (consciente ou inconscientemente, é isso que está por trás do discurso).Não surpreende que tanta gente tenha justificado a ação dos guardas que algemaram o advogado no TRT-2. Não surpreende que, atualmente, parcela considerável dos advogados consiga entrar no fórum mesmo quando as portas estão trancadas: sem espinha dorsal, passam por debaixo da porta. Mas, no fundo, não os culpo. Seu imaginário foi forjado desse modo. Sabem “o seu lugar”.

Não surpreende, portanto, a atitude da atriz global e dos carcereiros da polícia. Não que os carcereiros (não sei se tinha delegado na comitiva) e a própria atriz sejam elites no sentido estrito ou até que tenham consciência do que fizeram. Ocorre que, no plano do imaginário, é exatamente a incorporação desse corpus de representações que faz com que pensemos “como se fossemos”. Não esqueçamos que, com a ideologia, as coisas se invertem: por vezes quem tem mais medo da reforma agrária é quem só tem terra debaixo da unha, se me entendem a crítica à alienação (que é quando “alieno-a-minha-ação”; por isso, uma pessoa alienada “ali-é-nada”, com a permissão de minha LEER) e pedindo perdão pelo estagiário não levantar placa alguma.

E, afinal, não esqueçamos também que todos moram(os) em Pindorama. Que, como disse Millôr, tem como futuro um imenso passado pela frente.

Lenio Luiz Streck é jurista, professor de Direito Constitucional e pós-doutor em Direito. Sócio do escritório Streck e Trindade Advogados Associados: www.streckadvogados.com.br.

Revista Consultor Jurídico, 16 de março de 2017, 8h00

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

É José

19/03/2017 - 20h29

Da Globo só temos a repetição , talvez como farsa, já que durante a ditadura militar atores globais junto com empresários patinham lucenças para exercerem seus sadismos assistindo sessões de tortura.

Monica Fagundes

19/03/2017 - 16h42

Excelente artigo .

Anônimo

19/03/2017 - 14h45

Não é de hoje que eu e muitas pessoas te admiram e por isso gostaríamos de vê-lo como ministro da justiça do próximo governo de Lula (mas faça um favor a mim e a você mesmo: não participe mais do Programa da extrema direita denominado Pampa Debate).

Tânia Mandarino

19/03/2017 - 14h31

No dia em que fecharam PF para filmar, Cunha tava por lá, andando livremente.

    Lara Sfair

    19/03/2017 - 14h35

    e os refugiados tiveram serios problemas por isso, não foi?

    Tânia Mandarino

    19/03/2017 - 14h35

    Exatamente!

Maria José Rocha

19/03/2017 - 14h30

Ainda falando de abusos…fiquei simplesmente estarrecida com a justificativa sobre a prisão domiciliar concedida a Adriana Anselmo. Gente! Oi?! Como assim? Essa justificativa de um filho de 11a e outro de 14a estão sem pai e sem mãe? (Esses pais – Adriana Anselmo e Cabral – estão presos porque Roubaram). Essa justificativa servirá para todas as detentos do Brasil? Quantas crianças filhos de detentas estão sem mãe agora, sim porque pai não consta nem em registros, imagina na ação. Quantas crianças nascem nos presídios e são entregues para cuidados de outros? Esses aí – país coitadinhos (Cabral e Adriana Ancelmo ) – sustentam ( a peso de roubo) toda a família ( ex-mulher, mãe, irmã. ..) e as crianças – 11 e 14 anos) estão sem pai e mãe? Ora, francamente! Sem pai e mãe está nossa nação. Sem pai e mãe está a vergonha na cara. Sem pai e mãe está o povo brasileiro, e pior, nossos tutores (STF) lavam as mãos. Revoltada!

Lara Sfair

19/03/2017 - 14h03

Tânia Mandarino

    Tânia Mandarino

    19/03/2017 - 14h30

    Não sei se acredito. Nesse dia o Cunha tava na PF andando livremente com os atores e rindo.

Carlos Eduardo

19/03/2017 - 01h07

Texto excelente! Reflete bem o nosso Brasil.

Ramon R.Filho

19/03/2017 - 00h56

Professor Lênio sempre claro e brilhante!

Odlan Costa Rh

19/03/2017 - 03h30

que piada

Antonio Cerqueira

19/03/2017 - 00h02

SEM COMENTÁRIOS.

Digelson Santos

18/03/2017 - 23h40

Isso só acontece no Brasil!!!!

João Batista

18/03/2017 - 18h31

A parceria judiciário/Globo vem fazendo um imenso sucesso. A população sempre odiou os políticos. Estes por sua vez, sempre beijou os pés da globo. Pelo visto a Globo somente tem compromisso com o dinheiro. Agora a parceria novamente e colocada em ação. Judiciário/Globo X empresas nacionais.

Samuel Ferreira Sfm

18/03/2017 - 17h27

Se continuar assim, logo os detidos na operação irão primeiramente para os estudiosos do JN

Ivanize Carvlo

18/03/2017 - 14h01

Outro dia um amigo meu tecnico que trabalha em um órgão estadual de vigilância sanitaria me disse: “apoiamos todo esse desenvolvimento achando que estavámos certos e hoje vemos que fizemos tudo errado”. Aos poucos vai caindo a ficha das pessoas que sempre querem fazer a coisa certa, mas são manipuladas para fazer a coisa errada. Como não há uma propagada maciça pra esse despertar não temos como prever quando a maioria despertará dessa alienação.

Maurício Barreto

18/03/2017 - 13h11

“NÃO VERÁS PAÍS NENHUM” qualquer semelhança é mera coincidência???
Soda caustica no leite e na carne + abusos com agrotóxicos proibidos em nossos Orti-frutis, + investimento em termo-elétricas poluidoras do ar + entrega de nossas águas( regulador da saúde direta de um povo) à potências estrangeiras + entrega de territórios da federação à potências estrangeiras + entrega do subsolo à potências estrangeiras + aumento da miséria de forma exponencial + fome + ignorância + desemprego + escravidão selvagem + corrupção + governo comandado do presídio pela máfia + primeira dama dançando na boquinha da garrafa+ indústria de infra-estrutura e base sucateadas + povo doente, fraco, impotente e calado. Não existe mais país ou sociedade civil, o que existe é um imenso canteiro de obras infestado de ratos comendo uns aos outros.

Janine Leal

18/03/2017 - 15h41

Diego Fernandes..
Eu achei o texto legal, talvez, apenas talvez, você concorde.
Boa leitura.

Lúcia Farias Schirmer

18/03/2017 - 14h40

Excelente matéria Dr. Lenio.

Nidia L. Bolner Weingartner

18/03/2017 - 11h37

Sempre tive esta impressão de que a Prisão é um Zoo humano. Enquanto cidadãos defendem o “Direito dos ANIMAIS”.outros ‘humanos ” estão tratando os presos, muitas vezes sem terem provas ,como feras selvagens e raras e desrespeitando todas as suas privacidades ,tratando-os com “bichos de circo” .
Suspeitos não são criminosos. Criminosos podem ser recuperados . Transformar pessoas em criminosos, antes antes de ser julgado , deveria ser crime hediondo ,pois destrói por gerações a bagagem emocional e moral daquela pessoa e até de familiares.

Ricardo Pinto

18/03/2017 - 11h05

Texto verdadeiro e que surge como uma bofetada na “boa sociedade” farsante.
Bravo!

Joyce Pereira

18/03/2017 - 11h58

Palhaçada nível hard dessa justiça podre corrupta #vergonha

Luiz Carlos P. Oliveira

18/03/2017 - 08h35

Lenio sempre brilhante, como sempre. Vou “estocar comida”, como diria ele sobre como encarar crises.

Jucimara da Graça Delfim Lopes

18/03/2017 - 08h11

EXCELENTE, EXPLICITATIVO texto sobre como se move, se orienta, se sustenta a sociedade estamental braZileira!

Gilberto Gayer

18/03/2017 - 10h19

A PF pode tudo, está se aproximando da PM em matéria de desmandos e excessos….

Luciano Ferreira Luz

18/03/2017 - 07h19

Excelente artigo! Criticidade do mais alto nível, que descreve bem o autoritarismo implantado pelos donos do espetáculo. Parabéns pelo texto, disse tudo!

Vera Maria Mainieri

18/03/2017 - 06h28

Mas esse laboratório é necessário para o aprimoranento técnico de tamanhos asteróides globais que costumam brindar os voyeurs do fantástico BBB com performances dignas dos mais importantes atores shakespeareanos.
Uma “palma de salvas” para estes discipulos da Grande Irmã!!

Jorge Viana

18/03/2017 - 06h41

A promiscuidade entre a Lava Jato e a Globo já transbordou todos os limites da decência e já vaza para o ridículo!

Kyryno Euzebio

18/03/2017 - 04h18

É fim da picada, precisa botar na rua os funcionários públicos prevaricadores.

Jose Amarildo

18/03/2017 - 02h35

Que texto! Que texto!

luis.a

17/03/2017 - 22h54

ótimo texto, obrigado.

Edson Santaneuris

18/03/2017 - 00h44

Essa globo é um câncer.

Juliana Monteiro de Andrade

17/03/2017 - 20h37

As pessoas perderam a vergonha e o bom sebom, se e que tiveram algum. Estamos reféns da insensibilidade, da empatia e do respeito. Vale tudo!

Elide Bernardo

17/03/2017 - 21h52

Palhaçada!

Rosa Ribeiro

17/03/2017 - 21h51

Neli Valverde

17/03/2017 - 21h48

Muito boa e consistente a matéria! Parabéns pela lucidez!

Manoel Lobato

17/03/2017 - 21h36

Vocês acham que MORO depois de ter sido agraciado com o Oscar da Globo, vai proibir alguma coisa. Doce e ledo engano. Ele vai continuar a lamber o rabo da Globo, do FHC e do Tarja Preta por gratidão e subserviência.

    Geralda Barbosa

    18/03/2017 - 09h09

    Não acho que somente holofotes fariam isso. Acho que E.U.A têm ele assim como vários golpistas nas mãos.

Fernanda SeixasChagas

17/03/2017 - 21h27

Abutres!

Anônimo

17/03/2017 - 17h49

Tive q presenciar um “diálogo” de um servidor com um colega Advogado, onde o servidor diante de ser questionado sobre a pauta de audiências p q em seguida o colega pudesse conversar c o magistrado. O servidor foi categórico” Dr. a forma de Advogado alfabetizado falar c juiz é através de petição”. Acredito q inconscientemetente o colega de forma educada colocou o servidor em seu devido lugar e não optou pela representação, o q a situação merecia.

Deborah T Sousa

17/03/2017 - 17h28

Olhando a nossa sociedade descrita tal qual ela é, tenho vergonha e sinto que somos imbecis de aceitarmos isto de forma tão passiva. Parabéns pelo texto!

Francisco

17/03/2017 - 16h36

Espero que no dia da prisão dos Marinho, eles fiquem presos em uma gaiola em praça pública…

A pena será longa, porque dobrada: é que valerá a pena ver de novo.

Francisco R. O. Cabreira

17/03/2017 - 15h49

Parabéns pelo texto professor…excelente…uma descrição impecável da nossa sociedade… comportamentos discriminatórios e racistas, o preconceito de classe pautado na posição social tornaram-se recorrentes e continuados, estão maravilhosamente “estampados” nesta narrativa…
Quanto a PF de Curitiba, é o exemplo explícito da tese do texto…
Mais uma vez, parabéns.

HOSANA FALEIRO

17/03/2017 - 14h50

Será que ela foi submetida à revista vergonhosa da flexão? Ah esqueci… Ela é global.

Alexandre Monteiro

17/03/2017 - 17h41

Inclusive irão aprender a se tornarem atores melhores. Aprender a mentir. Rs

Silvio Ferreira

17/03/2017 - 14h38

Uma vez mais ler o Dr Streck muito me compraz.
Sempre sábio e sagaz com uma pontinha mordaz nos brinda com um brinquedo que a muitos mete medo, o saber na perfeita trilogia do ser, do saber e do saber ser.

Suzy Gazzola Vieira

17/03/2017 - 17h02

Genial com J????é serio isso?

    Cristiane Ramos

    17/03/2017 - 17h15

    Você deve ser uma “jênia”! Recurso da ironia e das aspas, conhece?!

      Adriano Amora

      19/03/2017 - 10h10

      Coitada, do texto todo, o único argumento q enxergou, foi erro de português, entre aspas, p/ frisar q foi proposital.São esses q divulgaram o video do Chico Buarque, como sendo verdadeiro, por não entenderem o conceito de ironia.

    Lara Sfair

    19/03/2017 - 14h03

    a grafia é a figura de linguagem aqui, o mesmo que escrever por exemplo Genial-sqn

    Suzy Gazzola Vieira

    19/03/2017 - 15h26

    Obrigada pela explicação!!!

Denize Santos

17/03/2017 - 16h52

Virou circo.

Karla Valverde

17/03/2017 - 16h51

Estamos sendo governados pelo clube da maçonaria. Uma entidade mística, elitista, seletiva onde um bando que não tem o que fazer se acha salvadores do mundo.

Fábio de Oliveira Ribeiro

17/03/2017 - 13h51

A Lei garante a integridade física e moral do detento foi revogada pelo golpe de 2016.
Agora os prisioneiros são tratados como se fossem curiosidades num zoológico prisional.
Retrocedemos aos padrões da Ditadura de 1964/1988, regime infame que é sempre elogiado pelo chefe do novo SNI criado por Michel Temer.
As duas pontas da história da barbárie brasileira se uniram uma vez mais.
O infame Henning Albert Boilese (empresário que inventou de uma cama de torturas) também costumava visitar os porões da Ditadura Militar para ver os presos políticos sendo torturados.
A tortura agora é um pouco mais sofisticada.

Dil Mello

17/03/2017 - 16h39

De boa, isso tem que acabar!!! Não tem sentido um país ficar de joelhos pra uma emissora de TV e suas conexões nefastas…

Maria Cury

17/03/2017 - 13h38

Parabéns. Gostei muito do seu texto. Conforta saber que ainda existem pessoas lúcidas neste país porque, ás vezes, parece que tudo está perdido.

katiusca

17/03/2017 - 13h32

Pelo menos o senhor sabe o que é a jurisprudência com garantias invioláveis para os seres humanos.

Maria Luisa

17/03/2017 - 13h26

“E, afinal, não esqueçamos também que todos moram(os) em Pindorama. Que, como disse Millôr, tem como futuro um imenso passado pela frente.”
É isso que percebo desde sempre no meio que vivo.Me sinto uma ovelha desgarrada.Nasci gauche e sempre vivi gauche!

Giovana De Figueiredo

17/03/2017 - 16h17

A Globo tá aglutinando um ódio sem precedentes…vão vendo.

LUANA ARANHA

17/03/2017 - 12h59

Obrigada pela beleza e esclarecimento deste texto. Fiquei sua fã. Vou compartilhar várias vezes.

Paulo Carboni

17/03/2017 - 15h50

É o fim dos tempos. O nada absoluto.

Vera Lucia Soares

17/03/2017 - 15h43

Virou Coreia do Norte.
Violência à privacidade de ” ser, dignidade, essência humana “.
NInguém reage………

Atreio

17/03/2017 - 12h39

é…
mas depois do imparment social q karnal impôs ao serginho…e da entrevista f*da da dilma no valor…
depois doq ela falou na espanha, na italia apluadida de pe, e na frança ouvida pelos senadores….
ela ainda vem e manda um bjinho no ombro pros 3 patetas e avisa” vou no EUA semana q vem, 3 universidades. palestrar”
os irmão metralha tremem.
paulinha liga pro parça da mossack: “eaí? me preocupo?”

aí minitemer toma outro azulzinho pra tentar punir marcela por tudo q o deixa assustado -na loja se faz assim. muitos fantasmas, não é mimimmiSHEL?

sem crime, sem impeachemt. o jogo vai virar logo. eles já correm – q bom, pegaremos eles.

Carlos Zeitoune

17/03/2017 - 12h33

Genial como sempre! Ora agudo, ora perpendicular, ora certeiro, ora circunflexo, mas sempre genial!

Leila Reinert

17/03/2017 - 15h29

absurdo.

Vera Lucia Soares

17/03/2017 - 15h24

Coreia do Norte

Carlos Estivalet Gindri

17/03/2017 - 15h22

Cada coisa acontecendo que é difícil de acreditar. O país chegou num ponto tal que o respeito às leis e as pessoas está sepultado. Nem mesmo há mais pudor.

Marcio Luna Gororoba

17/03/2017 - 15h12

E por que os presos são cobaias…e ridículos. ..mídia em cima de alguns dos casos de alguns e não resolvem nada tudo e um show

Vivien Ruiz

17/03/2017 - 15h09

Jefferson Lee De Souza Ruiz

Gui Medeiros

17/03/2017 - 15h08

Ubiracy Agavino de Almeida
Tom Cardoso
Alexandre Vasilenskas
Gustavo Castañon

Gui Medeiros

17/03/2017 - 15h05

Eduardo Carvalho

Gui Medeiros

17/03/2017 - 15h04

Eric Gil Dantas
Déa Lyrio Ribeiro
Jota Camelo

Gui Medeiros

17/03/2017 - 15h03

Manuela Cristina
Carlos Kotte

Nabor Paiva

17/03/2017 - 12h02

Tira a viseira Carlos Queiroz,existe coisas ao lado sabia? Mais um que cai nos posts do MBL.

Angelo M Carvalho

17/03/2017 - 15h02

Tem que expor esses ladrões da pátria. Que roubam de todos nós. Defender bandido era só o que faltava.

Gui Medeiros

17/03/2017 - 15h01

Cleusa Slaviero
Francisca Frida

Gui Medeiros

17/03/2017 - 14h58

Lula Marques
Nelson Nisenbaum

Vanice Giardini

17/03/2017 - 14h57

Maria Antonieta Rigueira Leal Gurgel é o fim da picada!

Gui Medeiros

17/03/2017 - 14h56

Leonardo Stoppa
Daniel Tobaja
Takeo Antônio

    Daniel Tobaja

    17/03/2017 - 14h58

    depois dum golpe, qualquer circo é permitido

Gui Medeiros

17/03/2017 - 14h55

Marcio Sotelo Felippe

Francisca Vilma de Lima

17/03/2017 - 11h50

Excelente texto.

Gui Medeiros

17/03/2017 - 14h48

Marcia Denser
Elias Esser

Alcides Poli

17/03/2017 - 14h47

o desrespeito à dignidade humana está grassando pelo pais.Os “poderosos e seus áulicos “não se cansam de humilhar os chamados “inimigos”. AZ peble ignara(espectadores da mídia “poderosa”, leitores da “zoia” isto podria ser assim, etc. se comprazem com a atitude mesquinha .

Gui Medeiros

17/03/2017 - 14h47

Lara Sfair
Luis Felipe Miguel
Paulo Sérgio Pinheiro
George Marques
Rafa Bruza Wacked

    Rafa Bruza Wacked

    17/03/2017 - 15h32

    Muito bom! Vou reproduzir este texto

Celia Gomes

17/03/2017 - 14h46

Zoológico humano.

Rodrigo Jardim Rombauer

17/03/2017 - 14h43

a rede globo é a maior inimiga internacional do brasil. e esses atores? despolitizados, ignorantes ou cínicos e golpistas?

Marina

17/03/2017 - 11h43

Esse Walter Gadelha é um adestrado que não tem ideia do que fala. Desde quando a Previdência paga aposentadoria de R$20.000,00? Walter, se dê o trabalho de pesquisar para não sair difamando e passar por um fascista idiota. O teto dos benefícios do INSS é hoje R$ 5.579, nenhum segurado recebe mais que isso. Sua mentira não cola.

Gui Medeiros

17/03/2017 - 14h42

Marcelo Semer
Brenno Tardelli
Tereza Lara Campos
Willian Carneiro Bianeck
Othoniel Pinheiro Neto

    Tereza Lara Campos

    17/03/2017 - 14h43

    Eu vi. Absurdo

    Rodrigo Jardim Rombauer

    17/03/2017 - 14h43

    a rede globo é a maior inimiga internacional do brasil. e esses atores? despolitizados, ignorantes ou cínicos e golpistas?

WG

17/03/2017 - 11h38

Em poucas palavras, muitas verdades. Tomo a liberdade de acrescentar que as personagens globais imaginaram estar em um Big Brother.

Luiz

17/03/2017 - 11h36

O BRASIL PRECISA DE UMA GRANDE FAXINA COM MUITO SANGUE PARA LAVAR TUDO ISSO QUE ESTÁ AI. NENHUMA NAÇÃO GRANDIOSA SE FORJOU COM ARRANJOS E ACORDOS. O BRASIL MOSTROU SUA FACE, ENTÃO, VAMOS LIMPAR TUDO QUE ESTÁ AI E CONSTRUIR UMA NAÇÃO. CASO CONTRÁRIO, SEREMOS GOVERNADOS PELA ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA COMANDADA PELA rede globo PARA O RESTO DE NOSSAS VIDAS.

Julio Cesar

17/03/2017 - 14h33

É para o próximo “seriado da Globo”. “OS INTOCAVEIS CONTRA ELIOT NESS TABAJARA”!

Maria Cecilia Ferrarez Bouzada

17/03/2017 - 14h29

Inacreditável. Estão observando o que ? A desgraça alheia? Circo de horrores.

Maria Helena Pecego

17/03/2017 - 14h19

Ótima matéria

Wendson Alves

17/03/2017 - 14h17

Patrão manda, e a PF obedece

Joel Araujo

17/03/2017 - 14h08

Nojo!!!

Rodrigo Jardim Rombauer

17/03/2017 - 14h08

como é?

Joca Liberato

17/03/2017 - 11h02

Texto maravilhoso! Lendo “Eichman em Nuremberg” de Hannah Arendt para entender melhor a Pindorama destes dias sombrios. Este texto de Lenio Streck complementa e se encaixa como uma luva…

Ana Esmeralda Fonseca Costa

17/03/2017 - 13h57

Só podia ser globais que como ela se acham os poderosos.

Adriane Silveira

17/03/2017 - 13h49

Que absurdo!!!

Carlos Abrunhosa

17/03/2017 - 13h47

Excelente texto.

Marcos A. P. Pecci

17/03/2017 - 13h46

horror!!Sociedade doente!

Cristina Leoni

17/03/2017 - 13h42

Martinha Lima

17/03/2017 - 13h39

CHAMA O SAMU/ RISCO DE OVERDOSE

Helio Rocha Guimarães

17/03/2017 - 13h35

Grace

17/03/2017 - 10h24

Parabéns pela lucidez do texto. Espero que sirva de alerta, farol, qualquer coisa que valha um grão de consciência sobre o que está por vir de pior se continuarmos a alienar nossa existência.

Thiago Silva

17/03/2017 - 13h21

Absurdo

Daisy Nirvania

17/03/2017 - 13h18

Que absurdo!

Rosângela Maria Do Socorro Guimarães

17/03/2017 - 13h12

A globo bosta manda no Brasil

Veronica Costa

17/03/2017 - 13h12

Circo ou zoológico?

Eliete Rodrigues

17/03/2017 - 13h10

Excelente análise. A elite só se mantém porque o povo “sabe o seu lugar”.

Luciano Bortone

17/03/2017 - 10h10

Caro Lenio…, esperar o que de uma gentalha que compra esfihas no Habib’s pra levar pro motel, andam de carros financiados e acham que são “dazelite”…. Vão para as ruas com o MBL…, morrer sem se aposentar.., e o único discurso que possuem é A MENTIRA DO MBL SOBRE APOSENTADORIA da DONA MARISA. …. O resultado dessa “JOÇA” são as milhares de FLÁVIAS ALESSANDRAS e CAROLINAS FERRAZ.

Aparecida Avari

17/03/2017 - 13h07

A injustiça brasileira prima pelo desrespeito e humilhação. ACORDA BRASIL

Antonio Neto

17/03/2017 - 13h01

Antonio Neto

17/03/2017 - 13h01

É a arte em observação e a produtora popularizando na dramaturgia!

Isanildes lefundes

17/03/2017 - 10h00

Será que enxergarão um túnel depois de tanta luz

Ielda Anneliese

17/03/2017 - 12h57

PF, judiciário, MP, congresso, perderam a noção de decência e postura. Está faltando caráter. Estão completamente deslumbrados com o dinheiro que ganham e acham que podem fazer tudo !!!! Vergonhoso!!!!!

Lúcia Maria Felipe da Silva

17/03/2017 - 12h54

Quem deveria permitir são os proprios presos, mas o que esperar de uma polícia que mata e deixa presos se matarem fornecendo-lhes a arma, não é mesmo?

Wilde Gomes

17/03/2017 - 12h54

Terra onde a lei não é respeitada.

    Gui Medeiros

    17/03/2017 - 14h40

    então é terra sem lei

    Wilde Gomes

    17/03/2017 - 14h56

    Yes!

Susana Lauck

17/03/2017 - 12h53

É o circo do Brasil!

Anônimo

17/03/2017 - 09h49

Parabéns, Professor! Gosto demais dos seus textos. Espero que algum dia possam ser queridos de leitura por todos.

Gislaine Juliani Giovanetti

17/03/2017 - 12h47

Como nos tempos da ditadura?

João Bertoldo Oliveira

17/03/2017 - 12h45

Excelente texto do prof. Lênio Streck.

Domi Revers

17/03/2017 - 12h44

Regina Vasco

17/03/2017 - 12h40

Lixo de globo

Sheila Vidal

17/03/2017 - 12h40

Cada dia mais envergonhada desse pais.

Maria José Rocha

17/03/2017 - 12h40

Excelente matéria de Lenio Luiz Strek. Quantos abusos? Incontáveis. O pior é que continuamos com antigas interrogações acrescentadas das atuais. Qual o limite da fama ( não da justiça )? O “antigo” parâmetro ( constituição ) já não os limita. Cada “deus” – leia-se: Juízes – dá sua sentença.

Cindy Silva

17/03/2017 - 12h40

Perguntar não ofende: Sabedor disso, pode Marcelo Odebrecht mover um processo contra todos os envolvidos nesse absurdo?

Sol Corot

17/03/2017 - 12h39

Absurdo degradante!!!!Essas pessoas se dizem intelectuais. um bando de mediocres, que so enxergam o proprio umbigo, onde esta os direitos humanos ,pra processar quem permitiu e quem participou desse circo????

Marcos Marcos Marcos

17/03/2017 - 12h38

Quem manda no Brasil, foi verificar se o Moro e a PF, estão fazendo a encomenda da Globo.

Sandra Pacheco Costa

17/03/2017 - 12h38

texto obrigatorio…

Didila Paiva

17/03/2017 - 12h37

Oh my God, em que ponto chegamos! Que sordidez!

Norma L Mmdiniz

17/03/2017 - 12h35

Nojo,

Francinaldo Coelho

17/03/2017 - 12h35

Golpistas unidos com a Globo golpe…

Abdias Carneiro

17/03/2017 - 12h34

Casa grande e senzala

Elaine Lu

17/03/2017 - 12h25

Absurdo essa perua oxigenada tenha esse tipo de acesso! Agora a globosta pode tudo? Como eles podem falar de justiça se não a praticam?

carlos queiroz

17/03/2017 - 09h23

ué uma pessoa do cinema criticando um filme com potencial ao oscar ??? vish..
miguel voce e sua muler tem umas 10 empresas de cinama e “cultura” ne ??

mais isso é besteira…

o legal e falar que lula e pt nao quererm mecher na reforma da previdencia por que lula e mariza recebem 20 mil cada..
2 analfabetos recebendo 20 mil cada um de aposentadoria !!

explicado o por que da bagunça .. rsss

    Walter gadelha

    17/03/2017 - 10h20

    Somente sendo muito anta e manipulado para fazer um comentário desse. Donde tiraste a informação de que Lula e Mariza recebem cada um 20 mil da previdência. Deixa de ser burro. Ah! Foi dá pig e dá página do MBL. Todo coxa é um otário. Ha ha ha

      Guilherme

      17/03/2017 - 11h02

      Os erros de português dele já dizem muito.

Jesus Calixto

17/03/2017 - 12h22

Anderson Dias

Manuel Pio

17/03/2017 - 12h21

E realmente a ditadura voltou com tudo

Su Suzana

17/03/2017 - 12h18

ridiculos

Virginia Mesquita

17/03/2017 - 12h17

É um circo midiático. Absurdo dos absurdos.

Eleonora Mascolo

17/03/2017 - 12h16

Eleonora Mascolo

17/03/2017 - 12h15

Socorroooooooo!

Felipe Henrique

17/03/2017 - 12h13

O Cunha tá lá?

Bel Paiva

17/03/2017 - 12h09

Brasil lomba abaixo…

Jorima Valoz

17/03/2017 - 12h08

Texto perfeito! Pessoas medíocres, que se acham no direito de transgredir o direito do outro, assim é Pindorama!

Graça Melo

17/03/2017 - 12h04

Isto é crime, a imagem do preso deve ser preservada. Alô Ministro da Justiça. Alô MPF/PGR. Alô Judiciário, acordem, a Constituição Federal está em vigor no Brasil!

    Gui Medeiros

    17/03/2017 - 14h39

    está mesmo???

    Sergio Andrade

    18/03/2017 - 01h56

    Será?

Camila Cury

17/03/2017 - 11h57

Como é q é??? Só pode ser brincadeira…

Chamonix Nic

17/03/2017 - 11h57

Se estão lá foi por opção, todos temos oportunidades e escolhas de progredir sem transgredir!

Ana Oliveira de Lima

17/03/2017 - 11h55

É um zoológico humano?

Aury CostaMaia

17/03/2017 - 11h54

É uma prisão ou um zoológico?

    Katia Malamace

    17/03/2017 - 12h01

    Boa pergunta!!

Roseli Verlindo

17/03/2017 - 11h51

Até o Cunha?

    Fernando Saraiva Ferreira Sobrinho

    17/03/2017 - 11h53

    Ele tá preso ?

    Roseli Verlindo

    17/03/2017 - 11h54

    Pois é. Ninguém viu, né? ?

    Fernando Saraiva Ferreira Sobrinho

    17/03/2017 - 15h44

    O Yusef foi assim , aí a condenação de 121 anos , passou a ser de 3 anos ( decretada pelo amigo Moro )

    Lara Sfair

    19/03/2017 - 15h34

    Cunha estava passeando solto la

Raymundo Itareru Santos

17/03/2017 - 11h50

mas a “grobo” bandida golpista sonegadora que manda nesse país de merda. no judiciário, futebol, política, PF MPF e nas cabeças a procura de um cérebro.

John Silva

17/03/2017 - 11h50

O índice de criminalidade dentro das instituições no Brasil está altíssimo, espero que esse pessoal de Curitiba um dia seja punido por seus crimes.

Machado Aparecida Dalva

17/03/2017 - 11h48

Qual o interesse em observar presos, não são policiais, psicólogos, médicos, porque então?Sadismo,crueldade, gozação? FDP.

    Alice De Paula

    17/03/2017 - 11h56

    Eita cafezinho que ama a Globo ??! De cada uma hora de pastagens 59 minutos é para promover a GLOBO.?

    Giovana De Figueiredo

    17/03/2017 - 16h16

    Qual o serviço tu pensa que presta Alice?

    Alice De Paula

    17/03/2017 - 16h51

    Qual o serviço que eu acho que presta?No momento só a operação Lava Jato e a atuação do DR SERGIO MORO!

    Adriana F Cardoso Mendes

    18/03/2017 - 06h13

    Exatamente ele está ATUANDO a favor do PSDB baita ator

Coffee Fan Club

17/03/2017 - 05h00

Nice. Thanks!!

Rosane Barnard Ferreira

17/03/2017 - 03h26

Nossa!! Fiz agora uma introspecção magnífica do Pindorama, através da leitura do texto!! Excelente!!

Roselaine Chiari Cesarino

17/03/2017 - 03h05

Nossa.

Francisco Xavier

17/03/2017 - 02h43

qualquer semelhança com o brasil de hoje NAO É MERA COINCIDENCIA, assistam por favor, é muito importante q todos saibam o q esta acontecendo https://www.youtube.com/watch?v=vO8vPa_H71g

    Coffee Fan Club

    17/03/2017 - 05h00

    Hell yeah!<3


Leia mais

Recentes

Recentes