Bahia: Refinaria privatizada provoca desabastecimento de Gás de Cozinha

Ao El País, Boff diz que ascensão social nos anos Lula e Dilma ‘está na base do ódio de classe que vem do andar de cima’

Por Luis Edmundo

28 de maio de 2017 : 11h41

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Leonardo Boff, em entrevista ao El Pais.

“Os dois governos do PT foram os únicos na história do Brasil que deram centralidade aos pobres, fazendo políticas sociais que ao todo incluíram na cidadania cerca de 36 milhões de pessoas. E principalmente lhe deram dignidade, valor humano que funda a autoestima e o sentido da vida. A política de cotas e o Prouni permitiu que os pobres tivessem acesso à universidade que antes lhes era negado. Hoje há favelados negros que são médicos, engenheiros e até diplomatas. Isso era impensável antes. Tal avanço daqueles do andar de baixo, assustou a oligarquia e também a classe média que viu seus lugares de privilégio serem ocupados por esses novos cidadãos. Essa ascensão está na base do ódio de classe que vem do andar de cima, não dos pobres beneficiados. Esse legado não pode ser perdido, pois significou uma diminuição da desigualdade, uma humanização nas relações sociais e um limite à voracidade selvagem de nosso tipo de capitalismo que nunca foi civilizado e mantém níveis de acumulação dos mais altos do mundo, sem qualquer sentido de solidariedade para com seus semelhantes”.

Luis Edmundo

Luis Edmundo Araujo é jornalista e mora no Rio de Janeiro desde que nasceu, em 1972. Foi repórter do jornal O Fluminense, do Jornal do Brasil e das finadas revistas Incrível e Istoé Gente. No Jornal do Commercio, foi editor por 11 anos, até o fim do jornal, em maio de 2016.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

117 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Thais Sartor Sartor

29 de maio de 2017 às 20h56

Estas bolsas todas,deveria ter um tempo.neste tempo,teriam que fazer um curso profissionalizante,e depois o governo,recolocasse no mercado de trabalho.

Responder

Paulo Romero de Souza Aragão

29 de maio de 2017 às 16h05

Meus parabéns pelo comentário e a verdade relatada em sua grande matéria. É uma pena que tanto?s outros brasileiros ainda pensem de forma diferente. É assunto que não se discute . Joguem pedras na cruz e cuspam no prato que comeram. Sendo eu um pobre hoje posso expressar minha gratidão à estes governos que trouxeram a abertura do cinismo dos grandes ricos que não admitem nunca mais voltar ao poder.

Responder

Stela Pinheiro

29 de maio de 2017 às 18h16

Nuncaaaaaa maaaaaaaaaiiiiiiisss

Responder

Stela Pinheiro

29 de maio de 2017 às 17h44

Verdade e o que mai ele fez mais o resto tu não conta otário

Responder

    Sebastião Laércio Machado

    29 de maio de 2017 às 18h52

    Tudo isso é absoluta verdade. Não se pode negar os fatos, todos bem a nossa frente. Não fossem os governos Lula e Dilma em que situação estaria o nosso país frente ao mundo?

    Responder

Wagner Simones

29 de maio de 2017 às 17h12

Não se pode negar que o governo Lula1 foi o melhor governo da história desse país. Infelizmente o PT traiu no governo, traiu os princípios, a moralidade, e nesse aspeto caiu na vala comum dos outros partidos. Querer me convencer que de nada sabiam sobre os escândalos envolvendo o dinheiro do povo, é querer me achar idiota. Reconheçam que erraram. O Brasil precisa de políticos HONESTOS.

Responder

Ali

29 de maio de 2017 às 14h09

Mudou de casaca seu Boff.

Não foi o que o sr.disse anteriormente já morou de opinião.

Vc sabe que o lula usou a igreja e agora a igreja não quer velo nem pintado de ouro.

Acho que o.senhor não está bem de.memoria.

Responder

Rogerio

29 de maio de 2017 às 11h40

Realmente o povo esquece as coisas rapido…na epoca do pt os pobres passaram a dividir as filas nos aeroportos..passou a ter dois automoveis..aqueles que nao tinham renda nenhuma passaram a receber uma bolsa dessas qualquer…era pouco…mas pra quem nao tinha nada….é claro que não foi de total perfeiçao….cometeu erros…mas o social estava começando a engatinhar e agora estão querendo aleija los de vez…q pena…mas pensando bem…os brasileiros merecem tudo isso que esta acontecendo…afinal fomos nós que colocamos esses ladrões para administrar nossas riquezas

Responder

João Horácio Lara (@JooHorcioLara2)

29 de maio de 2017 às 11h01

Programas sociais que se tivessem sido conduzidos com honestidade ainda funcionariam e não teríamos tantos diplomados desempregados aceitando fazer qquer serviço para sobreviver e pagar as prestações dos empréstimos que fizeram para estudar! Precisa dar condições dignas de trabalho para toda essa gente e não ficar enganando e fingindo fazer coisas ( como governar) para as quais não se está preparado.

Responder

Daide lucia e silva

29 de maio de 2017 às 10h44

Essa infelismente e a realidade de um pais que surgiu do imperalismo depois com senhores feudais e agora com os marajais oriundos deste ultimo onde o dinheiro e o poder esta acima de tudo. Fora Temer fora congresso e ministros corruptos.

Responder

Robercil R. Parreira

29 de maio de 2017 às 13h10

Mas, Não Era Só Tirar o PT?!
#DiretasJá!
Lula Presidente, Já!

Responder

    Stela Pinheiro

    29 de maio de 2017 às 18h05

    Olha não sei quem é o pior o lula ou vcs que o defendem tenho duvidas

    Responder

Vanderley Menezes

29 de maio de 2017 às 12h51

Eu Bofsta o Brasil não é só olhar uma planilha cheia de números e dizer se isso tá serto ou errado e preciso viver aqui pois as planilhas comunistas não falam a verdade. O que as planilhas falam e exatamente o contrário do a população vive

Responder

Luiz Carlos Mazini

29 de maio de 2017 às 09h47

Não posso acreditar q esse senhor ainda pense e expresse essas baboseiras.

Responder

Antonio moraes nunes

29 de maio de 2017 às 09h19

Dia 14 de junho voce bofe vai ver o que vai acontecer com o barbudo …cilindro cem o diploma universitario cadeia junto com o povao . o maior ladrao da historia do mundo

Responder

João Paulo Lira

29 de maio de 2017 às 12h19

Glaucia Alencar

Responder

Arildo Melquíades da Silva

29 de maio de 2017 às 08h21

Estranhamente os papagaios marionetes globalizados vivem gritando Lula ladrão, Petralhas, etc… Não se dão conta de que não existe uma única prova contra Lula, mesmo porque, se existisse, aquele lacaio do PSDB, juiz de Curitiba, já teria mandado prende-lo há muito tempo. Acordem marionetes!!! O Brasil nunca esteve melhor, com maior distribuição de renda e crescimento econômico, do que nos governos Lula.

Responder

    Márcio

    29 de maio de 2017 às 10h20

    Vc deve ser um militante pago pra falar asneiras
    Esse luladrao vai pra cadeia ou pra pqp mais pra presidência nunca mais

    Responder

    Reinaldo

    29 de maio de 2017 às 13h05

    Rapaz, em que mundo você vive, a população não precisa de esmolas e sim de trabalho,educação e saúde e ser patriota esse comunista chamado Lula,usou a população p se perpetuar no poder. Coisa usada muito pelos comunistas p calar o povo

    Responder

Arildo Melquíades da Silva

29 de maio de 2017 às 07h54

Vejo hoje em dia, pessoas com trinta e poucos anos, destilando ódio ao PT, os marionetes globalizados. Não conheceram o Brasil antes do PT assumir o poder. Se o conhecessem, saberiam por analogia, distinguir um governo plutocrata, de um governo mais igualitário com as classes sociais e, com um olhar especial para os menos favorecidos…

Responder

    Carlos Salino

    29 de maio de 2017 às 09h46

    Vc só pode estar de brincadeira.

    Responder

Ademir

29 de maio de 2017 às 06h54

Nada justifica a corrupção. No governo Lula principalmente, realizou-se? feitos inéditos até então, porém, hoje vemos que ele (Lula), se deixou levar pela ganância e desejo de eterno poder. Espero que ele tenha aprendido a lição e não se envolva com os poderosos que sugam nosso país desde Cabral.

Responder

Laerte Moreira

29 de maio de 2017 às 04h20

Acho que só uma greve geral por varios dias,pode apressar a saida desse bandido.

Responder

Bonfim Tobias

29 de maio de 2017 às 02h36

O complô mídia/oposição/congresso/parte importante da justiça, conseguiu “lavar” o cérebro de brasileiros, alguns até inteligentes, criando essa inconsciência coletiva que culminou nesse ódio sem fundamento e sem explicação. Isso levou a esse desgoverno,sob o qual vivemos, cujos atos e consequências arrastam o Brasil para antes da era Vargas.

Responder

Andre

29 de maio de 2017 às 01h57

Rico e pobre. Nós e eles. Os que mamam nas tetas do governo e os que produzem. Advinhe de que lado o Bofe está? Os que produzem pagam IPI, ICMS, PIS, COFINS, ISS, IR e dão emprego. Os verdadeiros Ricos compram leis para se beneficiarem. O resto é povo, os que pensam são coxinhas mais a manada doutrinada que não pensa, tudo pobre. Doutrinadores usam palavras fortes como ódio. Pessoas más tem ódio. Então quem é mal?

Responder

Laercio Ferreira

29 de maio de 2017 às 04h24

O ÓDIO DAS CONSIDERADAS CLASSES ALTAS DA NEO COLÔNIA SÃO QUE OS CONSIDERADOS AS CLASSES EXCLUÍDAS COMEÇARAM A USAR O MESMO BANHEIROS ,OS MESMOS MEIOS DE TRANSPORTES ,AVIÕES DA DESSAS PODRES ELITES , ANTI NACIONAIS , COMEÇARAM A TER UMA EDUCAÇÃO E CULTURA , SABER UM POUCO DE POLÍTICAS ISSO DOEU NO SACO DOS MANDA CHUVAS??OS 1% DOS ENDINHEIRADOS DA NEO COL^NIA??

Responder

Carpjane Nunes

29 de maio de 2017 às 00h25

Não passa de um ex-padre comunista. Vagabundo igual aos que ele apoia.

Responder

Adilson Gomes

29 de maio de 2017 às 03h15

Uma roubalheira desgraçada e o cara me vem com essa

Responder

Andre

28 de maio de 2017 às 23h50

Sim o PT deu centralidade a corrupção, as escolas superiores foram niveladas por baixo, deixaram o país mais pobre e incapaz, os da classes de cima, os chamados “ricos”, se preocupam com as consequências destes atos irresponsáveis e de incompetência na gestão do dinheiro público, não tem ódio, todos nós somos povo, humanos, cidadãos procurando melhorar de vida honestamente.

Responder

Marcia Randoll

29 de maio de 2017 às 02h27

Concordo!

Responder

Sérgio Rodrigues

28 de maio de 2017 às 23h18

Aborgagem equivocada. Usar as nossas armas só nos enfraquece. Temos que usar as armas do inimigo, que é a melhor maneira de nunca sermos derrotados!….

Responder

Maria Elsabete Lopes Pereira

28 de maio de 2017 às 22h21

Verdade, embora muitos direitista preconceituosos não admitem os números não mente.contrário dos partidos de situação que também são corruptos , ficam com todo dinheiro e nada devolvem ao povo. Pelo menos com o PT o mais pobre teve uma significativa melhora de condições socias

Responder

Joaquim Lopes

29 de maio de 2017 às 00h54

Ascensão social, tudo bem… todavia: ter ódio da classe que está abaixo?
Leonardo Boff, está equivocado.
Considerando que sou classe média. Meu ódio vai para a quantidade de impostos que pago.
Desejo que todos tenham progresso e que o país elimine a pobreza.
No máximo o andar de cima pode torcer o nariz, pela ascensão de um sem classe, contundo não ódio.
É uma benção onde maioria tem qualidade de vida.

Responder

Sandro Marcos Borba

29 de maio de 2017 às 00h16

Verdade

Responder

Bruno Olivença

28 de maio de 2017 às 21h13

Esse Bofe é outro VAGABUNDO…

Responder

PLEX

28 de maio de 2017 às 19h27

Lamentavel que contaminada p esse odio encontra se pessoas q tiveram ascencao social no GOVERNO PTista.q so conseguiram trocar de carro p conta das facilidades de creditos,viajar de aviao…por mais q n reconhecam pois costumam dizer”comprei c meu trabalho”como se a politica economica n exercece nenhuma influencia em nosso poder aquisitivo.

Responder

Joaquim de Paula Nogueira lima

28 de maio de 2017 às 19h06

Leonardo Boff e um cara que nunca trabalhou na vida é igual o seu parceiro lula porque ele nunca foi pregar em Cuba ou Coréia do Norte.sempre foi um aproveitador.comunista não pode ser cristão
Tinha que ser expulso do Brasil Joaquim

Responder

Gilberto Ney Henriques

28 de maio de 2017 às 21h24

ESTE É UM GRANDE DE UM FILHO DE PUTA

Responder

Andréa Vilela

28 de maio de 2017 às 21h06

Seria lindo se todo avanço social não representasse um grão de areia comparado aos “benefícios” alcançados pelas grandes corporações no escandaloso esquema de corrupção ???

Responder

Ics Cosant

28 de maio de 2017 às 20h57

Esta é a raiz do problema e olhe que estamos em um país cristão!

Responder

Zilana Guilherme

28 de maio de 2017 às 20h19

E os sem terra estão até hoje sem terra, a pista treze anos

Responder

Vera Silva

28 de maio de 2017 às 19h39

É verdade. Antes deles, o governo tinha como meta esperar o bolo crescer para depois dividir. E o bolo nunca crescia. No governo Lula é Dilma conseguiu-se que as oportunidades de estudo, aquisições, viagens, intercâmbios fossem estendidas a outras classes da sociedade brasileira, além de atender os que não tinham renda mínima para sua sobrevivencia. E nisto consiste o cerne da questão, do imenso ódio que se vota aos dois. Afinal, como alguém já disse: “ir para Paris e encontrar o porteiro do prédio…..”

Responder

Roberto Alves de Oliveira

28 de maio de 2017 às 19h25

Faltou falar da corrupção bilionária que se instalou também nesse governo alinhando-se aos interesses neoliberais de empresários e da mídia corrupta.

Responder

Antonio Cerqueira

28 de maio de 2017 às 19h07

VERDADES QUE DOEM, E QUE OS POLÍTICOS GOLPISTAS, E OS RIQUINHOS PRECONCEITUOSOS DETESTAM OUVIR.

Responder

Antonio Cerqueira

28 de maio de 2017 às 19h07

Responder

Mauricio Martins Coelho Martins Coelho

28 de maio de 2017 às 18h44

#BORAGUERREIRO

Responder

    Stela Pinheiro

    29 de maio de 2017 às 18h15

    E guerreiro combina é o termo de chefe de quadrilha parabéns ele merece ate que para alguma coisa o cerebro de vcs funciona ja tinha perdido a esperança

    Responder

Ivan Lucio

28 de maio de 2017 às 18h40

Mim engana que eu gosto bando de Ladrões safados o Brasil é hoje um buraco negro de tantas dividas que temos a pagar por esses Dois Ladrões mentirosos safados Milhionarios

Responder

    Geraldo Antonio da Silva

    28 de maio de 2017 às 18h45

    Milionário , vem é do milho?

    Responder

    Ivan Lucio

    28 de maio de 2017 às 19h36

    Milionário e Lula .
    Milhionarios e do milho que eu escrevi errado Professor .
    Não sabe nem corrigir já sei tu és defensor de Ladrões tá na Cara .

    Responder

    Geraldo Antonio da Silva

    28 de maio de 2017 às 19h44

    Idiota!!!!

    Responder

    Ivan Lucio

    28 de maio de 2017 às 19h50

    Idiota e você otario defensor de Ladrões seu Canalha babaca vá aprender a corrigir seu Presidente Lula Ladrão que nem le sabe seu OTARIO .
    Quem defende Ladrão Ladrão e seu Babaca .

    Responder

André

28 de maio de 2017 às 15h39

Nossa oligarquia patrimonialista se desenvolveu de um jeito desde o período colonial: o jeito ganancioso e concentrador de riquezas e privilégios! E no século XXI luta desesperadamente para continuar mantendo esse quadro. Some-se a isso, uma parcela expressiva da classe média que não se preocupa com a conquista de direitos e, sim, de privilégios! Resultado: o ódio inexplicável contra aqueles que somente agora começaram a ter uma parca ideia de cidadania.

Responder

Angela O'Mara

28 de maio de 2017 às 18h39

Responder

Angela O'Mara

28 de maio de 2017 às 18h38

Responder

Mario Washington Wallace Fajardo

28 de maio de 2017 às 18h37

Este é outro petralha mentiroso.

Responder

Valdemar Kaleski

28 de maio de 2017 às 18h12

Melhor seria se o povo tivesse sua opinião, mas infelizmente a opinião que prevalece é a da mídia corrupta. O melhor sempre é ver os dois lados da história pesquisar, ler notícias da época …

Responder

Felipe Gomes

28 de maio de 2017 às 15h10

Leonardo Boff perfeito seu comentário, a unica vez que o Brasil pensou um pouco em toda a sua população e não só em alguns.

Responder

Dorval Artuso

28 de maio de 2017 às 14h55

Tenho profunda admiração pelo Leonardo Boff! Primeiro lugar, humano, simples e profunda ecologia do ser! Quem cuida da terra colherás bons frutos! Não devemos se intimidar com palavras fúteis e calar-se diante de manipuladores.

Responder

Beba Monteiro

28 de maio de 2017 às 17h40

o pior momento conjuntural de crise econômica mundial vivido pela Dilma, ainda é melhor do que todo o período FHC, quando tínhamos um desemprego recorde de 12,5%, um salário de miséria, que correspondia a 70 dólares,que só dava para comprar uma cesta básica e meia, e um reajuste anual do mínimo, que não passava de oito reais (segundo o DIEESE). Ao passo que com Lula, o país atingiu a menor taxa de desemprego da história (5%), o salário mínimo teve uma recuperação do seu poder de compra em 76%, com um reajuste anual de 50 reais. Sem esquecer, que os governos Lula/Dilma, tiraram o país do mapa da fome (segundo a UNESCO-ONU), tiraram 36 milhões da linha da pobreza e botaram sete milhões de jovens de origem pobre na universidade, com o PROUNI e FIES. Por isso, Lula é sempre lembrado pelo povo pobre e bem cotado em pesquisa de opinião, pra desespero da direita reacionária e golpista do país, que não sabe mais o que fazer para desconstruir o Lula antes de 2018.

Responder

    Stela Pinheiro

    29 de maio de 2017 às 17h57

    Nada pode ser melhor
    Sempre vivemos num buraco negro não existe diferença ladrao é ladrão tudo igual o que aconteçe é que o povo esteve adormecido por muito tempo

    Responder

    Beba Monteiro

    29 de maio de 2017 às 18h03

    a anestesia da mídia golpista liderada pela Globo serviu ao impeachment e durou uma eleição, e depois passou seu efeito com o choque de realidade, que fez o povo acordar da letargia, e descobrir o país sendo comandado pela quadrilha da lavajato, entregando nossas riquezas nacionais aos gringos, vendendo patrimônio do povo e destruindo os direitos sociais (PL 241/55 e Reformas trabalhista e previdenciária). Portanto, agora o povo arrependido, deixou de lado as panelas, e ocupa as ruas de todo o país pelo Fora Temer,pelo direito de se aposentar e não morrer trabalhando como terceirizado, e pela retomada da democracia. Por isso,Fora Temer Já!! Diretas já!!

    Responder

Nando Gaia

28 de maio de 2017 às 17h24

O Lula e a Dilma ,roubaram tanto que quebraram o país e tem idiotas que os defendem. Cadeia neles!

Responder

Thais Sartor Sartor

28 de maio de 2017 às 17h23

O povo que gosta de vc,são os que dependem de bolsa escola,leite,etc,pois tem medo de perder esta boquinha,desse estudo,trabalho.viajo muito,e vejo as pessoas nas portas de casas conversando e esperando o dinheiro cair na conta.isto não terá fim,vai passando de pai para filho.uns encostados.eu sempre dei muito duro ,nunca dependo de governo para viver.

Responder

    Suzana Luchesi

    28 de maio de 2017 às 21h23

    Estudou em escola pública? Já teve que usar o Samu? Pedir ajuda à polícia? Tirar um documento? Então você DEPENDE E SEMPRE DEPENDEU do governo pra viver, minha senhora. Vai ser burra assim no inferno, incrível.

    Responder

    Rosa Santos

    28 de maio de 2017 às 23h33

    Vou dizer a verdade pra Senhora quem usufrui dessas vantagens do governo são pessoas safadas que tem condições financeiras . São os loirinhos, pele clarinha, descendentes europeus que consegue maires porcentagem em bolsa escolares são os filhos de advogado , empresários. Sabe porquê ?São cara de pau .alega que ser miserável, não ter moradia, ser descendente africanos até morar nos quilombos já provaram. Sou faxineira com maior orgulho e nunca dependo de bolsa família, tenho uma poupança pra faculdade de meu filho, entro em qualquer shopping, compro o calçado e roupa que eu quiser. Me alimento com qualidade, tenho casa própria ,carro .paguei tdo isso sem mentiras e sem sonegar imposto. Como eu já vi socialites ,mulheres de empresários fazer compras em comércios ocultos em prédios residenciais só pra sonegar impostos. Sou pobre sim é luto pelo meu direito eu cobro e valorizo o meu o trabalho, seja ele de faxina ou não. E não vou deixar ninguém falar pra mim que não posso possuir porque sou pobre. Fica a Senhora sabendo como melhor que muitas madames por aí , viajo pra onde eu quiser ,posso ter meu filho em uma faculdade ,posso comprar uma passagem de avião. Posso fazer é obter muitas coisas que eu quiser com meu trabalho e não é pessoas como a Senhora que vai me diminuir. E o mais interessante faço tdo isso com as minhas faxina com muito orgulho .

    Responder

    Thiago Castilho

    29 de maio de 2017 às 09h18

    Rosa Santos que argumento mais racista, depois vem chorar dizendo que branco que e racista, vc pode ate se uma pessoa onesta oque não e mais que sua obrigação, mais vc não sabe de nada minha amiga, vai da uma volta nas periferias, conversa com o pessoal que recebe bolsa disso ou daquilo outro, pergunta se elas querem trabalha, ai depois agentes conversas.

    Responder

    Rosa Santos

    30 de maio de 2017 às 17h55

    Mas é exatamente o que eu estou dizendo 50% dessas pessoas que beneficia desses recursos do governo tem condições financeiras e depois sai se fazendo de vítima e pedindo honestidade são todos corrupto e eu não sabia que descrever uma pessoa pela suas características físicas era racismo

    Responder

Luiz Ignacio

28 de maio de 2017 às 17h14

tOMOU CAFÉ COADO NA CALCINHA

Responder

Luiz Jose Fabiani

28 de maio de 2017 às 17h12

ES se. Indivíduo deveria se recolher para a sua insignificância.Ideólogo da maior debandada da Igre.,ja Católica, querendo recriar aqui o Paraíso Perdido…Completamente alienado….

Responder

Lucianna Freitas

28 de maio de 2017 às 17h06

Sim, os únicosssssssssssss!

Responder

Nelson

28 de maio de 2017 às 14h04

Piqueti e outros economistas alertam para o fato da desigualdade entre ricos e pobres estar aumentando no capitalismon neoliberal, veja a Europa após crise e os emergentes onde a gula dos grupos financeiros aumenta ; Parabéns ao Leonardo Boff

Responder

Rodrigo Farage Ferreira

28 de maio de 2017 às 16h54

Ascensão social !!! Ka ka ka! Estou esperando marcação de varios exames no Sus desde 2011.

Responder

Caio Cesar Ronconi

28 de maio de 2017 às 16h44

Na linha de raciocínio de nosso grande pensador, cabe ressaltar que percebo que diversas pessoas que ascenderam graças as politicas de distribuição de renda e serviços públicos se consideram ´´elite´´ e se opõem que demais pessoas conquistem sua posição. Cabe ressaltar que não adianta muito ser classe média em um país miserável e violento.

Responder

Apparecida Carneiro

28 de maio de 2017 às 16h28

Não é a toa que foi pela expulso pela igreja!!!

Responder

jeova NinA

28 de maio de 2017 às 13h18

O Leonardo Boff é um homem que sempre está presente a fazer bons comentários, fazendo sempre discussões apropriadas e oportunas. Na verdade, pode-se afirmar que o “rico” sempre teve ódio para com o pobre. Têm medo de perder as suas “vantagens”, pois, pensam que o lugar do pobre é nas favelas ou periferias. Ou seja, o pobre é escravo; não pode pertencer à classe dos “nobres”; deve sempre permanecer no seu devido lugar. O rico tem medo do pobre porque quando eles têm oportunidades, (os pobres) eles ultrapassam o rico em tudo, pois, para ‘eles” (ricos) isso é inadimssível. Portanto, é essa a questão.

Parabéns pelos seus textos, Leonardo Boff. Eles serão sempre bem-vindos…

Responder

    jeova NinA

    28 de maio de 2017 às 14h05

    otimo comentario

    Responder

    Bruno Olivença

    28 de maio de 2017 às 21h16

    Quanta ASNEIRA!!!! Pobre só sabe fazer batucada e FILHOS!

    Responder

Alemão Arel

28 de maio de 2017 às 16h09

Kkkkkkkkkkkkkjjkjjj

Responder

Mary Sandra Carlotto

28 de maio de 2017 às 16h06

Responder

    Lina Valeria

    28 de maio de 2017 às 20h28

    ,você encomoda os coxinhas.

    Responder

    Lina Valeria

    28 de maio de 2017 às 20h28

    Amo

    Responder

    Stela Pinheiro

    29 de maio de 2017 às 18h11

    Tem que saber que povo e esse
    D lina vc esta certa disso pq o que tenho visto é petista deseperado sem ter nada pra dizer acho que esta na hora de aceitar que doi menos isso de coxinha não muda nada vc e que precisam ser mais criativos
    Há vcs demoram pra pensar esqueci desse detalhe

    Responder

Deusinha Monteiro

28 de maio de 2017 às 15h47

Pristori Medina discupe eu rebater já que estamos democraticamente dando opinião.Como você pode falar isso se pra tráz nunca teve tanta abertura para investigação. Quando foi que você viu político e empresário e milionário ser preso nesse país? Todo esse direitos a investigação de corrupção e tudo mais essas ações foram expandidas e levadas a sério no governo Lula ou você já esqueceu do famoso mensalao.

Responder

    Stela Pinheiro

    29 de maio de 2017 às 17h52

    So que ele se achou intocavel e não passa de um ladrão senvergonha como se não bastasse o que fez quer voltar para terminar o serviço
    Olha não sei qual é o pior o ladrão ou os que o defendem

    Responder

Morgana Medeiros

28 de maio de 2017 às 15h35

Lula deu oportunidade a todos , todas as classes, mais justiça social………

Responder

    Stela Pinheiro

    29 de maio de 2017 às 18h02

    Lula deu oportunidade as classes que podiam elege – lo como presidente para assim pode enriquecer nas costas dos trouxas isso sim foi um golpe só que ninguem encherga acorda o que ele deu foi pago com nosso dinheiro mais quem fcou com merito foi ele jogada de profissional do crime

    Responder

Deusinha Monteiro

28 de maio de 2017 às 15h31

Até que enfim ouvi alguém de peso falando da importância dos dois governantes Lula e Dilma eu nos meus 60 anos nunca tinha presenciado. As classes pobres estudando em universidades e nem tanta comida e dinheiro e moradia para essas classes de pessoas esquecida pela uma elite que apareçe de quatro.em quatro e depois que ganha desapareçe e depois só após quatro anos.Quando foi nos governos anteriores que os pobres ralé como eles chamavam teve geladeira televisão sofá fogão carro moto e uma casa que eu me lembre nunca visualizei. Se isso não for pra melhor então para o mundo que eu quero.descer.

Responder

Grayce Jorge

28 de maio de 2017 às 15h16

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Responder

Lina Valeria

28 de maio de 2017 às 15h10

Verdade verdadeira, sou a prova disso, depois que comprei minha casa própria minha vida melhorou muito, não tenho cartão bolsa família, mais sou muito grata ao governo por abri crédito coisa que os brasileiro de classe média não tinha.hoje eu sou muito feliz.

Responder

Marcio Freitas Oliveira

28 de maio de 2017 às 15h09

Os outros também são ladrões. Mas igual a Lula e Dima tá pra existir são ladrões demais. Jogou o Brasil na MERDA

Responder

    Ionete Valadão

    28 de maio de 2017 às 15h40

    Interessante Márcio Freitas você acha Lula e Dilma ladrões, e só encontraram dinheiro nas contas dos que vocês acham que são honestos. É difícil de entender.

    Responder

    Elizete Coelho

    28 de maio de 2017 às 15h59

    Kkkkk kk_kkkkkkkkkkk

    Responder

    Elizete Coelho

    28 de maio de 2017 às 16h00

    Sabe aquele vídeo que circula no grupo de watsap tudo puta…..kkk…tudo ladrão….o significado de ladrão é um só, não existe menos ladrão….kkkk…que comece o chororô…

    Responder

    Alberto Jorge Lula da Silva

    28 de maio de 2017 às 16h17

    Kkkkk

    Responder

    Ricardo Almeida

    28 de maio de 2017 às 17h03

    Pobre midiotizado

    Responder

Marcio Freitas Oliveira

28 de maio de 2017 às 15h06

PT. Nunca mais

Responder

José Silvio Jr.

28 de maio de 2017 às 14h59

Bem analisado!

Responder

Rosa Santos

28 de maio de 2017 às 14h58

Isso é verdade. Conheço pessoas que morava num quitinete furelo .,quando Lula no poder trocou de casa 3 x comprou 5 carros, montou comércio ,trocava de emprego que pagava e hoje está desempregado ,comércio quase fechando, está só com 1 carro ainda fala que o PT derrubou o Brasil odeia o PT . Eu olho pra cara da pessoa e dou muita risada.

Responder

    Marcio Freitas Oliveira

    28 de maio de 2017 às 15h04

    Então ele tava roubando igual ao Lula

    Responder

    Rosa Santos

    28 de maio de 2017 às 15h07

    Será? É só pro seus cochinhas no governo .Esses são santos

    Responder

    Gerson Pompeu

    28 de maio de 2017 às 15h09

    O PIB triplicou em 12 anos.

    Responder

    José Silvio Jr.

    28 de maio de 2017 às 15h21

    É verdade!

    Responder

    Rosa Santos

    28 de maio de 2017 às 15h23

    O mais legal seu Marcio Freitas Oliveira todo mundo que hoje fala do Lula quando ele estava no governo não reclamava e nem pediram a saída dele E reelegeram ele é depois votou na Dilma. Agora eu faço uma pergunta se era tão ruim o governo do Lula .Porque ficaram calados.,porque não foram pra rua protestar, porque deixaram a Dilma eleger? Não precisa me responder porque eu respondo pro Senhor .É porque estava bom né estava cômodo pra tdo mundo . Agora eu vou ser irônica com o Senhor com o Lula roubando estava bom pra muita gente.Aí eu me pergunto porque está uma droga o país hoje com os coxinhas intelectual hoje roubando .Era pra está melhor né verdade eles não são os caras?

    Responder

    Stela Pinheiro

    29 de maio de 2017 às 17h47

    Vcs deviam rir é do dinheiro que ele tirou do bolso de vcs mais isso não tem graça é normal kkkkkkkkkk eu e que posso dar risadas e o motivo e vcs kkkkkkkkk

    Responder

    Rosa Santos

    29 de maio de 2017 às 18h39

    E qual não pegou o meu dinheiro? E ainda continua pegando e querendo por o nariz de palhaço na minha cara. Se eu tenho que dar o meu dinheiro pra burguês eu do pra quem eu quiser.

    Responder

    Zilda Vieira

    29 de maio de 2017 às 20h44

    Isso mesmo Rosa. Ele fez pro pobre o que muitos nao.fizeram. voto de novo. Lula ou quem for indicado.

    Responder

Pistori Medina

28 de maio de 2017 às 14h53

Mais também foi o que mais roubou no país!!!!

Responder

    Adriano França Fernandes

    28 de maio de 2017 às 14h59

    Não foi, senhora. Essa é justamente a narrativa fabricada pelo ódio de classe. Uma pequena pesquisa indica que períodos como FHC ou Sarney foram MUITO piores. Procure saber.

    Responder

    Cicerapereira Decarvalho

    28 de maio de 2017 às 15h02

    Senhora dá uma pesquisada

    Responder

    Maju Gomes

    28 de maio de 2017 às 15h02

    Isso pq a sua classe só enxerga o que quer….Sarney. . FHC …não né. ?…lembra que foi nesse governo bandido que foi assinado à lei da ficha limpa. ..o que deu uma grande abertura a PF e outros setores investigativos a avançarem sob os poderes. . Verdade que muitos do PT tbm estão atolados…não mais que o partido mais antigo e corrupto do Brasil PMDB /PSDB..acorda senhora e se informa???

    Responder

    Gerson Pompeu

    28 de maio de 2017 às 15h08

    Apesar de toda a perseguição, não encontram sequer uma única prova.

    Responder

    Lina Valeria

    28 de maio de 2017 às 15h12

    Roubou nada, esses coxinhas querem a riqueza só pra eles,e querem os pobres na sargetas.

    Responder

    Mary Sandra Carlotto

    28 de maio de 2017 às 16h06

    Adriano França Fernandes ???

    Responder

    Alberto Jorge Lula da Silva

    28 de maio de 2017 às 16h18

    Acabou o Rivotril na casa da coxinha golpista alienada midiota mblete revoltária kkkkk

    Responder

Rosiane Ruzza

28 de maio de 2017 às 14h47

Mto bom!!!

Responder

Valdete Santos Ribeiro

28 de maio de 2017 às 14h45

Que beleza!

Responder

Deixe um comentário