Ato em defesa da imprensa

Um golpe sustentado pelo medo

Por Miguel do Rosário

16 de agosto de 2017 : 09h43

Ibope mostra que 82% população está aterrorizada pelo desemprego

Muitos analistas, profissionais e de botequim, tem se perguntado porque a população não reage aos desmandos do governo. A pesquisa Ibope divulgada há pouco, cuja íntegra se encontra no site do instituto, explica as razões da paralisia política do povo. É pavor. O gráfico mostra um povo completamente aterrorizado pelo desemprego. 46% tem “muito medo” do desemprego, outros 23% tem “um pouco de medo” e 13% já está desempregado. Ou seja, temos 46%+23%+13% = 82% da população sob os efeitos paralisantes do medo das consequências sociais trazidas pela falta de um trabalho.

Entre os mais pobres, o medo é maior, até porque o próprio desemprego está concentrado fortemente na população de baixa renda. Repare que até dezembro de 2014, tínhamos um povo otimista, confiante, seguro.

A virada ocorre de dezembro de 2014 a março de 2015, quando as conspirações golpistas se consolidam, através das ações da Lava Jato, cujas consequências sobre o setor industrial começam se fazer sentir com todo o seu peso terrível, e quando ficou claro, para todos, que a operação de Curitiba, com apoio da maior parte do judiciário e, sobretudo, da mídia, não tinha mais qualquer compromisso com a preservação da economia brasileira.

A partir daquela data, a Lava Jato se decide a destruir empresas que empregavam centenas de milhares de trabalhadores, provocando o maior desemprego da história do país.

A derrota eleitoral da direita em 2014 fez com que a Lava Jato aumentasse a estridência de suas ações e, sobretudo, não mais hesitasse em servir como principal instrumento do processo de sabotagem econômica que iria destruir o setor nacional de engenharia e comprometer severamente todas as obras de infra-estrutura do país.

A tragédia explode, como sempre, entre os mais pobres. E aí se encontra a razão da paralisia, que intriga analistas aqui e lá fora: o percentual daqueles com “muito medo” do desemprego salta de 33% entre as famílias com renda superior a 5 salários, para 44% entre quem ganha entre 2 e 5 salários, 49% entre quem ganha de 1  a 2 salários, e 50% para quem ganha até 1 salário.

AJUDE O CAFEZINHO!

 

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

28 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Andreia Bolfe

17 de agosto de 2017 às 02h07

herança do governo PT – 14 anos no poder só gastando até quebrar o Brasil sem gestão nenhuma só gastança e roubalheira deu no q deu

Responder

    Andre Massao Noce

    17 de agosto de 2017 às 05h17

    KKKKKKKKKK… o teu governo golpista corrupto dando agradinho com malas de dinheiro no congresso…

    Responder

    Andre Massao Noce

    17 de agosto de 2017 às 05h17

    KKKKKKKKKK… o teu governo golpista corrupto, anistiou a bancada escravocrata ruralista em R$ 1 trilhão… porque vc não ajuda os amigos golpistas criminosos a pagar a divida com a União…

    Responder

Reginaldo Gomes

16 de agosto de 2017 às 19h45

Esse artigo demonstra com fato o porque da vitória avassaladora do golpe. A mídia golpista faz terra-arrasada com bombardeio 24horas de produção de medo no povo. Povo com medo é povo inerte. Inércia é o contrário de movimento. O golpe está matando todos os movimentos sociais sem dar um único pipôco!!!!
(MST, MTST, UNE, PT, PSOL, PCdoB, etc)

Responder

LUIZ CLAUDIO

16 de agosto de 2017 às 19h25

MAIS UMA VEZ O VAGABUNDO GOLPISTA, ROMERO JUCAJULGOU E CONDENOU PESSOAS DE ILIBADA CONDUTA ; QUE MUITO VEM CONTRIBUINDO PARA A DEMOCRACIA NO BRASIL ! SEN REQUIAO E A PRESIDENTE DILMA ! MAIS CONFESSO , QUE O TITANIC DELE SERA UMA CAMARA ESCURA E UMA CADEIRA ELETRICA ! CANALHA VAGABUNDO , LAMBEROLADETEMER

Responder

Claudia Santos

16 de agosto de 2017 às 19h48

Por muito menos rei, barões,condes e outros perderam tudo inclusive a a cabeça. Queda da Bastilha!

Responder

Antenor Nicolau

16 de agosto de 2017 às 19h36

Não se pode esquecer da truculência e covardia da PM como fator importante de tirar o povo da rua. Quem bate esquece, mas quem apanha lembra sempre.

Responder

Andre Rossato

16 de agosto de 2017 às 18h20

AGRADECAM AO LULA E A DILMA…

Responder

    Alvaro Lago

    16 de agosto de 2017 às 19h56

    Com certeza, PT foi responsável pedido 12 melhores anos do Brasil!

    Responder

    Andre Rossato

    16 de agosto de 2017 às 20h45

    ACORDA DO SONHO DA BRUXA AMIGO QUE AINDA DA TEMPO JÁ FUI PETISTA E ACORDEI

    Responder

    Andre Massao Noce

    17 de agosto de 2017 às 05h16

    Andre Rossato KKKKKKKKKK… o teu governo golpista corrupto, anistiou a bancada escravocrata ruralista em R$ 1 trilhão… porque vc não ajuda os amigos golpistas criminosos a pagar a divida com a União…

    Responder

    Andre Massao Noce

    17 de agosto de 2017 às 05h16

    Andre Rossato KKKKKKKKKK… o teu governo golpista corrupto dando agradinho com malas de dinheiro no congresso…

    Responder

    Sonia Vieira

    17 de agosto de 2017 às 13h19

    O pior analfabeto
    É o analfabeto político,
    Ele não ouve, não fala,
    nem participa dos acontecimentos políticos.

    Ele não sabe que o custo de vida,
    o preço do feijão, do peixe, da farinha,
    do aluguel, do sapato e do remédio
    dependem das decisões políticas.

    O analfabeto político
    é tão burro que se orgulha
    e estufa o peito dizendo
    que odeia a política.

    Não sabe o imbecil que,
    da sua ignorância política
    nasce a prostituta, o menor abandonado,
    e o pior de todos os bandidos,
    que é o político vigarista,
    pilantra, corrupto e o lacaio
    das empresas nacionais e multinacionais.

    (Berthold Brecht)

    Responder

Hildermes José Medeiros

16 de agosto de 2017 às 15h06

Tudo bem. O resultado dessa pesquisa é quase uma tautologia, num ambiente de economia capitalista: os mais pobres são os mais impactados e os mais temerosos de serem atingidos por uma crise. A não ser o desejo de quantificar, os resultados claro que são os únicos esperados. Agora, pode-se mesmo com medo de agir, atuar para melhorar, tentar reverter a tendência. Os principais empecilhos para uma ação popular contra os golpistas são a falta de organização para atuar e, principalmente, não ter o desemprego disparado, situando-se há vários meses no entorno de 12/13 %, e a continuada baixa inflação. Só para os desempregados, e não são poucos, já bateu o desespero. Enquanto isso, o golpe continua sua sanha deletéria. Pesquisas nada resolvem, não convencem, nem induzem ninguém a agir. As oposições deveriam fazer como fizeram os próprios golpistas: organizarem-se e agir em todas as frentes, inclusive e principalmente grandes manifestações em todo o país, para tolher ações dos golpistas, tentando reverter a situação. Golpe só é vencido na política.

Responder

Wladimir Duarte

16 de agosto de 2017 às 17h45

Conversa. Que pavor, que nada. Aqui, ó:

Responder

    Wladimir Duarte

    16 de agosto de 2017 às 17h47

    Por que sempre esquecem? Por que? Ficam dando reviravoltas, procurando o motivo para esse silêncio todo da população, e sempre esquecem o real motivo. Por que? Esse é o real motivo. Querem ver de novo? Aqui, ó.

    Responder

Nicola Cruciol

16 de agosto de 2017 às 17h28

TEMER É UM FDP, MAS E DESEMPREGO É HERANCA DA ERA PETISTAM

Responder

    Alvaro Lago

    16 de agosto de 2017 às 19h54

    Não acordou foi uma conspiração pelos verdadeiros bandidos e ladrões.

    Responder

    Andre Massao Noce

    17 de agosto de 2017 às 05h15

    KKKKKKKKK… o pato amarelo falando como sempre asneira…

    Responder

    Ilsa Rosa

    20 de agosto de 2017 às 03h03

    É mais fácil culpar o PT do que assumir o erro que cometeram…kkkkkkk

    Responder

    Ilsa Rosa

    20 de agosto de 2017 às 03h04

    Responder

João Ferreira Bastos

16 de agosto de 2017 às 13h28

Sejamos todos muito bem vindos ao revival, FHC

Responder

enganado

16 de agosto de 2017 às 13h15

Enqto a DIREITA com apoio dos MILITARES, comandados pelos ANGLO_SIONISTAS=USraHell não arrasarem o BRASIL de zero a cem, esta DEMOCRADURA de DIREITA PLUTOCRATA e CLEPTOCRATA ANGLO_SIONISTA vai perdurar por no mínimo 40 anos. Quem viver verá!!!! E se por acaso a maioria do POVÃO acordar para esta TRAIÇÃO da DIREITA com apoio dos MILITARES reagirem, vai ter Guerra Civil ocasionado pelo sufocamento dos mais Pobres pelos Governos das DEMOCRADURAS . . . SIONISTAS. As consequências todos já sabemos, os MILITARES como SEMPRE entram rachando contra os PATRIOTAS, tachando-os de COMUNISTAS / BOLIVARIANOS / . . . (((qq apelido que derem aos revoltosos))), e aí não serão mais 40 anos e sim uns 60 anos de DITADURA FEROZ, 1964 é PINTO! Os BOÇALnaros vão dar as cartas até nas ruas, respaldados pelos ANGLO_SIONISTAS. As riquezas não estarão NUNCA mais a serviços dos que nasceram Pobres no país, pois servirão para aumentarem as riquezas dos ESTRANGEIROS _ Proprietários. Digo mais, este sentimento do POVÃO com a falta de __justiça__ está sendo o pior agora no começo deste descalabro , pois logo logo se acostumarão ao sacrifício e esquecerão os governos do PT. Mas por outro lado a consciência de cada uma pessoa do POVÃO despertará para a verdades dos fatos, e aí começarão as revoltas populares. Estas serão combatidas ainda nas raízes, mais a consequência desta repressão aumentará mais a INDIGNAÇÃO/REVOLTA/OJERIZA do POVÃO, pois as mortes por qq tipo de ação que seja não passará em branco nas mentes das maiorias=POVÃO. Então o medo latente do POVÃO ao JUDICIÁRIO , são os exemplos das IMPARCIALIDADES de çerJio mO(U)RO, absolvição dos Ladrões / Estupradores / Demandas Trabalhistas / Deputados / Juízes / Procuradores / chegando até o seu governante máximo . . . etc. Como isto pode acontecer??? Muito simples!!!País que tem uma rede GOEBBELS dando as cartas como governar, ou seja , Famiglias com o pensamento único da forma coronelesca=ditatorial dos governos que apoiam , como Abravanel (SBT), Barbalho (RBA), Dallevo e Carvalho (Rede TV), Civita (Abril), Frias (Folha), Levy (Gazeta), Macedo (Record), Marinho (Globo), Mesquita (O Estado de S.Paulo), Queiroz (SVM), Saad (Band), Sarney (TV Mirante?) e Sirotsky (RBS), jamais permitirão governos PATRIOTAS/SOBERANOS/com JUSTIÇA. Este apoio destas Famiglias é que farão as lavagem cerebral imposta pelos moldes ANGLO_SIONISTAS de governarem os conquistados. Ufa! Pesam que acabou??? NUNQUINHA!!!! Se isto não der certo aplicarão(((ANGLO_SIONISTAS)) a Doutrina do Zbigniew Brzezinski ((morreu))_ Ex-conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos=ANGLO_SIONISTAS, dividir para governar , assim vão esquartejar o BRASIL em tantas parte qto acharem que devam, e os USraHell ficarão com a melhor parte do momento e o resto se tornará uma Faixa de GAZA e/ou uma CISJORDÂNIA _ OCUPADA. Parem e pensem, têm cabimento querer algum desenvolvimento para uma Nação : TREMER / AÓPIO / FHC / JOÃO ESCÓRIA / JUCÁ da PORRA / ALKCMIN / çERRA / ALOYSIO 500 MIL / ELIZEU QUADRILHA / MOREIRA FRANCO / MEIRELLES / rede GOEBBELS / SKAFF / ANASTASIA / EDUARDO CUNHA / militares que NÃO são PATRIOTAS / governada por BANQUEIROS / banca INTERNACIONAL de Wall Street / MÍRIAM LEITÃO / SARDENBERG / RODRIGO MAIA / . . . .etc. Pergunto: Esta Nação tem FUTURO com esta gente? Nem o Diabo acredita, e deve ter até medo. O BRASIL acabou como Nação!!! Tem rodando por aí um adesivo para automóveis com os dizeres: “””NÃO HÁ JUSTIÇA / OAB_RJ””” , diz tudo.

Responder

Chung Lin

16 de agosto de 2017 às 16h06

kkk … foi a Dilma !
lembram dos 20cents do busão? do VTNC do Maracanã !?
naqueles tempos juros estavam em 8% eo pleno emprego em 5%.
parabénspaneleiros, golpe perfeito !
FAZ QUATRO ANOS !

Responder

Valéria Paz

16 de agosto de 2017 às 15h42

Só que, sem reação, só piora essa merda. Ter medo não muda os rumos do golpe e da destruição.

Responder

Jorge Nascimento Nascimento

16 de agosto de 2017 às 14h06

O Brasileiro foi educado a submissão desde a invasão dos portugueses.
Se acostuma com tudo de ruim…

Responder

    Clá

    16 de agosto de 2017 às 15h28

    Para Jorge Nascimento Nascimento.
    Jorge: esta é A resposta para a questão. Submissão. Ignorância. Pergunte, no meio social em que você convive, quantas pessoas sabem o que é a PEC 55. Você vai se surpreender com a resposta. Ninguém sabe o que é isso. Ninguém sabe que é este dispositivo constitucional “irrevogável” o responsável por toda a desgraça, uma vez que ampara um verdadeiro jorro de dinheiro para o sistema financeiro, em detrimento do campo social e do setor produtivo. Enquanto a população não tomar consciência que é esta maldita PEC 55 que promove esse mecanismo de empobrecimento e miséria social, nada acontecerá, porque eles sentirão os efeitos maléficos, mas não saberão a origem desses efeitos e, consequentemente, não saberão contra o quê lutar. Golpe perfeito. Astuto. Inteligente. O campo social será, no mínimo, engolido pelo sistema financeiro.

    Responder

Sandra Francesca de Almeida

16 de agosto de 2017 às 13h48

Com os ataques tendo agora como alvo os servidores públicos, o pavor e a penúria só irão aumentar. Pressão ainda maior sobre os serviços públicos, principalmente de Educação e Saúde, que praticamente já se encontram em estado de calamidade. Sucateamento acelerado da ciência e tecnologia. Temer e a Lava Jato estão destruindo o Brasil e massacrando os brasileiros, principalmente os mais desfavorecidos, atingidos em cheio pelo desemprego e pelos cortes nos programas sociais.

Responder

Deixe uma resposta