Único laudo usado na “Carne Fraca” tinha 2 anos e pertencia à outra operação

É inacreditável. Para fazer todo o escarcéu, que resultou na destruição das exportações de carne do país que era, até ontem, o maior exportador de carne do mundo, a PF se baseou em apenas 1 laudo, feito dois anos atrás, de uma outra operação.

Um laudo feito em apenas 1 empresa, menor, dentre 21 empresas investigadas.

E outro aviso aos que criticam os críticos da Carne Fraca. Não são apenas 1 ou 2 grandes que vão quebrar, mas milhares de empresas do setor, com reflexo na renda e no emprego de milhões de brasileiros.

A única explicação para tal insanidade é o golpismo instalado na PF. Ela pretendia usar a operação como mais um escândalo para derrubar o governo Dilma, caso ele ainda existisse.

Então não havia necessidade de provas, e sim de mídia.

De fato, se Dilma fosse presidenta, a narrativa seria outra. A mídia iria usar o caso para culpá-la, e não se preocuparia com provas.

***

Do UOL

PF fez só 1 laudo na Carne Fraca e defende operação com base em escutas
Por Aiuri Rebello
Do UOL, em São Paulo22/03/201716h24
 
A Polícia Federal produziu apenas um laudo técnico em um dos 21 frigoríficos investigados para embasar a Operação Carne Fraca, e usou informações de outro laudo de 2015, que faz parte de um processo administrativo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

De acordo com o delegado Roberto Biasoli, responsável pelas investigações, “não foram realizados outros laudos pela Polícia Federal com relação às demais empresas envolvidas na investigação (…) pela dificuldade de se identificar quais produtos estavam envolvidos em fraude ou onde pudessem ser encontrados, sem que se quebrasse o sigilo necessário à investigação”. As informações foram fornecidas pelo delegado à Justiça Federal no Paraná na tarde desta quarta-feira (22).

De acordo com a PF, a investigação que culminou na operação Carne Fraca já acontecia havia dois anos. Na terça-feira (21), o juiz Marcos Josegrei, da 14ª Vara Federal de Curitiba, determinou que todas as perícias da investigação fossem apresentadas.

Ainda na terça-feira a Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF) divulgou nota afirmando que as conclusões da Operação Carne Fraca referentes aos danos à saúde pública não têm embasamento científico. Segundo a entidade, os peritos federais foram acionados pela Polícia Federal apenas uma vez durante as investigações e que o laudo resultante desse trabalho não comprovou tais danos.

Apesar das críticas sobre a falta de laudos técnicos, o delegado defendeu a operação com base em outras provas da investigação, como escutas, depoimentos e quebras de sigilo bancário.

(…)

Miguel do Rosário: Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.