Xi Jinping, presidente da China, diz que país se manterá fiel ao socialismo

Discurso de Xi demarca a estrada da China para o futuro

28/7/2017, “Comentário”, Mu Xuequan (Ed.), Xinhua, Pequim

[Tradução: Vila Vudu – vila.vudu@gmail.com]

Imagem: O presidente Xi Jinping da China, também secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China, PCC, e presidente da Comissão Militar Central, fala na sessão de abertura de um workshop em Pequim. Essa reunião de trabalho, para funcionários provinciais e ministros foi realizada na 4ª e 5ª feira, e é preparatória para o 19º Congresso Nacional do PCC. (Xinhua/Ma Zhancheng)
_________________________________________________________

PEQUIM, 28/7/2017, Xinhua – O discurso do presidente Xi Jinping da China, em reunião de trabalho de alto nível disparou sinal forte de que o país se manterá fiel ao projeto e desenvolverá o socialismo com características chinesas.

A reunião de trabalho, organizada para funcionários de nível provincial e ministerial, é preparatória para o 19º Congresso do Partido Comunista da China, marcado para esse ano. O Congresso elegerá a liderança para os próximos cinco anos. Nessas circunstâncias, a fala de Xi é vista como instrumento para dar o tom dos fundamentos políticos, ideológicos e teóricos do Congresso.

Xi disse que o socialismo com características chinesas foi o tema de todas as teorias e práticas do Partido, desde a reforma e a abertura em 1978.

Há todos os motivos para confiar, diante das grandes conquistas das últimas quatro décadas. Ano passado, a China contribuiu com 15% para o PIB mundial, e o PIB per capita alcançou 53,980 yuans (US$8,011).

Os desenvolvimentos dos últimos cinco anos foram especialmente extraordinários em termos de implementar o novo conceito de desenvolvimento, aprofundar a reforma, fortalecer o estado de direito, garantir maior atenção ao meio ambiente e construir forças armadas fortes.

As grandes realizações significam que, depois de um século de dificuldades e atribulações, a China completou um salto histórico, de pôr-se de pé até começar a poder cuidar de se fortalecer.

Porque é diferente dos sistemas políticos ocidentais, a via socialista da China tem gerado incompreensões e ceticismo ao longo das décadas recentes. Vários ditos ‘observadores da China’ há muito previram futuro difícil para a China, e a teoria de algum tipo de “colapso chinês” jamais foi completamente descartada.

Mas a verdade é que as taxas de desenvolvimento da China superaram muitas grandes economias mundiais. O Partido Comunista Chinês, como partido que guia o país, está também se fortalecendo. O círculo de amigos da China na comunidade internacional está em expansão.

Na China, a legitimidade política é feita de competência e experiência. A prática provou que o socialismo com características chinesas é o melhor meio para proteger e promover os interesses fundamentais da ampla maioria dos trabalhadores chineses.

Agora, o desenvolvimento da China alcançou um novo ponto histórico de recomeço. O socialismo com características chinesas entrou em novo estágio de desenvolvimento.

Mas isso não significa que o PCC dormirá sobre os primeiros louros. O país ainda enfrenta desafios gigantescos, que vão da corrupção à pobreza e à poluição.

Durante sua fala, Xi conclamou os funcionários a ampliar a consciência que têm da crise e a se preparar para riscos e desafios.

Alertou o Partido contra atitudes de autoindulgência e otimismo cego.

O Partido Comunista Chinês compreende claramente que o desejo dos trabalhadores, de viver vida mais feliz, é hoje mais forte que nunca. Os trabalhadores chineses querem melhor educação, melhores salários, empregos estáveis, seguridade social confiável, serviços médicos de melhor qualidade, melhores condições de moradia, ambiente mais saudável e mais belo, e vida cultural mais rica.

Baseado no desejo dos trabalhadores chineses, o Partido Comunista da China adotará com firmeza novas estratégias e medidas, para ganhar e preservar a iniciativa, em tempos de mudanças muito rápidas.

Nesse momento, a maior tarefa do PCC é liderar o país na direção de alcançar a meta de já ter construído uma sociedade moderadamente próspera à altura de 2020.

Depois de 2020, a China trabalhará para converter-se em país socialista modernizado, até 2049 – ano do centenário da República Popular da China.

Essa é a solene promessa do PCC aos trabalhadores chineses. E essa promessa tem de ser cumprida, como tem sido cumprida ao longo das últimas décadas.

O socialismo com características chinesas provará que não só sobrevive ao teste da história, mas que também é capaz de alargar a estrada que leva à modernização também para países em desenvolvimento –, oferecendo saberes chineses e soluções chinesas para problemas que toda a humanidade enfrenta.

Miguel do Rosário: Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.