Live com Miguel do Rosário (convidado especial: Luiz Moreira)

Fim do golpe ou novo pesadelo — O que devemos esperar?

Por Bajonas Teixeira

21 de maio de 2017 : 15h01

Por Bajonas Teixeira

É preciso entender os efeitos das denúncias da JBS. Sabemos que foi um golpe nos golpistas — Michel Temer e Aécio Neves foram encurralados. Será muito difícil escaparem do cerco.  Temer, com mais apoios entre o grande capital (Fiesp, CNI, bancos e latifúndio) está tentando romper o cerco. Mas, massacrado pela parte mais poderosa da mídia (a Globo), encurralado pela Justiça e fustigado pela OAB, com a base política derretendo, ele deve cair. Pode demorar um pouco, mas é inexorável. Junto com Temer, são os políticos, sempre tidos como os homens mais espertos do país, que levaram uma rasteira histórica. Quem os ludibriou?

Quem deu o golpe?

Joesley Batista, o dono da JBS, pode ter gravado conversas com Temer e com Aécio, mas quem deu legitimidade às gravações, as manteve em segredo, e revelou num momento em que Temer menos esperava? Foi o judiciário em parceria com o ministério público, sempre com o auxílio luxuoso da mídia. O que significa isso? Significa que um dos braços do golpe, o da justiça, atacou e neutralizou a força do outro, o da política. Os políticos, os homens sempre reputados os mais espertos do Brasil, as raposas, foram ludibriados. Nunca mais o poder dos políticos será o mesmo.

Isso significa também que a mídia se afastou dos políticos que ela mesma, através do primeiro golpe, o do impeachment de Dilma, pôs no poder. Ou melhor, uma parte da mídia, essa dirigida pela Globo. A Folha de São Paulo vai, claramente, se posicionando em favor de Temer.

Contra quem o golpe da JBS foi dado?

Ele foi dado contra aqueles que encabeçaram o golpe desde do seu início, Aécio, presidente nacional do PSDB, e Temer, presidente nacional do PMDB. O primeiro, insatisfeito com a derrota, articulou a cassação e o impeachment,  desde o início. O segundo, encabeçou a traição a Dilma e assinou todas as propostas políticas antidemocráticas para dar espaço à sua camarilha e pilhar o estado.  Um verdadeiro ataque de piratas recoberto pelas reformas. O problema é que, assim, o PSDB e o PMDB, se sentem golpeados, e tentarão resistir até onde puderem.

A harmonia do primeiro golpe, juntou no mesmo coro as vozes desses políticos, da mídia, do judiciário, do ministério público, da FIESP, da CNI, etc. Mas o projeto de pilhagem do estado, a completa desmoralização da política, os riscos estruturais, acirraram o embate entre o avanço da Lava Jato e a cúpula da política. O conflito ganhou a forma de manobras para aprovar leis limitadoras contra a Lava Jato, como revelou inicialmente as gravações de figuras da cúpula do poder feitas por Sérgio Machado.

A evolução dessas tentativas, colocou para o Judiciário e a PGR o dilema simples: derrubar essa camarilha política ou serem asfixiados por ela.

O que está acontecendo agora?

A FIESP, a federação das indústrias de SP, a FEBRABAN, que é a federação nacional dos bancos, junto com a CNA (Agricultura), e CNI (Indústria), formaram uma coligação e incentivaram Temer a resistir. A Folha de São Paulo, se alinha claramente com essas forças.

De outro, junto às corporações do estado (Judiciário e MPF), se postou a Rede Globo. A OAB, ontem,  decidiu protocolar um pedido de impeachment de Temer. Há motivos para crer que só uma grande mobilização das ruas, pode apressar a queda de Temer. Isso criaria uma estranha aliança, com a Globo, a CNBB, a OAB, os movimentos populares, posicionados do mesmo lado. É insólito, mas está acontecendo. Claro que, embora a Globo esteja posicionada nitidamente contra a permanência de Temer, não se sabe até que ponto manterá posição contra as maiores forças do capitalismo brasileiro. Ao invés de aguardar para ver, o mais aconselhável é ir para as ruas para decidir.

Sem resistência, não teremos o fim do golpe, mas um pesadelo ainda mais assustador.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

27 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Antonio Walter Pacheco Pacheco

22 de maio de 2017 às 16h37

O capital luta pelo poder é uma luta entre dois lados iguais a diferença é só o nome do ladrão ao lado do povo só o PT

Responder

Laercio Medeiros Epaminondas

22 de maio de 2017 às 04h50

REALMENTE , NA LINHA SUCESSÓRIA SE ENCONTRAM DOIS CORRUPTOS E COM RELAÇÃO A ESSES NÃO SE PODE ESPERAR NADA SÓ A CONTINUIDADE DESSA ILEGALIDADES QUE ESTÃO ACONTECENDO NO PAÍS.

Responder

Cleane Cavalcante Gomes

22 de maio de 2017 às 00h52

Priscila Moreira

Responder

Mônica Kölblinger

22 de maio de 2017 às 00h32

Michelle Domingues

Responder

Marcio Allen

21 de maio de 2017 às 20h50

Aconselho a não ir para a rua coisa nenhuma. Deixem esses setores se engalfinharem no golpe de Estado que eles criaram. Não podemos ir para as ruas de novo por iniciativa da Rede Globo e MPF, é o fim da picada. Ficarei em casa, e só saio em manifestação em defesa do Lula, Dilma e contra essas reformas draconianas.

Responder

luiz

21 de maio de 2017 às 20h48

Com o povo nas ruas, quem for eleito indireto não vai conseguir governar. O PSDB e o PMDB chamaram o povo pra rua e agora ele não quer mais sair.

Responder

Andely Bissoli Bissoli

21 de maio de 2017 às 23h28

Eu não, diretas já

Responder

Fátima Ribeiro

21 de maio de 2017 às 22h45

É a lei do retorno! esqueceram que Deus tá no comando de tudo?

Responder

Nina Salles

21 de maio de 2017 às 19h41

Não posso acreditar nisso…Se a Globo é a favor, somos contra…dizia Brizola…Acho que assim como um vulcão prestes a entrar em erupção, eles estão só limpando a garganta. Esta organização criminosa JAMAIS terá uma atitude decente…Vem golpe deles por aí e DOS GRANDES…Pode apostar…

Responder

    luiz

    21 de maio de 2017 às 20h44

    Mas que golpe?????????

    Responder

Marcelo De Oliveira Júlio

21 de maio de 2017 às 21h55

VAGABUNDOS QUERENDO NOS ESCRAVIZAR E NOS LANÇAR NA MISÉRIA E HUMILHAÇÃO!

Responder

Marcus Vinicius

21 de maio de 2017 às 20h11

Podem esperar que os crápulas estão armando novo golpe.

Responder

Mariano S Silva

21 de maio de 2017 às 16h58

Agora aparecem os “juristas de plantão” da mídia famigliar a defender a intocabilidade da Constituição Federal e querer justificar a eleição de um Luciano Hulk, indiretamente, por esse congresso cheio de patifes denunciados em mil e um escândalos. A moça (CF) deu para toda a tropa do exército invasor dos golpistas e agora querem defender a pureza e a vestalidade dela…

Responder

    luiz

    21 de maio de 2017 às 20h46

    So tem um problema pra quem for eleito indireto. O PSDB chamou o povo pra rua, e agora eles não querem mais sair. Sei que não e o mesmo grupo, mas e povo nas ruas.

    Responder

João Ostral

21 de maio de 2017 às 16h15

Parece que a globo é mais “sensível” ao clamor popular, ela está muito desacreditada por uma grande parcela da massa que manipulava e ora lhe escapa. Existe um movimento popular pelo #foratemer muito intenso no meio popular. Ela aproveita este vácuo e tenta recobrar certa simpatia da massa que lhe foge hoje. Mas sem jamais arrefecer da ideia de continuidade do golpe (na verdade revitalizando o que já se encontrava cambaleante), do seu apoio as medidas antipovo, na certeza da possibilidade de manipulação da informação. Vai continuar massacrando o movimento das Diretas já, pregando sua inconstitucionalidade, falta de tempo, pareceres de juristas, economistas, enfim especialistas pegos e pagos para dizerem que a democracia não vale a pena.

Responder

Manoel Rodrigues

21 de maio de 2017 às 18h37

Tem que tirar ele e seus comparsas que. São verdadeiros parasitas sanguessugas. Que destrói esse país com toda essa roubalheira sem fim

Responder

Clá

21 de maio de 2017 às 15h36

testando java script

Responder

Manoel Rodrigues

21 de maio de 2017 às 18h34

Tem que tirar esse lixo do poder

Responder

Roselaine Chiari Cesarino

21 de maio de 2017 às 18h33

O que devemos esperar? A luta de classes é óbvio. Essa um pouco diferente primeiro temos q lutar contra o crime organizado

Responder

Ricardo Araujo

21 de maio de 2017 às 18h21

E viva o Estado mínimo.

Globogolpista.

STF ACOVARDADO E CONIVENTE E COMPROMETIDO

Responder

Rooster Silver

21 de maio de 2017 às 18h16

Continuação do golpe!
Estão espremendo o postiço.

Responder

Henrique Nogueira

21 de maio de 2017 às 18h13

Um novo, grande e já previsto golpe. Dias de escuridão nos esperam.

Responder

Marilene Flores

21 de maio de 2017 às 18h08

Responder

Marilda Nunes

21 de maio de 2017 às 18h07

Somente nós ocupando as ruas podemos evitar o pesadelo…#ForaTemer…Diretas já! !!

Responder

Deixe uma resposta