Menu

Constituinte venezuelana tem 41% de participação, maior que as eleições americanas de 2014

A Venezuela já tem uma nova Assembleia Constituinte, chancelada democraticamente por milhões de cidadãos. Acabam de ser divulgados os resultados finais da votação da Constituinte na Venezuela. Compareceram mais de oito milhões de eleitores, o que significa que a nova Assembléia Constituinte foi chancelada por 41% dos eleitores inscritos, numa eleição onde o voto não […]

49 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

A Venezuela já tem uma nova Assembleia Constituinte, chancelada democraticamente por milhões de cidadãos.

Acabam de ser divulgados os resultados finais da votação da Constituinte na Venezuela. Compareceram mais de oito milhões de eleitores, o que significa que a nova Assembléia Constituinte foi chancelada por 41% dos eleitores inscritos, numa eleição onde o voto não é obrigatório.

Para efeito de comparação, as eleições legislativas dos Estados Unidos de 2014 tiveram participação de 36% do eleitorado, e as de 2010, de 40,9%.

Os americanos (e os brasileiros submissos a eles) dirão que uma eleição com 41% vale menos que uma com 36%, e após uma campanha midiática internacional violentíssima para que os venezuelanos não fossem votar?

Em 2015, a Mesa de Unidad Democrática (MUD), que reune todos os partidos de oposição ao governo Maduro, e que havia obtido maioria na Câmara, recebeu 7,7 milhões de votos.

Nas eleições presidenciais de 2013, Maduro ganhou de seu adversário, Henrique Capriles, com 7,5 milhões de votos.

Numa eleição boicotada pela oposição, atacada pela mídia corporativa internacional, repleta de ameaças de ataques terroristas de grupos de extrema-direita, havia expectativa, por parte da oposição, de baixíssima participação, abaixo do mínimo de 25% necessários para validar a eleição.

A oposição pediu ao povo para não ir votar. E tentaram impedir a votação. Houve ataques contra várias zonas eleitorais.

Os oito milhões de votos representam, portanto, uma vitória imensa para a revolução bolivariana.

A presidenta do Conselho Nacional Eleitoral, Tibisay Lucena, declarou que foram eleitos 537 membros da Assembleia Nacional Constituinte.

“Ganhou a paz, e quando a paz ganha, o vencedor é a Venezuela”, declarou Lucena, ao anunciar os resultados oficiais.

Os oito milhões de votos são maiores também que os sete milhões de votos fraudados da consulta realizada pela oposição há algumas semanas, num pleito sem nenhum registro oficial, sem observadores internacionais, sem chancela de nenhum órgão de Estado.

[As informações anteriores deste post, baseadas apenas em estimativas, foram substituídas pelos dados oficiais].

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Batista

31/07/2017 - 15h46

Se alguém ainda tem dúvidas sobre o sucesso do plebiscito ontem realizado na Venezuela, basta atestar o seu sucesso lendo, ouvindo, vendo e não encontrando nada, na mídia de desinformação brasileira, que evita qualquer relato sobre o dito cujo, insistindo apenas em dizer que segundo a oposição foi um fracasso, sem entrevistar um dos observadores que lá estão, inclusive muitos brasileiros, bem como exibir fotos e vídeos das seções eleitorais tão repletas que o horário teve que ser estendido por mais uma hora.
Requentam notícias negativas vencidas e nada de folego sobre a votação de ontem.
Por que será?
Para encerrar, não contentes em nada informarem, no pouco que mostram vê-se fotos com motos de policiais sendo destruídas por um imenso fogaréu, sem informarem tratar-se de uma bomba incendiária de grande poder, detonada quando passava pela rua um comboio de motos com policiais. Imagine-se se fosse o contrário, aqui no Brasil contra a polícia dos mordomo de vampiro ou do santo?

Francisco Hélder

31/07/2017 - 14h14

Adelino, meu irmão, sou um dos ” esquerdinhas patéticos de facebook ” e ofereço-te a outra face para bateres, mas antes que o faças, leia o primoroso artigo: O discurso irresponsável da mídia tradicional do Brasil sobre a Venezuela: 5/9/ 2016. Nele, é citado o capítulo ” Geopolítica de la Venezuela Bolivariana” , do professor, pesquisador e Doutor Juan Aguilló. Feito isso, conversaremos em alto nível, como o jornalismo aqui aplicado. Sou povo e é na esquerda que eu me identifico como professor e estudante de Jornalismo. Francisco Hélder, Fortaleza.

João Carlos

31/07/2017 - 13h45

Vendo os comentários dos abaixo citados
Adelino Ferraz Augusto Carlos M. Moraes soninha Leicester Rubinei Paes Mendonça Fernando Pedro Brasileiro
Só posso chegar a algumas conclusões:
A) Não costumam ler O Cafezinho (e outros sites similares da Internet)
B) Consequentemente, não têm informações que lhes permitam raciocinar politicamente (nem política nacional nem política internacional)
C) Por este motivo são presas fáceis, suas cabeças são envenenadas, foram feitos de idiotas pela Globo & CIA iiiiiiiLimitada (todo o resto da Mídia, TVs, revistas tais como Veja, etc), e >>>>>>>> votaram no Aécio >> (sem comentários), E NÃO CONSEGUEM PERCEBER A REALIDADE DA VENEZUELA SOB O TACO NEFASTO DA MÍDIA NACIONAL E INTERNACIONAL)
D) Por causa da falta de informação realmente esclarecedora são feitos de idiotas pela Globo & CIA iiiiiiLimitada, e >>>>>>> idolatram Moro e outros “deuses”
E) OOOUUUUU >>> São profissionais da contra informação, trabalham para o sistema Globo & CIA iiiiiiiiLimitada
Por favor, em caso de A, B, C, ou D, não os chamem de “coxinhas”. São brasileiros vítimas da Globo & CIA iiiiiiiiiiiiLimitada

Adelino Ferraz

31/07/2017 - 12h41

Esses esquerdinhas de facebook são patéticos mesmo… Vão lá ver o que realmente se passa com a maioria da população venezuelana, para depois darem sua “opinião” aqui… Pobreza, desassistência e desabastecimento é o que há para 70% do povo venezuelano… Comentários e blog tendenciosos e mórbidos.

    Antonio Carlos

    31/07/2017 - 12h55

    Até parece que a oposição venezuelana, que sempre governou o país até a primeira eleição de Chavez, pretenda resolver problemas da população. Eles querem resolver os seus problema$$$…
    Acho também interessantes esses “direitinhas” de facebook sugerindo que aqueles que não aderem ao discurso longo e repetitivo da mídia vá à Venezuela para conhecer a realidade. Você foi lá? Para mim, o confiável método de avaliar um governo é eleição e os venezuelanos, QUE MORAM NA VENEZUELA, têm mantido o mesmo grupo no poder por mais de um década.
    Mas esse povo que dizia que Saddam era o anticristo e que odeia a Coreia do Norte que está do outro lado mundo e nada nos afeta e que acha que deve se submeter aos mesmos EUA que no passado mataram milhões de norte coreanos sabem da verdade…
    Vocês são apenas fantoches controlados pela mídia. O que a mídia diz vocês saem reproduzindo. Um dia desses estavam todos com medo da baleia azul…

Augusto Carlos M. Moraes

31/07/2017 - 12h31

Sinceramente, estou decepcionado com o nível dos “comentaristas” desse blog. Vcs desconhecem 1% do que se passa na Venezuela hoje.
O blog é tendencioso e oportunista. Procurem outras fontes de informação, em língua espanhola preferencialmente, e verão o que se passa na Venezuela hoje. Triste!

    Antonio Carlos

    31/07/2017 - 14h32

    Ótimo conselho, a ser seguido por você também. Não é o fato de um site de notícia, normalmente pertecente a uma dessas grandes redes que vivem pregando mentira, está em espanhol que seja verdadeiro.
    Como disse uma vez Igor Fuser em uma entrevista na Globonews (quem o convidou deve ter sido demitido), nunca se vê uma notícia positiva da Venezuela na grande imprensa há décadas. Será que lá só acontece coisas ruins? se sim, por que raios os venezuelanos votaram mais de vinte vezes nos chavistas?
    Escolha a imprensa em que você devota sua fé e terá escolhido seu lado.

sebastião farias

31/07/2017 - 12h30

A estratégia do inimigo, é sempre dividir para enfraquecer as resistências e assim, facilitar, com a ajuda dos aliados e dos subjugados locais, a sua dominação. Ora! não precisa sermos todos, cientistas políticos e sim, PATRIOTAS E DEFENSORES DE NOSSA INDEPENDÊNCIA, NOSSA NACIONALIDADE, NOSSA SOBERANIA, DE NOSSAS RIQUEZAS E DE NOSSO PAÍS para entendermos, pelos próprios exemplos mostrados e tornados públicos pela imprensa corporativa e golpista, isso que aconteceu com o Brasil e cresce em toda a América Latina e, prioritariamente, em nosso continente, a América do Sul.
Ora! devemos aplaudir sim, mais esse exemplo de patriotismo, consciência política e de democracia, nos dado pelo povo Venezuelano. Parabenizo a todos por sua coragem e senso patriótico em nocautearem politicamente, os oportunistas e os neo-colonizadores.
Agora! quem somos nós do Brasil, neste momento, para repreendermos o povo Venezuelano e queremos dar-lhes lição de democracia? Olhemos, antes para nós de frente ao espelho da verdade e da justiça, para podermos enxergar plenamente, quem somos. Ainda têm dúvidas? Então veja, leia com atenção e depois, meditem nas verdades que Cristo nos deixou, faça as devidas correlações com nossa situação e tirem cada um, suas próprias conclusões, antes de pré-jugar os outros Mt 23,1-39).
Acordem! se unam e defendam nosso país.

    Reginaldo dos correios

    31/07/2017 - 13h00

    Muito, Sebastião. Comungo com suas ideias. O povo sofrido da Venezuela nos dá um bela lição de patriotismo e de bravura.
    Certamente, camarada Sebastião a miséria vivida por este bravo povo é patrocinada pelo capital neoliberal oriundo dos países capitalistas ” colonizadores” de hoje, tipo EUA, por exemplo.
    Muito boa sua intervenção.

soninha leicester

31/07/2017 - 12h21

Esse é um blog de esquerda, e gostaria que pelo menos fosse coerente e se atesse somente à veracidade dos fatos. Mas vejo aqui que estão olhando apenas um lado da moeda, e o povvenezuelano continua sofrendo pelos desmanos de seu ditador lunático Nicolás Maduro.

    Miguel do Rosário

    31/07/2017 - 12h38

    Quem está sofrendo, que eu saiba, é o povo brasileiro, onde 95% rejeitam Michel Temer. Na Venezuela, a votação na Constituinte mostram que eles estão encontrando o seu próprio caminho. E nós?

      Antonio Carlos

      31/07/2017 - 12h58

      Na visão desse povo, a “verdade dos fatos” é o que a Globo conta…
      Impressionante como a mídia conseguiu convencer as pessoas que em uma república com presidente eleito em eleições transparentes, periódicas, com observação internacional e com oposição é uma ditadura.
      Se a imprensa disser todo dia que o céu é vermelho, em menos de um ano isso vira consenso…

      Nonato Luz

      31/07/2017 - 16h05

      Não vejo ninguém indo do Brasil para a Venezuela. Nem mesmo os estúpidos petistas, defensores ferrenhos daquela merda, querem ir para lá !

Rubinei Paes Mendonça

31/07/2017 - 12h18

Sou de Boa Vista/ RR e, infelizmente, esse blog “aparelhado” e oportunista não sabe da realidade dos fatos, do que acontece diariamente aqui: A chegada de centenas de venezuelanos que fogem da miséria no seu país. E não são somente os indígenas e menos afortunados. Há professores, profissionais liberais, pequenos comerciantes… A situação na Venezuela é caótica, o povo está, realmente, passando fome.
Acho triste o blog querer defender um lado apenas, e digo, o lado pior, já que a maioria da população, afora funcionários estatais e militares, está contra o governo Maduro.

    Miguel do Rosário

    31/07/2017 - 12h43

    Desculpe, mas é difícil acreditar em você, Rubinei. Se é verdade, e se quiser ajudar, então ajude as pessoas, ao invés de querer botar a culpa no governo venezuelano. E tente olhar para o próprio rabo: o aumento da fome das crianças brasileiras não lhe preocupa?

    https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2017/07/25/mais-de-40-dos-jovens-de-ate-14-anos-estao-em-situacao-de-pobreza-mostra-estudo.htm

      Nonato Luz

      31/07/2017 - 16h10

      E você Miguel, quem você está ajudando. Acaso está ajudando as tais crianças brasileiras com fome ?? Não , né. Aliás, você é quem sempre está precisando de ajuda !

    Antonio Carlos

    31/07/2017 - 14h27

    Uma vez um amigo que mora no Pará disse isso também, que conhece vários venezuelanos fugindo para o Brasil e dizendo que lá é uma ditadura. Eu falei para ele sugerir aos venezuelanos que ao invés de abandonarem seu país, fiquem e votem na direita, assim acaba a tal ditadura, se não têm número suficiente para eleger a direita, então o problema não é a ditadura, é a falta de convecimento da maioria.
    Aliás, sempre tem brasileiros, mexicanos, canadenses, europeus etc. emigrado para os EUA, será que os seus países de origem são ditaduras ou estão um caos que a direita poderia resolver?

    Nonato Luz

    31/07/2017 - 15h54

    Os mais 8 milhões de votos já responderam, é melhor você esquecer o vizinho e se preocupar com a quadrilha que se instalou em Brasília, e com certeza com o seu apoio.

Fernando

31/07/2017 - 11h33

Eu não entendo tanto interesse por Venezuela , com seus 80% de pobres e 700% de inflação anual. Que eles se fodam pra lá !

    João Carlos

    31/07/2017 - 11h52

    Caro Fernando, vendo seu comentário, só posso chegar a algumas conclusões:
    A) Não costuma ler O Cafesinho (e outros sites similares da Internet)
    B) Consequentemente, não tem informações que lhe permita raciocinar politicamente
    C) Por este motivo sua cabeça foi envenenada, e v. foi feito de idiota pela Globo & CIA iiiiiiiLimitada (todo o resto da Mídia, TVs, revistas tais como Veja, etc), e >>>>>>>> votou no Aécio >> (sem comentários)
    D) Por causa da falta de informação realmente esclarecedora v.é feito de idiota pela Globo & CIA iiiiiiLimitada, e >>>>>>> idolatra Moro e outros “deuses”
    E) OOOUUUUU >>> É profissional da contra informação, trabalha para o sistema Globo & CIA iiiiiiiiLimitada

Francisco Helder

31/07/2017 - 11h26

Amigos do Cafezinho:
Pela segunda tento postar um comentário para vocês e aparece uma mensagem informando que já havia escrito aquilo. O que há
Hélder, de Fortaleza.

Francisco Hélder

31/07/2017 - 11h12

Os fiéis adeptos do modelo neoliberal, defensores da dominação da América Latina ao poder dos Estados Unidos, devem estar indignados com a prevalência do povo simples e sábio.
Parabéns Venezuela, que exemplo de resistência. Viva o pensamento revolucionário bolivariano.
Ah, abraço aos JORNALISTAS do Cafezinho que desconstruíram tanta manipulação da imprensa golpistas e desonesta do nosso país.
Aqui no Brasil, cabe-nos mostrar a mesma força no apoio à Lula e Dilma contra esse projeto que exclui o povo de viver com dignidade. Hélder, de Fortaleza.

Maurício freitas

31/07/2017 - 10h30

Como seria bom esse comunismo venezuelano aqui no Brasil quem sabe os moralistas sem moral aprendem um pouco de DEMOCRACIA

Alberto

31/07/2017 - 10h23

Vitória da Paz contra a violencia!

José X.

31/07/2017 - 10h19

é uma vergonha o que o Nassif deixa que façam em seu blog, um pessoal escrevendo lá praticamente repetindo as mentiras da direita brasileira sobre a Venezuela, especialmente um articulista chamado André Azevedo, por quem aparentemente o Nassif tem grande admiração…risquei o blog do Nassif das minhas visitas diárias

Antônio Andrade

31/07/2017 - 10h11

Chupa ,caprules viva o povo venezuelano

Jose luiz

31/07/2017 - 08h53

A vitoria da assembleia constituinte da venezuela foi importantissima para america latina servindo de exemplo de luta e resistenca democratica contra os movimentos de direita no restante dos paises,principalmente o brasil.Da mesma forma como exemplo de resistenca contra os Estados Unidos que a todo .momento interfere na região .espalhando o terror e ajudando os golpistas.Vamos aproveitar e fazer o brasil se levantar.boa sorte para o blog.

Pedro

31/07/2017 - 07h49

Todos sabem que Maduro organizou a constituinte de uma forma que os membros fossem em sua maioria de esquerda, do modo que pudesse efetuar a reforma destruindo a direita. Isso não é democracia, é impor um regime de esquerda destruindo a possibilidade da direita voltar ao poder. O PT me decepcionou ao apoiar esse golpe, não mais votarei em candidatos do PT, pensarei em outros partidos de esquerda que apoiam a democracia.

    Miguel do Rosário

    31/07/2017 - 10h18

    A direita voltará ao poder quando tiver um programa que agrade ao povo venezuelano, e não ao governo americano.

    João Carlos

    31/07/2017 - 11h55

    Caro Pedro, Vendo seu comentário, só posso chegar a algumas conclusões:
    A) Não costuma ler O Cafesinho (e outros sites similares da Internet)
    B) Consequentemente, não tem informações que lhe permita raciocinar politicamente
    C) Por este motivo sua cabeça foi envenenada, e v. foi feito de idiota pela Globo & CIA iiiiiiiLimitada (todo o resto da Mídia, TVs, revistas tais como Veja, etc), e >>>>>>>> votou no Aécio >> (sem comentários)
    D) Por causa da falta de informação realmente esclarecedora v.é feito de idiota pela Globo & CIA iiiiiiLimitada, e >>>>>>> idolatra Moro e outros “deuses”
    E) OOOUUUUU >>> É profissional da contra informação, trabalha para o sistema Globo & CIA iiiiiiiiLimitada

Brasileiro

31/07/2017 - 05h38

O Brasil ainda não fechou a fronteira para impedir os famintos de entrar no país? Importar mendigo é foda…

    Miguel do Rosário

    31/07/2017 - 07h37

    É mais provável o contrário, que o Brasil exporte mendigos.

      Brasileiro

      31/07/2017 - 09h04

      Arram… É a população de Boa Vista e de Manaus que está invadindo a Venezuela…
      Vc não se cansa de brigar com a realidade?

          Brasileiro

          31/07/2017 - 10h58

          Vai travar minha resposta na moderação?

          Brasileiro

          31/07/2017 - 11h29

          Já que meus links foram travados, segue uma parte de um artigo que está no site do Nassif:
          “Mas não é apenas cruzando a fronteira que se deixa o país. Em Boa Vista, encontramos vários venezuelanos: um ganhava a vida lavando carros em uma oficina, outros limpavam vidros no sinal de trânsito, mãe e filhas pediam comida na frente de um mercado e outras ganhavam a vida como prostitutas. Só em Manaus, após passar por outro grupo Guarao, acampado embaixo de um viaduto, é que sentimos que deixamos realmente o país de Maduro.”

          Recomendo ler o artigo inteiro, aliás, parte 1 e 2…
          E não falo mais nada. Se engane o tanto que quiser….

      Eloiza Augusta

      31/07/2017 - 09h22

      Maravilha. Sentindo_me satisfeita e orgulhosa pelos Venezuelanos que não se acovardaram. Resistir sempre.

      Marcio

      31/07/2017 - 11h35

      Exportar mendigos ?? Você está pensando em morar na Venezuela, Miguel ??

        Miguel do Rosário

        31/07/2017 - 12h44

        Moraria com maior prazer. Mas tenho que lutar contra um golpe no Brasil primeiro.

          Nonato Luz

          31/07/2017 - 16h04

          Se nos maravilhosos treze anos de governo petista o blogueiro não conseguiu sair do fracasso, imaginem da Venezuela !

    João Carlos

    31/07/2017 - 12h12

    Caro “brasileiro”
    Vendo seu comentário, só posso chegar a algumas conclusões:
    A) Não costuma ler O Cafesinho (e outros sites similares da Internet)
    B) Consequentemente, não tem informações que lhe permita raciocinar politicamente
    C) Por este motivo sua cabeça foi envenenada, e v. foi feito de idiota pela Globo & CIA iiiiiiiLimitada (todo o resto da Mídia, TVs, revistas tais como Veja, etc), e >>>>>>>> votou no Aécio >> (sem comentários)
    D) Por causa da falta de informação realmente esclarecedora v.é feito de idiota pela Globo & CIA iiiiiiLimitada, e >>>>>>> idolatra Moro e outros “deuses”
    E) OOOUUUUU >>> É profissional da contra informação, trabalha para o sistema Globo & CIA iiiiiiiiLimitada

      Brasileiro

      31/07/2017 - 13h39

      A) Favor aprender a escrever “Cafezinho”
      B) Revolva a A) e volte aqui…

        João Carlos

        31/07/2017 - 15h55

        Obrigado, já consertei o s por z.
        Julgo você inteligente por suas “colocações/comentários”. Mesmo que para o…
        Por isto, acho que com o tempo de leitura de O Cafezinho sua cabeça política vai mudar para o Bem do Brasil e da Venezuela, por que não?. Com certeza.
        A não ser que você não possa abrir mão de seus “comentários”.

Camila

30/07/2017 - 23h50

Quando vamos fazer nossas eleições aqui pra reformar a constituição.

Quero parabenizar O Cafezinho Pelo Furo Jornalístico.

Eronilson

30/07/2017 - 23h47

Parabéns cafezinho ,furando o olho do PIG

Viva a Venezuela

Cristiane Fonseca

30/07/2017 - 23h29

Quero ver o Capriles fugir,kkk

Aécio podia receber ele aqui……

Hilton

30/07/2017 - 23h26

BYEBYE TRUMP

DIREITA PEGA O AVIÃO , GO MIAMI

    Camila

    31/07/2017 - 00h01

    E leve os guarimbeiros juntos


Leia mais

Recentes

Recentes