Mais de 70% dos eleitores já estão decididos sobre o voto presidencial, diz DataFolha

Marcio Sotelo: “Moro participou conscientemente do golpe”

Por Miguel do Rosário

24 de julho de 2017 : 07h40

O texto abaixo é a edição primeira do nosso serviço de análise política diária, o Cafezinho Spoiler. Para assinar, gratuitamente, basta clicar aqui.

1ª etapa da luta: a consciência do golpe vai ser consolidando

O Cafezinho Spoiler de hoje traz trecho de um artigo de Márcio Sotelo Felippe, procurador do Estado de São Paulo, ex-procurador geral de SP (95 a 2000), um intelectual pós-graduado em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela USP. Ele faz uma denúncia grave, que precisa ser disseminada no Brasil e lá fora. Que ela venha à tôna pelas mãos de uma pessoa como Sotelo constitui uma discreta, mas significativa vitória. É a primeira etapa da luta: a consciência de que houve um golpe e como se deu esse golpe, forma-se, consolida-se, verbaliza-se.

“Moro participou, consciente, deliberadamente, do golpe do impeachment. A divulgação do áudio da conversa entre Lula e Dilma ilegalmente, entregue para a Rede Globo no dia imediatamente anterior à posse de Lula como ministro, não podia ter outro objetivo.

Importa, sobretudo, concluir que não estamos mais em uma democracia. O que temos, com os preparativos e a consumação do impeachment, é uma ditadura de novo tipo, que preserva enganosamente as instituições políticas e jurídicas clássicas do Estado liberal e democrático, mas esvazia-as do real conteúdo democrático (o que o jurista e magistrado Rubens Casara vem denominando pós-democracia). Nesta ditadura de novo tipo, o que antes se fazia pela força das armas e pela violência para destruir o adversário político agora se faz pelo lawfare. Nisto, o Judiciário, que nas antigas ditaduras tinha um papel acessório, de coadjuvante, torna-se o protagonista da violência estatal ilegítima. Antes era um soldado ou policial que na calada da noite destruía o cidadão. Agora é uma sentença à luz do dia.”

A íntegra do artigo pode ser lida aqui:
http://justificando.cartacapital.com.br/2017/07/22/moro-vs-lula-esse-crime-chamado-justica/

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

64 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Marcos Pinto Basto

27 de julho de 2017 às 02h12

E o Conselho Nacional de Justiça não atendeu a denúncias efetuadas? Quais as razões porque a ministra Carmen Lúcia não tomou a devidas providências? Mais uma vez temos a certeza absoluta que nossa justiça é cega, surda, muda ou paraplégica. Sotelo merece todos elogios por denunciar esse Traidor da Pátria a serviço sujo dos ianques.

Responder

JULIO CEZAR DE OLIVEIRA

25 de julho de 2017 às 17h10

que história é essa de que moro fez mestrado e doutorado em apenas 3 anos,pode arnaldo?

Responder

Prof.Dr. Severino Almeida, em direito penal pela Universidade Federal do Paraná.

25 de julho de 2017 às 15h11

É tanta troca de agressões que nós vendam a verdade. Engraçado como um magistrado do “top” do Sr. Sérgio Moro, pode achar irrelevantes a vós de um povo que sofreu as mazelas da ditadura da direita por anos e mesmo assim, se dizer o paladino da justiça ao condenar com provas ainda obscura e se sustentar com uma aplicação de confisco de bens lícitos, para mostrar toda sia truculência e arbitrariedade. Desta forma do corrobora com os anseios do povo sofrido deste nosso País totalmente desigual. Onde o filho do porteiro não pode cursar a mesma universidade que o filho do patrão. Então resoondam-me: “o que é corrupção? “

Responder

Namir Martins

25 de julho de 2017 às 04h03

Moro saiu pelas Portal do fundo aqui em Heidelberg. EU VI! Juiz despreparado, não soube responder as perguntas feitas, gagejou etc. Só mesmo no Brasil que um Juiz deste nivel e com clara ideologia tem um posto desse. Se pergunta até quando?

Responder

LUIZ TAVE

25 de julho de 2017 às 02h43

MORO E` O MAIOR SABOTADOR JURIDICO JA EXISTENTE NO BRASIL ; VEIO PRA MATAR , ROUBAR E DESTRUIR ! MATAR ( dona Mariza ) ROUBAR (O sonho de um brasil melhor ) DESTRUIR ( empresas de engenharia ) TUDO ISSO ASSISTIDO PELA MINISTRA PRESIDENTA DO STF , FAZ PARTE DO GOLPE SIM ! SAFADOS E SAFADAS !

Responder

Claudio

25 de julho de 2017 às 01h38

O PSDB e o PMDB vai ter as respostas nas urnas Alckmim e Joao Doria sai desse governo de ladroes o Aecio aki em minas acabou esse deputado ki votoua favor do michel temer na csj tbem kem mais vcs kerem acabou o psdb para os pobres e o pmdb tbem vcs vao ver

Responder

Claudio

25 de julho de 2017 às 01h31

Moro pqe vc nao si candidata a sua resposta vai estar nas urnas seu vagabundo

Responder

Spinola

24 de julho de 2017 às 18h31

Moro, mais um inimigo interno

Responder

Lobo

24 de julho de 2017 às 17h17

Não é só Moro, a Farsa a Jato participou conscientemente! PGR também! PF! Grande mídia!

Responder

Mariangela Torquato

24 de julho de 2017 às 16h47

A prisão do nove dedos será o divisor moral de águas desse país.

Responder

    Lia

    24 de julho de 2017 às 21h37

    Antes disso, Moro fugirá para os EUA para não ser linchado pela população.

    Responder

    J. sculder

    24 de julho de 2017 às 21h56

    VOCÊ É UMA POBRE de espírito se acredita mesmo nisso. O PT está fora do poder há um ano e a safadeza reina. Gente como você viabiliza golpes e a morte de nossa democracia.

    Responder

    Marcos

    25 de julho de 2017 às 02h30

    Realmente, se o TRF-4 confirmar as sentença absurda proferida pelo militante fascista e golpista travestido de juiz, o tucano Sérgio Moro, poderemos ter certeza da vitória da canalhice, da bandidagem, da truculência, da hipocrisia, do cinismo, da desfaçatez da casa grande sobre (os donos do grande capital) sobre a busca da dignidade, da decência, da fraternidade, da democracia com justiça social, da igualdade de oportunidades para todos. Se o povo brasileiro não acordar, não sair da letargia, permanecer alheio à realidade que o cerca, permanecer alienado politicamente, permitir continuar sendo manipulado pela globosta e pelo resto da máfia midiática, não lutar firme e inteligentemente pelos seus direitos, e permitir que esses bandidos endinheirados, multimilionários e bilionários, e seus lacaios (como o fascista Sérgio Moro, a maioria dos políticos do PSDB, do DEM e do PMDB, ou o traíra corrupto Michel Temer) continuem tratando o povo brasileiro com desprezo ou indiferença, só restará lamentar o triste destino deste país e de seu povo. Como disse um conhecido pensador: a maioria das pessoas só aprende as lições da vida depois que a mão dura do destino lhe toca nos ombros. Espero sinceramente que as pessoas acordem a tempo e não se permitam mais ser manipuladas e enganadas pela globosta, pelo resto da máfia midiática ou por quem quer que seja.

    Responder

maria do carmo

24 de julho de 2017 às 16h44

2010… Lula preso, Palocci preso. Temer preso, Dilma presa. Aécio preso, Jucá preso…
Jair Messias Bolsonaro presidente!

Responder

    vera lucia mello nunes nunes

    24 de julho de 2017 às 17h39

    e voce CADELA PRESA

    Responder

      vera lucia mello nunes nunes

      24 de julho de 2017 às 18h20

      E AI MARIA DO CARMO MOSTRE O QUE SEU BOSSOOOBOSTA FEZ EM 30 ANOS NA POLITICA?

      Responder

    Atineli

    24 de julho de 2017 às 18h33

    Qta ignorância e preconceito barato. Agora vai congelar de novo os dois únicos neurônios que restou para poder trabalhar de novo amanhã.
    Vida ruim hein ?!

    Responder

    Mauricio

    24 de julho de 2017 às 18h47

    E aí a senhora acorda, né dona Maria do Carmo?

    Responder

Sidney Darscon

24 de julho de 2017 às 16h20

O povo está com Moro.
Petralhas defensores do Barba podem espernear à vontade…

Responder

    Atreio

    24 de julho de 2017 às 16h29

    não não.
    e não faz diferença qntos fake o psdBESTA paga pro kimzinho encher a net de ‘causos’

    se liga, fio.

    babou o golpe.
    tente ler mais e conversar com mais pessoas de origens diferentes à sua.
    tente amar alguem hj! bjao!

    Responder

Benoit

24 de julho de 2017 às 16h08

Força Temer!
Força Moro!
Viva a Lava Jato!

Responder

S. M. V.

24 de julho de 2017 às 16h07

Verdade, Davi.

Responder

    Atreio

    24 de julho de 2017 às 16h31

    vai de sigla agora, kinzinho?

    se liga, fio.
    babou o golpe. apenas canalhas e covardes ao seu lado.

    bjão!

    Responder

Davi Comparato

24 de julho de 2017 às 16h06

O que me dá mais prazer é que, apesar desse blog ser ideológica e patéticamente esquerdista, a maioria dos comentários são pró-Moro, então vemos que o esperneio e o choro são livres, mas a maioria dos cidadãos brasileiros está apoiando Moro e a lava Jato.

Responder

    Lobo

    24 de julho de 2017 às 17h23

    “Maioria dos cidadãos”, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, só trol e robô!!!

    Responder

Luiz S

24 de julho de 2017 às 15h46

Moro é o brasileiro mais importante de todos os tempos!

Responder

    Mauricio

    24 de julho de 2017 às 18h50

    Segundo quem Luiz, Moro é o brasileiro mais importante de todos os tempos?

    Responder

    Marcos

    25 de julho de 2017 às 02h39

    Luizinho S, Moro é um bosta, um traíra. um golpista, um fascista. Moro não passa de um lacaio da globosta e da casa grande.
    Deixe de ser ridículo! Vá falar besteira lá para os seguidores do MBL e de outras porcarias semelhantes.

    Responder

Antônio Vieira Moraes

24 de julho de 2017 às 15h45

O Brasil de bem está com Moro.
Vcs não passam de um blog de merda que está prestes a acabar…

Responder

    vera lucia mello nunes nunes

    24 de julho de 2017 às 17h44

    SE E UM PLOG DE MERDA MBL O QUE VOCÊ ESTA FAZENDO AQUI??????????????
    LULA 2018 VOCÊS VÃO TER QUE ENGOLI MBL
    KIM MAMANDO NAS PREFEITURA

    Responder

    vera lucia mello nunes nunes

    24 de julho de 2017 às 18h17

    FASCISTAS PRETENDEM MATAR LULISTAS NO CANSAÇO; ELES ACREDITAM QUE LULISTAS IRÃO PERDER A PACIÊNCIA E ABANDONAR A REDES SOCIAIS:ENTENDERAM ?
    MAIS NÃO VÃO CONSEGUIR:

    Responder

Lagos

24 de julho de 2017 às 14h38

óbvio

Responder

João Ferreira Bastos

24 de julho de 2017 às 14h08

O amigo do traficante/assassino e esposo da ladra é nosso herói. Está passando o Brasil a limpo.

Uma hora vamos cortar a garganta de milhares de coxinhas

Responder

Luiz Carlos P. Oliveira

24 de julho de 2017 às 13h11

AJUFE? Tu sabes quem faz parte da Ajufe, analfabeto político? E os 100 juristas que criticam o Moro por agir fora da lei? E os juristas internacionais que fazem o mesmo? Burrice total deste coxas vagabundos e corruptos.

Responder

Mariangela Torquato

24 de julho de 2017 às 13h04

Tomara que Moro se candidate à presidente.
É a única esperança para nosso país voltar à se grande novamente.

Responder

    joão Batista

    24 de julho de 2017 às 14h53

    e a esperança para vc aprender a usar a crase… existe?

    Responder

    Spinola

    24 de julho de 2017 às 18h28

    Ele perde a eleição e nos libertamos de um juiz parcial

    Responder

João Bruni

24 de julho de 2017 às 15h48

Site do Cafezinho fora do ar? E aí? Que que tá pegando? Ataque hacker? Que nem fizeram com o Blog da Cidadania?

Responder

    João Bruni

    24 de julho de 2017 às 15h49

    Posta algum status aqui no Facebook pra gente ficar sabendo!

    Responder

    Miguel Reale Júnior

    24 de julho de 2017 às 13h06

    Você é um petista recalcado. Está no ar ainda… Infelizmente!

    Responder

      Luiz S

      24 de julho de 2017 às 15h38

      Quem é o recalcado?

      Responder

Adelino Ferreira

24 de julho de 2017 às 12h47

Que bom que foi conscientemente. Ponto para Moro!
Só assim para nos livrar dos 13 anos de PT que estavam levando o Brasil ao fundo do poço.
Força Moro!

Responder

Luiz Carlos P. Oliveira

24 de julho de 2017 às 12h43

Comentar o que sobre os devaneios desses coxinhas? O Moro é tão herói que não se mete com o Aécio, o Temer, o Jucá, o Renan, o Sarney, entre outros demo/tucanalhas/pmdbostas. A justiça quer anular a delação de outro que acusou o Jucá de pretender “parar essa porra”. Grande juiz midiático, parcial e golpista. Esse mesmo “herói nacional” manda soltar duas ladras que, apesar de serem advogada e jornalista (portanto com uma “certa cultura”) não sabiam que os milhões que gastavam em jóias e academias era oriundo da roubalheira que seus maridos faziam. Herói nacional? Sim, para os EUA, que estão abocanhando nossas riquezas a preço de banana, entregues por esse governo corrupto. Bom proveito, estúpidos analfabetos funcionais. Depois ainda querem provar que analfabetos são de esquerda. Continuem fazendo o jogo da CIA e do PLIM PLIM, seus trouxinhas.

Responder

    maria do carmo

    24 de julho de 2017 às 13h03

    Ah, vai à merda sr. Luiz Carlos… Vc é um petista recalcado e defensor de bandidos. A Lava Jato é para todos, é só esperar a hora certa.
    Viva Dr. Sérgio Moro!

    Responder

      Mauricio

      24 de julho de 2017 às 18h56

      A hora certa de pegar os verdadeiros corruptos, ou seja, a nata do tucanato, Temer, Jucá…vai ser quando acabar a vaza jato e o juizeco se entregar, né Maria do Carmo???

      Responder

naldo

24 de julho de 2017 às 12h29

Claro, a entrega do audio à globo confirma sua atuação no golpe, afinal qual o objetivo daquilo??? Essa é uma das estorias que ainda deverão ser contadas, junto com à condução coercitiva do Lula.

Responder

naldo

24 de julho de 2017 às 12h29

Claro, a entrega do audio à globo confirma sua atuação no golpe, afinal qual o objetivo daquilo??? Essa é uma das estorias que ainda deverão ser contadas, junto com à condução coercitiva do Lula.

Responder

Davi Comparato

24 de julho de 2017 às 12h21

Moro, guerreiro, do povo brasileiro!

Responder

Samuel Braga Vaz

24 de julho de 2017 às 12h17

Isso tudo é um movimento pra salvar o bandido Lula? Só pode…
Mas Moro têm tudo pra se tornar o brasileiro mais importante dessa década, vai passar o Brasil à limpo de vez.
Obrigado Excelentíssimo Juiz Sérgio Moro!
O brasileiro de bem está contigo.
Viva a Lava Jato!

Responder

André Galvão

24 de julho de 2017 às 12h14

Moro e Olavo de Carvalho têm razão!

Responder

Joaquim José

24 de julho de 2017 às 12h01

O patrulhamento dos midiotas aqui está rápido hein?!
Tão ganhando bem pra ficar monitorando cada notícia que sai por aqui?
É muita resposta idiota que eu leio aqui nos comentários enaltecendo nossa justiça “dois pesos duas medidas” e principalmente o Sergio Moro EUA.
Meus parabéns, escravos do dinheiro .

Responder

    Evanildo TenKo

    24 de julho de 2017 às 12h25

    Não é patrulhamento. É só o sr. saber discernir o clamor popular por justiça, representado na figura do Dr. Sérgio Moro… O povo cansou de corrupção, e ele representa a chance de um novo Brasil. Só defende Lula quem e´tão vigarista quanto ele.

    Responder

vitorf

24 de julho de 2017 às 11h58

tai os 4% de temer

Responder

Silvano Attes

24 de julho de 2017 às 11h31

Vamos nos ater somente à veracidade dos fatos…
Lula é corrupto!
Acabou!

Responder

Orlando Ferreira

24 de julho de 2017 às 11h30

Obrigado Juiz Sergio Moro por tudo o que o senhor faz
O senhor é o maior herói da historia desse pais

Responder

Sandro T. F.

24 de julho de 2017 às 11h15

Chorem Petebas, vagabundos, defensores de bandidos e ditadores!!!!

Responder

Adson Gleys

24 de julho de 2017 às 11h13

Moro é o verdadeiro filho do Brasil!
O herói que passará realmente nossa pátria à limpo.
Viva Moro!
Viva a Lava Jato!
Viva o Brasil!

Responder

    wanderley kusma de faria

    24 de julho de 2017 às 16h27

    Concordo em gênero número e dregrau, MORO é o VERDADEIRO FILHO DA PUTA, o herói que passara o Brasil a LIMPO, com um pano cheio de MERDA. VIVA O LULA, MORRA A VAZA JATO, e aí o BRASIL VIVERÁ.MORO CAPACHO DA GLOBOSTA. Herói dos IDIÓTAS.

    Responder

sergio heroinacional

24 de julho de 2017 às 10h19

Ajufe soltou nota em defesa de Sergio Moro.
Leia aqui:
Associação dos Juízes Federais do Brasil, entidade de classe de âmbito nacional da magistratura federal, tendo em vista os ataques sofridos nos últimos dias pelo juiz federal Sérgio Moro em decorrência de ter prolatado sentença penal condenatória do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, vem manifestar seu veemente repúdio contra as atitudes ofensivas à honra pessoal do magistrado por estar cumprindo o seu dever, que é conduzir os processos judiciais e julgá-los.
Causa indignação a utilização da imunidade parlamentar para desferir ofensas a quem está cumprindo a sua função constitucional de aplicar a lei ao caso concreto. O inconformismo contra o mérito das decisões judiciais deve se dar com os recursos judiciais postos à disposição das partes e não por meio de agressões verbais, seja na tribuna das Casas Legislativas ou por meio da imprensa.
A apuração cabal de todos os crimes de corrupção é anseio da sociedade brasileira e o Judiciário é o Poder encarregado pela Constituição para o julgamento dos casos, por isso as tentativas de enfraquecê-lo e intimidá-lo visam à impunidade das infrações penais que tanto afligem o Brasil.
A AJUFE continuará firme na defesa da apuração dos fatos apontados como criminosos, com a consequente punição de todos os que se locupletaram com a prática ilícita, não havendo nenhuma possibilidade de cerceamento da independência judicial para o julgamento dos processos.

Responder

    Pedrosa

    24 de julho de 2017 às 14h40

    cerceamento da independência judicial para o julgamento dos processos?????

    WHAT???????

    Não se faz justiça cometendo-se injustiças absurdas.

    Responder

SAL SANDRO

24 de julho de 2017 às 08h43

Moro participou, consciente, deliberadamente, do golpe do impeachment. A divulgação do áudio da conversa entre Lula e Dilma ilegalmente, entregue para a Rede Globo no dia imediatamente anterior à posse de Lula como ministro, não podia ter outro objetivo.
“OS BRASILEIROS TEM DIREITO DE SABER O QUE OS GOVERNANTES FAZEM”
PONTO.
VAI NA CORREGEDORIA !!.. A JA FORAM.. OPS.. FOI MAL.

DIVULGAÇÃO DE UM CRIME NE ?? CRIME DE OBSTRUÇÃO DE JUSTIÇA…
QUERIA TRANSFRORMAR UM APOSENTADO DO MULA EM MINISTRO..
FEZ CARTINHA P BESTI AS LEVAR P ELE…

MORO GUERREIRO
DO POVO BRASILEIRO..

CADEIIIAAAAAAA

DILMA NA CADEIA… IREI CHORAR DE EMOÇAO..
COMO ODIAMOS ESSA RAÇA..
A ELES SO DESEJAMOS UMA MORTE LENTA E DOLORIDA..

Responder

    adelson

    24 de julho de 2017 às 09h16

    Paupérrimo descidadão!

    Responder

    Mauricio

    25 de julho de 2017 às 08h19

    Sal Sandro, a população precisa saber o que o governo faz, não o que ele conversa, tem diferença. O JUIZÉCO, em qualquer outro país do mundo teria sido condenado a morte por divulgar conversas de um Presidente. De acordo com 74 testemunhas escolhidas pelo MP e o Juizéco, o Lula e a Dilma em momento algum obstruíram as investigações.
    Quem provavelmente, logo estará na cadeia, é juizéco fascistinha meia boca, idolo dos analfabetos funcionais, crias do tucanato.

    Responder

Ernesto Abdalla Filho

24 de julho de 2017 às 10h50

Responder

Deixe um comentário