Menu

Um perfil definitivo (e sempre atual) de Sergio Moro

Foto: álbum de família A reportagem é de dezembro do ano passado, mas não perde a atualidade. Um perfil fundamental de um dos personagens centrais da crise que assola o país. É importante divulgá-la, ainda mais agora. Do Diário do Centro do Mundo Retrato do juiz Sergio Moro quando jovem Por Renan Antunes de Oliveira […]

254 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Foto: álbum de família

A reportagem é de dezembro do ano passado, mas não perde a atualidade. Um perfil fundamental de um dos personagens centrais da crise que assola o país. É importante divulgá-la, ainda mais agora.

Do Diário do Centro do Mundo

Retrato do juiz Sergio Moro quando jovem

Por Renan Antunes de Oliveira

Nascido em berço de ouro

Educado dos 6 aos 16 por freiras carmelitas espanholas

Andou de busão pela primeira vez aos 18

Até quase 30 não sabia o que era um pobre

Idolatrava o pai, um professor apoiador da ditadura e militante do PSDB

Para fazer um perfil do juiz Sérgio Moro destaquei dois repórteres durante 70 dias,  entre julho, agosto e outubro. Nós percorremos Maringá, Ponta Grossa e Curitiba entrevistando amigos e familiares: tudo olho no olho, nada de email ou papo por telefone.

A maioria das pessoas próximas dele estava preparada para manter silêncio até sobre informações banais como o resultado do teste do pezinho – a mãe não queria comentar nem se ele nasceu de parto natural ou cesárea.

O objetivo da reportagem era identificar as origens familiares, apurar quais experiências de vida moldaram o homem sob a toga – e se possível, qual a orientação política dele, já que suas sentenças, todas supostamente técnicas, abalaram a política nacional.

Diferentes repórteres falaram com a mãe, o irmão, um tio, o padrinho de batismo, ex-colegas e ex-professores das duas primeiras escolas (Santa Cruz e Gastão Vidigal), da turma de 1995 (a dele) da Faculdade de Direito da Universidade Estadual de Maringá (UEM), o único patrão de seu emprego anterior ao concurso para juiz (o advogado Irivaldo Joaquim de Souza) a turma do Country Club de cidade natal, juízes, advogados, promotores, assessores de imprensa do Judiciário, seus alunos na Universidade Federal do Paraná e uma trinca de amigos inseparáveis com quem ele confidencia tudo.

Moro raramente dá entrevistas. Ele dificulta qualquer investigação sobre sua vida privada, revelando uma obsessão pelo impossível: manter-se fora da mídia, num momento em que todos os holofotes estão voltados para seu gabinete.

Amigos e familiares admitiram estar orientados para manter silêncio. Aqueles que falam qualquer coisinha recebem broncas.

A um juiz federal ele pediu para retirar fotos do Instagram onde aparecia de camiseta vermelha e tomando cerveja. E conseguiu deletar a maioria das fotos antigas – a que ilustra esta reportagem é do álbum de uma colega de faculdade não alcançada pela vigilância dele.

Sérgio Moro não quis nos dar entrevista, apesar de insistentes pedidos. Ele disse a amigos que quer se manter acima de tudo o que considera mundano: não fala de suas camisas pretas, de seus hobbies, de seu marca predileta de charutos e nem dos vinhos preferidos – ele se isola em casa, no condomínio de um amigo juiz em Maringá ou num ambiente exclusivo de um shopping de Curitiba para curtir vinhos & charutos longe dos paparazzi.

Até onde foi possível apurar ele faz isto não porque tenha algum esqueleto no armário.

Parece que o faz para copiar o estilo do pai, Dalton.

Este foi descrito por amigos como tendo sido um homem discreto, modesto, eficiente, legalista, focado na família e no trabalho de professor – no cemitério local tudo o que está escrito sobre ele cabe em meia linha: “Dalton Áureo Moro 1934-2005”.

Um personagem verdadeiramente modesto que trombou de leve com o juiz Moro nesta jornada dele em busca de zerar tudo o que foi antes de assumir a 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba é o porteiro Edson Gerônimo de Souza – e o pequeno incidente dá a dimensão da obsessão de Moro com sua privacidade fora do gabinete.

Edson trabalha no edifício da mãe de Moro, dona Odete, em Maringá. Ele se diz fã do juiz, a quem via apenas pela câmera de vigilância do elevador.

Em junho, Edson criou coragem e pediu para dona Odete para tirar uma selfie com o filho famoso.

Numa das visitas dele, dona Odete ligou pelo interfone para Edson: “Se você quer uma foto com ele, venha imediatamente”.

Souza disse que “na hora, fiquei arrepiado”. Sem querer perder a oportunidade, subiu correndo, entregou seu smartphone para Odete, abraçou o juiz e sorriu para a foto.

“Só tive tempo de mostrar para minha mulher e minha cunhada”, disse o porteiro, dias depois. É que na semana seguinte ao episódio a síndica do edifício o chamou e ordenou que deletasse a foto – pressionado, ele apagou tudo da memória do telefone.

Dias depois, dois homens, supostamente agentes federais, o procuraram para saber se ele ainda tinha a foto. O porteiro estava assustado: “Me disseram que pode ser perigoso”.

Seguindo instruções do filho, Odete fala pouco – a um dos repórteres que a procuraram ela se justifica com o mesmo argumento do porteiro: “Sérgio corre perigo”.

Numa conversa, deixou escapar um importante traço da personalidade do filho – a profunda ligação que ele tinha com o pai, descendente de imigrantes italianos.

Para um trabalho completo, o ideal seria confrontar Sérgio Moro com o conteúdo apurado com tantas e tão diversas fontes, até porque muitas delas pediram anonimato.

Mesmo assim ele se recusou a falar. Os assessores dele na Justiça Federal fazem chacota dos interessados em entrevistá-lo. Nos primeiros pedidos eles já dizem que ninguém conseguirá, exibindo centenas de solicitações arquivadas. Submetidos a um ritual de emails e telefonemas, os jornalistas logo percebem que os assessores estão lá apenas para enrolar.

Moro diz que costuma falar nos autos, isto é, através das sentenças. Outra razão pela qual ele não fala pode ser explicada pela mãe. Dona Odete disse que “ele tem uns amigos jornalistas na Folha, na Veja e no Globo para quem dá entrevistas quando quer” – argumento que ela usou para desencorajar minha equipe de tentar falar com ele.

Uma repórter tentou se aproximar do juiz em dia 4 de agosto, assistindo uma aula dele na Universidade Federal do Paraná.

Naquele dia o professor Sérgio Moro entrou na faculdade sete minutos atrasado para a aula das 20h15, da quinta fase da cadeira de Direito Processual II.

Cumprimentou o segurança da empresa terceirizada Poliservice e subiu as escadas até a sala, chegando às 20h22. Cerca de 100 alunos o esperavam.

O professor Moro trajava terno preto, gravata vermelha e camisa branca, impecável. Postou-se em frente ao quadro negro, na diagonal da mesa, numa posição que parecia estudada – como se estivesse buscando seu melhor ângulo.

Sua propalada gentileza e educação no trato com as pessoas foram arranhadas: não deu nem oi e foi direto aos comunicados. Avisou que todos ali deveriam indicar as datas prováveis paras suas provas e trabalhos.

Em seguida, começou a falar, com o giz numa mão e a Constituição na outra. Falou o tempo todo, com breves pausas para risos – ele não faz piadas, mas usa um humor sutil, ferino, que arranca gargalhadas da turma.

Para dominar a audiência, às vezes ele erguia a voz – um recurso que aprendeu com seu pai professor – quando o fez, a voz dele soou mais fina do que o normal, exacerbando o sotaque caipira com seus RRs puxados.

Os gestos dele eram meio teatrais. Postava-se ereto, apoiando os braços nos quadris para inclinar o corpo para trás e jogar o peito para a frente, tipo um movimento de pilates.

Num momento muito Moro ele fecha os olhos e cambaleia, simulando esforço para lembrar a data exata da importação de um modelo inglês de júri. Aí abre os olhos e arrisca: “1831”? Errado: segundo o site Âmbito Jurídico, o Brasil adotou o sistema em 18 junho de 1822.

MÃE CAROLA

Por todos os relatos a personalidade de Sérgio Fernando Moro foi moldada pela carolice da mãe e pelo jeitão autoritário do pai, professores pioneiros em Maringá, cidade fundada em 1950 nos grotões do Paraná.

Ele nasceu em 1º de agosto de 1972, durante a ditadura militar (1964-1985). O país vivia o auge do chamado “milagre econômico”. No período, o pai dele ocupava um cargo público nomeado por políticos da Arena, partido de apoio ao regime militar.

A visão dele do mundo também foi muito influenciada por viver num ambiente irreal: nasceu em berço de ouro, passou a adolescência sem contestar a ditadura e cresceu numa cidade que era uma ilha de excelência se comparada ao resto do Brasil.

A Maringá da época do menino Sérgio foi planejada por arquitetos, financiada por ingleses e construída por um banco paulista, hoje absorvido pelo Bradesco. Foi a cidade mais limpa e mais segura do Brasil (com menos violência do que Amsterdã), e a mais arborizada do mundo.

Os primeiros mil dias do bebê foram saudáveis. Não se sabe o resultado do teste de Apgar dele por conta do manto de segredo que caiu sobre o homem depois da fama.

Sabe-se que ele cresceu sem nenhum achaque, desenvolvendo o físico invejável que exibe na televisão. No país do futebol, não era peladeiro: praticou ginástica olímpica e tornou-se um ciclista de pé cheio.

Uma vizinha de porta por décadas descreveu a família Moro como “estruturada e feliz”. Os meninos (ele e o irmão mais velho, César) tinham uma babá que tomava conta deles enquanto os pais lecionavam.

A vida dos Moro era classe A. Dalton frequentava o exclusivo Country Club, localizado numa área do tamanho de 60 campos de futebol e cujo título hoje custa cerca de R$ 30 mil.

Pai e filho iam sempre de carro de casa para a escola e dali para o clube, onde o professor jogava peladas com os amigos – ninguém lembra ter visto o menino em campo.

PRIMEIRO BUSÃO

Até entrar na universidade Sérgio nunca tinha usado transporte coletivo. Quando o fez pela primeira vez, para ir a uma festa na casa da amiga Rita Agioletto, contou para o pessoal que estava deslumbrado, feliz de andar sozinho num busão.

Seus amigos eram como ele e seus pais: 76% dos habitantes de Maringá são brancos, a maioria descendente de alemães e italianos.

Na Maringá antiga, ser professor dava status e dinheiro. A casa da família era ampla e confortável, na frente de um parque sem mendigos – mais tarde, aos 29 e já formado, o juiz Moro até teve dificuldades para descrever a pobreza que não conhecera. Então, escreveu um ensaio jurídico intitulado “Quem são os pobres”. Precisou de 255 linhas para definir aquilo que qualquer brasileiro sabe: pobre é quem não tem bens, nem emprego e ganha salário mínimo.

Dalton e Odete se mudaram para a cidade no final da década de 60, a convite de um cunhado dela, Neumar Godoy, fundador e reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM) – criada no primeiro ato do coronel Jarbas Passarinho como ministro da Educação do general Emílio Médici, em 6 de novembro de 1969.

Os dois começaram no Colégio Estadual Gastão Vidigal, ele lecionando geografia e ela português. O colégio se tornaria o embrião da UEM, da qual Dalton foi um dos fundadores.

CDF EM COLÉGIO DE FREIRAS

Mesmo sendo formada em Letras e lecionando em escola pública, Odete confiou a educação do filho às freiras carmelitas espanholas da escola particular católica Santa Cruz.

Nascida Starke, de origem alemã, ela é muito carola. Hoje aposentada, Odete é ministra da eucaristia da Igreja Matriz, ajudando nas missas e auxiliando inválidos em asilos.

O pai do juiz se dizia apolítico. Ele viveu os melhores anos de sua carreira durante a ditadura, período em que os amigos o descreveram como “conformado”, “protegido” e “satisfeito”. Foi vice-diretor e tesoureiro do Colégio Gastão Vidigal.

O professor Basílio Baccarin dirigiu o Gastão Vidigal nomeado pela ditadura, entre 1970 e 1973, tendo Dalton como vice. Os dois conviveram décadas e as famílias são muito unidas. Ele disse que “o professor Moro era rigoroso, muito justo, um modelo para a comunidade”.

Baccarin descreve seu vice como “muito ativo na associação dos professores, era um autêntico profissional do magistério, mas não participava de atos políticos”.

Dalton foi descrito por outros colegas como obcecado pelo trabalho e pela disciplina. Era duro e usava sua voz potente para submeter alunos bagunceiros: “Bastava elevar o tom”, lembra Baccarin, citando a característica da origem italiana do colega – Dalton era descendente de imigrantes, por sua vez afetados pelo fascismo, em alta na Itália dos anos 20 e 30.

O ex-aluno e depois colega de magistério Elpídio Serra era amigo íntimo de Dalton: “Foi um homem muito sério, cumpridor de seus deveres”, disse.

Serra conhece o hoje juiz como “Serginho”. E diz que seu Serginho “é o espelho do pai: Dalton não era direita nem esquerda, mas sério. Dizia que ‘se está escrito não vou afrontar’. Ele não gostava de inovar. Era metódico e legalista, seguia os regulamentos”.

Serra anotou uma obsessão do professor Dalton com prazos: “A gente ia para um congresso e ele levava provas para corrigir no ônibus. Ele dizia que não iria atrasar, corrigindo tudo antes do prazo, para botar o resultado na parede. Ninguém mais fazia isto, só o Moro era tão exigente consigo mesmo” – note-se que esta é uma das características conhecidas do juiz Sérgio.

O ex-aluno acha que “Dalton passou isto (este nível de exigências) pro Serginho. Passou conceitos de moral, de bons costumes. Serginho é Dalton Moro no passado. Uma réplica”.

Serra enfrentou problemas com a ditadura quando atuava como jornalista e opina sobre o ex-professor: “Dalton, pela maneira de ser, pelos atos, não era um contestador, apenas seguia as normas. Eu nunca vi, enquanto aluno e depois como colega, o Moro dizer qualquer coisa contra o regime militar”.

Na abertura política, Dalton participou da fundação do PSDB, ajudando a eleger ex-arenistas. Impossível saber se ele fez a cabeça do filho, então com 16 anos – só Sérgio Moro sabe quais foram os conselhos que recebeu do pai.

O professor Basílio Baccarin enveredou pela política e registrou a única participação conhecida de Dalton em um partido. Baccarin ligou-se a Mário Covas (1930-2001) e participou da fundação do PSDB em Maringá, elegendo-se vereador (1990): “Moro me apoiou, como amigo. Esteve sempre comigo durante minha campanha e só me dizia que eu deveria ser menos radical”. Baccarin ainda tentou ser deputado estadual, mas lhe faltaram 270 votos.

Baccarin é fã do filho de Dalton: “Fui eu quem fez a faixa “BRASIL ADMIRA SÉRGIO MORO”, levada na frente da catedral de Maringá e do apartamento de dona Odete, com 15 mil pessoas, naquela passeata televisionada no início do ano” – o Brasil inteiro a viu.

CAMINHO DA PERFEIÇÃO

Sérgio Fernando entrou aos 6 anos na Escola Santa Cruz “para receber educação católica”. Os princípios da escola se baseiam nos ensinamentos de duas freiras espanholas, ambas canonizadas, Santa Teresa de Ávila e Santa Joaquina de Vedruna. Em sua obra Teresa gostava muito de citar os mártires da Igreja. Seu objetivo era buscar “o caminho da perfeição”. Joaquina ainda hoje é reverenciada nas orações dos estudantes da Escola Santa Cruz – ela parece ter recebido um milagre, porque mesmo sem qualquer tratamento químico seu cadáver não apodreceu. Exposta numa urna em Barcelona, surpreende cientistas e deslumbra turistas.

Nos seus 10 anos de educação católica Sérgio sempre foi CDF. Seu boletim só tem O e B, de ótimo e bom. E nenhuma mancha. Colegas o descreveram como “inteligente” e “obediente”, sem notar nada mais expressivo. Apesar de ser uma coisa comum entre crianças e adolescentes, ele não teve nenhuma traquinagem conhecida.

No Santa Cruz, Sérgio fez três amizades duradouras, Lafayete Tourino (agora promotor), Luis Beltrame (professor universitário) e Eduardo Hiroyuki (bancário). Segundo várias fontes, até hoje eles se encontram quando podem e trocam confidências.

Os quatro têm um pacto de silêncio. Tudo o que um deles revelou é que se, note-se, apenas “se”, Moro torce por algum time seria pelo Grêmio Maringá, 86º no ranking da CBF. O amigo não dá certeza – o jornal Gazeta do Povo, de Curitiba, crava que ele é São Paulo.

Quando Sérgio fez 16 anos os quatro saíram juntos do Santa Cruz para o Gastão Vidigal, em tempo de fazer um terceirão do colégio que tinha excelentes índices de aprovação no vestibular da UEM – não foi possível apurar como se deu esta transferência da particular à escola pública.

Não há registro de que Dalton e Odete tenham lecionado para o próprio filho na instituição. Sérgio passou de primeira no vestiba. Já na UEM, participou como ouvinte de classes do pai.

A vida acadêmica de Sérgio é descrita por quem conviveu com ele só com muito esforço. Não era notado por professores – ao contrário da lenda de que teria sido aluno laureado (aquele que obtém notas acima de oito durante todo curso) na Faculdade de Direito.

A info oficial da UEM diz que não houve laureados na turma de 1995, aquela de SM.

Ele nem sequer era popular na turma: “Ele não era namorador”, atesta um colega. Teria tido apenas uma namorada, uma estudante de arquitetura – os dois romperam quando ele mudou-se para Curitiba, conheceu e em seguida casou com a advogada Rosângela.

O juiz federal Anderson Furlan é o quarto amigo mais importante, além do trio do Santa Cruz. Os dois se conheceram na UEM: “Quando eu fui bixo ia sofrer um trote violento, mas Sérgio me salvou e me adotou como sendo um irmão menor”, lembra.

Furlan viu o amigo passar no concurso público para juiz e ficou surpreso – à época ele Furlan trabalhava como estagiário na Caixa: “Eu queria ser magistrado e perguntei como ele fez para passar. Ele me disse ‘você tem que estudar’ “.

Estudando, Furlan passou para funcionário do Judiciário – quando então foi levado por Moro para assessorá-lo em seu gabinete, antes que o amigo se tornasse ele mesmo juiz.

O juiz Abílio Freitas, vizinho de condo de Furlan em Maringá, também é do círculo íntimo de amigos, formando o trio Moro-Furlan-Freitas.

Os três se encontram regularmente – Sérgio Moro continua mantendo uma rotina de viajar para visitar a mãe e o irmão na cidade natal, ocasião em que invariavelmente encontra Freitas.

Furlan se aventura a analisar a personalidade do amigo: “Ele é muito tímido”, para justificar a conhecida discrição. “O Sérgio não conversa olhando para você”, afirma o juiz.

O lado discreto e humilde do juiz Moro seria tanto que, conta Furlan, anos atrás, quando foi convidado para um aniversário do professor Dalton, foi surpreendido: “O Sérgio fazia aniversário no mesmo dia, mas não contou nada para nós”.

Furlan disse que “Sérgio ainda hoje age comigo como se fosse meu irmão mais velho. Me dá muita dura quando eu apareço na mídia (como presidente da seção local da Associação dos Juízes Federais – Ajufe), me diz coisas como ‘isso você não pode fazer’ “.

O amigo contou que “Sérgio me disse que a Ajufe deveria ter uma postura mais cívica do que coorporativa”. Dá um exemplo: “Uma vez eu fui premiar uma personalidade, fazer um agradecimento público porque ele tinha ajudado ao tribunal. Aí ele me disse ‘tem gente aí (na lista de premiados) que não pode ser homenageada’ e eu tive que cortar esta pessoa”. O nome do vetado por Moro não foi revelado.

Furlan deu uma entrevista para a FSP e “Sérgio me deu uma espinafrada, numa boa, me pediu para não falar mais”. Ele acredita que o amigo detesta o que seriam ‘reportagens laudatórias’. Moro disse pra Furlan que “…(Justiça) é um trabalho conjunto, delegado, promotor, o juiz só defere o que o Ministério Público pede…é apenas um elo.”

O juiz amigo diz que “90 por cento daquilo que o Ministério Público pede Moro acata”. Elogia Moro por “mandar prender gente poderosa”, vê “mérito do Supremo em manter as prisões”.

Furlan é o primeiro incentivador da campanha da Ajufe para obter uma cadeira no STF para Moro: “Pode dizer que eu disse: ele é uma pessoa que reúne todas as condições morais e intelectuais para estar no Supremo”.

Na faculdade, o amigo que hoje o quer no STF não percebeu em Moro nem a vontade de ser juiz: “Ele estudava mais do que todos nós. Acho que isto ele pegou da mãe. Dona Odete não deixava ele sair para brincar sem ler antes uma cota de livros, todos os dias. Mas eu não sabia que ele ia fazer o concurso para juiz, foi uma surpresa. Quando fez e passou, me chamou, mas só quando já era para ver o resultado”.

Furlan participa bastante do lado Caras da vida de Sérgio. Sabe que o amigo já foi a uma festa sertaneja na casa de shows Curaçao, mas o pinta quase como um asceta: “Nunca deu bola para a mulherada, nem fala piadas pornográficas, não usa palavrões”.

Contou que Sérgio “namorou uma menina por muito tempo (a estudante de arquitetura), mas eu nunca vi esta pessoa”.

Nas mesas com colegas juízes, notou que “ele raramente fala, prefere ouvir e fazer comentários pontuais”.

Ele acha o amigo zero vaidoso: “Sérgio compra uma camisa Calvin Klein e diz ‘o importante é a pessoa que está dentro, típico dele falar assim’ “. Notou que “ele trabalha sempre com os mesmos ternos e gravatas, deve ter só dois”.

Furlan disse que o amigo usa “as camisas pretas só em ocasiões importantes”, como aquela em que recebeu da Rede Globo o título de personalidade do ano de 2014.

Furlan frequenta a casa dos Moro em Curitiba. Os dois costumam fumar charutos no Shopping Bourbon, “quando bebemos algumas, ele é flex”, significando que o juiz prefere vinhos, mas que também bebe destilados “socialmente, moderadamente”.

Dos velhos tempos ele lembra que a turma zoava do jeito certinho de Sérgio Moro: “Quando a gente saia e tomava uns vinhos contando as histórias dele, ele ria, reagia com bom humor. Mas era um cara inflexível nos princípios dele”, contou, sem elaborar sobre os princípios.

Sérgio Moro desenvolveu um gosto especial por estudos religiosos, compartilhado apenas com alguns juízes mais chegados, em reuniões fechadas. Um colega que participou de um destes encontros disse que ele é capaz de discorrer por horas sobre as diferenças entre cristãos, judeus e muçulmanos. É um especialista em Maomé, mas continua católico como a mãe.

As conversas de política entre os dois, hoje, se acontecem, não foram reveladas por Furlan. Falando de si mesmo, Furlan se definiu como petista na juventude, do tipo que “segura o violino com a esquerda mas toca com a direita”. No momento (falando antes do tsunami das contas na Suíça), se disse admirador do presidente da Câmara Federal Eduardo Cunha (PMBD/RJ) “que está desengavetando tudo, botando as pessoas para trabalhar. Não entro no mérito, mas no jogo político ele tá ok”.

Última sobre Sérgio Moro: o juiz Furlan disse que “na Justiça, ele não gostava dessas milhares de ações de baixa relevância, prefere poucas causas, mas as boas causas” – fica agora a tarefa de descobrir como foram distribuídos para ele apenas casos top tipo Banestado, Mensalão e Petrolão.

Em tempo: nesta quinta (14) dona Odete atendeu o repórter por telefone.

Ela estava de muito bom humor, mas já começou com a frase “você sabe que não posso falar nada sobre meu filho”.

Papo vai, perguntei se ela não estaria disposta a falar ao menos dos “segredos” do nascimento dele, que não contara à repórter que a visitara em agosto.

Dona Odete achou engraçada tanta curiosidade e começou a rir:  “Ele nasceu de parto normal, satisfeito ? ”

Pedi mais: “Ele tinha três quilos, foi uma criança pequena”.

Aproveitei a deixa e perguntei pelos números dele nos testes do pezinho e de apgar: “Naquele tempo não existiam”, disse a senhora.

Neste momento dona Odete já estava às gargalhadas ao telefone. Aí ela se voluntaria: “O sangue dele é O negativo”.

Eu ia aproveitar o momento para perguntar…mas ela se antecipou, mais ou menos assim: “Ele não quer que eu fale nada e não vou falar”.

Fim do papo. “Tenha um bom dia”, e desligamos.

Apoie o Cafezinho

Luis Edmundo

Luis Edmundo Araujo é jornalista e mora no Rio de Janeiro desde que nasceu, em 1972. Foi repórter do jornal O Fluminense, do Jornal do Brasil e das finadas revistas Incrível e Istoé Gente. No Jornal do Commercio, foi editor por 11 anos, até o fim do jornal, em maio de 2016.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Claudio Vigas

08/04/2021 - 16h12

É só um calhorda fascista, que a história já escreveu a sua lápide, em mais 1/2 linha, como a do pai, foi só 1/2. “Aqui jaz, um marreco que tentou destruir o Brasil.”

Wildner

30/03/2018 - 13h51

Afinal, esse juiz foi reprovado quantas vezes nos exames da OAB?

Jorge Mendes

30/09/2017 - 23h22

Esse juizeco filhinho de papai sustentado por dinheiro público do pai fundador do PSDB

Carmem Barcellos Sant’Ana Guimarães

18/09/2017 - 22h33

Gostei muito da matéria de vcs e imparcial…
É verdade que o Juiz SM não passou em 5 provas da OAB, ou ele nem precisou fazer por ter passado em prova de nível superior, a de juiz? Ele é um juiz com mérito, ou não realmente ficou reprovado na OAB e isto o desqualifica em conhecimento?

Alberto Leal

24/07/2017 - 12h44

Na Wikipedia está escrito :
“Graduado em Direito pela Universidade Estadual de Maringá em 1995, fez mestrado e doutorado na Universidade Federal do Paraná. Especializou-se em crimes financeiros e tornou-se juiz federal em 1996.”

Ou seja, graduação em 1995 e Juiz Federal em 1996.

Mas, o artigo 93, inciso I, da Constituição Federal, exige mínimo de três anos de atividade jurídica a partir do bacharelado para se torar juiz. Alguém sabe explicar por que Moro conseguiu virar Juiz sem ter os pré-requisitos, justamente no ano em que estourou o escândalo do BANESTADO que envolvia o PSDB, Globo, Abril e SBT entre muitos outros ?

Fontes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A9rgio_Moro
http://www.conjur.com.br/2011-abr-11/experiencia-juridica-minima-cargo-juiz-tres-anos

Joao Coriolanao Ramalho Netto

17/06/2017 - 12h01

As Pustulas da Maldita Ditadura desceram para junto de Nosferatu e deixaram os vermes que geraram! Moro Mossack Fonseca do Banestado, ainda esta solto????? APAEs na Guerra????

Blanco Escobar

11/06/2017 - 13h55

Mais um show de ignorância e parcialidade do cafezinho.

Marcos Pinto Basto

11/06/2017 - 00h06

Será que deixarão passar meu comentário? Os repórteres fizeram tantos esforços para saberem sobre a vida de Sérgio Moro, mas esqueceram de vasculhar o que ele andou fazendo nos EUA, depois no STF como assistente da Rosa Weber e como acabou chefiando a Lava Jato. Quem inventou a Lava Jato?

Marcos Marcos Marcos

09/06/2017 - 23h16

Sempre foi sem presença, e um banana mesmo.

luci

09/06/2017 - 13h09

Obrigada,agora mais do que antes estou fã desse HOMEM!

Marco Lima

09/06/2017 - 07h29

Parem de tentar desmoralizar a justiça e abram os olhos para as canalhice de políticos como Lula e Aécio. Esses são os verdadeiros inimigos da democracia.

José Claudio

09/06/2017 - 00h28

Quem seria a última esperança nacional?’
Se a resposta for Lula lamento dizer: procure um psiquiatra? o mais rápido possível.

Roberto

08/06/2017 - 23h37

É a revista capricho fazendo escola!

enganado

08/06/2017 - 22h22

Vozinha de boca mole, já diz tudo.

Joao Jorge Cesconi Vieira

09/06/2017 - 00h53

R: qi aelevado ,quem indica,como sempre as melhores posiçoes já tem donos certos nesse país

Eliano manoel dos santos

08/06/2017 - 21h07

Hoje e um dia triste para mim e para o povo brasileiro por saber quê a justiça morreu com atitudes covarde de juristas bandidos de toga matou a última esperança do povo brasileiro não tem mais como esconder a justiça morreu

Geilza Farias

08/06/2017 - 22h58

Uma Cagada a vida desse….

Pafúncio Brasileiro

08/06/2017 - 19h06

Humm, “educado por freiras carmelitas”. É o que existe de mais retrógrado. E os Pais ? Delegaram a função de educação para as carmelitas. Só isso aí já diz tudo de como funciona a cabeça do sujeito. Como diria o Gilmar: “que loucuuuuuura !”

Thiago Alpendre da Rocha

08/06/2017 - 21h48

Esquerdolóides desesperados com a iminente condenação de seu bandido de estimação seguem no ataque ao juiz…

Lucimar Rezende

08/06/2017 - 20h48

Sempre querendo aparecer.

Marta Lavorato

08/06/2017 - 16h03

Interessante ele negar ser fotografado com pessoas. Mas não se fazia de rogado quando a companhia era do presidente da república ou do presidente do PSDB, de quem é partidário. Aí ele não se importa.

Diego Alves Carvalho

08/06/2017 - 18h48

Sandra

    Sandra Miranda

    08/06/2017 - 19h19

    Eu vi. O tal do texto é um monte de baboseiras

    Diego Alves Carvalho

    09/06/2017 - 03h04

    Sim. Coisas triviais. Mas realmente o judiciário e vários outros setores são ocupados por pessoas muito distantes da realidade social brasileira.. acho este o mais importante do texto

Weuton Gomes da Silva

08/06/2017 - 18h24

O cafézinho sem açúcar e sem água e sem pó!!!! Sabe oque significa isso??? Suas reportagens ou melhor publicações não tem sabor nenhum. Sabe porque??? Vcs defendem uma quadrilha de políticos. Não tem noção em dizer que o Sérgio Moro e culpado de estabelecer uma crise no país. Oque eu acho engraçado é que o governo que o café se gosto defende, esteve no poder 13 anos. Arrastando o país cada vez para o buraco. Com a queda do governo do PT no Brasil até o governo de Angola entrou em crise. Porque será??? Aí vem dizer que é o Sérgio Moro!!!!!

    Gal Cerqueira

    08/06/2017 - 20h28

    Cego, por opção. Tenha dó.

    Luis Rehbein

    09/06/2017 - 13h28

    Realmente de 2003 a 2014, quando acabou governo petista, o Brasil quebrou. PIB era de 500 bi, passou para 2,3 tri de dólares. Quebrou. Desemprego caiu de 12% para 4,6% em dezembro de 2014. Quebrou.

Ronel Flores

08/06/2017 - 15h33

Cafezinho, agora vc é ALIENADO, BURRO …. Culpar o Juiz Moro pela desgraça do Brasil ? Demais.

    Roberto Monteiro

    08/06/2017 - 16h42

    Por que não?
    Liste argumentos que neguem a afirmativa do cafezinho.

Guilherme

08/06/2017 - 12h07

Para um sujeito tímido, até que ele estava bem à vontade no papo com Aécio, imortalizado naquela foto.

Wellington Dos Santos Araújo

08/06/2017 - 11h24

Então ele nasceu em berço de ouro? Sempre foi rico?
Então é por isso que ele faz seu trabalho com honestidade atrás de quem nasceu pobre e enriqueceu as custas do povo brasileiro trabalhador… PT, PSDB, PMDB E ETC…

    oscar

    10/06/2017 - 23h50

    mas não se pode negar que ele é intimo do aecio!

Carrie Coleman

08/06/2017 - 14h01

Era um canalha antes e um canalha ainda pior hoje!

Parogmen

08/06/2017 - 10h49

Que jornalzinho de merda…
Quer vasculhar a vida pessoal do cara…pra em ato difamatório tentar destruir a imagem…típico de quem é canhoto…e parem com essa choradeira de que ele defende PSDB…kkkkkkkkk….por favor…menos q o cheiro de fezes esta forte…o pinico ja encheu…e logo logo sera dada descarga em toda a prole…Aecio…Renan…Lula…Temer…Dilma…Maluf…Collor…Sarney…Cunha…
Chora esquerda pobre e os caviar…
A esquerda está se findando….

Sergio Lima

08/06/2017 - 13h48

Quero ver esse canalha dando mais gargalhadas com Aecinho do po

Alexandre Fernando

08/06/2017 - 13h48

Valeu Moro

gy

08/06/2017 - 10h23

Primeiro reportagem tendenciosa tu deveria ter mais etica moral ele e um juiz e nao um artista e obvio que nao quer sua vida privada por ai … A maioria do juizes sao serios… Segundo eu nao sei o porque o povo perde tempo brigando por causa de politicos acorda gente o povo tem que ser unido. Outra deixem a policia federal trabalhar. Se lula e inocente ou nao e ao juiz que ele tem que provar a justiÇa e fando serio. deixem o juiz em paz e o lula tbem. Todos os dois sao homens … nenhum e Deus.

SERGIO

08/06/2017 - 09h46

NÃO ESTOU ENTENDENDO O COMPORTAMENTO IMBECIL DAS VIÚVAS DE MARINGÁ, SÓ PQ UMA REPORTAGEM INVESTIGATIVA DESCOBRE AS ORIGENS BURGUESAS E AS TENDÊNCIAS POLÍTICAS DE SÉRGIO MORO, QUE QUALQUER IDIOTA SABE QUE ELE É TENDENCIOSO, AUTORITÁRIO E ANTI PETISTA, DE ORIGEM BURGUESA E O RESTO TODOS SABEM, RANCOROSO, VINGATIVO E PRINCIPALMENTE UMA FIGURINHA PEQUENA QUE ESTÁ SE AVENTURANDO NO MEIO DE GENTE GRANDE E PERIGOSA QUE DEPOIS DE USÁ-LO, VAI DESCARTÁ-LO COMO COPO OU PAPEL HIGIÊNICO.

Leandro Anselmo Neto

08/06/2017 - 12h37

Concerteza esse Juiz será investigado e será condenado por todas as suas arbitrariedades.

Bruno Olivença

08/06/2017 - 09h12

Sérgio Moro, ÚNICO HOMEM DECENTE DESTE PAÍS!

    Marcus Padilha

    08/06/2017 - 14h04

    Ou seja, na tua ótica distorcida, teu pai não presta, nem tu mesmo presta!

Rodrigo Jardim Rombauer

08/06/2017 - 12h02

Agente da NSA

William Tavares

08/06/2017 - 08h47

Jornal ideológico de bosta esse o cafezinho, as pessoas que seguem esse merda se acham inteligente.

El Chapo

08/06/2017 - 07h31

Nem per o tempo de ler tudo.muito tendencioso e talvez financiada reportagem.

Alberto Soares

08/06/2017 - 07h09

É a maneira sórdida da esquerda desconstruir tudo que a incomoda.
Reportagem baixa..

Marlene

08/06/2017 - 05h40

GRANDE BIG ILMO JUIZ SÉRGIO MORO, O SR. É UM SOPRO DE ESPERANÇA NESSE PAIS TÃO CORRUPTO, ESPERO QUE O SR. PRENDA LOGO?O LULADRAO!!!

Nando Gaia

08/06/2017 - 06h16

Maria Clara Pinheiro Pereira,você é mal informada,pesquise sobre o Juiz Moro para depois falar.

    Maria Elusia Fernandes

    08/06/2017 - 15h48

    Pesquise vc também meu bem.

    Jorge Mendes

    30/09/2017 - 23h28

    pesquisa você sua múmia e vê se ele ao menos investigou alguem do PSDB

Pedro Junior Couzzi

08/06/2017 - 03h49

Cadeia nos ladrões, a começar pelo “peixe ensaboado”; aliás, molusco também é escorregadio.

    Tatiana Tati

    08/06/2017 - 04h27

    Vc é quem? tem q ir preso, seu energúmeno

LUIZ TAVE

08/06/2017 - 00h46

A MORTE DE DONA MARIZA TA` NA CONTA DESSES COVARDES QUE SERVEM A GLOBO E A VEJA CONFORME A MAMAE DELE DISSE QUE ELE TEM AMIGO . SERA` QUE A CAPIVARA EXTENSA DO MORO e` do conhecimento da Min CARMEN LUCIA , VAI LA` E DA UMA CORUJADA , TALVEZ SEJA O MOTIVO DA RETIRADA DE PAUTA O JULGAMENTO DO M OR O DE 2011 A` 2017 . CRUZ CREDO !!

    Alberto Soares

    08/06/2017 - 07h12

    Luiz você é, no mínimo, obtuso…. Atribuir a morte da D Marisa a ele é passar atestado de burrice e cegueira petista

LUIZ TAVE

08/06/2017 - 00h24

REIS SANTOS , cuidado com tuas acusaçoes levianas ! a mascara do poderoso aecio caiu na pista do aeroporto de claudio , onde o mau tempo destruiu a biruta e deixou o meliante sem o auxilio Radar ; desorientado ! temer ta indo no mesmo caminho . PEDRA / PEDRA

Maria Clara Pinheiro Pereira

08/06/2017 - 03h22

Este homem não passou no exame da Ordem e também não terminou o estágio probatório obrigatório pra ser nomeado Juiz Titular, faltaram de 6 a 7 meses no mínimo. Aprovado em junho de 1996 e nomeado Juiz titular em dezembro de 1998, sendo que se ausentou por 1 mês em julho de 1998, para curso no exterior. O estágio probatório é no mínimo por três anos, no mínimo, no mínimo.

    Evelyn Campos

    08/06/2017 - 11h20

    Lembrando que ele é professor de uma Universidade Federal e não vai ministrar as aulas há anos. Mas recebe o salário.

    Alexandre Fernando

    08/06/2017 - 13h49

    E o Lula e formado em que mesmo?

      Marcus Padilha

      08/06/2017 - 14h07

      Em foder coxinha!

    Solange Mendes

    08/06/2017 - 14h16

    Ele é formado pela escola da vida e doutor Honoris Causa por algumas Universidades estrangeiras por mérito.

    RCecília Ferreira

    08/06/2017 - 15h11

    O Lula sempre assumiu a sua escolaridade, e por ter tido dificuldades de ter acesso a instrução escolar possibilitou a milhares de brasileiros o acesso a Ensino Profissionalizante, Universidades Públicas ou Privadas através de programas como Prouni, Fies etc.

    Ronel Flores

    09/06/2017 - 11h00

    Se vc sabe tudo esso do Moro Maria Clara , porque não denuncia .

    Luis Rehbein

    09/06/2017 - 13h24

    Esquema autorizado pelo partidão.

Floraci Pinto Silva

08/06/2017 - 03h14

A quadrilha petista está desesperada, queria que o Brasil se transfomasse numa Venezuela, que pena, essa vontade não se concretizará porque nós não permitiremos. Vamos fazer uma coisa, vocês vão tudo pra Venezuela e mandem pra cá os venezuelanos de bem que não aceitam viver no país bolivariano com o qual vocês tanto sonham.

    Tatiana Tati

    08/06/2017 - 04h24

    Véia ridícula demente. Vai se tratar sua doida

    Jenny Silva

    08/06/2017 - 11h33

    Vamo fazer melhor, Lula lá de novo na presidência e os coxinha vaza!

    Ana Lucia Elizabeth Rodrigues

    08/06/2017 - 12h23

    Acorda, moça!

    Roberto Monteiro

    08/06/2017 - 16h46

    Pensa um pouquinho. O Brasil se parecia antes ou se parece agora com a Venezuela?

Rejane Rivas

08/06/2017 - 03h13

Sempre o jeito brega!

Val Vidal Vieira

08/06/2017 - 03h00

Cadeia p esse juizeco bandido

Samuel Sousa

07/06/2017 - 23h26

Putz o que me interessa a vida desse sujeito que acabou com o Brasil?? Que cartaz é esse do cafezinho a esse proto fascista???
Nao estou entendendo voces sinceramente. Tanto assunto importante e voces me vem com esse lixo!

Eunice doin vieira

07/06/2017 - 23h01

Apenas um CONCURSEIRO.

Danilo De Bortoli

08/06/2017 - 01h45

Acho incrível o fechar de olhos da pop para a parcialidade do juiz. Incrível o fechar de olhos para uma das maiores desigualdades sociais do mundo. Incrível esse discurso introjetado pelo vácuo do sucateamento do ensino… Discurso que se prolifera e dá continuidade na barbaridade. É incrível… Estupefato, estático, impressionado, pasmo, assisto o improvável acontecido e que se perpetua… O improvável discurso do opressor que já passa a ser como parte das identificações do eu do oprimido que a esbraveja… Isso tudo me lembra a síndrome de estocolmo e apazigua minha angustia frente as ironias da natureza, em sua complexidade que se apresenta sempre a falta de lógica das “anomalias” que vamos encontrando pelo caminho. Mas sempre ecoa em mim um como pode? Como é que pode isso?

Márcio Vidigal

07/06/2017 - 22h35

Este homem está tentando livrar os brasileiros de políticos corruptos como lula ,Aécio ,Renan entre outras centenas de ladrões.
Que vai se fuder todos partidos políticos
Lugar de vagadundo ladrão e na cadeia

Flavio Henrique Silva

08/06/2017 - 01h32

Crise ? Kkk Mito Dr, Sérgio Moro,,,te respeitamos!!

Nando Gaia

08/06/2017 - 01h22

Eva Monteiro,você é semi-analfabeta,não escreva.

    Tatiana Tati

    08/06/2017 - 04h30

    E vc é muito inteligente né ?

    Tatiana Tati

    08/06/2017 - 04h30

    Enfia o pixulecos no cu !

Amanda Eloy

08/06/2017 - 01h14

AUTOS DO PROCESSO. HAUAHAUAHAUAHAUAHAUAHA

Amanda Eloy

08/06/2017 - 01h14

Hauahauahauuha. Folha, veja, o globo…

Maísa Tuckmantel

08/06/2017 - 01h07

Sua hora tá chegando, safado.

Agnaldo Cruz

08/06/2017 - 01h04

Vagabundo

José Das Couves

08/06/2017 - 01h01

Moro pilantra e safado. Sua máscara tá caindo, juiz de piso…

    Alexandre Fernando

    08/06/2017 - 13h53

    Legal e o Lula Dirceu Cabral Dilma ….Brincadeira de país onde ladrão e ovacionado

    José Das Couves

    08/06/2017 - 13h54

    Nada disso! Lula é ladrão! Roubou meu coração!

    #Lula2018

    Eder Alcântara

    09/06/2017 - 13h28

    Pelego petista.

João Valente

08/06/2017 - 01h01

Se Moro tem medo de atentado, que se cuide da direita, como disse Aécio a gente mata. Sempre foi assim, eles criam os montros depois “eliminam”.

    João Maurício Rocha

    08/06/2017 - 21h41

    Vc já ouviu falar do Fabianismo? Pois é, esquerdinha, Aécio é do seu time.

      Eduardo

      08/06/2017 - 22h44

      “Fabianismo ” é surto psicótico do Olavo de Carvalho.

    João Valente

    08/06/2017 - 22h00

    Nunca ouvi falar, deve ser alguma das mentiras inventadas por golpistas antidemocráticos.

    João Valente

    08/06/2017 - 22h01

    Em tempo, Aécio não é do meu time, com certeza, mesmo que sua vontade seja esta. Kkkkkkkkk

Luiz Carlos P. Oliveira

07/06/2017 - 21h53

Tudo isso para dizer o que já sabemos sobre ele? Vou resumir tudo numa palavra só: SOBERBA. É este o perfil.

Nando Gaia

08/06/2017 - 00h40

Que vergonha ,defendendo os ladrões do pt.vocês são iguais sem vergonha,sem caráter.

    Jenny Silva

    08/06/2017 - 11h32

    Moro defende os ladrões do PSDB

    Gal Cerqueira

    08/06/2017 - 20h31

    Vergonha de certos posts…é de uma ignorância…

Ednamay Almeida

08/06/2017 - 00h18

Prazo de validada!

Adriano Cesar Castro

08/06/2017 - 00h18

Só tem coxinha-reaça nos comentários.

Bruno Mariano

08/06/2017 - 00h15

Moro fascista

Fernando Cesar Reis Santos

08/06/2017 - 00h07

Vamos acabar com os corruPTos

    Tatiana Tati

    08/06/2017 - 04h32

    Ah, tá.

Fábio Moraes

08/06/2017 - 00h06

Cafezinho vocês são patéticos defendendo a corrupção!

    Tatiana Tati

    08/06/2017 - 04h29

    Hahahahaha é sério isso?

Lenilza Bessa

08/06/2017 - 00h05

Já gostava de se amostrar

Vicente De Oliveira Pinto

08/06/2017 - 00h05

Juiz coxinha

MFátima Soares da Conceição

08/06/2017 - 00h05

Na matéria não consta que ele tem um apartamento de frente para o mar em Camburiu, S. Catarina. Noticiado pelo Jornal Zero Hora do RS.

Fernando Cesar Reis Santos

07/06/2017 - 23h57

CorruPTos,se fazendo de vítima

Eliane Luiza Cardoso

07/06/2017 - 23h57

Affff prá que essa babaquice ?

José Alves Coelho

07/06/2017 - 23h56

Olha aí, Marcos Cunha…Pegaram tua foto e estão dizendo que é o Moro.

    Marcos Cunha

    08/06/2017 - 00h04

    Isso é no tempo que eu era branco, antes de pegar catapora. ???

Tato Moraes

07/06/2017 - 23h55

Monica Moraes Déia O’mena leiam

Nando Gaia

07/06/2017 - 23h54

Vão criar vergonha na cara,investigando um juiz honesto,perdendo tempo,vão investigar o Lula que vocês acharam coisas bem cabeludas.

    Eva Monteiro

    08/06/2017 - 00h23

    Nossa que honesto em !!!!

    Simone Dos Santos

    08/06/2017 - 00h28

    Moro honesto? ????

    Paula Alfaro Pessagno

    08/06/2017 - 04h54

    Teu cu

    Jenny Silva

    08/06/2017 - 11h31

    Moro tá investigando (não é sua função) e ainda não achou. Lula ladrão roubou meu coração!

    Maria Elusia Fernandes

    08/06/2017 - 15h44

    Ele`e honesto enquanto tá caindo a propina no bolso dele também agora meu bem não se faça dê cega.

Ney Jesus

07/06/2017 - 23h52

Sérgio Moro Herói da Rede Globo.

Lauro Vinente Neto

07/06/2017 - 23h52

Se ta falando do grande Juiz Sergio Moro é porque ele ta fazendo um ótimo trabalho, nunca vai agradae os bandidos da esquerda!

    Eva Monteiro

    08/06/2017 - 00h21

    Tá mesmo né! ????

    Eva Monteiro

    08/06/2017 - 00h21

    ????

    Eva Monteiro

    08/06/2017 - 00h22

    ????

    Cristiano Pereira da Costa

    08/06/2017 - 00h42

    Nos mostre esse bom trabalho por favor

    João Valente

    08/06/2017 - 00h54

    E os bandidos da direita, e os do meio? Tu é vesgo?

    Samuel Sousa

    07/06/2017 - 23h30

    Sei e os de direita pode defender animal ??

    Regina DE Souza Dias

    08/06/2017 - 09h16

    Só agrada os bandidos da direita né?

    Ana Lucia Elizabeth Rodrigues

    08/06/2017 - 12h22

    Acorda, moço!

    Silvio Sousa

    08/06/2017 - 14h55

    Kkkk. O Mad boy de Manaus.

    Maria Elusia Fernandes

    08/06/2017 - 15h46

    Mas e cadê os bandidos da direita?Já prenderam Aecio …..vão prender o tal presidente dê vcs?Ora deixa dê ser tolo ….justiça tem que ser pra todos.

    Gal Cerqueira

    08/06/2017 - 20h30

    Bom trabalho…gente não custa nada buscar informações em outras fontes….o JN não está atualizado…

Claudio Queiroz

07/06/2017 - 23h51

Claudio Queiroz

07/06/2017 - 23h50

    Eva Monteiro

    08/06/2017 - 00h26

    A quadrilha reunida! !!!

    Rejane Rivas

    08/06/2017 - 03h15

    Infelizmente ignorantes políticos do seu jeito é que escolhem a escoria que acusa o lula e rouba o Brasil com o amparo de voces, direita obscura!

    Claudio Queiroz

    08/06/2017 - 04h42

    Rejane Rivas com todo respeito a você mas tenho que dizer que ignorantes políticos são vocês Que enxergam em um homem corrupto e que quando eleito se une a todos os corruptos de direita. Você e todos do PT se acham donos da esquerda e estão sujando nossa história. Sempre fui e sempre serei Brizola e sigo as ideias do verdadeiro líder de esquerda que ele foi. Já basta de bandidagem desse partido sujo por roubos do dinheiro público e sujo por ter esse Sr Lula que além de mau caráter se une a direita de Temer, Sarney e Collor deixando em segundo plano os outros partidos de esquerda.

    sdfsag

    08/06/2017 - 12h32

    a maioria dos reus nao foram condenados do PT,e nenhum do psdb foi indiciado,piada isso !

Claudio Marcos

07/06/2017 - 23h42

Kkkk…Me responda eu antologia o Moro roubou pra ser ele que tá cansando a crise

Luiz Fernando Loureiro

07/06/2017 - 23h41

a crise eh culpa da corrupção. nao de quem a combate. nao sejam patéticos

    Itamar Sales

    07/06/2017 - 23h49

    A mulher do cunha que diga.

    Moema Barreira Costa

    08/06/2017 - 00h11

    Youssef gargalhou ao ler seu comentário!???

    Luiz Fernando Loureiro

    08/06/2017 - 11h09

    Por aecio deve ir pra prisao. Junto com gleisi hoffman, lula e quem mais esta sujo.
    Essa eh nossa diferenca.

    Jenny Silva

    08/06/2017 - 11h35

    Agravada por quem é informante e agente dos EUA.

    Luiz Fernando Loureiro

    08/06/2017 - 12h10

    de saem esses devaneios? fico curiosissimo

Kadiwéu Silva

07/06/2017 - 23h35

Rogerio Silva

07/06/2017 - 23h33

Uma pergunta que não quer calar, Moro foi reprovado no exame da OAB e como passou na prova de juiz muito mais difícil?

    Claudia Costa

    07/06/2017 - 23h37

    Alguém já me esclareceu que para ser juiz basta ser bacharel. Abraços

    Rogerio Silva

    07/06/2017 - 23h41

    Claudia Costa como assim? Basta ser bacharel ? Tem que fazer concurso público mil vezes mais difícil que prova da OAB..Pra quem foi reprovado na OAB passar na prova da magistratura há um abismo inexplicável.

    Rogerio Silva

    07/06/2017 - 23h43

    Claudia Costa em MG teve juízes que foram exonerados sumariamente depois que foi descoberta a quadrilha de Brasília que vendia gabaritos e provas de concursos… Inclusive juízes estavam no esquema.

    Rogerio Silva

    07/06/2017 - 23h50

    O governo escolhe qual entidade vai aplicar o concurso. Sabemos que existem muitas trocas de favores e apadrinhamentos. O PSDB sempre quis colocar infiltrados na magistratura.

    Lilia X Márcio

    07/06/2017 - 23h56

    Não precisa ter OAB.

    Lilia X Márcio

    07/06/2017 - 23h57

    Joaquim Barbosa tbm não tinha. Até pra ser ministro do STF não precisa.

    Rogerio Silva

    08/06/2017 - 00h04

    A questão não é de precisar ou não, a questão que Moro prestou o exame e foi REPROVADO.

    Rogerio Silva

    08/06/2017 - 00h05

    Lilia X Márcio Joaquim Barbosa não prestou e não foi reprovado, o Moro prestou e foi REPROVADO.

    Diogo Nogueira Santos

    08/06/2017 - 00h07

    A maioria das carreiras jurídicas apenas exige um determinado tempo de prática jurídica (geralmente 3 anos), não necessita de inscrição na OAB. As exceções são cargos de Procurador do município, Defensor Público etc. E a título de informação, a primeira fase do XXI Exame da Ordem reprovou 93% dos inscritos pois a dificuldade das questões era equivalente a provas da magistratura.

    Rogerio Silva

    08/06/2017 - 00h12

    Diogo Nogueira Santos eu passei no exame da OAB com excelente pontuação e não consegui metade dos ponto no concurso da magistratura..A prova para juiz é muito,mas muito mais difícil que o exame da OAB.

      Eduardo

      08/06/2017 - 22h54

      Diga o seu número de inscrição na Ordem.

    Jaqueline Navegantes

    08/06/2017 - 00h21

    Meu filho passou na prova da OAB , no oitavo período , virado de uma noitada ( nas 2 provas) . Meu filho é um super CDF, não ….. mas ele é safo.. nem acreditei quando veio o resultado da primeira fase… quando passou na segunda novamente depois de uma noitada .. qse morri de surpresa!

    Rogerio Silva

    08/06/2017 - 00h30

    Jaqueline Navegantes exatamente isto, a prova da OAB é muito fácil e o Moro foi REPROVADO. Como passou pra Juiz Federal?

    Diogo Nogueira Santos

    08/06/2017 - 01h19

    Rogerio Silva como devido respeito, mas excelente pontuação não quer dizer muita coisa (você pode chutar muita coisa e acertar), mas falei ESPECIFICAMENTE do XXI Exame. Você foi aprovado em qual edição? Repito, e estou a falar a mesma coisa que renomados professores falaram: a primeira fase do XXI tinha questões de nível de magistratura. E desculpe, muito fácil não é! Não sei qual ano você prestou, mas MUITO fácil ou é soberba, ou então pegou uma edição MENOS difícil.

    Jaqueline Navegantes

    08/06/2017 - 03h00

    Rogerio Silva eu li que ele tem mas está inativa! Não sei! Mas essas coisas acontecem , meu filho já reprovado em várias matérias na faculdade e passou 2 anos antes de se formar na OAB , e tenho uma amiga que é promotora que fez a OAB 3 vezes. Minha mãe sempre conta que na época dela a prova do Instituto de Educação era super difícil, ela tinha uma amiga que era a primeira aluna do Colégio e não passou, fez então faculdade de direito e depois concurso para juíza! As vezes não passou pq não estava focado. Ou essa história é mais uma fake news da internet!

    Marcus Martins

    08/06/2017 - 04h42

    A minha convicção é que passaram com pontos eletrônicos, para compor essa quadrilha no judiciário…

    Jaqueline Navegantes

    08/06/2017 - 04h44

    Diogo Nogueira Santos meu filho fez há um ano e meio, no exame dele saiu até no globo que o índice de aprovação geral foi de 21%! E A reportagem falava da dificuldade extrema da prova!

    Nilcio Costa

    26/07/2017 - 15h39

    não me surpreenderia se fosse por meio de fraudes

Mario Washington Wallace Fajardo

07/06/2017 - 23h32

Pobre, tudo bem, Mas pobre e burro, e ainda por cima la intencionado… não dá, Cafezinho envenenado…

Francisco Junior

07/06/2017 - 23h31

Crise instalada pelo Sérgio moro? Tô dizendo que precisa mudar o nome de cafezinho para crackinho.

    Rose Mary Stolses Zamforlim

    07/06/2017 - 23h36

    Vc é um burro..vendido..imbecil..

    Francisco Junior

    07/06/2017 - 23h37

    Eu burro? Você apoia ladrões e está contra um juiz e eu sou burro? Aff

      Samuel Sousa

      07/06/2017 - 23h37

      Ser juiz não é prerrogativa pra não ser canalha. Haja vista o gilmau.

    Eva Monteiro

    08/06/2017 - 00h24

    Juizeco Tucanalha isso sim! !!!

    Francisco Junior

    08/06/2017 - 00h28

    Tá ele é do PSDB! Todos os investigadores da Polícia Federal, o ministério público, os delatores, o caseiro do Lula… Todos são do PSDB também?

    Simone Dos Santos

    08/06/2017 - 00h29

    e você deveria mudar o nome pra jumentinho ???

    Francisco Junior

    08/06/2017 - 00h32

    Vou mudar quando eu começar a acreditar em corruptos igual a você

    Adriano Burgo

    08/06/2017 - 00h45

    Francisco Junior….Moro não é juiz….é um marginal a serviço da entrega de um país!!! ACORDA!!!!!! Leia o perfil dele!!!

    Joao Batista Gomes Gomes

    08/06/2017 - 00h54

    Francisco Burgo. Redes socais dao vozes a imbecis.umberto Eco.

    Nilton Medines

    08/06/2017 - 01h01

    Já ouviu falar de Banestado…. Coxinha azeda…Só psdb eo mesmo doleiro….120 bilhões…. Todos inocentados ….Se é pior q vem pra rua , retardados on line e mbl…. Quanto tão te pagando ….. Porquê tamanha idiotices é osso vei ….kkkkkkkkkkkk

    Francisco Junior

    08/06/2017 - 02h35

    Moro é o bandido e Lula é o Santo kkkkkkkkkkkk pqp só com muita droga na cabeça para acreditar em político Santo nesse país.

    Tatiana Tati

    08/06/2017 - 04h35

    Postagem do MBL e o imbecil ainda quer chamar alguém de retardado???

Anelise Pinto

07/06/2017 - 23h29

cruzes.

Francisco Bronzato

07/06/2017 - 23h29

O famoso carroça vazia .

    Mario Washington Wallace Fajardo

    07/06/2017 - 23h33

    Defensores de bandidos. Cuidado que isso pega…

    Francisco Bronzato

    07/06/2017 - 23h34

    Mario Washington Wallace Fajardo

Maria Da Paz F de Oliveira

07/06/2017 - 23h27

Glauco Silva

07/06/2017 - 23h27

Esse Moro é um péssimo Juiz e também um péssimo ser humano!

Jadiel Batista Vitor

07/06/2017 - 23h22

Deixa o Moro trabalhar. Ele não está nem aí pra vocês. É um homem honesto, servidor público, um brasileiro genuíno. Deixa magistrado trabalhar! Vocês só falam asneiras.

    Kaique Rossini

    07/06/2017 - 23h27

    Da serie: deixa o Temer trabalhar…

    Edson Filho Costa Figueiredo

    07/06/2017 - 23h27

    Que nem a esposa dele com o desvio da APAE…..kkkkkkkkkk quem é o asno mesmo…bolsominion?

    Antonio Carlos Marangoni

    07/06/2017 - 23h29

    Comecei a rir no honesto…hahaha abestalhado.

    Anderson Souza

    07/06/2017 - 23h30

    turminha do moro.

    Rogerio Silva

    07/06/2017 - 23h32

    Deixa o Aécio trabalhar para o bem do Brasil

    Rogerio Silva

    07/06/2017 - 23h33

    Uma dúvida que não quer calar, Moro foi reprovado no exame da OAB e como passou na prova de juiz muito mais difícil?

    Francisco Junior

    07/06/2017 - 23h34

    Eu queria entender a cabeça desses retardados, que vêem todo o governo petista, desde o fotógrafo, passando pelo vice presidente e chegando a seus fundadores envolvidos em corrupção.

    Francisco Junior

    07/06/2017 - 23h35

    Rose Mary Stolses Zamforlim

    07/06/2017 - 23h35

    Imbecil…cretino..vc deve ser um bandido..

    Jadiel Batista Vitor

    07/06/2017 - 23h38

    Rogério, investiga, quem sabe assim você ajuda a defesa do Lula.

    Jadiel Batista Vitor

    07/06/2017 - 23h38

    Rose Mary Stolses Zamforlim, cérebro de ovo cozido…

    Rafael Bastos

    07/06/2017 - 23h41

    Deixa a Gilmar Mendes trabalhar kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Anderson Souza

    07/06/2017 - 23h43

    Claudio Queiroz

    07/06/2017 - 23h48

    Itamar Sales

    07/06/2017 - 23h48

    Você deve ter comido cocô quente e saiu na chuva.

    Claudio Queiroz

    07/06/2017 - 23h49

    Anderson Souza

    07/06/2017 - 23h51

    Anderson Souza

    07/06/2017 - 23h52

    agora vai. HÁ HÁ HÁ HÁ HÁ HÁ HÁ

    Jadiel Batista Vitor

    07/06/2017 - 23h52

    Anderson Souza

    07/06/2017 - 23h55

    se quem votou na Dilma votou no temer, porque quem bateu panela pra ela também não bate panela pra ele?

    Francisco Junior

    07/06/2017 - 23h59

    Estão caçando a chapa Dilma-Temer e esses retardados acham que é só o Temer

    Jadiel Batista Vitor

    08/06/2017 - 00h02

    Art. 178 do Código Eleitoral – Lei 4737/65

    Lei nº 4.737 de 15 de Julho de 1965
    Institui o Código Eleitoral.

    Art. 178. O voto dado ao candidato a Presidente da República entender-se-á dado também ao candidato a vice-presidente, assim como o dado aos candidatos a governador, senador, deputado federal nos territórios, prefeito e juiz de paz entender-se-á dado ao respectivo vice ou suplente

    Raquel Bonillo

    08/06/2017 - 00h09

    O maior orgulho do bolsonaro seria ser vice do Aécio.

    Rafael Bastos

    08/06/2017 - 00h12

    Vai te chamar de cara de pastel hein rsrrsrs

    Jaqueline Navegantes

    08/06/2017 - 00h16

    Rogerio Silva Ele se formou em 95 e em 96 já era juiz. ”
    PARA QUEM NÃO SABE, PARA SER UM JUIZ NÃO É NECESSÁRIO A CARTEIRA DA OAB. QUANDO ACONTECE DO MESMO JÁ TER PASSADO NA PROVA DA OAB, NÃO PODERÁ USAR A CARTEIRINHA E A MESMA FICARÁ INATIVA. ISSO NÃO É SÓ PARA JUIZ, MAS PARA QUALQUER EMPREGO NA ÁREA DE DIREITO NO SERVIÇO PÚBLICO.

    Jadiel Batista Vitor

    08/06/2017 - 00h20

    Eva Monteiro, vou explicar pra você. Um dos requisitos para o crime de lavagem de dinheiro é a ocultação de patrimônio. Entedeu ou quer que eu desenhe?

    Jaqueline Navegantes

    08/06/2017 - 00h24

    Jadiel Batista Vitor, não adianta , eles querem escritura num crime de ocultação de patrimônio.

    Jaqueline Navegantes

    08/06/2017 - 00h26

    Eva Monteiro, essa foto não é do Moro, é de um encontro de deputados e senadores no Palácio do Planalto! Foi amplamente divulgada na mídia no dia! Ridículo!

    Simone Dos Santos

    08/06/2017 - 00h28

    conta a piada do papagaio? ????

    Eduardo Silverio Oliveira

    08/06/2017 - 00h31

    Jaqueline Navegantes, você deve estar sob os efeitos da abstinência de capim! Alimente-se!

    Eduardo Silverio Oliveira

    08/06/2017 - 00h31

    Jadiel Batista Vitor, Jaqueline Navegantes, você deve estar sob os efeitos da abstinência de capim! Alimente-se!

    Jadiel Batista Vitor

    08/06/2017 - 00h38

    Eva, denúncia ele no MPF.

    Cristiano Pereira da Costa

    08/06/2017 - 00h39

    Honesto ??? HahahHhahahha Banestado mandando lembranças

    Jadiel Batista Vitor

    08/06/2017 - 00h40

    Cristiano Pereira da Costa, leva esse caso para a defesa do Lula, acho que eles não tem essa informação

    Cristiano Pereira da Costa

    08/06/2017 - 00h43

    Jadiel Batista Vitor quem falou lula?? Amigo não tenho pet de estimação, mas VC tem, afinal.anda alimentando o ego da raça bolsotarius.

    Luciana Macedo

    08/06/2017 - 01h20

    Cai na real!! Moro safado

    Flavio Henrique Silva

    08/06/2017 - 01h32

    Mito

    Flavio Henrique Silva

    08/06/2017 - 01h33

    Petistas safados cornos

    Luciano Pinto Pereira

    08/06/2017 - 01h47

    Ele nao prendeu ninguem no maior roubo que e banestado pelo contrario soltou o doleiro pela primeira e agora segunda vez

    Cesar Pereira

    08/06/2017 - 02h27

    Toma trouxa!

    Marta Soto

    08/06/2017 - 02h34

    Pesquise a venda do Banestado, então você muda de opinião.

      Wagner E.

      08/06/2017 - 01h03

      TEM QUE FALAR PARA ESSES COXINHA QUE QUEM VOTOU NA DILMA “”NÃO BATEU PANELA” PRA ELA SAIR, OU SEJA OS COXINHA QUE BATERAM PANELA A PEDIDO DA GLOBO SÃO APOIADORES DESSE BAITA GOVERNO QUE TEMOS AGORA .EU VOTEI NA DILMA E ME ORGULHO DISSO AGORA NO SUL O AÉCIO TEVE MAIS DE 70% DOS VOTOS E AGORA NINGUÉM VOTOU NELE KKK AÉCIO, TEMER QUAL VAI SER O PROXIMO CANDIDATO DE VC,S KKKK …E HÀ QUEM DIGA QUE O LULA QUE É LADRÃO SE SABEM DE ALGO, COM PROVAS NÉ ,DIGAM LOGO PARA O MORO POIS EM 3 ANOS ATÉ AGORA NÃO PROVARAM NADA CONTRA LULA KKKK E AGORA SÓ FICA O MEDO DOS COXINHAS DE DIRETAS JÁ POIS SE TIVER ELEIÇÃO HOJE QUEM SERÁ QUE VAI SER PRESIDENTE DE NOVO , GREAT TIMES ARE COMING

    Maria Clara Pinheiro Pereira

    08/06/2017 - 03h26

    Lula 2018!

    Maria Elena Souza

    08/06/2017 - 04h56

    Honesto????? Tai doido é?

    João Marcos

    08/06/2017 - 10h12

    Bolsominion falando?
    No creo!

    Carlos Borges

    08/06/2017 - 10h15

    Kkkkkkkkj

    Lucélia Moreira

    08/06/2017 - 11h32

    ??????????????tirando a Dilma tudo ficará perfeito,só que não ??

    Rodrigo Jardim Rombauer

    08/06/2017 - 12h02

    Hahahhahahahaha

    Rodrigo Jardim Rombauer

    08/06/2017 - 12h03

    Vai ser burro na casa do caralho

    Rodrigo Jardim Rombauer

    08/06/2017 - 12h15

    Moro é pautado pela CIA rapaz! Acorda

    Eva Monteiro

    08/06/2017 - 12h16

    Depois vem com mimimi de petralhas petistas esquerdista etc…. Nem sou filiada a partidos políticos nenhum só tenho discernimento e vejo muito bem quem são as quadrilha que se instalaram nos órgãos públicos e na política! !!!!

    Luiz Alves Bicudo

    08/06/2017 - 12h40

    Leva ele pra tua casa FDP

    Soraia Santos

    08/06/2017 - 13h54

    O amor à mentira… vcs amam uma ilusao, uma miragem, sao avessos à critica, à contestaçao! Amam as aparencias, os herois fabricados e q ocultam outros interesses! Mas herois nao existem na realidade, o ser humano é falho, nao é algo puro e neutro!

    Solange Mendes

    08/06/2017 - 14h14

    Eva Monteiro, ao usar os termos petralhas petistas já mostra o seu partidarismo.

    Rodrigo Jardim Rombauer

    08/06/2017 - 14h26

    vamos aos fatos

    Rafaela Souza

    08/06/2017 - 15h52

    Povo eh foda.. Kkk fica defendendo bandido e procurando argumentos fúteis pra desmerecer quem realmente trabalha pelo povo.
    Graças a Deus teve a lava jato, agradeça pessoal do Rio de Janeiro.. Pois graças a ela conseguiu recuperar um pouquinho daquilo que Cabral tirou de vcs.. Que foram bilhões.. E dentre outros que roubaram e roubaram muito.. E só veio a tona por causa da ganância deles msm, desses políticos safados.. E não me refiro só ao PT.. Mas todos partidos envolvidos.. Pq foram a maioria..
    E agradeço tbm a boa vontade e coragem de pessoas como Sérgio mouro de trabalhar pelo povo, tendo que debater com tubarões…
    Muitos pensam, ele não fez mais que a obrigação.. Eu penso ao contrário, ele fez o que muitos não quiseram fazer, e ainda hj tem sido julgado por falácias de pessoas cegas, que perdem tempo defendendo partido.. Se dividindo..
    Ao invés de lutar juntos por melhores leis.. Pra assegurar a todos que não tenha mais uma corrupção tão elevada e vergonhosa como a que temos hj..
    Não defendo partido nenhum.. Pq todos pegaram fatias dessa roubalheira e agr falam que não sabem de nada..
    Tudo acontecendo a volta deles.. Milhões e bilhões.. E ngm sabia de nada? A petrobras que era pra render frutos a economia e estava afundando.. E ngm se deu ao trabalho de ir atrás e ver o pq?
    Kkkk olha o óbvio povo.. Tem coisas que não precisa de um papel pra provar.. Aquilo que está aos olhos de todos.. E que hj aperta no bolso de vcs e de suas famílias..
    Enquanto eles, eles tem dinheiro de sobra pra viajar, pagar advogados.. E viver bem p resto da vida..
    Só pensam, pq o que falta pra uma mente alienada.. Eh isso, reflexão.

    Rivanildes Mota Pinheiro

    08/06/2017 - 15h53

    kkkkk

    Mauricio Reynaldo

    08/06/2017 - 16h56

    Deixa de ser burro jadiel!!!!!

    Diego Silva

    08/06/2017 - 16h59

    Lula2018

    Mario Sérgio Graça

    08/06/2017 - 18h22

    Tu é um rola bosta da porra.

    Wolney Martini

    08/06/2017 - 18h31

    Lambe-botas

    Cleber Falcão

    08/06/2017 - 19h13

    Escândalo da APAE e BANESTADO, só um detalhe!!!

    Sandra Miranda

    08/06/2017 - 19h20

    Será que ele “não sabe” o que a esposa faz na Apae?

    Nathalie Doumergue

    09/06/2017 - 13h17

    Trabalhar a serviço dos Yankees, ingênuo!


Leia mais

Recentes

Recentes