Menu

Fim do golpe ou novo pesadelo — O que devemos esperar?

Por Bajonas Teixeira É preciso entender os efeitos das denúncias da JBS. Sabemos que foi um golpe nos golpistas — Michel Temer e Aécio Neves foram encurralados. Será muito difícil escaparem do cerco.  Temer, com mais apoios entre o grande capital (Fiesp, CNI, bancos e latifúndio) está tentando romper o cerco. Mas, massacrado pela parte […]

27 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Por Bajonas Teixeira

É preciso entender os efeitos das denúncias da JBS. Sabemos que foi um golpe nos golpistas — Michel Temer e Aécio Neves foram encurralados. Será muito difícil escaparem do cerco.  Temer, com mais apoios entre o grande capital (Fiesp, CNI, bancos e latifúndio) está tentando romper o cerco. Mas, massacrado pela parte mais poderosa da mídia (a Globo), encurralado pela Justiça e fustigado pela OAB, com a base política derretendo, ele deve cair. Pode demorar um pouco, mas é inexorável. Junto com Temer, são os políticos, sempre tidos como os homens mais espertos do país, que levaram uma rasteira histórica. Quem os ludibriou?

Quem deu o golpe?

Joesley Batista, o dono da JBS, pode ter gravado conversas com Temer e com Aécio, mas quem deu legitimidade às gravações, as manteve em segredo, e revelou num momento em que Temer menos esperava? Foi o judiciário em parceria com o ministério público, sempre com o auxílio luxuoso da mídia. O que significa isso? Significa que um dos braços do golpe, o da justiça, atacou e neutralizou a força do outro, o da política. Os políticos, os homens sempre reputados os mais espertos do Brasil, as raposas, foram ludibriados. Nunca mais o poder dos políticos será o mesmo.

Isso significa também que a mídia se afastou dos políticos que ela mesma, através do primeiro golpe, o do impeachment de Dilma, pôs no poder. Ou melhor, uma parte da mídia, essa dirigida pela Globo. A Folha de São Paulo vai, claramente, se posicionando em favor de Temer.

Contra quem o golpe da JBS foi dado?

Ele foi dado contra aqueles que encabeçaram o golpe desde do seu início, Aécio, presidente nacional do PSDB, e Temer, presidente nacional do PMDB. O primeiro, insatisfeito com a derrota, articulou a cassação e o impeachment,  desde o início. O segundo, encabeçou a traição a Dilma e assinou todas as propostas políticas antidemocráticas para dar espaço à sua camarilha e pilhar o estado.  Um verdadeiro ataque de piratas recoberto pelas reformas. O problema é que, assim, o PSDB e o PMDB, se sentem golpeados, e tentarão resistir até onde puderem.

A harmonia do primeiro golpe, juntou no mesmo coro as vozes desses políticos, da mídia, do judiciário, do ministério público, da FIESP, da CNI, etc. Mas o projeto de pilhagem do estado, a completa desmoralização da política, os riscos estruturais, acirraram o embate entre o avanço da Lava Jato e a cúpula da política. O conflito ganhou a forma de manobras para aprovar leis limitadoras contra a Lava Jato, como revelou inicialmente as gravações de figuras da cúpula do poder feitas por Sérgio Machado.

A evolução dessas tentativas, colocou para o Judiciário e a PGR o dilema simples: derrubar essa camarilha política ou serem asfixiados por ela.

O que está acontecendo agora?

A FIESP, a federação das indústrias de SP, a FEBRABAN, que é a federação nacional dos bancos, junto com a CNA (Agricultura), e CNI (Indústria), formaram uma coligação e incentivaram Temer a resistir. A Folha de São Paulo, se alinha claramente com essas forças.

De outro, junto às corporações do estado (Judiciário e MPF), se postou a Rede Globo. A OAB, ontem,  decidiu protocolar um pedido de impeachment de Temer. Há motivos para crer que só uma grande mobilização das ruas, pode apressar a queda de Temer. Isso criaria uma estranha aliança, com a Globo, a CNBB, a OAB, os movimentos populares, posicionados do mesmo lado. É insólito, mas está acontecendo. Claro que, embora a Globo esteja posicionada nitidamente contra a permanência de Temer, não se sabe até que ponto manterá posição contra as maiores forças do capitalismo brasileiro. Ao invés de aguardar para ver, o mais aconselhável é ir para as ruas para decidir.

Sem resistência, não teremos o fim do golpe, mas um pesadelo ainda mais assustador.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Antonio Walter Pacheco Pacheco

22/05/2017 - 16h37

O capital luta pelo poder é uma luta entre dois lados iguais a diferença é só o nome do ladrão ao lado do povo só o PT

Laercio Medeiros Epaminondas

22/05/2017 - 04h50

REALMENTE , NA LINHA SUCESSÓRIA SE ENCONTRAM DOIS CORRUPTOS E COM RELAÇÃO A ESSES NÃO SE PODE ESPERAR NADA SÓ A CONTINUIDADE DESSA ILEGALIDADES QUE ESTÃO ACONTECENDO NO PAÍS.

Cleane Cavalcante Gomes

22/05/2017 - 00h52

Priscila Moreira

Mônica Kölblinger

22/05/2017 - 00h32

Michelle Domingues

Marcio Allen

21/05/2017 - 20h50

Aconselho a não ir para a rua coisa nenhuma. Deixem esses setores se engalfinharem no golpe de Estado que eles criaram. Não podemos ir para as ruas de novo por iniciativa da Rede Globo e MPF, é o fim da picada. Ficarei em casa, e só saio em manifestação em defesa do Lula, Dilma e contra essas reformas draconianas.

luiz

21/05/2017 - 20h48

Com o povo nas ruas, quem for eleito indireto não vai conseguir governar. O PSDB e o PMDB chamaram o povo pra rua e agora ele não quer mais sair.

Andely Bissoli Bissoli

21/05/2017 - 23h28

Eu não, diretas já

Fátima Ribeiro

21/05/2017 - 22h45

É a lei do retorno! esqueceram que Deus tá no comando de tudo?

Nina Salles

21/05/2017 - 19h41

Não posso acreditar nisso…Se a Globo é a favor, somos contra…dizia Brizola…Acho que assim como um vulcão prestes a entrar em erupção, eles estão só limpando a garganta. Esta organização criminosa JAMAIS terá uma atitude decente…Vem golpe deles por aí e DOS GRANDES…Pode apostar…

    luiz

    21/05/2017 - 20h44

    Mas que golpe?????????

Marcelo De Oliveira Júlio

21/05/2017 - 21h55

VAGABUNDOS QUERENDO NOS ESCRAVIZAR E NOS LANÇAR NA MISÉRIA E HUMILHAÇÃO!

Marcus Vinicius

21/05/2017 - 20h11

Podem esperar que os crápulas estão armando novo golpe.

Mariano S Silva

21/05/2017 - 16h58

Agora aparecem os “juristas de plantão” da mídia famigliar a defender a intocabilidade da Constituição Federal e querer justificar a eleição de um Luciano Hulk, indiretamente, por esse congresso cheio de patifes denunciados em mil e um escândalos. A moça (CF) deu para toda a tropa do exército invasor dos golpistas e agora querem defender a pureza e a vestalidade dela…

    luiz

    21/05/2017 - 20h46

    So tem um problema pra quem for eleito indireto. O PSDB chamou o povo pra rua, e agora eles não querem mais sair. Sei que não e o mesmo grupo, mas e povo nas ruas.

João Ostral

21/05/2017 - 16h15

Parece que a globo é mais “sensível” ao clamor popular, ela está muito desacreditada por uma grande parcela da massa que manipulava e ora lhe escapa. Existe um movimento popular pelo #foratemer muito intenso no meio popular. Ela aproveita este vácuo e tenta recobrar certa simpatia da massa que lhe foge hoje. Mas sem jamais arrefecer da ideia de continuidade do golpe (na verdade revitalizando o que já se encontrava cambaleante), do seu apoio as medidas antipovo, na certeza da possibilidade de manipulação da informação. Vai continuar massacrando o movimento das Diretas já, pregando sua inconstitucionalidade, falta de tempo, pareceres de juristas, economistas, enfim especialistas pegos e pagos para dizerem que a democracia não vale a pena.

Manoel Rodrigues

21/05/2017 - 18h37

Tem que tirar ele e seus comparsas que. São verdadeiros parasitas sanguessugas. Que destrói esse país com toda essa roubalheira sem fim

Clá

21/05/2017 - 15h36

testando java script

Manoel Rodrigues

21/05/2017 - 18h34

Tem que tirar esse lixo do poder

Roselaine Chiari Cesarino

21/05/2017 - 18h33

O que devemos esperar? A luta de classes é óbvio. Essa um pouco diferente primeiro temos q lutar contra o crime organizado

Ricardo Araujo

21/05/2017 - 18h21

E viva o Estado mínimo.

Globogolpista.

STF ACOVARDADO E CONIVENTE E COMPROMETIDO

Rooster Silver

21/05/2017 - 18h16

Continuação do golpe!
Estão espremendo o postiço.

Henrique Nogueira

21/05/2017 - 18h13

Um novo, grande e já previsto golpe. Dias de escuridão nos esperam.

Marilene Flores

21/05/2017 - 18h08

Marilda Nunes

21/05/2017 - 18h07

Somente nós ocupando as ruas podemos evitar o pesadelo…#ForaTemer…Diretas já! !!


Leia mais

Recentes

Recentes